You are on page 1of 21

Desigualdade Ambiental e Zonas de Sacrifcio

Rodrigo Nuez Vigas

A expresso zonas de sacrifcio utilizada pelos movimentos de justia ambiental para designar localidades em que observa-se uma superposio de empreendimentos e instalaes responsveis por danos e riscos ambientais. Ela tende a ser aplicada a reas de moradia de populaes de baixa renda, onde o valor da terra relativamente mais baixo e o menor acesso dos moradores aos processo decisrios favorece escolhas de localizao que concentram, nestas reas, instalaes perigosas. A designao zona de sacrifcio surgiu nos Estados Unidos, quando o movimento de Justia Ambiental associou a concentrao espacial dos males ambientais do desenvolvimento ao processo mais geral que produz desigualdades sociais e raciais naquele pas. Tal movimento ganhou fora em 1987, quando um estudo patrocinado pela Comisso de Justia Racial da United Church of Christ mostrou que todos os depsitos de lixo txico do territrio americano estavam localizados em reas habitadas pela comunidade negra. Seu resultado apontou para a existncia do que passou a ser chamado de racismo ambiental, articulando as lutas ambientais s lutas tradicionais pelos direitos civis. Examinaremos a seguir um certo nmero de casos onde h indcios da constituio de reas no Estado do Rio de Janeiro como objeto de escolhas locacionais de mltiplos empreendimentos ambientalmente danosos. So destacados para fins desta anlise o municpio de Itagua (especialmente as reas da Ilha da Madeira e do entorno do Porto de Sepetiba), o bairro de Santa Cruz (e parte do bairro de Campo Grande) e o Distrito de Vila de Cava (em Nova Iguau), reas de relativa concentrao de prticas ambientalmente agressivas.

Mestrando em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ.

ITAGUA

O municpio de Itagua situa-se na regio sul-fluminense, a 70 km do centro da capital do Estado do Rio de Janeiro. O mesmo compreende uma rea de unidade territorial de 272 Km, com uma populao estimada de 91.551 habitantes 1 , possuindo os seguintes limites geogrficos: ao norte, o municpio de Seropdica; ao sul, a Baa de Sepetiba; ao leste, a Baixada Fluminense; a oeste, Mangaratiba; e a nordeste, Rio Claro e Pira. Municpio sede do Porto de Sepetiba e vizinho da maior rea industrial da capital (Santa Cruz), Itagua considerado o municpio de maior potencial industrial da Regio Metropolitana, localizando-se em um entorno geoeconmico dos mais importantes do pas, que abrange as cidades do Rio de Janeiro, So Paulo, Belo Horizonte e Vitria. Tal municpio foi escolhido para sediar a ZPE (Zona de Processamento de Exportao) do Estado. Ou seja, um Distrito Industrial cercado, aberto s indstrias que se destinam ao mercado internacional, funcionando como uma rea de livre comrcio com o exterior. A regio rene empresas como a CSN II (Cia. Siderrgica Nacional) e a NUCLEP (Central Nuclear de Equipamentos Pesados). Tais empresas, e outras mais sediadas no municpio, contam com o auxlio de uma lei municipal de Itagua, datada de 1993, que isenta, por dez anos, qualquer empresa que gerar mais de 30 empregos de pagar taxa de obras, Habite-se e IPTU. Apesar de todos esses empreendimentos, que para muitos viriam a representar o verdadeiro motor do desenvolvimento econmico-social do municpio e do Estado do Rio de Janeiro em geral, proporcionando, entre outras vantagens, uma significativa expanso da oferta de empregos na regio e aumento de qualidade de vida para populao, vemos que, nas ltimas dcadas, o municpio vem passando por um processo intenso de poluio hdrica, ocasionada pela ausncia de saneamento, o abandono de resduos txicos pela empresa Ing Mercantil, o Porto de Sepetiba e o lixo de Itagua. Segundo Mendes 2 , em Itagua, na segunda metade dos anos 1990, houve um crescimento de 60% da populao que vive em favelas. A urbanizao tem sido feita, em
1

Informaes colhidas no IBGE.Cidades@ relativos ao ano de 2004 (http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php)

Cf. Mendes, J. Portos, cidades e territrios na virada do sculo. O caso do Porto de Sepetiba. Rio de Janeiro (seminrio), CPCH/ UFRJ, 1999.

grande parte, via ocupao de lotes de forma no legalizada. Outros dados relativos populao demonstram que 20% dos habitantes so analfabetos e 40% no chegam a ter o primeiro grau completo. Esse crescimento rpido e desordenado no acompanhado por obras de infra-estrutura, como redes de gua e esgoto, eletricidade e transporte. As agresses ambientais agravam-se em funo da presena de um lixo, onde o chorume (lquido produzido pelos detritos) e resduos qumicos se infiltram no solo e vo parar no Rio da Prata, que desemboca na Baa de Sepetiba. No h separao entre lixo domstico e hospitalar, sendo o local repleto de seringas e tubos espalhados em meio aos dejetos. Nesse cenrio, entre porcos e urubus, e sem qualquer tipo de proteo, encontramse crianas e adultos coletando o lixo 3 . Outro caso crtico do municpio diz respeito ao passivo ambiental da Companhia Ing Mercantil, que possui rea de aproximadamente 120 mil m, situada na Ilha da Madeira, vizinha ao Porto de Sepetiba. Nos primeiros anos de atuao, a Companhia Ing despejava seus rejeitos lquidos txicos e cidos sem qualquer tratamento diretamente na Baa de Sepetiba, alm de acumular resduos em seu ptio. Em 1984, por determinao da FEEMA, foi construdo um dique de conteno para que os constantes vazamentos de efluentes fossem evitados, reduzindo assim a mortandade de peixes nas guas prximas Ilha da Madeira. Contudo, a construo foi mal feita: ficou muito prxima ao mar e num terreno baixo. Sem ter cumprido uma srie de compromissos assumidos com a FEEMA, a Companhia no resolveu o problema da destinao adequada aos seus rejeitos txicos, deixando armazenados a cu aberto algo em torno de 4 milhes de toneladas de resduos, em rea de 100 metros de largura, 16 metros de altura acima da superfcie e 05 metros por dentro do solo, alm de 50 milhes de litros de gua cida contaminada por metais pesados. Em 2002, fortes chuvas fizeram com que o dique da Companhia Mercantil Industrial Ing, abandonado j h cinco anos, transbordasse lixo qumico em direo Baa de Sepetiba. Uma vistoria realizada por tcnicos do Ibama, representantes do Ministrio Pblico Estadual e dirigentes da Assemblia Permanente de Entidades de Defesa do Meio Ambiente (Apedema) revelou que o lenol fretico e poos artesianos da regio j esto contaminados.
3

cf. Roberta Novis, Baa de Sepetiba vira lixo, disponvel em www.essencis.com.br/shownews

Em 2003, o dique rompeu-se novamente em dezenas de pontos e a gua e lama txicas escorreram diretamente para os manguezais da Baa de Sepetiba, repetindo o primeiro desastre ecolgico de 1996, quando 50 milhes de litros de gua e lama com metais pesados vazaram para a baa. Pelo menos 6.000 metros quadrados do mangue foram atingidos. O vazamento devastou cerca de 300 metros quadrados do manguezal. No trecho mais afetado pelos vazamentos, a lama soterrou a vegetao. No histrico da Companhia Ing Mercantil destacam-se cinco acidentes principais, uma denncia de morte de funcionrio, duas aes civis pblicas (uma movida pelo Ministrio Pblico Estadual e outra pelo Ministrio Pblico Federal) e dezenas de multas aplicadas pelos rgos responsveis pela fiscalizao ambiental (CECA, FEEMA) 4 . No segundo semestre de 2003, devido ao colapso das condies de segurana do dique da Ing, o Ministrio Pblico Federal determinou que o Estado do Rio deveria assumir a responsabilidade sobre a execuo de obras que impediriam o rompimento da estrutura e a conseqente contaminao da Baa de Sepetiba. O representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente autorizou recursos para o incio dos trabalhos em novembro de 2003, coordenados por um professor da COPPE/UFRJ. Em janeiro 2005, os ex-diretores da Companhia Mercantil e Industrial Ing S.A foram condenados por crime ambiental, pela poluio da Baa de Sepetiba. No contexto das agresses ambientais sofridas por Itagua, o Porto de Sepetiba, localizado a 80 km do Rio de Janeiro, vem causando srios transtornos ao seu entorno geogrfico, em especial Baa de Sepetiba. Inaugurado em 1982, operando, na poca, com a descarga de alumina para a VALESUL e carvo para a CSN, o empreendimento foi concebido para transformar-se em um Complexo Porturio e Industrial de Itagua.

cf. J.P.Leroy, Relatores Nacionais em Direitos Humanos, Econmicos, Sociais, Culturais e Ambientais: Misso Itagua, Projeto DHESC, Ri de Janeiro, 2004

Fonte mapa: Ministrio dos Transportes. Site: http://www.transportes.gov.br

O ano de 1998 foi marcado pela quebra do monoplio estatal de operao dos portos pblicos. Com o apoio financeiro recebido do BNDES e recursos do Oramento Geral da Unio para investimentos na estrutura do empreendimento, no mesmo ano iniciaram-se obras de ampliao do porto, o que veio a gerar conflitos ambientais na rea. Tais obras consistiam na construo de um terminal de carga geral (gros, contineres, produtos siderrgicos, etc.), o que exigiu o aterramento de uma rea junto ao litoral. Para o aterramento, utilizou-se material retirado do fundo do mar, do trabalho de aprofundamento de cais de atracao. Nessa dragagem do cais e do canal de acesso foram retirados mais de 20 milhes de metros cbicos de material. Um dos problemas associados realizao do aterro deveu-se ao fato de a areia removida do fundo da baa apresentar alto grau de poluio dos sedimentos tanto orgnica quanto inorgnica (metais pesados provenientes das atividades industriais do entorno da baa). 5 O Porto de Sepetiba tambm acusado de poluio da baa em processo da FEEMA, em que a mesma denunciou o porto em razo de os funcionrios da CSN, ao realizarem limpeza de per, lanarem resduos de zinco diretamente no mar, provocando uma mancha na Baa de Sepetiba. Os analistas da FEEMA, na ocasio, identificaram mais irregularidades, como poluio do ar.

cf. Relatrio do Projeto Interinstitucional: o Porto de Sepetiba: cenrios, impactos e perspectivas, mimeo, Rio de Janeiro, UFRJ, UFRRJ E FIOCRUZ, 1998.

As constantes agresses contra a Baa de Sepetiba por atividades como as citadas acima, vm provocando a deteriorizao e a queda da qualidade das guas da mesma. A baa, com suas reas de mangue e zonas estuarinas, nas quais a gua doce se mistura com a do mar, constitui-se num criadouro privilegiado para vrias espcies de grande valor pesqueiro. Alm da atividade econmica tradicional de pesca artesanal, a baa permite tambm a prtica da maricultura (coleta de crustceos e moluscos, que ficam alocados beira de suas costas). Com sua degradao, grandes problemas surgem para aqueles que exercem a atividade pesqueira na rea. Entidades importantes de defesa contra as agresses sofridas no municpio, como, entre outras, a Associao de Pescadores e Lavradores da Ilha da Madeira - APLIM e a Associao de Pescadores Artesanais da Ilha da Madeira APAIM vm lutando intensamente contra a poluio da Baa de Sepetiba, pois a produo de pescado da baa sustenta uma comunidade pesqueira de cerca de 3500 pescadores, distribudos em trs colnias. Em abril de 1990, os pescadores artesanais denunciaram ao Ministrio Pblico Federal a atividade de pesca predatria em funo da mesma gerar diminuio de tamanho e quantidade de espcies marinhas. Esta atividade era realizada por grandes barcos

oriundos do prprio estado, assim como barcos vindos de Santos, Santa Catarina e at do exterior. Aps uma srie de protestos junto a entidades pblicas, os pescadores conseguiram que fosse elaborado um documento denominado Carta de Jaguanum, onde ficou acertado, dentre outras coisas, que o IBAMA baixaria uma portaria proibindo a pesca de arrasto na baa. Entretanto, as pescas predatrias continuaram ocorrendo, de modo que em novembro de 1994, a ONG Defensores da Terra solicitou abertura de Inqurito Civil e Ao Civil Pblica contra a omisso dos rgos pblicos federais em relao pesca predatria. Aps isso, o Ministrio Pblico Federal impetrou Ao Civil Pblica contra a Unio Federal e contra o IBAMA, pelo fato de no estarem reprimindo as atividades predatrias e ilegais. Tanto o Ibama quanto a Capitania dos Portos, na poca, alegaram falta de recursos humanos, materiais e financeiros para realizao das fiscalizaes e tomadas de deciso pertinentes situao.

Posteriormente, o juiz que avaliou a Ao Civil Pblica props que se firmasse um Termo de Ajustamento de Conduta considerando todas as partes envolvidas. No mesmo perodo, o IBAMA solicitou investimentos em infra-estrutura. No segundo semestre de 2000, a comunidade pesqueira ainda reclamava do descaso do poder pblico. Em setembro de 2003, o processo ainda tramitava no Ministrio Pblico Federal. Outro caso de resistncia por parte da populao foi o caso da Usina Termeltrica (UTE) de Sepetiba. Tal projeto consistiria na implantao de uma usina com uma planta de grande porte, com custo de 830 milhes de dlares e potncia lquida final de 1250 Mw. Sua justificativa econmica era logstica: o Porto de Sepetiba receberia o carvo mineral (importado) destinado usina em um ptio da Cia. Siderrgica Nacional, que hoje opera a 50% de sua capacidade. As empresas Inepar Energia S/A (com sede em Curitiba/PR), Enelpower do Brazil Ltda.(multinacional italiana) e Eletrobrs eram responsveis pelo empreendimento, de acordo com a licitao realizada pela ANEEL. Com a implementao da Usina, alm da populao urbana, as comunidades de pescadores da Ilha da Madeira e de pequenos agricultores dos bairros Mazomba e Mazombinha seriam as mais diretamente afetadas. Por isso, em abril de 2002, depois de vrias denncias por parte da Associao dos Pescadores e Lavradores da Ilha da Madeira, Comisso de tica e Cidadania de Itagua, Assemblia Permanente das Entidades em Defesa do Meio Ambiente APEDEMA-RJ e outros, o MPE reuniu-se ao MPF e determinou que a supresso do artigo 305 da Lei Orgnica do Municpio era inconstitucional. Este fator desencadeou a liminar expedida a 15 de abril de 2002 pela 24a. Vara da Justia Federal no Rio de Janeiro, que suspendeu o processo de licenciamento ambiental pela FEEMA para a instalao da UTE Sepetiba, at a realizao do plebiscito no municpio de Itagua. Mediante pareceres tcnicos da COPPE/UFRJ e da FEEMA, ao lado do parecer jurdico da SEMADS, o empreendimento teve a Licena de Operao revista e anulada pela CECA em 23 de julho de 2002 (conforme publicado no DOE em 25.07.2002) 6 .

Para um maior aprofundamento sobre o caso, Ver: Ferraz. Iara, O fim do projeto da usina termeltrica a carvo mineral em Itagua. In Conflito social e meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro. (org) Henri Acselrad. Rio de Janeiro: Relume Dumar: FASE, 2004.

O municpio de Itagua tambm alvo de agresses ambientais relacionadas mais diretamente ao uso do solo, como o caso da Pedreira Sepetiba e dos inmeros areais em locais como a Reta de Piranema. Instalada na Ilha da Madeira, a pedreira Sepetiba Engenharia e Comrcio Ltda, que atua na explorao de recursos minerais com destino construo civil, funciona em rea adjacente ao manguezal e armazena, em condies precrias, 8.500 kg de dinamite e 10 mil kg de nitrato de amnio. Seu trabalho de extrao de matria-prima j dizimou parte da reserva de mata atlntica que ainda restava na Ilha (abrindo espao para o potencial destruidor das chuvas), secou duas cachoeiras, rachou inmeras casas das ruas do entorno (algumas casas encontram-se condenadas). 7 No que concerne atividade de extrao de areia, desenvolve-se em Itagua um plo areeiro em ambiente de cava submersa (extrao no leito dos rios feita por meio de cavas), com mais de vinte anos de atividade, onde atualmente cinqenta e quatro empresas extraem areia, produzindo aproximadamente dois milhes de m3 por ano. Esta rea o principal abastecedor deste bem mineral para a construo civil da Regio Metropolitana do Rio de Janeiro. A extrao de areia descaracteriza a paisagem e contamina os lenis freticos. Dada a magnitude dos problemas ambientais causados por esta atividade, algumas aes do poder pblico tem sido elaboradas no sentido de buscar sua legalizao e controle ambiental, sendo que, entre elas, destaca-se a tentativa da criao de uma Zona de Produo Mineral - ZPM, e a exigncia de estudos de impactos ambientais. 8

Ver J.P. Leroy, Relatores Nacionais em Direitos Humanos, Econmicos, Sociais, Culturais e Ambientais: Misso Itagua, Projeto DHESC, Rio de Janeiro, 2004. 8 Ver Rossete, Amintas Nazareth. Planejamento Ambiental e Minerao. Estudo de Caso: A Minerao de Areia no Municpio De Itagua RJ, dissertao de Mestrado em Geocincias, Unicamp, 1996.

Fonte mapa: Governo do Estado do Rio de Janeiro. Site: http://www.governo.rj.gov.br/municipios.asp

SANTA CRUZ (e parte do bairro de Campo Grande 9 )

Situado na zona oeste do Estado do Rio de Janeiro, Santa Cruz um bairro com populao estimada de 191.836 habitantes, distribudas numa rea de 12.504,43 habitantes 10 , vizinho ao municpio de Itagua e aos bairros de Campo Grande, Pacincia, Sepetiba e Guaratiba. O bairro ocupa a 119 posio entre os 126 bairros e distritos do Rio no ranking do ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, possui uma populao

A razo pela qual incorporou-se na anlise de Santa Cruz parte do bairro de Campo Grande deve-se ao fato de os mesmos fazerem parte de um dos eixos industriais que se estende ao longo da Avenida Brasil, nas regies administrativas de Campo Grande e Santa Cruz e tambm por sua proximidade geogrfica. 10 Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE - Censo Demogrfico 2000.

de baixa renda 11 e sofre de deficincias infra-estruturais e falta de investimento em polticas pblicas. 12 Cortado pela estrada de ferro Central do Brasil, Santa Cruz possui uma paisagem bastante diversificada, com reas rurais, comerciais e residenciais. Porm, o bairro destacase pela grande concentrao de indstrias, o que faz do mesmo uma Zona Industrial. Nessa regio esto localizados dois importantes distritos industriais, o de Pacincia e o de Palmares, onde se encontram, em pleno funcionamento, a Casa da Moeda do Brasil, a FCC S/A - Fbrica Carioca de Catalisadores, a COSIGUA (Companhia Siderrgica da Guanabara), a VALESUL Alumnio S.A, a White Martins, a Glasurit, a Continac, a Latasa, etc.Vale ressaltar que o Porto de Sepetiba, localizado em Itagua, foi concebido para escoar a carga da produo do Distrito Industrial de Santa Cruz. No Distrito Industrial de Santa Cruz existe ainda um projeto de implantao do PTSC (Parque Tecnolgico de Santa Cruz), em terreno de propriedade da FCC S/A Fbrica Carioca de Catalisadores, cujo gerenciamento ser realizado pelo Centro para Inovao e Competitividade CIC, com projeto de financiamento junto ao FINEPFinanciadora de Estudos e Projetos, rgo do Ministrio de Cincia e Tecnologia que traria mais indstrias para a regio 13 . As transformaes ocorridas em Santa Cruz ao longo das sucessivas dcadas contriburam para acelerar o processo de descaracterizao paisagstica do bairro. Segundo a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - PCRJ e Secretaria Municipal de Meio Ambiente -SMAC, a implantao de rodovias, grandes aterros e a construo do ramal ferrovirio de Santa Cruz alteraram a estrutura da drenagem natural, alm de formar uma barragem ao escoamento natural das guas, o que aumenta o assoreamento de seus rios tributrios. O desmatamento, acelerado pelo plantio de bananeiras, pela proliferao do capim colonio e
A renda per capita da populao do bairro de Santa Cruz R$ 206,23, em contraste com renda do bairro da Gvea, primeira no ranking, de R$ 2139,56. A renda domiciliar per capita mdia do 1 quinto mais pobre de Santa Cruz de R$ 27,62. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE - Censo Demogrfico 2000. 12 Ver Gomes da Gama, Sonia Vidal. Mapeamento digital de (in)compatibilidades do uso dos solos na XIX RA Santa Cruz Municpio do Rio de Janeiro. Nessa dissertao de mestrado em Geografia, UFRJ, 1998, a autora mostra os problemas ambientais de Santa Cruz relacionados incompatibilidade de uso do solo. Para ela, a negligncia de organismos competentes em ignorar o meio fsico e suas restries, atendendo prioritariamente s "necessidades" econmicas e polticas geram problemas ambientais mais graves que comprometem as reas urbanas e agrcolas, onde solos adequados ao cultivo (gley e orgnico) so ocupados com assentamentos de grande porte (Distrito Industrial de Santa Cruz) e populao de baixa renda (conjuntos habitacionais; loteamentos irregulares; favelas e invases). Nos solos adequados ocupao urbana (podzlicos e planossolos) a degradao principalmente devido falta de infra-estrutura sanitria e servios oferecidos. 13 Fonte: Centro para Inovao e Competitividade CIC. Disponvel em www.cic.org.br
11

10

pelas atividades mineradoras, contribui para a eroso dos solos, o assoreamento dos rios e, conseqentemente, para ocorrncia de enchentes. 14 No distrito industrial h uma sobreposio de agresses ambientais como a ausncia de saneamento, o lanamento de poluentes no ar e na gua, a presena de stios contaminados remanescentes de fbricas desativadas, alm dos sucessivos descartes de resduos txicos em localidades nomeadas de Bota Fora. A populao de Santa Cruz, e de um modo geral, a regio da Zona Oeste, que envolve Campo Grande, Pacincia e alguns outros bairros, sofre pela precariedade do sistema de fornecimento do saneamento bsico. Problemas ambientais como a carncia de sistemas de captao de esgoto, levando a um conseqente lanamento dos mesmos in natura em rios figuram nessa regio. Nesse sentido, o caso que envolve o rio Cao Vermelho, que percorre vrios bairros da zona oeste, incluindo Santa Cruz, e que desgua na Baa de Sepetiba, um exemplo paradigmtico. Os moradores de Pacincia denunciaram a CEDAE ao MPE por cobrar indevidamente servio de tratamento de esgoto, pois o mesmo no existe. Os detritos vo para as guas pluviais e desguam no rio Cao Vermelho. O GATE (Grupo de Apoio Tcnico do MPE) realizou vistoria no local, enviando parecer onde consta que a CEDAE a principal responsvel pelos danos causados ao rio Cao e cobrana indevida. Consta ainda no parecer que a 10 km do rio Cao, a partir da Serra da Pacincia, seus afluentes se tornaram valas negras. H procedimento tambm quanto atuao da CEDAE em outro empreendimento de habitao na regio: a Associao dos Arrendatrios do Conjunto Residencial Recanto Feliz, localizado na Av. Brasil, no bairro de Santa Cruz, que est cobrando da CEF e da CEDAE resolues quanto aos seus problemas de saneamento. Em resposta a acusao, a CEDAE emitiu uma declarao de esgotamento em que afirmou que houve aprovao de projeto, porm o esgoto sanitrio ligado rede pblica de esgoto e lanado em um tanque localizado em uma Estao de Tratamento de Esgoto (ETE) que se encontra inoperante desde a entrega dos imveis, em final do ano 2000. O

14

Ver Ministrio do Meio Ambiente atravs de Relatrio intitulado Estado do Meio Ambiente, no sub-tpico Caracterizao do Meio Ambiente Natural da Cidade disponvel em http://www.mma.gov.br/port/sqa/urbana/doc/relatorio/riocap4estado.pdf

11

esgoto assim lanado in natura no rio Cao. A ETE est abandonada, sendo possvel detectar lixo no rio e o esgoto retorna para dentro das residncias. Consta em ofcio da presidncia da Rio-guas que: essa rea desprovida de rede separadora absoluta, ou seja, rede exclusiva de esgoto sanitrio. Nesse caso, a CEDAE recebe a tarifa referente coleta do esgoto e lana esse esgoto na rede de guas pluviais do municpio, o que provoca a sua deteriorao, sem qualquer repasse Prefeitura. Outro caso relativo a problemas de saneamento refere-se deficincia no sistema de tratamento de esgoto do Conjunto Habitacional Santa Veridiana, localizado em Santa Cruz, em funo de irregularidades praticadas pela RioUrbe e a construtora Nova Solar Eng. ltda.. O conjunto, onde moram aproximadamente 920 famlias, est com a Estao de Tratamento (ETE) abandonada. Afirma o morador, em sua carta-denncia, que Hoje a rede de esgoto no suporta o volume de esgoto, estourando em todos os lados, levando toda a comunidade ao desespero. Os moradores declararam que, desde a entrega do conjunto de unidades habitacionais geminadas, tipo embrio, as ETEs no puderam funcionar, pois a CEDAE alegava no poder se responsabilizar pela operao e manuteno das mesmas O problema do lanamento de poluentes no bairro de Santa Cruz assume outros panoramas quando levado em conta os despejos de resduos industriais por meio de vazadouros clandestinos, como o caso da empresa Brahma, que lanou seus resduos industriais na Estrada do Morro do Ar e da Casa da Moeda, que contaminou os rios adjacentes s suas instalaes. Vale a pena ressaltar que consta no processo desta ltima informao sobre a existncia de uma grande parte de trabalhadores da empresa sofrendo de leucopenia. A Associao de Pescadores e Lavradores da Ilha da Madeira (APLIM) enviou inmeras denncia ao MPE alegando agresses ambientais contra a reserva de proteo ambiental, causadas por indstrias no Distrito Industrial de Santa Cruz. Segundo os pescadores artesanais da Ilha da Madeira o descarte de resduos das indstrias do Distrito nos rios que o margeiam est gerando intensa poluio na Baa de Sepetiba e destruio do mangue, que considerado rea de preservao ambiental permanente. Santa Cruz um bairro vizinho ao municpio de Itagua, e os rios que beiram o Distrito Industrial

12

desembocam direto na Baa de Sepetiba, afetando mais a populao de l do que da rea urbana de Santa Cruz, da qual fica distante. Em outubro de 2002, o Ministrio Pblico Estadual instaurou Inqurito Civil para apurar a existncia de poluio e os possveis responsveis pela poluio da Baa de Sepetiba, cuja suspeita recaa sobre a Cervejaria Brahma, a White Martins (poluio pela emisso de efluentes lquidos e gasosos na Baa Sepetiba) e a Herga Industrias Qumicas. A presena de stios contaminados remanescentes de fbricas desativadas agravam ainda mais o quadro de agresses ambientais sofridas pelos bairros. Um exemplo que temos de tal ocorrncia o caso da empresa Grupo Qumico Indstrial (situada em Santa Cruz), que paralisou suas operaes em 1996 e desde ento vinha armazenando, inadequadamente, tambores com resduos txicos e perigosos. O problema ocorreu quando membros do Movimento Sem Teto dos assentamentos de Araguaia e Nova Canudos (localizado no Distrito Industrial de Campo Grande) retiraram desta firma bombonas e as utilizaram como reservatrios de gua. O resultado foi que cerca de 50 pessoas se intoxicaram e precisaram de internao. O analista da FEEMA envolvido no caso tentou identificar quais produtos qumicos eram armazenados nas bombonas para subsidiar a medicao dos doentes, mas muitas delas no possuam mais rtulos e somente foi possvel evidenciar os produtos metanol, soda custica e barrilha. As bombonas foram levadas para o quartel da Defesa Civil Estadual, na Praa da Bandeira. A empresa foi denunciada a FEEMA pela Associao de Indstrias do Plo Industrial de Santa Cruz. Outro problema recorrente diz respeito aos descartes de resduos txicos em Bota Foras, dos quais temos como exemplos: 1) o caso da Casa da Moeda, que, durante 17 anos, armazenou tambores com cerca de 50 mil toneladas de resduos oleosos e borra de tinta diretamente sobre o solo e a cu aberto. Devido s pssimas condies do armazenamento aconteceram vazamentos de produtos qumicos no solo, que j estava bastante impactado. A primeira avaliao geoambiental constatou a contaminao do solo e das guas subterrneas por metais pesados, como o chumbo. Alm desse bota fora, a estatal vinha utilizando outra rea como depsito de lodo galvnico, borra de tinta e resduos gerais (cartuchos, estopa com resduos, etc.). A empresa foi notificada pela FEEMA a apresentar um Plano de Investigao Geoambiental para toda a rea da CMB, objetivando a deteco de possveis contaminaes do solo e da gua subterrnea; 2) o caso

13

da empresa TASA (ligada INFRAERO), que despejava resduos oleosos numa rea de 12 hectares em Santa Cruz seguido de aterramento. A equipe da FEEMA constatou que estavam compactados cerca de 100 m do terreno, com 25 cm de profundidade de borra de leo. A denncia foi realizada pelos moradores da circunvizinhana, pois os odores provindos do terreno, alm de serem muito fortes, provocavam secura na garganta, ardncia nos olhos e nuseas.; 3) o caso de Palmares, um galpo da empresa Light utilizado para armazenar uma grande quantidade de resduos contaminados por ascarel e outros resduos de suas operaes em Santa Cruz. A empresa assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com a FEEMA visando adequar o armazenamento s normas da Legislao Ambiental; 4) o caso do descarte clandestino de produto qumico no identificado em um terreno baldio s margens da Av. Brasil, na altura de Campo Grande. Segundo consta no processo, o Servio de Controle da Poluio Acidental da FEEMA teria chegado no local uma hora aps receberem a denncia por um agente da Polcia Rodoviria Federal e relatou que cerca de 50 tambores de 200 litros estavam em chamas. O Corpo Bombeiro de Campo Grande foi acionado para combater o fogo.

Fonte mapa: Governo do Estado do Rio de Janeiro. Site: http://www.governo.rj.gov.br/municipios.asp

14

DISTRITO DE VILA DE CAVA (especialmente os bairros de Adrianpolis e Vila de Cava) O distrito de Vila de Cava (que compreende os bairros de Adrianpolis, Vila de Cava e Santa Rita) situa-se na regio leste do municpio de Nova Iguau, prximo ao limite com a divisa de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Regio Metropolitana do Rio de Janeiro. Localizado no entorno direto da Reserva Biolgica do Tingu, o distrito quase sediou o primeiro aterro de resduos txicos do estado a Central de Tratamento de Resduos CENTRES. Os referidos bairros apresentam srios problemas de falta de investimentos em polticas pblicas, como educao e saneamento. O bairro de Adrianpolis, caso paradigmtico dos problemas enfrentados na regio, fica a mais de cinco quilmetros do centro de Nova Iguau, lugar distante e isolado, onde os servios pblicos custam a chegar. Os moradores sofrem de uma srie de deficincias infra-estruturais, tais como: falta de iluminao pblica; de asfaltamento nas ruas (que gera disperso de poeira no ambiente); de atendimento mdico; de escolas pblicas, de um posto policial, de saneamento bsico; e de reas para lazer. A distncia at o centro de Nova Iguau e as condies de acesso tambm dificultam o sistema de transporte urbano do bairro; problemas estes relativos demora na espera por conduo. 15 Tal regio tem sido cenrio de agresses ambientais, tais como: lixo da Marambaia; aterro sanitrio de Adrianpolis; despejo de produtos qumicos pela Fbrica de Papel Paineira Ltda; abandono de resduos txicos pela Cermica Aores; depsito de materiais contaminados por ascarel pela empresa Furnas. O lixo da Marambaia, situado no bairro de Vila de Cava, lanou resduos slidos urbanos gerados pelo municpio de Nova Iguau desde o final da dcada de 80, com autorizao da Prefeitura. Tal local recebia resduos domsticos, hospitalares e industriais gerados no municpio em uma rea de aproximadamente 12 hectares nas proximidades da Reserva Biolgica do Tingu. Em maio de 2000, a Delegacia de Proteo ao Meio Ambiente solicitou o fechamento do Lixo da Marambaia Comisso Estadual de Controle Ambiental CECA
Fonte: notcia intitulada Abandono em Adrianpolis veiculada no RJTV na Baixada em 11 de Junho de 2005, atravs do site: http://rjtv.globo.com/RJTV/0,19125,VRV0-3119-97723-20050611-633,00.html
15

15

alegando que o chorume produzido pelo lixo contaminava os lenis freticos e um canal contribuinte ao rio Iguau. J no ano de 1996, a Subsecretaria Estadual de Desenvolvimento da Baixada havia sugerido FEEMA a interdio do vazadouro e a responsabilizao da prefeitura por crime ambiental, em funo da emisso de gases que exalavam da montanha de lixo depositado a cu aberto e que provocavam incndios constantes. Alm disso, encontravam-se no local centenas de catadores e animais (vacas, porcos, etc). Em 2000, a Prefeitura de Nova Iguau promoveu uma Licitao por Concorrncia Pblica, visando contratar uma empresa para executar os servios de tratamento e disposio final de resduos slidos da cidade, assim como a recuperao da rea do Lixo da Marambaia. A empresa S/A Paulista ganhou a licitao e teria iniciado a recuperao do lixo em 15 de janeiro de 2001. Em 15 de maro do mesmo ano, peritos do Departamento de Recursos Minerais DRM/RJ, a pedido do Ministrio Pblico Federal (MPF) do Municpio de So Joo de Meriti, vistoriaram o local e constataram que o lixo ainda estava em operao. A continuao dos despejos foi autorizada por uma liminar do Juiz de Direito da 6 Vara Cvel da Comarca de Nova Iguau, pois o mesmo julgou que o lanamento de lixo na Marambaia, mesmo que em absoluto estado de colapso ambiental, teria que ser mantido at que a Justia Federal autorizasse a abertura do aterro da S/A Paulista, previsto para ser instalado em Adrianpolis. Em outra vistoria do DRM, constatou-se a poluio do lenol fretico por chorume. Segundo os peritos do rgo, o rio Iguau, o canal das Flechas, alguns brejos e pelo menos uma nascente localizada prximo ao vazadouro requeriam cuidados especiais aps o encerramento das atividades do ltimo. Desde ento, o Lixo da Marambaia vem sendo coberto por argila e virou um grande passivo ambiental. O aterro de Adrianpolis, situado no bairro de Adrianpolis, entrou em operao em fevereiro de 2003, sob a justificativa da necessidade de se encerrar com as atividades do Lixo da Marambaia, que apresentava graves impactos ambientais. Porm, o empreendimento sofreu forte contestao da sociedade civil, especialmente dos moradores da circunvizinhaa, pois o terreno onde o aterro foi instalado abriga cinco nascentes (a gua

16

mina do subsolo) e ainda vegetao de mata atlntica, que seria derrubada em rea de Reserva Biolgica do Tingu (Rebio Tingu). Aps receber denncias encaminhadas por carta e colher o depoimento de um representante da Associao de Moradores de Adrianpolis, o Ministrio Pblico Estadual instaurou um Inqurito Civil para apurar o caso. Uns dos maiores problemas referentes instalao do aterro sanitrio refere-se ao fato dos moradores da regio dependerem da riqueza dos mananciais hdricos do distrito de Vila de Cava e, por no disporem de saneamento bsico, temem a contaminao das guas, pois utilizam poos artesianos para o consumo. Em fevereiro de 2001, sem que houvesse audincia pblica com a comunidade, a empresa S.A. Paulista iniciou as obras para a construo do aterro de Adrianpolis, aps estabelecer contrato com a Empresa Municipal de Limpeza Urbana de Nova Iguau. Foram verificadas algumas irregularidades no processo licitatrio do aterro: 1) apenas a empresa S.A. Paulista participara da licitao, propondo valores exorbitantes em comparao com os custos de operao de outros aterros sanitrios; 2) a empresa S.A. Paulista iniciou as obras para a construo do aterro de Adrianpolis, aps estabelecer contrato com a Empresa Municipal de Limpeza Urbana de Nova Iguau. O contrato assinado gerou uma denncia da Cmara de Vereadores ao MPE, na qual alegava-se que a EMLURB no poderia, perante lei constitucional, conceder qualquer servio do municpio, mas apenas o poder executivo; 3) o licenciamento do empreendimento pela FEEMA se deu a partir da anlise de um Estudo de Impacto Ambiental - EIA-RIMA de 1994 considerado obsoleto e precrio por no desenvolver a anlise scio-econmica da populao. Aproveitou-se uma Licena Prvia de outro empreendimento embargado, para se passar diretamente emisso de uma Licena de Instalao. A estratgia permitiu a no realizao de uma Audincia Pblica, conforme determina a lei. Aps longo processo de disputa de liminares entre Associaes de Moradores e ONGs, Prefeitura de Nova Iguau e S.A Paulista, a justia autorizou a implantao do aterro. Outro problema envolvendo poluio de corpo hdrico da regio o caso da Fbrica de Papel Paineira Ltda, localizada no bairro de Adrianpolis. A referida fbrica acusada por moradores vizinhos de funcionar de forma irregular, causando grande

17

incmodo. Segundo os mesmos, vinham ocorrendo vazamentos de produtos qumicos derivados do processo de lavagem de papel nos rios Adrianino e Iguau, sem qualquer tratamento. A denncia foi encaminhada em 1996 ao Ministrio Pblico Estadual. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente - SEMUAM, aps oficiada pelo MPF, enviou laudo de vistoria tcnica, realizado em 1999, informando ter sido encontrado um nome parecido para a citada instalao, porm diferente e com outro endereo (Rio Novo Indstria de Papel Ltda. Av. Olinda, s/n - Adrianpolis). Constatouse na vistoria do local que as atividades da fbrica estavam paradas e a energia eltrica cortada. Desde iniciado o inqurito em 1996, foram ao todo seis ofcios e reiteraes FEEMA, todos nunca respondidos. A Prefeitura, apesar de inmeras vezes oficiada, nunca emitiu resposta s solicitaes do Ministrio Pblico. A mesma atitude repetiu-se com relao empresa. Tendo em vista os fatos, o promotor responsvel pelo caso enviou Assessoria Criminal da Procuradoria Geral de Justia do Ministrio Pblico Estadual - RJ os ofcios sem resposta da Prefeitura, a fim de punir esta prtica que se tornou reincidente pela prefeitura em inmeros inquritos que tramitam no Centro Regional de Nova Iguau. Problemas relacionados disposio ou depsito inadequado de rejeitos txicos somam o quadro de agresses ambientais ao distrito de Vila de Cava. Este o caso da empresa Furnas, localizada no bairro de Adrianpolis, que usava no local um depsito de materiais contaminados por ascarel, considerado um dos maiores do estado. Tal depsito recebeu resduos provenientes de outras sedes da empresa de vrios estados brasileiros ao longo de mais de 10 anos. No que tange disposio no licenciada de resduos industriais, a Cermica Aores mantinha abandonados em um galpo, no bairro de Vila da Cava, cerca de 80 toneladas de resduos - fato averiguado pelo Servio de Controle da Poluio Acidental da FEEMA. A equipe do SCPA, em conversa com os moradores vizinhos ao depsito, apurou que a Cermica Aores estava desativada h cinco anos. Segundo os tcnicos, alguns tambores com resduos estariam estocados por um longo tempo e outros sugeriam uma disposio bem recente. Pegadas de animais no permetro da cermica indicavam que a rea servia como pasto. Os tcnicos da FEEMA descobriram tambm a existncia de duas residncias no terreno da Aores, junto aos resduos. Um dos moradores, que se apresentou como vigia do empreendimento, informou que os resduos estavam nas dependncias da

18

Cermica h sete anos. A equipe do rgo ambiental orientou as pessoas a no se aproximarem do local e evitarem contato com os produtos. Em maio de 1998, a FEEMA solicitou a Bayer anlise do material abandonado, pois naquele momento esta fundao no dispunha de condies para proceder com o trabalho. De acordo com os resultados fornecidos pela Bayer, a composio dos resduos era de: 49% de leo mineral, 15% de carbonato de clcio, 05% de lcool e 02% de hidrxido de clcio. A Bayer, a partir da composio dos resduos, afirmou ser capaz de identificar o produtor do mesmo: a Lubrizol do Brasil. Em junho de 1998, a advogada da Cermica Aores e um representante da Lubrizol coletaram amostras do material para anlise. Seis dias depois a Lubrizol reconheceu que era a geradora dos resduos, retirou os tambores do galpo e os encaminhou para a cermica Basilar, no distrito de Itambi, em Itabora.

Fonte mapa: Governo do Estado do Rio de Janeiro. Site: http://www.governo.rj.gov.br/municipios.asp

19

Consideraes finais A pesquisa realizada pelo socilogo Robert Bullard nos EUA 16 teve grande peso na constatao da existncia de uma distribuio locacional desigual de riscos ambientais, pois revelou que a proporo de residentes pertencentes a minorias tnicas em reas onde h lixo txico era igual ao dobro da mesma populao em reas livres de poluentes. Segundo o autor, nos Estados Unidos trs dos cinco grandes depsitos comerciais de rejeitos perigosos localizam-se em reas onde hispnicos e negros compem a maioria da populao. Essas disparidades locacionais expem as minorias a riscos muito maiores do que a populao em geral 17 . Os resultados provocaram uma reao governamental que culminou na criao de um Departamento de Justia Ambiental na Agncia de Proteo Ambiental nos EUA (Environmental Protection Agency - EPA). Na perspectiva dos estudiosos da desigualdade ambiental, o termo zona de sacrifcio passou a designar locais onde h ocorrncia de mltiplas prticas ambientalmente agressivas atingindo populaes de baixa renda ou minorias tnicas. Tais populaes so vtimas de impactos indesejveis de grandes investimentos que se apropriam dos recursos existentes nos territrios, concentram renda e poder, ao mesmo tempo em que atingem a sade de trabalhadores e a integridade de ecossistemas de que dependem. Como agravante, esses mesmos grupos, submetidos aos mais variados riscos ambientais 18 , so aqueles que dispem de menos condies de se fazerem ouvir no espao pblico, no tendo oportunidade de colocar em questo os efeitos da desigual distribuio da poluio e da proteo ambiental. Nessas reas, os moradores convivem com a poluio industrial do ar e da gua, depsitos de resduos txicos, solos contaminados, ausncia de abastecimento de gua, riscos associados a enchentes, lixes, pedreiras, etc. Fatores como a desregulao ambiental e isenes tributrias, voltadas para atrair para tais locais investimentos de todo tipo, no importando o nus social e ambiental que os mesmos acarretaro (implantao de novos

Ver Bullard, Robert D. Dumping in Dixie: race, class and environmental quality. Boulder, Westview Press, 1990. Cf. Bullard, Robert D. Dumping in Dixie: race, class and environmental quality. Boulder, Westview Press, 1990, p.35. 18 Entende-se aqui por risco ambiental a possibilidade de ocorrncia de um dano, enfermidade ou morte resultante da exposio de seres humanos, animais ou vegetais a agentes ou condies ambientais potencialmente perigosas (Glossrio de Defesa Civil: estudos de riscos e medicina de desastres, 1998).
17

16

20

empreendimentos de alto potencial poluidor), fariam parte da dinmica desse processo de zoneamento do risco ambiental pelo mercado. No caso brasileiro, e do estado do Rio de Janeiro, em particular, cabe s pesquisas futuras investigar se as reas que vm se beneficiando com investimentos importantes para a retomada do dinamismo da economia fluminense, como o caso de Itagua desde o incio dos anos 2000, no estariam, ao mesmo tempo, concentrando sobre seus ecossistemas e, consequentemente, sobre muitos dos habitantes desta localidade, os efeitos ambientais indesejveis do desenvolvimento.

Referncias bibliogrficas:
BULLARD, Robert D. (1990) Dumping in Dixie: race, class and environmental quality. Boulder, Westview Press FERRAZ. Iara (2004), O fim do projeto da usina termeltrica a carvo mineral em Itagua. In Conflito social e meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro. (org) Henri Acselrad. Rio de Janeiro: Relume Dumar: FASE. GOMES DA GAMA, Sonia Vidal (1998) . Mapeamento digital de (in)compatibilidades do uso dos solos na XIX RA Santa Cruz Municpio do Rio de Janeiro. Dissertao de mestrado em Geografia, UFRJ, Rio de Janeiro IPPUR-UFRJ/FASE (2006), Mapa dos Conflitos Ambientais no Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, CD ROM. LEROY, J.P. (2004) Relatores Nacionais em Direitos Humanos, Econmicos, Sociais, Culturais e Ambientais: Misso Itagua, Rio de Janeiro. MENDES, J. (1999) Portos, cidades e territrios na virada do sculo. O caso do Porto de Sepetiba. Rio de Janeiro (seminrio), CPCH/ UFRJ. ROSSETE, Amintas Nazareth (1996). Planejamento Ambiental e Minerao. Estudo de Caso: A Minerao de Areia no Municpio De Itagua RJ, dissertao de Mestrado, UNICAMP. INSTITUTO DE GEOCIENCIAS.

21

You might also like