You are on page 1of 5

||MPEPI11_008_17N298772||

CESPE/UnB MPE/PI

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
No que se refere aos elementos da Constituio e interpretao das normas constitucionais, julgue os itens que se seguem.
51

Julgue o item seguinte, relativo administrao direta e indireta.


65

52

A tcnica da interpretao conforme a Constituio no pode ser aplicada para declarar a no incidncia da norma a determinada situao de fato. O Prembulo e o Ato das Disposies Constitucionais Transitrias so exemplos dos denominados elementos de estabilizao constitucional.

Como a empresa pblica pode ser organizada sob qualquer das formas admitidas em direito, na esfera federal admitida sua criao sob a forma de empresa pblica unipessoal, desde que esta contenha a assembleia geral como o rgo pelo qual se manifeste a vontade do Estado.

Julgue os itens subsequentes, que dizem respeito ao poder constituinte no ordenamento jurdico nacional.
53

Com referncia disciplina dos atos administrativos, julgue os itens que se seguem.
66 67 68

54

O poder constituinte derivado de reforma est sujeito a limitaes formais ou implcitas, as quais tm relao com os rgos competentes e procedimentos a serem observados na alterao do texto constitucional. O poder constituinte originrio, responsvel pela elaborao de uma nova Constituio, extingue-se com a concluso de sua obra.

Quando o vcio do ato administrativo atinge o motivo e a finalidade, no possvel a sua convalidao. A anulao de ato administrativo pela administrao pblica independe de provocao e produz efeitos ex tunc. A revogao no pode atingir os meros atos administrativos, tais como as certides e os atestados.

A respeito de direitos e garantias fundamentais e nacionalidade, julgue os itens seguintes.


55 56 57

Julgue o item abaixo, relativo aos poderes da administrao pblica.


69

58

O brasileiro nato nunca poder ser extraditado, mas poder vir a perder a nacionalidade. A vedao constitucional ao anonimato impede a utilizao de peas apcrifas como prova formal. Segundo o STF, compete originariamente ao tribunal de justia local o julgamento de habeas corpus contra deciso de turma recursal de juizados especiais criminais. O polo passivo do mandado de injuno jamais poder ser ocupado por particular.

O atributo da exigibilidade, presente no exerccio do poder de polcia, ocorre quando a administrao pblica se vale de meios indiretos de coao para que o particular exera seu direito individual em benefcio do interesse pblico, tal como a no concesso de licenciamento do veculo enquanto no forem pagas as multas de trnsito.

Com relao aos contratos administrativos e aos servios pblicos, julgue os prximos itens.
70

Julgue os prximos itens, concernentes organizao do Estado brasileiro e organizao dos poderes no Estado.
59

Embora a concesso de servio pblico exija a prvia realizao de procedimento licitatrio, admitida a declarao de inexigibilidade quando h a demonstrao da inviabilidade de competio. No que se refere formalizao do contrato administrativo, o denominado termo de contrato dispensvel nos casos de concorrncia e de tomada de preos.

60

Embora a comisso parlamentar de inqurito seja instituda por prazo certo, a prorrogao admitida, se no se ultrapassar a legislatura em que foi instalada. No exerccio da denominada competncia remanescente, os estados-membros podem legislar sobre transporte intermunicipal. Compete privativamente ao MP promover o inqurito civil e a ao civil pblica para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.

71

Julgue os itens que se seguem, referentes ao instituto da licitao e ao controle da administrao pblica.
72

Julgue o item abaixo, relativo competncia do MP.


61

inconstitucional a exigncia de depsito prvio de dinheiro ou bens para a admissibilidade do primeiro recurso administrativo interposto pelo particular em face de determinado ato administrativo, ilegitimidade que no se estende aos demais recursos cabveis. Os danos sofridos pela fazenda pblica em decorrncia de eventual superfaturamento nas hipteses de dispensa e inexigibilidade de licitao geram a responsabilizao solidria do fornecedor ou prestador de servios e do agente pblico responsvel.

Acerca do controle de constitucionalidade no ordenamento jurdico nacional, julgue o item subsecutivo.


62

73

No mbito do denominado controle difuso concreto, a deciso que reconhece a inconstitucionalidade pode excepcionalmente no ter efeitos retroativos, assim como ocorre na ao direta de inconstitucionalidade, no mbito da qual se admite, inclusive, a oposio de embargos de declarao para fins de modulao de efeitos da deciso.

Acerca dos bens pblicos, julgue o item seguinte.


74

No que se refere aos rgos pblicos e competncia administrativa, julgue os seguintes itens.
63

64

Um rgo administrativo e seu titular podem delegar parte de sua competncia a outros rgos ou titulares, desde que estes lhe sejam hierarquicamente subordinados. Segundo classificao doutrinria, quanto ao critrio relacionado posio estatal, os rgos autnomos so aqueles originrios da Constituio e que representam os trs poderes do Estado, cujas funes so exercidas por agentes polticos.

A alienao ou cesso de terras pblicas, inclusive para fins de reforma agrria, submete-se prvia aprovao do Congresso Nacional.

No que tange disciplina do direito civil referente aos bens, julgue o item a seguir.
75

De acordo com a sistemtica adotada pelo direito civil, constitui objeto da relao jurdica todo bem que puder ser submetido ao poder dos sujeitos de direito.
4

||MPEPI11_008_17N298772||

CESPE/UnB MPE/PI

Julgue o item que se segue, relativo a pessoas jurdicas.


76

Todo grupo social constitudo para a consecuo de uma finalidade comum dotado de personalidade, como a massa falida, por exemplo, que representada pelo sndico.

Julgue o item seguinte, relativo aos recursos do direito processual civil.


88

Com relao ao negcio jurdico, julgue os prximos itens.


77

O desgnio visado pelo recurso pode ser a modificao ou a substituio do julgado. A substituio do julgado, entretanto, obedece aos limites da impugnao, de maneira que, em regra, no pode o tribunal piorar a situao de um nico recorrente.

Por serem convencionados pelas partes, os elementos acidentais introduzidos facultativamente no negcio jurdico no possuem o mesmo valor que os elementos estruturais determinados pela lei. Sabendo-se que a representao nasce da lei ou do negcio jurdico, correto afirmar que, na representao legal, o representante exerce uma atividade obrigatria e personalssima. O erro, analisado como um defeito do negcio jurdico, pode invalidar, ou no, o negcio. O erro acidental, por exemplo, de somenos importncia e no acarreta efetivo prejuzo. Para a caracterizao da leso como vcio do consentimento, a desproporo das prestaes e do benefcio obtido por uma das partes do negcio jurdico deve ser manifesta.

Acerca dos atos processuais, julgue os itens subsequentes.


89

78

90

Consoante entendimento reiterado da jurisprudncia, no assiste parte o direito ao recibo de peties, arrazoados, papis e documentos que entregarem em cartrio. Os atos processuais, em regra, so pblicos e dependem de forma determinada, independentemente de exigncia legal expressa, pois, de acordo com a sistemtica processual, tais atos so validados pela forma.

79

No que concerne a formao, suspenso e extino do processo, julgue os itens que se seguem.
91

80

O juiz determinar a suspenso do processo em razo da morte das partes, mesmo que a morte tenha se dado aps iniciada a audincia. O processo comea pela iniciativa da parte, sendo a petio inicial o ato que deflagra a formao do processo, a qual, em regra, dever ser distribuda em lugares onde houver mais de um juzo. Por outro lado, em lugares onde houver somente um juzo, no haver distribuio.

92

No que concerne a prescrio e decadncia, julgue o item subsecutivo.


81

Violado o direito, nasce para o seu titular a pretenso, que se extingue com a prescrio, nos prazos determinados pela parte especial do Cdigo Civil.

Julgue os itens seguintes, com base no direito processual penal.


93

Acerca de jurisdio e ao do processo civil, julgue os itens que se seguem.


82

Na legitimidade das partes, pode-se afirmar que a dvida do scio, por exemplo, no pode ser cobrada da sociedade e vice-versa, hipteses em que se d a ilegitimidade passiva para a causa. As condies da ao constituem alguns requisitos que o autor deve preencher para que sua demanda seja julgada. Nesse sentido, pode-se afirmar que as condies da ao esto relacionadas com o mrito da causa.

94

83

Ao proferir sentena penal condenatria, o juiz tem o dever de fixar um valor mnimo para a reparao dos danos causados pelo crime, considerando os prejuzos sofridos pelo ofendido, independentemente de discusso acerca do montante devido no curso da instruo do processo. Em relao suspenso condicional do processo, o Supremo Tribunal Federal entende ser impossvel, como condio suspenso do processo, a cominao da prestao de servio comunidade, uma vez que a cominao se traduziria em pena, e a suspenso condicional do processo no significa condenao. A existncia de condenao transitada em julgado por fatos posteriores ao delito objeto da ao penal no serve para caracterizar maus antecedentes, tampouco reincidncia. Os inquritos policiais ou aes penais em andamento no podem, em razo do princpio constitucional do estado presumido de inocncia, ser considerados para fins de exasperao da pena-base, seja a ttulo de maus antecedentes, seja de m conduta social ou personalidade, salvo motivao judicial especfica, com lastro em elementos concretos existentes nos autos. A lei processual penal, no tocante aplicao da norma no tempo, como regra geral, guiada pelo princpio da imediatidade, com plena incidncia nos processos em curso, independentemente de ser mais prejudicial ou benfica ao ru, assegurando-se, entretanto, a validade dos atos praticados sob a gide da legislao anterior. Se o ru citado por edital no comparecer em juzo e tampouco constituir advogado, ficar suspenso o processo e o prazo prescricional, podendo o juiz autorizar a produo antecipada de provas, sob fundamento do decurso do lapso temporal, considerando-se os efeitos que este pode produzir na lembrana dos fatos pelas testemunhas.
5

95

Julgue os prximos itens, relativos a partes e procuradores do direito processual civil.


84

96

incomum que algum comparea em juzo para pleitear direito alheio. Entretanto, h alguns casos em que a lei o admite, porm o substituto no se sujeita coisa julgada. Os sujeitos da ao, em regra, podem retornar a juzo, repetindo pedidos que foram anteriormente julgados.
97

85

Julgue os itens a seguir, referentes ao litisconsrcio.


86

A figura do litisconsrcio assistencial se caracteriza pelo fato de o terceiro assistente ingressar no processo somente para auxiliar uma das partes, no adquirindo, assim, o status de litisconsorte, pois no h nesse caso relao jurdica que lhe diga respeito. A formao do litisconsrcio decorre estritamente da lei e o seu princpio bsico o da no facultatividade, ou seja, no caso de litisconsrcio ativo, h um verdadeiro dever de demandar que recai sobre todos os litisconsortes.

98

87

||MPEPI11_008_17N298772||

CESPE/UnB MPE/PI

Ainda com relao ao direito processual penal, julgue os itens subsequentes.


99

Em relao ao conflito aparente de normas penais, ao crime impossvel e s causas extintivas da punibilidade, julgue os itens que se seguem.
108

O princpio da obrigatoriedade da ao penal pblica incondicionada impe o dever ao membro do Ministrio Pblico de oferecer denncia, mas no retira deste o juzo de convenincia e oportunidade para a iniciativa penal, sendo vedada, apenas, a desistncia da ao aps o recebimento da denncia. Nas questes prejudiciais heterogneas obrigatrias, o Ministrio Pblico est legitimado a ajuizar a ao civil para solucionar a controvrsia da qual dependa o reconhecimento da existncia de crime, se a infrao penal apurada for ao pblica, de modo a ensejar o rpido deslinde da questo. Durante a tramitao da ao cvel, no fluir o prazo prescricional, ficando suspenso o processo at o fim desta. A jurisprudncia tem acolhido a prova emprestada no processo penal, desde que seja produzida em outro processo judicial, apenas, e extrada por meio de documentos hbeis a comprovar a alegao da parte requerente, inserindo-a em outro feito, ressalvado o contraditrio e a ampla defesa. A fiana, nos casos em que admitida, ser prestada enquanto no transitar em julgado a sentena condenatria e tem por finalidade, se o ru for condenado, o pagamento das custas, da indenizao do dano, da prestao pecuniria e da multa. O condenado que cumpre pena em regime aberto ou semiaberto poder remir a pena pela frequncia a curso de ensino regular ou de educao profissional. Caso o condenado conclua o ensino fundamental, mdio ou superior durante o cumprimento da pena, desde que certificada pelo rgo competente do sistema de educao, o tempo a remir em funo das horas de estudo ser acrescido de um tero.

100

101

A jurisprudncia dos tribunais superiores consolidou-se no sentido de reconhecer no delito de furto a hiptese de crime impossvel, por ineficcia absoluta do meio, quando o agente estiver sendo vigiado por fiscal do estabelecimento comercial ou existir sistema eletrnico de vigilncia. 109 A sentena que concede o perdo judicial e a aceitao do perdo do ofendido, nos crimes de ao penal privada, constituem causas extintivas da punibilidade. 110 O princpio da consuno, consoante posicionamento doutrinrio e jurisprudencial, resolve o conflito aparente de normas penais quando um crime menos grave meio necessrio, fase de preparao ou de execuo de outro mais nocivo, respondendo o agente somente pelo ltimo. H incidncia desse princpio no caso de porte de arma utilizada unicamente para a prtica do homicdio. Acerca do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), julgue os prximos itens.
111

102

103

112 113

114

Com base no direito penal, julgue os itens subsecutivos.


104

Nos crimes contra a dignidade sexual, consoante entendimento dos tribunais superiores, caso o agente pratique mais de uma das condutas previstas no crime de estupro, o juiz est autorizado a conden-lo por concurso material, ainda que praticado contra a mesma vtima, vedada a aplicao da continuidade delitiva. O roubo perpetrado com violao de patrimnios de diferentes vtimas da mesma famlia, em um nico evento delituoso, configura concurso formal de crimes. Nos crimes praticados por servidor pblico contra a administrao, a exonerao da funo pblica, decorrente de condenao criminal, resulta como efeito automtico da sentena, desde que reconhecida a existncia de abuso de poder ou violao de dever funcional, consoante tratamento diferenciado estabelecido no Cdigo Penal. Tratando-se de medida de segurana, o incio de cumprimento da sano interrompe o lapso prescricional da medida, extinguindo-se a punibilidade com o decurso do lapso temporal mximo de pena prevista para o delito ou o mximo de tempo de cumprimento de pena, nos termos do Cdigo Penal. No cmputo da prescrio, considera-se a atenuante da menoridade relativa, o que reduz pela metade os prazos prescricionais.

115

As entidades que mantenham programa de acolhimento institucional devero acolher crianas e adolescentes sem prvia determinao da autoridade competente, fazendo a comunicao do fato em at vinte e quatro horas ao juiz da infncia e da juventude, sob pena de responsabilidade. A tutela concedida nem sempre constitui um sucedneo do poder familiar, podendo coexistir com o exerccio deste. A prestao de servios comunitrios como medida socioeducativa consiste na realizao de tarefas gratuitas de interesse geral, no podendo exceder, em nenhuma hiptese, a seis meses. A remisso concedida pelo representante do MP como forma de excluso do processo poder ser determinada em qualquer fase do procedimento judicial, atendendo s circunstncias e consequncias do fato, ao contexto social, bem como personalidade do adolescente e sua maior ou menor participao no ato infracional. A deciso judicial de colocao do menor em famlia substituta poder ser modificada por outra, independentemente de sua natureza.

105

Acerca dos procedimentos afetos s crianas e aos adolescentes, julgue os itens seguintes.
116

106

117

107

118

119 120

Conforme preceitua o ECA, ser de competncia exclusiva da vara da infncia e da juventude conhecer de pedidos de adoo de criana e dos incidentes relacionados a esses pedidos. Em regra, o abrigamento deve ser ordenado pela autoridade judiciria ou pelo conselho tutelar. Todavia, em situao que demande urgncia, a entidade poder efetuar o abrigamento, providenciando a devida comunicao em at vinte e quatro horas, sob pena de responsabilidade. O valor das multas aplicadas em face de crimes e infraes administrativas cometidas pelos rgos auxiliares ser revertido ao fundo gerido pelo conselho dos direitos da criana e do adolescente do estado no qual esteja localizado o rgo. A sentena de adoo pstuma produz efeitos ex nunc sentena concessiva. Enquanto no forem instalados os conselhos tutelares em um municpio, as atribuies que lhe so conferidas devero ser realizadas pelo juiz da infncia e da juventude.
6

||MPEPI11_008_17N298772||

CESPE/UnB MPE/PI

PROVA DISCURSIVA
Faa o que se pede a seguir, usando o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de trinta linhas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

A respeito da legitimidade processual, da suspeio e dos prazos no mbito do direito processual penal, redija um texto dissertativo que aborde os seguintes aspectos:

< < <

legitimidade ativa para a ao penal por crime contra a honra de servidor pblico em razo do exerccio de suas funes; impedimento ou suspeio do membro do Ministrio Pblico para oferecimento da denncia quando tenha participado da fase investigatria criminal; aplicao da prerrogativa do prazo em dobro para a interposio de recurso especial pelo Ministrio Pblico.

||MPEPI11_008_17N298772||

CESPE/UnB MPE/PI

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

You might also like