You are on page 1of 7

Tutorial de After Effects

Criando sabres de Luz com Masks.


Por Daniel Sound Nascimento

Introduo
J havia escrito anteriormente um tutorial sobre como fazer Sabres de Luz com masks (para ser mais preciso, h uns 3 anos atrs.) havia perdido as fotos do tutorial, pois o frum no qual eu havia postado o tutorial (Pepa Filmes) deixou de existir, e eu no tinha mais o link das fotos, mas ainda tinha o texto do mesmo. Hoje decidi tirar novamente as fotos e republicar o tutorial, mantendo o mesmo texto que havia escrito h 3 anos atrs mas... Fui procurar o texto e lembrei que ele estava no meu antigo HD, que foi pro cu h alguns meses... Bem, aqui estou eu para tirar novamente as fotos do tutorial e RE-ESCREVER o mesmo... Comearei filmando uma pequena seqncia com um sabre de luz. No reparem na minha roupa, tenho um forr pra ir agora a noite...

O Sabre
Muitas pessoas geralmente pensam em usar um cabo de vassoura como sabre de luz para filmar... Mas um cabo de vassoura MUITO grande para um sabre de luz, precisamos de algo mais compacto, e que poderemos movimentar com facilidade. Bem, ento o que podemos usar? A minha soluo foi usar o pedao de madeira dos guarda-roupas, onde os cabides ficam pendurados.

Depois de retirar todos os cabides (Caramba, que baguna!) eu coloquei algo para usar de referncia no vdeo, algo para no perder o meu sabre de vista enquanto estivesse fazendo a rotoscopia do sabre (Poderiamos utilizar track motion com esta referncia, mas no tenho experincia com isto, vou tentar fazer alguns testes de trackmotion

depois.). Encontrei um saquinho com um verde chamativo, e cortei 2 tiras verdes para colar no meu sabre, uma onde comearia a lmina (acima do que seria a empunhadura), e outra onde termina a lmina.

No obrigatrio fazer isso, mas ajuda muito quando perdemos nosso sabre de vista no vdeo e no sabemos onde a sua lmina estaria. Com estas referncias em cores chamativas, sempre sei aonde est o inicio e o fim de minha lmina. Agora com o nosso sabre pronto, j podemos gravar a nossa cena. interessante usarmos um trip, ou colocarmos a nossa cmera em algum lugar fixo, para nos poupar trabalho na edio. Com uma imagem fixa, o trabalho de rotoscopia fica bem mais fcil. (A rede tambm importante, principalmente na parte de renderizao do vdeo... Voc pode deitar e tirar um cochilinho ;D) E antes que voc me pergunte o que diabos rotoscopia, irei citar a definio da Wikipdia para esta palavra.
Rotoscopia uma tcnica usada na animao onde usa-se como referncia a filmagem de um modelo vivo, aproveita-se ento cada frame filmado para desenhar o movimento do que se deseja animar.

Sim, ns iremos animar o nosso sabre QUADRO A QUADRO... Mas no se preocupe, no to difcil assim... s um pouco trabalhoso... Mas quando pegamos a prtica d para fazer at bem rpido. Bem, vamos iniciar o After Effects.

No After Effects
Bem, a primeira coisa que vamos fazer criar uma nova composio. A Composio dever ter o mesmo FPS e tamanho do vdeo. Caso voc coloque a quantidade de FPS incorreta, o vdeo ir repetir Frames, e quando voc comear a fazer a rotoscopia, apesar dos frames estarem repetidos, voc provavelmente vai criar duas formas de sabre diferentes para o mesmo frame, o que seria um pouco estranho... Ento se informe sobre a quantidade de FPS de sua cmera antes de comear. (Para criar a composio clique em Composition no menu de cima e em New Composition.)

Depois de criarmos a composio, importaremos o nosso vdeo de sabres e iremos coloc-lo na nossa composio. (Para importar vdeos, clique em File -> Import -> File no menu de cima) Criaremos tambm uma solid na cor BRANCA, que ser o nosso sabre de luz. (Para criar um solid, no menu de cima clicaremos em Layer -> New -> Solid e escolha branco em Color). Agora que temos nosso solid branco, o video est todo branco... Mas queremos que fique branco apenas onde est o nosso sabre de luz. Para isso criaremos uma Mask no nosso solid branco. (Clicamos com o boto direito sobre o nosso layer do solid branco e escolhemos Mask -> New Mask) Movimentaremos os pontos da mask para que ela cubra perfeitamente o nosso sabre. Para movimentar os pontos da mask, devemos clicar nos vrtices amarelos e arrasta-los, adequando-os a forma do nosso sabre.

Nosso prximo passo ativar os Keyframes para a nossa Mask Shape, diversas vezes estava no meio da rotoscopia quando de repente percebia que havia esquecido de ativar isto, e nenhum dos meus frames havia sido salvo ;[. Para ativar os keyframes iremos clicar em um relgio que fica logo ao lado da Mask Shape (Cada atributo tem a sua marcao de keyframes, caso este relgio esteja ativo em um atributo, o seu valor mudar ao longo dos frames, de acordo com o que escolhermos para ele em cada frame. O que queremos que o formato da mascara mude ao longo dos frames, por isso ativaremos este relgio para a Mask Shape.) Na foto acima sinalizamos o relgio com uma seta vermelha.

Rotoscopia
Como eu j havia dito antes, SIM, ns iremos trabalhar quadro a quadro, mas... Podemos pular alguns quadros, e deixar que o after effects imagine a trajetria pela qual o nosso sabre ir passar. Algumas vezes isto funciona perfeitamente, outras no, por isso iremos tentar pulando alguns frames, e voltaremos pra ver se ele seguiu corretamente, se no seguiu, apenas precisamos alterar algum dos frames onde ele no seguiu corretamente, e ver se com isto ele est seguindo corretamente... Algumas vezes consigo pular BASTANTE frames sem fazer nenhum keyframe. Isto agiliza muito o nosso trabalho.

Pulei alguns frames e ajustei novamente o solid branco sobre o nosso sabre. E retornei alguns frames para ver se o solid havia seguido corretamente o sabre. Em alguns pontos entre o primeiro keyframe e o segundo, ele havia sado de cima do sabre. Ajustei-o neste ponto onde estava incorreto, criando um novo keyframe, e esta seqncia agora seguiu perfeitamente. Repetiremos esta ao para o resto do vdeo, pulando alguns frames a frente, ajustando o solid ao sabre, sempre voltando para ver se est tudo no lugar, e caso em algum ponto sem keyframe no esteja, ajuste novamente este ponto, gerando um keyframe. Depois de algum tempo, sua timeline estar assim:

Agora nos temos um retngulo branco que segue o nosso sabre perfeitamente... Mas... Isto ainda no se parece nada com um sabre de luz... Bem, ento vamos l ^^. Duplicaremos agora 4 vezes o nosso solid branco (clique no layer do solid branco e aperte CTRL+D 3 vezes). Abrindo a aba de Masks de cada um, alteraremos a MASK FEATHER do primeiro (de cima para baixo) para 1, do segundo para 10 do terceiro para 30 e do quarto para 40. Com isto o nosso sabre j tem uma certa aura... Mas ainda branco ;|. Vamos deletar o vdeo agora de nossa composio, e criar um solid preto, que ficar atrs de nossos 4 solids brancos.

Aps deletar o vdeo, e criar um solid preto que ficar abaixo dos nossos 4 solids brancos, a sua timeline dever estar assim:

Iremos agora criar uma nova composio, e colocar nela a composio na qual fizemos nosso sabre, alm do vdeo do sabre, embaixo desta. A Composio do nosso sabre dever estar com Mode: SCREEN. Agora, temos o nosso sabre sobre o vdeo em uma nova comp, mas ele AINDA BRANCO =|. Corrigiremos isto agora! Clicaremos com o boto direito na nossa Composio do sabre na timeline e em Effect -> Color Correction -> Color Balance. Na aba de efeitos, iremos marcar a opo Preserve Luminosity e escolheremos os valores de acordo com o que queremos. Alterei um pouco os valores Shadow Green Balance, Midtone Green Balance e Highlight Green Balance pra atingir um sabre verde que me satisfizesse.

Pra finalizar coloquei um Gaussian Blur com Blurriness 6, para deixar o sabre mais desfocado, no deixando a rea branca to quadradona. Agora basta fazer o render do vdeo (Composition -> Make Render no menu de cima.) E agora uma boa hora para fazer uso da rede...

Concluso
Com isto terminamos nosso sabre de luz. H diversos meios de faz-lo, inclusive um muito bom e fcil com um plugin do Andrew Kramer, no www.videocopilot.net. Mas a minha forma preferida de fazer sabres de luz ainda com Masks. Aprendi esta tcnica h uns trs anos atrs, no lembro exatamente com quem, se no me engano era um vdeo-tutorial gringo. Foi a minha primeira experincia com vdeos trash. Espero que este tutorial possa ajudar algum, como aquele me ajudou um dia. Qualquer dvida, me envie um email e ficarei feliz em ajudar. Um abrao. Daniel Sound Nascimento
Contato: daniel arroba nadaonline ponto net www.nadaonline.net

You might also like