You are on page 1of 3

http://www.dji.com.br/questionarios/oab_df/OABDF_001.htm OAB/DF - 001-2005 91.

Assinale a nica alternativa errada: a) concluda a causa ou arquivado o processo, presumem-se o cumprimento e a cessao do mandato; b) o mandato judicial ou extrajudicial deve ser outorgado individualmente aos advogados que integrem sociedade de que faam parte, e ser exercido no interesse do cliente, respeitada a liberdade de defesa; c) os advogados integrantes da mesma sociedade profissional, ou reunidos em carter permanente para cooperao recproca, no podem representar em juzo clientes com interesses opostos; d) o advogado pode funcionar no mesmo processo, simultaneamente, como patrono e preposto do empregador ou cliente. 92. Assinale a nica alternativa errada: a) o advogado deve guardar sigilo, mesmo em depoimento judicial, sobre o que saiba em razo de seu ofcio, cabendo-lhe recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou tenha sido advogado, mesmo que autorizado ou solicitado pelo constituinte; b) o advogado pode anunciar os seus servios profissionais, individual ou coletivamente, com discrio e moderao, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgao em conjunto com outra atividade; c) o anncio sob a forma de placas, na sede profissional ou na residncia do advogado, deve observar discrio quanto ao contedo, forma e dimenses, sem qualquer aspecto mercantilista, vedada a utilizao de outdoor ou equivalente; d) o advogado, quando intimado a depor em juzo sobre fato que tenha conhecimento em razo do seu exerccio profissional, est obrigado a dizer a verdade, como qualquer outra testemunha, sob pena de praticar crime contra a administrao da justia, podendo ser punido com pena de deteno e multa. 93. Assinale a nica alternativa errada: a) o Tribunal de tica e Disciplina da OAB competente para orientar e aconselhar sobre tica profissional, respondendo s consultas em tese, e julgar os processos disciplinares; b) de competncia do Tribunal de tica e Disciplina o de mediar e conciliar questes que envolvam controvrsias surgidas quando da dissoluo de sociedade de advogados; c) somente o plenrio do Conselho Seccional da OAB competente para orientar e aconselhar sobre tica profissional e para responder consultas sobre o exerccio profissional do advogado; d) o Tribunal de tica e Disciplina (TED) competente para mediar e conciliar questes que envolvam dvidas e pendncias entre advogados. 94. Assinale a nica alternativa errada: a) o processo disciplinar instaura-se de ofcio ou mediante representao dos interessados, que no pode ser annima; b) a representao contra membros do Conselho Federal e Presidentes dos Conselhos Seccionais processada e julgada pelo Conselho Federal; c) o Tribunal de tica e Disciplina do Conselho onde o acusado tenha inscrio principal pode suspende-lo preventivamente, em caso de repercusso prejudicial dignidade da

advocacia, depois de ouvi-lo em sesso especial para a qual deve ser notificado a comparecer, salvo se no atender notificao; d) o processo disciplinar tramita em sigilo, at o seu trmino, s tendo acesso s suas informaes as partes, seus defensores e a autoridade judiciria competente. O advogado acusado pode abrir mo desse sigilo e autorizar a OAB a torna-lo pblico. 95. Assinale a nica alternativa errada: a) cabe recurso ao Conselho Federal de todas as decises definitivas proferidas pelo Conselho Seccional, quando no tenha sido unnimes ou, sendo unnimes, contrariem o Estatuto da Advocacia e da OAB, deciso do Conselho Federal ou de outro Conselho Seccional e, ainda, o Regulamento Geral, o Cdigo de tica e Disciplina e os Provimentos; b) cabe recurso ao Conselho Seccional de todas as decises proferidas por seu Presidente, pelo Tribunal de tica e Disciplina ou pela Diretoria da Subseo ou da Caixa de Assistncia dos Advogados; c) todos os recursos em processos da OAB tm efeito apenas devolutivo, mesmo quando tratarem de eleies, de suspenso preventiva decidida pelo Tribunal de tica e Disciplina, e de cancelamento de inscrio obtida com falsa prova. d) alm dos interessados, o Presidente do Conselho Seccional legitimado a interpor o recurso contra decises proferidas pelo Conselho Seccional, quando no tenham sido unnimes ou, sendo unnimes, contrariem o Estatuto da Advocacia e da OAB, deciso do Conselho Federal ou de outro Conselho Seccional e, ainda, o Regulamento Geral, o Cdigo de tica e Disciplina e os Provimentos. 96. Assinale a nica alternativa errada: a) o substabelecimento do mandato com reserva de poderes ato pessoal do advogado da causa; b) o substabelecimento do mandato sem reservas de poderes exige prvio e inequvoco conhecimento do cliente; c) o substabelecido com reserva de poderes deve ajustar antecipadamente seus honorrios com o substabelecente; d) o substabelecimento do mandato sem reservas de poderes no exige prvio e inequvoco conhecimento do cliente. 97. Assinale a nica alternativa errada: a) sabido que toda causa tem risco. O prprio cliente, ao contratar o advogado, sabe que pode perder a demanda. Logo, o advogado no precisa informar o cliente, de forma clara e inequvoca, quanto a eventuais riscos da sua pretenso, e das conseqncias que podero advir demanda; b) a concluso ou desistncia da causa, com ou sem a extino do mandato, obriga o advogado devoluo de bens, valores e documentos recebidos no exerccio do mandato, e pormenorizada prestao de contas, no excluindo outras prestaes solicitadas, pelo cliente, a qualquer momento; c) direito e dever do advogado assumir a defesa criminal, sem considerar sua prpria opinio sobre a culpa do acusado; d) o advogado no obrigado a aceitar a imposio de seu cliente que pretenda ver com ele atuando outros advogados, nem aceitar a indicao de outro profissional para com ele trabalhar no processo. 98. Assinale a nica alternativa errada:

a) o advogado fica dispensado de comunicar o exerccio eventual da profisso em Estado onde no seja inscrito na OAB, at o total de cinco causas por ano, acima do qual obrigase inscrio suplementar; b) o inscrito na OAB, quando ofendido comprovadamente em razo do exerccio profissional ou de cargo ou funo da OAB, tem direito ao desagravo pblico promovido pelo Conselho competente, de ofcio, a seu pedido ou de qualquer pessoa; c) o advogado, alm de sua inscrio principal, pode requerer sua inscrio suplementar, se desejar, nas outras 26 (vinte e seis) Seccionais da OAB existentes no pas; d) o advogado s pode requerer sua inscrio suplementar em Estado brasileiro onde comprove que atue mais de cinco causas por ano. 99. Assinale a nica alternativa errada: a) as anuidades previstas no Regulamento Geral da OAB impostas aos advogados e estagirios, sero fixadas pelo Conselho Seccional at a ltima sesso ordinria do ano anterior, salvo em ano eleitoral, quando sero determinadas na primeira sesso ordinria aps a posse, podendo ser estabelecido pagamentos em cotas peridicas; b) as receitas brutas mensais das anuidades, multas e preos de servios so deduzidas em quarenta e cinco por cento (45%) para a seguinte destinao: I. quinze por cento (15%) para o Conselho Federal; II. Cinco por cento (5%) para o Fundo Cultural; III. Vinte e cinco por cento (25%) para despesas administrativas e manuteno da seccional; c) o relatrio, o balano e as contas dos Conselhos Seccionais e da Diretoria do Conselho Federal, na forma prevista em Provimento, so julgados pela Terceira Cmara do Conselho Federal, com recurso para o rgo Especial; d) as contas do Conselho Seccional so analisadas para aprovao ou no exclusivamente pelo plenrio do Conselho Federal da OAB. 100. Assinale a nica alternativa errada: a) o advogado pode ser excludo dos quadros da Ordem nos casos de aplicao, por trs vezes, da pena de suspenso e quando praticar as seguintes condutas: a) fazer falsa prova de qualquer dos requisitos para inscrio na OAB; b) tornar-se moralmente inidneo para o exerccio da advocacia; e c) praticar crime infamante; b) permitido ao que tenha sofrido qualquer sano disciplinar requerer, um ano aps o seu cumprimento, a reabilitao, em face de provas efetivas de bom comportamento; c) a OAB s poder aplicar a seus inscritos as seguintes sanes disciplinares: a) censura; b) suspenso e c) excluso. A pena de suspenso, quando aplicada, no poder ser objeto de publicidade; d) para a aplicao da sano disciplinar de excluso necessria a manifestao favorvel de dois teros dos membros do Conselho Seccional competente.

You might also like