You are on page 1of 9

CULTURA DO FEIJO 1. ORIGEM: Existem varias hipteses para explicar a origem do feijo.

. H arqueolgicos que dizem que cerca de 10.000 a.C, que o feijo tenha sido utilizado na Amrica do Sul, no Peru e transportado para a Amrica do Norte. H hipteses que a domesticao do feijoeiro dos tipos selvagens foi encontrada no Mxico. Tambm h referncias de que existiam cultivos do feijo na Grcia antiga e no Imprio Romano, onde o feijo era usado para votar, o feijo branco representava um sim e o feijo preto representava um no. Existem relatos antigos do feijo que ocorreram na Bblia, no Egito, nas runas de Tria, no Imprio Romano, nas cortes inglesas e francesas, onde o feijo fazia parte da dieta dos guerreiros para as guerras, ajudando assim o seu uso e cultivo. O feijo foi levado para a Europa em 1540, seu cultivo livrou a Europa da fome, aumentando assim a expectativa de vida. J no Brasil os ndios, por volta do sculo XVI, chamavam o feijo de comanda, eles comiam com farinha. Quando os portugueses aqui chegaram, agregaram a esta refeio e a espalharam por todo o Brasil. Classificao cientfica Reino: Diviso: Classe: Ordem: Famlia: Subfamlia: Gnero: Plantae Magnoliophyta Magnoliopsida Fabales Fabaceae Faboideae

Phaseolus, Vigna, Cajanus

Trs espcies de feijo so muito cultivadas no Brasil:

Phaseolus vulgaris, o feijo comum, cultivado em todo o territrio; Vigna unguiculata, vulgarmente chamado de feijo de corda, feijo macassa, caupi e outros, predominante na regio Nordeste e na Amaznia e Cajanus cajan, feijo-guandu ou andu, comum no nordeste, principalmente em sua variedade arbrea.
FEIJO CAUPI

1. IMPORTNCIA ECONMICA O feijo-caupi, feijo-de-corda ou feijo-macassar (Vigna unguiculata (L.) Walp.) uma excelente fonte de protenas (23-25% em mdia) Apresenta todos os aminocidos essenciais, Carboidratos (62%, em mdia), vitaminas e minerais, Alm de possuir grande quantidade de fibras dietticas, baixa quantidade de gordura (teor de leo de 2%, em mdia) e no conter colesterol. Representa alimento bsico para as populaes de baixa renda do Nordeste brasileiro. Apresentam ciclo curto, baixa exigncia hdrica e rusticidade para se desenvolver em solos de baixa fertilidade. Por meio da simbiose com bactrias do gnero Rhizobium, tem a habilidade para fixar nitrognio do ar. Pelo seu valor nutritivo, o feijo-caupi cultivado principalmente para a produo de gros, secos ou verdes, visando o consumo humano in natura, na forma de conserva ou desidratado. utilizado como forragem verde, feno, ensilagem, farinha para alimentao animal e, ainda, como adubao verde e proteo do solo. A rea ocupada com feijo-caupi, no mundo. Est em torno de 12,5 milhes de h Com 8 milhes (64% da rea mundial) na parte oeste e central da frica. A outra parte da rea est localizada na Amrica do Sul, Amrica Central e sia. Os principais produtores mundiais so: Nigria e Brasil

No Brasil O feijo-caupi cultivado predominantemente no serto semi-rido da regio Nordeste e em pequenas reas na Amaznia. Os maiores produtores so os Estados: Do Cear (159.471 t), Piau (58.786 t), Bahia (50.249 t) e Maranho (35.213 t),

OBS: os quais tambm apresentam as maiores reas plantadas. ASPECTOS SOCIOECONMICOS: A cultura do feijo-caupi responsvel pela gerao de 1.451.578 empregos/ano no Brasil Com o valor de produo estimado em US$ 249.142.582,00/ano 2.CLIMA Destacam-se a precipitao e a temperatura do ar Possibilitam verificar a viabilidade e a poca adequada para a implantao da cultura do feijo-caupi. Outros elementos do clima que exercem influncia no crescimento e desenvolvimento dessa cultura so: fotoperodo, vento e radiao solar. 2.1 Precipitao: Exige um mnimo de 300 mm de precipitao para que produza bem, sem a necessidade de utilizao da prtica da irrigao. As regies cujas cotas pluviomtricas oscilem entre 250 e 500 mm anuais so consideradas aptas para a implantao da cultura. OBS: A ocorrncia de ligeiros "dficits" hdricos no incio do desenvolvimento da cultura pode concorrer para estimular um maior desenvolvimento radicular das plantas.

Estresse hdrico prximo e anterior ao florescimento pode ocasionar severa reduo do crescimento vegetativo, limitando a produo. 3. SOLOS E ADUBAO O feijo-caupi pode ser cultivado em quase todos os tipos de solos De um modo geral, desenvolve-se em solos com regular teor de matria orgnica, soltos, leves e profundos, arejados e dotados de mdia a alta fertilidade. 4. CULTIVARES de grande importncia para a obteno de uma boa produtividade. Isso por si s no suficiente para o sucesso da explorao. Aspectos importantes devem ser considerados na escolha de uma cultivar de feijo-caupi.

Ciclo (superprecoce: maturao em at 60 dias; precoce: 61-70 dias; mdio: 71-90 dias; mdio-precoce: 71-80 dias; mdio-tardio: 81-90 dias; e tardio: maturao acima de 90 dias). Arquitetura da planta (porte ereto: ramos principal e secundrios curtos, semi-ereto: ramos principal e secundrios curtos a mdio,.

semi-prostrado: ramos principal e secundrios mdios, com estes tocando o solo: e prostrado: ramos principais e secundrios longos, com estes tocando o solo).

Reao a doenas (viroses, fungos e bactrias) e pragas (pulges, trips, cigarinha verde, vaquinhas, mosca branca, mosca minadora das folhas, percevejos, lagartas e carunchos). Tipo de produo (gros secos ou feijo verde).

4.1 Para produo de feijo verde. Deve ser dada preferncia por cultivares: Semi-prostradas, Com ramos mdios a longos, Com longo perodo de florao e frutificao, Que possibilitem vrias colheitas. Essas cultivares devem ter vagens atrativas para o comprador,

Devem ser uniformes, bem granadas, murchar mais lentamente e ter a relao de peso gro verde/peso vagem verde superior a 60%. Tambm devem ter a capacidade de preservar um bom aspecto pscolheita e serem de fcil debulha manual. 4.2 Para o cultivo de pequenas reas Onde produtor tem condies de fazer duas ou mais colheitas manuais. As cultivares mais indicadas aquelas de ciclo mdio. 4.3 Para o cultivo de grandes reas importante que sejam utilizadas duas ou mais cultivares de ciclos diferentes. Que o produtor procure usar cultivares que tenham gros bem aceitos pelos comerciantes e consumidores. RESUMO: Em ambos os tipos de produo, gros secos e vagens verdes muito importante que: As cultivares seja bem adaptado, Tenham uma boa capacidade produtiva, Um bom nvel de resistncia a doenas e pragas 4.4 GROS Os nomes das cultivares locais geralmente so dados em funo de alguma caracterstica que se destaca na cultivar, em sua maioria relacionadas cor ou forma dos gros. As cultivares pode ser reunida nas seguintes classes: Classe Branco - cultivares com gro de tegumento de cor branca:
o o

Subclasse Branco - cultivares com gros de tegumento de cor branca, rugoso, reniformes sem halo e relativamente grandes; Subclasse Branca - cultivares com gros de tegumento branco, liso, sem halo ou com halo, pequeno, com ampla variao de tamanhos e formas:

Subclasse Fradinho - cultivares com gros brancos e com um grande halo preto, cultivadas principalmente nos Estados da Bahia e do Rio de Janeiro, e atualmente em expanso na regio Sudeste.

Classe Preto - cultivares com gros de tegumento preto, cultivadas principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina para adubao verde. Classe Cores - cultivares que tem gros com tegumento com cores diferentes das classes Branco e Preto:
o

o o o o o o

Subclasse Mulato - cultivares com gros de tegumento de cor marrom claro a escuro, com ampla variao em tamanho e forma; Subclasse Canapu - cultivares com gros com tegumento de cor marrom claro, relativamente grandes, bem cheios, levemente comprimidos nas extremidades. Subclasse Sempre-Verde - cultivares com gros de tegumento de cor esverdeada; Subclasse Vinagre - cultivares com gros de tegumento de cor vermelha; Subclasse Corujinha - cultivares com gros de tegumento mosqueado cinza ou azulado; Subclasse Azulo - cultivares com gros de tegumento azulado; Subclasse Verde - cultivares que tm o tegumento e/ou cotildones verdes. Subclasse Carioca - so cultivares que tm o tegumento de cor marrom com estrias longitudinais com tonalidade mais escura, semelhantes s do carioca do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.).

Classe Misturado - produto resultado da mistura de cultivares que no atende s especificaes de nenhuma das classes anteriores.

5. PLANTIO

O plantio do feijo-caupi pode ocorrer em:


reas preparadas convencionalmente, onde comumente so utilizados arados e grades de diferentes tipos e dimenses. Em reas preparadas sob cultivo mnimo (reduzido) pela utilizao do arado escarificador; apresentam vantagem sobre a anterior do ponto de vista conservacionista. Plantio direto; no geral constitui-se em um sistema de implantao de cultura em solo no revolvido e protegido por cobertura morta, proveniente de restos de culturas, coberturas vegetais plantados para essa finalidade e de plantas daninhas controladas por mtodo qumico.

OBS: Um bom plantio o que distribui, em nmero, espao, tempo e profundidade, a quantidade de sementes recomendada.

Garante o nmero e a distribuio ideal de plantas (estande) at o momento da colheita, o que possibilita a obteno de produtividade e lucros elevados. FATORES QUE PODEM INTERFERIR NA SEMEADURA:

Quantidade de sementes e adubo. Uniformidade de semeadura. Profundidade de semeadura. Profundidade da fertilidade. Tipo de preparo do solo. Presena de torres. Grau de umidade no solo. Compactao e encrostamento. Tipo de solo.

5.1 poca de plantio A melhor poca de plantio para as variedades de feijo-caupi de ciclo mdio (71 a 90 dias) a metade do perodo chuvoso de cada regio. Para as variedades de ciclo superprecoce (55 a 60 dias), o ideal plantar uns dois meses antes de terminar o perodo chuvoso.

A agricultura de sequeiro Uma atividade econmica de alto risco, o qual pode ser reduzido pela utilizao do plantio escalonado e do sistema policultivar. 5.2 Mtodos de plantio Encontram os mais variados mtodos de plantio, desde o mais rudimentar at a motomecanizao com plantadeiras adubadeiras. 5.2.1 Plantadeira manual mais utilizado em pequenas propriedades, utilizando-se de enxada ou matraca. Esta ltima, tambm conhecida como "tico-tico", permite um maior rendimento de trabalho que a enxada. 5.2.2 Plantio trao animal So utilizadas plantadeiras simples, que contm apenas os depsitos de sementes e de fertilizantes, possuindo dispositivos que permitem colocar o fertilizante em faixa, ao lado e abaixo da semente. Na regulagem da plantadeira deve-se levar em conta o tamanho, nmero de furos e a espessura da chapa ou do disco, facilitando a obteno da quantidade de sementes desejada. 5.2.3 Plantio motomecanizado A regulagem pode ser feita de modo semelhante s plantadeiras de trao animal. Algumas possuem mecanismo para facilitar a obteno da quantidade de sementes desejada. 5.3 Densidade de plantas Uma das causas da baixa produtividade de gros do feijo-caupi a escassez ou excesso do nmero de plantas por rea. A escassez pode ser ocasionada por: falhas que ocorrem na linha de plantio. Podendo ser conseqncia:

Da m regulagem da plantadeira, Utilizao de sementes de baixo vigor, Danos causados por insetos ou doenas que matam as plantas ou Por causa do plantio efetuado com pouca umidade no solo.

OBS: A densidade tima de plantio definida como o nmero de plantas capaz de explorar, de maneira mais eficiente e completa, uma determinada rea do solo. Para determinada condio de solo, clima, variedade e tratos culturais, h um nmero ideal de plantas por unidade de rea para se alcanar a mais alta produo. 6. TRATOS CULTURAIS E MANEJO DE PLANTAS DANINHAS PRINCIPAIS TRATOS CULTURAIS: CAPINAS, ADUBAO DE COBERTURA, IRRIGAO, ETC.

You might also like