You are on page 1of 3

PERT/CPM

APOSTILA PARA CONCURSOS COM EXERCCIOS RESOLVIDOS PETROBRAS E TRANSPETRO

Nvel Tcnico Autor: Sandro Arduino


sarduino@ig.com.br

NDICE

1 ELEMENTOS DO PERT-CPM representao grfica de PERT/COM (atividade, atividade fantasma, evento),

2 EXEMPLO PRTICO atividades paralelas, construo do grafo, caminho, caminho crtico, gargalos, folga, diagrama de gantt

3 PROGRAMAO DAS ATIVIDADES regra do tempo inicial mais cedo, regra do tempo inicial mais tarde, regra do tempo final mais cedo, regra do tempo final mais tarde, clculo da folga, curva S.

1 - ELEMENTOS DO PERT/CPM
As tcnicas PERT (Program Evaluation and Review Technique) e CPM (Critical Path Method) foram independentemente desenvolvidas para o planejamento e Controle de Projetos na dcada de 50, porm a grande semelhana entre estas fez com que o termo PERT/CPM fosse utilizado como apenas uma tcnica. So exemplos de Projetos que podem utilizar esta tcnica: Construo (obras); P&D de um produto; Produo de filmes; Implantao de uma mquina nova no parque industrial; etc.

Representao grfica de PERT/CPM: PERT e CPM utilizam principalmente os conceitos de Redes (grafos) para planejar e visualizar a coordenao das atividades do projeto. Sua principal aplicao no planejamento e gerenciamento da construo civil.

Figura 01 Representao grfica do PERT-CPM

Atividade: o pacote mnimo de trabalho, obtido dos nveis inferiores da Estrutura de Diviso do Trabalho. representada por uma flecha.

Evento (n): representa o incio ou o fim de uma atividade, e representado na rede PERT/CPM por um crculo.

Atividade fantasma: atividade que no consome tempo nem recursos, utilizada apenas para definir relaes de interdependncia. Representada por uma seta tracejada.

Observa-se que podemos extrair do grfico a relao de dependncia entre as atividades, alm das sequncias a serem executadas, a durao das atividades e o caminho mais longo (menor prazo) para finalizar o projeto. 2

Tec Instrum Transp 2005

29 Assinale a opo que corresponde correta definio do modelo PERT-CPM. (A) Tcnica que possibilita planejar, controlar e coordenar projetos de naturezas diversas. (B) Tcnica que possibilita lidar com grande nmero de variveis contnuas em controle de processos industriais. (C) Tcnica de calibrao de sensores de presso por meio de comparao com uma tabela de modelos prdefinidos. (D) Modelo de algoritmo computacional que originou um dos primeiros sistemas operacionais, o CPM. (E) Modelo que define a estratificao dos protocolos de comunicao em sete nveis distintos. PERT (Program Evaluation and Review Technique) e CPM (Critical Path Method) possibilitam o gerenciamento de projetos. Alternativa A.

Tecproj Instrum 2010-2

58 Em uma rede PERT/CPM, uma atividade fantasma ou fictcia um artifcio adotado, no intuito de facilitar a representao grfica, mantendo a condio de unicidade entre eventos consecutivos. Esse tipo de atividade representado por uma linha do tipo (A) contnua. (B) pontilhada. (C) tracejada. (D) trao e ponto. (E) trao e dois pontos. A linha das atividades-fantasmas, aquelas que no consomem tempo nem recursos, tracejada. Alternativa C.

Tec Instrum 2004

Para favorecer a eficincia, essencial dispor de tcnicas que possibilitem planejar, controlar e coordenar projetos de naturezas diversas. O modelo PERT-CPM corresponde a uma tcnica voltada para esse objetivo. A respeito desse modelo, julgue os itens a seguir. 96 No modelo PERT-CPM, as atividades no so ordenadas, ou seja, no devem ser realizadas em uma seqncia tecnolgica bem determinada. Errado. As atividades so seqenciais. 3

You might also like