You are on page 1of 3

PLANO DE ENSINO Ano: 2012 1 SEMESTRE DIREITO PROFESSOR: Flvia Fleury DISCIPLINA: Psicologia Jurdica C H: CRDITOS: PERODO: 7 perodo

noite

EMENTA: Introduo Psicologia Jurdica. Relaes entre a Psicologia e o Direito. Introduo Criminologia. Histria do controle do crime. Os suplcios do Absolutismo. A Escola Liberal Clssica e a Criminologia Positivista. A Criminologia Liberal Contempornea e a Criminologia Crtica do Direito Penal. Crime e loucura. Culpabilidade e periculosidade. Imputabilidade e inimputabilidade. As Medidas de segurana, o manicmio judicirio e as novas polticas de ateno ao paciente judicirio. As percias e os exames de instaurao e cessao de periculosidade. Noes de psicopatologia. As instituies totais. O Cdigo de Menores e o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA). As Medidas Socioeducativas. Conciliao e mediao de conflitos: integrao entre a Psicologia e o Direito de Famlia. Procedimentos alternativos na resoluo de conflitos. Direitos humanos OBJETIVOS: Trabalhar a interlocuo entre a psicologia e o direito e possibilitar uma viso crtica da atuao do profissional de direito nas vrias reas em que atuam em parceria com os psiclogos. Possibilitar aos alunos de direito a compreenso da evoluo histrica do conceito do crime , do criminoso e das penas. Promover conhecimento a respeito das medidas de segurana e das novas polticas de ateno ao paciente judicirio. Introduzir conceitos bsicos de psicopatologia e dos exames periciais. Possibilitar conhecimento do antigo Cdigo de Menores, do Estatuto da Criana e do Adolescente ( ECA) e das Medidas socioeducativas. Provocar a reflexo sobre a violncia nas instituies totais. Desenvolver conhecimentos das prticas de conciliao e mediao de conflitos nas Varas de Famlia. HABILIDADES E COMPETNCIAS CURRICULARES: O curso de graduao em Direito dever possibilitar a formao profissional que revele, pelo menos, as seguintes habilidades e competncias: I. II. III. IV. V. leitura, compreenso e elaborao de textos, atos e documentos jurdicos ou normativos, com a devida utilizao das normas tcnico-jurdicas; interpretao e aplicao do Direito; pesquisa e utilizao da legislao, da jurisprudncia, da doutrina e de outras fontes do Direito; adequada atuao tcnico-jurdica, em diferentes instncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilizao de processos, atos e procedimentos; correta utilizao da terminologia jurdica ou da Cincia do Direito; julgamento e tomada de decises e domnio das tecnologias e mtodos para permanente compreenso e aplicao do Direito.

VI.
VII.

HABILIDADES E COMPETNCIAS DA DISCIPLINA: CONCEITUAIS: Compreender o conceito de Psicologia Jurdica nas vrias reas de atuao do direito: criminal, da infncia e juventude, da famlia.

PROCEDIMENTAIS: Realizar artigos em espao de trabalho correspondente as Psicologia Jurdica como questes do direito Penal, da infncia e juventude, Direito de Famlia, sistema prisional, penas alternativas, etc. ATITUDINAIS: Perceber a dimenso poltica e social do trabalho em Psicologia Jurdica e sua interlocuo com o direito nas polticas pblicas que trabalham com a parceria entre esses dois campos. CONTEDO DESENVOLVIDO E NMERO DE AULAS PREVISTAS: 1) Acolhimento e apresentao do programa de aula para o semestre 2) Apresentao das reas de interlocuo entre o Direito e a Psicologia 3) Histria do controle do crime. 4) Os suplcios do Absolutismo. 5) A Escola Liberal Clssica 6) A Criminologia Positivista. 7) A Criminologia Liberal Contempornea 8) Criminologia Crtica do Direito Penal 9) Crime e loucura 10) Culpabilidade e periculosidade 11) Imputabilidade e inimputabilidade 12) As Medidas de segurana, o manicmio judicirio e as novas polticas de ateno ao paciente judicirio. 13) As percias e os exames de instaurao e cessao de periculosidade. 14) Noes de psicopatologia 15) As instituies totais. 16) O Cdigo de Menores e o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA). 17) ). As Medidas Socioeducativas. Responsabilizao jurdica e responsabilizao subjetiva 18) Conciliao e mediao de conflitos: integrao entre a Psicologia e o Direito de Famlia. Procedimentos alternativos na resoluo de conflitos. 19) Direitos humanos 20) Direito e Psicanlse PALESTRAS PROGRAMADAS:

ATIVIDADES VIVENCIAIS PROGRAMADAS: Trabalhos individuais e em grupo Discusso de filme RECURSOS UTILIZADOS: Aulas expositivas Power point Filmes/ discusso em grupo Leituras de textos Anlise de situaes prticas em campos da psicologia Jurdica AVALIAO: A1 Prova individual 25 pontos Data Provvel de realizao: __/__/20___ A2 Prova individual 25 pontos Data Provvel de realizao: __/__/20___ A3 Atividades individuais: 20 pontos (verificar a resoluo atual/2/2010). A4 Avaliao Final - 30 pontos - ser agendada e divulgada pela Coordenao Pedaggica * Avaliaes 2 oportunidade ser agendada e divulgada pela Coordenao Pedaggica *Exame Especial - ser agendada e divulgada pela Coordenao Pedaggica BIBLIOGRAFIA BASICA:

ALMEIDA, Cristina Capanema Pereira de Almeida. Inimputabilidade, Periculosidade e Medidas de Segurana: o enfoque jurdico da atual interveno penal frente aos problemas de sade mental. Dissertao de Mestrado do Curso de Direito Penal da UFMG. Belo Horizonte, 1999. BARATTA, Alessandro. Criminologia Crtica e Crtica do Direito Penal. Coleo Pensamento Criminolgico. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora, 1999. BARRETO, Cristiane; BRANDO, MNICA (ORG). Liberdade Assistida: uma medida. Belo Horizonte: PBH. Secretaria Adjunta de Assistncia Social, 2009. BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e das Penas. So Paulo: Editora Claret, 2004. BRASIL, Lei 8069/90. Estatuto da Criana e do Adolescente. CARRARA, Srgio. Crime e Loucura: o aparecimento do manicmio na passagem do sculo. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 1998. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Nascimento da Priso. Rio de Janeiro: editora Vozes, 1997. SILVA, Denise Maria Perissini da. Psicologia Jurdica no Processo Civil Brasileiro: a interface da psicologia com direito nas questes de famlia e infncia. So Paulo: Casa do Psiclogo Livraria e Editora, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: GOFFMAN, Erving. Manicmios, Prises e Conventos. So Paulo: editora Perspectiva, 1961. BARROS, Fernanda Otoni de Barros. Do Direito ao Pai. Belo Horizonte: Editora Del Rey, 2001. Delgado, Pedro Gabriel. As Razes da Tutela. Rio de Janeiro: Editora Te Cor, 1992.

You might also like