You are on page 1of 4

XIII Maratona Cearense de Qumica ABQ-CE Ensino Fundamental 9o Ano

Dados que podem ser necessrios para a prova: Elemento H C N O Na Mg Nmero Atmico 1 6 7 8 11 12 Elemento S Cl Ar K Ca Zn Nmero Atmico 16 17 18 19 20 30 Elemento Br Sn Au Hg ------Nmero Atmico 35 50 79 80 -------

01) Um dos grandes desafios da Qumica tem sido a obteno de substncias puras a partir de misturas. Para que isso acontea h vrios mtodos de separao. Assinale a alternativa que associa corretamente todas as colunas (0,9 pt) Tcnica A) Filtrao a vcuo Tipo de mistura Heterognea Natureza da mistura Lquido-lquido Exemplo leo + gua Aparelhos adequados Funil de Buchner Kitassato Trompa dgua Bquer, funil, Filtro

B) Dissoluo fracionada

Heterognea

Slido-slido

Sal + areia

C) Destilao Fracionada

Homognea

Lquido-lquido

Separao dos componentes do petrleo

Kitassato Coluna de fracionamento Condensador

D) Centrifugao

Homognea

Slido-lquido

Separao de nata do leite

Centrfuga

02 O mar uma soluo aquosa de vrios sais. Os principais so: NaCl, MgCl2, MgSO4, CaSO4, KCl, CaCO3 e KBr. caracterstica destes sais: (0,4 pt) A) serem obtidos de um cido e uma base. B) quando dissociados em gua e gotejados no papel tornassol torna-a de cor vermelha. C) em suas nomenclaturas recebem a terminao ico. D) quando dissociados em gua produzem cidos. 03) O laboratrio de Qumica um local que envolve altos riscos e deve ser visto pelo aluno como um ambiente de trabalho diferenciado da sala de aula. Ao entrar em um laboratrio necessrio assumir

comportamentos adequados e respeitar normas e procedimentos de segurana, com o objetivo de prevenir ou minimizar acidentes. O procedimento NO correto para o uso no laboratrio de qumica : (0,4 pt) A) consulte, sempre que possvel, previamente a ficha tcnica dos reagentes empregados para conhecer melhor suas propriedades e suas caractersticas. B) as bancadas devem estar sempre limpas e conter apenas os materiais pertencentes ao trabalho que ser desenvolvido naquela atividade. C) antes de iniciar o processo de lavagem da vidraria utilizada, descarte os resduos do experimento na pia. D) informe-se da maneira adequada da estocagem dos produtos qumicos em frascos de plstico ou de vidro. 04) Sobre o mtodo cientfico assinale a alternativa correta. (0,7 pt)

A) O mtodo cientfico pode ser definido como o conjunto de regras bsicas empregadas em uma investigao cientfica com o intuito de obter resultados os mais confiveis possveis. B) Geralmente o mtodo cientfico engloba uma sequncia de etapas como: a observao, a formulao de uma hiptese, a interpretao dos resultados e, por fim, a experimentao. C) O mtodo cientfico algo mais subjetivo, ou implcito, do modo de pensar popularmente do que um manual com regras explcitas sobre como o cientista, ou outro, deve agir. D) Mtodo cientfico uma forma de investigao da natureza. Para isso, leva em considerao supersties ou sentimentos religiosos, a lgica e a observao sistemtica dos fenmenos estudados. 05) A atmosfera do Planeta Terra uma mistura de vrios gases, sendo o nitrognio o gs mais abundante, constituindo 78% do volume atmosfrico e o oxignio aproximadamente 21%. Com relao aos gases da atmosfera assinale a alternativa correta. (0,9 pt) A) Os gases nitrognio e oxignio so obtidos por sublimao do ar atmosfrico e posterior destilao. B) O oxignio usado em embalagens de alimentos para preservar o sabor e o nitrognio, como medicamento em hospitais. C) Na separao das fraes do nitrognio e do oxignio, o nitrognio removido antes do oxignio porque possui maior ponto de ebulio. D) H outros gases na atmosfera como argnio, metano, oznio. 06) A humanidade depende da energia para desenvolver suas atividades, portanto necessrio identificar um combustvel e quais as qualidades que permitem certos materiais serem classificados dessa forma. Com relao aos combustveis assinale a alternativa correta. (0,7 pt) A) Combustveis so aqueles materiais que se apresentam em grandes quantidades na natureza, que liberam muita energia quando queimados, exemplos: petrleo, cortia, carvo, e o lcool da cana-de-acar, dentre outros. B) Comburente toda a substncia que queima na combusto, como a gasolina. C) Combusto a reao qumica entre combustveis e comburente. D) O combustvel s queima na presena do gs nitrognio existente no ar atmosfrico. 07) Quando provamos uma rodela de limo ou comemos uma salada com muito vinagre, sentimos um gosto azedo caracterstico, isto porque o limo e o vinagre apresentam substncias cidas em sua composio. Com relao aos cidos assinale a alternativa correta. (0,4 pt) A) O cido presente no vinagre o cido actico e no limo o cido ctrico, os quais so considerados cidos fortes. B) O cido sulfrico e o cido clordrico so considerados cidos fracos. C) O cido clordrico conhecido comercialmente como cido muritico. D) O cido sulfdrico, H2S, um cido ternrio. 08) Acidentes comuns podem ocorrer em um laboratrio de qumica, sendo necessrio procedimentos de primeiros socorros. Assinale a alternativa INCORRETA com relao as condutas de emergncia no laboratrio. (0,7 pt)

A) Nas queimaduras por cidos secar o local e lavar com bastante gua por cerca de 5 minutos, a seguir lavar com uma soluo saturada de bicarbonato de sdio. B) Se houver intoxicao por gases levar a pessoa para um ambiente fechado para descansar. C) Nas queimaduras com bases lavar a regio atingida com bastante gua durante 5 minutos, a seguir lavar com soluo de cido actico 1% e lavar novamente. D) Se cair cido nos olhos lav-los durante 15 minutos nos chuveiros de emergncia, a seguir aplicar uma soluo de bicarbonato de sdio a 1%. 09) Qual tcnica a recomendada para a pesagem de um slido em um bquer previamente pesado? (0,7 pt) A) Transferir mais slido do que necessrio para o bquer. Devolver o excesso para o frasco com uma esptula. B) Transferir a quantidade desejada de slidos do frasco de reagente, segurando o gargalo da garrafa aberta sobre o bquer e pressionar o frasco. Em seguida, pesar o bquer e o slido. C) Pesar uma esptula, colher uma quantidade desejada de reagente do frasco, transferi-lo para o bquer e pesar novamente a esptula. D) Pesar um pedao de papel de filtro, emborcar levemente o frasco para a transferncia de slidos para o papel de filtro, pesar o papel de filtro com o slido e transferir o slido para o bquer. 10) A qumica ambiental, que na realidade representa a qumica do cotidiano, estuda os processos qumicos (mudanas) que ocorrem no meio ambiente. Essas mudanas podem ser naturais ou causadas pelo homem e em alguns casos podem trazer srios danos humanidade. Atualmente h uma grande preocupao em entender a qumica do meio ambiente, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida em nosso planeta. (0,9 pt)

Observando a figura assinale a alternativa correta. A) Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar quentes, o vapor de gua condensa, transformando-se novamente em gua. Como pesada e no consegue sustentar-se no ar, a gua acaba caindo em forma de chuva. B) O vento tambm um poderoso agente de corroso, remodelando a paisagem de muitos locais. C) A neve consiste na queda leve, moderada ou forte de cristais de gelo. Cada cristal de gelo uma precipitao de uma forma impura de gua congelada. D) Nem toda gua que est embaixo da terra considerada como gua subterrnea por haver uma distino daquela que ocupa o lenol fretico, que chamada de gua de solo e tem maior interesse para a agronomia e botnica.

11) Os produtos qumicos so representados normalmente por frmulas qumicas. Faa a correlao da coluna da esquerda com a coluna da direita e assinale a alternativa correta de cima para baixo com relao aos nomes das seguintes substncias qumicas. (0,4 pt) I - K2SO4, HNO3 e H2SO4 II - NaNO3, K2SO4 e H2SO4 III - K2SO4, HNO2 e H2SO3 IV - NaNO2, K2SO4, e H2SO4 V - NaNO3, K2SO4, H2SO3 A) V, I e IV. B) II, I e IV. ( ) nitrato de sdio, sulfato de potssio e cido sulfuroso. ( ) sulfato de potssio, cido nitrico e cido sulfrico. ( ) nitrato de sdio, sulfato de potssio e cido sulfrico.

C) V, III e II.

D) V, I e II.

12) Grande parte dos problemas relacionados aos recursos hdricos tem surgido devido a sua m utilizao. Com relao ao uso correto da gua assinale a alternativa correta. (0,4 pt) A) Os projetos de irrigao se forem mal planejados podem provocar alguns impactos ambientais, dentre estes: contaminao das guas, eroso, assoreamento e salinizao de regies ridas ou semi-ridas. B) Os resduos lanados nos ralos podem ir parar em algum rio ou lago, que devido a pequena quantidade no afetaro suas guas. C) Nas residncias normalmente no h desperdcios de gua, pelo uso na cozinha, no banheiro, na lavagem de caladas e carros. D) A agricultura e o desmatamento no modificam o leito dos rios e dos lagos. 13) Veja a tabela com as temperaturas onde ocorre a fuso de algumas substncias (sempre a presso ambiente). (0,9 pt) Substncia Ponto de fuso ( C)

lcool 114 enxofre 119 estanho 232 mercrio 39 nitrognio 210 ouro 1063 oxignio 219 zinco 419 Assinale a alternativa que relaciona corretamente a temperatura com o estado fsico da substncia. A) Na temperatura de 212oC somente o nitrognio encontra-se no estado lquido. B) As substncias: enxofre, estanho, ouro e zinco so slidos na temperatura de 230oC. C) Na temperatura de 500oC somente o ouro encontra-se no estado slido. D) As substncias: lcool, mercrio, nitrognio e oxignio so lquidos ou gases na temperatura de 40oC. 14) Trs tomos G, J e R, apresentam, respectivamente, nmeros de massa mpares e consecutivos. O nmero de nutrons de G igual ao nmero de nutrons de J, cujo nmero de prtons 20/51 vezes o nmero de massa de R, que tem 25 eltrons e um nmero de massa igual ao dobro de prtons + 1. O nmero de massa, de prtons, de nutrons e de eltrons do tomo G so, respectivamente: (0,9 pt) A) 51, 25, 26, 25 B) 49, 20, 29, 20 C) 51, 25, 26, 26 D) 47, 18, 29, 18

15) Pela equao qumica possvel saber o estado fsico das espcies participantes da reao, atraves das letras respectivas entre parnteses: gs(g), vapor(v), lquido(l), soluo aquosa(aq), slido(s) e cristal(c). Assinale a alternativa que apresenta o estado fsico correto de cada participante na equao qumica. (0,7 pt) A) H2(g) + Cl2(v) 2HCl(aq) C) P4(g) + 10Cl2(g) 4PCl5 (l) B) CH4(g) + 2O2(g) CO2(g) + 2H2O(l) D) 2CO(v) + O2(g) 2CO2(g)

You might also like