You are on page 1of 134

COMUNICAO, CULTURA E EXPRESSO EM LNGUA PORTUGUESA

MANUAL DE APOIO DISCIPLINA DE TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

Pelas docentes: Dra. Ana Carolina Vasconcelos Dra. Maria Elisabete Neves

Luanda, Maro de 2009

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

Nota Introdutria

O presente manual visa completar a bibliografia que, de forma especfica, sirva de suporte a um curso de Tcnicas de Comunicao e Expresso leccionado a estudantes de nvel superior das diferentes reas ministradas. Efectivamente, muitas so as obras publicadas com fins didcticos sobre a Comunicao seu conceito e seu arcabouo terico e sobre a expresso nomeadamente a expresso em lngua portuguesa, quer a nvel semntico, quer a nvel sintctico. Contudo essas obras foram concebidas com intuitos bem definidos quanto sua utilizao: domnio das Letras ou do Marketing. Sentimos, portanto, a necessidade de organizar uma compilao de materiais de diferentes fontes, onde se faa a ligao entre a teoria e a prtica. Acreditamos que o resultado do esforo despendido uma ferramenta que pode ser til aos nossos alunos como complemento do trabalho desenvolvido nas aulas e, eventualmente, como material de consulta futura, aquando do exerccio das suas actividades profissionais.

Luanda, Maro de 2009

Ana Carolina Vasconcelos Coordenadora Maria Elisabete Neves - Assistente

ANO LECTIVO 2009 / 2010

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

INTRODUO TEORIA GERAL DA COMUNICAO

1. CONCEITOS
O QUE A EXPRESSO? A expresso a manifestao do pensamento ou das ideias. Como falantes da lngua portuguesa, ns exprimimo-nos em portugus.

O QUE A COMUNICAO? A comunicao um daqueles fenmenos mais fceis de reconhecer do que definir. Ocorre com imensa frequncia, nas mais diversas situaes e assume diferentes formas: pelo olhar, atravs de gestos, de smbolos, mas sobretudo a travs da palavra, no nosso dia a dia. Inmeros livros foram escritos com o objectivo de definir e explicar a comunicao. No entanto, possvel delinearmos, em poucas palavras, o conceito de comunicao, se nos concentrarmos nas suas caractersticas essenciais

Processo dinmico e interactivo Engloba, pelo menos, duas partes Objectivo de transmitir informao

Ento, podemos afirmar que a comunicao um processo dinmico porque evolui. A seguir possvel constatar que esse processo eminentemente interactivo, pois tem de existir neste processo pelo menos duas partes, que interajam uma com a outra. Finalmente, perfeitamente legtimo dizer que o objectivo dessa interaco a transmisso de informao. No importa o contedo ou a essncia da informao, o facto de ser longa ou breve, objectiva ou subjectiva, elementar ou elaborada.

Ento, tendo em conta essas quatro caractersticas, podemos partir para a nossa prpria definio de comunicao: Comunicao um processo de interaco entre pelo menos dois seres para troca de informao.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO 2. CARACTERSTICAS DA COMUNICAO HUMANA Ao construirmos o conceito acima, utilizamos a expresso dois seres, em vez da mais restrita duas pessoas. De facto, no s os seres humanos comunicam. Tambm os animais o fazem entre si e com as pessoas. E h at teorias, ainda no de todo comprovadas, que defendem que os vegetais tambm possuem a capacidade de comunicar. H, no entanto, uma profunda diferena entre a comunicao dos seres humanos e a dos animais. H cerca de 100 anos, o sbio austraco Van Frish descobriu que uma abelha quando detecta uma fonte qualquer de acar, executa um rufar de asas especfico, atravs do qual sinaliza s suas companheiras a existncia de alimento. Aps sculo decorrido, os estudiosos da vida das abelhas observam o mesmo fenmeno, executado da mesma forma. Se considerarmos que, em regra, os insectos no so animais de ciclo de vida muito longo, quantas e quantas geraes de abelhas tero vivido desde que as observaes de Van Frish foram realizadas? E, no entanto, o agitar de asas exactamente o mesmo. Paralelamente, ao longo destes mesmos 100 anos, a comunicao humana passou por enormes alteraes.

Mudou, ampliou-se, cresceu em contedo e enriqueceu na forma exactamente nestas alteraes que reside a colossal diferena entre a comunicao humana e a animal. Os animais transmitem informaes e processam-nas, tal como o Homem, mas s ele tem capacidade para armazenar as informaes, enriquec-las e transmiti-las novamente, j completamente enriquecidas.

Assim, podemos afirmar que s o ser humano: Transmite Processa Armazena Enriquece Reproduz a informao j enriquecida

3. CONCEITO DE CULTURA A transmisso e o enriquecimento da informao ocorrem entre as pessoas de forma ininterrupta. Estamos permanentemente a receber informao, a ampli-la e a retransmiti-la. A esse ciclo giratrio denominamos de Cultura. Frequentemente utilizamos o vocbulo no seu sentido mais limitado, quando nos referimos ao patrimnio artstico e cientfico acumulado pelo gnero humano. Mas a cultura muito mais: todos os hbitos, usos e costumes, formas de estar no mundo e de sentir e interpretar a realidade circundante constituem a cultura de uma colectividade. Actualmente, a revoluo tecnolgica pela qual o mundo tem passado, com enormssimas consequncias no plano da comunicao, tende a ANO LECTIVO 2009 / 2010 3

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO atenuar a diferena entre as culturas. Mas as diferenas ainda existem e certamente utpico supor que, num futuro prximo, a humanidade venha a possuir uma e uma s cultura. E ainda bem que assim : diferentes formas de pensar e de estar contribuem para o enriquecimento do patrimnio comum da humanidade. Favorecem o ciclo de captao, de ampliao e retransmisso da informao que antes referimos. Dissemos que esse ciclo ininterrupto e esse motor contnuo que mantm a cultura viva. Quando pra de rodar o ciclo de transmisso enriquecimento transmisso da informao, a cultura fica estagnada e morre. E no por outra causa que civilizaes passadas (babilnios, egpcios, aztecas e tantas mais) produziram culturas notveis que, no entanto, por condicionantes diversas, deixaram um dia de evoluir, foram assimiladas por outras culturas que mantm vivo o seu dinamismo ou simplesmente as contemplamos hoje como verdadeiros fsseisdo passado. Se quisssemos representar plasticamente esse processo de transmisso enriquecimento transmisso da informao, poderamos utilizar a figura de uma roda sempre a girar. Porm, seria mais exacto servirmo-nos do exemplo do punhado de neve que se desprende do cimo da montanha e que rola sem parar em direco ao fundo do vale. Sempre a rolar e sempre a crescer de tamanho, transformando-se numa grande bola de neve, que pode assumir propores enormes.

A questo da globalizao cultural


Alexandre Melo fala em globalizao cultural a respeito da extenso planetria dos meios de comunicao social de massa, os mass media, com a correspondente transformao de tudo em informao imediata e universalmente disponvel (2002: 36) O termo indstria cultural foi cunhado pelos pensadores da Escola de Frankfurt, Adorno e Horkheimer, para designar a indstria meditica que estes autores entendiam como sendo a indstria de produo simblica de cariz capitalista. De acordo com estes tericos os produtos culturais contribuem para criar, reproduzir e manter no apenas uma ideologia dominante numa sociedade mas tambm a prpria estrutura dessa sociedade. Esta recria-se e reproduz-se constantemente de acordo com a base ideolgica dominante, em parte devido fora dos produtos culturais, que pela sua produo em massa se tornariam estandardizados e homogneos (37). Para este autor, globalizao cultural produz uniformidade, mas tambm diversidade. Esta ltima apenas ser prejudicada se, quando o alargamento da rea de oferta de um determinado bem implica o desaparecimento de um outro bem (2002: 43). Neste ponto convm frisar que mesmo numa sociedade aparentemente homognea e muito linear se assistem, com frequncia, a emergncias singulares. No caso das indstrias culturais isso tambm verdade. No universo mais-do-mesmo
com que habitualmente somos brindados tambm aparecem pequenas prolas.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO


S para dar um exemplo, o cinema de massas hollywoodesco e uniforme frequentemente espicaado pelo cinema independente, de baixo custo e que aposta na diversidade. Esta situao foi melhorada e expandida a outros sectores com as potencialidades das novas tecnologias, em especial o multimdia, um largo territrio de explorao cultural e comercial conforme defendem Fortuna e Silva, uma vez que, mudou bastante as condies de entrada e sucesso no sector empresarial da cultura (2001:429).

Boaventura Sousa Santos recorda o especial relevo que assumiu o conceito de globalizao cultural nos anos 80 lembrando que os valores, os artefactos culturais e os universos simblicos que se globalizam so ocidentais (2001:51), a propsito de autores como Ritzer que preferem falar de ocidentalizao ou americanizao. Em todo este processo intervm quer factores econmicos e de mercado, quer polticos. Para alm de outros factores como os MCS, direito, educao ou entidades policiais, Sousa Santos lembra que os Estados-nao no esto isentos de responsabilidade em todo o processo. Se, por um lado tm sido os arautos da diversidade cultural, da autenticidade da cultura nacional, por outro, tm proporcionado a homogeneizao e a uniformidade, esmagando a rica variedade de culturas locais existentes no territrio nacional (2001:54).

4. OS SIGNOS A comunicao estabelecida por signos. Um signo algo que representa uma realidade, algo que contm uma informao. Algo que estabelece a relao lgica entre o significante (aquilo que vemos, que captamos, como um conjunto de sons, imagens ou os prprios grafemas da escrita) e o significado (a ideia, o conceito mental ou a interpretao que fazemos do que captamos ou vemos). No signo lingustico apresentado vamos distinguir: Significante: conjunto de sons percebido pelo ouvido que se materializa graficamente na palavra ROSAS. Significado: conceito ou interpretao mental que temos do que uma rosa.

Alguns signos so, por assim dizer naturais. Ns homens apenas aprendemos a estabelecer a relao lgica. Assim, por exemplo, quando avistamos uma nuvem de fumo conclumos a existncia de fogo. Atribumos ao fumo o carcter de signo do fogo. O mesmo acontece quando vemos algum bocejar e conclumos que a pessoa tem sono: o bocejo o significante, cujo significado o sono. Mas para alm dos signos naturais, h inmeros que foram concebidos integralmente pelo ser humano. Estes tm as caractersticas de serem arbitrrios e convencionais. Nenhuma relao obrigatria se estabelece entre ele e a realidade; cada lngua recorre a um conjunto de sons diferentes (palavras diferentes) para referir um mesmo objecto. Por exemplo: os franceses dizem ANO LECTIVO 2009 / 2010 5

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO arbre, os ingleses tree e ns rvore, mas tambm podamos dizer rvora se tal tivesse sido convencionado. Arbre, tree e rvore tm o mesmo significado, mas diferem obviamente no significante. Tomemos como outro exemplo um semforo de trnsito, onde cada uma das luzes signo de uma realidade: obrigao de parar, possibilidade de seguir e necessidade de ter ateno. Numa partida de futebol, verificamos que h toda uma srie de signos que so usados: os uniformes que sinalizam equipas diferentes, os cartes de que o rbitro se serve e os silvos que emite com o apito assumem significados especficos convencionados pelo prprio Homem.

5. A PALAVRA De todos os signos de que nos servimos para comunicar, o mais importante a palavra porque: o que apresenta, em geral, maior exactido de significado; o que se presta a quase todas as situaes de comunicao e, por conseguinte, o de utilizao mais frequente Mesmo que no tenhamos conscincia disso, estamos permanentemente a utilizar as palavras. Como consequncia, quanto melhor utilizarmos as palavras, melhor e mais exacta ser a nossa comunicao; quanto mais eficiente for a nossa expresso verbal, mais eficaz ser a nossa comunicao. O uso da palavra est sujeito a determinadas regras. E o conjunto dessas regras denominamos por linguagem. Existem diferentes registos de linguagem. Na verdade, h a linguagem gestual, a da expresso facial, a da msica e inmeras outras.

Convm ento destacar dois grandes tipos de linguagem Verbal No verbal

LINGUAGEM VERBAL: as dificuldades de comunicao ocorrem quando as palavras tm graus distintos de abstraco e variedade de sentido. O significado das palavras no est nelas mesmas, mas nas pessoas (no repertrio de cada um e que lhe permite decifrar e interpretar as palavras);

LINGUAGEM NO - VERBAL: as pessoas no se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entoao so tambm importantes: so os elementos no-verbais da comunicao.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Os significados de determinados gestos e comportamentos variam muito de uma cultura para outra e de poca para poca. A comunicao verbal plenamente voluntria; o comportamento no-verbal pode ser uma reaco involuntria ou um acto comunicativo propositado. Alguns psiclogos afirmam que os sinais no-verbais tm as funes especficas de regular e encadear as interaces sociais e de expressar emoes e atitudes interpessoais. a) Expresso facial: no fcil avaliar as emoes de algum apenas a partir da sua expresso fisionmica. Por vezes os rostos transmitem espontaneamente os sentimentos, mas muitas pessoas tentam inibir a expresso emocional. b) Movimento dos olhos: desempenha um papel muito importante na comunicao. Um olhar fixo pode ser entendido como prova de interesse, mas noutro contexto pode significar ameaa, provocao. Desviar os olhos quando o emissor fala uma atitude que tanto pode transmitir a ideia de submisso como a de desinteresse. c) Movimentos da cabea: tendem a reforar e sincronizar a emisso de mensagens. d) Postura e movimentos do corpo: os movimentos corporais podem fornecer pistas mais seguras do que a expresso facial para se detectar determinados estados emocionais. Por ex.: inferiores hierrquicos adoptam posturas atenciosas e mais rgidas do que os seus superiores, que tendem a mostrar-se descontrados. e) Comportamentos no-verbais da voz: a entoao (qualidade, velocidade e ritmo da voz) revela-se importante no processo de comunicao. Uma voz calma geralmente transmite mensagens mais claras do que uma voz agitada. f) A aparncia: a aparncia de uma pessoa reflecte normalmente o tipo de imagem que ela gostaria de passar. Atravs do vesturio, penteado, maquilhagem, apetrechos pessoais, postura, gestos, modo de falar, etc., as pessoas criam uma projeco de como so e de como gostariam de ser tratadas. As relaes interpessoais sero menos tensas se a pessoa fornecer aos outros a sua projeco particular e se os outros respeitarem essa projeco.

Concluso: na interaco pessoal, tanto os elementos verbais como os no-verbais so


importantes para que o processo de comunicao seja eficiente.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Mas a que mais directamente nos interessa a linguagem verbal. Estudada de forma consistente por L. Wittgenstein, que entretanto se baseou em estudos anteriores, e depois desenvolvida por vrios outros tericos da matria, a linguagem : Um conjunto de signos Cuja utilizao subordinada a determinadas regras impostas por cada lngua, Cuja finalidade dar suporte comunicao

Palavras

Poucas pessoas tm verdadeira conscincia da importncia da palavra. Quando afirmo isso, no estou me referindo apenas sua importncia como meio de comunicao ou na sua dimenso artstica na poesia ou na prosa. Na sua cano Lngua, Caetano Veloso termina com uma pergunta: O que quer? O que pode esta lngua? As lnguas querem ser objeto de comunicao, condio fundamental para que as sociedades existam e a cultura possa ser transmitida de uma para outra gerao. Mas, a segunda questo proposta de forma inteligente pelo compositor pode e deve produzir uma ampla discusso. O que pode uma lngua? Pode se transformar em arte e, nessa dimenso, trazer o sentimento, a reflexo sobre as questes existenciais mais profundas, a crtica da realidade, a denncia da injustia e a busca da compreenso da vida, do mundo, do outro. Parece muito, mas, h um detalhe significativo que preciso atentar: A lngua formada de palavras e palavra energia que pode se materializar. As pessoas de uma maneira geral, no tm cuidado com esse detalhe, to significativo. O que pensamos e o que falamos termina, dependendo da impresso que essas palavras provoquem no nosso psiquismo, se materializando no nosso dia a dia. Portanto, muitas vezes somos vtimas de ns mesmos, quando inadvertidamente, expressamos algo desagradvel ou negativo em relao a ns ou aos outros. Se observarmos e examinarmos nossa prpria vida, veremos que muitas coisas que nos aconteceram ou que acontecem so manifestaes ou materializaes de nossas palavras. Por isso fundamental ter mais cuidado e, principalmente utilizar a palavra para produzir bem estar. Esclarecer Por Luciana Gouva

ANO LECTIVO 2009 / 2010

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO 5.1 A SINTAXE E A SEMNTICA Na linguagem verbal, as regras a que nos referimos so de duas naturezas: regras de sintaxe e de semntica. Quando desejamos aprender uma lngua, necessitamos antes de mais de um dicionrio, pois este dnos o significado das palavras; permite que interpretemos correctamente os signos. No dicionrio encontramos o contedo semntico da lngua, na medida em que a semntica estuda o significado das palavras e das frases. Porm, ainda que nos fosse possvel conhecer todas as palavras contidas no dicionrio, ainda assim no estaramos aptos a dominar a lngua. Isto porque nos faltaria conhecer a forma adequada de articular os diferentes signos, de forma a dar um contedo lgico ao que dizemos ou escrevemos. O uso da Lngua no se faz atravs de palavras soltas. Temos a necessidade de organiz-las em frases. Neste plano precisamos de recorrer a uma gramtica. com a gramtica que aprendemos como concatenar correcta e adequadamente as palavras. a gramtica que nos ensina a sintaxe da lngua, pois a cincia que estuda as relaes e funes das palavras nas frases. Em concluso, podemos afirmar que quanto maior for o domnio que tenhamos quer da semntica, quer da sintaxe da lngua, mais adequadamente poderemos comunicar-nos atravs dessa lngua.

6. MODELOS DE COMUNICAO Diversos foram os autores que se preocuparam em explicar como que ocorre o fenmeno da comunicao humana. A essas explicaes chamamos modelos, pois so representaes esquematizadas do processo de comunicao. Desses modelos, os mais conhecidos foram os desenvolvidos por Schramm e por Lasswell. Segundo Schramm, o acto comunicacional tem incio num Emissor, algum que define no s o que vai comunicar como tambm o Cdigo ( ou seja a linguagem) que vai utilizar, razo pela qual chamado de Codificador. A essncia da comunicao, isto , aquilo que informado, denomina-se de Mensagem. O envia a mensagem codificada atravs de um via, tambm da sua escolha (que poder ser, por exemplo, a via oral ou a via escrita, ou outra). Essa via o Canal, atravs do qual a mensagem recebida pelo destinatrio o Receptor a quem compete descodific-la. Por isto, o receptor conhecido tambm por Descodificador. Este modelo de Schramm, assim definido, confere ao emissor todo o protagonismo, todo o trabalho activo do processo de comunicao. Os seus seguidores, contudo, cedo se aperceberam de que no era exactamente assim, pois tambm o receptor realiza um papel importante nesse processo. Como vimos, a comunicao eminentemente interactiva e, portanto, s se completa quando, depois de receber a mensagem, o Receptor reage, escolhendo tambm um cdigo e um canal, atravs dos quais enviar ao Emissor original a sua Retroaco ou Resposta. Mas, na verdade, no s atravs da resposta que se evidencia a importncia do Receptor. Ela j se faz sentir antes mesmo da mensagem ser enviada, pois quer o cdigo, quer o canal so escolhidos pelo Emissor tendo em conta quem o Receptor. Por exemplo: um Emissor nunca escolher como cdigo a lngua japonesa se o Receptor no conhecer esse idioma, nem eleger como canal a via oral se o Receptor totalmente surdo. ANO LECTIVO 2009 / 2010 9

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

No modelo de Schramm devemos ainda ressaltar um elemento importante: o Rudo. Quer isto dizer, a possibilidade de poderem ocorrer rudos (interferncias que distorcem o sentido e, consequentemente, a compreenso da comunicao) quer aquando do envio da mensagem, quer durante a resposta. Uma das fontes mais frequentes de rudo a m utilizao da linguagem, que pode fazer com que a mensagem captado pelo Receptor no seja aquela que efectivamente o Emissor desejava enviar. Portanto o perfeito domnio da linguagem que nos d o conforto de vermos substancialmente reduzido o risco de uma interpretao incorrecta das mensagens que emitimos.

O modelo de Lasswell uma decorrncia, ou antes, uma simplificao do elaborado por Scrhamm. Focaliza exactamente os mesmos aspectos, mas, ao invs de recorrer a terminologia especfica e a uma estrutura esquemtica, expressa-se apenas atravs de cinco perguntas simples: Quem? Diz o qu? Por que via? A quem? Com que efeito? A essas cinco perguntas correspondem como resposta os cinco termos bsicos do modelo de Schramm: Emissor, Mensagem, Canal, Receptor e Retroaco. (Textos elaborados com base em apontamentos do Prof. Joo Pinto e Castro)

PASSOS PARA UMA COMUNICAO EFICAZ


Escolher adequadamente o cdigo e o canal tendo em conta o receptor; A mensagem deve ser pensada e organizada seguindo os critrios de clareza, correco e harmonia; Considerar os aspectos que dizem respeito ao contexto, isto significa que devemos atender aos aspectos situacionais, culturais, sociais, psicolgicos, etc.; No esquecer que comunicamos no apenas atravs de palavras (palavras em si e tom de voz), mas tambm atravs de outros sinais e, como tal, devemos estar atentos a essa outra linguagem (linguagem corporal, facial, aparncia, etc.); S avaliamos plenamente a eficcia da nossa comunicao ao recebermos o feedback / resposta do receptor, s assim saberemos se a nossa mensagem foi bem compreendida.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

10

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

MEIOS DE COMUNICAO SOCIAL


Meios de comunicao so instrumentos ou formas utilizados para a realizao do processo comunicacional. Quando referidos comunicao de massas, podem ser considerados como sinnimo de media. Contudo, h meios de comunicao, como o telefone, que no so massivos mas sim individuais (ou interpessoais)

Exemplos: Sonoros: telefone, rdio; Escritos: jornais, revistas; Audiovisuais: televiso, cinema; Multimdia: diversos meios simultaneamente (como escrita e audiovisual).

Qual o poder dos Media na transmisso de cultura?


Todo. Ou pelo menos algum. Falar de Meios de Comunicao Social (MCS) enquanto elementos de regulao cultural abarcar num s desgnio uma srie de dimenses to dspares quanto semelhantes da sociedade. pelos MCS que se sabe o que se passa no mundo, que se conhecem e visualizam outras culturas, que se sabe o que existe, o que se publica ou que se faz. tambm atravs dos MCS que frumos cultura, ou pelo menos alguma, independentemente da sua qualidade. Na realidade, cultura e comunicao so dois termos que se interpenetram desde o surgimento dos primeiros meios de comunicao social. Apesar da existncia de outros agentes mediadores e transmissores de cultura, como a Educao ou a Famlia, inegvel o poder que os media exercem sobre um nmero elevado de indivduos. Para Breton, os media passaram a ser o nico lugar onde esto as informaes que ho-de permitir descodificar os diferentes universos em que evolumos (1994:123), transferindo para os MCS o poder de orientao dos indivduos na sociedade. Tal como refere Rodrigues a comunicao no um produto, mas um processo de troca simblica generalizada, processo de que se alimenta a sociabilidade, que gera os laos sociais que estabelecemos com os outros (1999:22).

ANO LECTIVO 2009 / 2010

11

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Na realidade da interaco comunicacional mediatizada por smbolos concebidos, elaborados e legados por geraes sucessivas (Rodrigues, 1999:22) que se estabelecem e estreitam os laos sociais. Ainda mais quando promovidas pelos meios de comunicao que, pela sua rapidez e alcance contribuem para o alargamento da nossa experincia do mundo muito para alm do espao delimitado pelas fronteiras territoriais que nos rodeiam (Rodrigues, 1999:23). Apesar disso, este autor alerta para o facto de que a homogeneizao no acarreta necessariamente uma desterritorializao generalizada, no faz com que toda a humanidade passe a ter as mesmas representaes da realidade e a fazer parte de uma mesma rea cultural (1999:25), numa clara aluso e rejeio de que todos os indivduos sejam atingidos ou venham a reagir do mesmo modo aos contedos emanados dos MCS. Castells esclarece: a noo de meios de comunicao de massa faz referncia a um sistema tecnolgico, no a uma forma de cultura, a cultura de massa (2002: 441), distinguindo claramente que MCS se referem aos meios tecnolgicos e que os contedos editados ou emitidos por esses meios que podem ser enquadrados numa cultura de massas, uma vez que a maior parte dos nossos estmulos simblicos vem dos meios de comunicao (2002:442). Para Castells, a existncia de mensagens fora dos media limita-se s redes interpessoais e, no caso do efeito televisivo no representa apenas dinheiro ou poder. aceitar ser misturado num texto multisemntico, cuja sintaxe extremamente imprecisa. Assim, informao, entretenimento, educao e propaganda, relaxamento e hipnose, tudo se mistura(442-443). Para Edgar Morin a cultura de massa produzida de acordo com as normas massivas de fabricao industrial, difundida por tcnicas de difuso macia e que se dirigem a uma massa social alargada. Do mesmo modo Umberto Eco defende que: no existe uma cultura de massa no sentido imaginado pelos crticos apocalpticos das comunicaes.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

12

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

EXPRESSO VERBAL ORAL E ESCRITA


A mensagem pode ser processada por via oral e/ou escrita implicando diferenas notrias. A mensagem oral processa-se na conversao, exigindo a presena de, pelo menos, duas pessoas que alternam sucessivamente os papis de emissor e de receptor, que se encontram no mesmo referente situacional, bastando um gesto para clarificar elementos relativos a esse referente. A mensagem escrita (texto escrito), exige a descrio do referente situacional, ou seja, do ambiente. Observemos no quadro que se segue as principais diferenas. LINGUAGEM ORAL Alm do emissor, exige a presena activa do receptor. A emisso e a recepo sucedem-se, mudando sucessivamente de sentido. A mensagem facilitada pela presena dos referentes situacionais. Os referentes situacionais so revelados por gestos e pelas entoaes mais ou menos intensas. A descrio est quase ausente. Uso frequente de pausas e entoao. Texto menos extenso com frases A descrio frequente. Uso dos sinais de pontuao. Texto mais extenso com frases Entre a emisso e a recepo da mensagem interpem-se um espao mais ou menos longo. A ausncia dos referentes situacionais obriga a que se apresentem por descrio. Os referentes situacionais so apresentados pela descrio do ambiente. LINGUAGEM ESCRITA O receptor encontra-se geralmente ausente.

maioritariamente coordenadas. Uso de frases curtas, repeties, e frases

maioritariamente subordinadas. Uso de frases mais longas com construo frsica mais elaborada e vocabulrio mais rico evitando as repeties desnecessrias.

solecismos, incompletas.

anacolutos

NOTA: Considerando a relao lngua falada e lngua escrita, chegamos concluso que um falante de cultura rudimentar ter um discurso oral e um discurso escrito muito semelhante; mas se se tratar de um falante culto, haver uma grande diferena entre o seu discurso oral e o seu discurso escrito.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

13

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

1. Regras de apresentaes orais Numa exposio oral deve-se certificar que: Prepara com antecedncia o tema, tendo em conta o limite de tempo que tem para o expor; Tem em conta as caractersticas do receptor, quando prepara o tema; Utiliza vocabulrio simples, objectivo e variado; Apresenta-se bem vestido e bem penteado, no usando decotes muito acentuados nem saias muito curtas; No coa a cabea, o nariz ou ri as unhas; Controla o nervosismo com tcnicas adequadas, mas nunca masca pastilha elstica; Comea por apresentar o tema de forma atraente, para captar a ateno da assistncia; Expe o tema mantendo sempre viva a ateno e a curiosidade da assistncia; Movimenta-se e gesticula de forma a captar a ateno do ouvinte, mas no exagera para no se tornar caricato; Vai rodando olhar por todos os membros da audincia e no o fixa num s; Usa um tom de voz adequado, nem muito alto nem muito baixo, diversificando a entoao para dar mais nfase apresentao; Vai colocando perguntas para captar a participao da audincia;

ANO LECTIVO 2009 / 2010

14

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

1. Regras de apresentaes escritas


Apresentao do trabalho: Letra simples e bem feita; Evitar rasuras; Distribuio de Espaos: Ttulo a meio da linha; Deixar duas linhas antes de comear o texto; Depois de pargrafo, comear a frase deixando um espao na linha; Mudar de pargrafo sempre que o assunto seja diferente;

Uso das Maisculas: No incio da frase; Em nomes prprios; Caligrafia: Diferenciar as letras; Ortografia: Evitar os erros; No trocar/eliminar letras; Construo da frase: Frases curtas com ideias bem ordenadas. Pontuao: Usar a adequada (no esquecer o ? nas perguntas ). Evitar as repeties: de ideias e de palavras. Maneiras de comear uma frase: Certo dia... / Era uma vez... / H muitos anos... / Recordo.... Assim que... / Logo que... / Ento... / Entretanto.... Mais tarde... /Depois... / Seguidamente... Na verdade... / Com efeito... / Realmente.... Na minha opinio... / Eu penso que... / Creio que...

ANO LECTIVO 2009 / 2010

15

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO FORMAS DE TRATAMENTO POR TU E POR VOC

Quando falamos com uma pessoa, tratamo-la por TU, por VOC ou por SENHOR/A. A forma de tratamento escolhida deve ser mantida, fazendo-se as devidas concordncias com as formas de pronome correspondentes a cada pessoa. O que no se deve fazer tratar a pessoa ora por tu, ora por voc, ou confundir as formas dos pronomes, usando-as arbitrariamente. Se se tratar a pessoa por tu, deve ser sempre tratada por tu. Se se tratar a pessoa por voc deve ser sempre tratada por voc.

TU

OU

VOC SENHOR / A

2 pessoa do singular Ex: (Tu) Queres um caf? J te disse para te calares.

3 pessoa do singular Ex: (Voc) Quer um caf? J lhe disse para se calar.

PRONOMINALIZAO Pronominalizar substituir um complemento directo ou indirecto, numa orao, pelo pronome pessoal correspondente. O complemento directo um tipo de complemento que se segue ao verbo e que se obtm perguntando ao verbo o qu? ou quem?. Ex.: Preparei um jantar delicioso. Preparei o qu? um jantar delicioso Vamos levar o Joozinho escola. Vamos levar quem? o Joozinho Preparei um jantar delicioso. Vamos levar o Joozinho escola. Preparei-o. Vamos lev-lo escola.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

16

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO O complemento indirecto obtm-se perguntando a qu? ou a quem? ao verbo. Ex.: Vou telefonar ao Pedro. Vou telefonar a quem? Vou telefonar ao Pedro. ao Pedro Vou telefonar-lhe. (Ver anexo 1)

2. Translineao
De um modo geral, na mudana de linha, faz-se pela soletrao das slabas: a-dul-to de-sa-cor-do ho-mem ca-ne-ta a-lu-no

Mas, por vezes, surgem dvidas. Preste ento ateno s seguintes regras:

A consoante precedida de vogal conserva-se na slaba a que pertence e que a precede: p/-ti-mo ad-jec/-ti-vo a-dop/-tar

No se podem dividir os grupos consonnticos formados por c, g, t, p, b, f, v, seguidos por l ou r : abs-trac- to re-pli-car abs-ten-o

No se separam os grupos lh, ch, nh: Ove-lha cha-pu ni-nho

No se separa da vogal ou do ditongo o u do grupo qu ou gu: -gua pe-quei

Nunca se separam vogais que formam ditongos: Ora-o cons-ti-tui

ANO LECTIVO 2009 / 2010

17

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

Se o hfen est a ligar palavras compostas e coincide com o fim da linha, convm repartir-se no comeo da seguinte:

Mo-/-de-obra

guarda-/-chuva

EXERCCIO: tendo em ateno as regras a respeitar na translineao, faa a diviso silbica das palavras que se seguem:

cadeira director connosco Baptista declarar afilhado segredo qualidade bandeira igualdade terra quadrado guarda-redes acto Po-de-l

ANO LECTIVO 2009 / 2010

18

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

3. Acentuao
Os acentos grficos so trs: O acento agudo assinala a slaba tnica ou ditongos orais abertos ou, por vezes, a slaba com as vogais i e u: p, heri, pas O acento grave indica a contraco da preposio a com a forma feminina do determinante artigo definido a(s) e com os determinantes ou pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo: (s) quele(s), quela(s), quilo. O acento circunflexo indica o timbre semifechado das vogais a, e, o: tmara, vs, av.

As palavras, quanto acentuao, dividem-se em:


1. Palavras agudas ou oxtonas (aquelas em que a slaba tnica a ltima). Levam acento as palavras: a) terminadas em a, e, o, seguidos ou no de s (p, ps, caf, cafs, l, ls, av, avs) b) terminadas em vogal nasal ou ditongo nasal, seguidos ou no de s (ma, mas, irmo, irmos, me, mes, pe, pes) c) terminadas em i ou u, seguidos ou no de s, se antes do i ou do u h uma vogal com a qual eles no formam ditongo (sa-, sa-s, ba-, ba-s) d) terminadas nos ditongos abertos u, i e i, seguidos ou no de s (chapu, chapus, anis, anzis, constri) e) terminadas em em ou ens se tiverem mais de uma slaba (porm, parabns)

2. Palavras graves ou paroxtonas (aquelas em que a slaba tnica a penltima).

Levam acento as: a) terminadas em n, l, r, ou x (hfen, amvel, acar, trax) b) terminadas em i ou u, seguidos ou no de s (lpis, jri, Vnus, tneis, fsseis) c) terminadas em sons nasais (um, uns, o, os...) seguidos ou no de s (lbum, lbuns, rfo, rfos) d) que tm na slaba tnica o ditongo i, excepto boina, comboio e dezoito (herico) e) que tm na slaba tnica um i ou um u, se antes do i ou do u h uma vogal com a qual eles no fazem ditongo (saa, sada, contedo, mido, egosta, juzes).

Excepes: palavras como Coimbra, saindo, sairdes, rainha. ANO LECTIVO 2009 / 2010 19

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO 3. Palavras esdrxulas ou proparoxtonas (aquelas em que a slaba tnica a antepenltima). Todas as palavras esdrxulas so graficamente acentuadas: cido, cdigo, hmido, mnimo, efmero Nota importante: as palavras graves terminadas em ditongo crescente (ea, ia, eo, ie, ao, uo,), que antigamente se consideravam esdrxulas, funcionam como se de facto o fossem, e por isso tambm so acentuadas fmea, dio, gua, ambguo, camlia, ndoa

EXERCCIOS 1. Coloque o acento, correctamente, nas palavras que dele necessitem, e, frente, indique que regra foi aplicada (Ex.: 1.a ; 2.c ; 3; etc.)

1. ANEL 2. ANEIS 3. ORF 4. FACIL 5. ABDOMEN 6. RUIM 7. ANGULO 8. DISTINTIVO 9. EGOISMO 10. INICIADO 11. DEVESSEMOS 12. HINO 13. IDOLO 14. AMENDOA 15. ORGO 16. GABRIEL 17. CONSTITUIR 18. UTIL 19. VEJAIS 20. TENIS 21. AVENTURA 22. TUNEL 23. TUNEIS 24. PARTIRAMOS

25. PASSADO 26. FACILMENTE 27. ULTIMO 28. CADAVER 29. GENERO 30. GENEROSO 31. JUIZ 32. EXPERIENCIA 33. BENO 34. LIAO 35. PROBLEMATICA 36. DISTRAIDO 37. MOINHO 38. SAIRDES 39. LAGRIMA 40. PRECISASSE 41. TROUXERAM 42. AMAVELMENTE 43. CAISSE 44. ARRANHA-CEUS 45. DISTANTE 46. ALGUEM 47. HISTORICO 48. GIRASSOL

49. CLARABOIA 50. COMBOIO 51. REPRESENTANTE 52. PAU 53. NUVEM 54. PASSARO 55. ALVARO 56. LUIS 57. RAIZ 58. RAIZES 59. DEVIAMOS 60. TENS 61. OBTENS 62. PEROLA 63. IMPAR 64. FIZESTE 65. ALCACER DO SAL 66. SERPA 67. A NOTICIA 68. CANAO 69. DEZOITO 70. PEUGAS 71. PONTAPES

ANO LECTIVO 2009 / 2010

20

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO 2. Acentue nas seguintes frases as palavras que necessitarem de acento . 2.1 O Mario foi a Se e viu coisas explendidas. 2.2 A tia Claudia serviu cha e cafe aos convidados, porem o Jose e a Tarsia nao acharam agradavel. 2.3 O Portugues e o Frances sao linguas dificeis para uns e faceis para outros. 2.4 As palavras esdruxulas, ou designadas proparoxitonas, sao aquelas cuja silaba tonica e a antepenltima.

3. Preste ateno ao texto que se segue, com base nas regras de acentuao coloque o acento grfico nas palavras que dele necessitem.

O professor de Frances fez um grande escarceu, a directora decidiu que nao lhe cumpria decidir, assunto da Policia, a Policia tomou conta da ocorrencia, o professor de Frances jurou que ia continuar com as aulas, a directora disse que sim senhor, la por ela, e ate a conclusao das investigaoes, o professor de Matematica lembrou que carta anonima nao era prova, so e infamia", acrescentou a professora de Fisico-Quimica, Loureno, o continuo, meteu-se no debate, a porta estava nas hortensias tambem nao queria dizer pescoo, qualquer um a poderia ter levado mas quem?, mas quem?, perguntaram todos -, isso e que Loureno continuo nao sabia, va la uma pessoa adivinhar.

Mrio Zambujal, Crnica dos Bons Malandros

ANO LECTIVO 2009 / 2010

21

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

4. Sinais de pontuao e sinais auxiliares da escrita


PONTO FINAL O ponto final indica uma pausa grande. Emprega-se no final das frases: No te quero convencer. Quero apenas que leves os teus pensamentos sempre at ao fim, sem medo de chocar contra ideias que consideras sagradas, porque foram legadas pelos mais velhos. E que estudes o que se passa a todo o momento. Tirars as tuas concluses, que no podero ser muito diferentes das minhas. Ou no serias honesto. Pepetela, A Revolta da Casa dos dolos

O ponto emprega-se tambm nas abreviaturas, chamando-se, neste caso, ponto de abreviatura: Sr. abreviatura de Senhor; Dr. abreviatura de Doutor; D. abreviatura de Dom ou Dona Eng. abreviatura de Engenheiro Arq - abreviatura de Arquitecto Exmo. ou Ex. mo abreviatura de Excelentssimo

VRGULA A vrgula indica a pausa mais pequena da pontuao. Encontra-se no interior da frase, para separar oraes ou os elementos que as constituem. Usa-se para separar o vocativo: av, ensina-me a andar de bicicleta? Ensino. Quando que tu queres que eu te ensine, rapariga?

Usa-se para separar o aposto: E esse doce rabi, esperana dos tristes, onde se encontrava? Ea de Queirs, Contos Usa-se tambm nas enumeraes de palavras ou expresses que desempenham a mesma funo na frase, quando no esto ligadas pelas conjunes e, nem e ou: A beleza, o esprito, a graa, os dotes da alma e do corpo geram a admirao. Almeida Garrett, Viagens na Minha Terra A me foi inaugurar a loja com o primeiro carregamento da quinta: couves, alface, tomate, galinhas, ovos e fruta. Pepetela, O Co e os Caluandas Costuma usar-se antes da conjuno adversativa mas, e a separar as conjunes adversativas porm, todavia e contudo: O homem no pareceu particularmente entusiasmado, mas agradeceu e sentou-se a comer. ANO LECTIVO 2009 / 2010 22

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Todos sabem, porm, que no h carreiras de tiro, por mais bem apetrechadas, que possam satisfazer o apetite de uma batalha a srio. David Mouro-Ferreira, Gaivotas em Terra Nota: No entanto, quando a adversativa fizer parte de um bloco de frase de que no se quer quebrar a sequncia, no se usar a vrgula: Ningum tinha visto, porm todos sabiam que era verdade. Irene Lisboa, Uma Mo Cheia de Nada, Outra de Coisa Nenhuma Usa-se a separar as oraes assindticas, isto , as que no tm expressa uma conjuno de ligao: Foram descansar sob os garranchos de uma quixabeira, mastigaram punhados de farinha e pedaos de carne, beberam na cuia uns golos de gua. Graciliano Ramos, Vidas Secas Usa-se, muitas vezes, para separar a orao subordinada que est antes da subordinante, para tornar a frase mais clara: Quando o soldado foi tirar a galinha debaixo do cesto, Beto e Xico miraram-se calados. Luandino Vieira, Luuanda Se ao menos algum abrisse a persiana e o sol entrasse, teria a consolao de saber que era melhor lamentar-se ali do que no quartinho da casa da Redonda. Ldia Jorge, O Cais das Merendas Do mesmo modo, tambm muitas vezes aconselhvel separar por vrgula os complementos circunstanciais, quando aparecem antes do sujeito: Semanas depois, os amigos foram visit-lo. Mia Couto, Vozes Anoitecidas Usa-se a separar as oraes gerundivas e participiais, ou expresses equivalentes, quando iniciam a frase: Derivando todas as liberdades da pessoa do rei, ele recalcou sempre pelo terror todas as reivindicaes de independncia colectiva ou pessoal. Ramalho Ortigo, As Farpas Usa-se para separar as oraes relativas explicativas, porque elas so necessrias para a compreenso da frase: O Salta, que parece ano, esgueira-se pelos fundos da casa, chega ao cruzeiro, benze-se, e ningum lhe pe mais a vista em cima. Miguel Torga, A sala, que era ao mesmo tempo quarto de dormir, tinha abertas as portadas da varanda. Agustina Bessa-Lus, A Sibila

ANO LECTIVO 2009 / 20010

23

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Nota: Repare-se que esta ltima frase, por exemplo, continuaria perfeitamente compreensvel se eliminssemos a explicao que est entre vrgulas: A sala tinha abertas as portadas da varanda. J o mesmo no acontece com as oraes relativas restritivas, que por isso no levam vrgulas: Atribuam-lhe os males que afligiam a aldeia e temiam-na. Agustina Bessa-Lus, Contos Costuma usar-se para separar determinadas palavras e expresses explicativas ou conclusivas isto , ou seja, na verdade, com efeito, sem dvida, etc.: Estive para me levantar e ir logo l explicar-lhe a minha inteno, isto , que no tinha tido nenhuma inteno. Branquinho da Fonseca, Rio Turvo Sobre o rio, com efeito, reluzia um pedao de azul lavado e lustroso. Ea de Queirs, A Cidade e as Serras Educadamente, pediram-lhe que fizesse o favor de repetir. Joo de Melo, Gente Feliz com Lgrimas Nota: Mas quando estas palavras ou expresses esto integradas na sequncia da frase, no devem separar-se por vrgulas: Nuno Miguel recorda perfeitamente as letras incrustadas nos cascos negrssimos e tambm pintados nos dorsos das grandes chamins. Joo de Melo, Gente Feliz com Lgrimas

Usa-se a separar os advrbios sim e no, quando esto independentes na frase:

O necessrio, sim, o necessrio que o futuro os habite, mesmo em iluso. Verglio Ferreira, Apario No, mal no lhe havemos de fazer: mandamo-lo governador para Bissau. Almeida Garrett, D. Filipa de Vilhena

Usa-se para assinalar que se subentendeu numa segunda frase o verbo do predicado:

O Francisco da Segunda era mido e vivo como azougue; o Ablio, pacato e pesado. Vitorino Nemsio, O Mistrio do Pao do Milhafre Nota: Mas tratando-se de frases muito simples e claras, prefervel no usar a vrgula: Schiu, as paredes tm ouvidos, os montes olhos. Aquilino Ribeiro, Terras do Demo Geralmente usa-se a vrgula (mas tambm os dois pontos) no vocativo com que se iniciam cartas, requerimentos, ofcios, etc.. Ex: Prezado colega, / Exma. Senhora, / Cara amiga,

ANO LECTIVO 2009 / 20010

24

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Separa o nome do lugar, quando se data um documento Ex: Luanda, 13 de Maro de 2009 No se usa a vrgula a separar o sujeito e o predicado: As ruas desertas comearam a animar-se com a chegada do pblico. (e no: As ruas desertas, comearam a animar-se com a chegada do pblico). No se usa a vrgula a separar o verbo e o complemento directo: O presidente entregou as medalhas aos vencedores, que estavam muito contentes. (e no: O presidente entregou, as medalhas aos vencedores, que estavam muito contentes).

PONTO E VRGULA O ponto e vrgula assinala uma pausa maior do que a da vrgula, mas menor do que a do ponto final. Usa-se a separar oraes coordenadas ou subordinadas em longas enumeraes que j contm dentro de si vrias vrgulas: A manh corria incolor nas coisas da casa e no cu; o vento, sobre a madrugada, descara um pouco a sueste; e o mar, levemente enrugado contra os cachopos da costa, seguia largo e acinzentado ao norte do Canal. Vitorino Nemsio, Mau Tempo no Canal Usa-se em textos de direito, de poltica e de negcios, para assinalar enumeraes. Cada alnea abre um pargrafo e comea com letra maiscula: Os jovens gozam de proteco especial para efectivao dos seus direitos econmicos, sociais e culturais, nomeadamente: a) No ensino, na formao profissional e na cultura; b) No acesso ao primeiro emprego, no trabalho e na segurana social; c) No acesso habitao; d) Na educao fsica e no desporto; e) No aproveitamento dos tempos livres. Constituio da Repblica Portuguesa, art. 70

DOIS PONTOS Empregam-se para introduzir as falas do discurso directo: Francisco Valbranco levantou os olhos do cho. Tossiu e encorajou-se: Ento o senhor doutor Velenda saiu, no? A me de Zlia apressou-se, afvel: ANO LECTIVO 2009 / 20010 25

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Ele pede desculpa, mas vem j. Manuel da Fonseca, Aldeia Nova Os dois pontos empregam-se tambm para indicar citaes de outros textos ou palavras que foram ditas: A rdio dizia: O presidente dos Estados Unidos respondeu negativamente ao apelo que lhe foi enviado pelo Governo francs. Ferreira de Castro, A Misso Os dois pontos tambm podem apresentar enumeraes: As manifestaes culminantes da mentalidade colectiva de um povo so: a religio, a Poltica, a Moral e a Arte. Ramalho Ortigo, Farpas Tambm podem introduzir a explicao, a causa, a consequncia, etc., chegando mesmo a sugerir os gestos ou pensamentos das personagens ou do narrador: Aquela beleza era como o fogo: longe no se via, perto queimava. Mia Couto, Cada Homem Uma Raa A rapariga tirou uma pequena flauta da sua mala e comeou a tocar. A msica parecia ter um efeito hipntico: o rudo do trfego foi-se tornando distante e o meu corao acalmou-se. Paulo Coelho, Nas Margens do Rio Piedra eu Sentei e Chorei

PONTO DE INTERROGAO Usa-se nas perguntas e nas interrogaes directas:

- Ora a est, mestre Antnio. A sua filha alguma coisa. Ou no ser? Tenho os braos, tenho-a a ela e tenho um filho. Que me importam a mim os lavradores? E a mim, Jacinto? Nem a ela, entendeu? E deixe l que so de boa raa os lavradores. Como os cardos que nem os burros querem. Carlos de Oliveira, Uma Abelha na Chuva

A interrogao tambm aparece sem ser nas falas:

Horas e horas a arca navegou assim, carregada de incertezas e terror. Iria Deus obrigar o corvo a regressar barca? Iria sacrific-lo, pura e simplesmente, por exemplo? Ou que iria fazer?. Miguel Torga, Bichos

PONTO EXCLAMAO Emprega-se no final das frases ou expresses exclamativas. Pode exprimir variados sentimentos, como admirao, entusiasmo, surpresa, incitamento, ironia, dvida, dor: ANO LECTIVO 2009 / 20010 26

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO A tia Suzana, meio triste, meio embevecida: Ao menos v l se me escreves mais Mais! Este ano escrevi-lhe pelo menos quatro cartas! E olhe que no escrevo a mais ningum!. Antnio Alada Baptista, Tia Suzana, Meu Amor

PONTO DE INTERROGAO E EXCLAMAO Indica que existe, ao mesmo tempo, interrogao e exclamao. Costuma aparecer no dilogo, conjuntamente com mais interrogaes ou exclamaes: - Esta gente que faz? perguntou a um companheiro j maduro no ofcio. Contrabando. Contrabando?! E as terras, a agricultura? Terras? Estas penedias?!. Miguel Torga, Novos Contos da Montanha

TRAVESSO Emprega-se no discurso directo, para introduzir as falas e para separ-las das palavras do discurso indirecto que se intercalam: Joaquina disse fora da porta: Menina, olhe que a Senhora Prioresa anda l por dentro a procur-la. Adeus, adeus disse Teresa, sobressaltada. Tome l esta lembrana como prova da minha gratido. Camilo Castelo Branco, Amor de Perdio Emprega-se tambm para separar determinada orao, expresso ou palavra que se quer colocar em destaque ou em aparte. Depois, no sbado seguinte, Carlos ao voltar do jantar dos Gouvarinhos que fora excelentecontou-lhe a conversa que tivera com a senhora condessa. Ea de Queirs, Os Maias

RETICNCIAS Indicam que algo mais ficou por dizer e, assim, o leitor ou ouvinte imaginaro o resto. Podem significar hesitao, dvida, amargura, ironia ou outros sentimentos. A tia Suzana perguntou: Mas vais ficar por l? me Vou ficar por uns tempos Habituei-me quilo, quela terra, quela gente, queles horizontes Eu acho que j no sou capaz de viver aqui. Antnio Alada Baptista, Tia Suzana, Meu Amor

ANO LECTIVO 2009 / 20010

27

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

PARNTESES CURVOS Servem para isolar um elemento da frase ou at a prpria frase.

Certa ocasio sonhara com uma lagartixa azougada e com uma ratazana (ou coisa semelhante) que a perseguia. Jos Cardoso Pires, O Hspede de Job

PARNTESES RECTOS Servem para indicar a supresso num texto. Geralmente, faz-se essa supresso para tornar a citao mais curta e objectiva, eliminando algo de secundrio que, pelo menos naquele momento, no tem importncia.

ASPAS OU COMAS Colocam-se no princpio e no fim de frases ou palavras que so citao de outros contextos.

Diz a Bblia: No comers no local onde se cometeu um crime de morte. Agustina Bessa-Lus, Eugnia e Silvina Servem para colocar palavras ou expresses em destaque. (O itlico e o negro tambm podem desempenhar essa funo). Era-me preciso, de qualquer modo, que algum ao menos soubesse, e acreditasse, para eu tambm acreditar no que estava esboando. David Mouro-Ferreira, Um Amor Feliz As aspas tambm podem aparecer no discurso indirecto livre, pondo em destaque as palavras que foram ditas pela personagem. Chegou quase a pedir desculpa, limpando com a manga branca as bagas das camarinhas. Mas tinha perdido a cabea, que lhe queriam?. Trindade Coelho, Os Meus Amores

ITLICO O itlico uma espcie de letra inclinada e aparece, de certo modo, associado aos sinais de pontuao. Costuma usar-se para assinalar as palavras estrangeiras.

As duas comearam a andar em torno de um crculo imaginrio, como faziam os velhos cowboys do Oeste antes do duelo. Paulo Coelho, As Valqurias ANO LECTIVO 2009 / 20010 28

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Usa-se para assinalar ttulos de obras, como romances, poesia, jornais, revistas, peras, nomes de esculturas, pinturas, etc. A prpria reaco dos Bastos, violenta, queimando uma edio do Dirio de Ilhus, vinha provlo. Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela

NEGRO tambm chamado bold e negrito. Usa-se, s vezes, para colocar em detaque palavras ou frases, sobretudo em livros cientficos ou de ensino. A gria uma linguagem prpria de determinadas camadas sociais ou profissionais, que recorrem lngua padro e a modelam dentro do seu grupo. Jos M. C. Pinto, Novo Pronturio Ortogrfico

EXERCCIOS 1. Identifique os erros, por excesso ou por defeito, cometidos na utilizao da vrgula: a) b) Acompanhado de um fotgrafo, o reprter, percorreu o bairro entrevistando os moradores. Maria, j te disse, que consultasses o dicionrio.

c) quela hora quase ningum andava na rua, porque a chuva, caa sem cessar, e a noite levava as pessoas a preferirem, o aconchego, da casa.

2. Qual a(s) frase(s) com pontuao incorrecta? a) b) c) d) A Joana veio? Hoje no veio ontem. tarde. A Joana veio hoje, no veio ontem tarde. A Joana veio? Hoje no. Veio ontem tarde. A Joana veio hoje? No, veio ontem tarde.

3. Utilize os sinais de pontuao adequados de forma a obter, para cada frase, duas frases com significado diferente: a) Morreu no foi para o cu. b) Sada por aqui entrada livre. c) No era isto mesmo que ela queria ANO LECTIVO 2009 / 20010 29

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO d) Ontem chovia no fazia sol. e) O Joo veio hoje no veio ontem.

4. Reescreva as frases que se seguem, acrescentando-lhes os sinais de pontuao necessrios: a) Ao voltar a casa tarde Mariana encontrou o gato na cozinha aninhado a comer um rato que tinha apanhado. b) Tinha ratos em casa que fazer como resolver aquilo c) No dia seguinte aps as tarefas matinais disse ao filho hoje vou levar-te comigo porque no te quero sozinho em casa vamos l Bernardo d) No escritrio foi um alvoroo olha que menino to bonito

5. Reescreva os textos que se seguem, utilizando os sinais de pontuao adequados. No se esquea de fazer os pargrafos necessrios. 5.1 Desde que a minha irm nasceu s vejo o meu pai a correr quando ele tem tempo de ir jantar a casa da av numa destas alturas ouvi o meu pai perguntar ento o nome qual nome qual havia de ser o nome para a tua irm ou tu queres que ela se v chamar Jaime apesar de toda a minha m disposio ainda consegui sorrir com a ideia. Alice Vieira, Rosa, Minha Irm Rosa

5.2 Todos os olhos se fixaram em Joo Eduardo que se fez escarlate aquilo pareceu-lhe nesse momento pior do que a priso enfim continuou o administrador por altas consideraes que eu pesei devidamente tomo a responsabilidade de o soltar veja agora como se porta a autoridade no o perde de olho bem pode ir com Deus e Sua Excelncia recolheu-se ao gabinete Joo Eduardo ficou imvel como parvo posso ir hem balbuciou para a China para onde quiser [] exclamou o Domingos que interiormente detestando padres jubilava com aquele final Joo Eduardo olhou um momento em redor os empregados o carrancudo Carlos duas lgrimas bailavam-lhe nas plpebras de repente agarrou o chapu e abalou.
Ea de Queiroz, O Crime do Padre Amaro

ANO LECTIVO 2009 / 20010

30

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

5. GRAFIA DE ALGUNS VERBOS VERBO HAVER


1. Haver sinnimo de existir

O verbo haver no tem plural quando significa existir porque um verbo impessoal. A orao no tem sujeito (sujeito inexistente). Deve, pois, dizer-se Havia muitas pessoas (e no *Haviam muitas pessoas), Havia carros (e no *Haviam carros). Repare que no diz *Ho muitos rudos, mas sim H muitos rudos. A situao a mesma. Assim:

Singular Havia uma pessoa na sala. Houve apenas uma negativa. Hoje, h arroz no forno.

Plural Havia muitas pessoas na sala. Houve dezenas de negativas. Hoje, h batatas no forno.

2. O verbo haver tem plural quando auxiliar de outro verbo. Equivale ao verbo ter. Neste caso, a orao tem sujeito e o predicado (verbo) concorda com ele. No exemplo que se segue os sujeitos so respectivamente eu e ns. Assim:

SINGULAR Ex: Eu j havia lido este livro.

PLURAL Ex: Ns j havamos lido este livro.

EXERCCIOS 1 - Reescreva no plural as frases, substituindo o determinante realado por aquele que se encontra entre parntesis. a) Na turma de Engenharia Civil havia um aluno estrangeiro. (vrios) b) Neste fim-de-semana houve um acidente no Rocha Pinto. (trs) c) Ontem houve um baile nas Ingombotas. (muitos) d) Naquela parede havia um cartaz. (alguns) e) Outrora, houve neste lugar um grande castelo. (dois) f) Foi construdo por um senhor que havia morado na Ilha de Luanda. (dois) g) Ontem, havia um jogador excelente em campo. (vrios) ANO LECTIVO 2009 / 20010 31

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

h) Amanh haver uma reunio. (quatro) i) Creio que houve uma hiptese de ganharmos o campeonato. (vrias) 2 - Em que frase o verbo haver foi escrito no plural? Explique porqu?

Ficaste / Ficas-te
Ficaste o pretrito perfeito do verbo ficar. Como o te faz parte da terminao do tempo verbal, nunca se separa.

Ficas-te o presente do indicativo do verbo ficar mais o pronome reflexo te. A forma verbal ficas, que juntamos o pronome pessoal reflexo te atravs de um hfen.

EXERCCIOS 1. Cada uma das frases seguintes tanto pode estar correcta, como conter erros. Detecte-os e

corrija-os. a) Ontem ficas-te zangado comigo? b) Tu brincaste com a Joana, mas acabas-te por mago-la. c) Tu molhas-te os tnis e as calas quando saltas-te na poa de gua. d) H pouco compraste um po de leite. e) Quando compras-te o relgio no reparaste que no funcionava? f) Amanh, levantaste cedo?

ANO LECTIVO 2009 / 20010

32

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO 2. Complete as frases que se seguem com as formas dos verbos, entre parnteses, no

Pretrito Perfeito do Indicativo ou no Presente do Indicativo, acompanhado do pronome pessoal reflexo te. a) Tu no _______________ (ganhar) nenhum prmio na lotaria. Mas ___________ (pensar) comprar um carro novo.

b) Tu no _____________ (tentar) estudar Matemtica. Mas __________ (tentar) ir exposio de pintura.

c) Tu _________________ (arranjar) muito bem. Ontem ____________ (arranjar) um lindo penteado.

d) Tu _________________ (dominar-se) em certas situaes, mas ontem no te _______________ (dominar).

e) H pouco ____________ (soltar) um grito estridente. Quando soltas as tuas mgoas, ____________ (soltar) de problemas mais graves. Desse modo, ______________ (libertar) do que te aflige. Com aquele grito _________________ (ficar) muito mais aliviado.

f)

No ____________ (arranjar) o teu quarto, mas ______________ (arranjar) dos ps

cabea para ires passear.

g) No sei se __________________ (amar) aquela rapariga. Ser que amas algum? __________________ (amar) a ti prprio?

3. Complete adequadamente as frases que se seguem, utilizando as formas verbais adequadas:

a) Se ele ________________ (fica-se/ficasse) espera do autocarro, no chegaria a tempo.

b) _____________ (espera-se/esperasse) que os acontecimentos evoluam favoravelmente.

c) Ontem _______________ (voltas-te/voltaste) cedo para casa.

d) Nas situaes mais polmicas, tu ____________ (calas-te/calaste) sempre. ANO LECTIVO 2009 / 20010 33

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO e) Todos os anos ________________ (d-mos/damos) uma volta por aquela regio.

f)

Se tens livros a mais, ________________ (oferece-mos/oferecemos), porque no constam na

minha biblioteca.

g) Amanh eles _______________ (contaram/contaro) as novidades a toda a gente.

Verbo poder
O verbo poder tem formas que se escrevem com U e outras que se escrevem com O. Quando o E da segunda slaba aberto, escreve-se com U: puder, pudesse, pudeste, pudera. Quando o E da segunda slaba fechado, escreve-se com O: poder, pode, podemos, podes.

Excepo: Eu pude (1 pessoa do singular do pretrito perfeito do indicativo) O verbo poder tem duas formas homgrafas:

Pode 3 pessoa do singular do presente do indicativo Ex: Hoje, o Bernardo no pode vir almoar a casa.

Pde 3 pessoa do singular do pretrito perfeito do indicativo Ex: Ontem, o Bernardo no pde vir almoar.

ANO LECTIVO 2009 / 20010

34

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

Verbos querer e pr
Todas as formas dos verbos querer e do verbo pr se escrevem sempre com s.

Verbo querer Quis Quiseste Quisemos Quisesse Quiser Quisermos Quiserem

Verbo pr Pus Puseste Pusemos Pusesse Puser Pusermos Puserem

Verbos derivados de pr

Ao contrrio do que acontece com o verbo PR, que leva acento para de diferenciar da preposio por, os verbos derivados de pr no tm acento.

Compor Decomp or Dispor VERBOS DERIVADOS DO VERBO PR

Repor Supor

Transpor Opor

Sobrepor Impor

ANO LECTIVO 2009 / 20010

35

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO EXERCCIOS 1. Complete as frases com os derivados do verbo pr. a) Para decalcar o desenho preciso _________ a folha de papel sobre o tecido. b) Um professor no deve ____________ a sua autoridade. Deve consegui-la naturalmente. c) O grande maestro acaba de ___________ uma nova sinfonia. d) Estou de acordo, portanto nada tenho a ___________ ao que disse. e) Este obstculo difcil de ___________ .

6. DVIDAS GRAMATICAIS PORQUE ( que) / POR QUE


+ substantivo motivo ou razo

+ verbo

Leva o guarda-chuva porque est a chover. a conjuno causal porque que tem o sentido de visto que. No sei por que razo te foste embora. Aceito plenamente a razo por que te foste embora. Nos dois exemplos supracitados por que um pronome relativo e escreve-se portanto em separado. Para melhor compreenso vamos faz-lo variar. Assim: No sei por qual razo te foste embora. Aceito plenamente a razo pela qual te foste embora. Ele no sabia por qual (motivo) se tornara to antiptico. Porque que no comeste a sopa? Trata-se de um advrbio interrogativo, mais correcto escrever-se numa s palavra. Contudo, h alguns autores brasileiros que o escrevem em separado. ANO LECTIVO 2009 / 2010 36

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

PORQU?

Tambm exprime causa, mas aparece sozinho no incio ou no final da frase. Pode tambm ser substantivo, sinnimo de motivo ou razo.

Ficaste aborrecido mas no sei porqu. (advrbio) O presidente no tinha percebido o porqu de tanta contestao. (substantivo) O porqu acentuado, tanto na pronncia como na escrita, quando se trata de um advrbio ou substantivo.

EXERCCIOS

1. Use POR QUE, PORQUE ou PORQU: 1) __________ vocs pensam que o professor vai chegar atrasado? 2) Reivindicamos melhores condies _________ um direito nosso. 3) Preciso de saber _________ no podes fazer o teste hoje. 4) No sei ________ o Fernando chega sempre atrasado. 5) Sei que h algo errado ___________ ningum apareceu at agora. 6) Qual o __________ de toda esta confuso? 7) Estas so as reivindicaes _____________ estamos a lutar. 8) Ests sempre a implicar comigo! _________ discordo de ti? 9) O tnel __________ deveramos passar ainda fica muito longe. 10) A situao agravou-se ___________ muita gente no se manifestou.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

37

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

MAS / MAIS
A nossa empresa est disposta a colaborar mas coloca algumas objeces. Trata-se de uma conjuno, introduz uma orao coordenada com valor adversativo. sinnimo de porm, contudo, todavia, podendo ser substitudo. A nossa empresa est disposta a colaborar, apenas coloca mais objeces. designativo de aumento, grandeza ou comparao. Trata-se, por isso, de um advrbio. Opem-se a menos.

EXERCCIOS 1. Use MAIS ou MAS, consoante os casos assim o exijam: a) Decidi escrever o meu dirio, na esperana de que a minha vida se tornasse um pouco ______ interessante. ______ decididamente, no foi uma boa opo, porque me tornei cada vez _______ introvertido.

b) O meu quadro foi ______ barato que o teu, _______, em contrapartida, o teu _______ interessante e _____ colorido.

c) Eu sei que gostas ______ de carne, ______ tambm precisas de comer peixe.

d) Temos ______ trabalho nesta altura do ano, por causa da aproximao do Natal. Por esta razo fechamos a loja ______ tarde, _______, em compensao, os ndices de vendas so ______ elevados. a poca do ano em que vendemos _______.

e) Quem ______ quer assistir palestra?

f) Precisas de ______ alguma coisa? - Precisar, preciso, _______ j no tenho coragem de te pedir _______ nada. J fizeste tanto por mim!

ANO LECTIVO 2009 / 2010

38

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO g) Sabes qual o pas com _______ populao no mundo? - No tenho a certeza, ______ acho que a China.

h) Senti-me ______ adulto, quando usei a minha primeira gravata. ______, ao mesmo tempo senti-me muito ________ desconfortvel, por no estar habituado. i) Pode andar um pouco ______ depressa, por favor? - Poder eu posso, ______ no devo. A velocidade mxima permitida dentro das cidades de 60km. Se andar a ______ de 60km, posso ter problemas com a polcia de trnsito.

H / / Ah
H (verbo haver) Quando sinnimo de existir Ex: H muito peixe no mar. Quando traduz tempo Ex: H muitos anos que no via a Maria. (contraco da preposio a com o artigo definido a Quando estabelece apenas relao entre duas palavras Ex: Calas boca de sino Quando indica lugar ou direco (pode passar-se para o plural) Ex: Vou feira. / Vou s feiras. Ah (interjeio) Quando traduz espanto, aflio, uma gargalhada, etc. Ex: Ah, s tu! Que susto!

Eu fui praia... / Eu fui a Coimbra... / Eu fui ao Lubito... Contraco da preposio a com o artigo a, o, as, os. No jardim h muitas flores... / ... havia muitas flores... / ... havero... Neste caso, trata-se da conjugao do verbo haver, que se escreve sempre com h.

Ah! J me lembro dessa histria. Trata-se de uma interjeio que, entre muitos outros sentimentos, indica espanto, admirao.

/A

= preposio simples a + artigo definido


feminino singular a (utiliza-se com o verbo IR e introduz o Complemento Indirecto) ANO LECTIVO 2009 / 2010

A = preposio simples (seguido de verbo)


ou artigo definido feminino singular (seguido de Sujeito ou Complemento Directo) 39

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO A crase da preposio a com o artigo definido feminino singular a s ocorre antes de nomes femininos. Em caso de dvida recorra seguinte estratgia: Substitua, na frase, o substantivo feminino que aparece a seguir ao a por um masculino e reconstrua a frase. Se na nova frase o a se transformar num ao, ento no restam dvidas: h contraco da preposio a com o artigo definido feminino singular a. Ex: Vou escola esta tarde. / Vou ao cinema esta tarde. Mas se na troca o a no se transformar num ao, ento no h contraco da preposio a com o artigo definido feminino singular a: Ex: Vou visitar a Catarina. / Vou visitar o Tecassala. No h crase da preposio a com o artigo definido feminino singular a quando preposio a se segue o artigo indefinido um/a/s: Ex: D os brinquedos a um menino pequenino. Entrega a boneca a uma rapariga. No h crase da preposio a com o artigo definido feminino singular a quando preposio a se segue o pronome demonstrativo este/a/s: Ex: Vai a este supermercado comprar fruta. Vai a esta loja comprar po. No h crase da preposio a com o artigo definido feminino singular a quando preposio a se segue a palavra ningum: Ex: No digas isso a ningum. No faas mal a ningum.

CONTRACO COM TOPNIMOS Topnimos so palavras que designam nomes de lugares. Por exemplo: Angola, Huambo, Catete, Viana, Malange, Cabinda, Benfica, Portugal, etc. Como saber se antes de um topnimo h ou no contraco da preposio a com o artigo definido feminino singular a? Tratando-se de um topnimo masculino, fcil: Ex: Vou ao Brasil. Vou ao Canad. Vou ao Luxemburgo. Vou ao Lubango. ANO LECTIVO 2009 / 2010 40

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

H, porm, topnimos que no se usam precedidos de artigo: Angola, Portugal, Moambique, Cabo Verde, S. Tom e Prncipe, Timor, Macau, etc. Portanto, nesses casos, nunca h a crase da preposio a com o artigo definido feminino singular a.

REPARE COM ATENO: Eu venho de Portugal. Eu venho de Paris. Eu venho da Austrlia. Eu venho da Zmbia. Eu vou a Portugal. Eu vou a Paris. Eu vou Austrlia. Eu vou Zmbia.

Que transformaes ocorrem na frase quando se troca o verbo VIR DE pelo verbo IR? EXERCCIOS 1. Complete as frases que se seguem, usando correctamente a(s), (s), h ou ah, consoante o contexto lingustico em presena: 1) _____ muitas pessoas que no tm o que vestir. 2) _____ saia que me compraste no me serve. 3) _____ muitos anos que no via a Maria. 4) _____! s tu. Que susto! 5) Falou _____ Joana. 6) _____! No sabia que j tinhas chegado. 7) Comi tripas ______ moda do Porto e bacalhau com natas. 8) Quando fui ______ feira comprei umas calas. 9) ______ quanto tempo chegaste? 10) Comprou chocolates _______ rapariga. 11) ______! Afinal no te esqueceste de mim! 12) Estou ______ espera do autocarro. ANO LECTIVO 2009 / 2010 41

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

SE NO / SENO
Se no fores j embora chegars atrasado. (conjuno se + advrbio no) A conjuno condicional se refere uma condio. No segundo exemplo, esse se pode estar acompanhado do advrbio de negao no. Vai te embora j, seno chegars atrasado. (conjuno seno = quando no; caso contrrio) Vai-te j embora seno no chegars a tempo. (conjuno seno + adv. no) Estamos perante a conjuno, tambm condicional, seno. Mais fcil de identificar so o advrbio e o substantivo seno, repare: No tenho seno a roupa do corpo. (advrbio seno = apenas, s; excepto) No h bela sem seno. (substantivo seno = defeito, mcula)

EXERCCIOS a) b) c) d) e) Todos, ____________ o Antnio, foram ao cinema. Fala mais alto ____________ no oio. ____________ chover, vamos praia. Tens que te aplicar mais, __________ vais ter que fazer exame. Vais ter que te aplicar mais, _______________ queres fazer exame.

TODO/A/S
A palavra todo, quando seguida de um substantivo, deve ter sua frente um artigo que com ela concorda em gnero e nmero. Ex: Todo o homem mortal. Todos os povos deviam ser livres. Toda a mulher gosta de crianas. Todas as crianas gostam de brincar. Toda a gente gosta de ver futebol. ANO LECTIVO 2009 / 2010 42

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO EXERCCIOS a) No comprmos __________ livros. b) Vem __________ matria para o exame. c) ___________ pases africanos de Lngua Oficial Portuguesa participaram na cimeira. d) Vou visitar a minha famlia _________ Sextas-Feiras. e) J li __________ livros de Uanhenga Xitu. f) O que que fizeste ontem ___________ tarde? g) Bebeste ___________ leite que estava no frigorfico? h) Agradeo-te ___________ generosidade que tiveste para com a minha me. i) ____________ vezes que tento falar com o Francisco, ele no atende o telefone. j) Vou levar __________ malas para dentro de casa.

ONDE / AONDE
Onde indica o lugar em que se est ou onde se passa algum facto. Normalmente, utiliza-se aquando da presena de verbos que exprimem estado ou permanncia:

Onde que ests? Onde que vais ficar nas prximas frias do vero?

Aonde exprime uma ideia de movimento. Costuma utilizar-se aquando da presena de verbos que exprimem movimento:

Aonde que vais? Aonde que me devo dirigir para resolver este problema? No sei aonde ir.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

43

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO EXERCCIOS 1. Formule perguntas adequadas, usando onde ou aonde, para as seguintes respostas: a) R: A reunio vai ser na sala dos professores. b) R: A bagagem foi levada para o aeroporto 4 de Fevereiro. c) R: Ns vamos ao Mussulo. d) R: Estive no Instituto Cames. e) R: As raparigas foram praia.

H CERCA DE / ACERCA DE / A CERCA DE

H cerca de Expresso que indica tempo.

acerca de Expresso que significa a respeito de.

a cerca de Expresso distncia. que significa a

Ex: Estou tua espera h cerca deEx: Sabes alguma coisa acerca da duas horas. deciso tomada?

Ex: A escola fica a cerca de 2 km da casa da Joana.

EXERCCIOS 1. Complete os espaos em branco com as expresses h cerca de, acerca de e a cerca de: a) Venho falar ______________ um assunto que vos interessa. b) O comboio partiu ______________ uma hora. c) ______________ um ano que se encontra doente. d) A escola fica ________________ 2 km da casa da Joana. e) Agostinho Neto escreve ______________ assuntos histricos. ANO LECTIVO 2009 / 2010 44

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO f) Na prxima aula, falaremos ______________ desta matria. g) O restaurante do Sr. Manuel fica _______________ 15 minutos do meu local de trabalho. h) Galileu viveu ___________ cinco sculos e estudou matrias _____________ do sistema solar. i) Sei tudo ____________ desse assunto e espero _____________ quinze anos para o poder revelar. j) A passadeira para pees est _______________ 2 metros do jardim-de-infncia.

Havia (verbo haver) / avia (verbo aviar)

Havia Verbo haver, sinnimo de existir.

Avia Verbo aviar, sinnimo de atender ou despachar.

Ex: Havia muitas festas antigamente.

Ex: - Joaquim, avia esse senhor. - homem, avia-te. Estou farto de esperar.

EXERCCIOS 1. Complete o texto que se segue com havia ou avia: ___________ outrora um jovem que tinha uma estalagem. Um dia entrou l um homem muito velho que lhe disse: - Tenho muita fome e pouco dinheiro, rapaz, _________ a qualquer coisa para eu comer. Ora, __________ j vrios dias que ningum visitava a estalagem e o jovem estava a ter problemas com o negcio. J ________ falta de muita coisa na despensa. Mesmo assim, o jovem arranjou-lhe um pedao de po. O velho comeu e disse: - Ainda tenho fome. ______ mais um pedao de po a este velho. Mas o rapaz sabia que j no ________ mais nada na despensa. Porm, quando abriu a porta viu que ______ grande fartura de comida. O velho tinha partido e quatro fregueses estavam ao balco: - _____-te, rapaz disse um deles Vem a mais gente e no tarda nada tens a estalagem cheia. ANO LECTIVO 2009 / 2010 45

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

Houve (verbo haver) / Ouve (verbo ouvir)

Houve Pretrito perfeito do indicativo do verbo haver. Ex: J houve aqui um jardim.

Ouve Presente do indicativo ou imperativo do verbo ouvir. Ex: Ouve com ateno o que ele diz.

EXERCCIOS 1. Complete os textos que se seguem com houve ou ouve. Quando tiver dvida a respeito da grafia, j sabe que, no caso de se escrever com h, pode substituir a forma verbal por tem havido:

a) No ________ nada do que se lhe diz. Bem se pode falar alto, ouvir que no ________. No ________ nada que tivesse aprendido. Est mesmo a zero! Nunca _________ um aluno assim.

b) Neste local _________ antigamente um castelo onde vivia um prncipe com orelhas enormes. Um dia um campons perguntou-lhe: - __________ l, j _________ algum na tua famlia com orelhas assim? - No _________ - respondeu o prncipe -. Mas _________ um espertinho como tu que fez a mesma pergunta e ficou sem orelhas. Sabes que agora no __________ nada?

Vem (verbo ver) / Vm (verbo vir)

Vem Presente do indicativo do verbo VER. Ex: Eles vem bem para o quadro.

Vm Presente do indicativo do verbo VIR. Ex: Eles vm de autocarro.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

46

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO EXERCCIOS 1. Produza quatro frases em que utilize as formas do verbo ver e do verbo vir. a) b) c) d) ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

3 pessoa do plural do pretrito perfeito do indicativo e do futuro imperfeito do indicativo.


Talibs roubaram vveres para trs semanas do Programa Alimentar Mundial. (pretrito perfeito) Caso continuem esfomeados, roubaro os vveres alheios? (futuro imperfeito)

EXERCCIOS 1. Complete os excertos das notcias que se seguem, utilizando os verbos nos tempos indicados entre parntesis. a) Os ataques terroristas de 11 de Setembro ______________ (aumentar, Pret. Perfeito) substancialmente as incertezas quanto ao comportamento das economias. b) ...Os EUA __________________ (poder, Futuro Imperfeito) registar uma acelerao do crescimento em 2002. c) As respostas das autoridades monetrias e dos Governos _______________ (evitar, Pret. Perfeito) que o pnico se instalasse. d) As companhias de aviao ______________ (anunciar, Futuro Imperfeito) a reduo de 130 mil postos de trabalho. Dirio de Notcias, 24 de Setembro de 2001

ANO LECTIVO 2009 / 2010

47

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

7. ALARGAMENTO VOCABULAR Relao entre as palavras Sinonmia


Duas palavras so sinnimas quando tm significados semelhantes podendo ser substitudas uma pela outra em contextos iguais. Ex: presente = brinde, ddiva, oferta

Antonmia
Duas palavras so antnimas quando apresentam significados opostos e so utilizadas em contextos completamente diferentes. Ex: alto # baixo gordo # magro

Hiperonmia / Hiponmia
O hipernimo designa o conjunto de vrias espcies com ele relacionadas. Ex: meios de transporte O hipnimo designa as espcies contidas no conjunto representado pelo hipernimo. Ex: carro, comboio, avio, mota, barco

Homonmia
Designa as palavras que se lem e escrevem da mesma forma, mas tm significados diferentes. Ex: Ns formamos ns fortes.

Homofonia
Designa as palavras que se lem da mesma forma, mas tm escrita e significados diferentes. Ex: Sinto que tenhas sido multada por no usares o cinto de segurana.

Homografia
Designa as palavras que se escrevem da mesma forma, mas tm acentuao e significados diferentes. ANO LECTIVO 2009 / 2010 48

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Ex: Segredo-te um segredo bem antigo.

Paronmia
Designa palavras com escrita e leitura semelhantes, mas significados diferentes. Ex.: O Prefeito da cidade tem um carro perfeito.

EXERCCIOS 1. Atente nos seguintes pares de palavras homfonas e redija uma frase em que evidencie o sentido de cada uma delas. (Consulte o dicionrio, se for preciso) a) b) c) d) e) f) Era/hera Ns/noz Vs/voz Coser/cozer Sem/cem Conselho/Concelho g) h) i) j) k) Conserto/concerto Passo/pao Assento/acento Asso/ao Senso/censo

2. Complete as frases com os pares de palavras que se encontram dentro do rectngulo.

Expiar- espiar / Hera-era Traz-trs Senso-censo / / /

cumprimento-comprimento externo-esterno sinto-cinto tacha-taxa

/ estofar-estufar / / / rodo-rudo ouve-houve peo-pio

a) O ___________________ do cano de escape da tua motorizada perturbador. No guarda fatos do meu av encontrei um fato de l ________________ por um insecto chamado traa.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

49

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO b) Uma pequena __________________ comprada na loja de ferragens suficiente para reparar a fechadura da porta. A __________________ de juro que os meus pais tm de pagar ao banco elevada. c) Um pouco de bom _______________ no faz mal a ningum. Segundo o ltimo_______________ a populao da nossa cidade era de cento e cinquenta mil pessoas. d) Uma vez que o tecido do sof est um pouco velho, decidimos mand-los _____________ com um tecido novo. O Diogo no se importa de ______________ a carne, pois gosta de culinria. e) A garagem est situada na parte de ________________ do prdio. Amanh ______________ o pronturio de ortografia para a aula de Portugus. f) Tenho a sensao que ao apertar o _______________ destas calas ______________ uma pequena dor de barriga. g) Nas ltimas frias de Vero _______________ muitos acidentes de viao. ____________ bem o conselho que te dou: vai devagar, porque mais vale chegar tarde do que nunca. h) Ele est agora a ________________ todas as maldades que cometeu. No correcto estar a _________________ todas as maldades que cometeu. i) No devemos confundir externo com esterno. _____________ o osso do peito. _____________ significa do lado de fora. j) O __________________ da mesa de 2 metros. O _________________ que ele me fez foi um simptico aperto de mo. k) A D. Maria gosta muito de ver os meninos l da rua a jogar ao _____________. Enquanto _____________ tenho cuidados diferentes de quando sou condutor de um veculo.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

50

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

8. ELABORAO / DESCODIFICAO DO RACIOCNIO LGICO Aprendizagem da escrita


Escrever bem implica possuir ideias, conhecimentos; no entanto, tambm necessita de aprendizagem: de hbitos de leitura para enriquecimento do lxico e desenvolvimento do raciocnio e interpretao; (ver Anexo 2) das palavras, isto ,

enriquecer-se o rol pessoal de vocabulrio que possibilite

expressar-se com fluidez e propriedade, escolhendo as palavras em funo do tema, do objectivo e do tipo de leitores para quem se escreve; das construes sintcticas; da disposio ou ordenao das partes do escrito, que resulta da capacidade lgica de impor s ideias uma ordem que d clareza ao texto.

EXERCCIOS 1. Em cada uma das frases que se seguem, substitua a palavra coisa por outros substantivos que se revelem mais adequados ao contexto: a) A Assembleia da Repblica est a discutir coisas econmicas de interesse nacional. ___________________________________________________________________________ b) Dizer sempre a verdade coisa que poucos praticam. ___________________________________________________________________________ c) Tenho de comunicar-te uma coisa estupenda. ___________________________________________________________________________ d) H que vencer muitas coisas antes de conseguir xito. ___________________________________________________________________________ ANO LECTIVO 2009 / 2010 51

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO e) Meteu-se-me uma coisa no olho.

2. Indique adjectivos sua escolha que melhor sirvam para substituir, em cada um dos exemplos apresentados, a palavra maravilhoso: a) Um professor maravilhoso. ___________________________________________________________________________ b) Um colega maravilhoso. _______________________________________________________________________ c) Uma rapariga maravilhosa. ___________________________________________________________________________ d) Uma casa maravilhosa. ___________________________________________________________________________ e) Um pas maravilhoso. ___________________________________________________________________________

3. Construa frases em que utilize com preciso cada um dos sinnimos de autorizar: Permitir _______________________________________________________________________________ Tolerar _______________________________________________________________________________ Facultar _______________________________________________________________________________ Condescender _______________________________________________________________________________ Conceder _______________________________________________________________________________ Consentir ____________________________________________________________________________

ANO LECTIVO 2009 / 2010

52

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

4. Preencha o texto com as formas verbais que lhe so dadas de forma a completar o texto.

- foram - trabalhar - ficou - vs - sair - resulte - so

- cantarolando - buscar - queimar - saltava

- acabaro - funciona - puderem - pregar

- chegaram - voltou - disse

Nesse dia o tio Veron no foi ___________________. _______________ em casa e fechou com pregos a caixa do correio. - ________________? explicou tia Petnia, pelo meio de um monte de pregos, - se eles no ____________entreg-las, _______________ por desistir. - No tenho tanta certeza assim de que isso _________________, Vernon. - Ora, a cabea daquela gente _______________ de um modo estranho, Petnia. Eles no ______________ como ns - _______________ o tio Vernon, tentando ______________ um prego com o pedao de bolo de fruta que a tia Petnia lhe acabara de trazer. Na sexta feira _____________ doze cartas para o Harry. Como no podiam entrar na caixa do correio, ______________ metidas por baixo da porta, outras introduzidas pelas frinchas laterais e algumas empurradas pela janela da casa de banho do rs do cho. O tio Vernon ________________ a ficar em casa. Depois de _______________ todas as cartas, foi _______________ um martelo e pregos e pregou tbuas nas portas, de tal modo que ningum podia _______________. Enquanto trabalhava ia _______________ entre dentes o Tiptoe through the Tulips (Em bicos de ps entre as tulipas) e __________________ sempre que ouvia um pequeno barulho.

J. K. Rowling, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Ed. Presena (adaptado)

ANO LECTIVO 2009 / 2010

53

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

Tcnicas de produo de um texto


1. Encontrar as pistas certas:

O que dizer? Em primeiro lugar, devemos pensar quais os objectivos e as circunstncias do texto. Porque escrevo? Quero candidatar-me a um emprego e pr considerao as minhas competncias, qualidades e objectivos? Quero expor deficincias de um produto e reclamar? Comunico uma ocorrncia simptica? Ou, pelo contrrio, o que comunico desagradvel?

A quem dizer? A quem se destina o texto? Que expectativas, necessidades, capacidades ou exigncias tm os meus leitores?

Como dizer? Informar ou expor no sinnimo de comunicar. Comunicar criar uma corrente comum, entre destinador e destinatrios. Assim: Que estratgias devo usar para que o meu texto seja eficaz e adequado nesta circunstncia? Como organizar o meu texto de modo a interessar e a envolver o meu leitor? Que linguagem utilizar? Falo em nome prprio ou em nome de uma organizao (empresa ou instituio)? Em que tipo de texto: Carta, requerimento, memorando, relatrio? Que extenso (livre, ou, pelo contrrio, controlada, i.e., em nmero predeterminado de palavras)? Em determinados tipos de texto, como carta de negcios, memorando e alguns relatrios, h que no esquecer que a brevidade, a preciso e a clareza so qualidades cada vez mais valorizadas.

Quando dizer? Cumprindo prazos? Por iniciativa prpria? Nesta ltima situao h vrios elementos a ponderar. Se numa organizao, h dois extremos a evitar: a ausncia de informao (geradora do mal-estar, do boato e da intriga) e o excesso, a tempestade de papis (que retira impacto ao que , de facto, importante ser transmitido). Se para o pblico em geral, h que saber escolher o tempo mais propcio.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

54

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Etapas na composio de um texto 1. Encontrar ideias 2. Panific-las 3. Desenvolv-las / redigi-las

Aproveitar a inspirao para o texto Sabendo com alguma antecedncia que ter de escrever o texto, v anotando as ideias que vo surgindo (podero esfumar-se). Vale a pena o esforo de registar as suas ideias, mesmo numa situao delicada (por exemplo, incio do sono).

2. Conduzir o leitor. Um texto possui a sequncia: Introduo >>> Desenvolvimento >>> Concluso e cada uma destas pode ser novamente abordada nessa sequncia.

- A Introduo prepara o leitor para o texto, assumindo a forma de uma apresentao, uma sntese, um prembulo ou um preldio.

- O Desenvolvimento o corpo do texto, esclarece e evidencia o tema, relaciona conhecimentos, expe opinies e argumentos.

- A Concluso o desfecho do texto onde se liberta as ideias essenciais, podendo assumir a forma de resumo ou eplogo e, eventualmente, incluir uma avaliao do trabalho/texto.

3. Inserir credibilidade no texto Acrescentar uma citao, uma referncia, uma data, uma quantidade, um exemplo, uma situao concreta, , tendo pesquisado textos similares.

4. Autentificar o texto Coloque o seu cunho pessoal, a sua opinio, a sua contribuio, a sua experincia nica. O objectivo de um artigo convencer algum de uma nova ideia, no convencer algum da sua inteligncia. Mas tenha cuidado com os preconceitos!

ANO LECTIVO 2009 / 2010

55

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO 5. Seleccionar as melhores palavras Um texto pessoal e cada leitor interpreta-o, desvirtuando a ideia do autor. Efectuar um esforo para escrever o mesmo com melhores palavras, sendo pertinente a consulta de dicionrios para encontrar sinnimos ou antnimos. No esquecer de acrescentar os adjectivos elucidativos.

- EXPRESSO ESCRITA o produto, dotado de significado e conforme a gramtica de uma lngua, resultante de um processo que inclui o conhecimento do sistema de representao grfica adoptado. Esta competncia implica, processos cognitivos e lingusticos complexos, nomeadamente os envolvidos: no planeamento; na formao lingustica; na reviso; na correco; na reformulao do texto.

Caractersticas fundamentais que asseguram a qualidade da linguagem utilizada: clareza: preciso, ordem e propriedade; correco: rigor; harmonia: elegncia; pureza: vernaculidade. 1. CLAREZA: permite o correcto entendimento e a boa compreenso do que se deseja comunicar. Obtm-se pela utilizao das palavras apropriadas, colocadas na ordem adequada s relaes de sentido que se quer estabelecer. Caractersticas base da clareza: Preciso: uso exacto da linguagem, no exagerando nem no sentido da acumulao de palavras desnecessrias, nem na falta das que so indispensveis sua compreenso; Ordem: colocao das palavras na posio relativa, adequada aos nexos que entre elas se quer estabelecer, para que, assim, estes se tornem facilmente compreensveis; Propriedade: justeza no uso das palavras adequadas ao que se quer significar, garantindo, assim, a sua correcta compreenso. 2. CORRECO: esta caracterstica assenta no princpio do rigor. A correco obtm-se quando o uso da lngua obedece s regras gramaticais dessa mesma lngua. A correco um dos pilares da clareza. Sem correco no h clareza. 3. HARMONIA: para alm da clareza e da correco o uso da lngua deve preocupar-se tambm com a harmonia, fundamentada no cuidado com a seleco e colocao das palavras, de modo que a linguagem utilizada se estruture em frases elegantes, fluentes e variadas. 4. PUREZA: a constante entrada na lngua portuguesa de elementos provindos doutras lnguas no deve impedir que, em cada momento, se tenha a noo clara dos limites do conceito de vernaculidade e se use uma linguagem respeitadora do carcter da lngua ou se assinale conscientemente todo o uso que extravase destes limites. ANO LECTIVO 2009 / 2010 56

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Por outro lado, a lngua, na sua evoluo natural como fenmeno social marcado pela Histria, no comporta, em cada fase da sua evoluo, o uso de todas as feies que revestiu no passado, nem pode aderir precipitadamente a todas as mudanas que se indiciam como suas caractersticas futuras possveis. As variantes sociais, que convivem no uso da lngua, no devem impedir o seu utente de ter a clara noo da norma, que a referncia fundamental de todas essas diferenciaes.

ESTRUTURA INTERNA DE UM TEXTO / ESQUEMA BSICO NA ELABORAO DE UM TEXTO Um texto possui a sequncia: INTRODUO DESENVOLVIMENTO CONCLUSO

INTRODUO: Significa prefcio, isto , o que se diz no princpio. a parte que serve para situar, ambientar o leitor no trabalho que vai ser desenvolvido. De acordo com o tema proposto ou com o enunciado da questo, a introduo pode ter algumas finalidades, a saber: apresentar ao leitor o entendimento da ideia dominante; situar o trabalho no tempo e no espao; evitar a antecipao de ideias ligadas ao desenvolvimento e concluso; evitar a incluso de exemplos; expor a inteno do trabalho. Evitar: Introduo vaga: aquela que no consegue situar o leitor, pois contem somente ideias que no dizem respeito, directamente, ao tema a ser desenvolvido; Introduo abrupta: que leva o leitor a entrar no assunto sem ter sido orientado a respeito do que vai encontrar; Introduo prolixa: aquela que, apresentando uma quantidade excessiva de informao, confunde o leitor, desviando-lhe a ateno.

DESENVOLVIMENTO: a parte que vai permitir explanar a ideia central, desdobrando-a atravs de uma sequncia de reflexes integradoras do pensamento, articuladas entre si, de forma lgica, clara e coerente, a fim de que, no seu final, se obtenha um conjunto harmnico que suceda, naturalmente, a introduo e que seja suporte para a fase seguinte, a concluso.

ANO LECTIVO 2008 / 2009

57

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Como redigir o desenvolvimento: - utilizar, preferencialmente, o texto discursivo; - os pargrafos guardam uma certa coerncia entre si; - dar ordem s ideias: Ordem de importncia as ideias so ordenadas partindo-se da de menor para a de maior importncia, ou vice-versa (normalmente utilizada nas questes de Geografia); Ordem cronolgica ou sequncia as ideias so apresentadas na sequncia ou cronologia em que ocorrem (mais utilizadas nas questes de Histria); Ordem de familiaridade ordenam-se as ideias do mais familiar ao leitor para o que lhe menos familiar, ou seja, da conhecida para a desconhecida (ou menos conhecida); Ordem de complexidade parte-se das ideias fceis para as mais difceis e complexas; Ordem de concordncia as ideias apresentadas inicialmente so aquelas com que o leitor, provavelmente, no ter dificuldades em concordar; seguindo-se os aspectos mais controversos ou de menos aceitao; Ordem de posio as ideias so apresentadas seguindo uma sequncia lgica em relao posio em que ocorrem (Ex: do N para o S; do E para o W).

CONCLUSO: o encerramento de um trabalho escrito. A concluso retoma a ideia central e a proposio inicial, com um novo significado para o leitor. Esse novo enfoque resultado da sntese das ideias expostas, trabalhadas de forma dedutiva pelo leitor. A concluso no mera repetio das ideias j lanadas no trabalho. Ela serve para o leitor fazer uma nova descoberta, apresentar uma teoria, uma sugesto, a soluo de um problema, tudo coerente com o tema inicialmente proposto. Como consequncia de um trabalho dedutivo, o leitor no pode ser surpreendido pela concluso. Ele descobre o seu contedo ao longo do trabalho, de modo que ao chegar s ltimas consideraes da questo, j tenha formado, na sua mente, exactamente o quadro ou as informaes que ali vai encontrar. A concluso, manifesta-se no inconsciente durante a leitura ou a redaco da tese. Tambm constitui erro antecipar ao leitor qualquer aspecto da concluso durante o desenvolvimento da tese. Sntese: Manifesta-se, naturalmente, no inconsciente do leitor durante o desenvolvimento; consequncia da sntese das ideias expostas no trabalho; Obrigatoriamente, tem fundamento nas outras partes do trabalho; Tem uma estrutura dedutiva. No mera repetio de ideias; Constitui erro antecipar a concluso em outra parte do trabalho.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

58

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO ERROS MAIS COMUNS NA ELABORAO DE UM TEXTO

ORDENAO DAS IDEIAS A falta de ordenao um erro comum e indica a falta de hbitos de escrita; o texto fica sem encadeamento e, s vezes, incompreensvel, partindo de uma ideia para outra sem critrio, sem ligao. COERNCIA E COESO Em muitos textos fica patente a falta de coerncia: o autor defende um argumento para contradiz-lo mais adiante. J a redundncia denuncia outro erro bastante comum: a falta de coeso. O autor d voltas num mesmo assunto sem acrescentar um dado novo. tpico de quem no tem informao suficiente para compor o texto. INADEQUAO um tipo de erro capaz de aparecer, inclusive, em redaces/textos correctos quanto gramtica e ortografia e coerentes na estrutura. Trata-se da fuga ao tema proposto, escolhendo-se outro argumento com o qual se tem mais afinidade. ESTRUTURA DOS PARGRAFOS Existem, por vezes, grandes dificuldades em separar o texto em pargrafos. Sem a definio de uma ideia em cada pargrafo, o texto fica mal estruturado. Um erro muito comum cortar a ideia num pargrafo para conclu-la no seguinte. Ou, ento, deixar o pensamento sem concluso (ideia vaga ou incompleta). Todavia, importa ressaltar que a complexidade de uma ideia pode conduzir a uma subdiviso do pargrafo. ESTRUTURA DA FRASE Erro de concordncia nos tempos verbais, fragmentao da frase, separao de sujeito e predicado, utilizao errada de pronomes e utilizao incorrecta dos tempos verbais so algumas das falhas mais comuns na elaborao de textos. Estes erros comprometem a estrutura das frases e prejudicam a compreenso do texto (Ex: Os transportes, de acordo com os especialistas, ; Joo, saiu de manh.).

Portanto: Aprimore a sua capacidade de expresso escrita, adquirindo hbitos de leitura e escrita; Use uma linguagem simples e desapaixonada; Evite expresses feitas, chaves que demonstram linguagem pobre; Escreva frases curtas, na ordem directa (sujeito, verbo e complementos). A frase a unidade mnima da comunicao, delimitada no incio por uma maiscula e, no fim, por um sinal de pontuao (ponto final, ponto de interrogao, ponto de exclamao, dois pontos ou reticncias). As frases podem ser simples (quando integra apenas uma orao) ou composta (quando contm mais que uma orao); Preste ateno concordncia verbal e nominal; Atente para a pontuao e acentuao correctas.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

59

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

O DEBATE
O debate uma tcnica comunicativa cujo objectivo visa aprofundar o conhecimento sobre um determinado tema polmico, atravs do confronto de ideias e de opinies. Num debate devem existir, alm dos participantes, um moderador e um secretrio. Compete ao moderador: Apresentar, brevemente, o tema do debate; Abrir a discusso; Dar a palavra aos que se tiverem inscrito; Impedir que fale mais que uma pessoa de cada vez; Fazer com que todos os participantes cumpram as regras; Sempre que possvel, estabelecer a relao entre as vrias opinies apresentadas; No permitir que se desviem do assunto; Ser imparcial; Apresentar as concluses.

O secretrio auxiliar o moderador, sempre que se torne pertinente, na realizao do debate. Assim, dever: Anotar o nome dos que desejarem participar; Controlar o tempo de cada interveno e o tempo do debate; Registar, por escrito, os aspectos mais importantes da discusso.

Os participantes devero cumprir as seguintes regras: Saber ouvir; Respeitar as opinies dos outros; Convencer com argumentos lgicos; No interromper o outro quando ele fala; Defender os seus pontos de vista, sem atacar os dos outros; Respeitar o moderador quando ele fala; Esperar a sua vez de intervir; Evitar monopolizar o debate; No ser redundante.

Quem no cumprir as regras dever ser impedido de continuar a participar no debate.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

60

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

FORMAS DE INTERVENO NO DEBATE Num debate, temos de ser capazes de convencer, apresentando argumentos, exprimir opinies e razes, defender pontos de vista, concordar, discordar ou protestar, etc. Para cada uma destas opes usam-se expresses prprias e variadas como pode constatar pelos exemplos abaixo representados.

Objectivo

Conectores do discurso Em meu entender / Pessoalmente, considero que / Sou da opinio que / A meu ver Ou seja / Significa isto que / Por outras palavras / Ou, se preferirem / Dito de outro modo Exemplificando / S para dar um exemplo / A ttulo ilustrativo / A ttulo de exemplo Poderia explicar melhor? / Receio no ter entendido bem / O que quer dizer com / Posso concluir com as suas palavras que ?

Dar opinio

Dar uma explicao

Exemplificar

Pedir um esclarecimento

Concluir uma interveno

Em suma / Em sntese / Resumindo / Numa palavra No foi bem o que eu disse / Gostaria de esclarecer / Devo ter-

Corrigir / Protestar

me explicado mal / O que eu quis dizer foi / De modo algum / Desculpe, mas isso no corresponde verdade Longe de mim tal ideia / No pretendi ofend-lo / Como pode ver / Muito pelo contrrio Reconheo que / Concordo nesse aspecto mas/ Sim, verdade no entanto / Admito que mas

Sossegar

Conceder

ANO LECTIVO 2009 / 2010

61

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

No acha que? / Veja, por exemplo / No h dvida de que / Persuadir Como se sabe / Como do seu conhecimento / Se reparar bem Estamos de acordo / Ia dizer o mesmo / Plenamente de acordo / Com certeza Discordo (por completo) / No posso estar de acordo / No Discordar vejo qual a relao / No entendo por que razo / No podia estar mais em desacordo Acentuar uma possibilidade inacreditvel / de todo impossvel / Est fora de questo / No , sequer, questionvel Como ia dizendo / Se no me interromper / Deixe-me s concluir / J termino / S para acabar Deixe-me s acrescentar / Queria s dizer / Prometo ser breve / Se me d licena

Concordar

Manter a palavra

Recuperar a palavra

TEXTO DESCRITIVO, EXPOSITIVO E ARGUMENTATIVO

TEXTO DESCRITIVO Descrever um processo no qual se empregam os sentidos para captar uma realidade e transport-la para o texto. Descrever , assim, pintar com palavras, mostrar aos leitores ou ouvintes, atravs de palavras, como uma pessoa, um ambiente, um objecto ou, at mesmo, um sentimento ou emoo. Alguns conselhos prticos na elaborao de um texto descritivo 1. No aconselhvel apresentar todos os pormenores acumulados num nico perodo.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

62

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Deve-se, ao contrrio, apresent-los ao leitor pouco a pouco, verificando as partes focalizadas, associando-as ou interligando-as. 2. Na descrio de uma pessoa, por exemplo, podemos comear por uma viso geral e depois, aproximando-se dela, passar aos pormenores: os olhos, o nariz, a boca, o sorriso, o que esse sorriso revela (inquietao, ironia, desprezo, desespero...), etc. 3. Na descrio de objectos, importante que, alm da imagem visual (cores, formas), sejam transmitidas ao leitor outras referncias sensoriais, como as tcteis (o objecto liso ou spero?), as auditivas (o som emitido pelo objecto), as olfactivas.

4. A descrio de paisagens ou de ambientes tambm no deve limitar-se a uma viso geral. preciso ressaltar os pormenores, o que no depende apenas da viso. Certamente, numa paisagem ou num ambiente haver rudos, sensaes trmicas, cheiros, que devero ser transmitidos ao leitor, evitando que a descrio se transforme numa fotografia fria e pouco expressiva. Tambm podero integrar a cena pessoas, vultos, animais ou objectos, que lhe do vida. , portanto, fundamental destacar esses elementos.

TEXTO EXPOSITIVO O texto expositivo remete para a ideia de explanar ou explicar um assunto, tema, coisa, situao ou acontecimento, que se pretende desenvolver ou apresentar, em pormenor, referindo o tempo, o espao, a importncia ou as circunstncias do seu acontecer.

O discurso expositivo tem por objectivo informar, definir, explicar, aclarar, discutir, provar e recomendar alguma coisa, recorrendo razo e ao entendimento.

Na organizao do texto expositivo, necessrio: 1. Escolher o tema a desenvolver; 2. Definir o propsito que perseguimos ou os objectivos; 3. Conhecer o destinatrio da exposio; 4. Pesquisar a informao sobre o tema; 5. Seleccionar os dados de interesse; 6. Elaborar um guio com o plano do que se vai escrever ou dizer; 7. Estruturar de forma ordenada a informao;

ANO LECTIVO 2009 / 2010

63

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO 8. Recorrer a materiais de suporte como imagens, grficos, diagramas, slides em powerpoint ou flash... O texto expositivo implica uma apresentao consequente e lgica do assunto, com articulao apropriada de partes relevantes. Da a necessidade de o desenvolver ou apresentar, em pormenor, referindo o tempo, o espao ou as circunstncias. Independentemente da realizao comunicativa, possvel encontrar marcas distintivas na exposio oral e na exposio escrita.

Exposio oral A apresentao do assunto deve ser consequente e lgica, com articulao apropriada de partes relevantes; os argumentos apresentados devem ser pertinentes e eficazes. As razes e dados no s necessitam de possuir clareza e preciso, mas tm de estar de acordo com o que se quer transmitir para que produzam efeito, quer seja na transmisso de uma informao, quer surjam como opinio, ou mesmo se o texto de propaganda. Como, muitas vezes, a exposio oral uma comunicao sem intercmbio, qualquer enunciado deficiente no pode ser esclarecido e sofre, com frequncia, interpretaes diversas e que podem ser totalmente deturpadas. O cuidado a ter na organizao das ideias e na estruturao do discurso tem de ser o melhor.

Exposio escrita Surge, com frequncia, sob as formas de texto informativo-expositivo ou expositivoargumentativo. O informativo-expositivo tem por finalidade a transmisso de informaes e indicaes que digam respeito a factos concretos e referncias reais; o expositivo-argumentativo procura defender uma tese, apresentando dados e observaes que a confirmem. Deve expor com clareza e preciso as razes que levam defesa de uma opinio sobre o tema.

TEXTO ARGUMENTATIVO O texto expositivo-argumentativo procura defender uma tese, apresentando dados e observaes que a confirmem. Este discurso, onde se valoriza a capacidade de apreenso, de construo e de expresso de argumentos, constitudo por uma ideia principal confirmada por dados e razes que defendem a opinio emitida. Consente, por isso, a possibilidade de se polemizar em torno de uma questo e de se recorrer a outros referentes como suporte da estratgia de argumentao.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

64

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO O texto argumentativo procura defender uma tese, apresentando dados e observaes que a confirmem. Deve expor com clareza e preciso as razes que levam defesa de uma opinio sobre o tema. Convm, na construo do texto, ser concreto e objectivo, evitando pormenores desnecessrios; fazer raciocnios correctos e claros, incidindo no que importante; evitar argumentos pouco explcitos. Desde a antiguidade, a filosofia e a poltica recorreram argumentao, discutindo e aduzindo razes para fazerem valer as suas ideias e opinies. Os sofistas eram mestres da fala; Scrates ouvia e apresentava objeco aos argumentos; Aristteles dizia que se conhecer era formar proposies (afirmaes), tornava-se necessrio examinar os modos como elas eram construdas; atravs de "silogismos" (raciocnios) procurava encadear as proposies (premissa maior e premissa menor) at formar o conhecimento (concluso). Na poca medieval, a argumentao partia de uma disputa que exigia a formulao de um problema e argumentos a favor e contra, uma soluo e respectiva fundamentao e, por fim, respostas s objeces encontradas ou supostas. Nos nossos dias, a argumentao ainda utiliza regras desta arte filosfica.

Estrutura do texto argumentativo O texto argumentativo, como qualquer outro texto, pode dividir-se em trs partes, a introduo, o desenvolvimento e a concluso.

A introduo inclui a exposio do tema da argumentao e uma breve aluso tese/opinio que se pretende defender.

No desenvolvimento, o autor apresenta os argumentos contrrios e favorveis sua tese, refutando os primeiros e confirmando estes ltimos com referncia a exemplos, isto , autores, experincias ou estudos que comprovem a sua viso dos factos, e assim ajudem a persuadir o auditrio a aderir tese defendida.

A concluso ir servir para reforar as ideias anteriores utilizando frases-smula do que foi dito, ou seja, repetindo a tese e os argumentos mais importantes de uma forma sinttica de modo a permitir a sua fcil memorizao. Na concluso o argumentador refora igualmente o apelo j feito, mas agora mais enfaticamente.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

65

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO A progresso e a articulao do texto so conseguidas sobretudo atravs do uso dos conectores ou articuladores do discurso, que vo fazendo progredir o texto de uma forma permanente e articulada. Eis alguns exemplos: Objectivo Reiterar, reafirmar Conectores do discurso retomando a questo; penso que; a meu ver; creio que; estou certo; em nosso entender efectivamente; com efeito no entanto; mas; todavia; contudo; porm; apesar de; em sentido contrrio; refutando; pelo contrrio; ao contrrio; por outro lado; com a ressalva de por exemplo; como se pode ver; assim; tome-se como exemplo; o caso de; o que acontece com significa isto que; explicitando melhor; no se pretende com isto; quer isto dizer; a saber; isto ; por outras palavras finalmente; enfim; em concluso; concluindo; para terminar; em suma; por conseguinte; por consequncia ento; aps; depois; antes; anteriormente; em seguida; seguidamente; quando; at que; a princpio; por fim aqui; ali; l; acol; alm; naquele lugar; o lugar onde; ao lado de; esquerda; direita; ao centro; no meio; mais adiante em primeiro lugar; primeiramente; em segundo lugar; seguidamente; em seguida; comeando por; antes de mais; por ltimo; por fim porque; visto que; dado que; uma vez que de tal modo que; de forma que; tanto que; e por isso se; a menos que; a no ser que; desde que; supondo que; se por hiptese; admitindo que; excepto se; se por acaso para que; para; com o fim de; a fim de que; com o intuito de e; ora; e tambm; e ainda 66

Concordar, provar, exprimir certeza Refutar, manifestar oposio, restringir ideias Exemplificar

Explicitar

Concluir Estabelecer conexes de tempo

Referenciar espao

Indicar ordem

Estabelecer conexes de causa Estabelecer conexes de consequncia Expressar condio, hiptese Estabelecer conexes de fim Estabelecer relaes aditivas ANO LECTIVO 2009 / 2010

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

Estabelecer relaes disjuntivas Expressar semelhana, comparao

ou; ou ento; seja...seja; quer...quer do mesmo modo; tal como; pelo mesmo motivo; pela mesma razo; igualmente; assim como

Exemplo de um texto argumentativo Quando o aparelho grita a famlia cala-se. Faz-se silncio para escutar o grande fazedor de opinio dos tempos que correm. O silncio, porm, nem sempre de ouro. A CAIXA DO SILNCIO Para muitos povos a TV o rei dos electrodomsticos. a pequena sociedade do espectculo que se instala com pezinhos de l at assumir o controlo da casa e faz de ns seres isolados e silenciosos, em troca da evaso que proporciona. Georges Friedman escreve que, para sobreviver, uma sociedade necessita que os seus membros participem num ncleo comum de smbolos correspondentes a valores, opinies, conhecimentos, experincias. A TV na nossa civilizao tecnolgica diz o instrumento mais poderoso para fazer participar as massas em sistema de smbolos cujo estabelecimento em comum necessrio para a coeso social. Poder-se-ia fazer a apologia deste aparelho transmissor de imagens como depsito de um saber universal em que todos seriam iguais porque receberiam a mesma cultura. Seria uma viso optimista, se no traduzisse uma apreciao incorrecta e muito parcial do facto. O processo cultural no orientado pela televiso mas pela situao familiar e pela insero social do telespectador. A TV tem, no entanto, enorme capacidade para criar influncias nos gostos, nas atitudes, para estabelecer uma moral e padres de comportamento. A sua fora reside tanto na possibilidade de evaso, como na sua capacidade de modelao. A aparelhagem audiovisual conta com defensores convictos. Joseph T. Kappler classifica as funes atribudas s mensagens acusadas de proporcionar evaso de relaxamento, de estimulao da imaginao e de fornecimento de uma interaco de substituio. Substitutos Segundo esta corrente de opinio, atravs dos mass media a pessoa no s conseguiria repousar, esquecendo preocupaes, como teria hiptese de estimular a imaginao e a criatividade com uma imagem de TV, uma msica na rdio, ou um artigo de jornal.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

67

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO No plano da interaco das substituies referido por Kappler, tanto a televiso como a rdio, ao dirigirem-se directamente ao espectador ou ao ouvinte, serviriam directamente como substitutos de contactos humanos, quando estes faltam, ou satisfazem o desejo de realiz-los de uma maneira diferente da proporcionada pela vida quotidiana. Alardear que a televiso incita violncia outra das inconvenincias que frequentemente lhe so atribudas. Estudos feitos a partir de inquritos realizados em Inglaterra, Amrica e Japo indicam que no se podem estabelecer relaes directas entre cenas consumidas pelos utentes dos mass media e o seu comportamento posterior. As crianas, no entanto, nos seus comportamentos agressivos, servem-se do material simblico de que dispem e daquele que os media lhes fornecem. Olivier Burgelin, no livro Comunicao Social, refere que as crianas que vem westerns na televiso massacram-se simbolicamente com as normas em uso no western, aqueles que vem filmes policiais entrematam-se por palavras, segundo o uso da luta entre gangsters e polcias. Mas nada permite dizer que estes comportamentos agressivos so mais numerosos ou mais violentos devido aos mass media. Pode mesmo atribuir-se representao da violncia um efeito catrtico. A vivncia fictcia das situaes, estados e sentimentos de outrem dispensaria o aprofundamento das nossas prprias necessidades e conflitos. A contemplao do universo dos ricos e das ascenses sociais, frequentes nos enredos televisivos, fazem-nos apropriar desses ambientes, habit-los e viver esses golpes de sorte como se da nossa vida se tratasse. O objectoTV Enquanto que para uns a TV um usufruto cultural, para muitos um objecto. Antes da imagem uma coisa que se compra e se possui, um sinal de riqueza e de integrao nos imperativos da moda que precisa de estar sempre em evidncia e em respeito frente ao qual se mantm uma atitude passiva. V-se televiso todas as noites, seguem-se emisses diferentes e sucessivas duma ponta outra. falta de uma economia racional do objecto d-se a submisso deliberada a uma norma econmica formal e irracional: no tempo do uso absoluto. Ao televisor , por isso, dado o privilgio que deveria caber ao indivduo: ser o centro da casa, o transmissor de experincias, o interlocutor do quotidiano. In Jornal Expresso, 15.10.88 (com supresses) Anlise do texto A caixa do silncio No texto argumentativo apresentado, que tem como tema principal o papel da televiso na nossa sociedade, a estrutura interna respeitada, correspondendo a introduo ao primeiro pargrafo e a concluso ao ltimo, sendo o restante texto o desenvolvimento da tese. No primeiro pargrafo, o autor enuncia o primeiro juzo de valor, caracterstico da argumentao, que encerra a tese a ser demonstrada. Ele apresenta a televiso como um rei ANO LECTIVO 2009 / 2010 68

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO indiscreto, que gera evaso mas tambm isolamento, esta apresentao do tema feita de um modo irnico mas no exageradamente hostil, o que evidencia um conhecimento razovel do auditrio e do amor nutrido pela televiso, alis, este tom de ironia verifica-se ao longo do texto assim como a evidente preocupao de evitar ferir susceptibilidades. Nos pargrafos seguintes, que correspondem ao desenvolvimento da tese argumentativa, o autor apresenta argumentos contra e a favor recorrendo a opinies diversas cujos autores se aceitam ter algum prestgio perante o auditrio, como por exemplo Georges Friedman, Joseph T. Kappler e Olivier Burgelin. O autor argumenta tambm com base em estudos feitos a partir de inquritos efectuados em pases como a Inglaterra, o Japo e na Amrica, locais pretensamente mais desenvolvidos e cuja sociedade se tem como padro. Neste texto argumentativo o autor opta por um registo irnico, isto , apresenta vrios argumentos que poder-se-iam considerar contrrios sua prpria tese se no fossem apresentados com esse grau de ironia que pretende criticar apontando as (pseudo) virtudes da televiso e os programas transmitidos. Apesar desta crtica, o autor revela subtileza por no fazer uma crtica aberta e hostil que poderia provocar uma reaco de boomerang, ou seja de rejeio da tese por parte do auditrio. Os argumentos so apresentados com uma estrutura especfica, que pretende formar a opinio dos leitores. Num primeiro momento, o autor socorre-se de opinies e estudos de autoridade relativa que parecem ser contrrios tese defendida mas no momento que se segue, o autor critica estas mesmas opinies ironicamente, refuta-as, retirando-lhes qualquer valor argumentativo. O ltimo pargrafo, como j referido, corresponde concluso da tese. Neste caso, o autor refora a sua crtica televiso e a todos que a supe como essencial, fazendo aluso ao lugar central que esta ocupa na famlia e que roubou ao ser humano. O texto argumentativo encontra-se coerentemente encadeado atravs de diversos conectores lgicos, por exemplo o vocbulo no entanto, utilizado ao longo do texto para realar a contradio entre as partes distintas do argumento que no pode limitar-se a enunciar os vrios juzos e pretender uma adeso total, necessrio que se alcance uma opinio razovel, verosmil que, conquanto no necessria nem constringente, se torna prpria do auditrio. A argumentao apresentada, parte da opinio pessoal do autor e tem como finalidade uma alterao dos valores, das opinies de outrem, procurando ter aco transformadora sobre estes. No entanto, esta tentativa de persuaso no se efectua nem se torna real se no se recorrer a raciocnios, pelo menos aparentemente, vlidos, e se no se tiver em conta que o auditrio composto em si por seres humanos, emocionais e sensveis a estmulos exteriores e cuja apreenso da tese se torna indispensvel, mas influenciada no seu todo pelo ambiente circundante, afinal o homem um ser no mundo, envolvido social, histrico e culturalmente. Tambm se apresenta como uma tese bem actual, pois uma realidade que para a maioria das famlias fteis de todo o mundo, a televiso perde o seu estatuto de simples companhia e recreao para se tornar um vcio, um meio de controlar as mentes mesquinhas que se subjugam comunicao social, que desonestamente se serve deste meio para muitas vezes impingir ideias falsas como realidades. Torna-se preocupante que actualmente, a televiso e os meios de comunicao em geral controlem a opinio pblica de uma maneira completa e assustadora. Para provar esta viso um ANO LECTIVO 2009 / 2010 69

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO tanto pessimista, so vrios os exemplos que se podem oferecer: mesmo no jornalismo televisivo que deveria ser isento e completo, de forma a manter a populao em geral correctamente informada, se substituem temas de interesse nacional ou at internacional de modo a noticiar algo mais suprfluo que ocupa, no entanto, a mentalidade de muitos, que se mostram preocupados perante questes absolutamente fteis.

Exerccio de Produo Escrita Com base nas orientaes anteriores e recorrendo s concluses do debate realizado na sala de aula, produzam um texto argumentativo.

Exerccio de Produo Escrita CONSTITUIO DA REPBLICA PORTUGUESA Artigo 13. (Princpio da igualdade) 1. 2. Todos os cidados tm a mesma dignidade social e so iguais perante a lei. Ningum pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer

direito ou isento de qualquer dever em razo de ascendncia, sexo, raa, lngua, territrio de origem, religio, convices polticas ou ideolgicas, instruo, situao econmica ou condio social. O excerto acima da Constituio da Repblica Portuguesa corresponde, como sabe, a um princpio. Na sua opinio, este princpio corresponde sempre a uma realidade? No excedendo o limite de 20 linhas, exponha o seu ponto de vista.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

70

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

A TCNICA DO RESUMO E DA SNTESE


O RESUMO Resumir, condensar textos, cada vez mais uma tarefa quotidiana exigida em diversas circunstncias. Os gestores, os polticos, sem tempo para a leitura de tantas fontes e pginas de informao, precisam, para as suas tomadas de deciso, de dados seguros, mas concisos. A natureza de alguns trabalhos escritos, quando extensos, como relatrios ou abordagens de mbito cientfico, exige a redaco de um resumo de apresentao. Assim, so exigncias do resumo que no mais curto espao possvel ou na extenso indicada, se tal estiver predefinido -, reproduza com fidelidade as ideias essenciais do texto que condensa e mantenha, igualmente, as relaes lgicas entre essas mesmas ideias.

Caractersticas de um bom resumo:


*Brevidade - S contm as ideias principais. Os pormenores no so includos. *Rigor e clareza - Exprime as ideias fundamentais do texto, de uma forma coerente clara e que respeite o pensamento do autor. *Linguagem pessoal - No se copia frases do texto; exprime-se as ideias por palavras nossas.

Processo de execuo de um resumo:


1. Ler o texto e tentar compreend-lo bem. Identificar as ideias principais, pargrafo a pargrafo. As ideias podem ser sublinhadas, durante a leitura. Pode ser feito um esquema, no fim da leitura, para organizar o texto e os pargrafos. 2. Comear a escrever o resumo, respeitando sempre o contedo do texto e o pensamento do autor. Procurar no incluir pormenores desnecessrios. Substituir ideias repetidas ou semelhantes por uma que as englobe. Utilizar termos genricos em vez de listas. Utilizar uma linguagem pessoal. 3. Ler o resumo e avali-lo, corrigindo os aspectos desnecessrios. Contm as ideias principais? A ideia do autor est respeitada?

ANO LECTIVO 2009 / 2010

71

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO O texto percebe-se bem? No h pormenores nem repeties? 4. Fazer outra leitura do resumo e aperfeioar a linguagem do texto (ortografia, construo de frases, etc.), se for necessrio.

A SNTESE A sntese aproxima-se do resumo enquanto tambm condensao de texto, enquanto igualmente reproduo do essencial, em conciso e preciso. Na sntese, porm, so aceitveis as marcas de enunciao de quem a redige, e at, se for tambm esse o objectivo, so admissveis apreciaes ou juzos de valor acerca do texto original o dizer-se, portanto, que se aceita ou rejeita, total ou parcialmente, as suas ideias. Pelo que se acaba de dizer, fcil concluir que a sntese condensao de texto pode apresentar, por vezes, um misto de resumo e crtica. A sntese (como o resumo) exige uma correcta e objectiva captao do que efectivamente dito no texto-fonte e uma consequente e fiel reproduo do essencial do contedo. S com estes dois requisitos imprescindveis se poder falar de uma sntese; s a partir deles poder se for tambm esse o objectivo ter lugar uma avaliao honesta e credvel. A sntese poder incidir sobre um texto apenas, ou sobre dois ou mais textos, com a finalidade de os comparar nas suas semelhanas ou diferenas. Nesta ltima situao exige-se uma particular honestidade mental para que no se caia na tendncia de forar o que no est, de facto, presente num ou noutro dos textos. (O autor A afirma que O autor B, ao contrrio, defende a tese de que Os autores A e B concordam nos aspectos X e Y, mas divergem em) A sntese usa o estilo indirecto, a 3 pessoa gramatical (pode, naturalmente, transcrever-se, entre aspas, um pequeno excerto particularmente significativo que se encontre em discurso directo). O autor da sntese tem de ter sempre presentes os seguintes objectivos: densidade, clareza, legibilidade.

Exemplo de resumo e de sntese a partir do mesmo texto O idioma, vivo ou morto? O grande problema da lngua ptria que ela viva e se renova a cada dia. Problema no para a prpria lngua, mas para os puristas, aqueles que fiscalizam o uso e o desuso do idioma. Quando Chico Buarque de Holanda criou na letra de Pedro Pedreiro o neologismo penseiro, teve gente que chiou. Afinal, que palavra essa? No ANO LECTIVO 2009 / 2010 72

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO demorou muito, o Aurlio definiu a nova palavra no seu dicionrio. Isso mostra o vigor da lngua portuguesa. Nas prximas edies dos melhores dicionrios, no duvidem: provavelmente vir pelo menos uma definio para a expresso segura o tcham. Enfim, as grias e expresses populares, por mais erradas ou absurdas que possam parecer, ajudam a manter a atualidade dos idiomas que se prezam. O papel de renovar e atualizar a lngua cabe muito mais aos poetas e ao povo do que propriamente aos gramticos e dicionaristas de planto. Nesse sentido, no mnimo um absurdo ficar patrulhando os criadores. Claro que os erros devem ser denunciados. Mas h uma diferena entre o erro propriamente dito e a renovao. O poeta , portanto, aquele que provoca as grandes mudanas na lngua. Pena que o Brasil seja um pas de analfabetos. E deve-se entender como tal no apenas aqueles 60 milhes de desletrados que o censo identifica, mas tambm aqueles que, mesmo sabendo o abecedrio, raramente fazem uso desse conhecimento. Por isso, comum ver nas placas a expresso vende-se a praso, em vez de vende-se a prazo; ou meio-dia e meio, em vez de como mesmo? O portugus de Portugal nunca ser como o nosso. No Brasil, o idioma foi enriquecido por expresses de origem indgena e pela contribuio dos negros, europeus e orientais que para c vieram. Mesmo que documentalmente se utilize a mesma lngua, no dia-a-dia o idioma falado aqui nunca ser completamente igual ao que se fala em Angola ou Macau, por exemplo. Voltando questo inicial, no s o cidado comum que atenta contra a lngua ptria. Os intelectuais tambm o fazem, por querer ou por mera ignorncia. E tambm ns outros, jornalistas. Afinal, herrar umano, ops, errare humanum est. Ou ser oeste?
Jorge Fernando dos Santos. Estado de Minas, Belo Horizonte (Texto adaptado)

Exemplo de resumo: Os puristas resistem s mudanas naturais da lngua. Mas, no obstante essa fiscalizao, a lngua vai-se diferenciando, por circunstncias diversas. Da a existncia de variedades de Portugus. Exemplo de sntese: Jorge Fernando dos Santos critica os puristas da lngua que resistem s mudanas lingusticas. Segundo este jornalista, o natural dinamismo de qualquer lngua, faz com que ela se v modificando e seja diferente em cada localidade. O autor conclui que toda a gente passvel de atentar contra a lngua, desde o homem comum ao intelectual. ANO LECTIVO 2009 / 2010 73

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Por vezes, confunde-se o resumo com a sntese. Embora tenham muitas semelhanas, no so a mesma coisa. A sntese uma espcie de resumo crtico. Com efeito, na sntese, alm da condensao das ideias principais, d-se conta da inteno do autor ao escrever o texto.

Resumo Ordem das ideias Forma


No pode ser alterada Mantm a forma gramatical A linguagem informativa e objectiva (coerente) No se pode comear por:

Sntese
Pode ser alterada Mudana de forma gramatical; texto mais dirigido ao leitor Apreciativa (destaque das intenes do autor) Pode-se comear por:

Linguagem

Incio

O texto O autor

remete-nos para destaca o problema de refere critica insurge-se contra salienta a questo interroga-se sobre pe a nu esclarece etc.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

74

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO


1 Exerccio prtico Trabalho de grupo Resumir em cerca de trinta palavras o pargrafo de cento e oito.

Na despedida, antes do embarque, foi ajoelhar-se diante do mulah Tahar Bichara, seu tio-av, douto e santo, discpulo predilecto do Profeta, interlocutor de Al na hora da prece: previa-se que em breve atingiria as honras e as benesses de aiatola. Dele Jamil recebeu carta de recomendao dirigida ao patrcio Anuar, chefe da tribo dos Maron, estabelecida com fazendas de cacau no Estado da Bahia. Carta para o ricao, preces para Al, que no haveria de faltar ao filho perdido na vastido da Amrica. O mulah se encarregaria de que assim fosse, o nome de Jamil permaneceria em sua boca, nos ouvidos de Al e de seu profeta Maom.
Jorge Amado, A Descoberta da Amrica pelos Turcos, Publ. Europa-Amrica

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ANO LECTIVO 2009 / 2010 75

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO


2 Exerccio prtico Trabalho de grupo Identificar as frases que correspondem introduo e concluso. Sintetizar o desenvolvimento do texto, de modo a realar o contraste apresentado entre as frases da introduo e da concluso.

CALENDRIO O tempo dos astros Um calendrio um sistema inventado pelos homens para lanar as bases de uma cronologia cmoda. o cu que impe a escolha das unidades. Os calendrios mais antigos eram sem dvida meramente lunares, equivalendo este ciclo a 29 dias e meio. O ano agrcola, que ritma as estaes, foi impondo progressivamente os calendrios solares, baseados no ano tropical (365 dias e seis horas, aproximadamente). O calendrio gregoriano do mundo ocidental essencialmente solar, com excepo da Pscoa, de inspirao lunar. Sendo a durao do ciclo lunar e do ano tropical incomensurveis, o problema posto pelo calendrio no tinha por isso soluo exacta. Para que o incio do ano se apresentasse sempre na mesma estao, revelou-se necessrio intercalar periodicamente um dcimo terceiro ms. Estes calendrios luni-solares foram usados pelos israelitas, pelos chineses, pelos ndios No calendrio vago, adoptado pelos antigos egpcios, o ano comportava um nmero fixo de dias (12 meses de 30 dias e 5 dias epagmenos [decididos pela autoridade jurisdicional]. As definies do dia, do ms e do ano, tributrias da rotao da Terra, do ciclo lunar e da revoluo anual do nosso planeta em torno do sol, eram outrora resultado de observaes astronmicas. Mais recentemente, o quartzo e o tomo permitiram uma contagem bem mais precisa do tempo, independentemente dos fenmenos astronmicos. Os astros, nos primeiros tempos da humanidade, serviam para medir o tempo dos homens, mas hoje em dia o homem que mede o tempo dos astros!
Christian Nitschelm e outros, ABCedrio do Cu, Ed. Pblico

ANO LECTIVO 2009 / 2010

76

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

TEXTOS UTILITRIOS
Tendo em conta que utilitrio o que se refere utilidade ou ao proveito que se pode tirar das coisas, isto , que toma a utilidade ou o proveito como princpio, um texto utilitrio ser todo aquele que pode ser til a algum, como o caso de: requerimento carta oficial (formal e informal) carta de apresentao curriculum vitae acta relatrio

1. O Requerimento
O requerimento a forma do cidado se dirigir autoridade, solicitando um benefcio, isto , a satisfao de um interesse. O requerimento compreende os seguintes elementos:

nome da autoridade, cargo por ele ocupado e rgo requerido - colocam-se na parte superior direita;

identificao do requerente - indispensvel e deve apresentar todos os dados julgados necessrios ou convenientes: nome, nmero do bilhete de identidade, estado civil, profisso, morada, nmero de contribuinte, etc.

pedido ou objecto do requerimento - deve conter circunstncias, ocorrncias e situaes anteriores que possam, aos olhos da autoridade, justificar o pedido;

"pede deferimento" - deferir satisfazer o pedido, usando-se frequentemente esta expresso com o significado de que o autor do requerimento espera que o seu pedido seja atendido;

local, data e assinatura - so os elementos por que termina este documento.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

77

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Exemplo: Requerimento de Admisso ao Exame de Tcnicas de Comunicao Expresso

Ex.mo Senhor Vice-Reitor para a rea Psico-pedaggica , e , de portador do Bilhete de Identidade , bairro n. filho de

____________________, natural do municpio de

, aluno do primeiro ano da Licenciatura em Gesto de Recursos Humanos, com o n. de matrcula , roga a V. Exa. se digne admiti-lo ao exame da disciplina de

Tcnicas de Comunicao e Expresso.

Luanda,

de Pede deferimento, (Assinatura)

de 200___

ANO LECTIVO 2009 / 2010

78

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

2. A Carta Carta Formal


Normalmente, tem formas mais ou menos estereotipadas facilitando a sua automatizao. De qualquer modo, o incio da carta tem de estar de acordo com o desenvolvimento de mesma.

A seguir, refere-se alguns incios de cartas padronizados de acordo a mensagem que queremos transmitir. Comeo de assunto / solicitao: Serve a presente para Pela presente vimos junto de V. Ex. solicitar Tendo tomado conhecimento de Informao / esclarecimento: Informamos V. Ex. que Vimos, por este meio, informar V. Ex. que Cumpre-nos pela presente informar V. Ex. que Temos o presente de informar V. Ex. que Apresentao de desculpas / comunicaes negativas Lamentamos no nos ser possvel Lamentamos vermo-nos impossibilitados Cumpre-nos informar V. Ex. que nos de todo impossvel Sequncia de assunto: Na sequncia da carta de V. Ex. de (data) temos o prazer de De acordo com a carta de V. Ex. de (data) somos

ANO LECTIVO 2009 / 2010

79

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Estrutura da carta formal CABEALHO Joo Pedro Fonseca Rua Amlcar Cabral, n 150 Maianga Luanda Ex.mo Senhor: / Ex.ma Senhora Dr. Antnio Manuel da Fonseca/ Dra. Antnia Manuela Rua Direita de Luanda, n128 1 A Luanda

LOCALIDADE E DATA ABERTURA Ex.mo Senhor, / Ex.mo Senhor Doutor, / Ex.ma Senhora, / Ex.ma Senhora Doutora, CORPO DA CARTA (FRASES TPICAS) Junto envio a documentao referente ao... Venho enviar /Envio em anexo o meu Curriculum Vitae... Venho solicitar a V. Ex. se digne conceder-me uma audincia... Solicito a ateno de V. Ex. para o assunto que passo a expor: Em resposta ao anncio publicado no jornal... do passado dia..., venho apresentar a V. Ex. a minha candidatura ao lugar de... Na sequncia da conversa telefnica com..., venho comunicar a V. Ex. a minha disponibilidade para... Venho informar V. Ex. de que estou inteiramente ao vosso dispor para uma possvel colaborao com a vossa empresa. Como do conhecimento de V. Ex., encontro-me actualmente a desempenhar as funes de... FRMULA DE DESPEDIDA Agradecendo antecipadamente a ateno de V. Ex., apresento os meus melhores cumprimentos. Na expectativa das prezadas notcias de V. Ex., subscrevo-me com os melhores cumprimentos. Com os meus (nossos) melhores cumprimentos, Com protestos de elevada estima e considerao, Com as minhas mais cordiais saudaes, subscrevo-me, Saudaes cordiais, ANO LECTIVO 2009 / 2010 80

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Esquema da Carta Comercial Nome do remetente ou da empresa Endereo Cdigo Postal e localidade Telefone Fax E-mail Nome do destinatrio ou da empresa Cargo da pessoa na empresa Endereo Cdigo Postal e Localidade Pas ateno de Referncia (N/Ref:) Assunto Data (Localidade, dia,ms, ano)

Saudao

Corpo da carta

Despedida P.S. Assinatura (Nome e apelidos) (Cargo na empresa)

ANO LECTIVO 2009 / 2010

81

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Carta Informal Este tipo de carta tem um mbito mais familiar no que se refere ao seu contedo, tambm ela adquire uma estrutura mais ou menos estereotipada.

Estrutura da carta informal

LOCALIDADE E DATA

ABERTURA (Vocativo ou frmula de saudao) Caro(a) amigo(a): / Caro(a) amigo(a), (menos informal) Caro Jorge: / Caro Jorge, (menos informal) Jorge: / Jorge, Jorge e Mariana: / Jorge e Mariana, Ol, Jorge: / Ol, Jorge, (familiar) Querido Jorge: / Querido Jorge, (muito ntimo) Querido(a) amigo(a): / Querido(a) amigo(a), (muito ntimo) Saudaes de amizade, / Saudaes cordiais (relativamente formal) Um abrao, (informal) Um abrao, (informal)

CORPO DO TEXTO:

Desenvolver o assunto da carta.

FRMULA DE DESPEDIDA Saudaes de amizade, / Saudaes cordiais (relativamente formal) de Um abrao, (informal) Um beijinho, / Um beijo, / Muitos beijos, / Muitos beijinhos, (familiar)

)
ASSINATURA

ANO LECTIVO 2009 / 2010

82

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Carta de Apresentao Dever sempre fazer chegar uma Carta de Apresentao juntamente com o Currculo, que explique resumidamente o que deseja atingir na sua candidatura e breve apresentao para incentivar a pessoa que est a ler, a continuar a analisar a sua candidatura e passar para o passo seguinte, que olhar para o Currculo. Depois dever colocar o Currculo num envelope fechado e enderear pessoa responsvel pela anlise das candidaturas. Este ponto muito importante, porque em empresas com uma dimenso maior, fcil perderem-se documentos que no estejam completamente explcitos. Depois do trabalho que teve, no vai querer que o Currculo nunca chegue s mos certas Se tiver dvidas sobre a pessoa responsvel, ligue para a empresa e descubra o nome da pessoa e enderece-lhe a carta directamente. Comece por colocar um cabealho sublinhado que indique a vaga a que se candidata, inclusivamente se tiver visto num anncio publicitrio, faa referncia ao stio onde viu o anncio da candidatura. Carta de Apresentao formal Esta Carta de Apresentao dever ser formal dentro dos parmetros do pas onde se encontra. Ela estruturada em trs pargrafos: Pargrafo de introduo em que se apresentam as razes da carta, se refere o anncio e as razes porque se responde; Pargrafo de desenvolvimento retoma os aspectos nucleares do anncio e expe os argumentos pelos quais o candidato julga preencher esses requisitos; Pargrafo de concluso em que se solicita a entrevista; Frmula de cortesia; Assinatura. A Carta de Apresentao dever ser muito resumida, no mximo poder ter um dos lados de uma folha A4 preenchida. Dever ainda ser educada e formatada de forma a ser de fcil leitura. ANO LECTIVO 2009 / 2010 83

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Coloque ainda a sua disponibilidade para ser entrevistado nas semanas seguintes. Se seguir estes conselhos, conseguir fazer um Currculo bastante completo e, mais importante, com as coisas que so importantes de serem analisadas pelas empresas que o esto a considerar para uma vaga. Alm disso, fazer uma Carta de Apresentao para acompanhar o Currculo, dar-lhe- ainda mais vantagens sobre os outros candidatos concorrentes. Se tiver feito um bom trabalho nas empresas por onde passou, indique os contactos de pessoas que trabalhem l (preferencialmente seus antigos chefes) para que possam dar a opinio deles acerca do seu desempenho enquanto colaborador. Se quiser, pode tambm colocar o contacto de algum professor que possa tambm referenci-lo positivamente. Exemplo: Antnio Gonalves (nome e apelido) Rua Diogo Co, N 427, RC/Dto 3434-088 Torres Vedras Tel. 262445577 REF. 1015; Dirio de Notcias, 3 de Dezembro de 2000

Exmos. Senhores: O vosso anncio publicado no Dirio de Notcias, em 3 de Dezembro de 2000, despertou-me grande interesse. Com prazer consideraria a hiptese de integrar-me na vossa empresa. Deduzo do vosso anncio que procuram algum que De facto penso que a minha preparao/experincia em por Particularmente entusiasma-me a possibilidade de na vossa empresa Na entrevista que V. Exas. quiserem conceder-me terei oportunidade de completar estas informaes. Na expectativa das vossas prezadas notcias, apresento a V. Exas. os meus melhores cumprimentos e subscrevo-me De V. Exas. Atentamente, Assinatura

ANO LECTIVO 2009 / 2010

84

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

3. Curriculum Vitae
Se est procura de emprego, ento aprender como fazer um Curriculum Vitae muito importante para que demonstre todo o seu potencial a um eventual empregador, ainda antes de ter a oportunidade de estar numa entrevista e a explicar melhor porque deve ser contratado. O que um Curriculum Vitae A palavra Curriculum Vitae vem do Latim e significa histria de vida e como o nome indica para colocar a histria da sua vida profissional e alguns factos relevantes da sua vida pessoal. o documento em que um candidato a um emprego se d a conhecer a uma empresa ou instituio. um dos instrumentos com que os empregadores seleccionam os seus colaboradores. Modelos de Curriculum Vitae Existem vrios modelos de Curriculum Vitae disponveis, inclusivamente existe h alguns anos o Curriculum Vitae Europeu, para uniformizar este documento em todos os pases pertencentes Unio Europeia. No entanto, os princpios do que deve colocar quando est a fazer um Curriculum Vitae so iguais em todos os modelos. Como fazer um Curriculum Vitae til Um Curriculum Vitae simplesmente um anncio para vender os seus servios no mercado e serve para mostrar porque que melhor que os outros candidatos que competem consigo. Devemos enviar um Curriculum Vitae sempre que queremos concorrer a uma vaga numa empresa directamente ou ento para enviar para empresas de recrutamento on-line ou empresas de recrutamento tradicionais. O principal objectivo do Curriculum Vitae impressionar quem o l, o suficiente para que consiga uma entrevista presencial, que um tpico e tem uma preparao diferente. Como fazer um Curriculum Vitae acadmico Se ainda est a estudar e no tem qualquer experincia de emprego, procure no seu estabelecimento de ensino, ajuda para preencher o seu. Eles devero ter as habilitaes fundamentais do que aprendeu enquanto l estudou, no entanto preciso garantir que no vai copiar textualmente o que aparece nesses documentos, porque isso o que faro quase todos e ANO LECTIVO 2009 / 2010 85

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO ningum gosta de ver dezenas de Curriculum Vitae iguais quando esto a entrevistar candidatos para a sua empresa. O que fazer antes do Curriculum Vitae Antes de comear a escrever o que quer que seja, analise os empregos a que pretende concorrer e compare os seus conhecimentos com os conhecimentos que so pretendidos pela empresa. Se estiver mesmo interessado numa determinada vaga, ligue para l e pea mais informaes sobre o que se pretende do novo colaborador. As empresas maiores tm job descriptions que detalham exactamente o que pretendido de cada funo dentro da organizao. S assim saber se tem as qualificaes necessrias para o cargo, bem como saber se o tipo de emprego que pretende para si. O que colocar no Curriculum Vitae Informaes Pessoais Deve incluir os dados pessoais relevantes: nome, morada, contactos e data de nascimento. Formao Acadmica Coloque os locais onde estudou, comeando pelos mais recentes, ou seja, a sua escola bsica dever ser a ltima linha. Detalhe a sua educao mais recente e resuma a educao mais antiga, j que esta no muito relevante para uma funo profissional. Ano Nomenclatura do curso Instituio Experincia Profissional Aqui tambm dever colocar as suas experincias mais recentes em primeiro lugar. Os dados importantes nesta informao so:

Nome da empresa Cargo que ocupava E o mais importante, quais os seus sucessos na empresa

ANO LECTIVO 2009 / 2010

86

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Formao profissional Nesta seco dever incluir todos os cursos e formaes que tenham contribudo para a sua educao acadmica. Ano Nomenclatura da formao Instituio que dinamizou (ministrou) a formao Outras competncias / Outros assuntos Para fazer um Curriculum Vitae completo deve incluir todas as informaes que podem ser relevantes para um emprego e no mais do que isso. Por isso, nesta rea dever colocar competncias como:

Carta de conduo Conhecimentos de outras lnguas Conhecimentos informticos

Tipos de Curriculum Vitae Existem dois tipos de Curriculum Vitae, com algumas diferenas entre eles. Curriculum Vitae cronolgico Quando est a fazer este Curriculum Vitae, dentro de cada rea incluem-se os eventos cronologicamente, com os mais recentes inicialmente. Curriculum Vitae funcional Neste modelo, analisa-se as qualificaes necessrias para o emprego e constri-se o documento dividido por reas funcionais que se apliquem vaga a que se candidata. Este modelo d mais trabalho porque necessrio adaptar a cada vaga, no entanto mais eficaz porque tenta responder s necessidades directas das empresas.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

87

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO Como fazer um Currculo bonito Saiba agora como fazer o Currculo chegar s mos certas. Deve fazer a sua formatao correcta quando o for entregar s empresas e fazer uma carta de apresentao para introduo. Em termos de formatao essencial que seja um documento impresso por um processador de texto (no fazer um Currculo escrito mo) e impresso numa folha de papel de qualidade e com a melhor qualidade que a impressora permitir. Afinal de contas, a sua imagem. Use os sublinhados e os negritos para realar os cabealhos, mas no use muitos tipos diferentes. Da mesma forma, mantenha apenas uma ou duas fontes, tamanhos e cores. No faa do Currculo um obra artstica, mas sim um documento formal, bem organizado e de fcil leitura. Para isso, deixe muitos espaos em branco e estruturas hierrquicas como balas e contadores. O importante , quando o documento estiver terminado, colocar-se na pele da pessoa que vai analisar o Currculo, que tem de olhar para dezenas ou centenas diariamente, e pense se conseguia ler o documento facilmente e se todas as ideias principais que quer transmitir esto bem explicadas. A melhor forma de testar se o Currculo est bem feito, pedir a outra pessoa que o leia e d a sua opinio sobre o documento. Amigos, familiares, colegas de emprego e professores, so todos candidatos a ajud-lo como fazer um Currculo perfeito. Como fazer um Currculo com o tamanho certo Aqui depende um pouco da informao relevante que tiver para dizer ao seu entrevistador. Certifique-se apenas que o mais reduzido possvel, sem perder informaes importantes. Pode ser apenas uma pgina A4, se conseguir resumir tudo e mesmo assim o documento ficar bem legvel. Se tiver mais do que uma pgina, coloque nmeros no canto inferior de cada uma delas, para identificar correctamente a ordem do documento. De qualquer forma, evite mais do que duas pginas A4 j que ir tornar-se enfadonho para a pessoa que tiver de o analisar. Aps terminar de fazer o Currculo, prepare uma Carta de Apresentao, que tem outros objectivos e igualmente importante. ANO LECTIVO 2009 / 2010 88

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

Resumindo

Um bom CV aquele que desperta no empregador a vontade de vir a comunicar pessoalmente com o candidato de modo a conhec-lo melhor - aquele que, redigido com verdade, revela as marcas individuais da personalidade do candidato. Quem l currculos gasta em mdia trs minutos com cada um. Implica: Clareza; boa leitura; sem erros de ortografia; sem repeties; frases curtas, pargrafos bem definidos. Ser escrito, se possvel, numa pgina; se no, nunca no verso. Em folha branca de formato A4. As informaes devem ser apresentadas pela mesma ordem. Exemplo para quem est ou esteve empregado: data, nome da(s) firma(s) ou organizaes onde j trabalhou, ramo de actividade delas, cargo a desempenhado. As siglas, se usadas, devem ser descodificadas, por exemplo, EDEL (Empresa de Distribuio de Energia de Luanda). Pode-se sublinhar/destacar os aspectos considerados mais relevantes. H currculos em que os candidatos apresentam um resumo relmpago do que acham mais pertinente no seu percurso de vida. Ao curriculum no se deve juntar documentos fotocopiados (a no ser que expressamente solicitados) isso para a entrevista, em que se tem que provar as afirmaes nele constantes. Um CV habitualmente no assinado e pode ou no ser datado. Um sobrescrito do formato da folha em que foi escrito poder ajudar a que o CV, no sendo dobrado, fique mais legvel. So sempre de evitar as conotaes polticas ou religiosas. O desporto, sobretudo se for de grupo, um trunfo a favor. Ateno aos efeitos de bumerang: o que se no conseguir provar tem o efeito contrrio. Ordem cronolgica ou no? Cabe ao candidato optar por aquela que mais o valorize. Resumo relmpago? Se o candidato achar que se trata de um grande argumento. Motivaes e objectivos. Se no os incluir no CV, escreva-os na carta de acompanhamento do CV.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

89

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

4. A Acta
A acta requer a elaborao antecipada de uma convocatria. Na qual consta o dia, a hora, o local e a ordem de trabalhos da reunio. A acta um relato oficial de decises tomadas em assembleias, reunies ou conselhos. O documento elaborado pelo secretrio que, no decurso da reunio, vai tomando apontamentos com vista elaborao de um texto prvio. Este texto, depois de lido, aprovado e assinado pela Assembleia Geral, no final da reunio ou no incio da reunio seguinte, que corresponde acta propriamente dita e que pode eventualmente constituir uma prova judicial, isto , tem valor jurdico.

A ACTA UM REGISTO ESCRITO E FIEL DO QUE SE PASSOU NUMA REUNIO

Regras de redaco:

estilo simples, conciso e claro; sem abreviaturas; nmeros e datas por extenso; intervalos em branco, entrelinhas e rasuras so eliminadas com traos, para evitar adulteraes;

no caso de erro, repete-se o assunto aps as palavras "digo"e, caso a falha seja notada posteriormente, deve-se acrescentar a frase: "onde se l... leia-se...";

antes de ser assinada, deve ler-se em voz alta para ser aprovada; a acta aprovada por todos os presentes ou apenas pelo Secretrio e pelo Presidente; registar todas as intervenes, declaraes e votaes, se for o caso.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

90

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

Exemplo ACTA NMERO ___________ Aos _______ (1) dias do ms de ____________(1) de __________ (1), pelas _________ (1) horas e _________ (1) minutos, realizou-se na ___________(2) uma reunio presidida por ______________(3) e com a presena de ____________ (4) e com a seguinte ordem de trabalhos _____________ (5). Desenvolvimento detalhado de todos os assuntos tratados, registo das vrias opinies e das concluses. E, nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente acta que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada pelo presidente e por mim,___________ (6), na qualidade de secretrio(a), que a redigi. O(A)Presidente _______________ (1) (2) (3) (4) (5) (6) Todos os nmeros vm por extenso - Local, nome da empresa, escola, etc. Nome completo do Presidente Nome de todos os participantes Enumerao dos pontos da ordem de trabalho Nome do secretrio O(A) Secretrio(a) _________________

ANO LECTIVO 2009 / 2010

91

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

5. O Relatrio

O relatrio uma narrao de factos visando a orientao de um superior hierrquico na tomada de decises. Nele esto contidas informaes relevantes que permitiro a anlise e o julgamento de uma dada situao. A sua redaco deve se imparcial, estando o seu contedo baseado na verificao pessoal ou em fontes fidedignas. cabea do relato figuram as razes que determinaram a sua elaborao. O texto termina com a anlise do assunto e com propostas de solues para o caso em estudo. Tcnicas de redaco:

frases curtas; discurso claro e objectivo; alneas; pargrafos frequentes; preciso de vocabulrio; destaque dos pontos de desenvolvimento.

(consultar a pgina: http://www.malhatlantica.pt/estudoacompanhado/fazer_relat.htm)

ANO LECTIVO 2009 / 2010

92

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

93

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

FICHA N1
Esopo, o fabulista, escravo do filsofo Xants, em Samos, recebe do seu dono a ordem de correr ao mercado e de a comprar tudo o que houver de melhor para um banquete. O escravo obedece e traz apenas lnguas. Quando o dono o censura por ele apenas servir esse prato, Esopo responde: - Que h de melhor que a lngua? A lngua que nos une a todos, quando falamos. Sem a lngua nada poderamos dizer. Xants levado a concordar, mas, para experimentar a sabedoria de Esopo, manda-o novamente ao mercado, mas, desta vez, para trazer o que l houver de pior. E Esopo novamente traz lngua - Lngua, ainda? Lngua? No disseste, mostrengo, que lngua era o que havia de melhor? Queres ser espancado? M. Santos (texto adaptado)

1. Quantos pargrafos tem este texto? Numere-os. 1.1 Em que pargrafos existe discurso directo? Justifique a sua resposta. 1.2 Quantas frases h no segundo pargrafo? 1.3 Quantas oraes existem na primeira frase do segundo pargrafo? Justifique a sua resposta. No quarto pargrafo existe apenas uma frase. Transforme-a em trs, sem alterar a lgica do texto. E Esopo novamente traz lngua. Que ideia traduzem as reticncias no final desta frase?

2.

3. Os dois pontos surgem duas vezes no texto. Explique a razo da sua utilizao.

4. Reescreva as frases que se seguem, acrescentando-lhes as vrgulas que lhes faltam: 4.1 De qualquer forma Joo tens razo. 4.2 Para onde foi ele meu Deus? 4.3 Dona Ndia a me do Pedro espera-te nesta sala. 4.4 Espero porm que nos encontremos brevemente. 4.5 Professor como se faz este exerccio? 4.6 Pensa um pouco Tiago. ANO LECTIVO 2009 / 2010 94

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

95

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

96

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

97

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

FICHA N 3

ANO LECTIVO 2009 / 2010

98

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

99

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

100

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

101

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

102

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

103

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

104

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

105

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

106

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

107

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

108

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

109

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

110

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

111

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

112

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

113

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

114

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

115

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

116

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

117

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

118

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

119

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

120

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

121

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

122

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

123

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

124

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

125

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

126

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

127

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

128

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

129

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

130

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANO LECTIVO 2009 / 2010

131

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

ANEXO 2

H que ler, ler muito, ler sempre.


Saber ler apreender o sentido do texto. Neste nvel de ensino, o aluno j dever ler com expressividade, sem hesitaes. S assim a mensagem ser captada por quem a ouve.

Eis alguns conselhos para uma boa leitura:


1. Sempre que possvel, leia primeiro o texto silenciosamente, prestando muita ateno para entender a mensagem; 2. Ao ler o texto em voz alta deve faz-lo com expressividade para que a mensagem chegue facilmente ao ouvinte; 3. 4. 5. 6. 7. 8. Leia pausadamente. Ler rpido no significa ler bem; Pronuncie bem as palavras, no omitindo as ltimas slabas; No baixe o tom medida que se aproxima do fim da frase; Leia com fluidez, sem hesitaes; Respeite a pontuao, fazendo as pausas ou entoaes exigidas pelas diferentes frases; D ao texto a entoao apropriada para que se possa, por exemplo, distinguir a fala das personagens da voz do narrador; 9. 10. Deixe transmitir ao ouvinte, atravs da expressividade, as emoes que o texto encerra; No se debruce sobre o texto, projete bem a sua voz para fora para que a mensagem seja ouvida com clareza; 11. 12. Levante, sempre que puder, os olhos do papel; Treine a leitura em voz alta e se puder grave a sua leitura. Ao ouvir-se, se no gostar dificilmente os outros podero gostar; 13. Leia muito, pois quanto mais ler, melhor ser a sua leitura e consequentemente, a sua escrita.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

132

TCNICAS DE COMUNICAO E EXPRESSO

BIBLIOGRAFIA
Arruda, Lgia (2008). GRAMTICA DE PORTUGUS LNGUA NO MATERNA. Porto; Porto Editora. Azeredo, M. Olga e outros (2007). DA COMUNICAO EXPRESSO GRAMTICA PRTICA DE PORTUGUS. Lisboa; Lisboa Editora. Borregana, Antnio Afonso (2007). GRAMTICA LNGUA PORTUGUESA (1 edio). Luanda; Texto Editores. Coimbra, Olga Mata e Coimbra, Isabel (2002). GRAMTICA ACTIVA 1 (2 edio). Lisboa; Lidel Edies Tcnicas, Lda. Coimbra, Olga Mata e Coimbra, Isabel (2002). GRAMTICA ACTIVA 2 (2 edio). Lisboa; Lidel Edies Tcnicas, Lda. Cunha, Celso e Cintra, Lindley (2003). BREVE GRAMTICA DO PORTUGUS CONTEMPORNEO (16 edio). Lisboa; Edies S da Costa. Estrela, Edite e outros (2004). SABER ESCREVER SABER FALAR (3 edio). Lisboa; Publicaes Dom Quixote. Nascimento, Zacarias e Pinto, Jos Manuel de Castro (2006). A DINMICA DA ESCRITA (5 edio). Lisboa; Pltano Editora. PRONTURIO DA LNGUA PORTUGUESA (2005). Porto; Porto Editora.

www.esffl.pt, consultado em 3/11/2008. www.dpedrov.edu.pt, consultado em 10/08/2008. http://kabulas.no.sapo.pt, consultado em 21/10/2008.

www.malhatlantica.pt, consultado em 24/03/2009.

ANO LECTIVO 2009 / 2010

133

You might also like