You are on page 1of 22

1

PESQUISA EM SERVIO SOCIAL II E PRTICA PROFISSIONAL II

LUCIANA SILVA COSTA RITA DE CASSIA CUNHA DOS SANTOS SHEYLA SOARES DA SILVA

BELM PAR MAIO - 2012

LUCIANA SILVA COSTA RITA DE CASSIA CUNHA DOS SANTOS SHEYLA SOARES DA SILVA

PESQUISA EM SERVIO SOCIAL II E PRTICA PROFISSIONAL II

Trabalho apresentado s Professoras Andrea Mello Pontes e Maria Lcia Garcia das disciplinas Pesquisa em Servio Social II e Prtica Profissional II da turma 5SSN1 , turno noite do curso de Servio Social

UNAMA Belm 31/05/2012

INTRODUO
Existe uma grande preocupao com as consequncias que a maternidade precoce pode acarretar sade, educao e ao desenvolvimento econmico e social. Isso se deve ao fato de esta dificultar o desenvolvimento educacional e social da adolescente, assim como a sua capacidade de utilizar todo o seu potencial individual. Como resultado, observa-se uma taxa maior de evaso escolar, desajustes familiares e dificuldade de insero no mercado de trabalho. Em algumas situaes, a gravidez na adolescncia pode vir a ser soluo para situaes conflituosas e no necessariamente um problema em si, refletindo a complexidade desse tema. Isso pode ser percebido quando so analisados os possveis fatores etiolgicos ligados ao incremento das gestaes nessa faixa etria, chegando a uma rede multicausal que torna as adolescentes especialmente vulnerveis. Observa-se que a falta de informao dos meios contraceptivos, a falta de orientao e de estruturao familiar, a situao econmica, a iniciao sexual precoce, so fatores que contribuem para a gravidez na adolescncia. A adolescente grvida necessita receber uma ateno especial, pois, a gravidez que ocorre no perodo da adolescncia aumenta o risco de ordem social, psicolgica e de sade tanto para a me quanto para o filho, a gravidez na adolescncia considerada pela Organizao Mundial de Sade-OMS como de alto risco devido s repercusses sobre a sade, uma vez que o corpo da adolescente ainda no est formado adequadamente para a maternidade o que vai trazer problemas de crescimento e desenvolvimento emocionais, comportamentais, educacionais e no parto onde o beb poder nascer prematuro. O objetivo deste estudo compreender e analisar a gama de transformaes que ocorre em uma gravidez considerada precoce, fenmeno este que continua ocorrendo entre as adolescentes mesmo com as orientaes que a mdia oferece atravs das campanhas sobre o uso da camisinha, logo percebemos a necessidade de buscar subsdios capazes de viabilizar condies que amenizem a problemtica estudada.

1- PESQUISA EM SERVIO SOCIAL II 1.1-DESCRIO DA PESQUISA


Os procedimentos metodolgicos para realizao deste trabalho foi de pesquisa bibliogrfica e documental, consistindo na busca minuciosa por artigos relacionados ao tema, Gravidez na adolescncia e o impacto na relao familiar, utilizando-se as seguintes palavras-chave: adolescncia, adolescente, gravidez na adolescncia, aborto, anticoncepo, reincidncia de gravidez na adolescncia. Estruturamos a nossa pesquisa sob um enfoque reflexivo escolhendo trs questes norteadoras: quais os motivos que geram um alto ndice de gravidez na adolescncia? Qual o papel da famlia em relao adolescente grvida? Quais as dificuldades que a famlia enfrenta com a adolescente gravida? As buscas foram feitas entre os meses de agosto de 2011 a maio de 2012, sendo utilizadas as seguintes bases de dados: SciELO, Biblioteca da Unama, e da UFPA. Foram encontrados 60 artigos relacionados ao tema, sendo que destes foram selecionados 41. Os artigos excludos foram aqueles cujo ano de publicao era inferior a 2005, sendo algumas excees feitas quando o artigo em questo continha assunto relevante ao tema desta reviso. Foi realizada entrevista semi-estruturada com duas adolescentes grvidas que realizavam pr-natal na Unidade de Referencia Materno Infantil e adolescenteUREMIA, onde no primeiro momento foi feita a abordagem das adolescentes com o objetivo de se adquirir confiana necessria para que essas pudessem repassar informaes precisas e verdadeiras, a entrevista seguiu um roteiro previamente elaborado com oito perguntas referente ao contexto socioeconmico, relacionamento familiar e perspectiva de vida. Realizamos entrevista tambm com uma das Assistentes Sociais da maternidade da Fundao Santa Casa de Misericrdia do Par-FSCMPA, com o objetivo de conhecermos como se d a prtica profissional dentro desta instituio, e como se d esta interveno diante da gravidez na adolescncia. A mesma relatou que seu trabalho compreende no campo da orientao das adolescentes, por deflagrar que no dia a dia de seu trabalho que a maior parte das adolescentes atendidas, mesmo na era da informao, ainda so adolescentes sem orientao sexual, sem planejamento familiar e sem apoio das polticas pblicas na

preveno da gravidez precoce, informou que tambm intervm no campo da articulao e encaminhamento dessas adolescentes para posterior acompanhamento, se necessrio. Perguntamos para a Assistente Social de que forma atuao dos demais profissionais que trabalham juntamente com o setor biopsicossocial, a mesma nos informou que so profissionais ligados rea da sade, psiclogos, enfermeiros e mdicos que em conjunto fazem parte da equipe multidisciplinar, porm ela enfatiza que apesar de ser uma equipe multidisciplinar ainda no atuam de forma interdisciplinar, que segundo ela, no permite uma maior eficincia no atendimento ao usurio, pois, este quem sofre diretamente como o maior ou o menor desempenho dos profissionais. No foi possvel realizarmos entrevistas com as adolescentes que fazem acompanhamento na Santa Casa, por questes burocrticas da instituio.

1.2-PESQUISA BIBLIOGRAFICA
Silva (2009) afirma que a gravidez precoce considerada como um problema de sade pblica no Brasil, uma em cada quatro mulheres que do luz nas maternidades tem menos de vinte anos de idade, estas meninas que no so mais crianas, nem adultas, esto em processo de transformao e, ao mesmo tempo, prestes a serem mes. um momento muito delicado para essas adolescentes, e que gera medo, angstia, solido e rejeio, elas vivenciam dois tipos de problemas emocionais: um pela perda de seu corpo infantil, e outro por um corpo adolescente recm-adquirido, que est se modificando novamente pela gravidez. O autor explica que estas transformaes corporais so vividas muitas vezes com certo espanto pelas adolescentes, por isso muito importante a aceitao e apoio quanto as mudanas que esto ocorrendo, por parte do companheiro, dos familiares, dos amigos e principalmente pelos pais. Segundo Silva (2009) a escola muitas vezes no dispe de estrutura adequada para acolher uma adolescente grvida, o resultado que a menina acaba abandonando os estudos durante a gestao, ou aps o nascimento da criana, trazendo consequncias gravssimas para o seu futuro profissional. Os riscos de

complicaes para a me e a criana so considerveis quando o atendimento mdico pr-natal insatisfatrio, isto porque, normalmente a adolescente costuma esconder a gravidez at a fase mais adiantada, impedindo uma assistncia pr-natal desde o inicio da gestao. Silva (2009) diz que muito comum tambm o uso de bebidas alcolicas e cigarros o que aumenta os riscos de surgimento de problemas, existe tambm a possibilidade de gestaes sucessivas, os riscos do aborto provocado e as dificuldades para a amamentao. Por isso a gravidez entre adolescentes deve ser encarada como um problema no apenas mdico, mas de toda a sociedade. Segundo Silva (2009) importante participao da famlia, em polticas pblicas e instituies, tanto governamentais como no governamentais, no combate gravidez precoce e indesejada. A famlia est no centro sobre a discusso sobre a gravidez na adolescncia, porm a questo no se limita somente a famlia ficando tambm a cargo do Estado, onde se legitima a responsabilidade sobre os adolescentes que esto assegurados pelo Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), claramente descrito do art. 1, em que interessante ressaltar no art. 4, que dever da famlia, da comunidade, da sociedade e do Poder Pblico em efetivar os direitos referentes a todas as dimenses da vida humana em relao s crianas e adolescentes. Mas nem sempre houve a ampla discusso sobre o tema, segundo Acosta(2008) a revoluo industrial separou o mundo do trabalho do mundo familiar e instituiu a dimenso privada da famlia ou como descreve Sarti:
A famlia, no capitalismo, deixou de ser uma unidade de produo, na medida em que esse sistema separou a produo, como esfera pblica da famlia, (...) que passou ento a constituir uma unidade de consumo no qual a lgica capitalista ganhou um maior espao, tornando as pessoas individualistas em suas relaes. (SARTI, 1995, pag.42)

A situao econmica instvel entre outras uma vulnerabilidade para a famlia que segundo Acosta (2008) explica a frequncia de rupturas conjugais, que diante das expectativas no cumpridas v-se o projeto do casamento se desintegrar, gerando desestrutura familiar acarretando problemas de ordem social, psicolgica, emocional que de espraia para todos os integrantes dessa famlia, pois esto todos interligados, como descreve Acosta(2008) que a famlia constituda por uma

constelao de pessoas interdependentes, e as estrutura reproduz as dinmicas scio histricas existentes. Em seu estudo sobre a gravidez na adolescncia Hercowitz ressalta que:
As dificuldades de relacionamento familiar podem levar gestao precoce, seja por agresso aos pais, baixa autoestima ou falta de perspectivas. Para essas adolescentes sem perspectivas, a gravidez pode ser a nica possibilidade de mudana de status. (HERCOWITZ, 2002, p. 2).

A adolescncia a fase de transio entre a infncia e a idade adulta, segundo Hercowitz (2002), quando o desenvolvimento da sexualidade reveste-se de fundamental importncia para o crescimento do indivduo em direo sua identidade adulta, determinando sua autoestima, relaes afetivas e insero na estrutura social. em meio a todas essas transformaes que se encontram a nvel fsico, social e tambm econmico que os adolescentes buscaro maneiras de superao dos obstculos da vida. A gravidez na adolescncia constitui-se em uma experincia emocionalmente difcil, que pode gerar uma srie de complicaes como: baixa autoestima, altos nveis de estresse, poucas expectativas frente ao futuro e sintomas depressivos. Em face de que a maioria das adolescentes encontram-se despreparadas psicologicamente, emocionalmente, socialmente, economicamente, na famlia que estas meninas encontram o apoio que necessitam. Tem sido tarefa difcil explicar a causa de existir tantas adolescentes grvidas, e seu crescente nmero a cada ano. De um lado, alguns profissionais apontam para a falta de informao, de outro, a questo centra-se numa busca pela identidade por parte dos adolescentes. Cabe o estudo e a reflexo acerca das vrias possibilidades que levam gravidez na adolescncia. Segundo Kalina(1999) na adolescncia, ocorre uma profunda desestruturao da personalidade e que com o passar dos anos vai acontecendo um processo de reestruturao. Baseado em antecedentes histrico- genticos e do convvio familiar e social, e tambm pela progressiva aquisio da personalidade do adolescente, possvel entender que esta reestruturao tem em seu eixo o processo de elaborao dos lutos, a cada etapa deixada sucessivamente. A questo familiar e social funciona como co-determinante no que resulta enquanto crise, especialmente conquista de uma nova identidade.

Podemos encontrar em Osborne(1975) aspectos importantes sobre pais que valorizam a autonomia e a disciplina no comportamento, estimulam mais o desenvolvimento da confiana, da responsabilidade e da independncia. Pais que so autoritrios, os quais tendem represso dos desacordos, porm no podem extermin-los, e os filhos adolescentes provavelmente acabam sendo menos seguros, pensando e agindo pouco por si prprios. Pais negligentes ou permissivos que no oferecem o tipo de ajuda que o adolescente precisa, permitem que seus filhos percam o rumo, no oferecendo a eles modelos de um comportamento adulto responsvel. Vemos ento, a enorme responsabilidade educacional durante o processo de adolescncia, e cabe aos pais preparao sobre as mudanas no corpo e o aprendizado de como lidar com a questo sexual, usando de honestidade e se preocupando em transmitir valores, alm de regras. Neto(2004) afirma que ao se falar sobre preveno da gravidez, podemos encontrar pesquisas realizadas por universidades ou do Ministrio da Sade, onde revelam constantemente que grande parte da populao tem tido a informao bsica necessria sobre o uso de anticoncepcionais, e que apesar dos adolescentes possurem este conhecimento, acabam mantendo um relacionamento sexual sem tomar os cuidados necessrios e assim, como que numa loteria engravidam inesperadamente. Segundo Neto(2004) por um lado encontramos uma boa dose de informao que chega at os jovens, por outro percebemos a constante falta de dialogo ente pais e filhos, no bastando apenas dizer ao adolescente para que use preservativos, mas tambm esclarecendo sobre as decorrncias possveis, lembrando que uma relao afetiva e estvel tem maiores chances de entendimento neste dialogo. Os pais precisam se preparar com conhecimento a respeito, trabalhar melhor sua participao em assuntos delicados e acompanhar equilibradamente a vida de seus filhos.

1.3- DADOS DA PESQUISA


Em nossa pesquisa observamos que o adolescente sai de seu mundo infantil e comea a se estruturar para o mundo adulto, passa por transformaes hormonais, emocionais, a fase de descoberta de seu prprio corpo, o perodo em

que se sente dono do mundo onde possui sempre razo em tudo, na adolescncia que se caracteriza a fase em que os pais se sentem pressionados, no qual o adolescente exterioriza sua nsia na busca de respostas para todos os porqus da vida e a maioria dos pais tem na fuga a melhor forma de se distanciar de determinados assuntos, como sexo e drogas, por no saberem se expressar, por terem vergonha de dialogar. Silva(2006) observa-se que a comunicao entre o adolescente e a sua famlia torna-se difcil pela falta de dilogo, isto acontece porque as famlias no possuem o habito de discutir assuntos de suma importncia para o desenvolvimento do adolescente, pois , fatores como a vergonha, a prpria cultura arcaica que no sculo passado mostrava a figura do pai como rgido, autnomo no qual a figura da me era somente procriativa, contribuiu bastante para o distanciamento dos filhos dentro da famlia. Em nossa pesquisa as duas adolescentes que foram entrevistadas, relataram falta de dialogo com a famlia, principalmente no que se refere orientao sexual. Observamos a necessidade de a famlia proporcionar compreenso e tranquilidade para que as crianas e futuros adolescentes cresam se sentido amados e confiantes, uma vez que na famlia que se forma a personalidade de uma criana, logo se a criana cresce em uma ambiente de brigas constantes, onde obrigada a trabalhar em detrimento de estudar e brincar , crescer um adulto frio e que repassar esses sentimentos de conflitos e violncias quando construir sua famlia. Em nossa pesquisa este contexto de falta de dialogo e violncia foi relatado por uma das adolescentes de 15 anos, no 5o ms de gestao, entrevistada que relatou que uma vez que sua famlia s vivia brigando, a mesma no se dava bem com o padrasto, e a me era negligente segundo palavras da adolescente a mesma saiu de casa para viver com o namorado de 17 anos e foi morar na casa dos pais do namorado, a adolescente por descuido conforme, suas palavras, engravidou. Observou-se que as duas entrevistadas referem-se problemas de relacionamento com seus familiares, iniciaram sua vida sexual muito cedo por volta dos 13 e 14 anos, e os pais na maioria no sabem lidar com transformaes apresentadas pelas adolescentes, tornando-se difcil a relao com eles e as adolescentes acabam por esconder da famlia sua iniciao sexual, e as mesmas acabam por buscar informaes na mdia e com as suas amigas.

10

Segundo dados do Sistema nico de Sade- SUS, Brasil (2008), nas ltimas dcadas, a gestao na adolescncia tem sido considerada um srio problema de sade pblica. Somente no Brasil, a gravidez precoce a causa mais frequente de internaes na rede do Sistema nico de Sade SUS. Na regio norte do Brasil, a cidade de Belm, capital do Estado do Par, embora venha apresentando uma reduo gradual no perodo de 2003-2007 no nmero de internaes relativas gravidez, ao parto e ao puerprio na faixa etria dos 10 aos 19 anos da ordem de 27,45% para 25,07% acompanha a tendncia brasileira. O fenmeno, em sua complexidade, influenciado por diferenas sociais, culturais e econmicas da adolescente que vivencia a gestao precocemente. Para estudar o perfil scio demogrfico e a sade mental dessas futuras mes, a professora Silvia Maus Santos Rodrigues, do curso de Medicina da Universidade Federal do Par, desenvolveu a monografia intitulada Fatores associados a transtornos mentais em adolescentes grvidas, realizada em 2009, como concluso do curso de Especializao em Bioestatstica do Instituto de Cincias Exatas e Naturais da UFPA. Em abril de 2010, o trabalho, orientado pela professora Silvia dos Santos de Almeida, foi contemplado com o prmio de Melhor Monografia de Especializao no XV Congresso Mdico Amaznico. A pesquisa enfocou 89 grvidas na faixa etria de 12 a 18 anos (mdia de 16 anos), em acompanhamento pr-natal, na Unidade de Referncia Materno Infantil e Adolescente-UREMIA, em Belm. Um questionrio caracterizou o perfil scio demogrfico e comportamental das adolescentes, abordando variveis, tais como: idade, escolaridade, faixa de renda, classe econmica, condies de moradia, vnculos familiares, caractersticas da gestao, sentimentos relativo gestao e relacionamento com o pai do beb. A ideia foi identificar, entre outras coisas, como o suporte da famlia e o contexto extrafamiliar influenciam a vida da adolescente gestante, podendo ocasionar Transtornos Mentais Comuns (TMC). Rodrigues(2009) explica que os transtornos mentais podem ser encontrados com frequncia e a maioria dos indivduos relata queixas, como tristeza, ansiedade, fadiga, diminuio da concentrao, preocupao somtica, irritabilidade e insnia. O estudo desenvolvido pela pesquisadora revelou que 31 adolescentes grvidas, atendidas durante o ms de julho de 2009, na Unidade de Referncia Materno Infantil e Adolescente-UREMIA, apresentavam Transtornos Psiquitricos Menores,

11

destacando-se os Distrbios Psicossomticos, com 26 %, Desejos de Morte, com 25%, e Distrbios do Sono, com 18%. Os resultados contribuiro para polticas de sade uma vez que as jovens no esto preparadas para enfrentar as mudanas no cotidiano e nos aspectos emocionais que uma gravidez pode gerar. Assim, observa-se que a precoce maturidade sexual no se faz acompanhar pelo amadurecimento psicolgico necessrio. Esse desencontro pode envolver situaes de fragilidade psquica e risco de desenvolver problemas psiquitricos que meream interveno teraputica. Rodrigues(2009) se surpreendeu com o elevado percentual de desejos de morte dentre os casos diagnosticados com transtornos. Isso pode estar associado ao relacionamento entre as adolescentes e a famlia, marcado, muitas vezes, por aspectos negativos, como isolamento, excluso, raiva, vergonha, relaes agressivas de brigas e gritos, incompreenso e, ainda, percepo de relaes de competio na famlia, interesse e culpabilidade entre os membros em situaes de conflito. Segundo Rodrigues(2009) alm das carncias afetivas, o desejo de morrer pode ser explicado tambm pela falta de habilidade e imaturidade das gestantes para lidarem com situaes-problema. Suporte familiar A pesquisa comprovou que relaes sociais e afetivas de apoio podem influenciar positivamente o bem-estar psicolgico das futuras mes e sua capacidade para a maternidade. A percepo de falta de suporte familiar pela jovem grvida pode gerar estresse, sintomas depressivos e uma tendncia para a violncia fsica. Com relao ao suporte dado pelo parceiro, a pesquisa constatou que o no acompanhamento da gestao pelo pai do beb pode se tornar um fator de risco para a gerao de Transtornos Mentais Comuns. Por outro lado, o apoio do pai do beb s futuras mes surge como fator de proteo. Para Rodrigues(2009), a grande relevncia de seus estudos poder contribuir para o desenvolvimento de tratamentos e polticas de sade que atuem na preveno desses transtornos, uma vez que a pesquisa demonstra a direta relao entre a participao da famlia e do parceiro da gestante durante o pr-natal e o desencadeamento de doenas mentais. Segundo Rodrigues(2009) fragilidade socioeconmica Mdicos, Psiclogos e Assistentes Sociais concordam que as precariedades das condies de vida, a falta de perspectiva profissional e a fragilidade socioeconmica so grandes

12

responsveis pelas jovens iniciarem a vida sexual e engravidarem cada vez mais cedo. A pesquisa sobre os fatores associados a transtornos mentais em adolescentes grvidas evidencia tal situao. De acordo com a pesquisa de Rodrigues(2009) a escolaridade das adolescentes estudadas mostra-se altamente defasada em relao prpria idade, 58% das adolescentes possuam ensino fundamental incompleto, sendo que 60% das entrevistadas no estavam mais estudando. Um ndice significativo (30%) das adolescentes parou de estudar em decorrncia da gravidez. O nvel econmico revela-se como um fator importante para a ocorrncia da gravidez. Nas classes econmicas menos favorecidas, h uma maior incidncia de adolescentes grvidas. A pesquisa sobre as adolescentes da Unidade de Referncia Materno Infantil e Adolescente-UREMIA de Belm revela que quase 90% das gestantes so das classes econmicas C e D. Mais da metade das adolescentes gestantes declarou ser estudante, sem renda prpria (79%) ou com uma renda menor que um salrio mnimo (12%). A renda do grupo familiar demonstrou ser, em sua maioria, baixa, com quase 34% com renda de um a dois salrios mnimos. A maior parte das adolescentes estudadas no planejou a gestao (67,42%), porm 80% delas desejavam a gravidez. Os ndices indicam uma elevada prevalncia de gestaes desejadas. De acordo Rodrigues(2009), o nmero sugere a possibilidade de uma atitude de idealizao da gestao por parte das adolescentes grvidas, uma vez que muitas delas superestimam a quantidade de suporte social que iro receber. Alm disso, so muitas as adolescentes que idealizam na gravidez e num casamento precoce a possibilidade de esquivarem-se de um ambiente familiar escasso de compreenso e carinho. Com relao ao estado civil, a pesquisa levantou um equilbrio entre as solteiras e aquelas com vnculo conjugal estvel, cada categoria correspondendo a cerca de 47% da amostra. Na caracterizao do relacionamento com o pai do beb, a maior parte das adolescentes grvidas mantinha relacionamento com o pai do beb (56 %); a gravidez era aceita pelo pai (93%) e, em 74% dos casos, os pais do beb estavam acompanhando a gravidez. Apesar das adversidades, as adolescentes afirmaram o desejo de criar o beb e no houve nenhum relato de desejo de encaminhar o recm-nascido para adoo.

13

Durante a nossa pesquisa podemos verificar nas duas adolescentes que o fenmeno da gravidez na adolescncia acontece pela descoberta da sexualidade, a falta de informao sobre os mtodos contraceptivos, a ausncia de orientao sexual e controle por parte da famlia, as condies socioeconmicas, e que ambas relataram que a relao familiar era fundamental para amenizar essa fase to complexa que estavam vivendo. No relato da adolescente de 16 anos, 6o ms de gestao em que falou sua me do interior e tinha vergonha de falar sobre sexo, ento a mesma se reunia com as amigas para conversar sobre o assunto e que se combinavam de fazer sexo somente com camisinha para no pegar filho. As adolescentes iniciam sua vida sexual muito cedo, a menarca pode acontecer precocemente, deixando as adolescentes suscetveis a uma gravidez precoce e a famlia possui um papel muito importante na vida da adolescente grvida, para amenizar esse momento de amadurecimento psicolgico to complexo.

2-PROJETO DE INTERVENO DO SERVIO SOCIAL 2.1.JUSTIFICATIVA:


Este projeto de interveno Gravidez na adolescncia e o impacto na relao familiar configura avaliao primordial da disciplina de Prtica Profissional II. O campo de pesquisa de onde partir a proposta de interveno a Fundao Santa Casa de Misericrdia do Par, especificamente na Clinica de Ginecologia e Obstetrcia. A Fundao Santa Casa de Misericrdia do Par- FSCMPA um rgo da administrao indireta, vinculado a Secretaria de Estado de Sade Pblica. Foi certificada como Hospital de Ensino, conforme Portaria Interministerial MS/MEC n 2378 de 26 de Outubro de 2004 e efetivado seu processo de contratualizao junto ao SUS por meio da Portaria 2.859/MS, de 10 de novembro de 2006. A Fundao Santa Casa de Misericrdia do Par- FSCMPA tem como finalidades essenciais: a Assistncia, o Ensino e a Pesquisa, em consonncia com o Perfil Assistencial na Ateno a Sade da Criana, Ateno a Sade da Mulher, e Ateno a Sade do Adulto, prestando servios ambulatoriais e de internao. um hospital que atende 100% do SUS, est cadastrado como referncia na ateno

14

gestante de alto risco e ao recm-nascido. Na rea do Ensino e Pesquisa desenvolve os programas de Residncia Mdica em Pediatria, Neonatologia, Nefrologia Peditrica, Ginecologia e Obstetrcia, Clnica Mdica, Dermatologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Peditrica e Radiologia. Sua misso prestar assistncia sade, inserida no SUS, atuando como hospital geral de ensino e de referncia na Ateno Integral Sade da Mulher e da Criana, na Mdia e Alta Complexidade, com qualidade e de forma humanizada, articulada. Sua viso ser reconhecida pela sociedade como Hospital Geral e de Ensino que oferece assistncia de excelncia em Mdia e Alta Complexidade na Sade da Mulher e da Criana. Seus valores organizacionais so: a democratizao, o respeito, a tica, a transparncia, a responsabilidade, a valorizao do servidor e a humanizao. O Servio Social na Fundao Santa Casa de Misericrdia do Par- FSCMPA busca efetivar sua prtica profissional pautada no seu projeto tico-politicoprofissional, o qual colabora para uma interveno sintonizada com a efetivao da garantia de direitos, entendendo que esta construo se d dentro de um processo permeado de limites e possibilidades, tendo como pano de fundo a questo social e seus rebatimentos causais no processo de adoecimento da populao. Outro destaque o atendimento s famlias e ou responsveis dos usurios que so atendidos na instituio, esta demanda inerente ao do Servio Social. A famlia concebida como parceira no circuito da promoo, preveno e recuperao da sade dos usurios atendidos na FSCMPA. Ela o lcus de uma dinmica complexa, suas demandas e rebatimentos no cotidiano hospitalar objeto da interveno permanente do Servio Social e se materializa a partir de um processo permeado por limites e possibilidades. preciso destacar que, do ponto de vista jurdico-legal, dois instrumentos so fundamentais nessa para fundamentar a interveno do assistente social a Lei n. 8.662/1993 (BRASIL, 1993), que regulamenta a profisso, e o Cdigo de tica de 1993 (CFESS, 1993), que define as competncias e os valores ticos norteadores

15

do trabalho profissional. Para alm desses instrumentos legais que compem o projeto tico-poltico da profisso. A adolescncia considerada um fenmeno especfico do desenvolvimento humano. um perodo confuso e de contradies onde o adolescente vive novas experincias, reformula seus pensamentos, sentimentos e expectativas e transforma gradativamente a sua autoestima infantil com base em pesquisas bibliogrfica feita a respeito deste assunto percebemos que algumas adolescentes enfrentam com muita dificuldade a problemtica da gravidez. Assim, pretende-se com o presente trabalho intervir com atividades especficas para que a gestao neste perodo possa ser observada no apenas como um episdio, mas como um processo dinmico, inserido numa fase da vida de profundas transformaes e que fatores como distanciamento dos amigos, desenvolvimento pessoal retardado, possibilidade de estabilidade conjugal frgil e tendncia perpetuao de pobreza, inevitavelmente provocam desordens sociais e psicolgicas bastante visveis. Em nossa pesquisa percebemos uma ineficincia ateno para com as adolescentes, pois, o papel do Servio Social contribuir, atravs de suas intervenes , para a diminuio da gravidez na adolescncia e sua reincidncia, o que pode ser feito atravs de orientaes sobre os programas de planejamento familiar e mtodos contraceptivos existentes na instituio, neste caso poderia ser feitos o encaminhamento dessas adolescentes para estes programas assim que recebessem alta ou realizar o deslocamento equipe responsvel at as enfermarias para administrarem oficinas e palestras educativas. Verificou-se a necessidade de dar maior importncia aos Programas no intuito de se fazer com que as adolescentes conheam as melhores formas de se proteger contra uma gravidez precoce, que pode adiar por um bom tempo os seus sonhos. Com Segundo Costa (2009) tambm preciso que esse projeto seja um ponto de agregao da populao demandatria. Ao ser formulado, deve indicar como se coloca ante as demandas da populao, como pretende atend-las e como a populao pode exercer o controle do trabalho a ser executado. Alis, essa formulao responde diretamente a um preceito do Cdigo de tica, que, no artigo

16

quinto, indica como deveres do assistente social na relao com os usurios, dentre outros: contribuir para a viabilizao da participao efetiva da populao usuria nas decises institucionais e [...] democratizar as informaes e o acesso aos programas disponveis no espao institucional, como um dos mecanismos indispensveis participao dos usurios.

2.2. OBJETIVO GERAL:


Contribuir com palestras reunies educativas para fortalecer os vnculos familiares das grvidas adolescentes, que realizam o pr-natal ou esto internadas na instituio; Realizar palestras sobre sexualidade e mtodos contraceptivos; Orientar as grvidas sobre o Programa de Planejamento Familiar e Pr-natal de Alto Risco; Orientar quanto ao parto humanizado; Fazer trabalho em grupo com as adolescentes e suas famlias; Orientar sobre o Plano de Convivncia Familiar;

2.3. PBLICO ALVO


Constituem pblico-alvo direto, as adolescentes entre 12 e 18 anos, que realizam pr-natal na instituio; O pblico-alvo indireto so os seus familiares.

2.4.META
Para levar informao as grvidas e seus familiares, pretende-se fazer as palestras e orientaes para um nmero de aproximadamente dez gravidas por dia, uma vez por semana, sendo que duas vezes no ms faremos palestras com os familiares das grvidas.

17

2.5.METODOLOGIA
Reunies para as grvidas, com informaes sobre aleitamento, cuidados com o beb, direitos das crianas e adolescentes; Construo de painel com os mtodos contraceptivos, como prevenir, como agir e reagir; Fomentar atividades de grupos atravs de oficinas e palestras, objetivando oferecer oportunidade de aprendizado, a melhoria das relaes interpessoais e o desenvolvimento da autoestima dos pacientes internadas e em atendimento ambulatorial.

2.6.CRONOGRAMA
O perodo de execuo do projeto de interveno ser de seis meses, de agosto a dezembro de 2012, pretende-se fazer as palestras e orientaes para um nmero de aproximadamente dez grvidas por dia, uma vez por semana, sendo que duas vezes no ms faremos palestras com os familiares das grvidas, para verificar o resultado dessas aes, ser realizado a cada final de ms reunio com as grvidas com a inteno de verificar como est se dando a relao familiar a partir das aes do projeto de interveno, medida que for encontrado problemas nesses relacionamentos, vamos verificar a possibilidade fazer uma interveno junto com este grupo familiar individualmente, para fortalecer cada vez mais esses vnculos.

2.7. RECURSOS
a) Humanos A mo-de-obra deste projeto envolver todos os profissionais do Servio Social da Clinica de Ginecologia e Obstetrcia.

18

b) Materiais Para plena aplicao do projeto, sero necessrios materiais de escritrio (papel A4, canetas, grampeador, bloco de anotaes, um computador com projetor, um telefone, uma sala grande, uma mesa, cadeiras de acordo com o nmero de participantes). c) Tcnicos Emisso de documentos internos (memorandos, cartas para convocao) e externos (ofcios, convites).

19

CONCLUSO
A partir da pesquisa realizada encontramos as seguintes concluses, que a famlia exerce um papel fundamental na vida da adolescente, a gravidez na adolescncia apresenta-se aos pais como uma nova experincia, a partir da qual buscaro construir um novo sentido as suas vidas. As adolescentes entrevistadas relataram que passaram por grandes dificuldades juntamente com seus pais, foi difcil aceitar a gravidez precoce, uma vez que os pais querem um futuro promissor para as filhas, o nascimento de uma criana em uma famlia de baixa renda um fator preocupante, pois, necessita de cuidados, de ateno e a maioria dos pais, no possui condies financeiras para sustentar a famlia. A discriminao que ainda existe em nossa sociedade outro fator relevante, pois ainda existem escolas que no aceitam adolescentes grvidas no seu quadro discente, a dificuldade ao acesso sade deixa a famlia assustada em relao gravidez de alto risco. Notamos que preciso que se consiga melhorar as condies socioeconmicas, proporcionar acesso ao lazer, sade e direcionar politicas pblicas referente educao sexual dos adolescentes e de seus familiares para que possam obter informaes quanto ao seu prprio corpo e que possam tirar suas dvidas sem nenhuma vergonha de seus pais. Fatores como a falta de orientao por parte dos pais em relao a sexualidade ,problemas socioeconmicos e psicolgicos contribuem para a gravidez precoce na adolescncia. Conclumos que a gravidez na adolescncia acontece pela descoberta da sexualidade, a falta de informao sobre os mtodos anticoncepcionais, ausncia de orientao sexual e controle por parte da famlia, as condies socioeconmicas, as adolescentes iniciam sua vida sexual muito cedo, a menarca pode acontecer precocemente, deixando a as adolescentes suscetveis a uma gravidez precoce. A falta de incentivo das politicas pblicas para este segmento social faz com que esse fenmeno social cresa, logo de grande importncia o incentivo atravs de programas, projetos e campanhas educativas no s para as adolescentes como para os seus pais.

20

E neste contexto as atividades tcnicas do Assistente Social na rea da assistncia so bastante diversificadas e tem como pano de fundo prioritariamente os problemas advindo da questo social onde os sujeitos esto inseridos, portanto a interveno profissional busca compreender o sujeito de nossa ao a partir de um olhar biopsicossocial e propor uma ao interventiva que seja capaz de interpretar e entender a condio do usurio, sem perder de vista suas singularidades e particularidades.

21

REFERNCIAS
COUTO, Berenice Rojas. Formulao de Projeto de Trabalho Profissional.Rio Grande do Sul.PUCRS ,2009 HERCOWITZ, Andra. Gravidez na adolescncia. So Paulo. Pediatria Moderna, 2002. KALINA, Eduardo. Psicoterapia de adolescentes: teoria, prtica e casos clnicos. 3 ed. Porto Alegre, Artes mdicas, 1999. OSBORNE, Elsie L. et.al. Seu filho adolescente. Rio de Janeiro. Imago, 1975. SARTI, Cynthia Andersen. Famlias enredadas. In: ACOSTA, Ana Rojas; VITALE, Maria Amlia (org.). Famlia: Redes, Laos e Polticas Pblicas. So Paulo. Cortez, 2008. SETUBAL, Aglair Alencar. Pesquisa em Servio Social: Utopia ou realidade. 2ed. So Paulo. Cortez, 2002. SILVA, Andrea Pantoja da. A gravidez de alto risco na adolescncia: uma experincia vivenciada na Fundao Santa Casa de Misericrdia do Par. Par.UNAMA, 2006. BRASIL. (2008). Ministrio da Sade/DATASUS Departamento de Informtica do SUS. IDB 2008 Indicadores e dados bsicos. Disponvel em www.datasus.org.br/idb/ acessado em 01.04.2012. NETO, Armando Correa de Siqueira. Gravidez na adolescncia, 2004. Disponvel em: http://www.psicologia.pt/artigos/ acessado em 28.11.2011. RODRIGUES, Silvia Maus Santo. Dificuldades da gravidez na adolescncia, 2009. Disponvel em: http://ufpa.br/beiradorio/novo/ondex/ acessado em 28.11.2011.

22

SILVA,

Fernando

Antnio.

Projeto

de

Pesquisa:

gravidez

precoce

na

adolescncia,agosto2007.Disponvel:http://pt.netlog.com/fernandoantoniosil/blog acessado em 28.11.2011.

You might also like