You are on page 1of 5

POLTICA NACIONAL DE MEDICAMENTOS Solange Sena Costa1 RESUMO A prtica de analisar as Polticas de Sade no Brasil de forma abrangente, assim

como um estudo de caso em um contexto plural adotado nesse estudo. Apresenta como objetivo principal compreender e explicar o (s) motivo (s) pelo qual o governo brasileiro resolveu implementar a Poltica Nacional de Medicamentos. uma pesquisa qualitativa baseada no Modelo de Walt e Gilson para anlise de poltica, sendo detalhado em um estudo de caso. ABSTRACT The practical one to analyze the Politics of Health in Brazil of including form, as well as a study of case in a plural context is adopted in this study. It presents as objective main to understand and to explain the (s) reason (s) for which the Brazilian government decided to implement the National Medicine Politics. It is a qualitative research based in the Model of Walt and Gilson for analysis of politics, being detailed in a case study.

INTRODUO A Poltica Nacional de Medicamentos (PNM) fundamental no que diz respeito assistncia integral sade, a partir do momento que figura como indicador da qualidade da ateno prestada populao: "A disponibilidade e o acesso aos medicamentos constituem parmetros que permitem medir a qualidade dos servios de sade e constituem indicadores sociais de justia e equidade na distribuio das riquezas de uma nao" (Declarao sobre Polticas Farmacuticas dos Pases Andinos - Cartagena Colmbia, maro 93). Em um pas onde a minoria da populao (23%) responsvel pelo consumo da maioria (60%) da produo nacional, e que a maioria da populao no possui condies de comprar os medicamentos necessrios para o tratamento de suas enfermidades
1

Enfermeira. Graduada na Faculdade de Guanambi-Ba. E-mail: enfermagemsol@hotmail.com.

(Bonfim & Mercucci, 1997), ocasionando assim um quadro de abandono do tratamento, manuteno da dor, e agravamento das doenas no tratadas pelo baixo acesso aos medicamentos, se faz necessrio estudos detalhados da Poltica para identificar possveis problemas no seu processo de formulao e/ou implementao, e para corroborar os avanos obtidos a partir da sua operacionalizao. O Brasil vem de uma prtica de compra e distribuio de medicamentos (realizada pela Central de Medicamentos CEME) antes da promulgao da lei da PNM, onde no era praticada a promoo do uso racional dos medicamentos, que envolve aes de incentivo prescrio e dispensao adequada de medicamentos. A atual Poltica Nacional de Medicamentos foi aprovada pela Portaria GM n 3.916, de 30/10/98, e definida pelo Ministrio da Sade como: uma poltica que tem como meta a garantia da necessria segurana, eficcia e qualidade dos medicamentos, bem como a promoo do uso racional pela populao dos medicamentos considerados essenciais1 (Brasil, 2000; Brasil, 2001). Tal poltica possui um Programa de Assistncia Farmacutica, que foi operacionalizado no incio do primeiro semestre de 1999, e um Sistema Informatizado de Aquisio e Distribuio de Medicamentos. Estabelece oito diretrizes para atingir seus propsitos nas trs esferas de governo: adoo de relao de medicamentos essenciais; regulamentao sanitria de medicamentos; reorientao da assistncia farmacutica; promoo do uso racional de medicamentos; desenvolvimento cientfico e tecnolgico; promoo da produo de medicamentos; e desenvolvimento e capacitao de recursos humanos (Brasil, 2000). A Poltica de Medicamentos possui interfaces com diversos setores. O entendimento de que o medicamento se conforma enquanto um insumo bsico para a garantia da sade da populao no consenso, uma vez que a produo de medicamentos toca em questes industriais, comerciais, cientficas e tecnolgicas, antes de ser uma questo de cidadania e direito sade (Bermudez, 1997).

METODOLOGIA

A escolha pela metodologia qualitativa para esse estudo deve-se sua capacidade de descrever a complexidade de determinado problema, de analisar a interao de certas variveis, a seu poder de compreender e classificar processos dinmicos vividos por grupos sociais, e possibilitar um maior nvel de profundidade e entendimento do fenmeno (Richardson, 1989). A primeira etapa do estudo foi o levantamento bibliogrfico, seguido pela elaborao dos instrumentos de coleta dos dados, depois segue a ida a campo para a realizao das entrevistas e realizao da anlise documental. Como critrio para a validao dos dados foi realizada uma triangulao metodolgica a partir da combinao da pesquisa documental, e entrevistas com os informantes-chave selecionados. O uso de mais de uma tcnica para a coleta dos dados um recurso que o investigador deve adotar em pesquisa qualitativa com objetivo de fortalecer os achados e dotar de maior validade os resultados e concluses do estudo. ANLISE DE DADOS E RESULTADOS A anlise abrangente da Poltica Nacional de Medicamentos se operacionaliza a partir de um estudo qualitativo e quantitativo, atravs do estudo do caso dos Medicamentos Genricos no Brasil. um estudo exploratrio, descritivo e analtico. Entende-se por Anlise Abrangente os tipos de anlise que consideram todo o processo da poltica selecionada (Arajo, 2001). Este tipo de anlise se ope, por exemplo, ao tipo de anlise parcial da poltica, que concentra seu campo de estudo em um estgio particular ou questo especfica da poltica escolhida. Por exemplo: estudos de avaliao de implantao de um projeto ou programa. O termo estudo de caso vem de uma tradio de pesquisa mdica e psicolgica onde se refere a uma anlise detalhada de um caso individual que explica a dinmica e a patologia de uma doena dada. Supe que se pode adquirir conhecimento do fenmeno a partir da explorao intensa de um nico caso (Becker, 1994). a estratgia de pesquisa indicada para questes de como ou por que o fenmeno ocorre, quando o investigador tem pouco controle sobre os eventos, e quando o foco um fen meno contemporneo, inserido em um contexto da vida real (Yin, 1994; Vctora, 2000). definido por Yin como uma investigao emprica de um fenmeno que dificilmente pode ser isolado ou dissociado do seu contexto.

Na pesquisa qualitativa o estudo de caso permite a observao de vrios elementos simultaneamente em um determinado grupo, e capaz de propiciar um conhecimento aprofundado de um evento, apesar de demandar um grande investimento de tempo e percia do investigador para sua efetivao (Yin, 1994; Vctora, 2000). Foram coletados dados primrios e secundrios para apreenso das informaes necessrias para a realizao deste estudo. As tcnicas eleitas para a realizao da coleta de dados foram entrevista, anlise documental, e pesquisas em bases de dados oficiais (IBGE, IPEA, DATASUS). Desde a dcada de 50, dois socilogos americanos (Benney e Hughes, citados por Kandel, 1987) observaram que a entrevista poderia ser um simples instrumento de pesquisa, e um modo original de interao de tipos novos e importantes de relaes entre indivduos e entre grupos produzidos pelas sociedades modernas. Conforma-se como a tcnica de coleta de dados mais utilizada no processo de trabalho de campo na pesquisa qualitativa, sendo um instrumento de orientao do dilogo. Quando no se deseja conduzir as respostas segundo sua viso da realidade necessrio eleger uma estratgia de entrevista diferente da entrevista estruturada ou questionrio. Para Minayo (1992) a anlise dos dados qualitativos traz grandes obstculos aos pesquisadores, medida que, ingenuamente, acredita-se na transparncia dos mesmos, e na eficincia da tecnologia e do mtodo. Somando-se estes obstculos, existe a dificuldade no momento da articulao entre a teoria e os dados coletados na pesquisa de campo. Para a operacionalizao da anlise, foi realizado primeiramente uma reviso e interpretao da literatura pertinente ao tema, seguida pela ordenao dos dados coletados: entrevistas (transcrio de fitas micro cassetes) e documentos, classificao dos dados (estabelecimento de categorias), e anlise final.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de filosofia. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1998. ACURCIO, Francisco de Assis (Org.). Medicamentos e assistncia farmacutica. Belo Horizonte: COOPMED, 2003. ATENO farmacutica no Brasil: trilhando caminhos: relatrio 2001-2002. Braslia, DF: Organizao Pan-Americana da Sade, Representao do Brasil, 2002. BECKER, Howard S. Mtodos de pesquisa em Cincias Sociais. 2. ed. So Paulo: HUCITEC, 1994. BELTRAME, Alberto. Aplicao do acesso a medicamentos de alto custo: uma anlise da poltica brasileira. 2002. Dissertao (Mestrado) Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. BERMUDEZ, Jorge Antonio Zepeda. Produo de medicamentos no setor governamental e as necessidades do Sistema nico de Sade. In: BONFIM, Jos Rubem de Alcntara; MERCUCCI, Vera Lucia (Org.). A construo da poltica de medicamentos. So Paulo: HUCITEC, 1997. p. 72-80. BRASIL. Ministrio da Sade. Portaria n 3.916, de 30 de outubro de 1998. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 1998. BRASIL. Secretaria de Polticas de Sade. Poltica Nacional de Medicamentos. Rev. sade pblica, So Paulo, v. 34, n. 2, p. 206-209, abr. 2000. CARVALHO, Brgida Gimenez; MARTIN, Gilberto Berguio; CORDONI JR., Luiz. A organizao do sistema de sade no Brasil. In: BASES da sade coletiva. Londrina: Ed. UEL, 2001.

You might also like