You are on page 1of 3

A DIAGONAL BORDAR-FILOSOFAR NA DOBRA PENSAR-FAZER: a oficina de bordado como disparadora de intensidades sensveis e inteligveis.

Resumo: A proposta desta oficina traar uma diagonal inesperada: bordar-filosofar, riscando uma linha que dobra um saber sobre o outro. Que se d na dobra fazer-pensar? A oficina pretende oferecer uma vivncia prtica do bordado como ferramenta declanchadora de pensares e falares. Trabalho que se apresenta rente s filosofias da diferena e se configura provisoriamente na compreenso de corpo-pensamento enquanto dobra (DELEUZE, 1991). Ao bordar-filosofar, cada participante est sempre fazendo-pensando algo mais ou algo menos que pensar-fazer. Assim acontece na oficina: o pensar-fazer est sempre em desdobramentos, em dobras e redobras, em sobredobras. Como um corpo-pensamento se implica neste movimento, nestas dobraduras? Sentados em roda, o tecido no colo, linha e agulha na mo, os participantes tero oportunidade de experenciar o fazer manual em um exerccio que permite a circulao dos afetos e a escutao das vozes. Que vozes? Vozes dos autores das filosofias da diferena, dos poetas, dos escritores que, misturadas s vozes dos participantes, provocam, indagam, do a pensar. A dobra bordar-filosofar se torna vetor das intensidades sensveis e inteligveis misturadas, criando um plano onde o fazerfilosofar-pensar-bordar se faz acontecimento. A oficina se justifica junto Filosofia da Educao, pois se configura em um laboratrio vivo, em um dispositivo (FOUCAULT, 1979/2007) possvel de ser praticado em situaes de sala de aula e/ou pesquisa, onde professores e/ou pesquisadores podem colocar em movimento processos em uma perspectiva tica-esttica-poltica. Perspectiva tica, pois a diagonal bordar-filosofar se apresenta em diferenas e constitui pensares e fazeres que dificultam a reproduo de um conjunto de regras e conhecimentos j estabelecidos, constitudos a priori, em um regime de verdade. O saber filosofar-bordar se faz na imanncia do fazer-pensar, implicando corpo-pensamento. A oficina coloca em movimento processos em uma perspectiva esttica, visto que ela no acontece em um campo de conhecimento j dado, mas na criao de um outro campo, que envolve elementos dspares, oriundos de campos distintos - a filosofia e o bordado - e que, no traado de uma diagonal, se dobram um sobre o outro, formando uma composio transversal, provisria, criao que produz marcas no corpo-pensamento (ROLNIK, 1993). Enfim, a oficina se apresenta em uma perspectiva de dimenso poltica, haja vista que, ao ser praticada

como um dispositivo por professores e/ou pesquisadores, h nela a possibilidade de colocar em movimento vrias questes que implicam, por exemplo, como se d o pensar-fazer, como se d a produo de conhecimento, como se d a cognio, como se do os processos de subjetivao. Esta dimenso poltica se apresenta no jogo de foras das vozes que se ouvem, dos gestos que se movem, dos conceitos que se pensam, da materialidade dos tecidos que se bordam. A oficina de bordado pode tambm se constituir em um exerccio formativo, considerando-se formao, em especial, formao de professores, para alm da dicotmica relao teoria-prtica e para aqum das categorias formao inicial, formao continuada ou formao em servio. Considerando-se formao como processo formativo sempre em devir, sempre inconcluso. Noo de formao aproximada da compreenso nietzschiana da ideia de Bildung. Como situa Larrosa: ideia que subjaz ao relato do processo temporal pelo qual um indivduo singular alcana sua prpria forma, constitui sua prpria identidade, configura sua particular humanidade ou, definitivamente, converte-se no que (2004, p. 52). A estrutura fsica requerida para a oficina proposta no difere de uma sala de aula convencional, sendo que os materiais sero disponibilizados pelo proponente. O nmero mximo de participantes no deve ultrapassar 15 pessoas. No h necessidade de conhecimento prvio de bordado ou costura. Acompanha a oficina, apostila com um pequeno roteiro para a prtica posterior da dinmica pelos participantes. Palavras-chave: formao de professores, oficina-de-arte-manual, filosofia-daeducao.

You might also like