You are on page 1of 3

Instituto de Educao Superior de Braslia

Centro de Educao Superior de Braslia

VANESSA CRISTINA RODRIGUES DO NASCIMENTO

RESUMO: Sistema Tributrio

Braslia DF 2012

SISTEMA TRIBUTRIO: diagnstico e elementos para mudanas

Recuperao dos princpios tributrios:

Os tributos devem ser considerados como o preo da cidadania e no somente como uma obrigao, pois eles so uma forma de financiamento das atividades do Estado, que deve cumprir suas atribuies de prestao de servios pblicos. A receita pblica fonte essencial para o desenvolvimento do pas, alm de ser composta por tributos. Se for insuficiente, a prestao dos servios pode ser prejudicada. O sistema tributrio brasileiro deve ser um instrumento de distribuio de renda e redistribuio de riqueza. A Constituio Federal traz princpios tributrios baseados na justia social como o da isonomia tributria (que probe o tratamento desigual entre contribuintes em situao equivalente) e o da capacidade contributiva (que assegura uma tributao proporcionalmente maior para quem tem rendimentos mais elevados).

Anlise da carga tributria:

O Brasil j est entre as 10 economias mais ricas do mundo, porm possui tambm uma das maiores concentraes de renda do planeta. O seu sistema tributrio um elemento a favor dessa concentrao, que agrava o nus fiscal dos mais pobres e alivia o das classes mais ricas. A elevao da carga tributria foi obtida com tributos cumulativos sobre o consumo e com o aumento no legislado do Imposto de Renda das Pessoas Fsicas (IRPF). Essa elevao foi usada para cobrir os juros e amortizao da dvida e no para servios pblicos como deveria. Ao contrrio dos pases desenvolvidos, no Brasil, a maior parte da carga tributria vem de tributos que incidem sobre bens e servios e baixa tributao na renda, onerando mais os investimentos, a produo, o trabalhador e os mais pobres. Devido a uma opo poltica brasileira, o peso dos tributos incide mais sobre as mercadorias consumidas pela populao (aquelas vendidas no pas) fazendo com que eles sejam mais caros.

Distribuio da carga tributria brasileira:

As classes de menor poder aquisitivo e o trabalhadores so os responsveis por financiar o Estado brasileiro. Ao permitir que a incidncia exclusiva na fonte de determinados rendimentos, a legislao tributria acaba estabelecendo diferenas na origem da renda dos contribuintes, pois acabam fugindo da progressividade, sendo tributados apenas proporcionalmente. A legislao atual tambm isenta o acionista ou scio de uma empresa jurdica sobre seus rendimentos (distribuio de lucros e dividendos).

Mudanas na legislao tributria aps 1995:

As mudanas na constituio federal de 1988 apontavam para a descentralizao da arrecadao, se comprometendo com a equidade. Contudo, as grandes mudanas ocorreram no perodo de 1995 a 2002, com alteraes nas legislaes, que agravaram a regressividade do sistema tributrio brasileiro. Essas alteraes passaram o nus tributrio para a renda do trabalhado e para a populao mais pobre, modificando o perfil da arrecadao. Alm de enfraquecer o combate sonegao tributria no pas, extinguindo a punibilidade do crime contra a ordem tributria e a sonegao de impostos por via pagamento do tributo. Foram reduzidas as multas das infraes fiscais, bem como, a criao de programas de parcelamento de dbitos tributrios, tratando de forma igual o sonegador e o inadimplente do fisco. Impactos financeiros das renncias fiscais:

O valor que seria arrecadado para a seguridade social, por meio do IR e da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL) significou uma renncia tributria do Estado de R$ 26,6 bilhes. A iseno de imposto de renda da remessa de lucros e dividendos ao exterior tem um impacto econmico no balano de pagamentos. Neste caso, seria vivel se houvesse a reciprocidade, onde deveria ser concedida a iseno tributria de lucros e dividendos somente aos pases que adotassem tambm para as empresas brasileiras.

A reforma tributria proposta:

A PEC n 233/2008 trouxe consequncias ao financiamento das polticas sociais no Brasil, modificando a vinculao das fontes de financiamento exclusivas das polticas da seguridade social, educao e trabalho. Tinha como principal objetivo seria a simplificao da legislao tanto por meio da reduo das legislaes do ICMS, quanto pela eliminao de tributos, trazendo racionalidade econmica e reduzindo as obrigaes acessrias das empresas com custos de apurao e recolhimento de impostos. Com a aprovao significariam uma perda de R$ 24 bilhes para a previdncia social, sem existir nenhuma previso de substituio dessa contribuio.

A reforma tributria necessria: por um sistema tributrio justo:

Para que os objetivos e fundamentos da constituio sejam alcanados, os princpios de justia tributria devem ser resgatados. primordial que sejam revogadas algumas alteraes realizadas na legislao aps 1996, reorientar a tributao para que ela incida sobre o patrimnio e a renda dos contribuintes.

You might also like