You are on page 1of 8

A podrido dos cascos (Foot Rot) dos ovinos e caprinos

CARACTERSTICAS DA DOENA:
O FOOT-ROT dos ovinos uma doena crnica, necrosante da epiderme interdigital e matriz do casco. A doena foi descrita em 1892, mas somente em 1941 foi isolada a bactria causadora, inicialmente denominada de Fusiformis nodosus e na atualidade de Dichelobacter nodosus. Estudos posteriores demonstraram que o Foot-Rot causado por uma associao de, pelo menos, duas bactrias: D. nodosus e Fusobacterium necrophorum. Este ltimo um habitante normal do trato digestivo dos ovinos. O D. nodosus germe gram negativo, anaerbio, com extremidades dilatadas, apresentando uma variedade de sorotipos, classificados conforme seu antgeno pili. A bactria mostra ao Microscpio eletrnico, filamentos chamados de pili que determinam sua virulncia. Esta estrutura serve tambm para caracterizar os diversos sorotipos. Este Microscopia eletrnica do D. Nodosus e mtodo de gram. germe no esporula e estima-se que no sobrevive no solo por mais de cinco dias. Ele se mantm na natureza em cascos de ovinos cronicamente infectados com Foot-Rot. A principal caracterstica do Foot-Rot a manqueira. Nos casos iniciais a epiderme interdigital (pele entre os cascos) mostra-se inflamada. A leso progride para a parte posterior do casco (casco mole) promovendo o deslocamento deste. Nos casos graves h a generalizao da leso com deslocamento de todo o casco e posterior miases (bicheiras). O Foot-Rot pode atacar simultaneamente dois ou mais cascos de um mesmo animal, levando a dificuldades de locomoo, diminuio da Claudicao em ovinos e caprinos. produo de l, carne e leite. A enfermidade se transmite principalmente nas estaes midas com temperatura amena e associada ao manejo intensivo de ovinos ou caprinos.

IMPORTNCIA ECONMICA:
A doena atingindo os cascos produz, mesmo em leses iniciais leves - dificuldades de locomoo - limitando o deslocamento dos animais e influenciando significativamente na alimentao e reproduo. Rebanhos portadores do Foot-Rot apresentam redues no peso corpreo de at 11%. Como decorrncia da dificuldade de alimentao h tambm uma reduo na produo de l em at 8%, alm do comprometimento da qualidade deste produto. Animais portadores do Foot-Rot so mais susceptveis a verminose e parasitas externos (miases). Uma vez instalada a doena a nvel de rebanho importante destacar-se que os gastos envolvidos no tratamento so substanciais a ponto de considerar-se o Foot-Rot como uma das doenas mais dispendiosas dos ovinos.

EPIDEMIOLOGIA:
As espcies mais acometidas so ovinos e caprinos. Condies timas para crescimento de Foot-Rot so calor e umidade. Nestas condies a doena apresenta elevado ndice de ocorrncia e uma grande proporo de animais podem ser afetados em um curto perodo (duas semanas). O reservatrio principal do Foot-Rot origina-se de ovinos portadores da doena e introduzidos na propriedade. No entanto a infeco pode ser veiculada por caminhes de transporte ou estrada recentemente utilizada por animais doentes. O Foot-Rot acomete ovinos e caprinos de todas as idades. A raa Merino apresenta uma maior

O FOOT-ROT DOS OVINOS


Diagnstico e Preveno

predisposio doena . No RS os surtos de Foot-Rot so mais comuns no outono e na primavera onde, alm das condies ambientais favorveis, determinadas tcnicas de manejo como encarneiramento, Inseminao Artificial (IA) e paries na primavera, favorecem a transmisso. Nas demais regies, o aparecimento da doena predomina no perodo das chuvas.

3 4 5

SINAIS CLNICOS E LESES:


Um sinal habitual do Foot-Rot a presena da claudicao (manqueira). comum observar alguns casos onde o animal alimenta-se de joelhos em funo da ocorrncia da doena em ambos cascos dianteiros. No exame detalhado o primeiro sinal do Foot-Rot o edema e umidade da pele da fenda interdigital. Um processo inflamatrio mais ntido ocorre e iniciando-se uma separao da juno pele/casco. Evoluindo a doena h destruio da matriz epidrmica sob a parte dura do casco. Nos casos mais graves a necrose tecidual profunda pode descolar o estojo crneo. H presena de exsudato em pequena quantidade, mau cheiro, bastante caracterstico. Ambas as unhas de um p so acometidas e normalmente existe o envolvimento de mais de um membro. Pode ser observado anorexia e febre. Longos perodos de decbito podem levar a inanio e morte. bastante comum a invaso bacteriana secundria e miases (bicheiras).

6 7 8 10

9
Dedo esquedo do ovino (sola)
1 - Dedo V 2 - Dedo II 3 - Fenda interdigital 4 - Coroa, dedo IV 5 - Bulbo do casco, dedo IV 6 - Sola do casco, dedo IV 7 - Muralha do casco abaxial, dedo IV 8 - Muralha do casco axial, dedo IV 9 - Pina do casco, dedo IV 10 - Dedo III

Fotos de leses da doena em diferentes estgios

MANEJO / PROFILAXIA
O manejo dos ovinos e caprinos muito importante para evitar ou controlar o Foot-Rot. Profilaxia: As medidas profilticas so fundamentais para o controle do Foot-Rot. Alguns procedimentos bsicos devem ser adotados: Ao adquirir ovinos, um exame individual dever ser realizado atravs de Mdico-Veterinrio; importante ter informaes dos animais adquiridos em relao ao histrico sanitrio; Existindo animais doentes, separ-los dos sadios para efetuar tratamento; A quarentena est indicada antes da introduo dos animais adquiridos no rebanho; Vacinao. Tratamento dos animais: Exame com apara de cascos de todos os ovinos ou caprinos do rebanho; Uso de pedilvio, passando os animais em uma soluo de formalina (formalina uma soluo estvel de formol 40%) na concentrao de 2% a 10%; Os ovinos sadios passar no lavaps e retornar a um piquete livre de ovinos por 14 dias; O FOOT-ROT DOS OVINOS
Diagnstico e Preveno

Os ovinos infecctados devero passar pelo lavaps por ltimo e ser montado um piquete enfermaria, realizando mais 3 (trs) passagens em lavaps com intervalo de uma semana; Dentro das possibilidades eliminar os animais cronicamente infectados; Em casos graves usar medicao parenteral base de Penicilina G procana e Dihidro-estreptomicina, intramuscular, na dose de 50 000 a 70 000 UI/Kg.

Casqueamento: Aparar os cascos dos ovinos uma medida indispensvel, devendo ser realizada sempre que houver crescimento do casco. Utiliza-se, para esta prtica, a tesoura corta casco, cujo modelo mais usual o da figura abaixo. A finalidade deste procedimento retirar o excesso de casco, deixando-o prximo ao plano da sola do casco.

Apara de casco

Tesoura corta casco ovino.

Plano da sola do casco ovino

VACINAO:
A vacinao aumenta significativamente a resistncia infeco, sendo uma estratgia importante onde existem condies favorveis para a presena da doena. Uma caracterstica do uso da vacina em ovinos e caprinos j infectados a reduo do curso clnico da doena, podendo a vacinao ser utilizada tambm como estratgia de tratamento. O uso da vacina de forma sistemtica e nos perodos recomendados, aliado a um manejo simples (uso de lava ps e casqueamento) reduzem em at 91% o aparecimento da enfermidade.

Vacinao com Foot-Vac.

FOOT-VAC:
O desenvolvimento da vacina contra o Foot-Rot (FOOT-VAC), foi resultado de uma vitoriosa investigao cientfica, de muitos anos, proporcionando a viabilizao do produto no mercado brasileiro em 1986. A identificao da amostras prevalentes do D. nodosus no nosso meio, como o seu isolamento e purificao foram fatores decisivos na elaborao da vacina. Com a finalidade de estimular - de forma efetiva - a produo de anticorpos especficos contra a bactria causadora da enfermidade, elegeu-se o ADJUVANTE OLEOSO, uma combinao de leo mineral purificado associado a um emulsionante, como componente imunoestimulante da FOOT-VAC. O uso deste adjuvante mantm, por um maior perodo de tempo, os nveis de anticorpos. Na atualidade a vacina possui 5 sorogrupos de Dichelobacter nodosus, denominados de A, B, D, E e F sendo estes os de maior incidncia no Brasil.

O FOOT-ROT DOS OVINOS


Diagnstico e Preveno

DOSE VACINAL E VIA DE APLICAO:


A dose da vacina de 2 mL e a via adequada a intramuscular na regio da tbua do pescoo. Recomenda-se agulhas do calibre 13x10 ou 15x10. Vacinar ovinos e caprinos adultos e animais jovens a partir dos trs (3) meses de idade. Animais primo vacinados devem receber um reforo da vacina aps 21 a 42 dias da primeira vacinao.

L PELE TECIDO SUBCUTNEO MSCULO

COMO OBTER UMA RESPOSTA VACINAL TIMA:

Esquema de aplicao da vacina via intramuscular O ato de vacinar representa um investimento, tanto em relao ao produto, como em relao a mo-de-obra empregada como tambm o tempo que os animais devero ficar disponveis para vacinao, entre outros. Por este motivo, a vacinao deve obedecer critrios tcnicos enrgicos, visando o total aproveitamento deste investimento bem como a segurana do funcionamento do produto. Infelizmente a prtica de vacinao observada em grande parte das propriedades est longe de ser ideal. Como decorrncia, inmeros problemas da derivam, sendo injustamente atribudos vacina.

Escolha do Equipamento: Dependendo da espcie animal a ser vacinada, nmero de animais e via de aplicao, haver tambm equipamentos distintos e que melhor se adaptam a tais condies. No caso de ovinos e caprinos, animais de pequeno porte e que pelas suas caractersticas singulares requerem manejo suave, o equipamento para injetar a vacina deve ser leve e que permita ao operador "sentir" a aplicao. O uso de pistolas injetoras, do tipo "revlver" (metlicas), so demasiadamente pesadas para os ovinos, especialmente para aplicaes intramusculares, j que os mesmos possuem pele bem mais fina e estrutura muscular bem menor que a dos bovinos. Modelos recomendados de seringa e pistola injetora As injetoras leves, de PVC, polietileno ou outro material plstico qualquer e de menores capacidades (15/20 mL), so substancialmente mais leves, permitindo ao operador "sentir" a aplicao. Ponto importante tambm a escolha de agulhas apropriadas. Nos ovinos, para aplicao intramuscular, o uso de agulhas longas 15 mm (mais de 2 cm) normalmente atravessam o msculo, especialmente quando a aplicao feita na rea muscular do pescoo. Invarivelmente, as reaes vacinais, aps a vacinao, quando examinadas, demostram que a aplicao foi realizada fora do msculo. 13 mm O uso de agulhas para ovinos deve restringir-se a 13x10 ou 15x10, ou seja, agulhas com 13 a 15 mm de comprimento e 1 mm de Modelos recomendados de agulha dimetro. Limpeza e aferio: As partes do equipamento que possuem contato com a vacina devero ser esterilizadas - assim como as agulhas - com gua fervente. A aferio do mesmo recomendvel. Quando o nmero de animais a serem vacinados for grande, de fundamental importncia que se O FOOT-ROT DOS OVINOS
Diagnstico e Preveno

tenha mais de um equipamento disponvel. De igual forma, dispor de, pelo menos, 4 agulhas novas. Aps o uso, realizar a desmontagem do equipamento, limpando-o, assim como as agulhas, condicionando-os em lugar fechado e livre de poeira. Vacina: Leia atentamente a bula do produto. Leve a quantidade de vacinas suficientes para um perodo de trabalho. Mantenha as mesmas na caixa de isopor com gelo e sombra. Agite, por alguns segundos, o frasco da vacina, antes do uso. No injetar o ar do injetor para dentro do frasco da vacina. Procedimentos recomendveis: Troque, o mximo possvel, de agulhas durante a vacinao. O uso de somente uma agulha para um grande nmero de animais, inevitvelmente poder ocasionar infeces no local de aplicao. Evite o contato da agulha. Mantenha as agulhas que no esto em uso em recipiente contendo lcool iodado; troque-a, no mnimo, a cada enchimento do injetor. Faa a vacinao com calma. O "stress" dos animais prejudicar substancialmente o performance do produto. Evite o uso de ces no treinados no manejo dos ovinos. Os animais devem estar descansados. As fmeas gestantes, sobretudo no brete, devem ser manuseadas com cuidado. Abortos so comuns quando o manejo inadequado.

ESQUEMA DE APLICAO DA VACINA:


A vacina deve ser usada de maneira estratgica, de modo que os animais tenham proteo mxima nos perodos mais favorveis ao aparecimento da doena.

ESQUEMA DE APLICAO: FOOT-VAC


REGIO SUL PRIMAVERA OUTONO 1 DOSE JULHO FEVEREIRO 1 DOSE AGOSTO 2 DOSE AGOSTO MARO 2 DOSE SETEMBRO REVACINAO ANUALMENTE NOS MESES INDICADOS ANUALMENTE NOS MESES INDICADOS REVACINAO MARO E ABRIL

REGIES: SUDESTE NORTE CENTRO-OESTE

30 DIAS REGIO NORDESTE INCIO DAS APS A 1 CHUVAS APLICAO

A CADA 6 MESES

VACINAO - RELAO CUSTO X BENEFCIO:


O Foot-Rot uma das doenas dos ovinos e caprinos de tratamento individual mais dispendiosos. Isso significa custos representados por uso de medicamentos especficos, mo-de-obra e significativas perdas de produtividade em relao l, carne e reproduo. A prtica de um manejo correto, associada a vacinao estratgica contnua propicia uma economia considervel ao produtor. Em um rebanho mdio, de 600 ovinos, a presena do FootRot determina: Reduo de 1200 kg de perda de peso / ano; Reduo de 140 kg de produo de l / ano;

O FOOT-ROT DOS OVINOS


Diagnstico e Preveno

Comprometimento da funo reprodutiva em 13%; Custos com medicamentos de R$ 4,00 por animal / ano;

R$ 6.870,00

Tais perdas diretas representam cerca de R$ 6.870,00 / ano (valores referentes a agosto/2004). Adotando-se as medidas de profilaxia, incluindo-se nestas a prtica da vacinao, o investimento anual seria da ordem de R$ 1.200,00.
R$ 1.200,00

PEDILVIO:
Pedilvio significa "banho nos ps". Tambm conhecido como "lavaps". Na ovinocultura e na caprinocultura usa-se uma INVESTIMENTOS PERDAS construo em alvenaria dentro do prprio brete de manejo, sendo PROFILTICOS DIRETAS uma instalao indispensvel para tais criaes. Grfico da relao Custo X Benefcio O comprimento varia de acordo com o nmero de animais, podendo ser instalado no brete de manejo, em sua parte final. O objetivo impregnar, nos cascos dos ovinos e caprinos, solues de produtos que ajudam a controlar a bactria causadora do Foot Rot. recomendado, entre outros, o uso de formalina na concentrao de 2% a 10%. Ao construir o pedilvio, deve ser prevista uma instalao de gua atravs de cano PVC de polegada e registro, assim como, na outra extremidade (i), uma sada em PVC de 25 mm com tampo de rosca, para facilitar a limpeza e o esgotamento. aconselhvel que o brete de manejo, na sua parte inicial, tenha piso de concreto. A construo do pedilvio pode ser feita com tijolos macios rejuntados e revestidos com areia e cimento ou concreto. A capacidade desta instalao, de 75 litros. SUGESTO DE PEDILVIO:

h f b e a d i g c

Medidas:
a = 200 cm b = 30 cm c = 34 cm d = 16 cm e = 12 cm f = 27,5 cm g = 30 cm h = 257,5 cm i = 25 mm j = 25 cm

Entrada de gua

j
O FOOT-ROT DOS OVINOS
Diagnstico e Preveno

ACERTE O PASSO DO SEU REBANHO


A vacina definitiva contra a podrido dos cascos (Foot Rot) dos ovinos.
O Foot Rot ou podrido dos cascos dos ovinos uma doena crnica, necrosante da epiderme interdigital e matriz do casco, ocorrendo em todos pases onde os ovinos so criados economicamente, levando a manqueira, dificuldades de locomoo e diminuio da produo de carne e l. A doena causada por uma bactria, o Dichelobacter nodosus, bastante sensvel ao do oxignio. Este germe no sobrevive no solo por mais de cinco dias, mantendo-se na natureza em cascos de ovinos cronicamente infectados. Outra caracterstica importante do agente a variedade de sorotipos existentes, sendo importante a presena dos sorotipos mais prevalentes de cada regio, para produo de vacinas. Trabalhos realizados indicam uma perda de 8% 10% no crescimento da l, uma reduo mdia de 11% no peso vivo e tambm diminuio dos ndices reprodutivos em ovelhas atingidas. A FOOT-VAC uma vacina oleosa polivalente contendo os sorogrupos de D. nodosus mais prevalentes da regio, que possui na sua composio um adjuvante oleoso responsvel pela obteno de ttulos de anticorpos mais altos nos animais imunizados. Para acertar o passo do seu rebanho, use FOOTVAC, a vacina definitiva contra a podrido dos cascos (Foot Rot) dos ovinos.

You might also like