You are on page 1of 12

3.

ESCOAMENTO PERMANENTE GRADUALMENTE VARIADO


Um escoamento definido como gradualmente variado quando os seus parmetros hidrulicos variam progressivamente ao longo da corrente. Quando as caractersticas variam bruscamente, diz-se que o escoamento bruscamente variado. Este tipo de escoamento resulta geralmente das mudanas na geometria do canal: i) alterao do declive; ii) mudana na forma da seo reta; iii) ocorrncia de obstruo. Na figura abaixo se tem um perfil onde so mostrados vrios tipos de escoamento. Assim, o curso de gua no canal tem movimento uniforme no incio e est representado pelas letras UF. Antes de chegar queda livre, tem-se movimento uniforme gradualmente variado, representado pelas letras GVF. Aps a queda, tem-se um ressalto hidrulico representado pelas letras RVF. Depois volta a ter movimento uniforme gradualmente variado (GVF), e novamente torna-se movimento uniforme (UF).

Movimento uniforme gradualmente variado em queda livre, seguido por ressalto hidrulico e movimento uniforme gradualmente variado.

O movimento gradualmente variado quando as profundidades variam gradual e lentamente ao longo do conduto; as grandezas referentes ao escoamento em cada seo, no se modificam com o tempo; as distribuies de presses so hidrostticas. Assim, as frmulas do escoamento uniforme podem ser aplicadas com aproximao satisfatria. O movimento gradualmente variado pode ser acelerado nos trechos iniciais dos condutos com seo constante e depois uniforme.

O movimento gradualmente variado pode ser retardado a montante de obstculos que se opem ao escoamento.

No movimento uniforme gradualmente variado a altura y e a velocidade V variam muito vagarosamente e a superfcie livre considerada estvel. No movimento gradualmente variado o gradiente hidrulico varivel obrigando a sua determinao ao longo do escoamento: Q1 = Q2; V1 V2; y1 y2. A construo de uma barragem em um canal de fraca declividade provoca uma sobre-elevao do nvel dgua que pode ser sentida a quilmetros da barragem, a montante. A nova linha dgua chamada de curva de remanso.

Sendo y a altura dgua em uma seo qualquer de um escoamento variado e y0 a altura dgua no escoamento uniforme, a diferena y-y0 chamada de remanso.

Pode-se exemplificar a importncia de se conhecer e saber calcular a curva de remanso criada por um barramento: a elevao do nvel dgua ocasionada por uma barragem ir provocar a inundao de terrenos ribeirinhos que devero ser desapropriados pela companhia executora ou proprietria da obra.

3.1 Escoamento Crtico


O escoamento crtico definido como o estgio em que a energia especfica mnima para uma dada vazo, ou, o estgio em que a vazo mxima para uma dada energia especfica. Assim, para uma vazo constante escoando em canal prismtico com profundidade superior crtica, tem-se um escoamento subcrtico. Ao aumentar-se a declividade do fundo do canal, observa-se um aumento da velocidade do escoamento. De acordo com a equao da continuidade, a esse aumento da velocidade corresponder uma reduo na profundidade do escoamento, podendo chegar a um ponto em que a profundidade atinge o seu valor crtico.

Assim, de acordo com uma dada vazo escoando, um canal poder funcionar nos regimes de escoamentos crtico, subcrtico ou supercrtico. Em outras palavras, um mesmo canal poder funcionar em escoamento crtico, supercrtico ou subcrtico, de acordo com a vazo em trnsito.

Caracterizao e ocorrncia do Escoamento Crtico: vc =

g x ym

Q b = g A onde: Q = vazo, em m/s; A = rea, em m;

onde:

vc : velocidade crtica ym : profundidade mdia

b = base do canal, em m

3.1.1 Anlise da declividade

Em sua essncia, o escoamento gradualmente variado aproxima-se significativamente do escoamento uniforme, fazendo intervir basicamente os mesmos fenmenos. Com efeito, a fora motriz do escoamento corresponde gravidade e a fora resistente est associada ao atrito ao longo do conduto. Pode-se afirmar, portanto, que a natureza do escoamento gradualmente variado a mesma do escoamento uniforme. A avaliao das perdas de carga no escoamento uniforme pode ser efetuada pelas expresses de Chezy e Manning. No caso do escoamento gradualmente variado, assumindo-se a hiptese de que as linhas de corrente tambm podem ser consideradas aproximadamente paralelas, admite-se que a perda de carga unitria possa ser avaliada tambm pela frmula de Manning. Assim, pode-se assimilar a declividade ao gradiente energtico, substituindo I por J na expresso de Manning, admitindo-se que a perda unitria em uma dada seo seja equivalente quela de um escoamento uniforme com a mesma profundidade e velocidade:

J=

n x Q . 4/3 Rh x A

Torna-se importante salientar que, nestas condies de escoamento gradualmente variado, J varia de seo para seo, sendo sempre correspondente ao gradiente energtico total, e, portanto, geralmente diferente da declividade do fundo do canal. Em um canal retangular a profundidade crtica depende somente da vazo por unidade de largura. Para esta situao tem-se, ento, a Declividade Crtica. A Declividade Crtica, portanto, aquela qual corresponde a Profundidade Crtica. Este ento outro parmetro importante a ser analisado. A declividade crtica, Ic, de um longo canal em que ocorre o escoamento uniforme crtico pode-se aproximar o raio hidrulico pela altura dgua, quando se tem um canal retangular de grande largura. Assim, a expresso da declividade crtica para um canal retangular largo, isto , quando Rh = y, dada por: Ic = g x n 1/3 yc Este parmetro tambm pode ser usado como indicador do tipo do escoamento que est se processando, pela comparao com a declividade de fundo I0 do canal. Assim: Se I0 < Ic , o escoamento subcrtico e o canal dito de fraca declividade, pois y > yc;

conduzem a profundidades de escoamento superiores crtica

Se I0 > Ic , o escoamento supercrtico e o canal dito de forte declividade, pois conduzem a profundidades de escoamento inferiores crtica No caso de y = yc, o escoamento crtico. Ao escoamento de uma dada vazo constante, em condies de profundidade e declividade crtica corresponder, analogamente, a ocorrncia de Velocidade Crtica. Desse modo podemos dizer que para escoamento supercrtico corresponder velocidade supercrtica, e para o escoamento subcrtico a velocidade subcrtica. Para uma determinada condio crtica do escoamento, em termos de profundidade, velocidade e declividade, corresponder uma determinada Vazo Crtica. y < yc;

3.2 Classificao dos canais de Curvas de Remanso Quanto Declividade


Canal de declividade fraca aqueles cujas declividades so inferiores

crtica, conduzindo a profundidades normais de escoamento subcrticas

I < Ic => y0 > yc

Canal de declividade forte ou rpida


aqueles cujas declividades so coincidentes com a crtica, levando a profundidades normais de escoamento crticas

I > Ic => y0 < yc


aquelas
Relao entre profundidade e declividade.

Canal de declividade crtica

cujas declividades so superiores crtica, conduzindo a profundidades de escoamento normais supercrticas

I = Ic => y0 = yc

No jargo tcnico d-se no nome de remanso ao perfil da linha formada pela superfcie livre num canal. Em funo da declividade e das condies do nvel dgua nas extremidades pode-se ter 12 tipos de comportamento diferentes para estas linhas dgua. Comparando-se, em cada seo, a profundidade crtica com a normal, obtm-se a forma da superfcie livre. As curvas da superfcie do fluido podem ser dos tipos:

3.2.1.1 Curvas do Tipo M (mild, declividade Moderada)


Nos canais de declividade fraca (i < ic), a profundidade normal (y0) maior que a profundidade crtica (yc). O nvel normal se situa acima do nvel crtico. Trs curvas de remanso so possveis: a) para y > y0 > yc => Curva Tipo M1 b) para y0 > y > yc => Curva Tipo M2 c) para y0 > yc > y => Curva Tipo M3

Curvas Tipo M

3.2.1.2. Curvas do Tipo S ( steep, declividade Severa)


Nos canais de forte declividade (i > iC), a profundidade normal (y0) menor que a profundidade crtica (yc) e, portanto, o nvel normal se situa abaixo do nvel crtico. Trs tipos de curvas de remanso so possveis: a) para y > yc > y0 => Curva Tipo S1 b) para yc > y > y0 => Curva Tipo S2 c) para yc > y0 > y => Curva Tipo S3

Curvas Tipo S

3.2.1.3 Curvas do Tipo C (critical, declividade Crtica)


Quando a declividade do canal coincide com a declividade crtica para a vazo dada (i = ic), o nvel normal coincide com o nvel crtico. Duas so as curvas de remanso possveis: a) para y > yc = y0 => Curva Tipo C1 b) para y < yc = y0 => Curva Tipo C3

Curvas Tipo C

3.2.1.4 Curvas do Tipo N (null, declividade Nula)


Para canais horizontais (i = 0), o nvel normal no existe, pois o regime permanente e uniforme uma situao muito particular, onde a energia potencial da massa lquida, gerada pela componente da acelerao da gravidade no sentido do escoamento, contrabalanada pelas perdas por atrito. No existindo declividade, no existe potencial de movimento. Pode-se considerar que a profundidade normal encontra-se em +. Assim, so duas as curvas de remanso possveis: a) para y > yc => Curva Tipo N2 b) para y < yc => Curva Tipo N3

Curvas Tipo N

3.2.1.5 Curvas do Tipo A (Adverse, declividade Adversa)


No caso de canais com declividade negativa (i < 0), tambm no existe o nvel normal, sendo possveis ento as curvas: a) para y > yc => Curva Tipo A2 b) para y < yc => Curva Tipo A3

Curvas Tipo A

3.3 Clculo da linha d gua no escoamento gradualmente variado


O clculo dos escoamentos gradualmente variados pode ser efetuado por diversas formas distintas, indo desde procedimentos grficos at processos analticos de integrao direta, passando por mtodos de integrao numrica. Com a disponibilidade atual de computadores, estes so adotados e o processo mais utilizado o Mtodo de Integrao por Passos. O mtodo baseia-se na discretizao do canal em segmentos e em consideraes relativas ao balano energtico entre duas sees vizinhas. A hiptese bsica que estas duas sees devem ser suficientemente prximas para que o perfil da superfcie lquida entre as sees possa ser admitido como uma linha reta, conforme a figura abaixo:

Aplicando-se Bernoulli entre as sees 1 e 2, pode-se definir:

como E = y +

U . 2x g z h = E2 - E1 h = J x x

z1 - z2 = E2 - E1 + h
como

z = I x x

Pode-se escrever: x = E2 - E1

I-J
Tendo em vista que as perdas de carga nos escoamentos gradualmente variados podem ser consideradas como equivalentes s perdas no escoamento uniforme, J pode ser calculado a partir da equao : J = n x Q . 2/3 Rh x A Utilizando as caractersticas mdias das sees 1 e 2:

A partir da avaliao da linha d gua no canal e conhecendo-se as caractersticas hidrulicas de uma seo 1, pode-se arbitrar a profundidade de uma seo vizinha 2. A partir desta profundidade, pode-se calcular as diversas variveis hidrulicas para a seo 2 e, em seguida, o valor de J, de acordo com as equaes anteriores. Finalmente, pode-se calcular x, a distncia que separa as sees 1 e 2. A repetio do procedimento anteriormente descrito entre os pontos 2 (agora conhecido) e 3 e, sucessivamente, em todo o canal, permite a definio quantitativa da linha dgua deste. Traa-se, ento, o perfil da linha dgua no canal, a partir das cotas do NA nos pontos discretizados.

EXEMPLO: 1. Um canal retangular de concreto (n = 0,015), com declividade de 0,0005m/m e largura de 2m, funciona em regime uniforme com a profundidade normal de 1,43m. Determinar o remanso causado por uma pequena barragem de 1m de altura.

Clculo da vazo:

Para seo retangular, tem-se:

A = 1,43 x 2 = 2,86 m Rh = 1,43 x 2 2 + 2 x 1,43


2/3
x

P = 2 + 2 x 1,43 = 4,86 m

= 0,59 m
1/2 2/3 1/2

Q = 1 x A x Rh n

1 . x 2,86 x ( 0,59) 0,015

(0,0005)

3 m/s

Na seo da barragem o veio lquido cai em queda livre e teremos ento a altura yc. para uma seo retangular: A = y x B. Assim, yc = B Q
2 2 (1/3)

Q b = g A

yc= (3 / 2

9,81 )

(1/3)

yc= 0,61m

A profundidade ser a pequena barragem de 1,00m acrescido da altura yc, ficando: 1,00m + 0,61m= 1,61m Aplicando o Teorema de Bernoulli na seo 1:

U1 = Q / A1 = 3 / (1,61 x 2) = 0,93 m/s E1 = y + U . = 1,61 + 0,93 . = 1,65m 2xg 2 x 9,81 P1 = 2,00 + 2 x 1,61= 5,22m
2

A1 = 2 x 1,61= 3,22m R1= A / P = 3,22 / 5,22 = 0,62m

Aplicando o Teorema de Bernoulli na seo 2, onde est a profundidade normal yn= 1,43m

U2 = Q / A2 = 3 / (2 x 1,43) = 1,05m/s E2 = 1,43 + 1,05 2/ (2 x 9,81) = 1,49m A2 = 2 x 1,43 = 2,86m2 R2 = A / P = 2,86 / 4,86 = 0,59m A perda de carga entre as sees 1 e 2 ser: P2= 2,00 + 2 x 1,43 = 4,86m

U = (0,93 + 1,05) / 2 = 0,99m/s Rh = (0,59 + 0,62) / 2 = 0,61m J = 0,015


2
x

0,99 / 0,61

1,33

J = 0,00043 m/m

Calculo de x: 1,49 1,65 . 0,0005 0,00043 - 2.286 m

x = E2 - E1 =
IJ

Assim, o remanso atingir uma distncia de 2.286m acima da barragem.

O sinal negativo significa que o valor calculado est no sentido contrrio ao escoamento.

EXERCCIOS:

1.

Considerando-se um canal retangular, com largura de 4,0m, declive de 0,0015 m/m e rugosidade 0,014. Na extremidade a jusante do canal, existe uma pequena barragem. Determine o remanso causado pela barragem, considerando-se que o canal funciona em regime uniforme e tem profundidade normal de 2,7m.

2. Um canal retangular, com rugosidade de 0,013, transporta uma vazo de 2,3 m/s. Considerando a declividade do canal igual a 0,01% e largura de 2,5m, qual o remanso causado por uma barragem de 1,3m de altura, se o canal funciona em regime uniforme com a profundidade normal de 1,65m ?

You might also like