You are on page 1of 7

As plantas com flor

1. Tipos de plantas Quanto sua dureza e resistncia as plantas podem ser: herbceas: se se partem facilmente com as mos. como o malmequer. lenhosas: se so mais resistentes e que no se conseguem partir com as mos, como o pinheiro.

2. Constituio da planta com flor: raz; caule; folhas; flores; frutos.

3. A raz A raz tem como funes: absorver a gua com os sais minerais dissolvidos; fixar a planta; acumular substncias de reserva (s algumas razes).

Dependendo do meio onde se desenvolvem podem ser: subterrneas: quando esto enterradas no solo; aquticas: se esto dentro de gua; areas: quando se encontram no ar.

Constituio da raz: coifa: facilita a penetrao da raz no solo; zona de crescimento: onde ocorre o crescimento da planta; zona pilosa: onde a raz absorve a gua com os sais dissolvidos atravs dos plos absorventes; zona de ramificao: zona onde se encontram as razes secundrias; colo: zona que separa a raz do caule.

Formas da raz: raz aprumada: tem uma raz principal de onde saem as secundrias; raz fasciculada: tem as razes com tamanho semelhante; raz aprumada tuberculosa: tem um araz principal com substncias de reserva; raz fasciculada tuberculosa: tem um feixe de razes com substncias de reserva.

4. O caule O caule tem como funes: suportar os ramos, as folhas, as flores e os frutos; transportar a gua com os sais minerais dissolvidos (seiva bruta) e as substncias fabricadas pela planta (seiva elaborada); armazenar substncias de reserva (s alguns caules). Dependendo do meio onde se desenvolvem podem ser: subterrneos: quando esto enterrados no solo; aquticos: se esto dentro de gua; areos: quando se encontram no ar.

Os caules subterrneos podem ser de trs tipos: rizoma: caule alongado que cresce na horizontal, coberto de escamas acastanhadas e com razes laterais; tubrculo: caule arredondado e sem escamas; bolbo: caule curto de forma mais ou menos arredondada e com escamas carnudas. Os caules areos podem ser tambm de trs tipos: tronco: mais grosso na base do que em cima e com ramos a partir de uma certa altura; espique: caule cilndrico e sem ramificaes, apenas com um conjunto de folhas a partir de uma certa altura; cilndrico, oco ou com medula e com ns salientes. Constituio do caule areo: n: salincias de onde saem os ramos ou folhas; entren: espao entre dois ns; gemas ou gomos:espcie de boto onde vai nascer um novo ramo, folha ou planta; boto terminal: extremidade do caiule e que permite o crescimento da planta em altura.

5. As folhas As folhas tm como funo: fabricar os alimentos; transpirao; reserva de substncias e proteco (s algumas folhas).

Dependendo do meio onde se desenvolvem podem ser: subterrneas: quando esto enterradas no solo; aquticas: se esto dentro de gua; areas: quando se encontram no ar.

Quanto ao tempo que duram podem ser: de folha caduca: se caem quando chega o Outono; de folha persistente: se duram todo o ano.

Constituio das plantas: bainha; pecolo; limbo: formado por duas pginas (superior e inferior) e onde se encontram as nervuras por onde circula a seiva, e a margem que o limite do limbo. As folhas podem ainda ser agrupadas de acordo com a diviso, recorte, nervao ou com a forma do limbo: folha simples: quando o limbo no est dividido; folha composta: quando o limbo est dividido em vrias partes chamadas fololos. folha inteira: margem sem recortes; folha recortada: margem com recortes superficiais ou profundos; uninrvea: uma nervura; paralelinrvea: nervuras paralelas; peninrvea: uma nervura principal de onde saem nervuras secundrias; palminrvea: vrias nervuras principais. forma lanceolada; forma cordiforme; forma linear; forma sagitada; forma elptica:

6. As flores As flores tm uma funo reprodutora. Constituio da flor: rgos de suporte: pednculo e receptculo; rgos de proteco: spalas e ptalas; rgos reprodutores: estames formados pela antera e filete e carpelos formados pelo estigma, estilete e ovrio. Conceitos importantes: clice: conjunto das spalas; corola: conjunto das ptalas; gineceu: conjunto dos carpelos; androceu: conjunto dos estames;

estame: rgo masculino da flor; carpelo: rgo feminino da planta.

Tipos de flor: nua: se no tem rgos reprodutores; unissexual feminina: se no tem estames; unissexual masculina: se no tem carpelos.

As plantas sem flor

1. Fetos Os fetos so constitudos por: raz; caule; folhas.

Estas plantas reproduzem-se por esporos que se formam nos soros, ou esporngios, situados na pgina inferior das folhas.

2. Musgos Os musgos so constitudos por: rizides; caulides; filides.

Estas plantas reproduzem-se por esporos que se formam na cpsula.

3. Algas As algas tm o corpo reproduzido a um talo. Estas plantas reproduzem-se tambm atravs de esporos ou por fragmentao. Influncia do meio nas plantas

1. Influncia da temperatura nas plantas A temperatura o factor que mais influencia na distribuio das plantas e a variao da temperatura ao longo do dia e ao longo do ano faz com que as plantas encontrem solues para sobreviver: perdem as suas folhas ou toda a sua parte area; armazenam as substncias de reserva nos seus caules ou razes subterrneas de forma a poderem ficar como adormecidas durante o Inverno.

2. Influncia da humidade nas plantas Conforme as suas necessidades de gua as plantas classificam-se por: plantas hidrfitas ou aquticas: vivem na gua pois necessitam constantemente dela; plantas higrfitas: necessitam de muita humidade; plantas mesfitas:apresentam uma necessidade moderada de gua; plantas xerfitas: conseguem sobreviver com pouca gua por isso vivem em ambientes secos.

As plantas que vivem em ambientes muito hmidos tm folhas de grandes dimenses o que faz com que percam muita gua por transpirao, por isso mesmo necessitam de estar em ambientes hmidos. As plantas que vivem em ambientes secos podem ter razes muito longas e profundas, como o pinheiro, ou superficiais, como o cacto. Tm caules carnudos, onde armazenam gua, e folhas reduzidas a espinhos ou protegidas por plos para evitar perdas de gua por transpirao.

3. Influncia da luz nas plantas A luz essencial para as plantas pois elas produzem o seu prprio alimento atravs da fotossntese, processo que s ocorre com a presena de luz. Conforme as suas necessidades de luz as plantas classificam-se por: helifilas: precisam de muita luz; esquifilas: precisam de pouca luz.

A luz influencia a florao das plantas. Existem plantas que s do flor: nos meses de dias longos: plantas de dia longo; nos meses de dias curtos: plantas de dia curto; em qualquer altura: plantas de dia neutro.

A luz pode tambm provocar o fenmeno de fototropismo: fototropismo positivo: se existe um movimento em busca do sol (acontece na maioria dos caules); fototropismo negativo: se existe um movimento em sentido contrrio ao da luz (acontece na maioria das razes).

4. Plantas em vias de extino O homem tem vindo a destruir muitas espcies vegetais: devasta florestas, o que causa tambm a destruio dos solos; aumenta a poluio; colhe plantas indiscriminadamente; destri zonas hmidas como os pntanos.

Exemplos: Em Portugal existem algumas espcies em vias de extino tais como o teixo, o azevinho, o zimbro, a violeta e o loureiro.

A clula

1. Constituio do microscpio ptico Parte mecnica: tubo ptico: suporta a lente ocular; revlver: suporta as lentes objectivas e permite que elas rodem; platina: onde se coloca a preparao; pinas: fixam a preparao; brao: onde se pega o microscpio; parafuso macromtrico: movimenta a platina com grandes deslocamentos; parafuso micromtrico: movimenta a platina com maior preciso; base: apoio do microscpio.

Parte ptica: ocular: lente onde se coloca o olho e que amplia a imagem; objectiva: lente que fica perto do objecto a ampliar; espelho: tem duas faces, uma para a luz natural e outra para a luz artificial; diafragma: regula a entrada da luz.

2. Utilizao do microscpio ptico Para uma boa utilizao do microscpio ptico devemos: 1 Iluminar o microscpio; 2 Colocar a preparao na platina e prend-la com as pinas; 3 Colocar a objectiva de menor poder de ampliao; 4 Subir a platina utilizando o parafuso macromtrico; 5 Rodar o parafuso micromtrico at obter uma imagem ntida. A ampliao total de uma imagem igual ao produto do poder de ampliao da ocular pelo poder de ampliao da objectiva.

3. A clula Constituio da clula: membrana celular: rodeia toda a clula e permite as trocas com o meio; citosplasma: liqudo espeso que preenche o interior da clula; ncleo: controla as actividades da clula.

Existem 2 tipos de clulas: clula animal constituda pela membrana celular, citosplama, ncleo e outras estruturas;

clula vegetal constituda pela membrana celular, citosplama, ncleo, parede celular (d mais resistncia clula) e outras estruturas. As clulas tm formas e dimenses muito variadas.

4. A clula e a organizao dos seres vivos As clulas so a unidade fundamental dos seres vivos que podem ser: unicelulares: formados por uma nica clula; pluricelulares: formados por vrias clulas.

Nos seres pluricelulares as clulas agrupam-se em tecidos, os tecidos em rgos, os rgos em sistemas e o conjunto dos sistemas de um ser vivo constitui o organismo.

You might also like