You are on page 1of 4

FICHA FORMATIVA CAMES LRICO

1. O dia em que eu nasci, moura e perea, no o queira jamais o tempo dar, no torne ao mundo, e, se tornar, eclipse nesse passo o sol padea. A luz lhe falte, o sol se [lhe] escurea, mostre o mundo sinais de se acabar, nasam-lhe monstros, sangue chova o ar, a me ao prprio filho no conheo. As pessoas pasmadas, de ignorantes, as lgrimas no rosto, a cor perdida, cuidem que o mundo j se destruiu. grande gente temerosa, no te espantes, que este dia deitou ao mundo a vida mais desgraada que jamais se viu.

1.1 Elabora a descrio formal do poema (tipo, mtrica, estrutura rimtica) justificando. 1.2 Identifica o tema do poema. 1.3 O sujeito lrico comea por manifestar um desejo. 1.3.1 Refere-o. 1.3.2 Menciona o recurso estilstico utilizado para conferir maior destaque. 1.3.3 Procura no poema os versos que apresentam a causa desse desejo. 1.4 Relaciona o estado de esprito do eu potico com a ambincia descrita. 1.5 Demosntra que a atitude dos outros face ao mundo apresentado distinta dado sujeito potico. 1.6 Prope uma diviso do poema em partes, fundamentanto a tua resposta com critrios temticos e gramaticais. 2. De que me serve fugir da morte, dor e perigo, se me eu levo comigo? Tenho-me persuadido, por razo conveniente, que no posso ser contente, pois que pude ser nacido. Anda sempre to unido o meu tormento comigo que eu mesmo sou meu perigo. E se de mi me livrasse, nenhum gosto me seria; que, no sendo eu, no teria mal que esse bem me tirasse.

Fora logo que assi passe, ou com desgosto comigo, ou sem gosto e sem perigo. 2.1 Elabora a descrio formal do poema (tipo, mtrica, estrutura rimtica) justificando. O poema desenvolve-se em torno de uma afirmao do sujeito potico: no posso ser contente (v.6). 2.2 Transcreve dois versos que evidenciem a causa do seu descontentamento. 2.3. Ainda que existisse a possibilidade de se afastar de si mesmo, o poeta no ficaria feliz. 2.3.1 Usando palavras tuas, explica porqu. 2.4 Aponta a concluso a que o sujeito lrico chega sobre a sua vida. 2.5 Que imagem de si prprio nos apresenta o eu enunciador? 2.6 Explicita a funcionalidade dos versos que constituem o mote. 3. Verdes so os campos da cor do limo; assi so os olhos do meu corao. Campo, que te estendes com verdura bela; ovelhas, que nela vosso pasto tendes; d'ervas vos mantendes que traz o Vero, e eu das lembranas do meu corao. Gado, que paceis, co contentamento vosso mantimento no o entendeis: isto que comeis no so ervas, no: so graas dos olhos do meu corao. 3.1 Elabora a descrio formal do poema (tipo, mtrica, estrutura rimtica) justificando. 3.2 Identifica a funo sinttica desempenhada pelas palavras com que se iniciam os versos cinco (Campo), sete (ovelhas) e treze (Gado) do poema. 3.2.1 Relaciona a sua utilizao com o assunto do poema. 3.3 Refere o efeito expressivo conseguido com a substituio da comparao que surge no incio do poema pela metfora final. 3.4. Identifica a classe a que pertence o elemento que, repetido ao longo da composio.

4.

Texto A Leda1 serenidade deleitosa2, que representa em terra um paraso; entre rubis e perlas doce riso, debaixo d'ouro e neve, cor de rosa; presena moderada e graciosa, onde ensinando esto despejo4 e siso5 que se pode por arte6 e por aviso7, como por natureza, ser fermosa; fala de quem a morte e a vida pende, rara, suave; enfim, Senhora, vossa; repouso nela alegre e comedido; estas so as armas com que me rende e me cativa Amor; mas no que possa despojar-me da glria de rendido.

Texto B Um mover d'olhos, brando e piadoso, sem ver de qu; um riso brando e honesto qusi forado; um doce e humilde gesto3, de qualquer alegria duvidoso; um despejo quieto e vergonhoso; um repouso gravssimo e modesto; uma pura bondade, manifesto indcio de alma, limpo e gracioso; um encolhido ousar; uma brandura; um medo sem ter culpa; um ar sereno; um longo e obediente sofrimento; esta foi a celeste fermosura da minha Circe8, e o mgico veneno que pde transformar meu pensamento.

4.1 Elabora a descrio formal do poema (tipo, mtrica, estrutura rimtica) justificando. Os textos incidem sobre a figura feminina, objeto do amor do poeta. 4.2 Retira dos poemas as palavras, expresses ou frases que configuram o retrato fsico da mulher apresentada. 4.2.1 Indica os recursos estilsticos utilizados na composio desse retrato. 4.3 Retira dos poemas palavras, expresses ou frases que sugerem o retrato psicolgico da mulher. 4.4 Escolhe a palavra que se adequa ideia expressa sobre a mulher: No retrato da mulher predominam as suas qualidades fsicas/psicolgicas, pelo que se transmite mais a imagem de uma mulher concreta/estereotipada do que a de uma mulher concreta/estereotipada. Em termos gramaticais, esta ideia confirmada pela rara/frequente utilizao de verbos, pelo predomnio de nomes e pelo recurso ao determinante artigo definido/indefinido na introduo das caractersticas da mulher. 4.5 Menciona os efeitos da beleza feminina sobre o sujeito potico. 4.6 Atendendo composio do retrato da mulher (traos fsicos e psicolgicos), possvel considerar duas ou trs partes distintivas na estrutura interna de ambos os poemas. 4.6.1 Divide cada um dos sonetos nessas duas ou trs partes, fundamentando devidamente ambas as propostas apresentadas. 5. Todo o trabalhado bem promete gostoso fruito, mas os trabalhos, que vm

1 2 3 4 5 6 7 8

alegre deliciosa; agradvel rosto desenvoltura; naturalidade bom senso habilidade discrio feiticeira da mitologia grega, famosa por ter retido Ulisses atravs da transformao dos seus companheiros em porcos.

para quem dita9 no tem, valem pouco e custam muito. Rompe toda a pedra dura, faz os homens imortais o trabalho, quando atura10; mas querer achar ventura11 sem ventura, por demais. 5.1 Observa os versos: Todo o trabalhado bem / promete gostoso fruito (v.2-3) 5.1.1 Identifica a classe a que pertence a palavra sublinhada. 5.1.2 Servindo-te do processo morfolgico de converso, modifica a classe da palavra e integra-a numa frase que evidencie o seu novo sentido. 5.2 Rel o excerto do poema: Rompe toda a pedra dura, faz os homens imortais o trabalho, quando atura; 5.2.1 Divide e classifica as oraes presentes. 5.2.2 Analisa sintaticamente a segunda orao. 5.3 Transforma o par de frases seguinte numa nica frase complexa, estabelecendo, em casa uma das alneas, a relao indicada e procedendo s alteraes necessrias. O trabalho compensa. Todas as tarefas laborais exigem esforo. a. Concesso 6. Composio a) Cames constata e denuncia em diversos dos seus textos o desconcerto do mundo. Elabora um breve texto sobre o significado desta expresso na lrica camoniana. b) Elabora uma sntese sobre o tratamento da figura feminina e da Natureza na lrica de Cames. c) Comprova a natureza autobiogrfica da composio a partir do levantamento dos decticos pessoais de cada uma das classes de palavras indicada: a. pronomes pessoais; b. verbos c. determinantes possessivos Errei todo o discurso12 de meus anos; dei causa [a] que a Fortuna castigasse as minhas mal fundadas esperanas. De amot no vi seno breves enganos. Oh! Quem tanto pudesse que fartasse este meu duro gnio de vinganas! b. Oposio.

Erros meus, m fortuna, amor ardente em minha perdio se conjuraram13; os erros e a fortuna sobejaram, que para mim bastava o amor somente. Tudo passei; mas tenho to presente a grande dor das cousas que passaram, que as magoadas iras me ensinaram a no querer j nunca ser contente.
9 10 11 12 13 boa fortuna; felicidade persistir; durar Sorte (boa ou m), destino decorrer conspirar

You might also like