You are on page 1of 7

ANE CAROLINE COELHO LOTIN BEATRIZ APARECIDA BONONOMI DAIANE CAROLINA DE SOUZA JOO PEDRO VIDAL PESSUTO YASMINE

LUIZE GROH

A REGIO SUL DO BRASIL

2012

A REGIO SUL DO BRASIL

A Regio Sul formada pelos estados do Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com extenso territorial de 576.409,6 quilmetros quadrados, a regio Sul do Brasil a menor entre todas. conforme dados do Censo Demogrfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), a Regio Sul possui 27.386.891 habitantes e apresenta densidade demogrfica de 47,5 habitantes por quilmetro quadrado e crescimento demogrfico de 1% ao ano. No entanto, isso no impediu que a mesma alcanasse um dos melhores ndices de desenvolvimento econmico e social do pas, muitos deles superiores s mdias nacionais.

Histria
Os primeiros habitantes da regio Sul foram os indgenas. Em 1626 vieram os jesutas e fundaram aldeias denominadas misses ou redues. Os ndios que habitavam as misses criavam gado, trabalhavam na agricultura e aprendiam ofcios. Os bandeirantes paulistas atacaram as misses para aprisionar os ndios. Com isso, os padres jesutas e os ndios abandonaram o lugar e o gado ficou solto pelos campos. Ento os paulistas foram aos poucos se fixando no litoral de Santa Catarina e Paran. Eles fundaram as primeiras vilas no litoral. Os paulistas interessaram-se tambm pelo comrcio do gado. Os tropeiros, isto , os comerciantes de gado, reuniam o gado espalhado pelos campos e levavam os animais para vender nas feiras de gado. No caminho por onde as tropas passavam surgiram povoados. Os tropeiros tambm organizaram as primeiras estncias, ou seja, fazendas de criao de gado. Para defender as estncias que tinham sido criadas, o governo portugus mandou construir fortes militares na regio. Em volta dos fortes surgiram povoados. Durante muitos anos, os portugueses e os espanhis lutaram pela posse de terras do Sul. As brigas continuaram e apenas foram resolvidas com a assinatura de tratados. Esses tratados determinaram os limites das terras localizadas no sul do Brasil.

A populao da regio Sul aumentou muito com a chegada dos primeiros imigrantes europeus. Os primeiros imigrantes foram os aorianos. Depois vieram principalmente os alemes e os italianos. Outros grupos (rabes, poloneses e japoneses) tambm procuraram a regio para morar. Os imigrantes fundaram colnias que se tornaram cidades importantes. Os imigrantes europeus receberam terras do governo brasileiro, formando assim colnias agrcolas, nas quais desenvolviam agricultura e pecuria. A partir das colnias agrcolas surgiram povoados e cidades como Blumenau e Itaja (Santa Catarina). As terras do norte e oeste do Paran e do oeste de Santa Catarina foram as ltimas regies a serem povoadas. O norte do Paran foi povoado com a criao de colnias agrcolas financiadas por uma companhia inglesa. Pessoas de outros estados do Brasil e de mais de 40 pases vieram para a regio trabalhar como colonos no plantio de caf e de cereais. No oeste catarinense desenvolveram-se a pecuria, a explorao da erva-mate e da madeira.

Geografia

Relevo

O relevo da regio Sul dominado, na maior parte de seu territrio, por duas divises do planalto Brasileiro: o planalto Atlntico (serras e planaltos do Leste e Sudeste) e o planalto Meridional. Nessa regio, o planalto Atlntico tambm denominado planalto Cristalino, e o Meridional subdividido em duas partes: planalto Arenito-basltico e Depresso Perifrica. Alm de planaltos, a regio apresenta ainda algumas plancies e as chamadas campanhas gachas. O ponto mais elevado da regio sul o Pico Paran, com 1922 metros de altitude, localizado no estado do Paran. Porm o Morro da Igreja est situado a 1.822 metros de altitude, sendo o ponto habitado mais alto da regio Sul e onde foi registrada, no oficialmente, a temperatura mais baixa do Brasil: -17,8 C, em 29 de junho de 1996.

Clima

No Sul predomina o clima temperado, responsvel pelas temperaturas mais baixas registradas no Brasil durante o inverno. A nica exceo o norte do Paran, onde se faz presente o clima tropical. Durante o inverno, na regio central do Paran e no planalto serrano de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os termmetros registram temperaturas negativas com possveis ocorrncias de geada e neve. Os ventos tambm afetam as temperaturas. No vero, sopram os ventos alsios vindos do sudeste, que por serem quentes e midos, provocam altas temperaturas, seguidas de fortes chuvas. No inverno, as frentes frias, que so geralmente seguidas de massas de ar vindas do Polo Sul, causam resfriamentos e geadas. Os habitantes do Sul chamam esse vento frio de minuano ou pampeiro.

Hidrografia

As duas principais bacias do sul do Brasil so a Bacia Hidrogrfica do Paran e a Bacia Hidrogrfica do Rio Uruguai, mas h rios sulistas que percorrem em direo ao mar e que fazem parte de um conjunto de bacias secundrias, conhecido como Bacias do Sudeste-Sul. A Bacia Hidrogrfica do Rio Uruguai ocupa uma rea de 178.235 km 2 e o Rio Uruguai, localizado no Rio Grande do Sul, o principal representante dessa bacia. J a Bacia Hidrogrfica do Paran, ocupa uma rea de 196. 564 km2 e representada por um pequeno segmento do volumoso rio Paran que se estende da foz do rio Paranapanema at a foz do rio Iguau. Mesmo com sua pouca extenso na regio, o Rio Paran apresenta uma importante rede de afluentes, tanto sob o ponto de vista dos aspectos hdricos, como energticos e de aproveitamento turstico. No rio Paran foi construda a usina hidreltrica de Itaipu, a maior do mundo em operao.

Vegetao

Quando pensamos na vegetao do sul do Brasil, comum nos lembrarmos da Mata de Araucrias e do grande pampa gacho, formaes vegetais tpicas da regio. A vegetao no Sul sofre influncia direta da temperatura, variando conforme cada regio, nos locais mais frios predominam as matas de araucria (pinhais); nos pampas, h os campos de gramneas; e no litoral, predomina vegetaes costeiras de mangues, praias e restingas, que se assemelham s de outras regies do Brasil. A mata atlntica outro modelo de vegetao sulista. Ela vem descendo desde a regio do nordeste at o sul, se desenvolvendo na Serra do Mar.

Economia

Agropecuria

A Regio Sul ocupa um lugar de destaque na produo agropecuria. Ela responsvel por quase a metade de toda a produo brasileira de gros, estima-se que pelo menos 70% do trigo e da soja do Brasil so oriundos dessa parte do pas, alm da produo de uva que responde por 65% do que produzido nacionalmente, incluindo cerca de 50% do milho e do arroz. Alm disso, a regio Sul rene cerca de 18% dos bovinos e mais de 60% dos ovinos criados no Brasil, sendo o Rio Grande do Sul o primeiro produtor brasileiro. A pecuria intensiva tambm bastante desenvolvida na regio Sul, que detm o segundo ranking na produo brasileira de leite. Parte do leite produzido no Sul beneficiado por indstrias de laticnio.

Indstria

A Regio Sul destaque positivo praticamente em todos os seguimentos econmicos, no setor industrial no diferente. Ocupa, atualmente, o segundo lugar do percentual

nacional nesse setor da economia, o volume comercial corresponde a 21% do total nacional, dessa forma superado somente pela Regio Sudeste. Na regio esto inseridos diferentes tipos de indstrias, no entanto, as atividades que mais predominam a produo txtil e alimentcia, essas utilizam como matria-prima a produo agropecuria desenvolvida na regio. Um dos importantes fatores para o desenvolvimento industrial na Regio Sul o potencial energtico, devido s usinas hidreltricas instaladas na regio, o relevo de planalto facilitou a construo das mesmas, dessa forma a abundncia de energia eltrica facilita o abastecimento do setor produtivo industrial.

Turismo

A Regio Sul possui uma variedade de lindas paisagens naturais, alm disso, sua composio arquitetnica, herdada dos imigrantes l estabelecidos, cria uma verdadeira atrao turstica, uma vez que foge da realidade dos outros estados e regies. Isso, sem contar as tradicionais festas nas colnias europias, como danas, culinria e todas as formas de manifestaes culturais preservadas pelos imigrantes europeus.

Infraestrutura

O sul apresenta os melhores indicadores sociais do Brasil: as menores taxas de mortalidade infantil e analfabetismo, os melhores indicadores de sade e a segunda maior renda per capita e altos ndices de Desenvolvimento Humano (IDH).

Cultura
A Regio Sul do Brasil foi povoada por imigrantes europeus de vrias nacionalidades e cada um trouxe consigo suas caractersticas culturais (costumes, idioma, culinria, danas, entre outras manifestaes). As colnias do sul preservam todos os aspectos culturais, e essas so materializadas no espao geogrfico sulista atravs de todo arranjo paisagstico (arquitetura, atividade econmica, manifestaes culturais entre outras). Em algumas cidades de Santa Catarina, como Pomerode, uma lei municipal obriga a construo de casas em estilo enxaimel (modelo Europeu). Em outra cidade catarinense, chamada de Treze Tlias, a maioria da populao da cidade composta basicamente por imigrantes e descendentes austracos que preservam todas as caractersticas do pas de origem, como a lngua, os costumes, as festas e as comidas tpicas. L, tradicionalmente, as crianas assimilam o idioma tirols em seu prprio ambiente familiar, dessa forma h possibilidade de estabelecer, por parte do governo municipal, uma lei de incluso da lngua no currculo escolar daquela cidade. Os colonos imigrantes chegaram em Santa Catarina a partir do sculo XIX. No entanto, mais tarde o Estado recebeu grande influncia dos colonos italianos e alemes. Os imigrantes se adaptaram facilmente ao clima subtropical da regio e muito contriburam na cultura vinhateira, na triticultura (cultura com trigo), linho, algodo, cnhamo e mandioca. Um dos eventos culturais mais conhecidos em Santa Catarina a Oktoberfest, em Blumenau, tradicional festa da cerveja. No Paran, os imigrantes chegaram a partir de 1850: alemes, italianos, poloneses, ucranianos, holandeses, etc. Eles influenciaram fortemente a cultura da regio. Alm dos colonizadores portugueses, que deixaram sua marca nos usos e costumes e no linguajar cantado dos paranaenses. J os gachos dos pampas, ou das cidades, formam um povo alegre e rico em tradies. Grande parte dos seus aspectos culturais oriunda dos imigrantes alemes, italianos e portugueses, que habitaram a regio por volta de 1824. O gacho, que no dispensa a bombacha, o leno e o poncho, aprecia o chimarro e o churrasco.

You might also like