You are on page 1of 5

Acadmicos: Aro M. Zuconelli, Joo Batista Beraldo, Ozeas Miranda de Andrade.

Disciplina: Dinmicas de Grupo e Relaes Humanas Professora: Alessandra Bertasi Nascimento Data: NOTA: ______ Orientao para Avaliao: 1. Identifique sua folha de resposta; 2. Responda tinta; 3. No faa rasuras e borres; 4. Escreva de forma legvel. 5. Mantenha celular desligado durante a prova. 6. As questes objetivas com rasuras, borres sero anuladas. 7. Avaliao total = 6,0. Critrios para questes dissertativas: demonstrou dominar o contedo respondendo s questes sem fugir ao tema e argumentando sobre o mesmo. Curso: Psicologia Turma: 3 - nica

1) Pensamentos e contribuies de Pichn-Rivire Dinmica de Grupo: (0,5) I Papel horizontal: est relacionado com o denominador comum, com o extrato do grupo, que pode ser de natureza consciente e inconsciente; II Papel vertical: est relacionado com a histria, com o pessoal de cada um; III Grupos operativos: a relao dos integrantes do grupo, com a tarefa que gera a cura, ou a aquisio de conhecimentos; IV Grupo um conjunto restrito de pessoas, ligadas entre si por constantes de tempo e de espao, articuladas pela mtua representao interna, cujo objetivo final a execuo de uma tarefa, seja de forma explcita ou implcita; V O sujeito modificado pelo meio ambiente transforma-se num agente de mudanas. Esto corretas: ( ) Somente as afirmativas IV e V. ( ) Somente as afirmativas I, II e III. ( ) Somente as afirmativas III, IV e V. ( ) Somente as afirmativas I e II (E) Todas as afirmativas esto corretas. I - A horizontalidade, que compartida pelo grupo, pode ser consciente ou inconsciente.

II- A verticalidade tem haver com a histria, com o pessoal de cada integrante, que permite assumir certos papis que
foram adjudicados pelos demais.

III- A tcnica de grupos operativos centra-se na mobilizao de estruturas estereotipadas e das dificuldades da
aprendizagem e comunicao decorrentes por essas ansiedades e caracteriza-se por estar centrada, de forma explcita, em uma tarefa, sendo que esta tarefa h outra implcita que aponta para a ruptura, significando um obstculo frente a toda e qualquer situao de progresso ou mudana. O processo teraputico consiste na diminuio dos medos bsicos em termos de medo de ataque ao Eu e medo da perda do objeto buscando uma adaptao ativa realidade, e assim o grupo operativo tem uma dimenso tanto de aprendizagem como teraputica, pois implica a possibilidade do sujeito modificar-se ao mesmo tempo em que modifica o meio. IV- O vnculo a representao subjetiva que cada um dos membros tem sobre si e sobre os outros, ela construda na interao dos mesmos num tempo e espao comum e mtuo porque acontece quando internalizamos o outro e somos internalizados por ele. A tarefa, essa seria a trajetria que o grupo percorre para alcanar seus objetivos. Por ocasio do firmamento do grupo. V- O grupo operativo tem uma dimenso tanto de aprendizagem como teraputica, pois implica a possibilidade do sujeito modificar-se ao mesmo tempo em que modifica o meio, sendo o sujeito um agente de mudana ao adquirir uma conscincia de sua prpria identidade e da dos demais.

_______________________________________________
2) Ao trabalhar o espao social, Lewin destaca que "o clima em que a criana vive , para ela, to importante quanto o ar que respira. O grupo a que pertence o solo em que pisa. Sua relao com esse e sua posio nele constituem os fatores mais importantes do seu sentimento de segurana ou insegurana. No admira que o grupo de que a pessoa faz parte, e a cultura em que vive, determinem em grande parte seu comportamento e carter". Considerando estas ideias, a concepo que o autor confere a grupo a de um conjunto de pessoas (0,5) (A) que ultrapassa a mera soma de indivduos, constituindo um todo em que h interdependncia entre as partes. ( ) tidas como agradveis, gente que s vezes soma e s vezes divide e que, por isso mesmo, so independentes. ( ) com quem nos entendemos facilmente, totalizando uma soma de indivduos que so independentes uns dos outros. ( ) com quem temos afinidade, formando um conjunto de indivduos que so como uma famlia. ( ))configurando uma soma de indivduos, formando um todo com interdependncia entre as partes.

Para Kurt Lewin (1973 p. 88), um grupo mais que a soma de seus membros. Possui estrutura prpria, objetivos prprios e relaes prprias com os outros grupos. A essncia de um grupo no a semelhana ou a diferena entre seus membros, mas sua interdependncia, cujo grau varia desde a "massa" amorfa de uma unidade compacta. Lewin caracteriza um grupo como sendo "um todo dinmico", o que significa que, numa mudana no estado de uma das subpartes provoca mudana no estado de todas as outras.
3) As estratgias grupais tm sido amplamente utilizadas na prtica profissional do psiclogo nas mais variadas reas e contextos de atuao (educao, sade e trabalho), nem sempre acompanhadas de uma teoria que sustente a prtica. So condies indispensveis para o trabalho grupal: (0,5) ( ) a avaliao da compatibilidade entre as metas e as estratgia utilizada, independentemente do contexto. ( ) a avaliao da compatibilidade entre as metas, a estratgia utilizada e as condies de sua utilizao, independentemente do contexto. ( ) a anlise do contexto, a estratgia utilizada e a necessidade dos coordenadores. (D) a verificao da compatibilidade entre os objetivos da estratgia utilizada, as necessidades dos participantes do grupo e as condies do contexto no qual ela est ocorrendo. ( ) a verificao da compatibilidade entre os objetivos da estratgia utilizada, as necessidades dos coordenadores do grupo e as condies do contexto no qual ela est ocorrendo. Quaisquer que sejam os objetivos propostos num grupo, eles tm por finalidade fazer com que seus integrantes aprendam a pensar sobre o objeto de conhecimento em co-participao, uma vez que pensamento e conhecimento no ocorrem individualmente, mas em produes coletivas. Grupo uma estrutura de vnculos e relaes entre pessoas que canalizam em cada circunstncia suas necessidades, seja apenas dos participantes individualmente e/ou os interesses coletivos. O processo de aprendizagem no trabalho grupal marcado por configuraes que vo se formando ao longo do tempo e que se relacionam com o contexto em que o grupo se encontra e com a tarefa a ser resolvida. . 4) Segundo Pichon-Rivire, grupo operativo um conjunto de pessoas com uma tarefa comum, a qual se procura abordar operando como equipe. Nesta proposta, (0,6) ( ) o grau de eficincia da equipe depende de sua capacidade de excluir, na execuo da tarefa, aspectos subjetivos de seus integrantes. (B)) parte-se do Esquema Conceitual Referencial e Operativo (ECRO) individual para construir um ECRO grupal, facilitando, assim, a ao coletiva. ( ) os propsitos, os problemas, os recursos e os conflitos do grupo devem ser estudados fora da relao com a tarefa. ( ) os contextos privilegiados para a aplicao de grupos operativos so as organizaes de produo de bens de consumo. ( ) busca-se definir e fixar os ECROs (individual e grupal) para uma consecuo eficiente da tarefa.

A tcnica de grupos operativos hierarquiza como tarefa grupal a construo de um ECRO (esquema conceptual, referencial e operativo) comum, condio necessria para estabelecer uma comunicao a partir da afinidade dos esquemas referenciais de emissor e receptor e a plasticidade dos papis permite assumir papis complementares e suplementares, modificando assim seus vnculos internos e externos. 5) Segundo a teoria de campo de Kurt Lewin: (0,6) I. "espao de vida" definido como a totalidade dos fatos que determinam o comportamento de um indivduo num certo momento e possui duas regies, o indivduo e o meio. II. o indivduo e o meio so elementos independentes que formam um conjunto aditivo denominado "espao de vida". III. o meio que constitui o "espao de vida" o meio geogrfico e no o meio fenomenal, segundo a distino feita por Koffka. IV. o "campo psicolgico" engloba um passado e um futuro psicolgicos, de papel to importante quanto o do presente propriamente dito. Est correto o que se afirma APENAS em: ( ) III e IV ( ) II e IV ( ) II e III ( ) I e II (E)) I e IV O espao de vida constitudo da pessoa e do meio psicolgico, como ele existe para o individuo. Os fatos passados e at futuros, tais como expectativas, esperanas e aspiraes, podem ser includos no espao vital desde que exista para o indivduo no mesmo momento do comportamento estudado, o presente propriamente dito.

__________________________________________________________
6) A contribuio de Kurt Lewin para a Psicologia Social expressa uma abordagem particular sobre a dinmica grupal. A inovao de Lewin, criada nos experimentos com pequenos grupos, caracteriza-se pela utilizao (0,5) ( ) da dissonncia cognitiva interferindo na coeso grupal. ( ) da reflexo do espao grupal na dinmica do inconsciente. (C) da dinmica do espao topolgico e dos sistemas de foras no grupo. ( ) da existncia do grupo como mediador necessrio entre indivduo e sociedade. ( ) do grupo como dispositivo socioanaltico. Representao topolgica do campo psicolgico Legenda: A: ambiente exterior; E: ambiente psicolgico; M: regio perceptivo-motora; P: regies perifricas da zona central da pessoa; C: regies centrais da zona interior da pessoa; Bm: barreira dinmica entre pessoa e ambiente psicolgico; Bc: barreira dinmica entre regies interiores e regies; perifricas; Bp: barreira dinmica entre regies perifricas e zona perceptivo-motora; B: barreira dinmica do campo psicolgico com o exterior; As vrias regies desta zona dizem respeito aos estados internos: as representaes, as emoes, as ideaes da pessoa (C e P). E, segue-se em direo ao exterior, uma regio perifrica que, atravs dos processos perceptivomotores (M), pe a pessoa em comunicao com o ambiente que a rodeia. (Gocci; Occhini, 1998, p.91). Para esses autores Lewin no fez uma mera descrio do campo psicolgico, mas inseriu-o num sistema dinmico com tendncia para a mudana e para a transformao constante.

A caracterstica principal do campo a de ser um sistema dinmico cujas leis no dependem das caractersticas dos elementos singulares presentes nele, mas, pelo contrrio, do movimento do campo considerado na sua totalidade. Os acontecimentos so, assim, considerados no momento em que se verificam (no aqui e agora). Para Lewin, o grupo um campo de foras, cuja dinmica resulta da interao dos componentes dentro de um contexto. 7) Na perspectiva de grupos operativos dois so os fatores so fundamentais para o surgimento do grupo: o vnculo e a tarefa. Quanto a tarefa, o grupo percorre uma trajetria para alcanar seus objetivos, por ocasio do firmamento do grupo. Cite e explique, sem exemplos, quais seriam essas etapas. (0,7)

A primeira etapa a pr-tarefa, na qual predominam os mecanismos de resistncias a mudanas, aqui o latente a tentativa de iludir a elaborao do ncleo depressivo. A segunda etapa a tarefa que o momento em que as ansiedades e a emergncias do grupo so trabalhadas para que a tarefa possa ser elaborada. A terceira etapa o projeto que permite um planejamento para o futuro e quando o grupo se prope objetivos que vo alm do aqui-agora e tambm superar a situao de perda em razo da finalizao do grupo e consequentemente separao.
8) Moreno foi um dos iniciadores do trabalho de grupo, associando-o ao teatro atravs do psicodrama e do sociodrama. Contribuiu ao estudo dos grupos com a sociometria e o sociograma. Explique o que significam esses dois ltimos conceitos. (0,7)

A sociometria relata o feixe de interaes e de comunicaes de todas as pessoas com as quais o individuo se relaciona e mostra objetivamente a dinmica do grupo no qual ele est inserido. Com o sociograma possvel levantar o mapa onde as disposies dos laos de comunicao informal constituindo uma rede dos canais no oficiais por onde passam as informaes paralelas e os rumores.
9) Quando falamos em abrangncia da Dinmica de Grupo, podemos discutir o assunto por meio de seis pontos bsicos. Aponte dois e discorra sobre eles. (0,7) Relaes que se estabelecem entre os grupos primrios e seu meio: As aes e reaes que se travam entre um grupo como realidade coletiva e o meio social, bem como a situao, bem como a situao em que o grupo se encontra, vo influir no comportamento de seus membros. Diferentes interpretaes da expresso dinmica de grupo: A expresso tem servido a ideologia poltica, que acentua a importncia da liderana, a participao dos membros de um grupo nas decises e na soluo de problemas. A expresso lana a ideia de co-participao, como princpio fundamental numa sociedade democrtica. Tambm tem sido utilizada a expresso dinmica de grupo, quando se refere a um conjunto de tcnicas, tais como desempenho de papis, discusso, interao etc. Tem sido utilizada tambm como um campo de pesquisas, destinado a obter cohecimento a respeito da natureza dos grupos, das leis que regem seu desenvolvimento e de suas relaes e inter-relaes com os indivduos, em outros grupos e com a sociedade em geral.

__________________________________________________________
10) Ao trabalhar com o desenvolvimento de grupos, Bion acredita que ele cresa seguindo trs etapas fundamentais que denominou de "Suposies Bsicas", pois centralizado no fator emocional. Considerando a afirmao, quais so essas estratgias e o mecanismo de operao do grupo quando as usa? (0,7)

Dependncia, Luta/Fuga e Pareamento.

Brevemente um grupo que opera sob suposies bsicas de dependncia se comporta como para ser sustentado por um lder de quem depende para nutrio, material e espiritual, e proteo. Um grupo que opera debaixo da suposio bsica de luta-fuga se comporta como se devesse lutar contra algo ou correr para longe disto. Um grupo que opera debaixo da suposio bsica do pareamento esta preocupado com a ideia do nascimento potencial ou aparecimento de algum ou algo que os salvara de seu estado presente, de sentimentos de dio, destruio e desespero. Seu emocional prevalece de esperana e expectativas: como Bion diz: a estao prxima ser mais agradvel; como algum tipo novo de comunidade um grupo melhorado, sociedade, nao ser desenvolvido etc.

__________________________________________________________
Desejo sucesso!

You might also like