You are on page 1of 3

Construes Geomtricas: Construir um paralelogramo ABCD qualquer. Construo: 1. Traar uma reta r e um ponto P sobre r; 2.

2. Centro em P, com abertura , traar um arco e determinar sobre r os pontos A e B; 3. Centro em A, com abertura menor que AP, traar um arco determinando o ponto D sobre o primeiro arco; 4. Centro em B, com a mesma abertura, traar um arco determinando o ponto C` sobre o primeiro arco; 5. Traar uma reta s passando por DC` onde s // r. 6. O ponto C a interseo do terceiro arco com a reta s; 7. Os pontos ABCD, determinam o paralelogramo.
D C` C s r A P B

Construir um losango ABCD qualquer. Construo: 1. Traar uma reta r e um ponto A fora da reta r; 2. Centro em A, com abertura , traar um arco e determinar sobre r o ponto B; 3. Centro em B, com a mesma abertura, traar um arco determinando o ponto C sobre a reta r; 4. Centro em C, com a mesma abertura, traar um arco determinando o ponto D sobre o segundo arco, determinando o ponto D; 5. Os pontos ABCD, determinam o losango.
s A D r

B C

Construir um quadrado ABCD qualquer. Construo 1. Traar uma reta r e um ponto A sobre a reta r; 2. Centro em A, abertura , traar um arco determinando o ponto B sobre r; 3. Centro em B, a mesma abertura, traar um novo arco; 3. Traar uma reta t r passando por A, determinando o ponto D;

4. Traar uma reta t` r passando por B determinando o ponto C; 5. Os pontos ABCD determinam um quadrado e s // r.

t D

t` C s

r A B

Construir um retngulo ABCD qualquer. Construo 1. Traar uma reta r e um ponto A e B sobre a reta r; 2. Centro em A, abertura , traar um arco; 3. Centro em B, traar o mesmo arco; 4. Traar duas retas perpendiculares a reta r passando por A e outra por B; 5. Os pontos ABCD determinam um retngulo e s // r.

r A B

Construir um trapzio issceles ABCD qualquer. Idem a construo do paralelogramo. Os pontos ABCD determinam o trapzio issceles

s r

Construir um polgono regular de n lados com auxilio do transferidor. Construo 1. Traar uma circunferncia de raio ; 2. Pentgono: possui 5 lados e 5 ngulos de 72 o (360o : 5 = 72o) 3. Hexgono: possui 6 lados e 6 ngulos de 60o (360o : 6 = 60o)

72o

Construir um quadrado inscrito, dado uma circunferncia qualquer. Construo 1. Trace AB passando por O. 2. Trace CD , mediatriz de AB . 3. Os pontos A, B, C e D so os vrtices do quadrado.

B A O

Construir um pentgono inscrito, dado uma circunferncia qualquer. Construo 1. Trace AB CD no centro O. 2. Determine E, ponto mdio de OB 3. Determine o ponto F sobre AB , trace um arco de centro E e raio ED. 4. Destaque FD , que lado do pentgono regular. 5. Com abertura FD , divida a circunferncia, determinando os pontos G, H, I e J. 6. Os pontos D, G, H, I, J so os vrtices do pentgono.

You might also like