You are on page 1of 56

Avaliao de Desempenho Gerencial

Mtodo de EVA / MVA


Itana, 30 de Maro de 2009

Equipe
Daniel Antnio de Oliveira Izaias Alves Juliana K. A. Silveira Leonardo Pio Moreira Ramon Carlos de Souza Reginaldo Gouveia

2/56

Sumrio
Introduo Medidas de desempenho tradicionais Modelo Econmico Agregado EVA Valor de Mercado Agregado MVA Concluses

Fontes: MICHELE,N. Avaliaco de Desempenho Gerencial (Universidade Presbiteriana Makienze). ODALIO,Jose; WATANABE, Roberto. Uma analise de correlacao entre o EVA e o MVA no contexto das empresas brasileiras de capital Aberto (Universidade Catolica de Sao Paulo).
3/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Introduo
Nos ltimos anos, a rea de finanas tem-se utilizado dos conceitos de criao de valor ao acionista como metodologia de monitoramento da performance econmico-financeira. Os conceitos de criao de valor ao acionista, como o MVA, (Market Value Added - Valor Adicionado pelo Mercado), e o EVA (Economic Value Added - Valor Econmico Adicionado), tm estado em evidncia tanto no mundo acadmico, quanto no meio dos analistas do mercado financeiro nos EUA e no Brasil.

4/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Medidas Desempenho Tradicionais


Dentre as principais medidas de desempenho tradicionais destacam-se: Lucro Lquido ROI - Retorno Sobre Investimento (Return on Investment) ROE - Retorno Sobre Patrimnio Lquido (Return on Requit) RI Lucro Residual (Residual Income)
5/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Lucro Lquido
O lucro lquido est disponvel em todas as demonstraes dos resultados Como indicador ou medida de desempenho existem vrios fatores que distorcem sua relevncia como: Estoques P&D Depreciao A maximizao do lucro lquido no est ligada diretamente com a maximizao da riqueza do acionista, no se revelando assim um bom indicador para avaliar uma empresa, no sentido de medir o quantum foi agregado de riqueza.
6/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

ROI Return on Investment Retorno Sobre Investimento


Representa a razo entre o resultado lquido e o capital total investido (contbil). Em sua verso mais simplificada, o ROI pode ser obtido pela diviso do resultado lquido (RL) pelo ativo total (AT). Essa relao tambm reconhecida como Retorno Sobre o Ativo (Return on Assest ROA).

ROI

ROA

RL AT

Onde: ROS = Return on Sales ou Retorno sobre as vendas Giro = Giro dos ativos ou Asset Turn Over

ROI

Re sultado Lquido Vendas x M argem(ROS) x Giro Vendas Ativos

Essa uma das mais limitadas de suas verses, por considerar as despesas com o capital de terceiros e ignorar o custo de capital prprio.
7/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

ROE Return on Equit Retorno Sobre o Patrimnio Lquido


Permiti ao acionista observar o montante de retorno a que fez jus e a eficincia do PL e permiti tambm verificar como est a gesto dos recursos prprios e de terceiros. Pode ser definido pela frmula:

ROE

Resultado do Exerccio Patrimnio Lquido

Contudo, alm da variedade de procedimentos contbeis, possui a desvantagem de misturar os desempenhos financeiro e operacional, inviabilizando as comparaes com outras empresas, bem como uma anlise de tendncia.

8/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

RI Residual Income Lucro Residual


Pode ser entendido como os recursos gerados pela entidade que sobram aps a deduo dos juros reais aplicados sobre o capital investidos pelos scios. Segundo HORNGREN (1997), o lucro residual igual ao lucro lquido menos os juros embutidos no investimento ou seja:
Onde: LR = Lucro Residual RL = Resultado Lquido do Exerccio JI = Juros sobre o Capital Prprio

LR RL JI

O LR evidencia que a criao de riqueza ocorre sempre que se investe em projetos cujos retornos superem o custo de capital.

9/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

EVA - Economic Value Added Modelo Economico Agregado


Aps breves comentrios sobre os indicadores tradicionais, podemos compreender o EVA como uma resposta necessidade de medidas de desempenho que expressem a adequada criao de riqueza por um empreendimento. EVA uma estimativa da quantidade que o salrio difere da taxa de resultado mnima requerida (de encontro ao risco comparvel) para acionistas ou emprestadores. A diferena pode ser um excesso ou uma falta.

10/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

EVA - Economic Value Added Modelo Econmico Agregado


As principais aplicaes do EVA no meio corporativo so:

identificao de oportunidades de planejamento estratgico que maximizem o EVA; utilizao de estimativas de EVA projetadas e trazidas a valor presente para planejamento de capital e oramento de projetos; estabelecimento de planos de incentivo para executivos baseados em performance do EVA; acompanhamento do EVA periodicamente para controle e monitoramento de desempenho; avaliao de processos de aquisio ou desinvestimento baseados em EVA projetados e descontados; estabelecimento de metas de EVA de longo prazo.
11/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

EVA - Economic Value Added Modelo Econmico Agregado


EVA deve variar de acordo com a hierarquia empresarial, por exemplo:

O EVA consolidado deve ser utilizado para gerar bnus dos altos executivos e dos gerentes,
O EVA operacional ou das reas especficas, devem servir de base para os bnus dos gerentes operacionais, ou seja,

A empresa deve procurar identificar o EVA de cada rea funcional para que os funcionrios recebam de acordo com as suas reas de responsabilidade.
12/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

EVA - Economic Value Added Modelo Econmico Agregado


Estabeleceu-se a aplicao do EVA na anlise do real ganho obtido pelas organizaes, isto porque o EVA um indicador financeiro e cada vez mais utilizado pelas organizaes e tem se espalhado pelo mundo todo, pois adquiriu estabilidade e confiabilidade por parte dos investidores e tambm pelos acionistas e tem sido grandemente utilizado pelos administradores financeiros.

13/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Implementando EVA
Se a empresa no adotar a VBM, poder at medir o seu EVA, entretanto, se no houver uma mudana cultural na organizao, a determinao dos Value Drivers e a instituio do sistema de remunerao varivel, o EVA passar a ser apenas mais um indicador e todos na organizao continuaro deixando de tomar decises e escolher alternativas que agreguem valor. O EVA deve se tornar o ponto focal de gesto dos negcio. Como o EVA pode se tornar o ponto focal? Para comear, o aumento do EVA deve ser abraado como a principal misso da empresa, e a alta gerncia e os funcionrios devem empreender um compromisso forte e pblico com aquela meta. Para EHRBAR (1999), Uma empresa no deve medir o seu EVA uma vez por ano, depois que o ano passou, e sim ms a ms. O EVA no deve ser complemento ao processo de disseminao de informaes, uma linha numa pgina, ou uma medio de um Balanced Scorecard. O Eva deve ser a pedra fundamental sobre a qual todo o processo de tomada de deciso se baseia.
14/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Princpios chaves abordados pelo EVA


Caixa essencial: o caixa o que importa, no os lucros contbeis, tanto o balano quanto a demonstrao de resultado so crticos; a companhia precisa de caixa para comprar ativos, pagar impostos e pagar dividendos aos acionistas, os lucros contbeis podem ser distorcidos, o caixa no. Ativos custam dinheiro: A companhia tem que pagar juros a seus financiadores e dividendos a seus acionistas para usar o dinheiro deles; economistas falam sobre o custo de oportunidade, isto particularmente verdade para indstria em que o capital deve ser administrado. Acionistas requerem um retorno relacionado ao risco: Os acionistas demandam um lucro maior para negcios mais arriscados, da mesma forma vo querer companhias que documentar os lucros econmicos que produzem; as avaliaes financeiras devem levar isto em conta.

15/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Fatores determinantes do sucesso do EVA


A globalizao dos negcios e a necessidade crescente de conhecimento por parte dos acionistas;

A competio acirrada e a necessidade crescente de agregar valor.

16/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Onde Usamos o EVA


Anlises de viabilidade econmico-financeira de novos produtos; Estudo de novos negcios; Anlise dos resultados das subsidirias Precificao de produtos e servios; Anlise de balano de fornecedores e parceiros;

Clculo da estrutura tima de capital;


Anlise de investimentos em capacitao e melhoria; Avaliao dos resultados das unidades; Remunerao varivel; Discusses de estrutura tima e de custo de capital de terceiros.
17/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

EVA - Economic Value Added Modelo Econmico Agregado


Segundo Martins (1996): O conceito do EVA nada mais do que exatamente a aplicao desse Custo de Capital Prprio. Ou seja, representa o que sobra depois de considerar o Custo de Capital Prprio como despesa. Portanto, a equao do EVA seria:

EVA Nopat (C% TC)


Onde:

Nopat = Resultado operacional lquido depois dos impostos (Net Operating Profit After Taxes)
C% = Custo percentual do capital total (prprio e de terceiros) TC = Capital total investido
18/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

EVA - Economic Value Added Modelo Econmico Agregado


Segundo Eliseu Martins, considerando que o resultado operacional lquido definido pela legislao societria brasileira j inclui o custo de capital de terceiros (despesas financeiras), poderamos alterar a equao para:

EVA Lolai (CCP% PL)


Onde:

Lolai = Lucro operacional lquido aps impostos


CCP% = Custo de capital prprio (em percentagem) PL = Patrimnio lquido
19/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

EVA - Economic Value Added Modelo Econmico Agregado


Estrutura bsica de clculo do EVA, segundo Assaf Neto:
Lucro Operacional (lquido do IR) (-) Custo total de capital : XXX

(WACC1 x Investimento2)
(=) Valor Econmico Agregado (EVA) Formulao analtica de clculo do EVA:
EVA = (ROI3 WACC) x INVESTIMENTO

: XX
: XXX

EVA = Lucro Operacional [WACC x Investimento]


1) WACC = custo mdio ponderado de capital 2) Investimento = capital total aplicado na empresa (fixo e de giro) 3) ROI = retorno sobre o investimento
20/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

EVA - Economic Value Added Modelo Econmico Agregado


Exemplo ilustrativo:

Bancos

4 milhes (40%)
Investimento 10 milhes

Ki:10% a.a.

Capital Prprio
6 milhes (60%)

Ke: 15% a.a.

Ki = coeficiente ou taxa de custo do capital de terceiros, ou taxa de juros Ke = coeficiente ou taxa de custo do capital prprio
21/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

EVA - Economic Value Added Modelo Econmico Agregado


Clculo do EVA:
Resultado Operacional Lquido
(-) Remunerao Exigida pelos Credores: 10% x (40% x $ 10.000.000,00) = ($ 400.000,00)

$ 1.500.000,00

(-) Remunerao Exigida pelos Acionistas:


15% x (60% x $ 10.000.000,00) (=) Valor Econmico Agregado (EVA) EVA = (ROI WACC) x INVESTIMENTO = = ($ $ 900.000,00) 200.000,00

EVA = [15% - 13%] x $ 10.000.000,00


EVA = $ 200.000,00
ROI = Lucro Operacional/ Investimento = $ 1,5 milho / $ 10 milhes = 15%

WACC = [60% x 15%] + [40% x 10%] = 13%

EVA = Lucro Operacional [WACC x Investimento] EVA = $ 1.500.000,00 [13% x $ 10.000.000,00] EVA = $ 200.000,00

EVA - Economic Value Added Modelo Econmico Agregado


Spread do capital prprio:
ROE (retorno sobre o patrimnio) = Lucro Lquido/ Patrimnio Lquido Mdio Investimento 1.000,00 ROI:21% a.a. Passivo Oneroso 400,00 (40%) Ki:15% a.a.

Capital Prprio 600,00 (60%)

Ke: 20% a.a.

WACC = [20% x $ 600,00/$ 1.000,00] + [15% x $ 400,00/$ 1.000,00] = 18% EVA = [ROI WACC] x Investimento = [21% 18%] x $ 1.000,00 = $ 30,00 Clculo do spread do patrimnio lquido: Lucro Lquido = [21% x $ 1.000,00] [15% x $ 400,00] = $ 150,00 Retorno s/ Patrimnio Lquido (ROE) = $ 150,00/$ 600,00 = 25% Spread do Patrimnio Lquido = 25% 20% = 5% Valor Agregado = 5% x $ 600,00 = $ 30,00
23/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

EVA - Economic Value Added Modelo Econmico Agregado


Vantagens Capacidade de conscientizar rapidamente o setor sobre as expectativas do investidor em relao a sua atuao. Ou seja, define melhor os objetivos da empresa, permitindo que os administradores trabalhem focados na mesma meta Simplicidade de compreenso, estabelecendo um critrio justo de remunerao varivel dos administradores Limitaes Apesar de reconhecer a inadequao dos resultados contbeis tradicionais para a mensurao do valor do empreendimento, o modelo limita-se a ajust-los globalmente, em vez de tratar as informaes medida que ocorrem os eventos A base de resultados globais da empresa impede a identificao da contribuio gerada por rea
24/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Exemplo Clculo EVA

Balano Patrimonial

ATIVO
Circulante Realizvel a longo prazo Permanente TOTAL ATIVO 3.000 7.000 10.000 20.000 Circulante

PASSIVO
2.000 4.000 14.000 20.000 Exigvel a longo prazo Patrimnio lquido TOTAL PASSIVO

25/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Exemplo Clculo EVA


Demonstrao de Resultado Receitas 70.000

Custos
=Lucro Bruto Despesas

50.000
20.000 4.000

=Lucro Operacional
Despesas Financeiras (20%) =Lucro antes do IR

16.000
3.200 12.800

Imposto de renda (25%)


=Lucro Lquido

3.200
9.600
26/56

Leonardo

Juliana

Daniel

Reginaldo

Ramon

Izaias

Exemplo Clculo EVA


Determinar retorno esperado pelos acionistas, ou custo do Capital Prprio => 18% ao ano (ke) Aplicando-se a equao: EVA = LOLAI (CCP% * PL) EVA = 9.600 (18% * 14.000) EVA = 9.600 2.520 EVA = 7.080 Agregou valor a empresa de 7.080
27/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Surgimento do MVA
MVA (Valor Adicionado pelo Mercado); entende-se por valor de mercado de uma empresa o quanto o acionista obteria ao vender todas suas aes. Como o EVA uma medida de anlise do passado e nada diz aos administradores de como suas estratgias devem efetuar no futuro, surge o MVA, que nasce da necessidade de uma medida de valor corporativo global, envolvendo o capital total de uma empresa incluindo aes, emprstimos, ganhos retidos e deduz isso do valor de seu capital acionrio.

28/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Conceito de MVA
MVA = ( Valor Adicionado pelo Mercado) Stewart (1999: 153) define MVA como a diferena entre o valor de mercado de uma empresa e o capital nela empregado. Para Al Ehrbar (1999: 36) o MVA o montante acumulado pelo qual a empresa valorizou (ou desvalorizou) a riqueza dos acionistas. Neste sentido, caso a expectativa de retorno para a empresa fosse igual ao seu custo de capital, o seu valor de mercado seria exatamente igual ao capital aplicado e por conseqncia seu MVA = zero.

29/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Correlao entre o EVA e MVA


Em princpio, no haveria, portanto, uma relao direta entre o EVA passado e MVA futuro, porm os resultados obtidos pela empresa tem fortalecido esta relao. O EVA, por se basear nos demonstrativos contbeis, reflete o desempenho passado da empresa, enquanto que o MVA incorpora sua viso a uma expectativa de resultados futuros.
Se uma empresa aumenta seu EVA e os investidores acreditam que o aumento seja permanente, o MVA aumentar pelo EVA adicional.

30/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

MVA - Market Value Added Valor de Mercado Agregado


Mensurao da riqueza gerada por um empreendimento, em termos de percepo do mercado relativa ao valor de seus ttulos mobilirios. Sua equao seria:

MVA Valor de mercado Capitaltotal

O valor de mercado est associado s origens de recursos do empreendimento, ou seja, tanto as aes quanto ao endividamento. Assim, o valor de mercado seria a soma do valor de mercado do capital prprio com o valor do endividamento.
31/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

MVA - Market Value Added Valor de Mercado Agregado


Medidas de desempenho Medidas de desempenho so superiores as tradicionais que se baseiam apenas em nmeros de contabilidade que podem ser facilmente manipulados. Exemplo: Aumento de vida de depreciao de um ativo, melhorando o ganho por ao, neste caso a empresa disfara sua sade financeira. Contabilidade criativa explica a evoluo da avaliao de desempenho, por exemplo, ganho por ao esclarece muito pouco sobre as alteraes nas relaes preos/lucros. Como as medidas concentram no fluxo de caixa, difcil manipular as medidas de avaliao fornecendo um quadro, mas confivel das empresas.
32/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

MVA - Market Value Added Valor de Mercado Agregado


MVA = valor presente dos EVAs futuros capital investido MVA valor acumulado em toda trajetria da empresa, enquanto EVA riqueza criada por perodo. Se MVA for positivo pode se dizer que a empresa criou valor para seus acionistas. As tradicionais metodologias de contabilidade gerenciais um srio problema para examinar e comparar demonstraes contbeis destas empresas globalizadas, principalmente porque as depreciaes so tratadas diferentemente entre os regimes contbeis internacionais. Exemplo: Empresa alem Daimler Benz, registrou um lucro de 372milhes nas leis germnicas, mas com base nas regras americana, registrou um prejuzo de 1,1bilho.
33/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Consideraes
Um dos aspectos mais importante do MVA mostrar como os administradores ao implementar novas estratgias pode criar ou destruir valor para empresa. Destruio de valor: Consumo dos bens e servios produzido pela empresa, todas atividades que tiveram resultado inferior ao custo da oportunidade do investimento.

34/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Maneiras de Aumentar o EVA e MVA


Cortar custo e reduzir impostos para aumentar Nopat (Lucro Operacional Lquido), operar de forma mais eficiente;

Empreender em projetos com valor lquido presente positivo;


Deixar de investir em ativos que no estejam gerando retorno iguais ou maiores do que o custo do capital; Reduzir estoques; Acelerar contas a receber;

Estruturar financias da empresa de forma a minimizar o custo do


capital de giro.
35/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

MVA - Market Value Added Valor de Mercado Agregado


Em sntese, pode-se dizer que o MVA :
Quanto a empresa vale adicionalmente ao que se gastaria para repor todos os seus ativos a preo de mercado; Calculado com base nas expectativas do mercado com relao ao potencial do empreendimento em criar valor

O valor da empresa pode ser determinado pelo preo de mercado das aes x quantidade de aes em circulao.

36/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

MVA - Market Value Added Valor de Mercado Agregado


Metodologia gerencial de avaliao do MVA:

MVA = EVA / WACC


Utilizando os dados do exemplo anterior: Dado: Temos: EVA = $ 30,00 WACC = 18%

MVA = $ 30,00 / 0,18 MVA = $ 166,67

Logo:

Investimento total : $ 1.000,00 Goodwill (MVA) :$ 166,70


37/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Valor de Mercado : $ 1.166,70

MVA - Market Value Added Valor de Mercado Agregado


Eliminando 6% do total de seus investimentos, por exemplo, tem-se: ROI = [$ 210,00/($ 1.000,00 6%)] = 22,34%
ROI = Lucro Operacional/Investimento

$ 940 passivos e patrimnio lquido na proporo atual WACC = WACC = [20% x ($ 600,00 $ 36,00)/$ 940,00] + [15% x ($ 400,00 $ 24,00)/$ 940,00] 18,0%

= $ 210 / $ 1.000 = 21%

Admitindo que os 6% de reduo dos investimentos eliminam

EVA = [ROI WACC] x Investimento = (22,34% 18%) x ($ 1.000,00 $ 60,00) = $ 40,80 MVA = EVA / WACC = $ 40,80/0,18 = $ 226,70
38/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

MVA - Market Value Added Valor de Mercado Agregado


A maior eficincia em liberar capital investido sem afetar os resultados operacionais permitiu uma elevao na riqueza agregada pela empresa em relao aos recursos aplicados; Uma reduo de 6% nos investimentos proporcionou, de outra forma, uma valorizao de 36% no MVA [$ 226,70/$166,70) 1] A riqueza produzida pela empresa a seus proprietrios passou de 16,7% ($ 166,70/$ 1.000,00) para 24,12% ($ 226,70/$ 940,00), evidenciando maior eficincia da empresa na formao de valor.

39/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

MVA - Market Value Added Valor de Mercado Agregado


Se diante de inmeras opes que se apresentam para aplicar os 6% obtidos da reduo de seus investimentos, a empresa decidisse eliminar patrimnio lquido (pagando dividendos e/ou recomprando suas prprias aes), o custo de capital total cairia para:

Capital Prprio

Capital Terceiros

WACC = [20% x ($ 600,00 $ 60,00 1 )/$ 940,00] + [15% x ($ 400,00/$ 940,00] WACC = 17,87% Por sua vez, os novos indicadores seriam: ROI = Lucro Operacional/Investimento = [$ 210,00/($ 1.000,00 6%)] = 22,34% EVA = [ROI WACC] x Investimento = (22,34% 17,87) x 940,00) = $ 42,00 MVA = EVA / WACC =$ 42,00/0,1787 = $ 235,00
(1) = R$ 1.000,00 x 6% = R$ 60,00 40/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

MVA - Market Value Added Valor de Mercado Agregado


QUADRO RESUMO Situao Inicial Exemplo Spread do Capital Prprio Reduo de 6% no PO e de 6% no PL Reduo de 6% no PL

Lucro Operacional (LOP) Passivo oneroso (PO) = Capital Terceiros Custo capital de terceiros (Ki) Patrimnio lquido (PL) Custo oportunidade acionista (Ke) Investimento Retorno s/ Investimento (ROI) Custo Mdio Ponderado Capital (WACC) Valor Econmico Agregado (VEA) Goodwill (MVA) (1) = R$ 1.000,00 x 6% = R$ 60,00

210,00 400,00 15,00% 600,00 20,00% 1.000,00 21,00% 18,00% 30,00 166,67

210,00 376,00 15,00% 564,00 20,00% 940,00 22,34% 18,00% 40,80 226,67

210,00 400,00 15,00% 540,00


1

20,00% 940,00 22,34% 17,87% 42,00 235,00

ESTUDO DE CASO
PESQUISA DE CORRELAO EVA - MVA
Relao entre EVA E MVA Uma vez expostos os fundamentos do EVA e do MVA, caberia agora analisar a relao entre essas duas medidas de performance, que buscam aferir o desempenho econmicofinanceiro da administrao de uma companhia. Comecemos com uma diferena fundamental: a de que o EVA, por se basear nos demonstrativos contbeis, reflete o desempenho passado da empresa, enquanto que o MVA, por refletir a viso do mercado de capitais, incorpora a expectativa de resultados futuros da companhia.

42/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

ESTUDO DE CASO
PESQUISA DE CORRELAO EVA - MVA
Relao entre EVA E MVA Na realidade, por ter uma viso de futuro, o MVA est relacionado diretamente com os EVAs futuros esperados pelos investidores e no com os EVAs passados. STEWART (1990) afirma que teoricamente, o valor de mercado agregado de uma companhia num determinado instante do tempo igual ao valor presente lquido de todo o EVA, ou lucro residual, que se espera que ela gere no futuro.

43/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

ESTUDO DE CASO
PESQUISA DE CORRELAO EVA - MVA
Relao entre EVA E MVA
Em princpio, no haveria, portanto, uma relao direta entre o EVA passado da empresa e o seu MVA. No entanto, caso uma empresa apresente uma melhora no EVA apurado num determinado perodo e o mercado acredite que essa melhora v perdurar no futuro, ento esse acrscimo de performance dever se refletir imediatamente no seu MVA. Nesse sentido, EHRBAR (1999:75) observa que se uma empresa aumenta seu EVA e os investidores esperam que o aumento seja permanente, o MVA aumentar pelo EVA adicional capitalizado pelo custo de capital.
44/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

ESTUDO DE CASO
PESQUISA DE CORRELAO EVA - MVA
Estudo de correlao entre EVA E MVA

Para abordarmos o assunto com uma pesquisa prtica, segue adiante uma tabela com 51 empresas de capital aberto que se destacaram na Bovespa, tendo elas, suas aes muito movimentadas e com os maiores volumes financeiros.

45/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

TABELA CORRELAO PARTE 1

TABELA CORRELAO PARTE 2

ESTUDO DE CASO
PESQUISA DE CORRELAO EVA - MVA
ANLISE DOS RESULTADOS

Uma anlise criteriosa da tabela mostra a existncia de correlao, a um nvel de significncia de 5%, entre a anlise da Variao do MVA versus Variao do EVA. O problema que essa correlao negativa (r = -0,48), o que contradiz o estudo realizado por Stewart que pressupe correlao positiva. Isso posto, buscaremos identificar agora os motivos gerais para a existncia de correlao negativa no caso.

48/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

ESTUDO DE CASO
PESQUISA DE CORRELAO EVA - MVA
Inexistncia de Correlao entre as Variveis
O resultado do estudo de Stewart, mencionado no slide anterior , indica que o R2 da relao entre a variao do EVA versus variao do MVA foi de 97%, o que implica num ndice de correlao (R) de 98% ou 0,98, ou seja, uma correlao alta e positiva. At que o EVA se torne positivo, os valores de mercado esto desconectados, com efeito, das medidas internas de performance. Isso porque o potencial para liquidao, recuperao, reestruturao financeira ou tomada de controle hostil, determinam um piso para o valor de mercado. Mas uma vez que o EVA se torne positivo, h uma alta correlao entre o nvel do EVA e o nvel do valor de mercado agregado - MVA.

49/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

ESTUDO DE CASO
PESQUISA DE CORRELAO EVA - MVA
A explicao para a correlao negativa da presente pesquisa est no fato de que, apesar da performance de algumas empresas indicar uma variao negativa do EVA, elas apresentam uma variao positiva do MVA. Dentre elas, destacam-se as trs empresas abaixo:

50/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Anlise das Empresas com Variao Positiva de EVA


Faremos agora uma simulao do resultado ao qual se chegaria, se fossem excludas da amostra as empresas com variao negativa do EVA, deixando apenas as que tivessem variao de EVA positiva. H que se ressaltar, no entanto, a existncia de um elemento da amostra que apresenta uma situao inversa comentada anteriormente, ou seja, de empresas que apresentavam variao negativa de EVA concomitantemente com variao positiva do MVA.

51/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Anlise das Empresas com Variao Positiva de EVA


Esse elemento o Banco do Brasil que apresenta variao positiva de EVA, juntamente com variao negativa do MVA, conforme se pode observar a seguir:

Uma possvel explicao para essa performance o fato do Banco do Brasil ser uma companhia estatal e, conseqentemente, ser gerido tendo em vista mais as polticas governamentais do que a maximizao dos resultados.

52/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Resultados da pesquisa
Portanto, se exclussemos esse banco da amostra, o resultado da anlise de correlao ficaria com um ndice de correlao de 0,77 ou 77%, bem prximo da correlao proposta por Stewart de 0,98 ou 98%. Ainda sim, os resultados da pesquisa foram negativos, ou seja, no houve correlao do EVA e MVA nas condies pr-dispostas no artigo Uma Anlise da Correlao entre o EVA e o MVA no Contexto das Empresas Brasileiras de Capital Aberto de Jos Odlio dos Santos e Roberto Watanabe da PUC-SP, disponvel em: http://virtualbib.fgv.br/dspace/handle/10438/1265
53/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Concluses
importante que avaliemos todos os resultados obtidos pela empresa, seja ela o nosso local de trabalho ou o concorrente, pois necessitamos dela para tambm sobrevivermos; H, portanto um monitoramento constante das tendncias do mercado para que a organizao no perca o objetivo e o foco de sua existncia perante o mercado e a sociedade. A realidade mundial tem mostrado que a avaliao dos resultados das empresas necessria para que todos se preocupem com as definies adotadas pela organizao e, Tambm os recursos utilizados nessa meta, sejam eles humanos, financeiros ou tecnolgicos.
54/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Concluses
A empresa deve reconhecer suas estratgias financeiras e capacidades diferenciadoras, de maneira a atingir o objetivo de maximizao da riqueza de seus proprietrios; Medidas convencionais de avaliao com base no lucro so falhos por no considerarem o custo de oportunidade e o risco da deciso; O EVA, por considerar a remunerao exigida pelos proprietrios de capital, constitui-se na melhor medida de avaliao do sucesso empresarial.

55/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

Concluses
O EVA um indicador muito importante para a anlise da organizao e est sendo cada vez mais utilizado pelas organizaes em todo o mundo, trazendo para o Brasil, a oportunidade de alcanar resultados satisfatrios que denotem o real crescimento da organizao e sua preocupao com resultados;
A eficcia e a eficincia em uma organizao s so alcanadas com o esforo e trabalho de todos na utilizao dos recursos existentes para que suas decises representem seus objetivos e da sociedade.

56/56 Leonardo Juliana Daniel Reginaldo Ramon Izaias

You might also like