You are on page 1of 2

Durante o dia a dia do cotidiano escolar, podemos fazer um paralelo entre as ideias de muitos autores que pesquisa e estudam

esta rea educacional e enfatizam como sendo a diferena bsica entre as escolas e as empresas, pois tanto ambas as partes so organizaes e se tem a necessidade de planejar uma estrutura de aes. A gesto no pode ser vista como uma mera ao de treinamento da liderana, a capacidade de identificar lideres, cuida deles, recompens-los e separalos do fazer administrativo dirio de uma instituio de ensino esto entre as principais razes de uma organizao com criar um diferencial e de sucesso. lideram

Administradores

trabalham

processos

fechados

gestores

comportamentos e aes, portanto uma instituio educacional h a necessidade de dois e raramente observados uma pessoa que tenha o perfil com caracterstica de ambos. E o problema est ai, quando confundem a competncia em administrar com competncia em liderar.
...em seu sentido geral, podemos afirmar que a administrao a utilizao racional de recursos para a realizao de fins determinados. (...) A administrao pode ser vista, assim, tanto na teoria como na prtica, como dois amplos campos que se interpenetram: a racionalizao do trabalho e a coordenao do esforo humano coletivo (Paro, 1996, p.19 e 20).

Podemos afirmar ento que o administrador compete alimenta os processos e faz com que caminhem em uma direo preestabelecida. Sempre procurando atingir metas, os resultados esperados pelas pessoas que a eles confiam a tarefa de administrar com excelncia. J os gestores compreendem os cenrios em que esto inseridos, enxergam com os olhos da mente e respeitam a viso do futuro como uma cincia.
...conhecimento mais preciso dos modos de funcionamento de determinada organizao e, e consequncia d haver certas normas, estratgia e procedimentos organizativos (Escudero e Gonzalz, 1194).

A organizao escolar cita-se aos princpios e procedimentos cujo mantm uma relao conjunto com uma ao de elaborar e aplicar-se no dia-a-dia escolar, sendo que a organizao escolar se aplica todos os conhecimentos de uma administrao exata. Portanto conseguem projetar aes e resultados de maneira a favorecer o empreendimento a que esto ligados. Uns conjuntos de aes bem planeja estrategicamente, oposio ao outro, que planeja taticamente. Bastante

delicado colocar ambos para impulsionar uma organizao. tambm vital saber a diferena entre os dois. Portanto o peso destas aes administrativa aplicadas no dia-a-dia escolar faz uma grande diferena na qualidade da educao, pois a instituio educacional que se disponha de um bom administrador na frente da direo da mesma, tem uma grande probabilidade de obter xito na qualidade de ensino, pois os conhecimentos de uma administrao podem e devem ser aplicados nas instituies educacionais. Portanto pode-se afirma que uma instituio educacional tem uma grande semelhana com uma empresa, pois as mesmas tem de estabelecer metas, seguir regras, abrir espao para serem expressas novas ideias e sempre que se necessrio acata-las e aplica-las as mesmas no seu cotidiano e na sua realidade. Tem de ser dissipado o tabu de que a administrao e gesto escolar no tem semelhana, pois na realidade os dois tm por necessidade de serem trabalhadas juntamente, pois assim se tem uma grande probabilidade de xito na qualidade educacional.

You might also like