You are on page 1of 24

Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Fazenda

Escola de Administrao Fazendria

Concurso Pblico - 2010


(Edital SMF n. 01, de 16/7/2010)

Gabarito

1
Nome:

Cargo:

Agente de Fazenda

Prova Objetiva
N. de Inscrio:

Instrues
1. 2. Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. Verique se o Nmero do Gabarito, colocado na quadrcula acima, o mesmo constante do seu CARTO DE RESPOSTAS e da etiqueta colada na carteira escolar; esses nmeros devero ser idnticos, sob pena de prejuzo irreparvel ao seu resultado neste processo seletivo; qualquer divergncia, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova, cujo nmero do gabarito seja igual ao constante de seu CARTO DE RESPOSTAS. O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra cursiva, para posterior exame grafolgico:

3. 4.

O esprito se enriquece com aquilo que recebe; o corao enriquece com aquilo que d
5. 6. 7. DURAO DA PROVA: 5 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 85 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca, em material transparente, (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecederem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 9.6 do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida uma hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. Ao sair da sala entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

8. 9. 10. 11.

12. 13.

Boa prova!

LNGUA PORTUGUESA 1 - Em relao s ideias do texto, assinale a inferncia correta. A informao do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributrio sobre a arrecadao de impostos no pas, atravs do instrumento denominado Impostmetro, mais um elemento de transparncia da democracia brasileira. bom para o pas que instituies independentes faam este tipo de acompanhamento do poder pblico. Mas seria importante, tambm, que os prprios governos mantivessem constante atualizao pblica do que arrecadam e gastam, para que os cidados se sintam efetivamente representados pelos governantes que elegem. O sistema de impostos a maneira histrica com que o poder pblico, no pas e no mundo, arrecada recursos para sustentar-se, para promover os servios essenciais e para investir em obras de sua responsabilidade. Neste sentido, o sistema imprescindvel, integrando de maneira fundamental a estruturao do Estado e da sociedade. Assim, numa sociedade organizada, pagar imposto faz parte dessa espcie de contrato social que garante ao pas o funcionamento adequado, a promoo da sade, da segurana e da educao e a manuteno das instituies e dos poderes. O controle social dos gastos pblicos e a scalizao dos cidados em relao ao uso adequado dos recursos so questes bsicas para a qualidade do crescimento do pas.
(Zero Hora, RS, Editorial, 28/7/2010)

Considere o texto abaixo para responder s questes 2 e 3. De teor histrico-losco, os livros de M. Foucault investigam, em determinadas sociedades e em determinados perodos, quais os modos efetivos e historicamente variveis de produo de verdade. Uma considerao que se estende para a sociedade moderna, a partir das suas instituies, diz respeito ao que podemos identicar como o trao fundamental, comum a todas elas e que, certamente, aplicvel a toda sociedade. Tratase do princpio da visibilidade. A um tempo global e individualizante, a visibilidade constitui uma espcie de princpio de conjunto. primeira vista sinal de transparncia e de revelao da verdade, pode-se contudo questionar se o gesto de mostrar-se, de deixar-se ver, signicaria uma postura despojada de desvelamento da verdade de cada um ou se o desnudamento de si mesmo no seria uma injuno, se a exposio de si no encobriria uma certa imposio decorrente das regras que regem nosso modo de produo da verdade. Acrescentemos que a investigao que quer melhor compreender nossa poca no pretende apenas situ-la pela sua diferena com o que a precede, mas tambm, e sobretudo, instigar mudanas que, a partir e do interior do nosso presente, possam inaugurar perspectivas outras na direo do que est por vir.
(Salma T. Muchail, A produo da verdade. Filosoa especial, n. 08, p. 7, com adaptaes)

10

15

20

25

2 - De acordo com a argumentao do texto, o princpio da visibilidade(.10) a) encobre diferenas entre passado e futuro. b) refora a produo de uma falsa verdade. c) signica uma atitude individual e ousada. d) est presente em todas sociedades. e) questiona a verdade das instituies sociais. 3 - No desenvolvimento do texto, a funo do pronome relativo QUE , a) na linha 7, retomar instituies(.6). b) na linha 24, retomar o(.23). c) na linha 20, retomar imposio(.19). d) na linha 8, retomar todas elas(.8). e) na linha 27, retomar perspectivas (.26).

a) O Instituto Brasileiro de Planejamento uma instituio ocial pblica. b) O acompanhamento do poder pblico por instituies independentes prejudica o desenvolvimento do Pas, porque elas tm seus prprios interesses. c) A qualidade do crescimento do pas est relacionada com o controle social dos gastos pblicos realizado pelos cidados. d) Se os governos mantivessem informaes disponveis sobre seus gastos e sua arrecadao, a administrao caria prejudicada. e) O sistema de impostos dispensvel para a estruturao do Estado e da sociedade.

Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010

Prova Objetiva - Gabarito 1

4 - Os fragmentos que constituem as opes abaixo foram adaptados de Carta Capital, de 12 de maio de 2010, p.38. Em cada uma, a segunda verso apresenta uma reelaborao em que as ideias esto associadas por meio de conectivos. Assinale a opo na qual a segunda verso no respeita as relaes entre as ideias apresentadas na primeira. a) Companhias inteligentes esto tomando conta do trabalho realizado dentro do escritrio. Os consumidores dos pases em desenvolvimento esto enriquecendo mais depressa que seus colegas do Ocidente. Companhias inteligentes esto tomando conta do trabalho realizado dentro do escritrio, j que os consumidores dos pases em desenvolvimento esto enriquecendo mais depressa que seus colegas do Ocidente. b) Esse cenrio est mudando em alta velocidade. Empresas vitoriosas e vigorosas dos mercados emergentes esto entre as concorrentes ocidentais. Esse cenrio est mudando em alta velocidade, pois empresas vitoriosas e vigorosas dos mercados emergentes esto entre as concorrentes ocidentais. c) At recentemente acreditava-se que a globalizao era puxada pelo Ocidente e imposta sobre os demais pases. Patres em Nova York, Londres e Paris controlavam os processos de dentro de suas torres envidraadas. Os consumidores ocidentais abocanhavam a maior parte dos benefcios. At recentemente acreditava-se que a globalizao era puxada pelo Ocidente e imposta sobre os demais pases. Patres em Nova York, Londres e Paris controlavam os processos de dentro de suas torres envidraadas enquanto os consumidores ocidentais abocanhavam a maior parte dos benefcios. d) Velhos pressupostos relativos inovao tambm esto sendo revistos. A prpria natureza da inovao est sendo repensada. Velhos pressupostos relativos inovao tambm esto sendo revistos e a prpria natureza da inovao est sendo repensada. e) No ocidente, muitas vezes a inovao associada a avanos tecnolgicos na forma de produtos revolucionrios. Muitas das inovaes mais importantes consistem em acrescentar melhorias a produtos e processos voltados para o miolo ou para a base da pirmide produtiva. No ocidente, muitas vezes a inovao associada a avanos tecnolgicos na forma de produtos revolucionrios, no entanto, muitas das inovaes mais importantes consistem em acrescentar melhorias a produtos e processos voltados para o miolo ou para a base da pirmide produtiva.
Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010 3

5 - O texto abaixo foi transcrito do Jornal do Brasil, de 28/7/2010. Assinale a opo que constitui continuao gramaticalmente correta, coesa e coerente para o trecho. O anncio de que os investidores estrangeiros mudaram o perl de seus negcios no Brasil pela primeira vez em sete anos preocupante. O pas, nesse perodo, atravessou, com comportamento exemplar, crises de graves propores no cenrio econmico internacional. Deu-se ao luxo at de emprestar dinheiro ao Fundo Monetrio Internacional como rearmao de seu status de bom pagador e, sobretudo, de uma economia em ascenso, organizada e modernizada. Sucessivas levas de indicadores sociais reforaram o papel de destaque no bloco dos Brics, pases emergentes com grande potencial. Sendo assim, o que teria levado fuga do capital mais interessante, que aquele aplicado em produo e gerao de riquezas? a) Contudo, quem j tentou instalar um escritrio de uma empresa multinacional no pas certamente sabe da quantidade de obrigaes e exigncias que enfrentam. Alm da enorme burocracia desnecessria em centros de negcio como Rio e So Paulo, a carga tributria continua tornando cada dlar trazido para o Brasil caro demais. b) Quando as economias da Europa comearam baquear, as primeiras a mostrarem os sintomas de doena foram justamente aquelas mais vinculadas quele cenrio econmico favorvel. c) S sobrevivemos ao impacto da crise iniciada com a Grcia e com a Espanha por termos um mercado interno punjante e capaz de sustentar o crescimento. Mesmo com tantos exemplos, no se pensou na possibilidade de mexer nos conceitos bsicos em prol de uma maior estabilidade. d) O diagnstico claro e antigo. Ainda que tenha conseguido ganhar corpo e crescer de uma forma geral, a economia brasileira movida no pela losoa desenvolvimentista, mas pela losoa monetarista. O governo trabalha com a moeda de forma a nanciar seu prprio dcit. e) H, ainda, a questo da supervalorizao do real, que deixam os produtos brasileiros menos competitivos no mercado internacional, desestimulando investimentos em ampliao da capacidade industrial.

Prova Objetiva - Gabarito 1

6 - Em relao s estruturas gramaticais assinale a opo correta.

do texto,

Considere o texto abaixo para responder s questes 7 e 8. A desigualdade persistente entre o que chamavam o primeiro e o terceiro mundo mantm com relativa vigncia alguns de seus postulados. Mas ainda que as decises e benefcios dos intercmbios se concentrem nas burguesias das metrpoles, novos processos tornam mais complexa a assimetria: a descentralizao das empresas, a simultaneidade planetria da informao e a adequao de certos saberes e imagens internacionais aos conhecimentos e hbitos de cada povo. A disseminao dos produtos simblicos pela eletrnica e pela telemtica, o uso de satlites e computadores na difuso cultural tambm impedem de continuar vendo os confrontos dos pases perifricos como combates frontais com naes geogracamente denidas.

10

15

20

Passada a fase aguda da crise nanceira que eclodiu em setembro de 2008, o governo tomou algumas medidas para melhorar o consumo interno: desonerao tributria, maior crdito pessoal e diminuio do compulsrio. Isso facilitou as compras para as pessoas fsicas. Como as emergentes classes C e D estavam sendo incorporadas ao consumo, elas foram s compras com volpia, adquirindo a chamada linha branca (geladeira, mquina de lavar roupa e microondas). As viagens ao exterior (US$ 1 bilho em julho) tambm colaboraram com o endividamento familiar. O endividamento reete os bons resultados da economia brasileira, como a elevao do emprego formal, da massa de rendimentos e do crdito. Contudo, a inteno de consumir das famlias segue em alta, depois do Dia dos Namorados e da Copa do Mundo. At certo ponto, isso bom, mas todo o cuidado pouco para evitar o rompimento da capacidade para quitar as dvidas.
(O Estado de Minas, 29/7/2010.)

10

15

(Nstor G. Canclini, Culturas hbridas estratgias para entrar e sair da modernidade. Traduo de Ana Regina Lessa e Helosa P. Cintro, p. 310, com adaptaes)

7 - No desenvolvimento do texto, a ideia de a) desigualdade persistente(.1) retomada como disseminao dos produtos simblicos(.11-12). b) simultaneidade planetria da informao(.8-9) retomada como uso de satlites(.13). c) postulados(.3) retomada como novos processos (.6). d) benefcios dos intercmbios(.4-5) retomada como descentralizao das empresas(.7-8). e) terceiro mundo(.2) retomada como pases perifricos(.15). 8 - Preservam-se as relaes de coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto ao a) generalizar a ideia de desigualdade persistente (.1), usando a exo de plural, As desigualdades persistentes. b) inserir aos antes de hbitos de cada povo(.11), marcando sua dependncia em relao ao termo adequao(.9). c) expressar a ideia de explicao por meio de conectivo, em vez de dois pontos, na linha 7, escrevendo: assimetria, pois. d) substituir ainda que(.4) por mantendo a ideia de concesso. apesar de,

a) A palavra volpia(.9) est sendo empregada com o sentido de prazer excessivo. b) O emprego de sinal de dois pontos aps interno (.4) justica-se por inserir uma citao de outro texto. c) A palavra eclodiu(.2) est sendo empregada com o sentido de se intensicou. d) O termo como(.15) confere ao perodo a noo de comparao entre elevao do emprego formal e massa de rendimentos. e) A conjuno Contudo(.17) confere ao perodo a noo de condio.

e) enfatizar o uso(.13), fazendo a concordncia de impedem(.14) com o termo mais prximo, escrevendo impede.
Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010 4 Prova Objetiva - Gabarito 1

9 - Em relao ao emprego das estruturas lingusticas do texto, assinale a opo correta. Constata-se que, desde a metade do sculo passado, apesar das diferentes polticas adotadas pelos governos da Amrica Latina com mais ou menos interveno do Estado na economia, com mais ou menos liberdade para a ao empreendedora, com menor ou maior grau de abertura poltica , a desigualdade tem sido alta, persistente e se reproduz num contexto de baixa mobilidade social. Os altos nveis de desigualdade tm sido relativamente imunes s diferentes estratgias de desenvolvimento implementadas na regio desde a dcada de 1950. Se tudo o que se fez at agora foi, em grande medida, ineciente e inecaz, ainda h o que possa ser feito para alcanar resultados melhores? Ao apontar os fatores que emperram as polticas pblicas destinadas a combater as desigualdades, o relatrio do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) indica meios para reduzir o problema. Entre os fatores esto a baixa qualidade da representao poltica, a debilidade das instituies, o acesso desigual aos que tm o poder de elaborar e denir polticas especcas, a corrupo e a captura do Estado por partidos ou grupos polticos. Em resumo, preciso colocar em marcha reformas que melhorem o sistema de representao poltica e deem ao Estado melhores condies de responder s demandas sociais e reorientar as polticas sociais. No pouco o que precisa ser feito. Mas pode ser feito.
(O Estado de S. Paulo, 26/7/2010, com adaptaes).

10- Assinale a opo que d interpretao correta ao uso das estruturas lingusticas no texto abaixo. Sem a lei, no existe civilizao e sociedade organizada. Sem a universalizao da obrigao de cumpri-la, no existe democracia. Repetindo um verdadeiro chavo, a democracia exige que o preceito da igualdade de todos perante a lei seja observado, seja no tocante aos direitos, seja aos deveres. Ela existe para todos e todos esto igualmente sujeitos a ela. Da no se deduz, no entanto, que as leis sejam imutveis. Respeitlas no quer dizer eterniz-las. As sociedades chegam a determinadas formulaes institucionais e podem alter-las, considerando que no so mais adequadas. Nas leis fundamentais, essa mutabilidade rara e pouco recomendvel. Mas h outras em que muito positivo que existam mecanismos que aumentem a possibilidade de mudanas e que at as encorajem.

10

10

15

15

(Marcos Coimbra, Boas e ms leis. Correio Braziliense, 25 de julho de 2010, com adaptaes).

20

a) Na linha 6, as trs ocorrncias de seja indicam trs possibilidades alternativas para se respeitar o preceito da igualdade de todos. b) A retirada da segunda ocorrncia de todos, na linha 7, preserva a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto, alm de evitar a repetio do termo. c) O uso do modo subjuntivo em existam(.15) e aumentem(.16) exigido pela estrutura sinttica em que ocorrem; por isso, sua substituio pelo modo indicativo desrespeitaria as regras gramaticais. d) Refora-se a ideia de possibilidade, j expressa no perodo sinttico, ao substituir h(.15) por podem haver, sem prejudicar a correo gramatical do texto. e) Como o verbo chegam(.11) exige que seu complemento receba a preposio a, a insero do sinal indicativo de crase em a determinadas (.11) manteria a correo gramatical do texto e indicaria a presena do artigo.

25

30

a) No preciso usar vrgula aps fatores(.16) porque a orao subsequente tem natureza restritiva. b) O emprego do sinal indicativo de crase em s diferentes(.10) justica-se pela regncia de desigualdade e pela presena de artigo denindo feminino plural. c) O segmento desde a metade do sculo passado (.1-2) est entre vrgulas porque se trata de orao explicativa. d) A substituio de aos(.22) por queles prejudica a correo gramatical e as informaes originais do perodo. e) Em o que precisa ser feito(.30), o funciona como artigo denido masculino singular.

Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010

Prova Objetiva - Gabarito 1

11- Assinale a opo incorreta a respeito do uso das expresses verbais na organizao das ideias do texto. Nesta atual fase do desenvolvimento da modernidade, a burguesia industrial faz-se representar por fbricas globais conectadas por os de cobre e via satlite s suas parceiras espalhadas pelos quatro cantos do mundo. De fato, as mercadorias vm circulando em um espao mais global, impulsionadas agora pelo advento das indstrias da telemtica, traduzidas em informaes. E, com o propsito de sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, essas naes de todo o globo fundem-se em conglomerados plurais, constituindo economiasmundo que representam as indstrias da informao, do entretenimento e outras. Em suma, tambm a unicao das naes contemporneas est se dando motivada por interesses e necessidades cada vez mais capitais.

12-Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto. De todo navio que aporta no pas so exigidos, em mdia, 112 documentos, com __1__ obrigatoriedade de serem fornecidas 935 informaes. um calhamao de formulrios com diversas vias __2__ serem remetidas__3__ rgos diferentes e em duplicidade. Apenas no porto de Santos, o maior do pas, __4__ burocracia exige, por ano, o preenchimento de 3.773.800 folhas, 17,4 toneladas de papel, segundo estimativa do Servio Federal de Processamento de Dados (Serpro). Por ser de navio que qualquer pas faz __5__ maior parte das exportaes e importaes, conclui-se que__6__ burocracia poderoso entrave ao comrcio exterior brasileiro.
(O Globo, 27/7/2010, com adaptaes)

10

15

1 a) b) c) d) e) a a a

2 a a a

3 a a a

4 a a

5 a a a

6 a a a a

(Deise N. de C.Mesquita & Helosa A. B. de Melo, Sociedade global, Englishes e bilinguismo Glocal. Polifonia, vol. 13, p. 45, com adaptaes)

a) O valor da voz passiva em faz-se representar (.2-3) corresponde a est representada. b) A ideia de durao, de continuidade no tempo em vm circulando(.6) corresponde a tm circulado. c) A forma de gerndio em constituindo(.12) estabelece relaes entre os termos da orao que correspondem a so constitudas por. d) Como o pronome em fundem-se em(.11) referese a naes(.11), sua presena obrigatria para constituir a voz reexiva. e) Por se referir a naes(.11), o verbo sobreviver(.9) admite ser exionado no plural: sobreviverem.

13- O tema da diversidade cultural vem suscitando um interesse notvel desde o incio deste sculo e suas interpretaes tm sido variadas e mutveis. Para alguns, a diversidade cultural intrinsecamente positiva _____(1)____ que se refere a um intercmbio inerente _____(2)_____ cultura do mundo e, assim, aos vnculos que nos unem nos processos de dilogo e troca. Para outros, as diferenas culturais fazem-nos perder de vista o que temos em comum na condio de seres humanos, _____(3)_____, assim, a raiz de numerosos conitos. O segundo diagnstico parece hoje mais crvel, uma vez que a globalizao aumentou os pontos de interao e frico entre as culturas, originando tenses, fraturas e reivindicaes relativas identidade, particularmente a religiosa, que _____(4)______ em fontes potenciais de conito. Por conseguinte, o desao fundamental consistiria em propor uma perspectiva coerente da diversidade cultural e, portanto, esclarecer que, longe de ser uma ameaa, a diversidade pode ser benca para a ao da comunidade internacional.
(Planeta, agosto, 2010, com adaptaes)

Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010

Prova Objetiva - Gabarito 1

Assinale a opo que, na sequncia, preenche corretamente as lacunas do texto.


1 2 em cada cada a cada cada 3 constituindo e constitui constituindo-se constituindo e constitui 4 converte-se se converte se converte se convertem convertem-se

15- Assinale a opo que corresponde a erro gramatical na transcrio do texto abaixo. A socializao global depende da veiculao e adoo de smbolos nacionais e internacionais, ou seja, de objetos que possam ser(1) reconhecidos e aceitos(2) por todas as culturas mundiais; e a modernizao tcnico-cientca destas sociedades, cristalizada em mercadorias palatveis, o que supostamente vai garantir(3) a insero do sujeito local em uma realidade universal. Em outros termos, a m de serem considerados(4) efetivos cidados globais, estes indivduos devem ser capazes de produzir e se consumirem(5) os smbolos culturais globais que se coisicam em alimentos, roupas, calados, brinquedos, instrumentos de trabalho, de lazer e outros.
(Deise N. de C. Mesquita & Helosa A. B. de Melo, Sociedade global, Englishes e bilinguismo Glocal. Polifonia, vol. 13, p. 50, com adaptaes)

a) medida b) na medida a c) medida em e) a medida em

d) na medida em a cada

14- Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto. Reunidos na sede da instituio, em Basileia, presidentes de vinte e seis __1__mais importantes bancos centrais (BCs) concordaram __2__ propor seis medidas __3__ aumentar a segurana das operaes nanceiras, proteger os consumidores__4__ diminuir o risco de quebras em srie nos mercados. A Europa e a Amrica do Norte mal comearam a sair da crise deagrada pelo estouro da ltima grande bolha de crdito. Economias com melhor desempenho, __5__ as emergentes, ainda sofrem no comrcio internacional os efeitos da recesso e da insegurana nos mercados mais desenvolvidos. Mas a recuperao global j dever estar bem mais avanada __6__ o sistema bancrio comear a ajustar-se para valer.
(O Estado de S. Paulo, 28/7/2010)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 16- Assinale a opo que corresponde a erro gramatical inserido no texto. Queiram governantes ou no, h temas que se impe(1) s agendas dos pases, sob o risco de haver crises abissais(2). Por exemplo, se no forem feitos ajustes peridicos nas regras previdencirias, para adapt-las(3) ao novo perl demogrco da populao, cuja tendncia o envelhecimento, as contas pblicas sero tragadas por aposentadorias e penses. A regra vale para o mundo, no se trata(4) de algum peculiar desvio de carter deste ou daquele governo. Reformas como esta so politicamente difceis, e por isso (5) costumam ser feitas em momentos especiais, nas crises ou quando chega ao poder algum com viso de prazo mais longo e disposto a arriscar a popularidade em troca do lanamento de bases mais slidas para o pas.
(O Globo, 27/7/2010, com adaptaes)

1 a) de b) dos c) em e) nos

2 de em a ao

3 em para ao de que e

5 se como ou e

6 quando caso cujo

como seja em para de

tal como para

d) cujos por

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010 7 Prova Objetiva - Gabarito 1

17- Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de O Estado de S. Paulo, de 26/7/2010. Assinale a opo em que o trecho foi transcrito de forma gramaticalmente correta. a) O que torna a questo muito mais grave o fato de que, nas ltimas dcadas, as vrias aes colocadas em prticas pelos diferentes governos, sob diferentes regimes polticos, no conseguiram evitar que os problemas da desigualdade e da pobreza se repetissem de uma gerao para a outra. b) Apesar das melhoras dos ltimos anos, o Brasil, na comparao com os demais pases, tm a terceira pior situao do mundo. c) Um dos aspectos mais dramticos do relatrio do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre o nvel de desenvolvimento humano dos pases da Amrica Latina no a conrmao de que, quanto distribuio da renda, a regio continua sendo mais desigual do planeta. d) Imperam na regio uma espcie de lei social perversa, por meio da qual, como diz o documento do Pnud: a desigualdade reproduz desigualdade, tanto por razes econmicas como de economia poltica, e gera um acesso desigual ao sistema de representao poltica e possibilidade de se fazer ouvir. e) Os nveis de escolaridade ou de renda de uma gerao est correlacionado com o da gerao anterior. como se lho de pai pobre j nascessem condenados a viver na mesma situao de seus ascendentes.
18- Assinale a opo em que, ao ser transcrito, o fragmento do texto adaptado da Revista Veja, de 21 de julho, 2010, desrespeitou a gramtica da norma culta.

c) Nas cincias polticas e econmicas, h um enigma que, se decifrado, poderia resultar na frmula denitiva para o sucesso das naes: por que a Amrica Latina no prosperou como os Estados Unidos? d) No ensaio Bandeirantes e Pioneiros, o escritor Vianna Moog demonstrou que os colonos ibricos estavam mais interessados no extrativismo ou na escravizao dos ndios, enquanto os ingleses tinham um apego maior nova terra, que eram obrigados a cultivar por conta prpria. Isso deu origem, nos Estados Unidos, a direitos de propriedade e estruturas de governo mais slidas do que no resto do continente. e) Essa cultura poltica pode ter sido a base para os trs fatores que, mais tarde, deniram o sucesso americano: instituies formais (leis, sistema poltico) e informais (disposio da populao de respeitar as leis); decises polticas adequadas ao orescimento capitalista; e estrutura social mais igualitria. Da ausncia desses elementos nasceu o paradoxo latino-americano. 19- Os trechos a seguir constituem um texto adaptado de O Estado de S. Paulo, de 29/7/2010. Assinale a opo em que na transcrio do trecho foram inseridos erros gramaticais. a) Existem diversos meios para avaliar a situao do setor industrial: analisar a evoluo do volume da produo, vericar a utilizao da capacidade de produo (UCI), avaliar os estoques. Nos trs casos, relatrio da Conferncia Nacional da Indstria (CNI) mostra resultados positivos. b) interessante apontar quais so os principais problemas que a indstria enfrenta: em primeiro lugar, a elevada carga tributria, e, em segundo lugar, a competio acirrada que tem origem na importao. A falta de trabalhadores qualicados a terceira preocupao dos empresrios, que continuam otimistas para os prximos meses. c) importante vericar que a indstria continua a considerar que as perspectivas so favorveis, tanto para a demanda domstica, que todas as decises dos ltimos meses fazem prever como crescentes, quanto para as exportaes.

a) Com boa argumentao e dados fartos, alguns autores se dedicam a denir quais fatores no servem como explicao para o discompasso no continente: o determinismo geogrco no sustenta-se; um suposto sistema de dependncia comercial, em relao aos Estados Unidos, tambm descartado, e o atraso atribudo ao catolicismo, em princpio pouco propenso a absorver a benca combinao entre fatores capitalistas e democrticos refutado. b) A pergunta j mereceu a ateno de estudiosos de todos os matizes ideolgicos e, na maioria das vezes, levou a respostas esquemticas, mgicas. Mas houve, sim, um aspecto cultural que ajudou a denir os desempenhos dspares de Estados Unidos e Amrica Latina.
Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010 8

Prova Objetiva - Gabarito 1

d) A indstria est se preparando para responder demanda criada pelos investimentos pblicos, embora se mostre prudente no que se refere possibilidade de serem todos realizados como planejado. e) O crescimento da produo fsica constatamse em todos os setores. Apenas se notam que as pequenas empresas enfrentam maiores diculdades e que o crescimento mais concentrado do que no primeiro trimestre, quando foi generalizado. Isso tem, certamente, algo que ver com o aumento da importao de componentes. 20- Em relao pontuao do texto, assinale a opo correta. O Brasil voltou a registrar dcits elevados nas transaes correntes com o exterior, que contabilizam o movimento de mercadorias, rendas e servios, entre os quais remessa de lucros e dividendos, o pagamento e recebimento de juros, o turismo, os fretes, os seguros, os aluguis de equipamentos, os royalties pelo uso de marcas e patentes, os direitos autorais etc. No passado, esse dcit provocaria grande apreenso entre os agentes econmicos. Agora, a divulgao desses dados sequer mexeu com as cotaes no mercado de cmbio. A razo para essa mudana de comportamento dos mercados est na capacidade de a economia brasileira honrar seus compromissos no curto, mdio e longo prazos.
(O Globo, Editorial, 29/7/2010.)

RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO 21- A partir da lei de formao da sequncia 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21,..., calcule o valor mais prximo do quociente entre o 11 e o 10 termo. a) 1,732 b) 1,667 c) 1,618 d) 1,414 e) 1,5 22- Qual das proposies abaixo tem a mesma tabela verdade que a proposio: Se | a | < 3, ento b 4 , onde a e b so nmeros reais? a) b 4 e | a | < 3. b) b > 4 ou | a | < 3. c) b > 4 e | a | < 3. d) b 4 ou | a | < 3. e) b 4 ou | a | 3. 23- Em uma determinada cidade, 25% dos automves so da marca A e 50% dos automveis so da marca B. Ademais, 30% dos automveis da marca A so pretos e 20% dos automveis da marca B tambm so pretos. Dado que s existem automveis pretos da marca A e da marca B, qual a percentagem de carros nesta cidade que so pretos? a) 17,5% b) 23,33% c) 7,5% d) 22,75% e) 50% 24- O segmento de reta ab tem comprimento c(a,b)=1. Um ponto x divide o segmento em duas partes ax e xb com comprimentos c(a,x) e c(x,b), respectivamente, onde 0 < c(a,x) < c(x,b) < 1 e tais que c(a,x)/c(x,b) = c(x,b). Obtenha o valor mais prximo de c(x,b). a) 0,5667 b) 0,618 c) 0,667 d) 0,707 e) 0,75

10

15

a) A vrgula aps exterior(.2) justica-se por isolar expresso que indica circunstncia. b) O emprego de vrgulas aps No passado(.8) e Agora(.10) tem a mesma justicativa gramatical. c) As vrgulas aps fretes(.6), seguros(.6) aluguis de equipamentos(.6-7) isolam expresses apositivas. d) O emprego de vrgulas aps mercadorias(.3), juros(.5), turismo(.6) tem justicativas gramaticais diferentes. e) A vrgula aps curto(.15) justica-se por isolar expresso explicativa subsequente.

Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010

Prova Objetiva - Gabarito 1

25- Considere a funo real de varivel real f(t) = et , onde > 0, e a funo real de varivel real g(t) = (1+r)t , onde r > 0. Fazendo f(t)=g(t), qual a relao decorrente entre r e ? a) r = /4. b) r = . c) r = . d) r = log . e) r = e - 1. 26- Um modelo para o comportamento do estoque de minrio em uma jazida a ser explorada ao longo do tempo o de uma funo real de varivel real f(t)=(1-r)t com uma taxa de decrscimo r = 20% ao ano. Assim, ao m de quatro anos de explorao da jazida, segundo este modelo, qual seria o valor mais prximo do estoque de minrio remanescente, como porcentagem do estoque inicial? a) 41% b) 51% c) 20% d) 35% e) 64% 27- Um equipamento no valor D vai ser depreciado em n perodos, ocorrendo a primeira depreciao no m do primeiro perodo, a segunda depreciao no m do segundo perodo e assim por diante. Plotandose no eixo vertical de um grco bidimensional os valores de Dk, onde Dk o valor remanescente do equipamento aps a k-sima depreciao, com k = 1, 2,..., n, os pontos (k,Dk) estaro sobre a reta que passa pelos pontos (0,D) e (n,0). Supondo n=10 e D = R$ 50.000,00, qual o valor remanescente do equipamento aps a stima depreciao? a) R$ 12.500,00 b) R$ 15.000,00 c) R$ 10.000,00 d) R$ 17.500,00 e) R$ 20.000,00

28- Um quadrado possui um crculo circunscrito e um crculo inscrito. Qual a razo entre a rea do crculo cincurscrito e a rea do crculo inscrito? a) 2 b) 2 2 c) 2 d) 4 e) 1 29- O PIB de um pas que entrou em recesso no m de 2008 tinha crescido 10% no primeiro trimestre de 2008, 5% no segundo trimestre, tinha cado estvel no terceiro trimestre e tinha cado 10% no ltimo trimestre daquele ano. Calcule a taxa de crescimento do PIB desse Pas, em 2008. a) 1,25%. b) 5%. c) 4,58%. d) 3,95%. e) -5%. 30- Dois trabalhadores, trabalhando 8 horas por dia cada um, durante 15 dias, colhem juntos 60 sacos de arroz. Trs outros trabalhadores, trabalhando 10 horas por dia cada um, colhem juntos 75 sacos de arroz em 10 dias. Em mdia, quanto um trabalhador do primeiro grupo mais ou menos produtivo que um trabalhador do segundo grupo? a) O trabalhador do primeiro grupo 10% menos produtivo. b) O trabalhador do primeiro grupo 10% mais produtivo. c) O trabalhador do primeiro grupo 25% mais produtivo. d) As produtividades dos trabalhadores dos dois grupos a mesma. e) O trabalhador do primeiro grupo 25% menos produtivo.

Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010

10

Prova Objetiva - Gabarito 1

Espao para rascunho

CONHECIMENTOS BSICOS DE INFORMTICA 31- So perifricos de um computador: a) software de controle de disco rgido e de disco exvel, rewall, placa de fax/modem. b) driver de disco rgido, sistema operacional, placame. c) driver de processador de texto, driver de disco exvel, memria ROM. d) driver de disco rgido, driver de disco exvel, placa de fax/modem. e) driver de memria principal, driver da placa-me, software de fax/modem. 32- No Windows, o Bloco de Notas a) serve para transformar arquivos de imagens com extenso .meg para formato .bmp. b) serve para criar ou editar arquivos de texto que no exijam formatao. c) serve para compactao automtica de arquivos de texto, segundo formatao Singlepoint, que ocupem pelo menos 64KB. d) serve para criar e compilar programas que no ultrapassem 64KB. e) possui mais possibilidades de formatao em blocos do que o processador de texto Word. 33- Um Sistema de Informaes a) um grupo de computadores conectados por um sistema de transmisso de informaes utilizando o mesmo sistema operacional. b) o fornecimento de informaes para satisfazer demandas pessoais dos empregados de uma organizao de forma sistematizada. c) um conjunto de equipamentos com regras e procedimentos especcos, dentro de uma organizao. d) um conjunto de programas para gerenciar os dispositivos de hardware utilizados pelas pessoas de uma organizao. e) um conjunto de regras e procedimentos para o fornecimento de informaes precisas e oportunas s pessoas de uma organizao.

Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010

11

Prova Objetiva - Gabarito 1

34- Em relao aos conceitos e recursos de internet, correto armar que a) cada Website possui um endereo eletrnico, conhecido como URL (Uniform Resource Location). b) cada Website possui um cdigo de acesso, conhecido como URL (Uniform Resource Location). c) cada Web possui um login, conhecido como LLU (Layer Log Unit). d) cada Website possui um endereo eletrnico, conhecido como MRL (Magnetic Range Location). e) cada Website possui um endereo eletrnico, conhecido como SQL (Standard Query Location). 35- No Excel, a) sinal de percentagem(%) e vrgula(,) so operadores lgicos. b) sinal de maior que(>) operador de transformao. c) sinal de percentagem(%) e acento circunexo(^) so operadores aritmticos. d) dois pontos(:) operador aritmtico. e) sinal de igual a(=) operador de concatenao. CONHECIMENTOS BSICOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO 36- No hiptese de extino do ato administrativo: a) a revogao. b) a renncia. c) a cassao. d) a caducidade. e) a convalidao. 37- No considerada entidade da Administrao Pblica Indireta: a) a autarquia. b) a sociedade de economia mista. c) o rgo pblico. d) a fundao pblica. e) a empresa pblica.

38- Em relao estabilidade do servidor pblico e conforme as disposies da Constituio Federal, assinale a opo correta. a) So estveis, aps um ano de efetivo exerccio, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. b) Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor pblico estvel, ele ser reintegrado. c) Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor pblico estvel no car em disponibilidade. d) O servidor pblico estvel pode perder seu cargo mediante deciso judicial liminar. e) No cabvel a perda do cargo do servidor pblico estvel mediante processo administrativo. 39- Entre os deveres do servidor pblico do Poder Executivo do Municpio do Rio de Janeiro, conforme a Lei Municipal 94, de 1979, no consta: a) a obedincia irrestrita s ordens superiores. b) a observncia das normas legais e complementares. c) a submisso inspeo mdica determinada pela autoridade competente. d) o zelo pela economia e conservao do material que lhe for conado. e) o pronto atendimento s requisies para defesa da fazenda pblica. 40- Sobre o Poder de Polcia, assinale a opo correta. a) A Administrao poder implantar preo pblico em razo do exerccio do Poder de Polcia. b) Todas as pessoas federativas (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) possuem, em tese, atribuio para exercer o Poder de Polcia, a ser realizado, entretanto, nos limites das suas respectivas competncias. c) Todos os atos de Poder de Polcia autorizam a imediata execuo pela Administrao, sem necessidade de autorizao de outro Poder, em face do atributo da auto-executoriedade. d) Inexiste, no Ordenamento Jurdico conceito expresso de Poder de Polcia. Ptrio,

e) No h distino entre Polcia Administrativa e Polcia Judiciria.

Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010

12

Prova Objetiva - Gabarito 1

41- O Estatuto do Funcionrio Pblico do Poder Executivo do Municpio do Rio de Janeiro, disciplinado pela Lei Municipal 94, de 1979 e ulteriores alteraes, sintetiza os direitos e deveres dos servidores do aludido Poder. Entre as matrias ali contidas, esto as disposies pertinentes s licenas do referido agente pblico. Firmada tal considerao, assinale a opo incorreta no tocante a tal espcie de prerrogativa do funcionrio pblico. a) O tempo necessrio inspeo mdica ser sempre considerado como de licena, desde que no que caracterizada a simulao. b) A licena para tratamento de sade poder ser concedida de ofcio pela Administrao. c) Ao funcionrio pblico poder ser concedida licena por motivo de doena de pessoa da famlia. d) Apenas o funcionrio pblico estvel tem direito licena para trato de assuntos particulares. e) Quando licenciado para tratamento de sade, o funcionrio pblico perceber oitenta por cento do seu vencimento. 42- No hiptese de dispensa de licitao prevista legalmente: a) contratao de instituio estrangeira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, ou de instituio dedicada recuperao social do preso, desde que a contratada detenha inquestionvel reputao tico-prossional e no tenha ns lucrativos. b) compra ou locao de imvel destinado ao atendimento das nalidades precpuas da administrao, cujas necessidades de instalao e localizao condicionem a sua escolha, desde que o preo seja compatvel com o valor de mercado, segundo avaliao prvia. c) caso de emergncia ou de calamidade pblica, quando caracterizada urgncia de atendimento de situao que possa ocasionar prejuzo ou comprometer a segurana de pessoas, obras, servios, equipamentos e outros bens, pblicos ou particulares, e somente para os bens necessrios ao atendimento da situao emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e servios que possam ser concludas no prazo mximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrncia da emergncia ou calamidade. d) aquisio ou restaurao de obras de arte e objetos histricos, de autenticidade certicada, desde que compatveis ou inerentes s nalidades do rgo ou entidade.
Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010 13

e) aquisio de componentes ou peas de origem nacional ou estrangeira, necessrios manuteno de equipamentos durante o perodo de garantia tcnica, junto ao fornecedor original desses equipamentos, quando tal condio de exclusividade for indispensvel para a vigncia da garantia. 43- No que concerne revogao e anulao da licitao, assinale a opo correta. a) A autoridade competente s poder revogar a licitao mediante deciso fundamentada, embasada em razes de interesse pblico decorrentes de fatos que possam ter ocorrido antes mesmo do certame licitatrio. b) Somente a autoridade judiciria competente para revogar a licitao. c) No caso de desfazimento do processo licitatrio, cam assegurados o contraditrio e a ampla defesa. d) No h a possibilidade de a anulao do certame licitatrio ocorrer de ofcio, por parte da Administrao, devendo haver sempre representao de particular. e) A nulidade da licitao no induz nulidade do contrato. 44- Referente ao procedimento da modalidade licitatria concorrncia, assinale a opo incorreta. a) Os envelopes dos licitantes contendo a documentao relativa s suas propostas, uma vez apresentados, no sero mais devolvidos pela comisso da licitao. b) A fase de habilitao anterior fase de julgamento. c) A impugnao ao edital feita tempestivamente pelo licitante no o impedir de participar do procedimento licitatrio at o trnsito em julgado da deciso a ela pertinente. d) facultada Comisso ou autoridade superior, em qualquer fase da licitao, a promoo de diligncia destinada a esclarecer ou a complementar a instruo do processo, sendo vedada, contudo, a incluso posterior de documento ou informao que deveria constar originariamente da proposta. e) Ultrapassada a fase de habilitao e abertas as propostas, no cabe desclassicar licitante por motivo relacionado com a habilitao, salvo em razo de fatos supervenientes ou s conhecidos aps o julgamento.
Prova Objetiva - Gabarito 1

45- Referente aos contratos administrativos, assinale a opo incorreta. a) motivo de resciso contratual a subcontratao parcial do objeto do ajuste, desde que no admitida no edital e no contrato. b) Considera-se condio de eccia do contrato administrativo a publicao do seu extrato na imprensa ocial. c) A Lei 8.666, de 1993, mitigou a lio tradicional de bice Exceo de Contrato no Cumprido, por parte do particular, quando houver inadimplemento da Administrao, prevendo hiptese de resciso contratual em face do atraso de pagamento pelo Poder Pblico. d) vedada a realizao, pela Administrao, de contratao verbal, de sorte que todo ajuste pressupe formalizao mediante termo de contrato. e) O contratado responsvel pelos danos causados diretamente Administrao ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execuo contratual, no excluindo ou reduzindo tal responsabilidade a scalizao do ajuste por agente da Administrao. CONHECIMENTOS BSICOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL 46- Sobre os princpios fundamentais da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, correto armar: a) que fundamento da Repblica Federativa do Brasil a dignidade da pessoa estrangeira. b) que a Repblica Federativa do Brasil est congurada pela unio indissolvel dos Municpios e do Distrito Federal. c) que so poderes da Unio, respectivamente subordinados entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. d) que fundamento regente das relaes internacionais da Repblica Federativa do Brasil a soberania. e) que so fundamentos da Repblica Federativa do Brasil os valores econmicos do trabalho escravo e da livre iniciativa.

47- Dentro dos princpios fundamentais da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 e particularmente sobre aqueles que regem as relaes internacionais da Repblica, incorreto armar que um desses princpios a(o): a) independncia nacional. b) prevalncia dos direitos humanos. c) repdio concesso de asilo poltico. d) soluo pacca dos conitos. e) igualdade entre os Estados. 48- No mbito dos direitos fundamentais individuais incorreto armar: a) que ningum ser obrigado a fazer, ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. b) que inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes, salvo, em ltimo caso, por ordem de autoridade judicial ou administrativa competente, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer. c) que a casa asilo inviolvel do indivduo, podendo contudo nela se penetrar sem consentimento do morador, durante o dia ou a noite, em caso de agrante delito. d) que so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas. e) que livre o exerccio de qualquer prosso, atendidas as qualicaes estabelecidas pela lei. 49- Sobre os direitos fundamentais individuais e coletivos referidos associao, correto armar: a) que plena a liberdade de associao para ns lcitos, inclusive a de carter paramilitar. b) que as entidades associativas, quando expressamente autorizadas pelo Poder Executivo municipal, tm legitimidade para representar seus liados judicial ou extrajudicialmente. c) que as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial ou administrativa, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado. d) que os civilmente incapazes podero ser compelidos a associar-se ou a permanecer associados. e) que a criao de associaes independe de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento.

Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010

14

Prova Objetiva - Gabarito 1

50- Sobre os direitos fundamentais individuais e coletivos referidos ao direito de propriedade, correto armar: a) que o direito de propriedade garantido sempre que a propriedade atenda a sua funo de valor imobilirio. b) que a pequena propriedade rural, assim denida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva. c) que no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, dispensada indenizao posterior.
d) que a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante posterior compensao tributria do valor devido ao proprietrio.

52- Sobre os direitos fundamentais individuais e coletivos referidos ao acesso jurisdio e s garantias processuais, incorreto armar: a) que aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. b) que a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito, mas a prpria constituio pode faz-lo. c) que ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. d) que a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito, mas pode condicionar tal acesso ao prvio esgotamento das instncias administrativas. e) que ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. 53- Sobre a repartio constitucional de bens e de competncias entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, incorreto armar: a) que so bens da Unio os recursos naturais da plataforma continental e da zona econmica exclusiva, incluindo os recursos minerais inclusive os do subsolo. b) que compete privativamente Unio legislar sobre organizao judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica. c) que compete exclusivamente Unio editar normas gerais nacionais que disponham sobre legislao tributria.
d) que compete exclusivamente Unio emitir moeda.

e) que garantido o direito de legado e, nos limites da lei, o direito de herana. 51- Sobre os direitos fundamentais individuais e coletivos referidos ao acesso informao, correto armar: a) que todos tm direito a receber dos rgos pblicos e das entidades privadas informaes de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade. b) que todos tm direito a receber dos rgos pblicos e dos registros e bancos de dados de entidades de carter pblico informaes de seu interesse particular, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade, do Estado e inviolabilidade da prpria intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas. c) que todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade, do Estado e inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas. d) que os agentes pblicos tm direito a receber das entidades de carter pblico informaes de seu interesse particular, que sero prestadas no prazo xado em regulamento executivo. e) que todos tm direito a receber das entidades de carter pblico informaes de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas, quando autorizado pelo Poder Executivo competente, no prazo da lei, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade.
Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010 15

e) que competncia comum da Unio e dos demais entes da federao promover programas de construo de moradias e a melhoria das condies habitacionais e de saneamento bsico.

Prova Objetiva - Gabarito 1

54- Ainda sobre a repartio constitucional de bens e de competncias entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, correto armar: a) que competncia comum dos Estados e do Distrito Federal, mas no explicitamente dos Municpios, zelar pela guarda da Constituio, das leis e das instituies democrticas. b) que compete aos Estados legislar sobre assuntos de interesse local, incluindo a instituio e arrecadao dos tributos de sua competncia e de competncia municipal. c) que no mbito da legislao concorrente, a competncia da Unio limitar-se- a estabelecer normas especicamente para si. d) que os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituies e leis que adotarem, observado o disposto na legislao federal. e) que competncia concorrente da Unio, dos Estados e do Distrito Federal legislar sobre direito tributrio. 55- Sobre as disposies constitucionais em torno da Administrao Pblica, incorreto armar: a) que durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego na carreira, ressalvada apenas a prioridade em favor dos portadores de decincia ou doena grave. b) que a investidura em cargos ou emprego pblicos, que so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei assim como aos estrangeiros na forma da lei, depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. c) que so princpios constitucionais gerais da Administrao Pblica a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a ecincia. d) que vedada a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico. e) que a publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos.
Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010 16

CONHECIMENTOS BSICOS DE DIREITO TRIBUTRIO 56- O conceito de tributo, nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, traz as seguintes concluses, exceto: a) o poder de tributar prerrogativa do Poder Pblico, que o faz para custear suas aes no interesse da sociedade. b) no constituindo sano por ato ilcito, pouco importa para a legislao do imposto sobre a circulao de mercadorias e servios, por exemplo, a origem lcita ou ilcita de determinadas mercadorias, desde que reste congurada a hiptese de incidncia do referido tributo, qual seja, a circulao dessas mercadorias, para que possa ele ser exigido. c) nem toda prestao pecuniria prevista em lei constitui tributo, mas somente aquelas que renam o conjunto dos requisitos previstos na denio de tributo, consoante o Cdigo Tributrio Nacional. d) o Estado exige os tributos compulsoriamente das pessoas, portanto, a obrigao de pagar tributos no decorre da vontade do contribuinte, sendo esta, alis, irrelevante nessa matria. e) embora sendo uma obrigao de direito pblico, absolutamente indisponvel por parte da administrao, admite-se, desde que haja a respectiva previso legal, a delegao dessa obrigao a outras pessoas jurdicas, como empresas pblicas e sociedades de economia mista. 57- A Constituio Federal permite aos municpios a instituio e a cobrana, na forma das respectivas leis, de tributo destinado ao custeio do servio de iluminao pblica. Sobre este, correto armar que: a) os municpios somente podero instituir tal tributo sob a forma de contribuio, que observar as garantias da anterioridade e da legalidade. b) sua instituio dever ser feita por meio de lei municipal, sem, contudo, a necessidade da observncia do princpio da anterioridade. c) em face de sua nalidade especca, que o custeio do servio de iluminao pblica, sua natureza jurdica ser de taxa. d) a lei municipal que criar o referido tributo poder delegar ao Prefeito, por meio de decreto, a competncia para a xao de critrios para o seu clculo, tais como suas alquotas e base de clculo.
Prova Objetiva - Gabarito 1

e) O referido tributo ser, obrigatoriamente, cobrado na fatura de consumo de energia eltrica do contribuinte. 58- Sobre o ISS Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza, julgue os itens a seguir: I. no incide sobre a transmisso de bens ou direitos incorporados ao patrimnio de pessoa jurdica em realizao de capital; II. no incide sobre a transmisso de bens ou direitos decorrentes de fuso, incorporao, ciso, ou extino de pessoa jurdica, salvo se nesses casos, a atividade preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locao de bens imveis ou arrendamento mercantil; III. ter suas alquotas mximas e mnimas xadas em lei complementar; IV. caber lei complementar excluir de sua incidncia exportaes de servios para o exterior. Esto corretos: a) apenas os itens I, III e IV. b) apenas os itens I e IV. c) todos os itens esto corretos. d) apenas os itens II e IV. e) apenas os itens III e IV. 59- Analisando os institutos da imunidade e da iseno, julgue os itens a seguir: I. a iseno uma limitao legal do mbito de validade da norma jurdica tributria, que impede que o tributo nasa ou faz com que surja de modo mitigado (iseno parcial); II. a imunidade o obstculo criado por uma norma da Constituio que impede a incidncia de lei ordinria de tributao sobre determinado fato, ou em detrimento de determinada pessoa, ou categoria de pessoas; III. ambos os institutos, imunidade e iseno, levam ao mesmo resultado: o no pagamento de tributo. Porm, os meios pelos quais isso ocorre so totalmente diferentes. A imunidade d-se por meio da Constituio, a iseno por meio de lei (ordinria ou complementar); IV. a violao de dispositivo que contm iseno importa em ilegalidade e no em inconstitucionalidade;
Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010 17

V. incorreto armar-se que a imunidade uma forma qualicada de no incidncia. Esto corretos apenas os itens: a) I e II. b) I, II, III e IV. c) II, IV e V. d) I, II e IV. e) III, IV e V. 60- As taxas, no direito tributrio, so espcies tributrias que decorrem, entre outros fatos geradores, do exerccio regular do poder de polcia. Sobre estes, julgue os itens a seguir: I. entende-se por regular o poder de polcia quando desempenhado por rgo competente, nos limites da lei, observando devido processo legal, e exercida sem desvio ou excesso de poder; II. a exigncia da taxa em decorrncia do exerccio do poder de polcia no mais exige a concreta scalizao por parte dos rgos competentes, ou seja, a simples regulao de certas atividades por meio de atos normativos tambm caracteriza o exerccio desse poder; III. a atuao scalizadora do Estado, em rigor, visa ao interesse da coletividade e no ao do contribuinte da taxa, isoladamente. este, porm, que provoca a atuao do Estado, sendo isso que justica a imposio da taxa; IV. exercendo o poder de polcia, o Estado impe restries aos interesses individuais em favor do interesse pblico, conciliando esses interesses. Esto corretos: a) apenas os itens I e III. b) apenas os itens I, III e IV. c) todos os itens esto corretos. d) apenas os itens III e IV. e) apenas os itens II, III e IV.

Prova Objetiva - Gabarito 1

61- Em relao ao fato gerador da obrigao tributria, incorreto armar que: a) fato gerador instantneo aquele que se realiza em um nico ato ou contrato ou operao realizada que, uma vez realizada no mundo real, implica a realizao de um fato gerador. Repete-se tantas vezes quantas essas situaes materiais se repetirem no tempo. b) no fato gerador continuado, sua realizao se d de forma duradoura, podendo manter-se estvel ao longo do tempo; nele, a matria tributvel tende a permanecer, existindo hoje e amanh. c) fato gerador peridico aquele cuja realizao se pe ao longo de um espao de tempo; no ocorre hoje ou amanh, mas sim durante um longo perodo de tempo, ao trmino do qual se valorizam diversos fatos isolados que, somados, aperfeioam o fato gerador do tributo. d) fato gerador qualquer manifestao positiva e concreta da capacidade econmica das pessoas, observada pelo legislador tributrio, que a ele atribui qualidade bastante para provocar o nascimento da obrigao tributria principal, quando se vericar, na prtica, a sua ocorrncia. e) no plano de uma classicao dos fatos jurdicos, o fato gerador, aps a incidncia, pode ser classicado como sendo um negcio jurdico. 62- Sobre os sujeitos ativo e passivo da obrigao tributria, assinale a opo incorreta. a) O sujeito ativo ser a pessoa jurdica de direito pblico, titular do direito subjetivo de exigir a prestao pecuniria (tributo ou penalidade). b) A pessoa jurdica de direito pblico que se constituir pelo desmembramento territorial de outra, sub-roga-se, necessariamente, nos direitos dessa, cuja legislao tributria aplicar at que entre em vigor a sua prpria. c) A pessoa natural ou jurdica, privada ou pblica, de quem se exige o cumprimento da prestao pecuniria (tributo ou penalidade) denomina-se sujeito passivo. d) Compem a obrigao tributria, nascida com a ocorrncia do fato gerador, um sujeito ativo e um sujeito passivo. e) Segundo o Cdigo Tributrio Nacional, existem dois tipos de sujeito passivo da obrigao tributria principal: o contribuinte, tambm conhecido como sujeito passivo direto, e o responsvel, tambm chamado de sujeito passivo indireto.
18

63- De acordo com a Constituio Federal, compete aos municpios instituir tributos sobre: a) a propriedade de veculos automotores licenciados em seu territrio. b) a transmisso causa mortis e doao, de quaisquer bens imveis ou direitos a eles relativos, situados em seu territrio. c) operaes relativas a prestaes de servios de transporte intermunicipal. d) a transmisso inter vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio. e) a propriedade territorial rural. 64- Sobre o IPTU Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana no Municpio do Rio de Janeiro, julgue os itens a seguir: I. o fato que faz nascer a obrigao de pagar o IPTU a propriedade, o domnio til ou a posse, no primeiro dia do ano, de bem imvel, edicado ou no, localizado na zona urbana do Municpio; II. contribuinte do IPTU o proprietrio de imvel, o titular de seu domnio til, o possuidor a qualquer ttulo, os promitentes compradores imitidos na posse, os posseiros, ocupantes ou comodatrios de imveis pertencentes Unio, aos Estados, aos Municpios, ou a quaisquer outras pessoas jurdicas de direito pblico isentas do imposto ou a ele imunes; III. os imveis localizados no Municpio do Rio de Janeiro, ainda que isentos ou no sujeitos incidncia do imposto, so obrigados inscrio no Sistema de Cadastro Imobilirio da Secretaria Municipal de Fazenda; IV. a base de clculo do IPTU o valor venal da unidade imobiliria, assim entendido o valor que esta alcanaria para compra e venda vista, segundo as condies do mercado. Esto corretos: a) b) c) d) e) apenas os itens I e III. apenas os itens I, III e IV. todos os itens esto corretos. apenas os itens III e IV. apenas os itens I, II e III.

Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010

Prova Objetiva - Gabarito 1

65- Sobre a scalizao dos tributos do Municpio do Rio de Janeiro, incorreto armar que: a) a Secretaria Municipal de Fazenda poder suspender o curso da ao scal em cujo exerccio da scalizao seja vericada a ocorrncia ou o indcio de infrao legislao tributria, decorrente do descumprimento quer da obrigao principal, quer da obrigao acessria, por meio de despacho fundamentado do Secretrio Municipal de Fazenda. b) a scalizao dos tributos compete Secretaria Municipal de Fazenda e ser exercida sobre todas as pessoas fsicas ou jurdicas que estiverem obrigadas ao cumprimento das disposies da legislao tributria. c) as microempresas e empresas de pequeno porte, como tais denidas em lei, recebero tratamento jurdico diferenciado, sendo-lhes assegurados, entre outros, o direito de scalizao tributria com carter de orientao, exceto nos casos de reincidncia ou de comprovada intencionalidade ou sonegao scal. d) vedado autoridade de qualquer hierarquia paralisar, impedir, obstruir ou inibir a scalizao efetuada pelos scais da Secretaria Municipal de Fazenda, no exerccio de sua competncia. e) os Fiscais Municipais, mediante intimao escrita, podero solicitar aos tabelies, escrives e demais serventurios de ofcios informaes de que disponham com relao aos bens, negcios ou atividades de terceiros.

67- Associe os atos a seguir elencados s respectivas denies, nos moldes do Decreto n. 2.477, de 25 de janeiro de 1980. Em seguida, assinale a opo correspondente. 1. Juntada 2. Anexao 3. Apensao ( ) o ato pelo qual se insere em um processo, denitivamente, pea que, por sua natureza, dele deve fazer parte integrante. ( ) o ato pelo qual se renem um ou mais processos a outro. ( ) o ato pelo qual se inserem em processo documento que, por sua natureza, dele no deva fazer parte integrante, mas que seja necessrio a seu estudo e apreciao. a) 3, 1, 2 b) 1, 2, 3 c) 2, 3, 1 d) 2, 1, 3 e) 1, 3, 2 68- Analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa, de acordo com o que preceitua o Decreto n. 2.477, de 25 de janeiro de 1980. Ao nal, assinale a opo correspondente. ( ) Devem ser evitados os espaos em branco em informaes, pronunciamentos e despachos exarados em processo administrativo. ( ) A assinatura aposta por servidores em processo ser identicada datilogracamente ou mediante carimbo, com nome, cargo e matrcula do signatrio, admitindo-se a meno em letra de imprensa. ( ) Ser atendida com prioridade e mxima urgncia a requisio, formulada pela Procuradoria-Geral do Municpio, de processo administrativo necessrio instruo de pronunciamento administrativo ou judicial. ( ) vedada a utilizao de microlmagem na guarda temporria e permanente de documentos. a) V, V, F, V b) F, F, V, V c) V, V, V, V d) V, V, V, F e) V, F, V, F
19 Prova Objetiva - Gabarito 1

PROCESSO ADMINISTRATIVO 66- Sobre os atos de competncia das autoridades municipais do Estado do Rio de Janeiro, assinale a assertiva correta, de acordo com o Decreto n. 2.477, de 25 de janeiro de 1980. a) Os presidentes dos rgos de deliberao coletiva, de natureza no consultiva, quando competentes para a prtica de atos administrativos, expediro portaria. b) A resoluo ato de competncia privativa dos rgos de deliberao coletiva. c) O decreto ato de competncia do SecretrioChefe do Gabinete do Prefeito, com possibilidade de avocao pelo Prefeito. d) A deliberao ato de competncia privativa dos secretrios municipais. e) Quando tratar de assunto pertinente rea de competncia de mais de uma secretaria municipal ou de uma ou mais secretarias e o Gabinete do Prefeito ou outro rgo diretamente subordinado ao Prefeito, a resoluo ser de competncia privativa do Prefeito.
Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010

69- Acerca do processo administrativo decorrente de requerimento apresentado Administrao Pblica Municipal, regulado pelo Decreto n. 2.477, de 25 de janeiro de 1980, assinale a assertiva incorreta. a) O requerimento ser sempre dirigido autoridade competente para apreciar o pedido, mas o erro na indicao no prejudicar a parte, devendo o processo ser encaminhado, por quem o detiver, autoridade competente. b) Na contagem dos prazos, deve-se excluir o dia do comeo e incluir o do vencimento. c) A interposio de recurso administrativo tem como efeito imediato a suspenso da execuo da deciso recorrida. d) As partes sero noticadas dos despachos em que se lhes formulem exigncias e intimadas das decises proferidas no processo administrativo decorrente de requerimento. e) O servidor a quem competir informar o processo administrativo decorrente de requerimento no se eximir de faz-lo desde logo se, apesar da inobservncia de alguma formalidade, estiverem presentes todos os elementos substancialmente necessrios informao ou deciso. 70- Nos termos do Decreto n. 2.477, de 25 de janeiro de 1980, consideram-se documentos sigilosos aqueles que, pela natureza do assunto, devam ser de conhecimento restrito e requeiram medidas especiais de proteo para guarda, manuseio e divulgao. So regras aplicveis tramitao, guarda e manuseio em geral de tais documentos, exceto: a) ao receber documento sigiloso, o destinatrio vericar sua inviolabilidade, consignando qualquer anormalidade no recibo. b) os agentes pblicos que, de qualquer modo, tiverem a posse, a guarda e o manuseio de documentos sigilosos, ou acesso a eles, so pessoalmente responsveis, nos mbitos administrativo, civil e penal, pelas medidas necessrias sua plena salvaguarda. c) o agente pblico que tenha a posse ou guarda de documento sigiloso dever entreg-lo a seu superior imediato quando, por qualquer motivo, se afastar de suas funes. d) ainda que classicados como documentos sigilosos, os processos administrativos disciplinares podero ser examinados pelas partes ou por advogados regularmente constitudos, no recinto da repartio e no momento oportuno produo de defesa. e) a requisio de documentos sigilosos poder, em situaes de urgncia, ser feita oralmente, exigindo-se, nesse caso, a entrega pessoal dos documentos ao requisitante, mediante recibo.
Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010 20

TICA DO SERVIDOR NA ADMINISTRAO PBLICA 71- De acordo com o Cdigo de tica Prossional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Municipal, aprovado pelo Decreto n. 13.319, de 20 de outubro de 1994, so deveres ticos do servidor pblico: I. tratar com cortesia e boa vontade os usurios dos servios pblicos; II. comunicar imediatamente a seus superiores hierrquicos todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico; III. abster-se de exercer as prerrogativas da sua funo com nalidade estranha ao interesse pblico; IV. abster-se de denunciar os superiores hierrquicos, em respeito ao princpio da hierarquia; V. apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exerccio da funo. Esto corretas: a) apenas as armativas I, II, III e V. b) apenas as armativas I, III, IV e V. c) as armativas I, II, III, IV e V. d) apenas as armativas I, III e V. e) apenas as armativas I e III. 72- Em relao aos princpios constitucionais da administrao pblica, correto armar que: I. o princpio da publicidade visa a dar transparncia aos atos da administrao pblica e contribuir para a concretizao do princpio da moralidade administrativa; II. a exigncia de concurso pblico para ingresso nos cargos pblicos reete uma aplicao constitucional do princpio da impessoalidade; III. o princpio da impessoalidade violado quando se utiliza na publicidade ocial de obras e de servios pblicos o nome ou a imagem do governante, de modo a caracterizar promoo pessoal do mesmo; IV. o princpio da moralidade administrativa no comporta juzos de valor elsticos, porque o conceito de moral administrativa est denido de forma rgida na Constituio Federal; V. o nepotismo uma das formas de ofensa ao princpio da impessoalidade.

Prova Objetiva - Gabarito 1

Esto corretas: a) b) c) d) e) apenas as armativas I, II, III e V. apenas as armativas I, III, IV e V. as armativas I, II, III, IV e V. apenas as armativas I, III e V. apenas as armativas I e III.

75- Um servidor da Prefeitura do Rio de Janeiro, por ter bons conhecimentos de informtica, efetuou, por contra prpria, alteraes no sistema de controle de pagamentos do ISS, visando a torn-lo mais eciente. Pode-se armar que essa conduta: a) congura crime de improbidade administrativa. b) congura crime de insero de dados falsos em sistema de informaes. c) congura crime de prevaricao. d) congura crime de modicao ou alterao no autorizada de sistema de informaes. e) no congura crime algum, porque o propsito do servidor foi melhorar a ecincia do servio. PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTRIO 76- Sobre o processo administrativo tributrio, assim entendido aquele que versar sobre aplicao ou interpretao da legislao tributria, correto armar que: a) a sociedade de fato, o condomnio, o esplio, a massa falida ou qualquer outro conjunto de pessoas, coisas ou bens, sem personalidade jurdica, ser representado, junto autoridade administrativa, por quem estiver na direo ou na administrao de seus bens, na data da petio, salvo se os fatos discutidos no processo se referirem a perodo anterior, em que a respectiva administrao estivesse a cargo de outrem, a quem incumbir tal representao. b) a critrio dos titulares dos rgos lanadores ou julgadores, podero ser autuados ou reunidos em um nico processo as impugnaes ou os recursos relativos a mais de um lanamento do mesmo tributo, em que seja parte um mesmo sujeito passivo e desde que os fundamentos de fato e de direito dos pedidos sejam idnticos para todos os lanamentos questionados. c) o postulante, ou quem o represente, poder ter vista dos processos em que for parte, desde que, a critrio da autoridade ou rgo ou autoridade competente para apreci-lo, tal medida seja de fato necessria sua defesa. d) as peties devem ser dirigidas autoridade ou rgo competente para praticar o ato e apreciar a matria, e o erro na indicao deste ou daquela, por parte do contribuinte, implica o seu indeferimento. Dessa deciso, porm, caber pedido de reconsiderao. e) nas peties, impugnaes, recursos, pareceres, promoes e informaes, as expresses descorteses ou injuriosas devero ser canceladas de ocio pela autoridade administrativa, que mandar risclas.

73- De acordo com o Cdigo de tica Prossional do


Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Municipal, aprovado pelo Decreto n 13.319, de 20 de outubro de 1994: I. a tica no servio pblico exige do servidor uma conduta no apenas de acordo com a lei, mas, tambm, com os valores de justia e honestidade; II. para consolidar a moralidade do ato administrativo, necessrio que haja equilbrio entre a legalidade e a nalidade na conduta do servidor; III. ao servidor lcito omitir a verdade, quando for importante para a Administrao; IV. o servidor deve manter o decoro no apenas no local de trabalho, mas, tambm, fora dele; V. as longas las que se formam nas reparties pblicas no podem ser qualicadas como causadoras de dano moral aos usurios dos servios pblicos, porque no decorrem de culpa do servidor, mas sim da Administrao. Esto corretas: a) as armativas I, II, III, IV e V. b) apenas as armativas I, II III e IV. c) apenas as armativas I, II e IV. d) apenas as armativas II, III e V. e) apenas as armativas I, II e III. 74- Um servidor do sco municipal encarregado do controle e guarda dos processos administrativos scais fez desaparecer um auto de infrao de ISS porque o contribuinte autuado prometeu-lhe pagar as despesas de uma viagem ao exterior, que ele tanto desejava faz-la. Ocorre que, aps o extravio dos autos, o autor da promessa se negou a cumpri-la. Nesta hiptese o servidor: a) cometeu o crime de prevaricao. b) no cometeu crime algum, porque no recebeu a vantagem prometida. c) cometeu o crime de corrupo passiva. d) cometeu o crime de facilitao de descaminho. e) cometeu o crime de condescendncia criminosa.

Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010

21

Prova Objetiva - Gabarito 1

77- Julgue os itens a seguir; aps, assinale a opo adequada: I. so nulos os atos praticados por autoridade, rgo ou servidor incompetente; II. a nulidade de um ato pode prejudicar atos posteriores; III. so nulas as decises no fundamentadas; IV. a nulidade no aproveita ao interessado, exceto quando este lhe houver dado causa; V. na decretao da nulidade de um ato, a autoridade poder mencionar os atos alcanados por ela. Esto corretos apenas os itens: a) I, III e IV. b) I, III, IV e V. c) I, II e III. d) II, III e V. e) I, IV e V. 78- Os interessados devero ter cincia de decises proferidas nos processos administrativos que tenham natureza decisria ou que lhes imponham a prtica de qualquer ato. De acordo com a legislao que rege o processo administrativo tributrio no Municpio do Rio de Janeiro, so formas vlidas de intimao, exceto: a) por intermdio de mensagem eletrnica, mediante conrmao do recebimento da mensagem, desde que previsto em ato do Secretrio Municipal de Fazenda. b) pessoalmente, pela cincia dada na repartio, ao interessado ou seu representante, no caso de comparecimento espontneo ou a chamado do rgo onde se encontrem os autos. c) pessoalmente, pelo autor do procedimento ou outro servidor encarregado, comprovada pelo ciente do intimado ou de seu preposto. d) por via postal, considerando-se recebida quando houver comprovao de entrega, na forma da legislao postal brasileira. A recusa de recebimento por parte do interessado, devidamente atestada pelo agente dos Correios, produz os mesmos efeitos da intimao pessoal. e) por edital, publicado uma nica vez no Dirio Ocial do Municpio, nos casos previstos em lei.

79- A legislao que rege o processo administrativo tributrio admite a denncia, por parte de pessoas estranhas Administrao, de atos ou fatos que considere infrao legislao tributria, como forma de resguardo dos interesses da Fazenda. Sobre essa denncia, incorreto armar que: a) poder, em alguns casos, ser annima, sendo assegurado ao denunciante conhecer-lhe o resultado, caso se conclua por sua procedncia, ainda que no se identique. b) quando feita verbalmente, ser reduzida a termo na repartio em que for apresentada. c) quando feita por escrito, dever conter: a qualicao do denunciante; a indicao, com a preciso possvel, do infrator; a descrio circunstanciada dos atos ou fatos, entre outras informaes. A qualicao do denunciante no ser exigida, tratando-se de denncia annima. d) sendo a denncia desprovida de indcios de autoria e de comprovao da prtica da infrao, a autoridade competente poder deixar de executar os respectivos procedimentos scais e administrativos. e) recebida a denncia, a regra que ela seja encaminhada autoridade competente para a adoo do procedimento cabvel. 80- Assinale a opo incorreta. a) Por meio da lavratura de Termo de Arrecadao, a autoridade competente pode arrecadar livros e documentos que interessem ao scal. A scalizao no poder ret-los, porm, por prazo superior a 30 (trinta) dias, salvo em casos especiais e mediante despacho fundamentado, quando ser possvel a prorrogao do prazo por igual perodo. b) A aplicao de penalidade por infringncia legislao tributria decorrente de procedimento scal formaliza-se por meio do Auto de Infrao, cuja lavratura incumbe, privativamente, aos servidores que tenham competncia para a scalizao do tributo. c) Quando, no interesse da scalizao, seja necessrio consignar a existncia de estado ou situao de fato passvel de modicao com o decurso do tempo, lavrar-se- Auto de Constatao. Este servir de prova no processo que lhe deu origem ou que vier a ser instaurado.

Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010

22

Prova Objetiva - Gabarito 1

d) Noticao de Lanamento o documento que formaliza a exigncia de crdito tributrio, em todos os casos em que o lanamento do tributo no resulte em aplicao de penalidade por infrao legislao tributria. e) O Termo de Apreenso o instrumento que permite autoridade apreender livros e documentos que contenham indcios da prtica de infraes legislao scal ou penal. Nestes casos, o material apreendido ser remetido para instruo do respectivo procedimento, scal ou criminal, conforme o caso. Mas no ser devolvido, em quaisquer casos, ao sujeito passivo. 81- Quando o clculo do tributo tiver por base, ou tomar em considerao, o valor ou preo de bens, direitos ou servios ou atos jurdicos, o Fiscal de Rendas propor, mediante relatrio fundamentado, arbitramento daquele valor ou preo, sempre que sejam omissos ou no meream f as declaraes ou os esclarecimentos prestados, ou os documentos expedidos pelo sujeito passivo ou terceiro legalmente obrigado. Em tais casos, pode-se armar que: a) o titular do rgo lanador xar o arbitramento da base de clculo do tributo, podendo faz-lo por meio de despacho fundamentado. b) quando denida como valor venal de bem imvel, a base de clculo ser obtida a partir de critrios tecnicamente reconhecidos para a avaliao de imveis; todavia, tratando-se do valor venal de direitos relativos a estes mesmos bens, a avaliao ser feita somente levando-se em considerao a precicao de mercado. c) o relatrio a ser elaborado pelo Fiscal de Rendas, propondo o arbitramento dos valores questionados, poder conter, se for o caso, os elementos e critrios motivadores do arbitramento. d) o sujeito passivo poder impugnar o Auto de Infrao em questo, questionando o valor arbitrado, apresentando, para tanto, avaliao contraditria. e) caso o sujeito passivo venha a efetuar algum pagamento no perodo, poder solicitar autoridade competente a deduo dos valores pagos do valor do tributo resultante da base de clculo arbitrada.

82- O litgio administrativo encerra-se com a deciso denitiva, a desistncia da impugnao ou do recurso, o pagamento do Auto de Infrao e da Nota ou Noticao de Lanamento, o pedido de parcelamento, a extino do crdito tributrio ou com a prtica de qualquer ato, da parte do sujeito passivo, que importe em consso de dvida ou reconhecimento da existncia de crdito. Consideram-se decises denitivas, exceto: a) as de primeira instncia, expirado o prazo para o pedido de reconsiderao, sem que este tenha sido interposto. b) as de primeira instncia, expirado o prazo para o recurso voluntrio, sem que este tenha sido interposto. c) as de primeira e de segunda instncias na parte no objeto de recurso voluntrio ou pedido de reconsiderao, respectivamente. d) as de segunda instncia, quando no couber recurso ou pedido de reconsiderao. e) a declarao, feita pela autoridade competente, da desistncia da impugnao ou recurso interposto na esfera administrativa, na hiptese em que o contribuinte venha a propor ao judicial relativa mesma matria objeto do litgio administrativo. 83- Em tema de Processo Contencioso, julgue os itens a seguir. Em seguida, assinale a opo que corresponda s suas respostas: I. a impugnao do interessado dever ser apresentada, por escrito repartio por onde tramitar o processo, j instruda com os documentos em que se fundamentar, nos prazos xados, e sustar a cobrana do crdito at deciso administrativa nal; II. durante o prazo de impugnao, o processo permanecer no rgo lanador, onde o interessado ou seu representante dele poder ter vista, sendo vedada a retirada dos autos; III. vericando a autoridade julgadora que a impugnao no preenche os requisitos exigidos, ou apresentando defeitos ou irregularidades capazes de dicultar o julgamento, determinar que o impugnante a regularize dentro do prazo xado. a) Esto corretos apenas os itens I e III. b) Todos os itens esto corretos. c) Est correto apenas o item III. d) Est correto apenas o item I. e) Todos os itens esto errados.

Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010

23

Prova Objetiva - Gabarito 1

84- O litgio administrativo, originado pela impugnao, ser julgado, em primeira instncia, pelo titular da Coordenadoria de Reviso e Julgamento Tributrios. Sobre tal julgamento, incorreto armar que: a) na deciso em que for julgada questo preliminar, ser tambm julgado o mrito, salvo quando incompatveis. b) a autoridade julgadora formar livremente sua convico, podendo determinar a produo das provas que julgar necessrias. c) da deciso de primeira instncia, caber recurso ao Conselho de Contribuintes, que ser apresentado no rgo que tenha promovido a cincia ou a intimao do interessado. Todavia, vericando a autoridade deste rgo a perempo, negar seguimento ao recurso, que no seguir para o rgo de segunda instncia. d) encerrada a fase de julgamento, o processo ser encaminhado ao rgo de origem, que cienticar o sujeito passivo da deciso e, quando for o caso, impor a multa e o intimar a cumprir a deciso de primeira instncia, no prazo de 30 (trinta) dias. e) a autoridade julgadora no car adstrita ao laudo pericial, podendo formar a sua convico com base em outros elementos ou fatos provados nos autos.

85- Havendo dvidas sobre a interpretao e a aplicao da legislao tributria municipal, facultada a formulao de consulta por parte de qualquer pessoa, fsica ou jurdica, que tenha legtimo interesse no seu objeto, bem como aos rgos de classe representantes de categorias econmicas ou prossionais. Sobre a consulta, correto armar que: a) o objeto da consulta dever consistir em dvidas ou circunstncias atinentes situao do consulente, devendo ser formulada de forma objetiva, clara e precisa, indicando, ainda, se versa sobre hiptese em relao qual j tenha ocorrido o fato gerador da obrigao tributria e, em caso positivo, a data da sua ocorrncia. b) para produzir efeitos relativamente aos representados pelos rgos de classe de categorias econmicas ou prossionais, porm, a consulta dever ser aprovada pelo Procurador-Geral do Municpio, por meio de despacho publicado no Dirio Ocial do Municpio. c) a consulta formulada por rgos de classe representantes de categorias econmicas ou prossionais, visando orientao a ser adotada por seus representantes, alcana todos os que nela estejam identicados, prescindindo, para tanto, de autorizao expressa constante de estatuto ou documento individual ou coletivo. d) a consulta regularmente formulada impede a ocorrncia de mora em relao matria sobre a qual se pede a interpretao da norma aplicvel, produzindo efeitos ainda relativamente a tributos sujeitos a reteno na fonte. e) a consulta no produzir qualquer efeito e ser indeferida de plano pela autoridade competente se, a juzo desta, versar sobre fato incontroverso.

Cargo: Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - 2010

24

Prova Objetiva - Gabarito 1

You might also like