You are on page 1of 2

CARCINICULTURA

Manejo da reproduo Reprodutores No manejo racional os reprodutores so animais co mrito gentico selecionados para serem pais da ninhada que crescer nos viveiros para irem ao mercado. Os animais permanecem em tanques de concretos ou viveiros escavados em baixas densidades. No sistema de cultivo a ao do homem consiste em fornecer situaes de conforto para que os animais acasalem-se em seguida as fmeas ovgeras so retiradas. A maioria das fazendas coleta as fmeas grvidas diretamente de terminao. So raras as propriedades que mantm reprodutores selecionados em isolamento. Alguns estudos apontam que mantendo-se uma populao de reprodutores numa proporo entre 3,75 4,75:1 (fmeas e machos) aumenta-se o numero de fmeas grvidas e o tempo de incubao dos ovos. O perodo de incubao dos ovos varia com a temperatura da gua do cultivo, 20 dias 28C e 23 dias a 26C. Os adultos so tolerantes a uma ampla faixa de temperatura (18 34 C), temperaturas baixas reduzem o numero de ovos, aumenta o tempo de ecloso e promovem o crescimento de fungos na superfcie dos ovos. A muda reprodutora das fmeas no influenciada pelo perodo, sendo,provavelmente, resultado do ritmo endgeno. O tempo de desova aps a muda de acasalamento pode ser previsto tanto em monta natural, como em inseminaes artificiais. H resultados de at 70% de disovas sincronizadas ao injetar fmeas com um hormnio juvenil anlogo - ZR 515.

Larvicultura Na natureza a larvicultura corresponde ao esturio onde os ovos recm eclodidos permanecem em ambientes salinos, relativamente livre de predadores. Em cultivos existem poucas larviculturas operando guas verdes (uso de adubao). no sistema clssico de

A grande maioria utiliza o sistema guas claras. As larvas so estocadas a uma taxa de 30 50/L e as ps larvas so obtidas a uma taxa de 10 20/L.

Existem dois fatores principais: Sistema de troca de gua:

o Pode ser aberto ou seja sem recirculao de gua e fechado com o aproveitamento de gua. Intensidade de luz: o Muita luz ou pouca luz: Alguns autores caracterizam o sucesso da larvicultura com a eficincia na retirada dos compostos nitrogenados pelos filtros biolgicos bem como a intensidade e o ngulo de iluminao e o regime alimentar. A larvicultura inicia-se com o preparo das reprodutoras para a ecloso das larvas. Para a produo de 500 mil larvas separam-se 25 fmeas, com peso mdio de 45 gramas cada que iro para o tanque de ecloso, possuindo ovos de colorao cinza escura. A preferncia por ovos em adiantado estagio de desenvolvimento tem a finalidade de permitir s fmeas de permanecer o menor tempo possvel neste ambiente obtendo-se maior uniformidade nos estgios larvais durante o cultivo. A densidade inicial varia de 40 a 100 larvas/L de gua. Esta densidade pode ser obtida. Desde o inicio , ou atravs de uma etapa de pr estocagem, at o 5 estgio onde as densidades so mais elevadas. 970 1.370 larvas/L nos primeiros 9dias ps ecloso. A gua empregada no cultivo larval, necessita preencher uma serie de requesitos fsico qumico e sanitrios. Temperatura 28 30 C Salinidade 12 16 %o pH 7,5 8,5 O2 dissolvido de 2ppm Amnia (NH3) abaixo de 0,5 ppm

Quanto aos aspectos sanitrios, a gua poder vir contaminada com microorganismos, portanto, aps a mistura (1/3 de gua marinha mais 2/3 de gua doce) procede-se a clorao com 5mg/L de cloro ativo.

You might also like