You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO ICHS DEPARTAMENTO DE CINCIAS JURDICAS IH 191 NOES DE DIREITO PBLICO E PRIVADO PROFESSOR:

R: Afranio Faustino de Paula Filho NOTA DE AULA n 01 1 parte: NOES DE DIREITO: A palavra DIREITO pode ter vrios sentidos. Para o nosso estudo ela ter o significado de conjunto de regras de conduta, isto , de regras que objetivem regular a conduta individual em qualquer agrupamento social, de modo que traga aos homens determinadas formas de comportamento, vigentes em um dado momento histrico. Assim, temos o Direito Romano, o Direito Francs, o Direito Brasileiro, dentre outros. O DIREITO to importante para a organizao da SOCIEDADE, que os romanos j diziam que ubi societas, ibi ius, ou seja, onde existe sociedade, a est o Direito. Alis, o Direito uma criao do homem, e o homem no pode ser compreendido seno em sociedade. Por este motivo que j afirmava ARISTTELES que o homem um animal poltico (zoon politikon). E, no mesmo sentido, os romanos enfatizavam a frustrao do homem que vive s (unus homo, nullus homo um homem, nenhum homem), para depois afirmar a sua vocao social (ubi homo, ibi societas onde existe o homem, a est a sociedade). Em razo dessa ntima relao entre DIREITO e SOCIEDADE, diz-se que o Direito um fato social ou fenmeno social, visto que no existe seno na sociedade. Ele no pode ser concebido fora dela. Embora at aqui tenhamos utilizado a palavra direito no sentido de conjunto de regras de conduta, quando adjetivada ela pode ganhar outras conotaes importantes tais como a que justifica o nome da nossa disciplina: 1. Direito Pblico e Direito Privado: Trata-se de uma diviso de cunho didtico, herdada do Direito Romano, que muito usada no sistema jurdico brasileiro. De acordo com os romanos, o Direito podia ser dividido em dois grandes ramos: o do Direito Pblico e o do Direito Privado. O Direito Pblico dizia respeito aos interesses do Estado e o Direito Privado aos interesses dos particulares. Mas esta idia evoluiu e, hoje em dia, o Direito Pblico no reflete apenas interesses do Estado, mas faz com que eles sejam prevalentes, pois o particular pode tambm ter seus interesses, ainda que secundrios. O mesmo se d em relao ao Direito Privado, onde prevalecem os interesses dos particulares (as pessoas), muito embora o Estado se faa presente, quando nada, pela elaborao da prpria legislao aplicvel, atravs dos seus poderes competentes (Legislativo, Executivo e Judicirio). Portanto, a classificao do Direito em Pblico e Privado, utilizada at hoje, a do Direito Romano, que, modernamente, pode ser esquematizada da seguinte forma:

NOES DE DIREITO PBLICO E PRIVADO NOES DE DIREITO

2
Prof. Afranio

Externo ou Internacional: refere-se s relaes dos paises entre si. Ex.: Direito Internacional Pblico; Direito Nuclear; Direito Espacial Interno: refere-se s relaes internas do pas. Ex.: Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Tributrio; Direito Financeiro; Direito Penal; Direito Processual Externo ou Internacional: refere-se aos interesses dos particulares submetidos ao ordenamento jurdico de mais de um pas. Ex.: Direito Internacional Privado Interno: refere-se aos interesses de particulares submetidos ao ordenamento jurdico brasileiro. Pode ser. Ex: Direito Civil, Direito Empresarial ou Comercial, Direito do Trabalho

Direito Pblico:

Direito Privado:

2. Os Principais Ramos do Direito Pblico e do Direito Privado: J vimos que, para fins didticos, o Direito divide-se em Pblico e Privado. J listamos tambm suas subdivises. Vejamos agora do que trata cada um desses ramos: Direito Internacional Pblico ocupa-se dos interesses de Estados independentes (ou soberanos), como o Brasil, a Argentina, os Estados Unidos da Amrica, dentre outros. Um exemplo de sua aplicao a celebrao de tratados entre naes. Uma boa medida de seu objeto de estudo pode ser alcanada em um passeio pelo site da ONU na internet: www.un.org. Outros exemplos de entidades internacionais so a Organizao Mundial do Comrcio (OMC) e os blocos multinacionais, como a Comunidade Europia. Direito Constitucional estuda a Constituio, a principal lei de um pas, onde esto definidos a organizao do Estado e os direitos, as garantias e os deveres individuais e coletivos. Note que adquirir um exemplar da Constituio Brasileira pode ser uma boa idia. Alm do carter instrutivo e da grande ajuda que a leitura de nossa Carta Magna pode oferecer a um estudo mais aprofundado do Direito Constitucional, ali esto abordadas questes bastante prticas da vida cotidiana. Na internet, a Constituio est disponvel em diversos sites ofi ciais, como o do Palcio do Planalto: www.planalto.gov.br. Direito Administrativo trata das normas que regulam a Administrao Pblica, uma estrutura de que se vale o governante para poder realizar os objetivos do Estado, que, como veremos, dizem respeito ao bem-estar da sociedade, ao atendimento das necessidades coletivas. Exemplos de atos jurdicos ligados a esse ramo do Direito so: a nomeao, a aposentadoria ou a demisso de um servidor pblico; a contratao de pessoas fsicas ou jurdicas para prestar sevios, fornecer materiais ou realizar obras de interesse pblico; etc. Direito Tributrio estuda as normas que regulam a arrecadao dos tributos, especialmente os impostos, indispensveis para que o governo tenha recursos para realizar seus objetivos. A iseno ou a reduo de impostos para empresas que investem em projetos beneficentes um exemplo de sua aplicao. No Brasil, em nvel federal, o rgo que cuida da arrecadao de impostos o Ministrio da Fazenda, atravs da Receita Federal. Direito Penal trata das condutas prejudiciais sociedade, denominadas crimes ou contravenes, previstas no Cdigo Penal ou em outras leis, como a Lei das Contravenes Penais. Um homicdio, por exemplo, objeto do Direito Penal. O Cdigo Penal Brasileiro se encontra no site do Ministrio da Justia: www.mj.gov.br. Voc tambm pode acess-lo no site da Presidncia da Repblica, clicando em legislao. Nestas duas pginas, voc pode encontrar qualquer cdigo ou lei federal em vigor no Brasil.

9/3/2012

NOES DE DIREITO PBLICO E PRIVADO NOES DE DIREITO

3
Prof. Afranio

Direito Processual compreende as regras para a submisso ao Poder Judicirio dos conflitos que venham a se estabelecer no seio da sociedade. Possibilita a formao e o desenrolar do processo judicial. Por exemplo: um processo no pode ser iniciado pelo juiz sem que o interessado lhe dirija uma petio. a partir da que o juiz determina o comparecimento do ru, para que este, se quiser, se defenda das acusaes que lhe foram feitas. Direito Internacional Privado compreende as regras que regulam os problemas ocasionados pelo conflito de leis, entre mais de um pas, onde as pessoas concentrem seus interesses. Perceba que, uma vez em solo estrangeiro, certos direitos seus ficam submetidos s regras daquele pas. Exatamente como acontece quando voc visita a casa de algum. Se, por exemplo, um brasileiro casa-se no Brasil, o casamento fica submetido legislao brasileira. Quando um brasileiro se casa com uma estrangeira que more no exterior, por outro lado, surge o problema da lei a ser aplicada: a brasileira ou a estrangeira? A questo de Direito Internacional Privado. O mesmo se d com profissionais brasileiros, como, por exemplo, jogadores de futebol, que tenham interesses em mais de um pas. Assim, o jogador tem a nacionalidade brasileira, mas trabalha na Espanha e tem bens em Portugal. Qual a lei que rege os seus interesses: a brasileira, a espanhola ou a portuguesa? Esta mais uma questo de Direito Internacional Privado. Direito Civil estuda o Cdigo Civil onde esto reunidas as principais regras que regulam os interesses dos particulares, tais como as que dizem respeito famlia, propriedade, aos contratos e aos bens em geral. Se, por exemplo, uma mulher deseja o divrcio; se um proprietrio de imvel quer despejar o inquilino; ou se algum deixa de pagar uma dvida, todas essas situaes so objeto do Direito Civil. Para ler o Cdigo Civil, acesse o site da Presidncia da Repblica e clique em legislao. O site do Ministrio da Justia tambm o disponibliza. Direito Comercial ou Direito Empresarial estuda o conjunto de regras que regulam a atividade comercial. Tem como base o Cdigo Comercial, o Cdigo Civil e leis esparsas. Se uma empresa de grande porte sociedade annima fechada, mas decide tornar-se aberta para novos acionistas, temos uma das inmeras hipteses de aplicao do Direito Comercial ou Empresarial. Direito do Trabalho trata das regras que dizem respeito relao entre patro e empregado, previstas na Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). A demisso sumria ou arbitrria de um funcionrio, a sua contratao, a concesso de direitos como o Fundo de Garantia por Tempo de Servio, a Greve, as Frias ou a aposentadoria, so assuntos da alada do Direito do Trabalho. Estudar, portanto, as Noes ou Instituies de Direito Pblico e Privado inteirarse sobre um pouquinho de cada um dos ramos do Direito Pblico e do Direito Privado, alm de situar-se melhor na sociedade e compreender seu papel social. E isto que vamos fazer ao longo das nossas aulas.

3. Direito Natural e Direito Positivo: A idia da existncia de um Direito Natural, isto , oriundo da prpria natureza muito antiga. Para a maior parte dos autores, remonta aos filsofos gregos estoicistas com os quais nasce o movimento, que, mais tarde ser enfocado por vrios outros filsofos, em diversas pocas da humanidade at os nossos dias. Direito Natural o ordenamento ideal, correspondente a uma justia superior e suprema. Se toda a natureza est regida por esta espcie de leis eternas, universais e imutveis, por que no os seres humanos? Este o questionamento que fundamenta a idia. Com o passar do tempo o Direito Natural, que tambm passou a ser chamado JUSNATURALISMO, passou a ter opositores numa nova corrente de idias: o Positivismo. Esta oposio se acentuou a partir do sculo XIX, quando a importncia do Direito Natural passa a ser secundria, pois, para os positivistas, todo conhecimento deve ser baseado nos fatos e na realidade concreta do homem.

9/3/2012

NOES DE DIREITO PBLICO E PRIVADO NOES DE DIREITO

4
Prof. Afranio

Surge o termo Direito Positivo, no sentido de que s vale o direito que est escrito, que foi positivado pelo Estado, atravs de seu rgo competente, normalmente o Poder Legislativo. Filsofos contemporneos, no entanto, redirecionaram estes conceitos para que o Direito Natural fosse encarado como uma bssola, que conduziria o Direito Positivo ao objetivo final, o bem comum, o ideal de justia. Assim, deixa de ser o Direito Natural antagnico ao Direito Positivo, como queriam os positivistas, passando agora, e este o entendimento atual, a ser norteador do Direito Positivo. Podemos resumir as principais diferenas entre Direito Natural e Direito Positivo, da seguinte forma: Direito Positivo Temporal (Existe em determinada poca) Formal (Depende de formalidades para sua existncia, tais como: aprovao por um Poder e forma escrita - Cdigos, leis etc.) Dimenso espacial (Vigncia em local definido, variando de sociedade para sociedade) Criado pelo homem Mutvel (Altera-se mediante a vontade do homem) Atemporal Informal. No tem forma de elaborao determinada, nem escrito. Direito Natural

Independe de local. Universal.

Emerge espontaneamente da natureza e identificado pela sociedade Imutvel

4. Direito Subjetivo e Direito Objetivo: O DIREITO SUBJETIVO significa a possibilidade, a faculdade de algum exercitar um direito contido em norma do ordenamento jurdico vigente, a que se denomina DIREITO OBJETIVO. Direito Subjetivo e Direito Objetivo so indissociveis, visto que aquele s existe com base neste. Os romanos denominavam-nos, respectivamente, facultas agendi (faculdade de ao) e norma agendi (norma de ao). No devemos ainda confundir Direito Objetivo e Direito Positivo. O conceito de Direito Positivo bastante amplo pois abrange no s o direito em vigor (direito vigente) como o j fora de vigor (direito histrico), o direito escrito (direito codificado e legislado) como o direito no-escrito (direito costumeiro ou consuetudinrio). Do exposto, podemos concluir que o Direito Objetivo, que o direito vigente, parte do Direito Positivo.

AS NORMAS JURDICAS E AS DEMAIS NORMAS DE CONDUTA: Do at aqui exposto ressalta a importncia da norma de conduta, especialmente da norma jurdica, para a sociedade, disciplinando a conduta individual na vida em sociedade.

9/3/2012

NOES DE DIREITO PBLICO E PRIVADO NOES DE DIREITO

5
Prof. Afranio

No devemos confundir NORMA JURDICA e LEI. A lei um documento elaborado pelo Poder Legislativo e integrado por vrias normas (regras) jurdicas, que se expressam atravs dos artigos (art.), pargrafos (), incisos (I, II, III etc.) e alneas (a, b, c etc.). Neste caso estamos falando de lei stricto sensu, isto , em sentido estrito ou restrito. A esta expresso ope-se a outra: lato sensu, que uma expresso latina que significa em sentido amplo, isto , o termo a que se refere deve ser entendido numa abrangncia maior. A lei em sentido amplo vai significar todo o tipo de regra que limite a nossa conduta individual dentro da sociedade e vai abranger todos os documentos normativos, tais como o Decreto (que editado pelo Presidente da Repblica), a Portaria Ministerial (privativa dos Ministros de Estado) e a Lei Ordinria (elaborada pelo Poder Legislativo). Em sentido estrito, no entanto, s ir referir-se aos documentos editados pelo Poder Legislativo, que o Poder encarregado de fazer as leis em nosso pas. Assim, dos exemplos citados, apenas a lei ordinria ser lei stricto sensu. A importncia da norma jurdica, portanto, resulta do fato de que ela uma norma de conduta, mas no o nico tipo de norma de conduta. Alm da norma jurdica, a sociedade est tambm organizada por outros tipos de normas de conduta, quais sejam: o a norma moral; o a norma religiosa; e o a norma de uso social. A norma jurdica, no entanto, como regra de conduta que , possui de determinadas caractersticas prprias que a tornam diferente das demais normas de conduta. Algumas dessas caractersticas so as seguintes: Coercitividade ou coercibilidade porque a norma jurdica dotada de coero, que uma coao autorizada pelo Direito. Bilateralidade porque a norma jurdica concilia dois interesses, estabelece uma relao jurdica. Como se diz: a todo direito corresponde um dever. Isto expressa a bilateralidade da norma jurdica, pois ningum tem s direitos ou s deveres, todos temos direitos e deveres correspondentes. Se uma pessoa, a quem denomina-se sujeito ativo detentora de direitos, sobre outra, o sujeito passivo, recaem os deveres. Exterioridade - porque a norma jurdica, quando descumprida, prev sanes (penalidades), que so sempre exteriores, ou seja, facilmente constatveis pelos nossos sentidos (Ex: priso, multa etc.). Existem normas de conduta, como as religiosas, que tm como caracterstica a interioridade, ou seja, as penalidades pelo respectivo descumprimento so internas, manifestando-se principalmente pela dor moral atravs do remorso ou do arrependimento. Heteronomia a norma jurdica se impe mesmo contra a nossa vontade, mesmo contra as regras que ns gostaramos que prevalecessem. As outras normas de conduta tm como caracterstica a autonomia. Generalidade a norma jurdica deve destinar-se, da mesma forma, a todos de uma coletividade. Esta caracterstica o fundamento do princpio constitucional da isonomia, previsto no artigo 5 da CF, que prev que todos so iguais perante a lei. As outras normas de conduta destinam-se apenas aos que voluntariamente as aceitam, quando fazem parte de um determinado grupo social.

9/3/2012

NOES DE DIREITO PBLICO E PRIVADO NOES DE DIREITO

6
Prof. Afranio

AS PRINCIPAIS LEIS: Como foi visto, as leis podem ser produzidas pelo Poder Legislativo, quando ento ganham o nome de leis em sentido estrito, ou, quando elaboradas por outros poderes e setores da Administrao Pblica, sendo ento denominadas leis em sentido amplo. As principais leis em sentido estrito so aquelas relacionadas no art. 59, da ConstiFederal, e so: as Emendas Constituio, as leis complementares, as leis ordinrias, as leis delegadas, os decretos legislativos e as resolues.

tuio

As medidas provisrias, embora relacionadas no mesmo artigo, so elaboradas pelo Presidente da Repblica, ou seja, pelo Poder Executivo, sendo, portanto, lei em sentido amplo, mas no em sentido estrito. Relacionadas, portanto, as leis em sentido estrito, a elas se acrescem, alm das medidas provisrias, os decretos, os regulamentos, as portarias, e vrias outras expedidas pelos diversos rgos pelos outros poderes do Estado, que vo constituir, junto com as leis em sentido estrito, o rol das leis em sentido amplo. Assim, podemos afirmar que: toda lei em sentido estrito tambm lei em sentido amplo, mas nem toda lei em sentido amplo lei em sentido estrito. So as seguintes as leis em nosso pas, no plano federal: CONSTITUIO - considerada a lei mais importante de um pas, qual todas as outras esto submetidas. Em princpio, ela deve ser elaborada por uma Assemblia Nacional Constituinte, isto , por um grupo de pessoas escolhidas pelo povo com a nica atribuio de escrev-la. Grifamos a expresso deve ser, porque, em casos excepcionais, como o de nossa atual Constituio Federal brasileira, a sua elaborao coube ao Congresso Nacional, que, alm de suas competncias normais afetas ao Poder Legislativo, no perodo de elaborao da Constituio, entre 1986 e 1988, funcionou tambm como Assemblia Constituinte, tendo, por este motivo, sido denominado Congresso Constituinte. O papel da Constituio organizar o Estado brasileiro, estabelecendo como os poderes pblicos funcionam. Alm disso, ela fixa os direitos e garantias fundamentais do indivduo frente ao Estado. Estas so, portanto, as duas principais matrias de que trata: a organizao do Estado e os direitos e deveres, individuais e coletivos, dos habitantes do territrio do Estado. No Brasil, a Constituio Federal em vigor data de 1988, tendo atualmente mais de 250 artigos, se somarmos os referentes ao Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. Apesar de todas as crticas que recebe, a Constituio em vigor tida como uma das mais liberais e democrticas que j tivemos. EMENDA CONSTITUIO destina-se a modificar o texto da Constituio, mediante um processo de elaborao que prev 2 turnos de votao, com requisito de

9/3/2012

NOES DE DIREITO PBLICO E PRIVADO NOES DE DIREITO

7
Prof. Afranio

aprovao de, no mnimo, maioria qualificada1 de 3/5 (trs quintos) dos parlamentares de cada Casa do Congresso Nacional (Cmara dos Deputados e Senado Federal), em cada um dos 2 turnos. LEI COMPLEMENTAR - so assim chamadas as leis que complementam, objetivam explicar melhor a Constituio. Elas regulamentam matrias importantes compreenso da prpria Constituio e que nela esto indicadas. Sua aprovao exige o voto da maioria absoluta dos parlamentares do Poder Legislativo, o que lhe d maior fora hierrquica do que s outras leis, exceo feita, claro, prpria Constituio. Difere das emendas Constituio por alguns fatores, dentre os quais os destacamos: O nmero de votos (quorum) para aprovao: enquanto, como vimos acima, o da Emenda Constituio de 3/5 (maioria qualificada) de cada Casa do Congresso Nacional (Cmara dos Deputados e Senado Federal), o da Lei Complementar de maioria absoluta (mais de 50% dos votos). Nmero de turnos: enquanto a Emenda tem que ser aprovada em dois turnos de votao em cada Casa do Congresso, a Lei Complementar aprovada em apenas um turno em cada Casa. Integrao do texto: enquanto o texto da Emenda Constituio se integra, passa a fazer parte do texto da Constituio, o da Lei Complementar tem vida prpria, continua parte do texto constitucional. LEI ORDINRIA ou COMUM representa a maior parte das leis que regulamentam as relaes sociais a que estamos todos sujeitos. Conforme sejam elaboradas pelo Poder Legislativo federal, estadual ou municipal so chamadas de leis federais, estaduais ou municipais, respectivamente. A aprovao da lei ordinria requer maioria simples. a Constituio federal que determina quais matrias podem ser objeto de deliberao por lei ordinria ou lei complementar. Confira, por exemplo, o artigo 48, a seguir parcialmente transcrito, que fala da competncia do Congresso Nacional para editar leis ordinrias.
Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, no exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre: I - sistema tributrio, arrecadao e distribuio de rendas; (...) III - fixao e modificao do efetivo das Foras Armadas;

1 Existem 3 tipos de maioria, a saber: Maioria absoluta compe-se a partir do primeiro nmero inteiro acima da metade de uma assemblia. Se uma assemblia compe-se de 501 deputados, por exemplo, sua maioria absoluta ser de 251 deputados; Maioria relativa ou maioria simples a que exige maior nmero de votos, desde que estejam presentes no plenrio, da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal, mais da metade dos parlamentares. Por exemplo: em uma assemblia de 501 deputados, caso estejam presentes a uma sesso 251 deles, ou seja, sua maioria absoluta, pode haver deliberao e a maioria relativa ou simples ser aquela que expressar a vontade da maioria daqueles 251 deputados. Assim, se 100 votaram sim; 91 votaram no; e 60 se abstiveram, prevalece a vontade dos 100 que votaram sim; e, Maioria qualificada refere-se sempre a um nmero fracionrio. Por exemplo: a Constituio Federal s pode ser modificada por 3/5 dos votos totais dos senadores e dos deputados federais. Assim, considerando que a Cmara dos Deputados tem 513 deputados federais, so necessrios 308 votos para que haja modificao. No caso do Senado Federal, se so 81 senadores, a modificao da Constituio exigir 49 votos.

9/3/2012

NOES DE DIREITO PBLICO E PRIVADO NOES DE DIREITO

8
Prof. Afranio

(...) V - limites do territrio nacional, espao areo e martimo e bens do domnio da Unio; VI - incorporao, subdiviso ou desmembramento de reas de Territrios ou Estados, ouvidas as respectivas Assemblias Legislativas; VII - transferncia temporria da sede do Governo Federal; VIII - concesso de anistia; IX - organizao administrativa, judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio e dos Territrios e organizao judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica do Distrito Federal; (...) XI criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) XII - telecomunicaes e radiodifuso; XIII - matria financeira, cambial e monetria, instituies financeiras e suas operaes; XIV - moeda, seus limites de emisso, e montante da dvida mobiliria federal. XV - fixao do subsdio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, observado o que dispem os arts. 39, 4; 150, II; 153, III; e 153, 2, I. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003)

DECRETO LEGISLATIVO assim denominada a lei de que se utiliza o Congresso Nacional para exercer suas competncias constitucionais exclusivas, previstas no art. 49 da Constituio Federal.

Constituio Federal: Art. 49. da competncia exclusiva do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional; II - autorizar o Presidente da Repblica a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar; III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica a se ausentarem do Pas, quando a ausncia exceder a quinze dias; IV - aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas; V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa; (...) XVII - aprovar, previamente, a alienao ou concesso de terras pblicas com rea superior a dois mil e quinhentos hectares.

RESOLUO a lei atravs da qual cada uma das duas casas do Congresso Nacional (Cmara dos Deputados e Senado Federal) exercem individualmente suas competncias constitucionais como, por exemplo, dentre vrias, a elaborao do regimento interno respectivo. Para maiores detalhes, basta consultar os artigos 51 e 52 da Constituio Federal. MEDIDA PROVISRIA uma lei que, como foi visto, se constitui em exceo regra do art. 59, que enumera as leis em sentido estrito. , portanto, uma lei em sentido amplo, visto que da competncia do Presidente da Repblica, que o che-

9/3/2012

NOES DE DIREITO PBLICO E PRIVADO NOES DE DIREITO

9
Prof. Afranio

fe do Poder Executivo, o qual pode, em hipteses relevantes e urgentes, conforme estabelece a Constituio no art. 62, editar medidas provisrias, com fora de lei, as quais devem, por isso, ser obedecidas por todos. As medidas provisrias devem ser submetidas ao Congresso Nacional e aprovadas por este, sendo convertidas em leis ordinrias no prazo de 60 dias, a contar da sua publicao, prorrogvel uma vez por igual perodo. Se no forem aprovadas e convertidas neste perodo, perdem a sua validade, devendo o Congresso Nacional dispor sobre as situaes que eram por ela alcanadas. DECRETOS, REGULAMENTOS e PORTARIAS so todos atos administrativos, isto , documentos expedidos pelos diversos rgos da Administrao Pblica, atravs de seus titulares. Cada um tem a sua funo, seno vejamos: Os decretos so atos administrativos da alada dos chefes de Poder Executivo (presidente da Repblica, governadores e prefeitos); os regulamentos so regras disciplinadoras de assuntos previstos em lei. Assim como a lei complementar explica melhor a Constituio, o regulamento explica melhor a lei; e as portarias so destinadas ao exerccio da competncia de altas autoridades da Administrao Pblica. importante ressaltar que estas no so as nicas leis em sentido amplo, previstos na legislao brasileira, existindo muitas outras que sero examinadas em outro momento do curso.

9/3/2012

You might also like