You are on page 1of 3

ESMAC - ESCOLA SUPERIOR MADRE CELESTE CURSO DE LETRAS HABILITAO EM PORTUGUS- ESPANHOL/INGLS DISCIPLINA: ESTGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I PROFESSOR

(A): SIMONE SOUZA CARGA HORRIA: 100h/a SEMESTRE: 5

I-

EMENTA: Os mtodos de ensino: conceito, elementos que integram um mtodo. Tipos

de mtodos. O papel do professor diante da aplicabilidade dos mtodos. O plano de aula, o plano de disciplina e o plano de curso. O estgio supervisionado no ensino fundamental: orientaes para a prtica docente. A observao. A avaliao do estgio: registro, anlise e relatrio final do estgio.

II-

OBJETIVOS GERAIS: Os alunos devero ser capazes de reconhecer os variados tipos de mtodos

de ensino, caracterizar e relacionar os tipos de mtodos, distinguir os mtodos de ensino e observar o perfil do professor diante de cada mtodo estudado e elaborar os planos de aula, de disciplina e de curso. IIICONTEDO PROGRAMTICO:

UNIDADE I: Os mtodos de ensino 1.1. Conceito e elementos que integram um mtodo 1.2. O mtodo tradicional x o mtodo direto 1.3. Os mtodos de base e componente estrutural 1.4. Os mtodos orientados para a comunicao 1.5. O mtodo cognitivo 1.6. Os mtodos humanistas e globalizadores 1.7. O papel do professor diante de cada um dos mtodos UNIDADE II: O plano docente: conceituao, pesquisa e elaborao 2.1. Plano de aula 2.2. Plano de disciplina 2.3. Plano de curso

UNIDADE III: O estgio supervisionado no ensino fundamental 3.1. Orientaes para a prtica docente 3.2. A observao 3.3. A prtica de docncia 3.4. Avaliao do estgio 3.4.1. Registro 3.4.2. Anlise 3.4.3 Relatrio final do estgio VI- BIBLIOGRAFIA BSICA:

FILHO, Jos Carlos Paes de Almeida (org.). Portugus Para Estrangeiros Interface com o Espanhol. Campinas, SP: Pontes, 2 edio, 2001. FILHO, Jos Carlos Paes de Almeida. Dimenses Comunicativas no Ensino de Lnguas. Campinas, SP: Pontes, 5 edio, 2008. LIMA, Digenes Candido de(org.). Ensino Aprendizagem de Lngua Inglesa: conversa com especialistas. So Paulo: Parbola Editorial, 2009. MARTINEZ, Pierre. Didtica de Lnguas Estrangeiras. So Paulo: Parbola Editorial, 2009. RAPAPORT, Ruth. Comunicao e Tecnologia no Ensino de Lnguas. Curitiba: IBPEX, 2008. ____________ VADEMCUM PARA LA FORMACIN DE PROFESORES (Ensear espaol como segunda lengua L2 / lengua extranjera LE). Madrid: SGEL, 2004.

VII- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ANTUNES, Irand. Muito alm da gramtica: por um ensino de lnguas sem pedras no caminho. So Paulo: Parbola Editorial, 2007. BARROS, Cristiano Silva de & GOETTENAUER, Elzimar. Espanhol: ensino mdio. Coleo Explorando o Ensino vol. 16. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2010.

GUEDES, Paulo Coimbra. A formao do professor de portugus: que lngua vamos ensinar? So Paulo: Parbola Editorial, 2006. OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de portugus precisa saber: a teoria na prtica. So Paulo: Parbola Editorial, 2010. SEDYCIAS, Joo (org.) & DURO, Adja Balbino de Amorim Barbieri et. al. So Paulo: Parbola Editorial, 2005..

You might also like