You are on page 1of 12

KAMILA MICHIKO TEISCHMANN

BREVES COMENTRIOS ACERCA DO AUXLIO RECLUSO

UNIVERSIDADE DE CUIAB UNIC 2012

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo ao menos esclarecer a legalidade do auxlio recluso sob a tica de alguns dos princpios que regem o Estado Democrtico de Direito, quais sejam: Dignidade da Pessoa Humana e Isonomia. O auxlio recluso foi implementado pela Lei n8.213/91, tendo como finalidade dar suporte econmico s famlias dos presos que tenham contribudo para a previdncia, na forma de segurados, desde que cumpram determinados pr-requisitos. No entanto, o assunto ainda gera controvrsias na sociedade, que no v com bons olhos tal concesso. Desenvolveu-se o presente buscando esclarecer a forma com que so concedidas, para quem e porque concedido o auxlio recluso, tudo sob a luz dos princpios que regem a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988.

INTRODUO

Em razo do estado de inquietao social acerca do benefcio do auxlio recluso, institudo pela Lei n 8.213/91, faz-se necessria uma anlise atenta aos ditames da aludida Lei, uma vez que, assim como em outras polmicas legislativas que causam desconforto social, muitas vezes o fator controvertido se fixa por omisses miditicas e posies polticas, j que, ainda nos dias atuais, a sociedade bastante influenciada pelos mesmos. Diante da breve explanao sobre os aspectos histricos da previdncia social e sua importncia na preservao do equilbrio social, o que se demonstrar que no o auxlio recluso benefcio a condenados, pura e simplesmente. Existem requisitos que devem ser preenchidos, o que, por si s, tornar clara a necessidade de concesso do benefcio. Por vezes o desinteresse em se aprofundar e desvendar controvrsias faz com que se tenha uma viso distorcida da realidade. Essa apenas mais uma de tantas outras polmicas infundadas que, infelizmente, tomam conta da sociedade em geral.

I- ASPECTOS HISTRICOS DA PREVIDNCIA SOCIAL

Em 1888 foi regulamentada a primeira Lei que se tem notcia quanto ao incio de benefcios previdencirios, no ainda com essa denominao, mas teve seu marco histrico fixado, tendo sido regulamento o direito aposentadoria aos empregados dos Correios, com o Decreto n 9.912A, de 26 de maro de 1888. H posies no sentido que o ponto de partida foi a Lei Eli Chaves (Decreto n 4.682):
O fato considerado como ponto de partida da Previdncia Social propriamente dita no Pas, contudo, a Lei Eli Chaves (Decreto n 4.682) de 1923. Ela criou a Caixa de Aposentadoria e Penses para empregados de empresas ferrovirias, estabelecendo assistncia mdica, aposentadoria e penses, vlidos inclusive para seus familiares. Em trs anos, a lei seria estendida para trabalhadores 1 de empresas porturias e martimas.

Ainda nesse sentido:


O Decreto n 4.682, de 24 de janeiro de 1923, na verdade a conhecida Lei Eli Chaves (o autor do projeto respectivo), determinou a criao de uma Caixa de Aposentadoria e Penses para os empregados de cada empresa ferroviria. considerada o ponto de partida, no Brasil, da Previdncia 2 Social propriamente dita.

Isso porque aps a Lei Eli Chaves, em 1926 e 1928 houve uma extenso dos benefcios por ela trazidos, sendo considerada como Regime de Aposentadoria e Penses. A partir da, surgiram inmeros outros regulamentos no que se refere aposentadoria e concesso de benefcios, como penses por morte e invalidez, por exemplo, abrangendo cada vez mais classes de trabalhadores, tendo em vista que inicialmente os benefcios eram concedidos

especificamente a determinadas categorias de trabalhadores.


1

MONTEIRO, Celso. Como funciona a Previdncia Social. http://pessoas.hsw.uol.com.br/previdencia-social-brasil1.htm, acessado em 09/05/2012. 2 SOCIAL, Ministrio da Previdncia. Histrico da Previdncia Social. http://www1.previdencia.gov.br/pg_secundarias/previdencia_social_12_04-A.asp, acessado em 09/05/2012.

O que se percebe que muito antes de se falar em dignidade da pessoa humana de forma clara e concreta, as aes realizadas h sculos caminhavam para essa efetivao, reconhecendo e regulamentando direitos para a manuteno da vida digna, ainda que quela poca somente se tratasse do trabalhador. Somando-se necessidade de se dar suporte ao trabalhador, as legislaes estabelecidas tambm buscavam (e buscam) dar suporte econmico ao Estado, que necessita de rotatividade de capital, o que no seria possvel, economicamente falando, em uma sociedade em que inexistem benefcios.

II- A LEGALIDADE DO AUXLIO RECLUSO SOB A TICA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E DA ISONOMIA

Assim como os demais benefcios, o auxlio recluso concedido quando demonstrado o preenchimento de determinados requisitos. Inicialmente insta salientar que, para a concesso de quaisquer benefcios atinentes Seguridade Social, a qual espcie do gnero Previdncia Social, h a necessidade de uma certa contraprestao, vulgarmente falando, j que h a necessidade de contribuio mensal por parte do segurado. O mesmo no ocorre com a Assistncia Social, tambm espcie do gnero Previdncia Social, que no necessita de contribuio pelo beneficirio. De modo sucinto, passo a explicar a importncia da diferenciao das espcies derivadas da Previdncia Social. Conforme tratado na primeira parte do presente trabalho, a Previdncia surgiu como forma de efetivamente assegurar determinados benefcios de seus segurados ou beneficirios. Sua finalidade maior vem a ser a equiparao econmica por meio da concesso de benefcios, tratando de modo igual os iguais e desigualmente os desiguais. Partindo dessa afirmao, os cidados que podem contribuir mensalmente se encaixam na chamada Seguridade Social. Contudo, aqueles que no possuem a mesma qualidade, ainda sim esto resguardado pelo

Estado, encaixando-se na Assistncia Social, que tem, com o nome sugere, carter assistencial. Dito isso, chegamos ao ponto inicial da celeuma, pois, se o auxlio recluso faz parte da Seguridade Social e no da Assistncia, ora, pressupe ento a necessidade de contribuio pelo segurado, momentaneamente privado de seu direito de locomoo (ir e vir), em decorrncia da priso, assim, est apenas recebendo o que lhe seria devido.
Alm disso, acho importante esclarecer que Previdncia Social um seguro pago por cada trabalhador para o caso de ocorrer algum dos fatos previstos na Lei (alcanar idade avanada, restar incapaz para o trabalho, falecer ou mesmo, ser condenado e preso). Em sendo um seguro, na verdade o preso que recebe o auxlio-recluso no est recebendo nada alm do que aquilo 3 pelo qual j pagou.

H que se frisar a finalidade da priso segundo o artigo 1 da Lei n 7.210/84 (Lei de Execues Penais LEP): Art. 1 A execuo penal tem por objetivo efetivar as disposies de sentena ou deciso criminal e proporcionar condies para a harmnica integrao social do condenado e do internado.4 Logo, aquele que privado do convvio social por determinado perodo, no perde a condio de pessoa humana e nem de seus direito inerentes sua condio. justamente por esse motivo que o auxlio recluso subsiste, por, alm de ser direito do ponto de vista do contribuinte, tambm do ponto de vista da pessoa humana que deve ter seus direitos respeitados. Outro princpio primordial estabelecido pela Constituio de 88 o da isonomia, que consiste em:
Depreende-se de forma unssona, que a extenso do aludido preceito no se circunscreve a nivelar os cidados diante da norma legal posta, mas que a prpria
3

RODRIGUES, Igor F. A verdade sobre o auxlio-recluso. http://www.pensandodireito.net/2011/04/a-verdade-sobre-o-auxilio-reclusao/, Acessado em 09/05/2012. 4 BRASIL, Repblica Federativa do. Lei 7.210/84 Institui a Lei de Execues Penais. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7210.htm, acessado em 09/05/2012.

lei no pode ser elaborada em dissonncia com a isonomia. O princpio constitucional da igualdade , pois, diretriz voltada tanto para o aplicador da lei quanto para o prprio legislador que, a despeito de utilizar-se, por vezes, de critrios discricionrios, encontra neste cnone iniludvel e vital freio. Superada essa questo, passemos a analisar os demais requisitos para 5 a concesso do benefcio.

Assim, no pode o poder pblico (e a sociedade) aceitar que, apenas aqueles que cometeram determinado delito, como furto, por exemplo, receba o benefcio e os homicidas e latrocidas no, partindo-se do pressuposto da gravidade dos delitos, aspecto absolutamente subjetivo e que deve ser repelido no caso em comento. O que se est concedendo o benefcio pessoa humana na qualidade de contribuinte, e no do preso e os motivos que ocasionaram sua priso, pois tal aspecto deve ser analisado pelo magistrado quando da fixao da sentena penal.

III-ANLISE DOS REQUISITOS PARA A CONCESSO DO AUXLIO RECLUSO

Para a concesso do benefcio, alm do j exposto acima, deve o preso estar cumprindo regime fechado ou semiaberto. O benefcio concedido a seus dependentes, quem sejam: cnjuge, companheiro (a), pais, filhos menores de 21 anos (desde que no emancipados) ou invlidos e irmos no emancipados menores de 21 anos ou invlidos. A condio de dependncia dos filhos, cnjuge e companheiro (a) presumida, devendo para os demais casos ser comprovada. Deve tambm ser comprovada a relao com o companheiro (a). Atualmente se encontra pacfico o entendimento de que os companheiros de casais homossexuais tambm so sujeitos beneficirios do auxlio recluso e penso por morte, vide Ao Civil Pblica n

2000.71.00.009347-0.

SOUZA, Livio Augusto Rodrigues de Souza e. O princpio constitucional da isonomia Contedo e Aplicao. http://www.juspodivm.com.br/i/a/%7BFC143915-ACA6-4147-9CE4FD6393548565%7D_010.pdf, acessado em 10/05/2012.

Pois bem, conforme veiculado pela Previdncia Social, para a concesso do benefcio, necessrio o cumprimento dos seguintes requisitos:

1 - o segurado que tiver sido preso no poder estar recebendo salrio da empresa na qual trabalhava, nem estar em gozo de auxlio-doena, aposentadoria ou abono de permanncia em servio; 2 - a recluso dever ter ocorrido no prazo de manuteno da qualidade de segurado; 3 - o ltimo salrio-de-contribuio do segurado (vigente na data do recolhimento priso ou na data do afastamento do trabalho ou cessao das contribuies), tomado em seu valor mensal, dever ser igual ou inferior aos seguintes valores, independentemente da quantidade de contratos e de atividades exercidas, considerando-se o ms a que se refere: PERODO SALRIO-DE-CONTRIBUIO TOMADO EM SEU VALOR MENSAL

A partir de 1/1/2012 R$ 915,05 Portaria n 02, de 6/1/2012 A partir de R$ 862,60 Portaria n 407, de 14/7/2011

15/7/2011

A partir de 1/1/2011 R$ 862,11 Portaria n 568, de 31/12/2010 A partir de 1/1/2010 R$ 810,18 Portaria n 333, de 29/6/2010 A partir de 1/1/2010 R$ 798,30 Portaria n 350, de 30/12/2009 De 1/2/2009 a R$ 752,12 Portaria n 48, de 12/2/2009

31/12/2009 De 1/3/2008 a

31/1/2009 De 1/4/2007 a

R$ 710,08 Portaria n 77, de 11/3/2008

29/2/2008 De 1/4/2006 a

R$ 676,27 - Portaria n 142, de 11/4/2007

31/3/2007 De 1/5/2005 a

R$ 654,61 - Portaria n 119, de 18/4/2006

31/3/2006 De 1/5/2004

R$ 623,44 - Portaria n 822, de 11/5/2005

a R$ 586,19 - Portaria n 479, de 7/5/2004

30/4/2005 De 1/6/2003 a R$ 560,81 - Portaria n 727, de 30/5/2003

31/4/2004

Fonte: http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22, acessado em 09/05/2012.

Importante frisar que os requisitos so cumulativos. O item 1, que obsta o recebimento se o preso estiver recebendo salrio de seu ltimo trabalho ou outras formas de sustento, justamente para que seja mantido o carter de subsistncia do presente, no devendo ser fonte de enriquecimento ilcito. Novamente se frisa, no segundo item, a necessidade de no momento da priso estar o encarcerado na qualidade de segurado, ou seja, estar contribuindo mensalmente ou, quando no seja possvel, por estar desempregado durante os 12 meses subsequentes, por exemplo, o que pode ser estendidos por mais 12 meses desde que comprovada a situao por registro no Ministrio do Trabalho e Emprego. Pode ainda ser prorrogado por mais 24 meses se comprovado o pagamento de 120 contribuies ininterruptas. Existem outras formas que caracterizam a qualidade de segurado, contudo, por ora, as supracitadas so as que interessam ao presente estudo. O terceiro item elencado traz a necessidade de adequao do benefcio dado ao salrio percebido, que, por conseguinte, pode-se aferir o quantum de contribuio mensal. Isso se d por no poder a previdncia se prestar a conceder benefcios para quem efetivamente no dela necessite. Devem os beneficirios trienalmente dirigir-se Previdncia Social com um comprovante, a ser expedido pelo Diretor da Penitenciria, a exemplo, de que o trabalhador continua preso, sob pena de suspenso do benefcio. Dentre outras formas de perda do benefcio, o de fuga o que mais chama ateno. Apesar de bvia a razo, o disposto no resta claro quanto tentativa de fuga, falando somente acerca da fuga efetivamente

realizada. No cerne do direito penal entende-se que a tentativa de fuga nem mesmo ocasiona falta grave, apenas a fuga consumada, vejamos:
(E) FALTA GRAVE TENTATIVA DE FUGA - REGRESSO PARA O REGIME FECHADO - PERDA DOS DIAS REMIDOS - IMPOSSIBILIDADE. - Conforme o disposto no art. 50, II, da Lei de Execuo Penal, a tentativa de fuga no falta grave; apenas na sua modalidade consumada teria esse efeito. Tentativa de fuga - entretanto que no ficou bem caracterizada, tendo em vista a afirmao do ru, em sindicncia disciplinar, que teria participado do plano de fuga elaborado por seus companheiros de cela, se os agentes penitencirios no tivessem descoberto a tempo. Logo, nem mesmo da tentativa de fuga pode-se acusar o ru. Inexistindo falta grave, inexiste, por consequncia, motivo ensejador da regresso e da perda dos dias remidos j declarados. Regularizao da execuo do ru. Agravo provido para afastar a alegada falta grave e restabelecer todos os direitos do ru. (Tacrim 6 Cm.; AgEx n 1.280.721/7-Franco da Rocha; Rel. Juiz Ivan Marques; j. 3/10/2001; v.u.) BAASP 2343/2877-j BAASP, 2382/351-m, de 30.8.2004. - EXECUO DA PENA EVASO FRUSTADA. (grifo nosso).

Assim, apenas para se refletir, talvez fosse o caso de se fixar a revogao do benefcio na ocorrncia de falta grave, conforme estipulado na LEP, a fim de no causar maiores discusses a respeito.

CONSIDERAES FINAIS

Por todo o apresentando, embora tenha sido realizada uma anlise perfunctria acerca da implementao e requisitos para a concesso do benefcio do auxlio recluso, pode-se depreender que no se trata somente de um benefcio dado ao preso. Primeiro, porque no exatamente ao preso que destinado o benefcio e sim, em razo de sua priso, e segundo, porque restou demonstrado que o valor percebido no nada alm do que lhe devido, tendo em vista ser segurado. De toda a acalorada discusso e a opinio pblica, quase unnime, em rechaar tal benesse, o que se percebe que h muita discusso e poucos argumentos concretos, no que se refere legislao em questo, j que os motivos dos que se opem so basicamente ideolgicos, tambm decorrentes dos resqucios da vingana privada cultivada nos primrdios, refletindo na necessidade de punir o preso de todas as formas possveis, ainda que para tanto se deixe de lado importantes princpios, como o da dignidade da pessoa humana e da isonomia. Ademais, muito embora tenha se buscado esclarecer no presente trabalho os motivos e reflexos do benefcio, nada obsta a manifestao contrria ao mesmo. Contudo, agora os debates podem se basear em argumentos contundentes o suficiente para que haja uma discusso mais concreta, legalmente falando, do que ideolgica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL, Repblica Federativa do. Lei 7.210/84 Institui a Lei de Execues Penais. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7210.htm, acessado em

09/05/2012.

MONTEIRO,

Celso.

Como

funciona

Previdncia

Social. em

http://pessoas.hsw.uol.com.br/previdencia-social-brasil1.htm, 09/05/2012.

acessado

RODRIGUES,

Igor

F.

verdade

sobre

auxlio-recluso.

http://www.pensandodireito.net/2011/04/a-verdade-sobre-o-auxilio-reclusao/, Acessado em 09/05/2012.

SOCIAL, Ministrio da Previdncia. Histrico da Previdncia Social. http://www1.previdencia.gov.br/pg_secundarias/previdencia_social_12_04A.asp, acessado em 09/05/2012.

SOUZA, Livio Augusto Rodrigues de Souza e. O princpio constitucional da isonomia Contedo e Aplicao.

http://www.juspodivm.com.br/i/a/%7BFC143915-ACA6-4147-9CE4FD6393548565%7D_010.pdf, acessado em 10/05/2012.

You might also like