You are on page 1of 6

Aula 2 LIVRO: Temas de Psicologia Juridica Brito, T. Os Primordios da Psicologia Juridica (Jac-Vilela). RJ: Relume Dumar, 2002.

Na disputa entre os saberes mdicos e jurdicos assiste-se a uma psiquiatrizao do crime: A verdade jurdica obtida pelo exame do criminoso; Verificao de suas motivaes, intenes; Crimes podem ser justificados pelo fato de o criminoso ser portador de algum distrbio orgnico e/ou moral => as diferenas entre os indivduos so patologizadas e criminalizadas. Direito Positivo Ope-se ao Direito Clssico, segundo o qual o crime decorrente do livre-arbtrio do indivduo => o indivduo pode e deve ser responsabilizado pelo seu ato delituoso. Questiona a capacidade de o indivduo ter discernimento sobre seus atos, de determinar sua vontade. Nessa inter-relao entre Psiquiatria e Direito em que a crise da razo (a necessidade de justificar a desigualdade existente entre iguais) acompanhada pela resposta romntica da singularidade, da interioridade. Emerge o que FOUCAULT denomina disciplina o exame, a medida, a anlise, a classificao. Contribuio para deciso acerca dos dispositivos de correo a serem aplicados. Sociedade disciplinar => rede de controle social, cujas finalidades so a vigilncia e a normalizao fundamentada em valores de grupos dominantes. Exame => estudo baseado na observao, anlise, comparao e classificao dos indivduos, contribuindo, assim, para o controle social.
Incio da relao entre a Psicologia e o Direito Psicologia do Testemunho: avaliao da veracidade de relatos de acusados e de testemunhas, fundamentando-se em estudos experimentais sobre memria e percepo.

A Psicologia do Testemunho historicamente a primeira grande articulao entre Psicologia e Direito. uso de instrumentos de medida considerados objetivos, que possibilitavam comprovaes matemticas. Utilizavam-se, sobretudo, testes psicolgicos.

Metodologia:

Final do sculo XIX => a Psicologia privilegiava o mtodo cientfico empregado pelas Cincias Naturais (Biologia possibilidade de explicao dos comportamentos humanos),

dando nfase a uma prtica profissional voltada, quase que unicamente, percia, ao exame criminolgico e aos laudos psicolgicos baseados no psicodiagnstico. (Alto, 2001).
1

Psicologia Jurdica no Brasil: 1945 - Manual de Psicologia Jurdica, de Mira y Lopez:

psicologia como ferramenta para avaliao e diagnstico de criminosos e infratores. Contribuies da Psicologia: detectar a mentira; descobrir causas subjetivas para desvio de normas sociais; indicar tcnicas para alterao do comportamento anormal; classificar as pessoas (conforme hereditariedade, carter, constituio fsica e psquica); avaliar condies de discernimento ou sanidade mental das partes; determinar a periculosidade dos indivduos. Percia: avaliao de condies psicolgicas com a finalidade de responder a quesitos formulados por operadores do Direito -> atividade avaliativa e de subsdio s decises judiciais. O trabalho do psiclogo => Pode auxiliar e nortear a atuao de advogados, promotores, juzes reconhecendo a necessidade de uma ao em conjunto com os demais profissionais na construo de um saber que auxilie a expresso da Justia, permitindo ao juiz aplicar a Lei, dentro dos fins sociais, visando a uma relao democrtica, justa e igualitria (Verani, 1994.) ou prejudicar e alongar o processo por vrios anos, sem diminuir o conflito e a dor dos envolvidos, atravs da restrio de seu exerccio profissional elaborao de laudos ou pareceres psicolgicos, por vezes conclusivos, fechados e, portanto, iatrognicos (alterao patolgica provocada no paciente por tratamento errneo ou inadequado), como antes. Texto 1 A insero da Psicologia na Sociedade Brasileira Questo 1 Para a autora A Psicologia esteve a servio do controle, da higienizao moral da sociedade e da diferenciao e categorizao. Sempre procurando responder demanda das elites de controlar a mo de obra indgena; de limpar a sociedade dos males morais e de colocar o homem certo no lugar certo. Mas, sabemos que j h alguns anos, a Psicologia vem buscando construir uma nova relao com a sociedade brasileira. Vem buscando um novo compromisso social; um compromisso com os interesses da maioria da populao e com a melhoria da qualidade de vida em nossa sociedade to desigual! Partindo destes dois momentos da Psicologia, correlacione-os com o trabalho realizado junto ao Direito, nestes momentos. Texto 2 A lgica dicotmica de uma deciso judicial: Satisfao do vencedor e a insatisfao do perdedor. O dano estar alm de qualquer reparao e, consequentemente, ao no satisfazer, nos parece sempre incompleto.

Questo 1 Como podemos entender a afirmao de que a Justia expressa nas decises judiciais sempre parecem subjetivamente incompletas? Questo 2 Pesquisar na mdia (impressa e/ou televisiva) situaes em que possvel ilustrar o pedido de reparao subjetiva dirigida ao Poder Judicirio. JUSTIA RESTAURATIVA Mudana de foco. Justia Tradicional A questo central versar sobre culpado Ocupa-se predominantemente da violao da norma de conduta Justia Restaurativa A questo central versar sobre quem foi prejudicado pela infrao. Ocupa-se das conseqncias e danos produzidos pela infrao. Valoriza a autonomia dos sujeitos e o dilogo entre eles - transgressor, vtima, familiares, comunidades. A vtima quem assume um papel de destaque. Abre espao familiares, prximas do bem como comunidade.
QUADRO COMPARATIVO

participao tanto de amigos ou pessoas infrator ou da vtima, de representantes da

JUSTIA TRADICIONAL Conceito normativo de Crime ato contra a sociedade representada pelo Estado Primado do Interesse Pblico (Sociedade, representada pelo Estado, o Centro) Monoplio estatal da Justia Criminal. Processo Decisrio a cargo de autoridades (Policial, Delegado, Promotor, Juiz e profissionais do Direito). Culpabilidade Individual voltada para o passado Uso Dogmtico Positivo do Direito

JUSTIA RESTAURATIVA Conceito realstico de Crime Ato que traumatiza a vtima, causando-lhe danos. Primado do Interesse das Pessoas Envolvidas e Comunidade Justia Criminal participativa Processo Decisrio compartilhado com as pessoas envolvidas (vtima, infrator e comunidade).

Responsabilidade, pela restaurao, numa dimenso social, compartilhada coletivamente e voltada para o futuro. Penal Uso Crtico e Alternativo do Direito

Indiferena do Estado quanto s Comprometimento com a incluso e necessidades do infrator, vtima e Justia Social gerando conexes comunidade afetados - desconexo. Mono-cultural e excludente Culturalmente flexvel (respeito diferena, tolerncia) Dissuaso Persuaso Aula 3 Lei Jurdica X Lei Simblica.

Psicanlise e Direito
LIVRO: Direito de Famlia e Psicanlise. Rumo a uma Nova Epistemologia GROENINGA, G. e PEREIRA, R.C. Direito de Famlia e Psicanlise Rumo a uma nova epistemologia. RJ: Imago, 2003. SUJEITO DO DIREITO/ SUJEITO DO DESEJO E A LEI A primeira lei uma lei de Direito de Famlia: a lei do pai e o fundamento da lei (Rodrigo da Cunha Pereira) Kelsen (Teoria Geral das Normas) e Freud (Totem e Tabu) A ideia de Lei A partir do momento em que o homem passou a "viver-con" (conviver), ele comeou a estabelecer leis para normalizar esse convvio. Kelsen => norma um comando de conduta, o dever-ser de conduta. A norma legislada formalmente pelo Estado a emanao de um poder, autorizado por uma norma anterior que a lei bsica de um Estado: a Constituio. Esta por sua vez, baseada em uma constituio anterior e assim sucessivamente at que se chegue primeira assembleia, que talvez tenha originado a primeira constituio. Chegaremos a a uma norma fundante do sistema jurdico, que a norma fundamental. Esta norma fictcia, a que se refere Kelsen, autorizadora de todo o sistema jurdico e na verdade de todas as leis jurdicas e morais, a norma fundante, pressuposto de validade de todas as normas. Freud em seu texto Totem e Tabu => nos remete tambm s primeiras leis do homem. Descreve o "tabu" como o cdigo de leis no escrito mais antigo do mundo, anterior a qualquer espcie de religio. Nesse trabalho, Freud nos remete a um lugar de surgimento da lei, que anterior ao culto das religies e das prescries das religies mais primitivas. De onde vem essa norma? Essa norma no pode ser posta em questo e isso parece significar que porque ela fundada pelo inconsciente.

Essa lei inconsciente dada pelo que Freud chamou de lei do incesto, ou depois Lvi-Strauss ou Lacan, como a Lei do Pai, que exatamente a Lei (inconsciente) que possibilita a passagem da
4

natureza para a cultura, (p. 24).

Essa obra veio demonstrar que o incesto a base de todas as proibies. ento a primeira lei. A lei fundante e estruturante do sujeito, consequentemente da sociedade e obviamente do ordenamento jurdico. " [...] podemos dizer que exatamente porque o homem marcado pela Lei do Pai que se torna possvel e necessrio fazer as leis da sociedade onde ele vive, estabelecendo um ordenamento jurdico" (p. 27).
Lei do incesto => fundamento da cultura, da linguagem, das relaes entre

os homens.

Ao abordar a norma fundamental, e no regressus infnitum a norma fictcia, no estaria Kelsen falando da mesma norma fundamental, a lei do simblico de Freud e Lvi-Strauss? "Os conceitos interdisciplinares de direito e psicanlise, a partir de Freud e Kelsen, nos autorizam a dizer que a primeira lei, a lei fundante, fundamentadora e organizadora da cultura, uma lei de Direito de Famlia. [...] a Lei do Pai, que a base de sustentao e a partir da qual se torna possvel o ordenamento jurdico sobre a famlia (p. 29).
Exemplo: A exogamia a expresso do tabu do incesto => no nosso ordenamento, a traduo na lei do interdito bsico encontra-se nos impedimentos para o casamento art. 1521 do Cdigo Civil de 2002. TEXTO 1
Lei, transgresses, famlias e instituies: elementos para uma reflexo sistmica.

Perrone (1989) nos assinalou que o processo de interiorizao da lei passa pela etapa de sua aceitao em benefcio prprio, incluindo aos poucos o respeito do outro como ser diferente de si mesmo, at atingir ao reconhecimento do outro na etapa final de aceitao da lei. Primeira etapa => a lei seria percebida por meio do medo reverencial - a figura do juiz, do magistrado, do advogado, do delegado, do padre etc. A reverncia ligada ao temor, muito mais do que uma compreenso realmente do que a lei e para que ela feita. personalizada nas figuras de pessoas que representam a lei, exemplo: Advogado, delegado. As falas denotam a falta de internalizao da lei, muito freqente "o doutor disse...", " toma cuidado, porque o doutor falou...", "o doutor pode prender". Segunda etapa => A interiorizao seria a "lei para a proteo de si mesmo". Linguagem familiar => Se algum cometeu uma infrao, dizem: "vamos chamar depressa o advogado, porque ele vai proteg-lo". A lei passa a ser percebida como a servio da proteo de si mesmo.
5

Terceira etapa => a da interiorizao da lei propriamente dita. Levaria em considerao a etapa anterior, da proteo de si mesmo e a do respeito do outro, ou seja, do outro enquanto diferente de si mesmo, o reconhecimento do outro, ou seja, o reconhecimento de direitos e deveres iguais. Questo 1 As leis para uns pertencem aos livros e para outros classe social ligada ao poder. De acordo com a autora, como poderia ser explicada esta situao? Resposta: Nas famlias de delinqentes h, muitas vezes, uma total alienao diante das leis vigentes. Independentemente da classe social, nessas famlias, ou em alguns de seus membros, a lei maior no considerada nem respeitada. A lei seria percebida por meio do medo reverencial. Dentro do nosso contexto cultural, observa-se como se torna importante, nesse nvel, a figura do juiz, do magistrado, do advogado, do delegado,... Questo 2 Para a autora, como ocorre o processo de internalizao da lei? Qual o papel da famlia nesse processo? Resposta: A interiorizao seria a "lei para a proteo de si mesmo". Observamos na linguagem familiar, muitas vezes, outra forma de abordar a questo. Se algum cometeu uma infrao, dizem: "vamos chamar depressa o advogado, porque ele vai proteg-lo". A lei passa a ser percebida como a servio da proteo de si mesmo. o incio da passagem para a etapa da lei na funo de proteo dos seus membros. TEXTO 2 Questo 1 Como a autora contextualiza a questo da transmisso da lei simblica nos dias atuais?
Resposta: J no falamos em Deus, ptria e famlia, significantes desmoralizados em nome dos quais muitos abusos foram cometidos, sobretudo no perodo de 1964 a 1980 [regime militar].

Questo 2 De acordo com Kehl, significantes desmoralizados na nossa sociedade atual. A partir desta idia, segundo o texto, o que estaria sendo valorizado?De que forma o nosso ordenamento jurdico est tratando esta situao?
Resposta: Ocorre que a palavra de ordem que organiza nossa sociedade dita de consumo (onde todos so chamados, mas poucos os escolhidos) : voc pode. Voc merece. No h limites pra voc, cliente especial.

TEXTO 3 Questo 1 Levando em considerao o texto acima, qual o lugar do singular para o Direito? Resposta: O Direito de certa forma contempla o individual, atravs do princpio da singularidade descrito em seu ordenamento jurdico. Questo 2 Cite em nosso ordenamento jurdico situaes que favorecem a singularidade dos sujeitos.

You might also like