You are on page 1of 10

INTRODUO

O planejamento financeiro um aspecto importante para o funcionamento e sustentao da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas aes na consecuo de seus objetivos. Dois aspectos considerados como chaves do planejamento financeiro podem ser destacados: O Planejamento de Caixa e O Planejamento de Lucro. O primeiro envolve a preparao de oramentos de caixa da empresa; por sua vez, o planejamento o de lucros normalmente realizado por meio de demonstraes financeiras projetadas, as quais no apenas so teis para fins de planejamento financeiro interno, como tambm so comumente exigidos pelos credores atuais e futuros. O processo de planejamento financeiro inicia-se com planos financeiros longo prazo ou estratgicos, que por sua vez direcionam a formulao de planos e oramentos operacionais de curto prazo. De forma geral, por meios desses planos e oramentos a curto prazo que se implementam os objetivos estratgicos a longo prazo da empresa.

O Oramento pblico um instrumento de planejamento e execuo das Finanas pblicas. Na atualidade o conceito est intimamente ligado previso das Receitas e fixao das Despesas pblicas. No Brasil, sua natureza jurdica considerada como sendo de lei em sentido formal, apenas. Isso guarda relao com o carter meramente ilustrativo das despesas pblicas ali previstas. Os oramentos contem estimativa das receitas e autorizao para realizao de despesas da administrao pblica direta e indireta em um determinado exerccio, que, no Brasil, coincide como o ano civil.

ORAMENTO E PLANEJAMENTO NAS EMPRESAS

Planejamento financeiro parte importante da estratgia da empresa para alcanar os resultados financeiros pretendidos. Mensurados os investimentos, as prioridades e a sustentabilidade do projeto, o administrador entra em ao para dimensionar as fontes de recursos e montar os oramentos, como uma espcie de roteiro para orientar os agentes envolvidos. O crescimento da empresa conseqncia de uma srie de fatores, que envolve volume de vendas com margens de lucros adequadas para remunerar de forma satisfatria o capital investido e um plano de recebimentos e pagamentos calculados com segurana, garantindo a permanncia da empresa no mercado. As decises sobre o futuro demoram algum tempo para ser implantadas, por isso o processo para se chegar ao objetivo deve ser estudado com antecedncia. Quando ele traado, o empresrio est, na prtica, decidindo o caminho a seguir para aumentar seu capital e de seus scios. Com uma viso clara do desempenho econmico, os controles gerenciais se incumbem de apurar os desvios (diferenas) entre o que a empresa se prope a alcanar e os resultados financeiros efetivamente obtidos. A gesto financeira passa, portanto, pelo planejamento, que muitas vezes existe informalmente na cabea do pequeno e mdio empresrio, ou na intuio desenvolvida pela experincia. Mas devido relativa dificuldade para se dimensionar as oscilaes macroeconmicas, empresas menores tm dificuldades para construir uma estratgia financeira de longo prazo. Esta , inclusive, uma das razes para que entrem em dificuldades financeiras e cheguem falncia. Esse mecanismo de gesto permite que a administrao acompanhe o desempenho dos negcios e reveja se necessrio, ao longo do caminho, as metas estabelecidas. Porque ele desenvolvido fundamentalmente por meio de projees, como estimativa mais aproximada possvel do esperado e se apia em instrumentos gerenciais que coordenam as diversas atividades da empresa. o tipo de mecanismos com o qual se avalia o dia a dia, sem perder de vista o planejamento de longo prazo. Os modelos de gesto podem ser muito diferentes em termos de complexidade, mas quase todos possuem previso de vendas, projees de balano, demonstrao de resultado e fluxo de caixa, necessidades de ativos, necessidades de financiamentos e premissas econmicas. Em seu escopo explicitado o ambiente econmico em que a empresa espera viver. Ou seja, leva em considerao os riscos externos. No curto prazo, o modelo preocupa-se principalmente com a anlise de decises que afetam os ativos e passivos circulantes. A empresa, mediante o planejamento financeiro, pode ter diferentes oportunidades de desenvolvimento, alm da possibilidade de analisar e comparar diversos cenrios. Algumas das finalidades desse tipo de instrumento so evitar surpresas e desenvolver planos alternativos de providncias, a serem tomadas caso ocorram imprevistos. O que muito comum na dinmica e complexa economia atual, em que os mercados globais se inter-relacionam e se potencializam, pelo bem ou para o mal.

Em sntese, o planejamento financeiro, por ser tambm um dos procedimentos lgicos e organizados de investigao do desconhecido e uma forma de reflexo sistemtica sobre o futuro da empresa, pois permite a antecipao de possveis problemas e a mudana de rota, caso necessrio. O planejamento financeiro empresarial pode ter incio em qualquer etapa do empreendimento. O mais recomendado que seja feito mesmo antes de iniciar e fundar o empreendimento e/ou empresa, deve levar em considerao todos os aspectos financeiros calculados de modo visvel e que possa ser monitorado. A matemtica do planejamento financeiro empresarial algo voltil. No incio do planejamento os custos e lucros tm um determinado valor, esse valor se altera sozinho dependendo da atuao da empresa e/ou empreendimento. Por exemplo, ao obter um grupo de fornecedores diversos que suportar a obteno de matriasprimas e/ou servios para a produo de seus produtos e servios, ao ocorrer um aumento de preo em srie de seus fornecedores como conseqncia ir afetar o lucro e os custos da sua empresa.

ORAMENTO

O empreendedor necessita saber o quanto est lucrando em cada produto e/ou servio relacionado com o seu empreendimento. Tambm precisa saber o quanto gastou, o quanto teve de custos e com toda essa informao gerenciar o seu negcio de acordo com os nmeros e valores obtidos. Os lucros e gastos de uma empresa so divididos, para se estabelecer o oramento d mesma:

Gastos (sadas)
Fornecedores Contas a pagar Custo de desenvolvimentos de produtos Custos relacionados aos recursos humanos Campanhas publicitrias Investimentos em equipamentos operacionais Aquisio de tecnologia em linha de produo

Lucros (Entradas)
Faturamento mensal Parcerias com outras empresas Vendas Cada empresa tem as suas necessidades e mtodos de operar, que lhe atenda e desenvolva o seu mtodo de gerenciamento que mais lhe gera resultados.

LUCROS
Entender como o lucro da sua empresa e seus mecanismos se relaciona com o mercado e os diferentes fatores que influenciam a sua ascenso ou declnio so importantes para evoluir o negcio. O empreendedor que entende a lgica do seu faturamento, o porqu em um ms o lucro est em um determinado valor e em outro ter outro valor diferente, tem mais viso e mais olhos clnicos para enxergar oportunidades para melhorar o desempenho da empresa. Diversas questes podem influenciar na projeo de lucros, terem a habilidade de ter uma estimativa prevista de lucro faz a diferena no faturamento da empresa. Questes simples at as mais complexas podem influenciar na projeo de lucros, como por exemplo, o desempenho de um funcionrio em uma rea chave de sua empresa. Se o funcionrio no tem o suporte suficiente para render o seu trabalho dentro da empresa faz com que o desempenho da empresa e os lucros acompanhem este atraso. Tenha o hbito de estimar e por clculos definidos ter uma meta de lucros e direcionar todos os esforos de colaboradores para que esta meta seja atingida no fim do perodo antes do faturamento. Quanto mais cedo intervir em reas chaves de sua empresa mais ter sucesso em suas metas de ganhos.

INVESTIMENTOS
A empresa com os recursos atuais talvez no consiga atingir um desempenho econmico melhor do que o atual. Se for o seu caso, considere alguns possveis investimentos, sejam em equipamentos, funcionrios, modos de operao e outros. Estude estes investimentos e avalie se tal investimento ser vivel e se o retorno trar bons resultados. Para avaliar o investimento no qual o empreendedor entende que seja uma necessidade da empresa necessrio ter em mos todos os dados econmicos da empresa. necessrio saber o quanto se lucra, o que tem de custos e os empecilhos que afetaram a aquisio do investimento e tudo que se relacione com isto.

PROFISSIONAL FINANCEIRO
Em alguns casos o empreendedor no dispe do tempo e da ateno necessria para cuidar da parte financeira da empresa. Considere a contratao ou sociedade de uma pessoa para gerenciar esta rea, algum de confiana que tenha o talento e a habilidade para gerenciar tudo de forma organizada e honesta. H consultorias na rea financeira caso o empreendedor no deseje contratar algum ou fazer sociedade com alguma pessoa. Diversas empresas oferecem servios de consultoria e oferecem timas estratgias e ferramentas para o empreendedor analisar o oramento e gerenciar todo este sistema dentro da empresa. Caso seja somente voc que administre o seu negcio e empreendimentos considere as opes a seguir.

H a opo de softwares financeiros pagos e gratuitos disponveis na Internet para empreendedores. Recomendvel para aquele empreendedor que gosta de monitorar tudo que acontece em seu negcio e saber os mnimos detalhes acerca disto. De preferncia teste e use os programas antes de fazer a compra da verso pagas, existem diversos softwares de gerenciamentos financeiros e no so todos os que vo atender as suas necessidades. Outra opo para gerenciar o seu oramento que o desenvolvimento de planilhas. Dependendo da habilidade do empreendedor em lidar com planilhas eletrnicas todo o seu planejamento financeiro pode ser gerenciado pelas planilhas.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO EMPRESARIAL

Sofre mudanas em seus clculos no decorrer do tempo. Sempre fique de olho nas operaes fsicas e aes que envolvam dinheiro dentro de sua empresa. A economia de alguns centavos no custo dos materiais de insumo somados em srie pode render uma tima reduo de gastos, principalmente quando se compra em enormes quantidades. Fique atento tambm imprevistos e faa planos secundrios, principalmente em reas chaves de sua empresa.

ORAMENTO PBLICO CONCEITO E PRINCPIOS


O Oramento Pblico, em sentido amplo, um documento legal (aprovado por lei) contendo a previso de receitas e a estimativa de despesas a serem realizadas por um Governo em um determinado exerccio (geralmente um ano). Os primeiros Oramentos que se tm notcia eram os chamados oramentos tradicionais, que se importavam apenas com o gasto (nfase no gasto). Eram meros documentos de previso de receita e autorizao de despesas sem nenhum vnculo com um sistema de planejamento governamental. Simplesmente se fazia uma estimativa de quanto se ia arrecadar e decidia-se o que comprar, sem nenhuma prioridade ou senso distributivo na alocao dos recursos pblicos. O Oramento evoluiu ao longo da histria para um conceito de Oramento-Programa, segundo o qual o Oramento no apenas um mero documento de previso da arrecadao e autorizao do gasto, mas um documento legal que contm programas e aes vinculados a um processo de planejamento pblico, com objetivos e metas a alcanar no exerccio (a nfase no OramentoPrograma nas realizaes do Governo). O Oramento Pblico no Brasil (Oramento Geral da Unio) inicia-se com um texto elaborado pelo Poder Executivo e entregue ao Poder Legislativo para discusso, aprovao e converso em lei. O documento contm a estimativa de arrecadao das receitas federais para o ano seguinte e a autorizao para a realizao de despesas do Governo. Porm, est atrelado a um forte sistema de planejamento pblico das aes a realizar no exerccio. O OGU constitudo de trs peas em sua composio: o Oramento Fiscal, o Oramento da Seguridade Social e o Oramento de Investimento das Empresas Estatais Federais.

Existem princpios bsicos que devem ser seguidos para elaborao e controle dos Oramentos Pblicos, que esto definidos no caso brasileiro na Constituio, na Lei 4.320/64, no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Oramentrias e na recente Lei de Responsabilidade Fiscal. A Constituio Federal de 1988 atribui ao Poder Executivo a responsabilidade pelo sistema de Planejamento e Oramento, e a iniciativa dos seguintes projetos de lei: Plano Plurianual (PPA) Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) Lei de Oramento Anual (LOA) O PPA a lei que define as prioridades do Governo pelo perodo de 4 (quatro) anos. O projeto de lei do PPA deve ser enviado pelo Presidente da Repblica ao Congresso Nacional at o dia 31 de agosto do primeiro ano de seu mandato (4 meses antes do encerramento da sesso legislativa). De acordo com a Constituio Federal, o PPA deve conter as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. A LDO a lei anterior lei oramentria, que define as metas e prioridades em termos de programas a executar pelo Governo. O projeto de lei da LDO deve ser enviado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional at o dia 15 de abril de cada ano (8 meses e meio antes do encerramento da sesso legislativa). De acordo com a Constituio Federal, a LDO estabelece as metas e prioridades para o exerccio financeiro subseqente, orienta a elaborao do Oramento (Lei Oramentria Anual), dispe sobre alteraes na legislao tributria e estabele a poltica de aplicao das agncias financeiras de fomento. Com base na LDO aprovada a cada ano pelo Poder Legislativo, a Secretaria de Oramento Federal, rgo do Poder Executivo, consolida a proposta oramentria de todos os rgos dos Poderes (Legislativo, Executivo e Judicirio) para o ano seguinte no Projeto de Lei encaminhado para discusso e votao no Congresso Nacional. Por determinao constitucional, o Governo obrigado a encaminhar o Projeto de Lei Oramentria Anual ao Congresso Nacional at o dia 31 de agosto de cada ano (4 meses antes do encerramento da sesso legislativa). Acompanha o projeto uma Mensagem do Presidente da Repblica, na qual feito um diagnstico sobre a situao econmica do pas e suas perspectivas. A Lei Oramentria Anual disciplina todos os programas e aes do governo federal no exerccio. Nenhuma despesa pblica pode ser executada sem estar consignada no Oramento. No Congresso, deputados e senadores discutem na Comisso Mista de Oramentos e Planos a proposta oramentria (projeto de lei) enviada pelo Poder Executivo, fazendo modificaes que julgar necessrias, por meio de emendas, votando ao final o projeto. A Constituio determina que o Oramento deve ser votado e aprovado at o final de cada Legislatura (15.12 de cada ano). Depois de aprovado, o projeto sancionado e publicado pelo Presidente da Repblica, transformando-se na Lei Oramentria Anual. A Lei Oramentria Anual (LOA) estima as receitas e autoriza as despesas do Governo de acordo com a previso de arrecadao. Se durante o exerccio financeiro houver necessidade de realizao de despesas acima do limite que est previsto na Lei, o Poder Executivo submete ao Congresso Nacional um novo projeto de lei solicitando crdito adicional.

Por outro lado, a necessidade de conteno dos gastos obriga o Poder Executivo muitas vezes a editar Decretos com limites oramentrios e financeiros para o gasto, abaixo dos limites autorizados pelo Congresso. So os intitulados Decretos de Contingenciamento, que limitam as despesas abaixo dos limites aprovados na lei oramentria. A Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada em 2000 pelo Congresso Nacional introduziu responsabilidades para o administrador pblico em relao aos Oramentos da Unio, dos Estados e Municpios, como o limite de gastos com pessoal, por exemplo. A LRF instituiu a disciplina fiscal para os trs Poderes: Executivo, Legislativo e Judicirio, estendendo tambm a disciplina aos Oramentos de Estados e Municpios. Os objetivos de toda poltica oramentria so corrigir as falhas de mercado e as distores, visando manter a estabilidade, melhorarem a distribuio de renda, e alocar os recursos com mais eficincia. O Oramento tem a funo de tambm regular o mercado e coibir abusos, reduzindo falhas de mercado e extremidades negativas (fatores adversos causados pela produo, como poluio, problemas urbanos, etc.) O Governo intervm de vrias formas no mercado. Por intermdio da poltica fiscal e da poltica monetria, por exemplo, possvel controlar preos, salrios, inflao, impor choques na oferta ou restringir a demanda. Instrumentos e recursos utilizados pelo Governo para intervir na Economia:

Poltica Fiscal - envolve a administrao e a gerao de receitas, alm do cumprimento


de metas e objetivos governamentais no oramento, utilizado para a alocao, distribuio de recursos e estabilizao da economia. possvel, com a poltica fiscal, aumentar a renda e o PIB e aquecer a economia, com uma melhor distribuio de renda.

Poltica Regulatria - envolve o uso de medidas legais como decretos, leis, portarias,
etc., expedidos como alternativa para se alocar, distribuir os recursos e estabilizar a economia. Com o uso das normas, diversas condutas podem ser banidas, como a criao de monoplios, cartis, prticas abusivas, poluio, etc.

Poltica Monetria envolve o controle da oferta de moeda, da taxa de juros e do crdito


em geral, para efeito de estabilizao da economia e influncia na deciso de produtores e consumidores. Com a poltica monetria, pode-se controlar a inflao, preos, restringir a demanda, etc. O Oramento Pblico funciona como um balizador na Economia. Se tivermos elevados investimentos governamentais no Oramento, provavelmente o nmero de empregos aumentar, assim como a renda agregada melhorar. Em compensao, um oramento restrito em investimentos, provocar desemprego, desacelerao da economia, e decrscimo no produto interno bruto. O Governo pode provocar oramentos expansionistas ou gerar um oramento recessivo. Dentre as funes consubstanciadas no Oramento Pblico, destacamos:

Funo alocativa - Oferecer bens e servios (pblicos puros) que no seriam oferecidos
pelo mercado ou seriam em condies ineficientes (meritrios ou semi-pblicos) e. Criar condies para que bens privados sejam oferecidos no mercado (devido ao alto risco, custo, etc.) pelos produtores, por investimentos ou intervenes, corrigir imperfeies no sistema de mercado (oligoplios, monoplios, etc) e corrigir os efeitos negativos de extremidades.

Funo distributiva Tornar a sociedade menos desigual em termos de renda e riqueza,


atravs da tributao e transferncias financeiras, subsdios, incentivos fiscais, alocao de recursos em camadas mais pobres da populao, etc.

Funo estabilizadora ajustar o nvel geral de preos, nvel de emprego, estabilizar a


moeda, mediante instrumentos de poltica monetria, cambial e fiscal, ou outras medidas de interveno econmica (controles por leis, limites).

PRINCPIOS DO ORAMENTO PBLICO


Existem princpios bsicos que devem ser seguidos na elaborao e execuo do oramento, que esto definidos na Constituio Federal, na Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964, no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Oramentrias. A Lei n 4.320/64 estabelece os fundamentos da transparncia oramentria (art. 2): "A Lei do Oramento conter a discriminao da receita e despesa, de forma a evidenciar a poltica econmico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecido os princpios da unidade, universalidade e anualidade".

PRINCPIOS ORAMENTRIOS Unidade S existe um Oramento para cada ente federativo (no Brasil, existe um
Oramento para a Unio, um para cada Estado e um para cada Municpio). Cada ente deve possuir o seu Oramento, fundamentado em uma poltica oramentria e estruturado uniformemente. No h mltiplos oramentos em uma mesma esfera. O fato do Oramento Geral da Unio possuir trs peas, como o Oramento Fiscal, o Oramento da Seguridade Social e o Oramento de Investimento no representam afronta ao princpio da unidade, pois o Oramento nico, vlido para os trs Poderes. O que h so apenas volumes diferentes segundo reas de atuao do Governo.

Universalidade o Oramento deve agregar todas as receitas e despesas de toda a


administrao direta e indireta dos Poderes. A Lei oramentria deve incorporar todas as receitas e despesas, ou seja, nenhuma instituio pblica que receba recursos oramentrios ou gerencie recursos federais pode ficar de fora do Oramento.

Anualidade / Periodicidade o Oramento cobre um perodo limitado. No Brasil, este


perodo corresponde ao ano ou exerccio financeiro, de 01/01 a 31/12. O perodo estabelece um limite de tempo para as estimativas de receita e fixao da despesa, ou seja, o oramento deve se realizar no exerccio que corresponde ao prprio ano fiscal.

Legalidade O Oramento objeto de uma lei especfica (Lei ordinria no Brasil), e


como tal, deve cumprir o rito legislativo prprio, com o cumprimento de todos os quesitos, inclusive seu sancionamento e publicao pelo Presidente da Repblica ou Congresso Nacional.

Exclusividade O Oramento s versa sobre matria oramentria, podendo conter


autorizao para abertura de crditos suplementares e operaes de crdito, ainda que por antecipao da receita.

Especificao ou discriminao ou especializao So vedadas autorizaes globais


no Oramento. As despesas devem ser especificadas no Oramento, no mnimo, por modalidade de aplicao.

Publicidade O Oramento de um pas deve ser sempre divulgado quando aprovado e


transformado em lei. No Brasil, o Oramento Federal publicado no Dirio Oficial da Unio.

Equilbrio As despesas autorizadas no Oramento devem ser, sempre que possvel


igual s receitas previstas. No pode haver um desequilbrio acentuado nos gastos.

Oramento-Bruto - A receita e despesa constante no Oramento, exceto os descontos


constitucionais (ex. transferncias constitucionais), devem aparecer no Oramento pelo valor total ou valor bruto, sem dedues de nenhuma espcie.

No-afetao ou no-vinculao vedada a vinculao dos impostos a rgo, fundo


ou despesa, exceto as prprias transferncias constitucionais para manuteno e desenvolvimento do ensino (FPE, FPM, etc.) e as garantias s operaes de crdito por antecipao da receita.

Programao, tipicidade e atipicidade Durante a fase de consolidao da proposta de


Oramento, geralmente se seguem determinadas classificaes oramentrias existentes. H uma tabela de classificao funcional de despesas, por exemplo, que classifica a despesa em funes, sub-funes, programas e aes. H outra tabela de classificao da despesa por fontes de recursos e outra por unidade oramentria, por exemplo. No processo de programao da despesa no Oramento, em primeiro lugar preciso identificar a funo a que pertence despesa (se uma despesa classificvel na funo Educao, Sade, Cincia e Tecnologia, Transportes, ou qualquer outra). A funo o nvel mais elevado de agregao de despesas, representando quase que uma rea de atuao do Governo. As diferentes funes se dividem em sub-funes, que, por sua vez, comportam diferentes programas de Governo, compostos por aes (projetos, atividades ou operaes especiais) a realizar no exerccio. Programar uma despesa classificar a despesa de maneira a ficar evidenciado onde ser utilizado o recurso (em qual funo, sub-funo, programa ou ao do Governo). Porm, no processo de programao, pode ocorrer de um programa no se vincular sua respectiva sub-funo da tabela de classificao funcional. OU uma sub-funo no se vincular sua funo tpica, constante da tabela de classificao funcional. Ou seja, em termos prticos, nem sempre se programa a despesa respeitando-se a classificao funcional existente nas tabelas oramentrias. Quando um programa vinculado a uma sub-funo que no aquela correspondente da tabela de classificao, dizemos que ocorreu atipicidade na programao da despesa, ou seja, no h uma classificao tpica. O mesmo acontece quando uma despesa classificada no Oramento em uma subfuno est vinculada a outra funo que no a funo correspondente, segundo a tabela de classificao oramentria. A tabela de classificao funcional da despesa por funes e sub-funes est consignada no livro Manual Tcnico de Oramento publicado pela Secretaria de Oramento Federal do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG).

CONCLUSO
Conclui se que,o planejamento a base para toda organizao, que deve elaborar seu oramento e planejar o seu futuro.No pretendemos com esse trabalho afirmar que a implantao do oramento eliminar com as dificuldades financeiras das empresas,e nos governos mas certamente permitir ao gestor visualizar antecipadamente possveis problemas, tendo assim tempo hbil para solucion-los.

10

You might also like