You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE CCERES CURSO LICENCIATURA PLENA EM COMPUTAO PORTUGUS INSTRUMETAL PROFESSORA MS REGIANE CALDEIRA

BIANCA STELLA BRENDA CAROLINE SANTOS DA SILVA

INTERNETS: UM NOVO IDIOMA? A INFLUNCIA DA INTERNET NA COMUNICAO ESCRITA E ORAL

CCERES MT JUNHO/2012

INTRODUO

O acesso internet vem se ampliando rapidamente a cada dia, dissipando mudana e conhecimento no estilo de vida das pessoas de todo o mundo. Dessa forma surgiram os meios online de conversao que veio modificando grande parte da comunicao escrita e oral, passando a existir uma nova linguagem, nomeada Internets. Ento, como devemos encarar essa nova modalidade de escrita que se faz presente cada vez mais entre os jovens mesmo contrariando alguns conceitos preestabelecidos pela instituio escolar e pela sociedade?

INTERNETS: UM NOVO IDIOMA? A INFLUNCIA DA INTERNET NA COMUNICAO ESCRITA E ORAL.

A linguagem da internet vem sofrendo mudanas e transformao de forma incessante no mundo da comunicao virtual, surgindo novos gneros textuais e, consequentemente, uma nova linguagem denominada Internets.

O Internets uma acomodao lingstica que exige rapidez na conversao no meio virtual, sem normas gramaticais, sem formalidades, usando diferentes signos lingusticos e diferentes falares, contendo seu prprio cdigo. Geralmente, essa linguagem virtual usada pelos internautas adolescentes, onde se esquivam das normas da lngua escrita, simplificando e simulando perfeitamente a lngua falada. Os defensores desta linguagem afirmam que alm de acelerar a comunicao, a linguagem estimula a concentrao, aumentam o hbito da leitura e escrita entre os jovens. J outros acreditam que a linguagem utilizada pelos internautas, com algumas excees, no teria uma utilidade prtica no mundo real, ou seja, deve ficar sempre restrita ao ambiente virtual. Marcuschi (2004), citado por Santos (2008), defende que a comunicao atravs da internet no s fez proliferar novos gneros tpicos deste meio como tambm promoveu uma mistura entre os gneros. Compreendendo-se assim que a linguagem da internet interessante porque mescla a lngua escrita com caractersticas da prpria lngua oral. Segundo Santos, como existe a liberdade de expresso, ento ningum discriminado por ser um pouco mais formal e dispensar o modo reduzido de escrever. O importante ser compreendido pelo maior nmero de pessoas possvel e despertar a ateno do interlocutor (Santos, 2008, p.47). E o Internets o cdigo da psmodernidade, onde tem lugar e hora de uso, e os jovens sabem disso, mas o problema o excesso de rotina de acesso que influenciam e at substituem comportamentos. neste exato momento que entra o papel da escola, onde devem chamar ateno do aluno para descobrir novos gneros discursivos, novos modos de interpretao e novos estilos de pesquisa e estudo, o afastando um pouco do acesso internet (Nunes, 2010).

Nesse ponto de vista educacional, a nova linguagem traz alguns aspectos negativos, influenciando e interferindo na escrita dos alunos que no sabem delimitar seu uso (Alves, 2010, p.211). Os professores no podem ignorar essa realidade, tampouco a ortografia que est presente no dia-a-dia dos adolescentes, pois saber trabalhar com essa realidade pode ser um avano para o ensino-aprendizagem de lngua portuguesa. Em funo disso, Santos (2008) ressalta que, a linguagem da internet no capaz de acabar com a lngua portuguesa e, muito menos, deturp-la. Seu objetivo atribuir certa identidade ao grupo, alm de agilizar e, consequentemente, facilitar a interao virtual. Contudo, ainda no podemos considerar o Internets como uma nova linguagem, pois utilizada em total liberdade e est em constante transformao, adquirindo novos elementos, colocando outros em desuso, acompanhando as transformaes sociais, polticas e culturais dos povos. Sendo assim, no se pode ter uma viso mais ampla desse fenmeno virtual lingustico. Dessa forma, podemos concluir que o internets apenas prximo passo para a evoluo da linguagem, afinal, o portugus muda e evolui como muitas expresses e construes gramaticais usadas no sculo XVI foram substitudas ou extinguidas.

CONCLUSO

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:
ALVES, Carolina de Miranda Pineli; OLIVEIRA, Solange Mendes. O internets na sala de aula. Eletras, vol. 20, n. 20, jul. 2010. HAMZE, Amelia. O que o Internets?. Blog de tecnologia e educao. Colgio Caetano lvares. Barretos: 2010. Disponvel em: http://blog.educacional.com.br/bloginfo/2010/05/31/o-que-e-o-internetes/ NUNES, Claudia M. Internets: um mundo maravilhoso. Escola de Rede: 2010. Disponvel em: http://escoladeredes.net/profiles/blogs/internetes-um-mundo SANTOS, Daniela Gehlen dos; GOMES, Andria. Consideraes Acerca do Internets. Ensino e Pesquisa, vol. 1, n. 5, 2008. SMAAL, Beatriz. Como est o seu internets? Conhea a linguagem utilizada no mundo online. Tecmundo: 2009. Disponvel em: http://www.tecmundo.com.br/twitter/2467-como-esta-o-seu-internetes-conheca-alinguagem-utilizada-no-mundo-online.htm SOUTO, Alex de Arajo e SILVA, Sheila Maria Tabosa. A Retextualizao e o Uso do Internets como Prtica Escolar. Multimodalidade e Ensino, 1 ed, 2008.

You might also like