You are on page 1of 4

Pierre Bourdieu

Socilogo francs, nascido em 1930 e falecido em 2002, foi professor na Escola Pr tica de Altos Estudos de Pariscomeando por desenvolver trabalhos na rea da etno logia. As suas investigaes incidiram fundamentalmente narelao entre o sistema social e o sistema de ensino, isto , existiria uma relao entre a classe social e a c arreiraescolar e profissional das pessoas (teoria da reproduo social). Para alm di sso, a escola valoriza aqueles que possuemuma "herana cultural" e facilitada a a prendizagem a todos os que possuem o capital cultural.

reproduo cultural
A escola,segundo a anlise de Bourdieu, participa no s na transmisso e renova o da cultura, como na renovao dadesigualdade social, por intermdio da imposi o da cultura dominante como cultura legtima. So as crianas dos meiossociais pri vilegiados que esto mais aptas a incorporar a cultura dominante veiculada pelo sis tema de ensino. Bourdieu insiste, assim, no facto de a cultura prpria escola e aos seus professore s ser imposta s crianas, mesmoquelas que so provenientes de meios culturais diferentes ou de uma outra cultura. A questo da reproduo culturalligase, deste modo, ao estudo das condies da reproduo da dominao, na qual a c ultura tem um lugar. O caso daanlise da escola exemplar, na medida em que de monstra como esta instituio participa na reproduo das relaesde dominao. C om efeito, a escola legitima o insucesso das crianas provenientes das classes popu lares, assim como,em contrapartida, as grandes escolas, cujos alunos so, na sua maioria, provenientes das classes superiores, assegurama reproduo daqueles que dominam. As anlises de Bourdieu sobre a reproduo social e cultural utilizam determinados conceitos, como: violncia simblica(e legitimao das diferentes dominaes), habi tus (ou a herana cultural coletiva e comum, em funo dasaprendizagens dos mod elos de conduta e dos modos de perceo e de pensamento), capital social e cultura l (no sentidodos recursos disponveis), campo social (h uma pluralidade de espao s sociais, marcados pelas relaes deconcorrncia entre agentes ou pelas relaes d e dominao especficas de cada campo), dominao cultural (relaesassimtricas

entre os agentes e os grupos; certos agentes acumulam capitais culturais ou mesm o capitais econmicos,culturais e polticos, enquanto outros so excludos). Em concluso, pode entenderse por reproduo cultural os modos como a escola, a par de outras instituies, co ntribuipara manter as desigualdades sociais e culturais, transmitindo os valores, as atitudes e os hbitos de culturadominantes.

capital cultural
Desenvolvido por Pierre Bourdieu, este conceito referese ao conjunto de recursos, competncias e apetnciasdisponveis e mobilizveis e m matria de cultura dominante ou legtima. Pode existir em dois estados: incorpor ado,quando faz parte das disposies, do habitus, dos agentes; e objetivado, quand o certificado atravs de provas,atributos ou ttulos, designadamente escolares. Co mo qualquer capital, o capital cultural confere poderes que propiciamdiversas proba bilidades de lucro (econmico, cultural, social ou simblico) nos campos e mercados em que eficiente.Todo o capital, seja qual for a sua espcie, subentende uma rel ao de dominao, de apropriao/desapropriao. Se,a priori, todos dispomos de competncias e de saberes, o certo que estes so valorizados de forma desigual. Umdeterminado saber, para ascender ao estatuto de capital cultural, carece ser rec onhecido e legitimado como tal.Consoante o seu enraizamento social (por exemplo, popular ou burgus), assim as diferentes formas de saber se tornamdignas ou no de crdito, conferem ou no dividendos na bolsa dos valores sociais. O capital no , portanto, uma coisa, uma substncia, mas uma relao (de poder) correspondente a um determinadoestado de foras na luta de classes. Mudando est e, alterase tambm o valor das propriedades e dos atributos ditosculturais. A dita cultura do minante um arbtrio cultural que, desconhecido na sua relatividade, passa por um a realidadeabsoluta. A famlia e a escola destacamse como as principais instituies de transmisso e inculcao do capitalcultural. No ambiente familiar adquiremse competncia lingustica, esquemas de pensamento e eventual familiarizaocom os contedos e, sobretudo, as formas da cultura legtima. Consoante a distncia ou a sintonia entre as culturas declasse (das famlias) e a cultura legtima, assim tende r a ser mais ou menos bem sucedida a trajetria escolar esocioprofissional dos age ntes. O funcionamento da escola e a sua articulao com a sociedade global conflue m para queestes percursos no sejam percebidos como produtos dos efeitos conjug ados de condies sociais discriminantes, mascomo destinos pessoais ou fatalidades de ndole diversa. Nesta lgica, a escola no se limita a inculcar um determinadosa ber, promove tambm uma viso do mundo. Para alm de participar na distribuio dos agentes pelas vrias posiessociais, a escola concorre ainda para conformar c ada um com a sorte que lhe cabe. Na tica de Bourdieu, a reproduocultural indi ssocivel da reproduo social. Dimenso crucial na configurao do espao social, o capital cultural influi considera velmente num amplo leque deprticas e representaes sociais, papel este, alis, c

ada vez mais reconhecido pelos socilogos. Bourdieu relevao,sobremaneira, no que se refere aos usos sociais da fotografia, ao apreo pela arte e aos gostos.

reproduo social
Entendese por reproduo social o processo mediante o qual uma sociedade, atravs de div ersos mecanismos,reproduz a sua prpria estrutura. Bourdieu utiliza o conceito de habitus para explicar os mecanismos atravs dos quaisaprendemos a fazer parte de uma sociedade e a reproduzila continuamente atravs das nossas aes, mas tambm amodificla. Seria a partir do habitus, um conjunto de disposies permanentes, que podera mos produzir pensamentos,percees, expresses, aes, e que teria sempre como limite as prprias condies histricas e socialmentedeterminadas em que ele prp rio produzido. Ou seja, sendo produto de um conjunto de condicionamentos, o ha bitustenderia a reproduzir a lgica desses mesmos condicionamentos. Neste proces so, a socializao, e em particular asocializao primria, seria determinante, na m edida em que esta ocorre numa fase da vida em que as experinciastendem a ser mais marcantes e, portanto, mais durveis. Como o habitus tende a garantir a sua prpria constncia, elegera mecanismos de seleo de novas informaes, rejeitand o aquelas que possam pr em causa as informaes at aacumuladas e desfavorec endo tambm a exposio a essas informaes assim que, por exemplo, tendemos arelacionarnos com indivduos que possuem situaes sociais idnticas s nossas, no s porq ue so mais "parecidos"connosco, facilitando a interao, mas tambm porque tend emos a procurar relacionarmonos com os nossos pares. Ouseja, a prpria possibilidade de nos confrontarmos co m pessoas cujo habitus muito diferente do nosso mais limitadado que a possibili dade de nos vermos perante aqueles que mais se assemelham a ns, traduzindose numa limitao dapossibilidade de transformao ou reconverso das nossas per cees, valores, normas, aes, etc. Assim, do ponto devista da sociedade global, e stas pequenas aes, que quotidianamente pomos em prtica, permitem garantir u ma certacontinuidade do sistema social existente, isto , reproduzilo tal como ele . assim que, por exemplo, Bourdieu ePasseron analisam os fen menos de sucesso e insucesso escolar, de escolha de cursos e tambm de mobilida de social,concluindo pela existncia de mecanismos que, no impedindo a transfor mao da estrutura social, a limitam. Todavia,nenhum sistema social absolutame nte imvel, e, embora todas as sociedades tenham mecanismos que tendem repro duo das suas prprias condies de existncia, existem tambm modificaes qu e tero tanto maior peso e queoperaro tanto mais depressa quanto mais aberta fo r essa sociedade.

Em Sobre a televiso Pierre Bourdieu faz uma crtica aos jornalistas (especialmente televisivos), estabelecendo um paralelo entre o telejornalismo e a poltica. Descreve os diferentes mecanismos que compem a televiso e que expem a uma grande influncia as diferentes esferas da produo cultural, e, at mesmo, a poltica e a democracia. Suas crticas se fundamentam nas anlises que faz da televiso na sua busca incessante pela mais ampla audincia e nas concesses que ela faz, diariamente, a uma viso estreita e manipuladora.

Pierre Bourdieu tece comentrios e reflexes que so de grande influncia, inteligncia, percepo e coragem, pois nos revela a complacncia narcsica de um mundo jornalstico muito propenso a lanar sobre si prprio um olhar falsamente crtico. Aos poucos vo se revelando as estruturas que formam o telejornalismo, desde os diretores das emissoras, passando pelos editores, publicitrios, jornalistas, apresentadores, at os telespectadores e crticos. Tudo isso apoiado num slido e eficiente sistema de apoios, influncias, politicagens e manipulaes. A inteno do autor no de combater os jornalistas, mas de associ-los a uma reflexo, tanto que ele se preocupa em demonstrar que o jogo jornalstico miditico, muitas vezes, se d quase que inconscientemente. O autor tem a exata noo do poder que a televiso exerce no mundo inteiro e, por isso, busca detectar os desvios dos quais ela, fatalmente, se utiliza para obteno dos seus interesses. E consegue, na medida em que identifica as limitaes e imposies da televiso que vo alm at mesmo do controle poltico e econmico. Sobre a televiso destrincha os mecanismos ocultos, annimos, invisveis, atravs dos quais se exercem as censuras de toda ordem que fazem da televiso um formidvel instrumento de manuteno da ordem (simblica). Chama a ateno do leitor para o lado contrrio ao da ao da televiso, servindo-nos como um grande amplificador da viso, fazendo-nos enxergar at o fim de um horizonte mais amplo. Percebe-se, assim, a clara inteno do autor de apontar os erros dos rumos da televiso, que se constitui num amplo e muito difundido instrumento de banalizao, mas que o rbitro do acesso existncia social e poltica. No so, portanto, simples observaes, mas crticas bem fundadas, ponderadas e reveladoras, que vo contra o efeito de barreira mental da televiso. Ao fim da leitura percebe-se como a televiso evoluiu para um estgio de mentalidade-ndice-de-audincia, onde se pensa em termos de sucesso comercial, e o mercado , cada vez mais, reconhecido como instncia legtima, se impondo s produes culturais. Ficam ntidos os efeitos polticos e culturais que podem resultar da comunicao banal, das informaes instantneas, homogeneizadas, sendo repassadas continuadamente aos telespectadores. H de se concordar com o autor, que reflete sobre o moralismo dos jornalistas, j perfeitamente ajustados s slidas estruturas da televiso, que, por sua vez, est perfeitamente ajustada s estruturas mentais do pblico. Quando afirma que nossos apresentadores de jornais televisivos, nossos animadores de debates, nossos comentaristas esportivos tornaram-se pequenos diretores de conscincia que se fazem, sem ter de forar muito, os porta-vozes de uma moral tipicamente pequenoburguesa, que dizem o que se deve pensar sobre o que chamam de os problemas da sociedade, o autor faz, acertadamente, uma constatao que deveria estar ao alcance de todos os milhes de telespectadores: os jornalistas impem ao conjunto da sociedade seus princpios de viso do mundo, sua problemtica, seu ponto de vista. Acontece que, no estgio mercadolgico que alcanou a televiso, os pontos de vista jornalsticos so frutos do j slido sistema de busca, a todo custo, pela audincia, que permite obter sucesso comercial. Portanto, Sobre a televiso um livro recomendvel, importante e inteligente, pois revela-nos a importncia de se conhecer as limitaes, censuras e imposies de um campo jornalstico que dominante em relao s produes culturais e que interferem diretamente na vida de milhes de pessoas. Passa ao leitor uma mensagem esclarecedora, de luta contra o ndice de audincia, que no nada mais seno a sano do mercado, da economia, isto , puramente comercial. A essncia do livro se traduz numa frase, que deveria ser conhecida por todos, pois de vital importncia: A televiso regida pelo ndice de audincia contribui para exercer sobre o consumidor supostamente livre e esclarecido as presses do mercado, que no tm nada de expresso democrtica de uma opinio coletiva esclarecida, racional, de uma razo pblica, como querem fazer crer os demagogos cnicos. Este pensamento crtico importante, pois serve at como iniciativa para o surgimento de (novas) organizaes encarregadas de exprimir os interesses dos dominados, que esto muito longe de pensar com clareza esse problema, a fim de provocar uma ruptura na conservao desses valores estabelecidos.

You might also like