You are on page 1of 21

O direito na ps-modernidade

Eduardo Carlos Bianca Bittar*


Sumrio: 1. O debate ps-moderno; 2. Modernidade: ordem e progresso?; 3. Os reflexos da ps-modernidade no campo do direito; Concluses. Referncias.

Resumo: A reflexo investiga a noo de psmodernidade e situa os seus reflexos no campo do direito, tema este que no somente representa um foco importante de pesquisa no estado contemporneo do debate jurdico, como se torna chave reflexiva de fundamental destaque para operar com as mudanas paradigmticas no interior do sistema jurdico.

Abstract: It intends to be an analysis of the post-modernity and its consequences to the law system right can not be understood with an analysis of the changing society of this time, and the investigation intends to understand this questions through the philosophical way.

Palavras-chave: Modernidade; Ps-modernidade; Keywords: Modernity; Post-modernity; crisis; Crise; Transio paradigmtica. transition.

A ps-modernidade: conceituao e definio

A expresso ps-modernidade batiza um contexto scio-histrico particular, que se funda na base de reflexes crticas acerca do esgotamento dos paradigmas institudos e construdos pela modernidade ocidental. A expresso polmica e no gera unanimidades, assim como seu uso no somente contestado como tambm se associa a diversas reaes ou a concepes divergentes. A literatura a respeito do tema prdiga, mas as interpretaes do fenmeno so as mais divergentes. Ademais, outras expresses j foram indicadas para designar este status quo, com suas diversas projees sobre a vida humana, dentre elas supermodernidade

Livre-docente e Doutor. Professor Associado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo, nos cursos de graduao e psgraduao. Professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Direitos Humanos do UniFIEO. Presidente da Associao Nacional de Direitos Humanos (ANDHEP) e Pesquisador-snior do Ncleo de Estudos da Violncia (NEV-USP).

(Georges Balandier) e modernidade reflexiva (Ulrich Beck), sem lograr o mesmo xito ou o mesmo emprego expandido na literatura especializada1. Apesar de toda a problemtica que envolve a afirmao desta expresso, ela parece ter ganhado maior alento no vocabulrio filosfico e sociolgico (Lyotard, Habermas, Beck, Bauman, Boaventura de Souza Santos) contemporneo, e ter entrado definitivamente para a linguagem corrente. O curioso perceber que esta j a primeira caracterstica da ps-modernidade: a incapacidade de gerar consensos2. Mesmo entre os que aceitam o uso do termo para designar um estado atual de coisas, um processo de modificaes que se projeta sobre as diversas dimenses da experincia contempornea de mundo (valores, hbitos, aes grupais, necessidades coletivas, concepes, regras sociais, modos de organizao institucional...), no h sequer unanimidade na determinao da data-marco para o incio deste processo. Muito menos que prender-se a datas e referncias estanques e aceitando mesmo os riscos inerentes ao uso e emprego da expresso ps-modernidade entende-se interessante a identificao deste processo de ruptura como modo de se diferenciar e de se designar com clareza o perodo de transio irrompido no final do sculo XX e que possui por trao principal a superao dos paradigmas erigidos ao longo da modernidade. A sensao de crise, em amplas magnitudes e alcanando diversos aspectos da vida no sculo XX, estava sensivelmente presente nos anos 1960, momento em que diversos movimentos globais de protesto e revolta, caracteristicamente
Para muitos, acima da prpria literatura na rea, a afirmao da ps-modernidade ter-se-ia dado com o marco poltico-referencial da figura de Margaret Thatcher e de seu modelo poltico: Margaret Thatcher deve ter compreendido esse estado das coisas de modo intuitivo ao inventar o slogan que afirma que no existe de modo algum algo como a sociedade. Ela o fenmeno propriamente psmoderno (HABERMAS, A constelao ps-nacional: ensaios polticos, Littera-Mundi, 2001, p. 76). Para Bauman: No em toda parte, porm, que essas condies parecem, hoje, estar prevalecendo: numa poca que Anthony Giddens chama de modernidade tardia, Ulrich Beck de modernidade reflexiva, Georges Balandier de supermodernidade, e que eu tenho preferido (junto com muitos outros) chamar de ps-moderna: o tempo em que vivemos agora, na nossa parte do mundo (ou, antes, viver nessa poca delimita o que vemos como a nossa parte do mundo) (BAUMAN. O malestar da ps-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998, p. 30). 2 Nisto est o que h de mais prprio na expresso, conforme indica Boaventura de Souza Santos: Como todas as transies so simultaneamente semi-invisveis e semicegas, impossvel nomear com exactido a situao actual. Talvez seja por isso que a designao inadequada de ps-moderno se tornou to popular. Mas, por essa mesma razo, este termo autntico na sua inadequao (SANTOS, A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. So Paulo: Cortez, 2001, p. 50).
1

132

Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

antimodernistas, eclodiam no sentido de identificar novas formas de combater a racionalidade brutalizante da vida sob os paradigmas modernos. Se Habermas aponta os anos 1950 e 1960 como favorveis ao surgimento da ps-modernidade, a culminncia de grande significao desta inteira efervescncia cultural, social e poltica ocorre em 1968, em todas as partes do mundo, com as marcantes manifestaes estudantis, preparando-se o terreno para o advento de novas identidades3. O esfacelamento da modernidade e a percepo desta sensao de passagem tornam os olhos filosficos da contemporaneidade crticos de todo o imperialismo da racionalidade moderna. Questionar a modernidade significa pensar o que a modernidade ou, ainda, ao que ela serviu e o que trouxe de resultados para a vida social desde sua concepo. No lodaal do em que a filosofia do ps-guerra se encontrava, a conscincia dos destinos da modernidade ainda era muito parcamente entrevista. Alis, a est j a raiz de toda a dificuldade: se o termo modernidade (modernismo) , em si, um termo ambguo, o que dizer do termo ps-modernidade (ps-modernismo), que carrega em sua estrutura semntica dupla carga de ambigidades?4 A ps-modernidade chega para se instalar definitivamente, mas a modernidade ainda no deixou de estar presente entre ns, e isto fato. Suas verdades, seus preceitos, seus princpios, suas instituies, seus valores (impregnados do iderio burgus, capitalista e liberal)5, ainda permeiam grande parte das prticas institucionais
Embora fracassado, ao menos a partir dos seus prprios termos, o movimento de 1968 tem de ser considerado, no entanto, o arauto cultural e poltico da subseqente virada para o ps-modernismo. Em algum ponto entre 1968 e 1972, portanto, vemos o ps-modernismo emergir como um movimento maduro, embora ainda incoerente, a partir da crislida do movimento antimoderno dos anos 60" (HARVEY. A condio ps-moderna. So Paulo: Loyola, 1992, p. 44). 4 Quem assinala esta peculiaridade do termo ps-modernismo Harvey: Quanto ao sentido do termo, talvez s haja concordncia em afirmar que o ps-modernismo representa alguma espcie de reao ao modernismo ou de afastamento dele. Como o sentido de modernismo tambm muito confuso, a reao ou afastamento conhecido como ps-modernismo o duplamente (HARVEY. A condio ps-moderna. So Paulo: Loyola, 1992, p. 19). 5 esclarecedora a lio de Boaventura sobre o paralelismo entre capitalismo e modernidade: A modernidade ocidental e o capitalismo so dois processos histricos diferentes e autnomos. O paradigma scio-cultural da modernidade surgiu entre o sculo XVI e os finais do sculo XVIII, antes de o capitalismo industrial se ter tornado dominante nos actuais pases centrais. A partir da, os dois processos convergiram e entrecruzaram-se, mas, apesar disso, as condies e a dinmica do desenvolvimento de cada um mantiveram-se separadas e relativamente autnomas. A modernidade no pressupunha o capitalismo como modo de produo prprio. Na verdade, concebido enquanto modo de produo, o socialismo marxista tambm, tal como o capitalismo, parte constitutiva da modernidade. Por outro lado, o capitalismo, longe de pressupor as premissas scio-culturais da modernidade para se desenvolver, coexistiu e at progrediu em condies consideradas pr-modernas ou mesmo antimodernas (SANTOS. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. So Paulo: Cortez, 2001, p. 49).
3

Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

133

e sociais, de modo que a simples superao imediata da modernidade iluso. Obviamente, nenhum processo histrico instaura uma nova ordem, ou uma nova fonte de inspirao de valores sociais, do dia para a noite, e o viver transitivo exatamente um viver intertemporal, ou seja, entre dois tempos, entre dois universos de valores enfim, entre passado erodido e presente multifrio. A ps-modernidade, no sendo apenas um movimento intelectual ou, muito menos, um conjunto de idias crticas quanto modernidade, vem sendo esculpida na realidade a partir da prpria mudana dos valores, dos costumes, dos hbitos sociais, das instituies, sendo que algumas conquistas e desestruturaes sociais atestam o estado em que se vive em meio a uma transio. No entanto, a psmodernidade foi efetivamente constatada, identificada e descrita, assim como batizada e nomeada, a partir de uma tomada de conscincia das mudanas que vinham acontecendo e dos rumos tomados pela cultura, pela filosofia e pela sociologia contemporneas (A filosofia e o espelho da natureza, de Richard Rorty; A condio ps-moderna, de Jean-Franois Lyotard, com datao de 1979)6, dando-se preeminente destaque para a repercusso do texto de Lyotard. Mas a instaurao de uma nova ordem, que irrompe trazendo novas concepes e novos modos de ser, no se faz sem quebras abruptas e sem resistncias. Por se tratar de um movimento que est em franco processo de produo, desenrolando-se sob os olhos dos prprios narradores envolvidos, a linha histrica da psmodernidade ainda muito tenuemente percebida e muito sutilmente afeita a fortes descries tericas. Alis, mais mitos e lendas, mais fantasias e iluses esto presentes do que propriamente reais condies empricas que comprovem esta ou aquela qualidade da ps-modernidade, ou mesmo qual o rumo a ser tomado pelas sociedades a partir das modificaes introduzidas ao longo destas ltimas dcadas. Em poucas palavras, quer-se dizer que se sabe menos sobre a ps-modernidade do que efetivamente acerca dela se especula. O enevoado difano domina o cenrio a ponto de tornar-se turva a viso para contemplar o horizonte. H um grande af cabalstico, ou at mesmo apocalptico, nas tentativas de anteviso das conseqncias e dos possveis frutos advindos da introduo de novos padres de conduta social com a ps-modernidade. Neste contexto poucas certezas so certas, a no ser aquela que afirma que o certo no haver certezas7.

Cf. LEMERT. Ps-modernismo no o que voc pensa. So Paulo: Loyola, 2000, p. 126. Quem odeia bestas, sapos, aberraes ps-modernas e outras coisas sombrias do tipo pode em algum momento ter exagerado, mas no est errado em se preocupar como se preocupou. O mundo moderno est passando por alguma espcie de mudana. Mesmo os que desejariam o contrrio admitem isso (LEMERT. Ps-modernismo no o que voc pensa. So Paulo: Loyola, 2000, p. 37).
6 7

134

Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

Como se vem afirmando, a ps-modernidade no surge como algo pensado, no fruto de uma corrente filosfica. Muito menos constitui um grupo unitrio e homogneo de valores ou modificaes facilmente identificveis, mas configura como que uma fora subterrnea a irromper na superfcie somente para mostrar seu vigor, aqui e ali, trazendo instabilidade, eroses e erupes, sentidas como abalos da segurana territorial na qual se encontravam anteriormente instaladas as estruturas valorativas e as vigas conceptuais da modernidade. Certa sensao de instabilidade, de incerteza, de indeterminismo paira no ar, simultaneamente a fluxos e ondas de determinismo, de estabilidade conservadora, de certezas e de verdades modernas. As revolues que se processam afetam sobretudo a dimenso do cultural8. Ora, esta afetao do cultural, por bvio, gera um choque de culturas entre o novo e o velho, que, at que se estabilizem as crenas e se estabelecem consensos de homogeneidade, gera expectativas, como si ocorrer sempre no plano cultural. assim que se pensa estar diretamente relacionada a temtica enfocada como tema central destas reflexes, tendo em vista que todo cerne das questes jurdicas est implantado no cerne das questes culturais. Qualquer afetao dos modos pelos quais a cultura feita traduz-se, quase que imediatamente, em solues ou crises, em modificaes ou alteraes, em inovaes ou em retrocessos, que afetam diretamente o mundus iuris. Se o Direito pressupe certa estabilizao de valores majoritrios ou consensuais para que a norma exera seu poder de escolha de contedos normativos, a pergunta, num momento transitivo, acaba sendo: quais os consensos possveis num mundo em transformao? Ento passam a ser debates correntes: clonar pessoas ou proibir cientistas de realizar experincias genticas com seres humanos?; autorizar casamentos entre homossexuais ou proibir a constituio destas sociedades maritais?; diminuir a idade penal e reconhecer a incapacidade da sociedade de atrair novas geraes conscincia social ou deixar relativamente impunes atrocidades cometidas por menores? Diferentemente de como se concebia o Direito como centro de especulaes na ideologia burguesa e iluminista dos sculos XVIII e XIX, passa-se a conceb-lo, em meio a tantas transformaes scio-culturais, como um
8

Para checar a revoluo operada pelo ps-modernismo necessrio observar suas intromisses no mundo da cultura. o que afirma Lemert: Mal se precisa dizer que o ps-modernismo tem algo a ver com o que alegadamente acontece com o modernismo. Assim, se o modernismo a cultura da Idade Moderna (ou simplesmente da modernidade), ps-modernismo se relaciona com o colapso do modernismo. Logo, se se quer encontrar o ps-modernismo, necessrio antes de tudo olhar a cultura no porque a cultura seja a nica coisa importante do mundo, mas porque um aspecto particularmente sensvel da vida social (LEMERT. Ps-modernismo no o que voc pensa. So Paulo: Loyola, 2000, p. 43).

Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

135

processo em transformao, permevel s novas demandas e adaptado aos novos atores sociais. certo que tantas turbulncias conceituais e valorativas no haveriam de produzir, como conseqncia, seno a criao de um cenrio marcante de embates ideolgicos acerca das prprias caractersticas centrais da ps-modernidade. Todo processo cultural sempre um processo de reavaliao e de revalorao: a histria das culturas a traduo disto. No entanto, quando a intensificao das modificaes reclama uma lavagem simultnea, intensa e profunda de todas as dimenses pelas quais se espraiam as atividades sociais (pense-se nas transformaes dos hbitos de consumo, dos modelos de comportamento, das atitudes sexuais, dos sentidos da moda, da vertiginosa acelerao das relaes de comunicao, das transformaes institucionais, na requalificao das concepes de trabalho etc.), estse mais do que diante de um simples processo de confronto de geraes com valores diferentes est-se diante da mudana de uma poca, de uma transio intertemporal, fator de polmicas, rejeies, ansiedades e clamor social. Por isso o que h de curioso nesta expresso a grande capacidade que possui de gerar dissensos e questionamentos. H, assim, duas grandes faces: 1. a dos que enfrentam a ps-modernidade com otimismo; 2. a dos que identificam na psmodernidade motivos suficientes para a xenofobia e a averso. A capacidade para gerar atrao ou alergia, a capacidade para causar deslumbre ou medo, a capacidade para originar excitao ou insegurana um atributo especfico do novo. A experincia nova, por no vivida e incalculada, traz o grmen da intranqilidade pela conseqncia. Restam, ento, as perguntas: onde tudo isto vai nos levar?; o que isto haver de causar?; o que bom e o que mau no meio de todas estas mudanas?; onde est o porto seguro?; por que as coisas devem mudar se estavam boas no modo como se conduziam? Projetada sobre a idia de psmodernidade est toda uma carga de ansiedade inerente ao processo de vivncia do novo (de um novo contraditrio, onde valores novos se apresentam como contravalores, que sobrevivem em ondas de contestao ao lado de valores velhos), que descortina dimenses tentadoras e saborosas para os que possuem paladar pelo desconhecido, mas que causam, com a mesma intensidade, o desgosto daqueles que tm paladar pelo trivial. Portanto, aps ter ouvido tantas concepes e destacado a protoformao do conceito de ps-modernidade, ante tantas tentativas, recidivas, idas-e-vindas em torno da expresso, assume-se os riscos de t-la prxima como modus designandi de um tempo, de um momento, de uma sensao coletiva, que passa a ganhar corpo nas ltimas dcadas e pode receber o nome de ps-modernidade, com todas as mazelas implicadas na expresso. Se h imprecises e h contestaes, em meio a este tiroteio que parece interessante assinalar-se o que se entende e o que se assume como ps-modernidade. Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008. 136

A ps-modernidade, na acepo que se entende cabvel, o estado reflexivo da sociedade ante suas prprias mazelas, capaz de gerar um revisionismo de seu modus actuandi, especialmente considerada a condio de superao do modelo moderno de organizao da vida e da sociedade. Nem s de superao se entende viver a ps-modernidade, pois o revisionismo crtico implica praticar a escavao dos erros do passado para a preparao de novas condies de vida. A ps-modernidade menos um estado de coisas, exatamente porque ela uma condio processante de um amadurecimento social, poltico, econmico e cultural, que haver de alargar-se por muitas dcadas at sua consolidao. Ela no encerra a modernidade, pois inaugura sua mescla com os restos da modernidade. Do modo como se pode compreend-la, deixa de ser vista somente como um conjunto de condies ambientais para ser vista como certa percepo que parte das conscincias acerca da ausncia de limites e de segurana, num contexto de transformaes, capaz de gerar uma procura (ainda no exaurida) acerca de outros referenciais possveis para a estruturao da vida (cognitiva, psicolgica, afetiva, relacional etc.) e do projeto social (justia, economia, burocracia, emprego, produo, trabalho etc.)9.

Modernidade: ordem e progresso?

A ps-modernidade vem sendo construda sobre os escombros da modernidade. Sabendo-se que os medievais acreditavam em Deus, sacralizavam rituais de vida em nome de Deus e cometiam barbaridades em nome de Deus, os modernos descobriram um novo Deus, a quem se devota igualmente a mesma dedicao febril e cega: o progresso10. Totemizado, este novo Deus da era das luzes polariza as ener-

A sensao de insegurana e a percepo das diversas formas de esmagamento dos controles do indivduo sobre si mesmo j eram percebidos nas dcadas de 50 e 60 pela Escola de Frankfurt, como se percebe por esta anlise de Horkheimer: Nessa poca de grandes negcios, o empresrio independente no mais uma figura tpica. O homem comum acha cada vez mais difcil planejar para os seus herdeiros e mesmo para o seu futuro remoto. O indivduo contemporneo pode ter mais oportunidades do que seus ancestrais, mas suas perspectivas concretas tm prazo cada vez mais curto. O futuro no entra rigorosamente em suas transaes. Ele sente apenas que no estar perdido inteiramente se conservar a sua eficincia e a ligao com sua corporao, associao etc. Assim, o sujeito da razo individual tende a tornar-se um ego, encolhido, cativo do presente evanescente, esquecendo o uso das funes intelectuais pelas quais outrora era capaz de transcender a sua real posio na realidade (HORKHEIMER. Eclipse da razo. So Paulo: Centauro, 2003, p. 142). 10 A terra prometida uma das tantas imagens teolgicas da f no progresso, que fundam a histria da salvao e, por conseguinte, o conceito mesmo de histria (BORGES. Crtica e teorias da crise. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994, p. 136).
9

Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

137

gias sociais focando olhares entusiasmados no amor abstrato ao futuro prometido, ao mesmo tempo em que d alento a processos de desintegrao e provoca profundas distores na vida social11. As promessas nascidas com a modernidade se convertem em realizaes materiais inegveis12. Mas a cincia, ao mesmo tempo, converteu a natureza em produto, e uma vez tornada produto sob a lupa de investigao do cientista, tambm se tornou produto na esteira de produo capitalista. Afirma Horkheimer que la naturaleza es considerada hoy ms que nunca como un mero instrumento de los hombres. Es el objeto de una explotacin total, que no conoce objetivo alguno puesto por la razn, y, por lo tanto, ningn lmite. El imperialismo limitado del hombre jams se ve saciado []13. O pragmatismo insacivel, que de tudo retira a aura, nascido desse processo, que se infla da idia progressista, o mesmo que alimenta os processos de acelerada destruio do mundo natural e exausto do ambiente fsico sobre o qual se lastreia a prpria sobrevivncia da humanidade. Em nome do progresso conseguiu-se um regresso to ilimitado que ameaa colocar a humanidade toda sob uma catastrfica e irreversvel barbarizao. Mas esta advertncia j havia sido feita por Adorno e Horkheimer, quando afirmam: A maldio do progresso irrefrevel a irrefrevel regresso14. Com isso, o auge da civilizao sua prpria aniquilao, e dessa forma se realiza a dialtica do esclarecimento. Mais que isto, o processo de afirmao das sucessivas etapas do capital, do industrial ao financeiro, do nacional ao global, condicionou a identidade humana a um processo de alienao de sua prpria natureza, onde o instrumento se converte em fim e os meios operam independentemente do ingrediente humano. Com a modernidade abriu-se campo para a possibilidade de instrumentalizao da razo, que agora se converte na inoperncia de uma razo que tolera o convvio com a degradao humana, com a violncia e com a fome. No fundo, se trata de perceber que as promessas da modernidade haveriam, paradoxalmente, de conduzir a Auschwitz, que pode ser considerado o trauma do
11 O progresso, que j foi a manifestao mais extrema do otimismo radical e uma promessa de felicidade universalmente compartilhada e permanente, se afastou totalmente em direo ao plo oposto, distpico e fatalista da antecipao: ele agora representa a ameaa de uma mudana inexorvel e inescapvel que, em vez de augurar a paz e o sossego, pressagia somente a crise e a tenso e impede que haja um momento de descanso (BAUMAN. Tempos lquidos. So Paulo: Zahar, 2007, p. 16). 12 No podemos negar o progresso tcnico e material; ningum quer hoje voltar candeia de azeite e escravido em que pesem os problemas com o meio ambiente e com a formalizao do direito mas so inevitveis a considerao da idia mesma de progresso e a sensao de que nessa rea do conhecimento e da argumentao no demos ainda um bom passo adiante (BORGES. Crtica e teorias da crise. So Paulo: Zahar, 1994, p. 228). 13 HORKHEIMER. Crtica de la razn instrumental. Madrid: Trotta, 2006, p. 127. 14 ADORNO; HORKHEIMER. Dialtica do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985, p. 46.

138

Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

sculo XX, quando os ideais da Aufklrung15 do sculo XVIII foram transformados em aparato para a realizao de Tnatos16. O pensamento de Freud no deixa de ser sensvel a esta profunda contradio, o paradoxo da civilizao moderna ocidental17. Este movimento prprio da dialtica da modernidade, que ainda no cessou de operar e que se desdobra com as mais recentes transformaes do capitalismo toyotista mundializado, continua a produzir seus efeitos. Desta forma que nosso tempo se torna uma sucessiva onda de manifestaes de violncia, atentados, genocdios, guerras e formas de dominao, que tornam a assinatura deste tempo muito mais afim com a dimenso de Tnatos do que com a de Eros18. Quando Tnatos ecoa em nosso tempo, a condio hodierna se v marcada pela indelvel marca da ressonncia do medo, do temor, da violncia, do trauma psicossocial, de cujas ondulaes no se podem libertar os indivduos do hoje19. Suas ressonncias tornam inaudveis as vozes que falam a favor de Eros. Trata-se, portanto, de desmistificar a idia moderna de progresso. idia de progresso esto ligados falsos predicados daquilo que o capitalismo por si s no capaz de fazer. A idia de progresso est associada imagem de um andar para a

15 Seu contedo reduzia-se na verdade a isto: todo Aufklrung, at agora, no o era autenticamente e impedia, ao contrrio, a realizao do verdadeiro Aufklrung (WIGGERSHAUS. A Escola de Frankfurt: histria, desenvolvimento terico, significao poltica. Rio de Janeiro: Difel, 2002, p. 364). 16 Um dos poucos aforismos indubitveis da Psicanlise que o nascimento de qualquer forma psquica traumtico. Qual o trauma fundamental de nosso tempo; digamos, da segunda metade do Sculo XX? (HERRMANN, Psicanlise e poltica: no mundo em que vivemos. In: Percurso. Revista de Psicanlise. So Paulo: Instituto Sedes Sapientiae, ano XVIII, n. 6, 1, 2006, p. 19). 17 As provas aduzidas por Freud tm duplo aspecto: primeiro, deriva-as analiticamente da teoria dos instintos; e, segundo, encontra analise terica corroborada pelas grandes doenas e descontentamentos da civilizao contempornea: um ciclo ampliado de guerras, perseguies ubquas, anti-semitismo, genocdio, intolerncia e a imposio de iluses, trabalho forado, doena e misria, no meio de uma riqueza e conhecimento crescentes (MARCUSE. Eros e civilizao: uma interpretao filosfica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro: LTC, 1999, p. 83). 18 Contudo, voltando ao poltico, a violncia desmedida dos prprios atentados terroristas, includa a imolao do agente, , em escala, uma reproduo bastante convincente do Grande Atentado que continua suspenso sobre nossas cabeas e ativo na psique social, assim como o so as medidas profilticas e retaliatrias das potncias militares. Digamos que se trata de suicdios coletivizados. Em conjunto, e s em conjunto so compreensveis, metaforizam pequenas guerras finais, uma atrs da outra (HERRMANN, Psicanlise e poltica: no mundo em que vivemos. In: Percurso. Revista de Psicanlise. So Paulo: Instituto Sedes Sapientiae, ano XVIII, n. 6, 1, 2006, p. 21). 19 Clausewitz afirmou, no sem algum cinismo, que a guerra a continuao da poltica por outros meios, e seu dito tornou-se lugar comum. A guerra que no houve, no entanto, tirou as coisas de seus lugares comuns. Porque ela est em curso, a poltica de nosso tempo. Seria mais rigoroso, pois, concluir que a poltica tem sido continuao da guerra por outros meios, menos fragorosos, s vezes mais cruis (HERRMANN, Psicanlise e poltica: no mundo em que vivemos. In: Percurso. Revista de Psicanlise. So Paulo: Instituto Sedes Sapientiae, ano XVIII, n. 6, 1, 2006, p. 24).

Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

139

frente. Na base dessa filosofia da histria forjou-se boa parte das instituies e idias que marcaram a identidade do discurso moderno. Ser que esta imagem sobrevive intacta? Geralmente se costuma medir tais passos pela quantificao de ndices econmicos, mas no geral esses ndices esto dissociados de ndices de desenvolvimento humano. A falcia contida na crena na idia de progresso, e que parece funcionar como superestrutura social para a legitimao das aes de afirmao do capital em direo ao futuro, se expressa pelo fato de que andando para a frente tambm se marcha para trs. Como afirma Benjamim: Para que falar de progresso a um mundo que afunda na rigidez cadavrica?20 O progresso pressupe dialeticamente crise, de modo que nenhuma crise do capitalismo acidental, mas parte do processo de afirmao do prprio capital. Um mundo tomado por essa lgica, cuja expanso se d na base do neoliberalismo internacional, um mundo tomado por uma parelha de foras que torna incontornvel e irreversvel a marcha em direo a catstrofes cada vez mais cclicas, profundas e arrasadoras, tanto do ponto de vista produtivo quanto do ponto de vista econmico e do ponto de vista natural. A razo instrumental, que converteu a natureza em objeto da volpia do progresso e do incremento do poder (Macht), acessria da planificao capitalista, a mesma que orienta e d condies de expanso ao capital global contemporneo, o qual fundando iluses de vida que se esgotam em consumo e posse faz com que se respire atualmente uma atmosfera na qual se sente em suspenso o cheiro de morte. Nosso mundo tem odor de morte porque foi convertido em praa de convergncia das mltiplas foras do capital mundial. A carnificina implcita provocada pela volpia do ter tolerada por parecer faltarem-lhe autoria e culpados diretos. E quando no h a quem imputar direta e visualmente a culpa, parece que a responsabilidade se dilui para o sistema. E, quando se olha para o sistema, ele parece automaticamente responder: assim que as coisas funcionam. No h outro modo. Ao menos, essa a lei de Fukuyama. Apesar da aparente vitria do capital, a questo problemtica do capitalismo no parece se resolver, pois permanece ameaada sua sobrevivncia futura por limitaes que se daro a partir da escassez de recursos e de uma radical interveno natural sobre os processos econmico-mundiais hodiernos. O fim da histria, nos muitos sentidos que esta expresso comporta, tem sido evocado com muita constncia por diversas correntes tericas contemporneas o que se processa, todavia, no o fim da histria, mas o fim de uma histria. O discurso moderno promoveu s alturas a idia de que haveria a vitria da civilizao, mas o que se vive o comeo do fim de uma barbrie, a explorao do homem pelo homem, o que
20

BENJAMIN, Parque central. In: Obras escolhidas III. So Paulo: Brasiliense, 1989, p. 171. Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

140

somente poder se operar por meio da prpria barbrie natural. Em Notas marginais sobre teoria e prxis, Adorno faz a seguinte afirmao: A recada j se produziu. Esper-la para o futuro, depois de Auschwitz e Hiroshima, faz parte do pobre consolo de que ainda possvel esperar algo pior21. espreita se encontra o desafio de conviver com mais uma crise cclica do capitalismo, agora global, e seus terrificantes efeitos sociais. A conscincia, portanto, de que violncia e degradao so termos presentes na vida hodierna com maior constncia do que se deseja, representando um bice auto-afirmao da legitimidade do Estado Democrtico de Direito, deve permitir que a prxis retome o seu sentido, para significar o lugar-tenente da liberdade, como afirma Adorno22. Se no h liberdade fora da histria, na histria que ela pode se realizar, motivo que deve animar o esprito de ao coletiva em direo a conquistas e alternativas ao que est posto, e uma delas est na releitura do sentido do termo progresso. Com Adorno: Pode-se imaginar um estado no qual a categoria perca seu sentido que, no entanto, no seja este estado de regresso universal que hoje se associa com o progresso23. O progresso deve ser lido e medido no mais por critrios materiais e econmicos simplesmente, mas por outros fatores ligados realizao da dignidade humana. Nestes termos, para Adorno, ento, o progresso transformar-se-ia na resistncia contra o perdurvel perigo da recada. Progresso esta resistncia em todos os graus, no o entregar-se degradao mesma24. A negao da degradao fala a linguagem da dignidade humana e da busca de alternativas vitria da opresso que se expressa por diversas fontes. Mas isto no possvel sem que os indivduos se sintam na responsabilidade histrica pela mudana do status quo, baseada na insatisfao com o status quo25. O contrrio disso o convvio com uma sociedade desencantada e que vive a angstia do fim das utopias, da exausto das grandes metanarrativas, a ascenso de um modo de vida menos poltico e mais esttico, menos coletivo e mais individual, mais leve e consumista, mais lquido e inconsistente, mais frentico e desbussolado.

ADORNO, Notas marginais sobre teoria e prxis. In: Palavras e sinais: modelos crticos, 2, Petrpolis: Vozes, 1995, p. 214. 22 Idem, p. 207. 23 Idem, p. 61. 24 Idem, p. 61. 25 Em outras palavras, uma recusa a continuar aceitando e a se conformar com a cultura da sociedade estabelecida, no s com as condies econmicas, no s com as instituies polticas, mas com todo o sistema de valores que eles sentem estar apodrecido no mago. Penso que a esse respeito pode-se de fato falar tambm de uma revoluo cultural. Revoluo cultural porque dirigida contra todo o establishment cultural, incluindo a moralidade da sociedade existente (MARCUSE, A grande recusa hoje. Rio de Janeiro: Vozes, 1999, ps. 63/ 64).
21

Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

141

Certamente, como massa de manobra, este modelo parece ser mais condizente. No entanto, como sentimento, o conformismo derrotista serve de alento ao processo de acovardamento que, antes mesmo de viver a tentativa de intervir na histria, encontra nela uma histria j narrada e pr-determinada. O mal que acomete a sociedade contempornea e seus valores o mal-estar na ps-modernidade26.

Os reflexos da ps-modernidade no campo do direito

A ps-modernidade, entendida como perodo de reviso das heranas modernas e como momento histrico de transio no qual se ressente o conjunto dos descalabros da modernidade, produz rupturas e introduz novas definies axiolgicas, das quais os primeiros benefcios diretos se podem colher para os sistemas jurdicos contemporneos (a arbitragem, a conciliao, o pluralismo jurdico, entre outras prticas jurdicas)27, e causaram em parte o abalo ainda no plenamente solucionado de estruturas tradicionais, nos mbitos das polticas pblicas, da organizao do Estado e na eficcia do direito como instrumento de controle social. De qualquer forma, a primeira percepo do advento da ps-modernidade e de sua projeo no mbito jurdico a de crise, em seu sentido original (krsis, gr. = ruptura, quebra)28. A noo de crise vem contextualizada, crescentemente, numa vivncia maior da prpria crise do capitalismo solidamente constitudo, alicerado em fortes concepes presenciais do Estado intervencionista, condies materiais de expanso dos mercados, amplo espao para a dominao e a hegemonia das novas ideologias pregadas pela mdia e pelos meios de comunicao, descobertas cientficas pluralizando os usos da natureza, polticas internacionais fortalecedoras da conscincia de mercado e da expanso multinacional, desenvolvimento acelerado dos meios de transporte que encurtaram distncia e reduziram custos, amplo progresso tecnolgico e mecnico etc., que um capitalismo

A respeito, vide: BAUMAN. O mal-estar na ps-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. A respeito, vide: WOLKMER. Pluralismo jurdico: fundamentos de uma nova cultura no direito. 3. ed. So Paulo: Alfa-mega, 2001, ps. 183-210. 28 O conceito de crise tambm possui sua histria: O conceito de crise, desenvolvido na tragdia clssica, tem tambm uma contrapartida no conceito de crise encontrado na idia de histria enquanto salvao. Esta margem de pensamento entrou nas teorias evolucionistas sociais do sculo XIX atravs da filosofia da histria do sculo XVIII. Pois Marx desenvolveu, pela primeira vez, um conceito cientfico-social de crises sistmicas; diante destes antecedentes que falamos hoje de crises sociais ou econmicas (HABERMAS. A crise de legitimao no capitalismo tardio. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999, p. 12).
26 27

142

Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

do perodo fordista29 e keynesiano30 do ps-guerra (1945-1973), hoje em direo a um toyotismo. O perodo progressista, de enriquecimento e estabilidade do capitalismo, logo deu sinais de exausto, provocando as primeiras desordens. Os anos dourados da propaganda, da msica, do sonho americano, da imigrao para o continente americano, da reconstruo do ps-guerra, da corrida espacial, da conquista da Lua, logo se transformaram em anos de chumbo, com conseqncias scio-econmicas as mais nefastas. Isto porque juntamente com a crise econmica adveio a crise do prprio Estado, tais os comprometimentos entre as duas instncias31. No se trata de uma mera crise econmica por desestabilidade monetria ou especulativa, mas sim de algo estrutural para a sociedade, capaz de afetar as economias mais estveis do planeta32, projetando-se da seguinte para Habermas: tendo como ponto de origem o sistema econmico, uma crise econmica de carter sistmico; tendo como ponto de origem o sistema poltico, uma crise de racionalidade de carter sistmico e uma crise de legitimao (identidade); tendo como ponto de origem o sistema scio-cultural, uma crise de motivao33. Juntamente com estes fatos, os conflitos deixam de ter a proporo e a perspectiva de conflitos individuais e passam a conflitos conjunturais, coletivos, associativos, difusos, transindividuais, motivando o colapso das formas tradicionais
A data inicial simblica do fordismo deve por certo ser 1914, quando Henry Ford introduziu seu dia de 8 horas e 5 dlares como recompensa para os trabalhadores da linha automtica de montagem de carros que ele estabelecera no ano anterior em Dearbon, Michigan (HARVEY. A condio psmoderna. So Paulo: Loyola, 1992, p. 121). 30 Os princpios da administrao cientfica, de F. W. Taylor um influente tratado que descrevia como a produtividade do trabalho podia ser radicalmente aumentada atravs da decomposio de cada processo de trabalho em movimentos componentes e da organizao de tarefas de trabalho fragmentadas segundo, padres rigorosos de tempo e estudo do movimento , tinham sido publicados, afinal, em 1911" (HARVEY. A condio ps-moderna. So Paulo: Loyola, 1992, p. 121). 31 Se as tendncias crise econmica persistem no capitalismo avanado, isto indica que as aes governamentais, intervindo no processo de realizao, obedecem no menos que os processos de troca, s leis econmicas operando espontaneamente (HABERMAS. A crise de legitimao no capitalismo tardio. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999, p. 63). 32 Vivemos hoje numa poca caracterizada tanto pelo lento declnio do imprio americano, que nasceu dos escombros dos imprios britnico, francs e holands, entre outros, como pela sbita queda da vasta ordem imperial da Unio Sovitica. Se h, como se diz, uma nova ordem mundial, tratase na melhor das hipteses da nervosa ordem da fala sobre, e da denncia de, mltiplas vozes que, devido a seu silncio at agora longo, no tinham sido realmente consideradas vozes de outros indivduos que de fato existem (LEMERT. Ps-modernismo no o que voc pensa. So Paulo: Loyola, 2000, p. 148). 33 Cf. HABERMAS. A crise de legitimao no capitalismo tardio. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999, p. 62.
29

Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

143

de se atender a demandas para as quais somente se conheciam mecanismos tpicos do Estado liberal, estruturado sobre as categorias do individual e do burgus. Enfraquecido capitalisticamente (1965/1973)34, o Estado perdia um de seus maiores arcabouos de manuteno da hegemonia social e de monoplio da violncia: a legislao35. Passa-se a perceber, a partir da dcada de 1970, um crescimento abrupto das taxas de criminalidade, pobreza, diferenas sociais, crises e movimentos de trabalhadores, mobilizaes, greves e guerrilhas civis, formas pelas quais a sociedade reage ao processo de sua complexizao perante a cultura ps-moderna em ascenso. A eroso trazida introduz um processo de transio, ao qual, com Boaventura de Souza Santos, est-se chamando de transio paradigmtica, o que no se faz sem estremecimentos naturais e sem muitas turbulncias, algumas j enfrentadas, outras ainda a enfrentar36. Percebe-se, neste contexto de crise, que o mundo um projeto inacabado; a histria seu eixo de movimentao e realizao. Em contnua construo e reconstruo de seus valores, a humanidade no pode prescindir de longos processos de maturao axiolgica. A ingenuidade das idias que constituem o cerne das propostas da modernidade ter acreditado que se tratava de respostas definitivas para os problemas humanos e que o modelo da cincia cartesiana era suficiente para explicar e devassar a verdade de todas as coisas. O positivismo, por sua vez, exacerbou o raciocnio segundo o qual a evoluo humana ter-se-ia dado pela superao das etapas mtica e metafsica era positiva, era da cincia. A iluso da objetividade havia alcanado o pensamento ocidental.
De modo mais geral, o perodo de 1965 a 1973 tornou cada vez mais evidente a incapacidade do fordismo e do keynesianismo de conter as contradies inerentes ao capitalismo (HARVEY. A condio ps-moderna. So Paulo: Loyola, 1992, p. 135). 35 Quando se detecta a crise, Habermas prope a seguinte observao: 1. Crise econmica: a) o aparelho do Estado age como rgo executivo inconsciente, maneira natural, da lei do valor; b) o aparelho do Estado age como agente planejador do capital monopolista unificado; 2. Crise de racionalidade: ocorre a destruio da racionalidade administrativa atravs de: c) interesses opostos dos capitalistas individuais; d) produo (necessria para contnua existncia) de estruturas alheias ao sistema; 3. Crise de legitimao: e) limites sistemticos; f) efeitos colaterais no-desejados (politizao) das intervenes administrativas na tradio cultural; g) crise de motivao; h) eroso de tradies importantes para a existncia contnua do sistema; i) sobrecarga atravs de sistemas universalistas de valores e novas necessidades) (HABERMAS. A crise de legitimao no capitalismo tardio.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999, p. 67). 36 Nesta transio, adensam-se os conflitos, multiplicam-se as formas de inconsistncia do sistema oficial, idealizado para retratar uma sociedade moldada sob cnones e princpios liberais, burgueses, capitalistas, progressistas e cientificistas: Uma transio paradigmtica um longo processo caracterizado por uma suspenso anormal das determinaes sociais que d origem a novos perigos, riscos e inseguranas, mas que tambm aumenta as oportunidades para a inovao, a criatividade e a opo moral (SANTOS. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. So Paulo: Cortez, 2001, p. 186).
34

144

Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

Desta forma se forjaram os principais paradigmas do Estado de Direito e da dogmtica jurdica durante o sculo XIX. Concebeu-se, neste sentido, a experincia de um Estado legalista, que se movimenta a partir de uma imensa mirade de textos normativos, atos burocrticos, expedientes dispendiosos, mas que, vivenciando a crise contempornea, incapaz de conter delitos os mais banais ou mesmo dar efetividade a normas de importncia social reconhecida. Enquanto as normas e os atos administrativos, as portarias e os expedientes burocrticos se reproduzem, multiplicam e pluralizam, tambm os crimes, atrocidades, contradies sistmicas, atos abusivos e a corrupo aumentam sua participao na desconstituio do espao de respeitabilidade do ordenamento jurdico. Validade, legalidade, ordem, impositividade, eram considerados valores supremos de um ordenamento que operava como uma razo cientfica para a disciplinao da ordem e da desordem sociais. O Estado liberal nasce sob estes dsticos e cristaliza toda uma cultura jurdica que haver de contaminar as mentalidades do sculo XX, mantendo-se estvel at os mais notveis sinais de crise desmascararem as pretenses de validade universal e objetividade, de igualdade formal e de regramento social sancionado atribudos ao ordenamento jurdico. O legal e o racional (poder e saber, na leitura foucaultiana) se somam para o combate ao ilegal e ao irracional, que so condenados ao exlio social, estranheza, ao poro, priso37. Neste sentido, contemporaneamente, percebe-se que a legalidade deixa de ser princpio de efetividade do Estado Democrtico de Direito e passa a ser medida de conteno ideolgica das mazelas formais do sistema jurdico. Trata-se de expediente ideolgico porque mantm a estrutura social intacta, ou seja, no intervm de fato na realidade histrica e concreta na qual se encontram os agentes sociais, construindo-se apenas no sentido de sustentar a justificativa do sistema. Neste sentido que promessas irrealizveis, normas abusivamente programticas, conceitos vagos so texto constitucional sem o respectivo conseqente na realidade social. H, percebe-se, todo um conjunto de necessidades vivendo e convivendo com uma demanda reprimida por justia social. Os tradicionais paradigmas que serviram bem ao Estado de Direito do sculo XIX no se encaixam mais para formar a pea articulada de que necessita o Estado contemporneo para a execuo de polticas pblicas efetivas. Assim, perdem significao: a universalidade da lei, pois os atores sociais possuem caractersticas peculiares no divisveis pela legislao abstrata; o princpio da objetividade do
37 E estes nmeros so expressivos mesmo em sociedade industrializadas e ditas de Primeiro Mundo: Todo ano, um milho e meio de americanos povoam as prises americanas. Cerca de quatro e meio milhes de americanos adultos esto sob alguma forma de controle judicial (BAUMAN. O malestar da ps-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998, p. 59).

Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

145

direito, que o torna formalmente isento de qualquer contaminao de foras polticas, quando se sabe que toda a legislao vem formulada na base de negociaes polticas e partidrias; a idia da conteno do arbtrio pela lei, fator em descrdito frente ineficcia e inefetividade das atitudes de combate corrupo e s taxas elevadssimas de impunidade; a regra de igualdade perante a lei, como garantia da indistino e do deferimento dos mesmos direitos a sujeitos igualmente capazes e produtivos no mercado, quando se sabe que as oportunidades so maiores para uns e menores para outros; a idia de que a codificao representaria uma obra cientfico-legislativa, obra-prima do saber jurdico, com disciplina nica e sistemtica das matrias por ele versadas, insuscetveis de lacunas e de erronias, possibilitando a exegese harmnica do sistema, quando se sabe que os cdigos possuem o mesmo potencial de dissincronia com as mudanas sociais que os demais textos normativos; a tripartio clara das competncias das esferas e das instncias do poder como forma de manter o equilbrio do Estado, o que na prtica resulta em dissintonia entre as polticas legislativas, as polticas judicirias e as polticas administrativas e governamentais, criando Estados simultneos orientados por valores desconexos; a idia da democracia representativa como fomento igualdade de todos e realizao da vontade geral rousseauniana, quando se sabe que a populao vive merc dos usos e abusos na publicidade, no discurso e na manipulao polticas; a intocabilidade da soberania, como forma de garantia da esfera de atuao com exclusividade dos poderes legislativos, jurisdicionais e executivos em bases territoriais fixas e determinadas na ordem internacional, quando se sabe que a interface da internacionalizao dos mercados e da interdependncia econmica tornam inevitvel o processo de integrao; a garantia de direitos universais de primeira gerao, como forma de expressar a proteo pessoa humana, o que na prtica ainda pouco se incorporou s realizaes scio-econmicas; a garantia da existncia da jurisdio como garantia de acesso a direitos, quando se sabe que, em verdade, a justia se diferencia para ricos e pobres, pelos modos como se pratica e pelas deficincias reais de acesso que possui. Enquanto se fala em princpio da legalidade, em respeito aos direitos fundamentais etc., detentos so espancados sob a custdia carcerria do Estado, pessoas so violentadas em nmero crescente nas ruas dos grandes centros urbanos, mulheres so estupradas em ruas ausentes de fiscalizao e policiamento, taxas insuportveis de crianas morrem de fome e, inexplicavelmente, doentes morrem em filas de hospitais... Em lugar das certezas modernas (verdade, cincia, ordem, regra, poder central, norma, cdigo, capital, produo, propriedade, sistema etc.), outro quadro se instaura em seu lugar, com indcios e caractersticas da mudana paradigmtica, identificveis a partir de algumas palavras: desmantelamento; desagregao; banalizao; abalo; desordem; ilegalidade; contracultura; ineficcia. 146
Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

Eis o quadro da ps-modernidade na caracterizao do scio-jurdico, procurando-se acentuar a importncia da revitalizao de valores perdidos durante a modernidade como modo de aquietao de diversas questes candentes no plano da justia social. O surreal na caracterizao do quadro est propriamente no descompasso, ou na contradio, entre a ordem formal (irreal) e a ordem social (real). Eis o que desafia o direito, bem como a cincia do direito, de um modo geral, a repensar seus prprios conceitos, prticas, valores e paradigmas.

Concluses
Cumpre dizer que esta investigao em torno dos reflexos da ps-modernidade no Direito traz como reflexo um mapeamento filosfico, numa linha emprica de questionamento, das principais perplexidades retiradas da vivncia quotidiana do fenmeno jurdico. Muito menos voltada para a dissecao formal do objeto de pesquisa, muito menos dedicada elucidao meramente terica da problemtica, a discusso trazida ao longo das pginas deste trabalho repousa, invariavelmente, sobre as diversas esferas a social, a cultural, a poltica e a econmica vividas contemporaneamente, com nfase para a realidade brasileira. A ps-modernidade identificada conceitualmente, estudada na boca dos tericos, mas sobretudo vista em sua real condio, ou seja, como fase histrica responsvel por modificaes e alteraes imprevisveis no contexto das relaes humanas e, por conseqncia, no contexto das relaes scio-jurdicas. A psmodernidade trouxe progressos, trouxe importantes aquisies e talvez represente uma importante fase de superao da humanidade de seus cnones e de seus valores, sobretudo aqueles de inspirao moderna. O que se quis foi recensear como o fenmeno jurdico vem vivenciando este momento de passagem, do moderno ao ps-moderno. Ainda mais, procurou-se estudar o conjunto de elementos determinantes que marcam a contradio da tradio jurdica, em grande parte formada ao longo da modernidade (Revoluo Francesa, quebra do absolutismo, ascenso da cincia, declaraes de direitos, formao do Estado, ascenso da burguesia, expanso do liberalismo econmico, controle democrtico do despotismo poltico, consolidao do positivismo jurdico, desenvolvimento das tecnologias dogmticas, consolidao da cincia do direito etc.), com as inovaes trazidas pela ps-modernidade vida social. Ora, a crise, em seus diversos aspectos (econmico, poltico, cultural, moral, burocrtico etc.), tem sido a geradora de um estado de alta combusto social, pois as sociopatias se multiplicam sem soluo material ou formal e inclusive revelia do Estado, aquele ente moral criado pela cultura moderna como sendo o responsvel
Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

147

pelo controle dos comportamentos sociais e pela pacificao do convvio social. Os desvios sentidos e vividos ao longo deste processo so, por sua vez, causa de novos conflitos, que se renovam e multiplicam em novas perspectivas, em grau mais acelerado e complexo que a prpria velocidade e capacidade do Estado de Direito de administr-los. Lanando as bases de um debate sobre a qualidade do direito que se quer, em face do direito que se tem, o artigo apresenta a sua utilidade para toda tentativa de recomear, no interior da cultura do direito, a partir de novas bases.

Referncias
ADORNO, Theodor W. Notas marginais sobre teoria e prxis. In: Palavra e sinais: modelos crticos, 2. Traduo de Maria Helena Ruschel. Petrpolis: Vozes, 1995. ______. Progresso. In: Palavra e sinais: modelos crticos, 2. Traduo de Maria Helena Ruschel. Petrpolis: Vozes, 1995. ______; HORKHEIMER, Max. Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. BAUMAN, Zygmunt. tica ps-moderna. Trad. Joo Rezende Costa. So Paulo: Paulus, 1997. ______. Em busca da poltica. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. ______. O mal-estar da ps-modernidade. Trad. Mauro Gama e Cludia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. ______. La globalizacin: consecuencias humanas. Trad. Daniel Zadunaisky. 2. ed. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 2001. ______. Modernidade lquida. Trad. Plnio Dentzein. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. ______. Modernidade e ambivalncia. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. ______. Tempos lquidos. Trad. Carlos Alberto Medeiros. So Paulo: Zahar, 2007. BENJAMIN, Walter, Parque central. In: Obras escolhidas, III. Trad. Jos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. So Paulo: Brasiliense, 1989. BERCOVICI, Gilberto. Desigualdades regionais, estado e constituio. So Paulo: Max Limonad, 2003. BITTAR, Eduardo C. B. O direito na ps-modernidade. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. 148
Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

BORGES, Bento Itamar. Crtica e teorias da crise. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. CASTANHEIRA NEVES, A. A crise actual da filosofia do direito no contexto da crise global da filosofia: tpicos para a possibilidade de uma reflexiva reabilitao. Boletim da Faculdade de Direito de Coimbra. Coimbra: Coimbra, 2003. ______. O direito hoje e com que sentido? O problema actual da autonomia do direito. Lisboa: Piaget, 2002. CASTORIADIS, Cornelius. O mundo fragmentado: as encruzilhadas do labirinto. Trad. Ana Barradas. Lisboa: Campo da Comunicao, 2003. COELHO, Luiz Fernando. A teoria do direito na ps-modernidade. So Paulo, 2002. Disponvel em: <http://www2.uerj.br/~direito/publicacoes/maisartigos/a-teoria-critica.html>. Acesso em: 26 ago. 2002. COMPARATO, Fbio Konder. A construo histrica dos direitos humanos. So Paulo: Saraiva, 1999. CUNHA, Paulo Ferreira da. O Ponto de Arquimedes: natureza humana, direito natural, direitos humanos. Coimbra: Almedina, 2001. DUPAS, Gilberto. tica e poder na sociedade da informao. 2. ed. So Paulo: UNESP, 2001. FARIA, Jos Eduardo O. C. O direito na economia globalizada. So Paulo: Malheiros, 1999. ______. O futuro dos direitos humanos aps a globalizao econmica. O cinqentenrio da Declarao Universal dos Direitos do Homem. AMARAL JNIOR, Alberto do; PERRONE-MOISS, Claudia (orgs.). So Paulo: USP, 1999. FROMM, Erich. Ter ou ser? Trad. Nathanael C. Caixeiro. 4. ed. So Paulo: LTC, 1987. GIDDENS, Anthony. As conseqncias da modernidade. Trad. Raul Fiker. So Paulo: UNESP, 1991. ______; BECK, Ulrich; LASH, Scott. Modernizao reflexiva: poltica, tradio e esttica na ordem social moderna. Trad. Magda Lopes. So Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1997. GUARDINI, Romano. O fim da Idade Moderna: em procura de uma orientao. Lisboa: Edies 70, 2000. HABERMAS, Jrgen. A crise de legitimao do capitalismo tardio. 3. ed. Trad. Vamireh Chacon. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.

Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

149

______. O discurso filosfico da modernidade. Trad. Ana Maria Bernardo, Jos Rui Meirelles Pereira, Manuel Jos Simes Loureiro, Maria Antnia Espadinha Soares, Maria Helena Rodrigues de Carvalho, Maria Leopoldina de Almeida, Sara Cabral Seruya. Lisboa: Dom Quixote, 1990. ______. A incluso do outro: estudos de teoria poltica. Trad. George Spencer e Paulo Astor Soethe. So Paulo: Loyola, 2002. ______. Bestialidade e humanidade. Cadernos de filosofia alem. Trad. Luiz Repa. So Paulo: USP, 1999. ______. Conscincia moral e agir comunicativo. Trad. Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. ______. crits politiques. Trad. Christian Bouchindhomme e Rainer Rochlitz. Paris: CERF, 1990. ______. A constelao ps-nacional: ensaios polticos. Trad. Mrcio SeligmanSilva. So Paulo: Littera-Mundi, 2001. HARVEY, David. Condio ps-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. Trad. Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonalves. So Paulo: Loyola, 2002. HELLER, Agnes; HHER, Ferenc. A condio poltica ps-moderna. Trad. Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998. HERMANN, Fbio. Psicanlise e poltica: no mundo em que vivemos. In: Percurso, Revista de Psicanlise, ano XVIII, n. 36, ps. 5-25, 2006. HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve sculo XX. 2. ed. Trad. Marcos Santarrita. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. ______. O novo sculo. Trad. Allan Cameron e Claudio Marcondes. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. HORKHEIMER, Max. Eclipse da razo. Trad. Sebastio Uchoa Leite. So Paulo: Centauro, 2002. ______. Crtica de la razn instrumental. Trad. Jacobo Muoz. Madrid: Trotta, 2002. LEMERT, Charles. Ps-modernismo no o que voc pensa. Trad. Adail Ubirajara Sobral. So Paulo: Loyola, 2000. LIPOVETSKY, Gilles. Lre du vide: essais sur lindividualisme contemporain. Paris: Gallimard, 1993. ______. Os tempos hipermodernos. Trad. Mrio Villela. So Paulo: Barcarolla, 2004.

150

Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

LUHMANN, Niklas. Sociologia do direito. Trad. Gustavo Bayer. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983. LYOTARD, Jean-Franois. A condio ps-moderna. 2. ed. Trad. Jos Bragana de Miranda. Lisboa: Gradiva, 1989. MARCUSE, Herbert. A grande recusa hoje. LOUREIRO, Isabel (org.). Trad. Isabel Loureiro e Robespierre de Oliveira. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. ______. Eros e civilizao: uma interpretao filosfica do pensamento de Freud. Trad. lvaro Cabral. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. SANTOS, Boaventura de Souza. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. So Paulo: Difel, 2003. ______. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. So Paulo: Cortez, 2001. ______. Introduo a uma cincia ps-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989. SOUTO, Claudio; FALCO, Joaquim. Sociologia e direito: textos bsicos para a disciplina de sociologia jurdica. So Paulo: Thomson, 1999. SOUZA JNIOR, Jos Geraldo de. Sociologia jurdica: condies sociais e possibilidades tericas. Porto Alegre: Fabris, 2002. WIGGERSHAUS, Rolf. A Escola de Frankfurt: histria, desenvolvimento terico, significao poltica. Rio de Janeiro: Difel, 2002. WOLKMER, Antonio Carlos. Pluralismo jurdico: fundamentos de uma nova cultura no direito. 3. ed. So Paulo: Alfa-mega, 2001.

Revista Seqncia, no 57, p. 131-152, dez. 2008.

151

You might also like