You are on page 1of 18

Experimentos

RECICLANDO UMA LATA


Objetivo Preparar uma lata de refrigerante para ser reciclada. Descrio O vapor de gua absolutamente invisvel. As nuvens do cu, a nvoa observada ao se sair de um chuveiro quente ou ao se respirar em um dia bem frio no so formadas por gua no estado de vapor, e sim no estado lquido, na forma de pequenas gotculas que podemos enxergar. Aquilo que observamos como uma nvoa ou neblina saindo da boca da lata ou de uma chaleira so gotculas de gua formadas pela condensao do vapor d'gua no ar. Material Lata de alumnio de refrigerante ou cerveja. Pina ou garra capaz de segurar a lata. Tigela de vidro. Fogo ou outra fonte de calor. Procedimento Coloque gua na tigela at aproximadamente trs quartos de sua altura. Adicione um pouco de gua na lata, suficiente para cobrir o seu fundo. Utilizando uma garra, segure a lata e aquea-a diretamente na chama, at a ebulio da gua.

Quando uma grande quantidade desta nvoa estiver saindo pela boca da lata, inverta esta na tigela contendo gua, de forma que a boca da lata fique submersa. Anlise No incio, a lata contm gua e ar. Quando a ebulio comea, o vapor d'gua preenche a lata, expulsando parte do ar. Quando a lata colocada na tigela, ela se resfria rapidamente e o vapor no interior da lata se condensa. O volume ocupado no estado lquido (aps a condensao) muito menor do que o volume ocupado no estado gasoso. Esta drstica diminuio no volume deixa um grande espao vazio na lata, ou seja, faz com que a presso interna da lata diminua. Como a presso externa fica muito maior que a interna, a presso atmosfrica comprime as paredes, esmagando a lata rapidamente. Quando colocamos uma lata de alumnio para reciclar podemos amass-la para que ela ocupe menos espao. Desta forma iro caber mais latas no ponto da coleta. Caso se usasse uma lata de paredes rgidas, a diferena de presso no seria suficiente para amassar a lata. Neste caso, a gua da tigela iria entrar na lata ocupando o ocupando o espao anteriormente ocupado pelo vapor. http://www.seara.ufc.br/sugestoes/quimica/quimica030.htm

SOBE-E-DESCE QUMICO
Objetivo Observar a mudana de densidade de um material poroso aps a ao de um anticido em gua. Descrio A naftalina, quimicamente designada de naftaleno, um

hidrocarboneto aromtico cuja molcula constituda por dois anis benznicos condensados. Apresenta a frmula molecular C10H8.

uma substncia cristalina branca, em forma de lminas, voltil, com odor caracterstico das esferas antitraa, e que arde com chama luminosa. O bicarbonato de sdio (NaHCO3) um composto cristalino de cor branca, muito solvel em gua, com um sabor ligeiramente alcalino. Usa-se como anticido, para tratar a acidez do estmago. Tambm muito usado nas receitas de culinria como fermento qumico, para ser utilizado no crescimento das massas de pes, bolos e biscoitos durante o cozimento no forno. A forma anihidrca do composto usa-se para absorver umidade e odores. Material 1 bquer ou copo transparente; gua; Comprimido anticido efervescente; Naftalina. Procedimento Coloque gua no copo at cerca de 2/3 do seu volume. Coloque uma bolinha de naftalina na gua e observe( evite tocar a naftalina com as mos pois a mesma txica). Adicione o comprimido anticido e observe o que ocorre com o material que voc colocou na gua. Anlise A bolinha de naftaleno afunda no copo contendo gua pois tem uma densidade maior que a da gua. Ao adicionarmos o comprimido efervescente notamos a produao de um gs. O g liberado pelo comprimido o gs carbnico. Se voc observou bem de perto este experimento, deve notar que pequenas bolhas deste gs ficam presas

na superfcuii rogosa da naftalina. Isso ocorre porque a densidade do gs carbnico muito menor que a da gua. As bolhas de gs que se prendem naftalina fazem com que a densidade mdia do conjunto naftalina-bolhas de gs fique menor que a da gua. Ao chegar ao topo do copo s bolhas se desprendem da naftalina que volta a ficar mais densa que a gua e afunda. O processo se repete por um bom tempo, enquanto houver bolhas de gs que levem a naftalina at o topo. No fim, a naftalina retorna ao fundo do copo, pois o gs tende a se soltar da superfcie.

http://www.seara.ufc.br/sugestoes/quimi ca/quimica028.htm
O BAFMETRO
Objetivo Mostrar o funcionamento de um bafmetro atravs da oxidao do lcool comum(etanol). Descrio Sabe-se que, no momento em que se ingere bebidas alcolicas, o etanol entra na circulao sangnea e, ao passar pelos pulmes, uma parte do lcool liberada atravs da respirao. Desse modo, um motorista suspeito de dirigir aps ingesto de bebidas alcolicas apresentar, em sua respirao, uma quantidade de lcool proporcional que ele teria ingerido. Na pisseta, uma parte do lcool est no estado de vapor, e quando ela apertada, esse vapor entra em contato com a soluo de K2Cr2O7/H+. Dessa forma, a pisseta faz o mesmo papel dos pulmes. Material 0,6g de K2Cr2O7(s)(dicromato de potssio) 25mL de H2SO4 concentrado (cido sulfrico) 50mL de H2O (gua destilada) Bquer de 100mL ou um copo comum

tubos de ensaio pisseta com um pouco de etanol no fundo Procedimento Prepare a soluo da seguinte maneira: * Dissolva o dicramato de potssio na gua, e em seguida - com bastante cuidado - o cido; ** Coloque uma pequena quantidade da soluo num tubo de ensaio; *** Nesse momento, introduza o bico da pisseta no tubo - sem encostlo na soluo - e aperte a pisseta; **** Agite o sistema; ***** Repita o procedimento at que a cor alaranjada inicial torne-se verde. Anlise A soluo K2Cr2O7/H+ uma mistura oxidante que, ao reagir com o etanol, provocar sua oxidao a etanal e, at mesmo, a cido actico, de acordo com a reao abaixo:

1) A ocorrncia perceptvel pela mudana de cor.BR> 2) Os bafmetros conseguem determinar a concentrao do lcool no sangue pela anlise da intensidade da cor, intensidade que captada com o auxlio de uma clula fotoeltrica muito sensvel. 3) O cheiro caracterstico do cido actico bastante perceptvel no tubo de ensaio, aps a reao.

OXIDAO DE LCOOIS.
Objetivo Mostrar a oxidao do lcool etlico. Descrio

lcoois podem ser oxidados com permanganato de potssio em cido sulfrico concentrado pelo fato do KMnO4 ser um oxidante muito forte. Material cido sulfrico concentrado(H2SO4 95 a 98%). Permanganato de potssio(KMnO4(s)). lcool etlico(lcool comum)(C2H5OH). Algodo. Basto de vidro ou uma vareta de metal. Vidro de relgio ou pedao de vidro ou madeira. Esptula colher pequena. Proveta. Procedimento No vidro de relgio, coloque um pouco de H2SO4 e uma pitada de KMnO4 de modo que a distncia entre eles seja muito pequena ou que o contato ocorra numa regio muito pequena. Envolva o algodo ao basto de vidro e embeba-o no lcool. Com um leve toque encoste o basto simultaneamente no cido e no permanganato. Anlise No momento em que o basto com o algodo embebido com o lcool encosta no cido e no permanganato, o lcool entra em combusto. A decomposio do KMnO4 em meio cido representada por:

Estes tomos de oxignio [O] vo oxidar o etanol (lcool comum) em vrias etapas, aumentando sucessivamente o grau de oxidao do C(carbono) que contm o grupo funcional de acordo com as equaes abaixo:

Sabe-se que o grau mximo de oxidao do C(famlia IV A) corresponde ao nox=+4. Portanto, o carbono do etanol(nox=-1) oxida at dixido de carbono(nox=+4).

http://www.seara.ufc.br/sugestoes/quimi ca/quimica011.htm
OS SEMELHANTES SE ATRAEM?
Objetivo Analisar a solubilidade de substncias de uso domstico. Descrio A solubilidade de substncias se d em funo de uma afinidade eletrnica existente entre as espcies em um sistema. Essa afinidade eletrnica pode ser expressa na famosa frase: "semelhante dissolve semelhante".Isso quer dizer que substncias polares se misturam bem com substncias polares, substncias apolares se misturam bem com substncias apolares e substncias polares no se misturam com substncias apolares.Quando os eltrons de uma molcula no esto distribudos uniformemente, a substncia dita como polar. Um exemplo clssico a gua porque os eltrons esto mais prximos do oxignio que do hidrognio, pois o primeiro elemento mais eletronegativo que o segundo. As substncias em que os eltrons esto distribudos igualmente por toda molculas so ditas apolares.

Um cubo de acar contm muitas molculas e elas so mantidas unidas pelas pontes de hidrognio (imagem esquerda). Quando um cubo de acar dissolve, cada molcula permanece intacta. A molcula estabelece pontes com as molculas de gua (animao piscando em vermelho) e desfaz as pontes com as outras molculas de acar. Por outro lado, o sal em soluo transforma-se em ons (imagem direita), como o ction Na+ e o nion Cl-. A solubilidade dessas substncias s possvel devido afinidade eletrnica existente entre o soluto (acar e o sal) e o solvente (a gua). Existem basicamente dois meios de substncia no que diz respeito a polaridade: polares e apolares. O termo "polar" nos d a idia de opostos, onde um dado ponto negativo e o outro positivo. Isso resultado da diferena de contribuio na ligao entre elementos qumicos diferentes. O mais eletronegativo atrai para perto de si o par de eltrons que estabelece a ligao com o outro tomo. Um exemplo de substncia polar gua, considerada um solvente universal. Material Acar (50g); 2 colheres de ch; 16 copos de vidro; leo de soja (100mL); Sal de cozinha (10g);

Acetona (100mL); lcool (100mL); Naftalina (10g); Querosene (10mL). Procedimento 1. Em copos separados, utilizando 20mL de cada substncia, misturar: gua e lcool; gua e acetona; gua e leo de soja; gua e querosene; lcool e acetona; lcool e leo de soja; lcool e querosene; acetona e leo de soja, acetona e querosene; leo de soja e querosene. Observar quais substncias se misturam perfeitamente e quais no se misturam, formando duas camadas, e anotar na tabela abaixo, colocando s nas misturas perfeitas e i nas outras. Quando houver duas camadas, colocar mais 20mL de uma das substncias e verificar se a substncia acrescentada a que est formando a camada superior ou a inferior. Anotar as observaes.

2. Dispor 3 copos em fila. Colocar 20mL de gua em cada um. No primeiro, adicionar um pouco de acar, no segundo, um pouco de sal e no terceiro, um pouco de naftalina moda. Agitar cada mistura durante alguns minutos e observar eu que casos houve dissoluo. Anotar as observaes. Dispor outros 3 copos em fila e colocar 20ml de querosene em cada um. Repetir as misturas feitas com a gua e anotar as observaes. Anlise

Como j foi dito anteriormente, a gua uma substncia polar. De acordo com os dados preenchidos na tabela acima, podemos concluir que as substncias polares so: lcool, acetona e as substncias apolares so: leo de soja e querosene. De acordo com que foi observado nos procedimentos em que houve formao de duas camadas de substncias: a gua mais densa que o leo e o querosene; o lcool mais denso que o querosene e menos denso que o leo; a acetona mais densa que o querosene e menos densa que o leo. A camada superior formada pela substncia de menor densidade. De acordo com os procedimentos realizados no item 2, pode-se comprovar que o acar e o sal so substncias polares pelo fato dos mesmos serem solveis em gua que polar e insolveis no querosene que apolar. Pelo mesmo motivo, a naftalina apolar por ser solvel no querosene que tambm apolar e insolvel em gua que polar.

http://www.seara.ufc.br/sugestoes/quimi ca/quimica017.htm
COLA DE CASENA
Objetivo Preparar cola utilizando leite como matria prima. Descrio O leite de composto de 87,1% de gua, 3,4% de protenas, 3,9% de gordura, 4,9% de carboidratos (acares) e 0,7% de sais minerais, alm de vrias vitaminas. importante salientar que o leite, apesar de lquido, apresenta uma quantidade menor de gua em sua composio que muitos vegetais como o chuchu (91,5%), a melancia (93,9) e o pepino (95,5%) que so slidos. Esta composio torna o leite um dos alimentos mais ricos nutricionalmente. A gordura est presente como

emulso de pequenos glbulos, a maior parte das protenas esto na forma de uma suspenso coloidal e o resto dos componentes est realmente dissolvido formando uma soluo. As protenas so macromolculas constitudas de unidades de aminocidos. A casena a principal protena presente do leite (cerca de 80% de todas as protenas). Material 2 bqueres de 200mL. 1 proveta de 50mL. 30mL de vinagre (cido actico). 1 pedao de pano de aproximadamente 30cm x 30cm;( malha de algodo d bons resultados). 1g de bicarbonato de sdio (NaHCO3). 125mL de leite desnatado. Basto de vidro ou palito de sorvete. Papel toalha ou jornal Observao: O bquer pode ser substitudo por um copo de vidro e a pipeta por seringa descartvel. Procedimento Adicione 30mL de vinagre nos 125mL de leite desnatado e agite bem com o basto de vidro ou palito de sorvete. Coloque o pedao de pano sobre o segundo bquer e coe a mistura de casena e soro obtidos. Este procedimento lento e pode ser acelerado se pequenas quantidades da mistura forem adicionadas, sempre com a posterior retirada da casena. As pores de casena (quase secas) devem ser colocadas sobre um pedao de papel toalha ou jornal para que a umidade da massa obtida seja reduzida.

Aps a separao da casena, que dever ter uma consistncia semelhante a de um queijo cremoso, adicione o bicarbonato de sdio e misture bem at se obter uma mistura homognea. Acrescente 10ml de gua e agite at que toda a massa seja dissolvida. Anlise A casena bastante solvel em gua por se apresentar na forma de um sal de clcio. Sua solubilidade fortemente afetada pela adio de cidos que, pela reduo do pH, que reduz a presena de cargas na molcula, que leva a precipitao. Esta reduo de pH provoca a perda do clcio, na forma de fosfato de clcio, que eliminado do soro. Como a casena se tornou insolvel em gua ao adicionarmos o vinagre, precisamos dissolv-la para podermos us-la como cola. Para se tornar a casena solvel novamente (pelo menos o suficiente para se obter uma pasta), ns devemos neutralizar o cido adicionado com bicarbonato de sdio, que uma base. Observa-se uma liberao de bolhas. Essas bolhas so o resultado da reao do cido actico contido no vinagre e o bicarbonato de sdio. O gs liberado o CO2(gs carbnico). A adio de bicarbonato de sdio leva tambm formao da casena de sdio, que tem propriedades adesivas, alm de eliminar resduos de cido do vinagre. Utilize pequenos pedaos de madeira ou de papel para testar a sua cola. O resultado poder ser observado em alguns minutos. Divida a cola restante em duas pores e armazene em frascos com tampa. Em um deles, adicione algumas gotas de merthiolate incolor. Feche e agite. Guarde os dois frascos por quinze dias (no coloque em geladeira) e aps este perodo, abra-os e observe. Teste a cola que foi conservada com merthiolate e verifique se ela mantm propriedades adesivas.

http://www.seara.ufc.br/sugestoes/quimi ca/quimica019.htm

Sempre cabe mais um


Objetivo Observar as interaes do lcool comum e do sal de cozinha em gua atravs da solubilidade dos mesmos. Descrio Em qumica, solubilidade a medida da capacidade de uma determinada substncia dissolver-se num lquido. Pode-se expressar em mols por litro, em gramas por litro, ou em percentagem de soluto / solvente. Tambm possvel estender o conceito de solubilidade para solventes slidos. Na solubilidade, o carter polar ou apolar da substncia influi muito, j que, devido a polaridade das substncias, estas sero mais ou menos solveis. Pode-se colocar, como regra geral, que : 1) substncias polares dissolvem substncias polares. As substncias polares tambm dissolvem substncias inicas. 2) substncias apolares dissolvem substncias apolares. O termo solubilidade utilizado tanto para designar o fenmeno qualitativo do processo ( dissoluo ) como para expressar quantitativamente a concentrao das solues. A solubilidade de uma substncia depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da presso do sistema. a tendncia do sistema em alcanar o valor mximo de entropia. O processo de interao entre as molculas do solvente e as partculas do soluto para formar agregados denominado solvatao e, se o solvente for a gua, hidratao. Material

Sal de cozinha(NaCl); lcool comum -etlico(CH3CH2OH); 2 copos transparentes; Basto de vidro ou palito de sorvete. Procedimento Prepare cerca de meio copo de uma soluo saturada de sal de cozinha em gua. Quando no conseguir mais dissolver o sal na gua, por mais que voc agite a soluo, ela est saturada. Deixe os cristais de sal irem para o fundo do copo; Transfira a soluo com cuidado, no deixando os cristais de sal passarem para o segundo copo; Acrescente agora, aos poucos, meio copo de lcool etlico; Aps cada adio, agite o contedo do copo com o basto de vidro ou palitp de sorvete. Anlise Uma soluo satura de sal em gua est utilizando a gua disponvel para solubilizar a mxima quantidade de sal naquela temperatura. Se tirssemos um pouco dessa gua, com certeza no poderamos dissolver a mesma quantidade de sal. Ficaria sobrando uma certa quantidade e este excesso iria para o fundo do copo. Foi exatamente isso que aconteceu ao colocarmos o lcool na soluo saturada de sal. O lcool etlico completamente solvel em gua em qualquer proporo. Isto ocorre porque o lcool forma interaes conhecidas como ligaes de hodrognio com o oxignio da gua. Desta forma, uma parte da gua contida na soluo salina ir dissolver o lcool, abandonando o sal "a sua prpria sorte". Sem solvente suficiente, uma boa parte do sal ir para o fundo do copo.Ao aumentarmos a

quantidade do lcool, foramos o sal a sair da soluo e se cristalizar. Isso ocorre porque a interao entre a gua e lcool ( ligao de hidrognio) bem maior que a interao entre a gua e o sal(solvatao).

http://www.seara.ufc.br/sugestoes/quimi ca/quimica021.htm
Jardins de silicatos.
Objetivo Observar a formao de precipitados gelatinosos. Descrio O silicato de sdio um exemplo de sal de cadeia infinita chamados de pyroxenos. Nestes compostos as cadeias so paralelas umas s outras e so presas pelos ctions que esto entre elas. Obviamente a exata identidade dos ctions de menos importncia para a estrutura. Devido fora das cadeias e tambm relativa fraqueza das foras eletrostticas entre os ons dos metais, esperado que a substncia rasgue paralelamente s cadeias. Cadeia infinita de um silicato:

O cido clordrico por ser um cido forte encontra-se totalmente dissociado. Os prtons provenientes de suas molculas atacam os locais onde encontram-se os ctions de sdio. Forma-se o cido meta-

slico ,H2SiO3, que possu caractersticas de gel devido presena de molculas de gua em sua estrutura. Os silicatos so preparados em laboratrio pela fuso a ~1300 oC de slica (SiO2) e o carbonato do respectivo metal alcalino. liberado gs carbnico e obtida uma mistura muito complexa de silicatos. Uma soluo de silicato de sdio parece conter o on [SiO2(OH)2]2- de acordo com o espectro Rama, mas dependendo do pH e de sua concentrao, outras espcies so encontradas. Em laboratrio foram realizados inmeros testes sem a obteno da quantidade e da qualidade desejada de gel, H2SiO3, isso deve-se principalmente s condies da soluo de silicato de sdio, que para a reao necessria no estava sob as condies de pH e concentrao exigidas Por fim, a desidratao do cido forma a silica-gel, SiO2. A slica pura ocorre sob duas formas, quartz e cristobalite. O silcio, com configurao tetradrica,

sempre ligado a quatro tomos de oxignio, mas as ligaes tm acentuado carter inico. A estrutura do quartz extremamente

complicada com cadeias em forma de hlices interligadas onde a unidade bsica o SiO4. J o cristobalite tem a seguinte estrutura:

Material Bquer de 500mL ou um poo da boca larga; Silicato de sdio; gua destilada; Basto de vidro ou madeira; Cristais (no p) dos seguintes sais hidratados: Cloreto de cobalto Sulfato de cobre Cloreto de ferro (III) Cloreto de clcio Sulfato de nquel Cloreto de mangans. Procedimento Encha um frasco at a metade com uma soluo concentrada de silicato de sdio; Complete o frasco com gua e agite com um basto de vidro ou madeira at que a soluo esteja homognea;V Adicione os maiores

cristais que voc encontrar de cada um dos sais;V Observe o que ocorre aps adicionar cada um deles. Anlise O silicato de sdio reage com cada um dos ons metlicos para formar um precipitado gelatinoso. Este precipitado se forma inicialmente ao redor dos cristais e funciona como uma membrana semipermevel. A concentrao do sal dentro da membrana muito maior do que do lado de fora. Desta maneira, a gua tende a difundir para dentro da membrana para igualar as concentraes interna e externa. Este fenmeno conhecido como osmose. Quando a gua entra na membrana, ela ir esticar e se romper e mais precipitado se forma. O processo vai se repetindo e o jardim de silicato vai crescendo. Observao: Eis as cores que do os sais dos metais utilizados: Clcio-branco Cobalto - azul escuro Cromo - verde escuro Cobre - verde/azul claro Ferro - laranja escuro/marrom Mangans - branco ou rosa claro Nquel - verde. Dicas Se no encontrar o sal listado acima voc pode substitu-lo por um outro contendo o mesmo ction e que possa ser solvel em gua, ou seja, voc pode usar cloreto de cobre no lugar de sulfato, etc.

You might also like