You are on page 1of 38

Apostila de Treinamento

Instrutor: Rogrio J. Barbosa

2006

ndice
INTRODUO
Mas o que faz esse tipo de programa? Estrutura do ATLAS.ti O Editor de Unidades Hermeneuticas Principais Componentes

3
4 4 5 6

UM BREVE TUTORIAL
Objetivos Gerais Abrindo um Projeto Existente Iniciando o Programa Selecionando um Documento Primrio Exibindo uma Citao Mostrando a Codificao de uma Citao Mostrando Citaes de um Cdigo Uma Olhadela na Rede Anotaes O Explorador de Objetos Criando um Novo Projeto Preparando Documentos Primrios Textuais Escolhendo os Documentos Primrios Criando uma citao Codificando Re-nomeando um cdigo Visualizando trechos codificados Escrevendo definies para os cdigos Tcnicas com o Mouse: Arrastar e Soltar (drag & drop) Agrupando Cdigos Escrevendo Anotaes Editando Documentos Primrios Realizando Buscas de Texto Sobre a Ferramenta de Busca de Texto O Object Crawler Conhecendo um pouco mais sobre Redes Sobre a Query Tool Trabalhando com Buscas Complexas na Query Tool Criando Relatrios ou Arquivos de Sada (outputs) Fim do Tutorial

8
8 8 8 9 11 11 12 13 14 15 16 17 17 18 20 22 23 23 24 25 27 28 29 29 30 32 33 36 37 Erro! Indicador no definido.

Introduo
O objetivo dessa apostila lhe apresentar algumas facilidades proporcionadas pelo uso de software na anlise qualitativa. O uso de computadores para esse tipo de pesquisa relativamente recente por isso, no muitos pesquisadores desse campo utilizam tais recursos, se comparados, por exemplo, queles que desenvolvem anlise quantitativa. Existem atualmente diversos programas que cumprem a funo de auxiliar no desenvolvimento da anlise qualitativa. Basicamente existem trs famlias deles: a) KWOC (Keyword-out-of-context, Palavras-chave fora de contexto): Esse tipo classifica todas as palavras de um texto, uma a uma, em determinados conceitos previamente definidos. Isto , sua funo realizar uma busca de texto, varrendo todo o contedo, rotulando e agrupando em cdigos as palavras que constam nas categorias estabelecidas. Seu emprego est relacionado a anlises estatsticas de texto, baseando-se fundamentalmente na atividade de contar palavras. Um exemplo desse tipo de software o GENERAL INQUIRER. b) KWIC (Keywords-in-context, Palavras-chave dentro de seu contexto): Tais software mantm um parentesco com os anteriores, ao tambm funcionarem essencialmente como classificadores e contadores de palavras. Contudo, possuem outras ferramentas, que permitem realizar anlises estatsticas mais complexas, como correlaes e testes de hiptese. Desta maneira bastante usado para desempenhar Anlises de Concordncia e de Co-Ocorrncia. A anlise de uma rotina de concordncias auxilia na distino entre variados tipos de materiais textuais e entre o contedo desses. Em resumo, permitem distinguir entre tipos de escrita, esttica, argumentao e contedo de um texto. Como exemplo dessa famlia, podemos citar ALCESTE. c) CAQDAS (Computer Assisted Qualitative Data Analysis Software, Programa para Anlise de Dados Qualitativos com Auxlio de Computador): So fruto dos mais recentes desenvolvimentos para a anlise qualitativa. As ltimas verses trabalham no somente com textos como tambm com outros tipos de dados qualitativos, como imagens, vdeo e som. Permitem diversificados modos de anlise e diversificadas perspectivas tericas ao contrrio dos dois 3

grupos anteriores, que limitavam-se a fornecer bons instrumentos apenas para a Anlise de Contedo. Representam tambm um ganho em matria, buscas de texto, manuseio e de interface, dispondo-se de modo mais amigvel ao analista. Nossa introduo ao uso de softwares se limitar a essa terceira famlia. Podemos citar tambm como exemplos o HyperResearch, The Ethnographer, o NUD*IST, o NVIVO e o ATLAS.ti. A escolha por um ou outro programa se baseia principalmente nas preferncias individuais do analista, que pondera pela interface que lhe figura como mais adequada e amigvel e pelos recursos disponveis. A maioria desses programas trabalha apenas com dados em forma de texto, com exceo do NVIVO e do ATLAS.ti. Desta maneira nossa deciso por trabalhar com esse ltimo se deu, alm da presena desses recursos adicionais, pela familiaridade temos com seu formato, desenvolvida com o uso.

O que faz esse tipo de programa?


bom frisar que um software para a anlise de dados qualitativos no processa e interpreta as informaes tal como um programa de estatstica resolve equaes e apresenta resultados. Sua principal funo est em garantir uma maior sistematicidade para o seu trabalho de anlise, atravs de uma melhor organizao do material e do fornecimento de um suporte para as suas idias. Desta forma, como dito anteriormente, ele no est ligado a priori com alguma vertente de anlise de dados. Ao contrrio, objetivase promover um espao para a aplicao de mltiplas teorias: anlise de contedo, anlise do discurso, grounded theory, correntes mais fenomenolgicas, etc. Seja qual for a sua escolha terico-metodolgica, o ATLAS.ti, neste caso, lhe garantir recursos e facilidades e agilizar tarefas que com apenas lpis, papel, marca-textos e outros meios tradicionais, levariam muito tempo para serem levadas a cabo principalmente quando se trata de um grande volume de informaes.

Estrutura do ATLAS.ti
O ATLAS.ti possui algumas nomenclaturas para os seus recursos. Assim como chamamos documentos aos arquivos que foram criados por um editor de texto (como o Microsoft Word, Writer, WordPad, Open Word), e planilhas queles feitos por um software de dados quantitativos (como o MiniTab, STATA, SPSS ou Excel), os arquivos principais (ou projetos) do ATLAS.ti 4

so denominados Unidades Hermenuticas (Hermeneutic Units). Como qualquer outro arquivo de programa, uma Unidade Hermenutica composta por diversos elementos. Discriminamos abaixo esses componentes de um projeto desse tipo, atravs de uma viso geral sobre o programa.

O Editor de Unidades Hermeneuticas


A principal janela do ATLAS.ti o Editor de Unidades Hermenuticas (Hermeneutic Unit Editor). nela que esto dispostos quase todos os componentes e ferramentas do ATLAS.ti.

Componentes da Tela Principal:


1 O Ttulo da Unidade Hermenutica: designado pelo usurio ao salvar o trabalho que est desenvolvendo. Pode coincidir ou no com nome do arquivo. 2 Barra de Menus: o principal acesso s diversas opes e ferramentas do ATLAS.ti. Daqui por diante, sempre nos referiremos a ela como Menu Principal. 3 Barras de Ferramentas Vertical e Horizontal: Os botes da barra de ferramentas horizontal desempenham em geral funes relacionadas Unidade Hermenutica como um todo (salvar, abrir, buscar texto, etc); os da vertical esto mais associados a 5

tarefas a serem cumpridas nos Documentos Primrios (como, por exemplo editar um texto, alterar opes de visualizao, etc) Ver adiante o conceito de Documentos Primrios, na seo Principais Componentes. 4 Campo de Documentos Primrios: nesse espao que visualizamos os documentos com os quais trabalhamos (textos, imagens, etc). 5 Numerao de Pargrafos: Quando os documentos primrios so textuais, podemos optar por exibir o nmero dos pargrafos, e eles so exibidos nesse espao (essa uma das opes que pode ser habilitada pela barra de ferramentas vertical). 6 rea Marginal: Exibe informaes e caractersticas relacionadas ao documento em exibio no Campo de Documentos Primrios. Os colchetes coloridos em preto, vermelho e azul indicam classificaes que o pesquisador faz sobre o documento (aprenderemos como trabalhar e interpretar esses elementos mais adiante). 7 Barra de Status: Exibe informaes acerca da localizao do arquivo aberto (Unidade Hermenutica) no computador e tambm oferece s vezes algumas descries e ajudas. 8 Caixas Combinadas: No ATLAS.ti elas servem para visualizar os elementos pertencentes a cada um dos componentes principais, Documentos Primrios, Citaes, Cdigos e Anotaes. Clicando na seta que indica para baixo, voc obtm uma lista de todas as entradas para cada componente:

Principais Componentes
Durante a apostila, nos referiremos muitas vezes a todos os componentes aqui listados. Assim, a discriminao deles um a um aqui mais uma apresentao preliminar, na forma de um sobrevo pelo programa. No pretendemos que a partir daqui voc tenha uma compreenso completa de cada um deles, mas apenas que sirvam como pontos de apoio para sua leitura.

Documentos Primrios (Primary Documents):


So os dados brutos, as informaes que foram coletadas em campo e que podem ser introduzidas no ATLAS.ti numa Unidade Hermenutica. Podem ser em forma de texto (.txt, .wri, .rtf, doc, etc.), imagens (.jpg, .bmp, .wmf, etc), udio (.wav, .mp3, .snd, .au, etc.) e vdeo (.avi, .mpg, etc.) 6

Citaes (Quotations):
Citaes so fragmentos de documentos primrios. Isto , so trechos escolhidos pelo fato de expressarem alguma idia que o usurio pensou ser importante. Podemos entend-las como uma seleo de aspectos relevantes do material de base, uma primeira reduo (j interpretativa) dos dados brutos.

Cdigos (Codes):
Cdigos, em geral, so a unidade bsica da anlise. So conceituaes, classificaes, resumos ou agrupamentos de citaes. Ou seja, implicam num segundo nvel de reduo dos dados, que agrupa em conjuntos mais amplos as citaes.

Anotaes (Memos):
Ainda que possamos editar e comentar (operaes que sero descritas mais adiante) os Documentos Primrios, Citaes e Cdigos, isso no descarta a necessidade de tomarmos pequenas notas, fazermos observaes e concluses. As Anotaes so, pois, um comentrio de um nvel superior, que j se referem ao processo de anlise dos dados. Podem ser comentrios de leitura, observaes de campo, recordaes, hipteses, descries. Mas tambm j podem estar associadas a processos mais profundos de interpretaes, trazendo assim relaes j demarcadas entre temas e pessoas, concluses, etc. Em suma, elas so um espao para que o pesquisador j esboce o produto final de seu trabalho, em forma de texto.

Famlias (Families):
Da mesma forma que cdigos podem ser vistos como conjuntos que agrupam e classificam as citaes, Famlias so agrupamentos dos demais elementos (Documentos, Cdigos, Anotaes). Por exemplo: Se tivermos na nossa Unidade Hermenutica 10 entrevistas, 5 com homens e 5 com mulheres, poderamos criar duas famlias, para classificar o sexo dos indivduos: Entrevistas Masculinas e Entrevistas Femininas. Esses agrupamentos podem ser entendidos como formas de relacionar os dados, fazendo j parte do processo interpretativo.

Redes (Networks):
So os componentes mais interessantes e caractersticos do ATLAS.ti (no as encontramos em outros CAQDAS). Redes so formas de associar os componentes de uma maneira grfica, de modo a facilitar a visualizao de relaes entre cdigos e entre partes do texto e permitir o usurio estabelecer concluses. Geralmente os CAQDAS s dispem de uma forma hierrquica de organizao dos dados; esse um recurso que permite ir alm. 7

Um Breve Tutorial1
Objetivos Gerais
Apresentaremos aqui, passo-a-passo como se d a confeco de um projeto, como trabalhar com as opes principais e como iniciar uma anlise. Optamos pelo formato de um Tutorial para que servisse tambm de roteiro para as aulas. E ele servir mais como guia para o trabalho que desenvolveremos conjuntamente do que como material de consulta. Dessa maneira suas anotaes em classe so imprescindveis. Primeiramente, ns trabalharemos com um projeto j existente, que o ATLAS.ti fornece como exemplo. Depois voc ter que criar o seu prprio projeto, utilizando-se de alguns materiais que so deixados sua disposio pelo prprio programa. No sero discutidas aqui as opes avanadas. Nosso intuito apenas introduzi-lo ao uso desse software. Toda informao aqui contida est disponvel no manual completo do software.

Abrindo um Projeto Existente


Como frisado anteriormente, nossa primeira tarefa nesse tutorial ser examinar um projeto j existente, que fora copiado juntamente com o ATLAS.ti no momento da instalao do software.

Iniciando o Programa
1. Para abrir o ATLAS.ti, selecione a opo ATLAS.ti 5.0 a partir do Menu Iniciar. Clique em INICIAR > TODOS OS PROGRAMAS > SCIENTIFIC SOFTWARE > ATLAS.TI 5.0 Uma caixa de dilogo chamada Welcome Wizard (Assistente de Inicializao), se abrir e lhe oferecer algumas opes. Como plano de fundo, voc v o Editor de Unidades Hermenuticas.

Nota: Caso voc no selecione nenhuma das opes do


Wizard, ele se fechar automticamente. Voc pode abri-lo novamente clicando no menu HELP > OPEN WELCOMEWIZ.
1

uma adaptao da verso em ingls, disponvel no CD de instalao do ATLAS.ti 5.

O Wizard lhe oferece quatro opes para iniciar o programa. Se voc passar o cursor do mouse sobre alguma delas, uma pequena descrio ser fornecida. 2. Verifique se a primeira opo, OPEN HERMENEUTIC UNIT FROM PICKLIST j est marcada. Se no estive, selecionea e clique no boto OK. 3. Uma lista surgir e apresentando nomes de alguns exemplos de projetos (Unidades Hermenuticas). O propsito deles lhe oferecer um panorama geral de como o ATLAS.ti funciona. 4. Escolha o projeto The Sample e clique em OK. 5. Logo em seguida uma janela se abre exibindo a Tip of the day (Dica do Dia). Voc agora estar na rea principal do Editor de Unidade Hermenutica.

Selecionando um Documento Primrio


Os Documentos Primrios que esto ligados Unidade Hermenutica podem ser manuseados atravs da primeira Caixa Combinada da esquerda para direita, logo abaixo da barra de ferramentas principal.

1. Clique na seta que indica para baixo e selecione o primeiro documento da lista. O arquivo ser exibido na rea principal.

Na rea Marginal voc v todos os cdigos que foram aplicados ao texto. Se voc no estiver vendo esta rea, clique no boto , disponvel na barra de ferramentas vertical, abaixo do cone com o nmero 99. Para exibir o nmero dos pargrafos, clique nesse cone com o nmero 99. Clique com o boto direito do mouse sobre algum espao em branco. Surgir um Menu Contextual. (Context Menus, veja a figura abaixo) O ATLAS.ti oferece vrios menus desse tipo, com diferentes opes para cada contexto. A maioria dessas opes tambm est disponvel em locais do programa, mas os Menus Contextuais so convenientes, rpidos e fceis de usar: onde quer que o cursor do seu mouse esteja, voc pode simplesmente clicar com o boto direito. 10

Clique sobre algum espao em branco da rea Marginal para abrir um Menu Contextual. Ele trar opes de visualizao, pequenas formas de edio e configuraes gerais de preferncias (tambm acessveis pelo menu EXTRAS > GENERAL PREFERENCES).

Exibindo uma Citao


1. Selecione agora a primeira opo da segunda Caixa Combinada. Essa Caixa Combinada para citaes. A citao escolhida aparecer realada em azul no prprio documento.

Como j mencionado, Citaes so trechos de documentos primrios (textos, grficos, udio ou vdeo) que so criadas pelo usurio a partir da seleo de uma passagem relevante.

Mostrando a Codificao de uma Citao


Olhando para a rea Marginal voc ver que certo nmero de cdigos est relacionado a essa citao. Isso quer dizer que essa passagem foi classificada, de acordo com algum critrio, em vrias categorias.

Para checar quais cdigos esto relacionados a essa citao, clique com o boto direto sobre o texto realado e abra um Menu Contextual. Selecione o item SHOW LINKS. Os trs cdigos que so mostrados esto classificando essa passagem de texto. 11

Perceba que, na rea Marginal, uma linha vermelha est demarcando o comprimento da citao selecionada. Ligados a essa linha vermelha esto os mesmos trs cdigos: Booth, Magic e Wormwood. Os cdigos que esto associados a um mesmo trecho de citao so sempre exibidos numa mesma cor e esse trecho demarcado por uma linha colorida em sua margem. 1. Clique em um dos trs cdigos realados em azul: uma diferente citao ser realada e a Caixa Combinada de citaes indicar outro nome. Agora se l: 1:7 and many men died of the water

Mostrando Citaes de um Cdigo


Exploraremos agora a terceira Caixa Combinada, a de cdigos. Clique no pequeno boto sua esquerda, com o smbolo de um texto (veja a figura ao lado). Esse boto abre o Code Manager (Gerenciador de Cdigos), que exibe uma lista de todos os cdigos existentes na Unidade Hermeneutica. Na coluna Grounded, o nmero indica a quantidade de vezes o cdigo foi aplicado. A Coluna Density indica o nmero de ligaes existentes entre esse cdigo e outros cdigos. Na figura abaixo, o cdigo Alchemie est em realce. Os nmeros nas colunas Grounded e Density dizem a voc que trs citaes foram codificadas por este cdigo e que ele tem ligaes com outros trs cdigos.

12

1. D um clique duplo na palavra Alchemie. Uma pequena janela se abrir mostrando as citaes que foram codificadas por este cdigo. 2. D um clique duplo sobre alguma citao. Automaticamente voc ser remetido ao documento ao qual ela pertence.

Nota: Perceba que alguns cdigos no possuem nenhuma citao


vinculada a ele. Eles foram criados apenas como alguma teoria ou idia do pesquisador. Provavelmente eles estaro ligados a outros cdigos, tomando a funo de um vinculo construdo para auxiliar na interpretao.

Uma Olhadela na Rede


1. Ainda com o cdigo Alchemie selecionado, pressione o boto rede (ver desenho ao lado) na barra de ferramentas do Gerenciador de Cdigos. O Editor de Redes exibir o cdigo selecionado e os seus trs vizinhos, aqueles com os quais ele mantm vnculo conforme soubemos atravs da coluna Density.

13

O Editor de Redes tem muitas opes. Aproveite para explor-lo e aprender um pouco mais sobre ele. Por exemplo: 1. Mova o cdigo pela rea em branco, clicando e arrastando ele ao redor. 2. D uma olhada nos Menus Contextuais dos cdigos e das setas. 3. Explore as opes de visualizao do menu Display. Ao fechar essa janela escolha a opo NO na caixa de dilogo, para no salvar as alteraes feitas na rede.

Anotaes
A ltima Caixa Combinada se refere s Anotaes. O principal propsito das Anotaes captar as impresses e interpretaes do pesquisador sobre os dados ou sobre o projeto. So como aqueles pequenos apontamentos que fazemos margem dos textos. Elas tambm podem estar relacionadas a citaes e serem ligadas em redes. 1. Abra o Gerenciador de Anotaes (Memo Manager) clicando sobre o pequeno cone esquerda do Caixa Combinada (ver desenho ao lado). Uma lista com todas as anotaes existentes ser exibida. 2. Clicando sobre uma anotao, seu contedo exibido espao da parte inferior do Gerenciador de Anotaes. Se,ao invs de um clique simples, voc der um clique 14

duplo sobre alguma Anotao, essa tela com o contedo se abrir em uma janela separada. 3. Para ver as citaes que esto ligadas a uma anotao segure a tecla ALT durante o clique duplo. Tente conhecer melhor as opes de trabalho com anotaes explorando as ferramentas disponveis no Gerenciador de Anotaes.

O Explorador de Objetos
O Explorador de Objetos (Object Explorer) simples de manusear. Atravs dele possvel explorar todos os tipos de objetos de uma Unidade Hermenutica. Ele oferece uma viso hierrquica de todos os objetos a Unidade Hermenutica o objeto raiz. Sua janela dividida em duas partes: a parte superior mostra os objetos e a inferior exibe comentrios para cada objeto, quando existem; ou o contedo, no caso de Anotaes. 1. Abra o Explorador de Objetos clicando no cone indicado pelo desenho ao lado (que remete figura de um organograma), na barra de ferramentas principal.

A hierarquia dos objetos pode ser expandida ou recolhida, atravs de um clique nas caixas com os smbolos de ou . A lista de 15

objetos que deriva da raiz mostra os principais tipos de elementos: Documentos Primrios (Primary Docs), Cdigos (Codes), Anotaes (Memos), Famlias (veremos o que uma Famlia mais adiante) e Redes (Network Views). 2. Selecione o item que est na raiz, The Sample. Na parte inferior, um comentrio ser exibido. 3. Clique na caixa dos Documentos Primrios para mostrar a lista de todos os documentos vinculados Unidade Hermenutica. Se voc expandir o item P1 (Documento Primrio 1), todos os comentrios vinculados a esse documento sero mostrados. Explore essa rvore de objetos. Cada tipo de objeto tem seu prprio tipo de Menu Contextual, com opes especficas.

Criando um Novo Projeto


O segundo passo do tutorial criar um novo projeto de Unidade Hermenutica a partir dos materiais que foram fornecidos como exemplo Criando uma nova Unidade Hermenutica: 1. Clique no menu FILE e selecione a opo NEW HEMENEUTIC UNIT. Volte ao menu FILE e escolha SAVE AS... D um nome ao seu projeto e salve-o. Lembre-se sempre de salvar periodicamente o seu trabalho. Criando um comentrio para sua Unidade Hermenutica: 1. Clique no boto Comment FILE > EDIT COMMENT. (Comentrio) ou v em

2. Escreva algum comentrio que descreva o trabalho em desenvolvimento. Comentrios so teis para detalhar o processo de desenvolvimento da anlise, para que depois outros ou voc mesmo possam compreender o intuito por detrs do projeto. 16

3. Ao terminar, salve o comentrio. Para isso, v ao menu COMMENT > SAVE ou clique no boto salvar .

Preparando Documentos de Texto para o ATLAS.ti


Voc tambm escolher variados tipos de arquivos de texto, desde documentos sem formatao (Plain Texts) aos complexo arquivos do Word (.doc) ou do tipo HTML. Porm se voc desejar editar o texto de seus documentos dentro do ATLAS.ti necessrio que voc os salve no formato Rich Text. Ou seja, os demais tipos de arquivos de texto podem ser usados, mas no sero editveis. Salvar documentos de texto no formato Rich Text uma opo comum maioria dos processadores de textos. No Microsoft Word v em: SALVAR COMO > SALVAR_COMO TIPO: FORMATO RICH TEXT.

Escolhendo os Documentos Primrios


Depois de criar uma Unidade Hermenutica, o prximo passo escolher os documentos (operao tambm chamada de Importao de Documentos em outros softwares). 1. Clique no menu DOCUMENTS > ASSIGN. Localize ento os arquivos que deseja importar. No nosso caso, a fim de trabalhar com os arquivos j fornecidos como exemplo pelo ATLAS.ti, v at a pasta Samples, localizada em C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS > SCIENTIFIC SOFTWARE > ATLASTI > SAMPLES.

Importante: Se voc estiver em dvida sobre onde a pasta dos exemplos estiver localizada, clique, dentro do menu principal, na opo EXTRAS > EXPLORER > SAMPLES FOLDER.
2. Selecione o documento rev-8.rtf

17

3. Na Caixa Combinada para Documentos Primrios, selecione esse documento, para podermos visualiz-lo na tela principal. 4. Mova a barra que separa a rea de texto da rea Marginal para a esquerda ou para a direita, para ajustar o tamanho das duas janelas ao seu gosto. (ver figura abaixo)

Criando uma citao


Quando estamos lendo um livro ou artigo e percebemos algo interessante, fazemos uma pequena marcao na margem do texto ou grifamos o trecho que nos chamou ateno. Criar uma Citao realizar esse mesmo procedimento, mas atravs das ferramentas digitais do ATLAS.ti. A primeira coisa a fazer selecionar o texto a ser marcado como citao. Basicamente existem duas tcnicas de seleo de texto, que vamos descrever abaixo

a) Seleo Semi-automtica
O texto do documento rev-8.txt dever estar visvel na tela principal. Com a barra de rolagem desa at a seo que se inicia com o nmero 7 (The first angel sounded...) 2. 1. Clique com o boto esquerdo do mouse sobre a palavra angel. Isso ir mover o cursor de texto para essa palavra. 2. D um clique duplo nela e ela ser ressaltada. 3. D outro clique duplo sobre essa mesma palavra. Agora toda a frase ser ressaltada.
2

Como os exemplos desse tutorial se baseiam nos arquivos que j foram instalados com o software, os textos e nomes de cdigos viro em ingls, mas isso muito pouco afetar a compreenso dos comandos e potencialidades do ATLAS.ti.

18

4. D um clique duplo sobre essa frase. Agora todo o pargrafo estar selecionado. 5. Mais um clique duplo selecionar todo o arquivo 6. Se voc der mais um clique duplo voc retornar ao passo nmero 1. A vantagem dessa tcnica de seleo que voc pode ter a certeza de que todo o pargrafo ser selecionado da mesma maneira, ou seja, no ficar faltando nenhum espao, nenhum perodo ser mais ressaltado que outro. Isso proporciona maior sistematicidade e padronizao, o que facilita a comparabilidade quando se trabalha em uma pesquisa com muitas pessoas

b) Seleo Manual
Voc tambm pode selecionar o texto manualmente: 1. Mova o cursor do mouse at o incio do texto que voc deseja selecionar. 2. Clique e arraste o cursor sobre o trecho ento solte o boto do mouse.

Criando uma citao livre


Uma citao livre um trecho selecionado de texto que ainda no foi codificado, isto , ainda no foi classificado pelo pesquisador dentro de nenhuma categoria de anlise. Ela apenas foi marcada por representar algo importante, mas que ainda no possui relao com nenhum cdigo. Para criar uma citao livre: 1. Selecione o pargrafo completo do exemplo anterior usando uma das tcnicas de seleo que descrevemos acima. 2. Clique com o boto direito sobre o texto selecionado para abrir o Menu Contextual. 3. Escolha a opo Create Free Quotation (criar uma citao livre). Um colchete aparecer na rea Marginal e uma nova entrada ser listada na Caixa Combinada de citaes. 19

A estrutura da Unidade Hermenutica vai lentamente se delineando. Abra o Explorador de Objetos e veja que a hierarquia do seu projeto. (ver figura ao lado)

Codificando
Codificar, como frisamos, classificar o texto em categorias, o que diferente de fazer anotaes na margem. uma tarefa que pouco realizamos quando rotineiramente lemos um texto. uma tcnica amplamente utilizada nos mais diferentes mtodos de anlise qualitativa. Cdigos so palavras-chave que resumem temas e pontos de vista tericos. medida que encontramos citaes relacionadas a certos temas relevantes para a pesquisa, podemos classific-las sob o mesmo cdigo. H trs modos de codificar: criar um novo cdigo, codificar a usando algum cdigo j existente, e a dar nome aos cdigos usando palavras do texto (procedimento tambm chamado de codificao In Vivo).

Open Coding Criao de um novo cdigo


Selecione a partir da Caixa Combinada de Citaes a citao que acabamos de criar.
1.

Com um clique sobre ela com o boto direito, abra o Menu Contextual e escolha a opo CODING > OPEN CODING.

2. Escreva o nome do cdigo: Desastre musical. Clique em OK O cdigo foi criado. A terceira Caixa Combinada mostrar o nome Desastre musical e tambm na rea Marginal voc o ver ladeando a citao selecionada. No necessrio ter criado uma citao para depois codificala. Se voc selecionar um texto e j o codifica-lo, automaticamente uma citao ser criada. Por exemplo: 1. Selecione o pargrafo que comea com 6 2. Abra o Menu Contextual e selecione CODING novamente. 20

3. Escolha a opo OPEN CODING de novo. 4. Desta vez escreva: "Trombetas|Os Sete Anjos". Perceba que h uma barra vertical | entre os dois cdigos. Com a ajuda desse caractere especial voc pode criar quantos cdigos voc quiser ao mesmo tempo, apenas intercalando seus nomes com esse smbolo. 5. Clique em Ok

Code by list Usando Cdigos j existentes


Se outro trecho tambm est relacionado a algum cdigo que j foi utilizado, voc no precisa criar o mesmo cdigo novamente. Voc pode aplicar qualquer um dos que j existem. 1. Selecione o pargrafo anterior, que comea com 5. And the angel... 2. Clique com o boto direito e escolha a opo CODING/CODE BY LIST no Menu Contextual. A janela que se abre mostra uma lista com todos os cdigos existentes. 3. Selecione todos os trs cdigos e clique em OK.

Codificao In-Vivo
Quando se a aplica a codificao In-vivo, o texto selecionado registrado como o nome de um cdigo. Essa uma tcnica bastante utilizada pela vertente da Grounded Theory, que visa transformar as falas e os termos nativos em uma classificao utilizada pelo pesquisador. Para codificar In-vivo: 1. V at a seo que se inicia pelo nmero 4 e selecione a palavra smoke. 2. Escolha a opo CODE IN-VIVO do Menu Contextual. Voc criou um cdigo com o nome Smoke. Nele apenas est codificada a palavra Smoke. Para usar esse mesmo cdigo em outros locais do texto, aplique a tcnica anterior (Code by list) 21

Visualizando os cdigos no Gerenciador de Cdigos


Para rever o que voc fez at agora abra o Gerenciador de Cdigos clicando no boto que fica ao lado da Caixa Combinada de cdigos (ver desenho ao lado). O Gerenciador de Cdigos dever conter quatro cdigos. Trs dos quatro cdigos esto codificando duas citaes (como podemos ver pela coluna Grounded), mas o cdigo smoke s codifica uma.

Re-nomeando um cdigo
Ainda no Gerenciador de Cdigos, vamos re-nomear o cdigo Smoke. 1. Clique nele e abra o Menu Contextual 2. Escolha ento RENAME

3. Escreva Fumaa e clique em OK. O cdigo Smoke agora aparecer como Fumaa em todos os lugares onde tinha sido aplicado.

Nota: Voc tambm pode re-nomear um cdigo a partir da rea


Marginal, utilizando o Menu Contextual.

22

Visualizando trechos codificados


Para rever trechos codificados por um cdigo: 1. D um clique duplo sobre o nome de um cdigo no Gerenciador de Cdigos. Se apenas uma citao est codificada por este cdigo, esse segmento aparecer realado no texto original. Se h mais de uma citao codificada, uma lista aparecer. Se voc der um clique duplo sobre ela, ela aparecer em realce dentro do texto. 2. D um clique duplo sobre Desastre Musical. A lista que aparece tem duas citaes. De um clique duplo sobre alguma delas. Ao selecionar uma das citaes da lista, essa caixa de dilogo se fecha.

Escrevendo definies (comentrios) para os cdigos


Para escrever um comentrio para um cdigo, no Gerenciador de cdigos: 1. Selecione um cdigo 2. Clique sobre o espao em branco que fica abaixo da lista de cdigos e ento escreva algo. 3. Para salvar, clique com o boto direito sobre a caixa de texto e selecione a opo ACCEPT no Menu Contextual Todos os cdigos que possuem algum comentrio aparecem marcados com o sinal do acento til (~) na rea Marginal e no Gerenciador de Cdigos.

23

Arrastar e Soltar (drag & drop)


Arrastar e Soltar pode tornar mais fcil muitas operaes rotineiras.

Codificando com Arrastar e Soltar


1. Selecione a seo que comea com o nmero 2 (And I saw...) 2. A partir do Gerenciador de Cdigos, selecione o cdigo Os Sete Anjos e arraste-o at a caixa de texto de documentos primrios. Voc no precisa soltar exatamente sobre a passagem selecionada, pode ser em qualquer lugar da caixa de texto. O trecho selecionado foi codificado. D uma olhada na coluna Grounded no Gerenciador de Cdigos. Perceba que o cdigo Os Sete Anjos agora possui trs citaes.

Nota: Voc tambm pode arrastar mais de um cdigo de uma s


vez para codificar uma citao. s selecionar mais de um cdigo e arrasta-los at o texto.

Codificando In-Vivo com Arrastar e Soltar


1. Selecione a palavra Revelation, que fica na linha 3, logo abaixo do cabealho King James Version 24

2. Clique com o boto esquerdo sobre o texto selecionado e arraste-o at o Gerenciador de Cdigos, para a rea em que os demais cdigos esto listados. 3. Solte o boto Este um modo mais fcil de fazer uma codificao In-Vivo

Movendo cdigos de uma citao para outra


Mover um cdigo significa deslig-lo de uma citao e lig-lo a outra. 1. Na rea Marginal clique sobre o cdigo que voc deseja mover. 2. Arraste e solte-o sobre os colchetes que ladeiam a citaoalvo na rea Marginal.

Copiando um cdigo
Esse procedimento na realidade aplica o mesmo codifica dois trechos com o mesmo cdigo, ou seja, uma maneira mais simples que o Code by list de usar de novo um cdigo. 1. Clique sobre um cdigo na rea Marginal 2. Arraste-o at o colchete de uma outra citao. Segure a tecla CTRL e solte o boto do mouse.

Agrupando Cdigos Famlias de Cdigos


O ATLAS.ti possui uma ferramenta para agrupar cdigos em unidades maiores, chamadas Famlias de Cdigos (Code Families). Agrupamos cdigos quando eles tm alguma afinidade conceitual. Por exemplo, um cdigo chamado Masculino, que classifica as falas de homens numa entrevista, e um cdigo chamado Feminino, podem ser agrupados numa famlia chamada Sexo. Para criar uma Famlia de Cdigos, siga os seguintes passos: 1. A partir do menu principal, escolha a opo CODES > EDIT FAMILIES >OPEN FAMILY MANAGER. 25

Pelo Gerenciador de Cdigos, voc pode clicar no boto Gerenciador de Famlia (Famliy Manager).

do

A parte superior dessa janela exibe todas as famlias j criadas pelo usurio no caso ainda no h nenhuma. A lista que esquerda mostra todos os cdigos que foram includos na famlia e a lista da direita, em vermelho, todos aqueles que (ainda) no foram includos. A parte inferior uma caixa de texto comum, onde se pode escrever uma descrio ou comentrio. 2. Nessa janela do Gerenciador de Famlias, no menu, escolha a opo FAMILIES > NEW FAMILY. 3. D um nome Famlia e clique em OK. Agora voc precisa designar os seus membros 4. Escolha um ou mais itens da lista de cdigos direita e clique no boto com uma seta apontando para a esquerda. Nota: No existem apenas famlias de cdigos, mas tambm de Documentos Primrios e Anotaes.

Agrupando Documentos Primrios Famlias de Documentos Primrios


Da mesma maneira que podemos agrupar cdigos, tambm podemos faz-lo com documentos. Mas como o seu novo projeto do ATLAS.ti tem apenas um documento primrio, melhor voltar a trabalhar com a Unidade Hermenutica The Sample. 26

1. Salve a sua Unidade Hermenutica (FILE > SAVE) e feche-a 2. Abra o projeto The Sample 3. Depois de aberta a Unidade Hermenutica, v no menu DOCUMENTS > EDIT FAMILIES > OPEN FAMILY MANAGER. 4. Um certo nmero de famlias j est listado. Explore e conhea algumas famlias clicando com o boto esquerdo do mouse. Os membros da famlia selecionada so mostrados no quadro inferior. Para alguns exibida tambm uma pequena descrio. 5. Feche o Gerenciador de Famlias e abra a Ferramenta Query, clicando no boto com o smbolo do binculo.

Escrevendo Anotaes
Escrever anotaes uma prtica muito importante e essencial para todas as fases da anlise qualitativa. As idias fixadas atravs delas so como peas de um quebra-cabeas que depois, quando colocadas juntas, iluminam melhor a pesquisa, e possibilitam novos raciocnios. Anotaes so pequenos vislumbres, que posteriormente auxiliaro a visualizar as informaes de forma mais completa e coerente. A construo de uma teoria est sempre associada com a construo de redes de associaes, de idias que, no caso, o ATLAS.ti o ajuda a guardar e organizar em forma de Anotaes. Escrevendo uma anotao para um trecho especfico 1. Escolha um documento primrio 2. Selecione um trecho para o qual voc quer escrever uma anotao. 3. Clique no boto de Anotaes na barra de ferramentas vertical esquerda da caixa de texto onde aparece o Documento Primrio. Em seguida um editor de texto se abre e voc pode escrever.

27

4. Automaticamente o ATLAS.ti cria um nome para a sua Anotao: ME + a data atual, algo como ME 27/07/06. Voc pode alter-lo se desejar editando o campo de texto Title (ver figura ao lado). 5. Antes de fechar o editor, clique no boto v no menu MEMO > SAVE. para salvar, ou

Editando Documentos Primrios


Voc pode editar Documentos Primrios que foram importados como arquivos do tipo Rich Text (*.rtf) ou Somente Texto (Plain Text, *.txt), ao contrrio dos arquivos do tipo DOC (Microsoft Word) ou HTML. O documento que utilizamos no nosso exemplo ref-8.rtf para a criao da sua prpria Unidade Hermenutica um arquivo do tipo Rich Text. Abra esse documento. Perceba que logo abaixo da barra de ferramentas principal, surgiu uma nova barra com ferramentas de edio de texto, mas cujos botes no esto disponveis. Tambm o menu Edit se tornou disponvel quando os documentos esto fechados, as opes desse menu no aparecem. Entre ento no modo de edio de documentos primrios: 1. Clique no boto Edit na barra de ferramentas de edio. Agora as demais ferramentas dessa barra se tornaro ativas (ver figuras ao lado). Voc provavelmente j familiar com a maioria delas, a partir de outros programas de edio de texto. 28

2. Selecione uma passagem de texto e mude a sua aparncia (negrito, itlico, sublinhado...) 3. Mude a cor de algum trecho clicando no boto referente a configurao de cores 4. Realce uma parte do texto usando a ferramenta de marcador de texto. 5. Aumente ou diminua o tamanho das fontes clicando nos botes com as setas para cima e para baixo. 6. Mude o alinhamento do texto. 7. Crie marcadores 8. Voc tambm pode escrever/apagar textos. Quando terminar a edio do documento, clique no boto Edit novamente e escolha a opo SAVE AND LEAVE EDIT MODE (salvar e deixar o modo de edio).

Realizando Buscas de Texto


possvel tambm pesquisar os textos atravs de ferramentas de busca. A Ferramenta de busca de texto (Text Search Tool) procura apenas em Documentos Primrios. Mas textos em todos os tipos de objetos da Unidade Hermenutica (anotaes, famlias, etc) podem ser buscados com o Object Crawler (que veremos adiante).

Sobre a Ferramenta de Busca de Texto (Text Search Tool)


Essa uma opo que o ATLAS.ti fornece para pesquisar sobre a ocorrncia de palavras ou sentenas especficas, ou ainda, padres de texto (sobre os quais falaremos adiante) em um Documento Primrio Existem trs mtodos bsicos para isso: a Busca Simples (Standard Search), a Busca por Categorias (Category Search) e a Busca GREP.

29

Realizando uma Busca Simples


1. Abra um Documento Primrio de texto. Para abrir a Ferramenta de Busca de Texto, clique no boto esquerda do documento. ,

2. Escreva o texto que deseja procurar dentro do campo especificado. 3. Cuide para que a opo USE GREP no esteja marcada. 4. Marque Case Sensitive, se for preciso (essa opo utilizada para diferenciar letras maisculas de minsculas). 5. Inicie a busca clicando nos botes NEXT ou PREVIOUS. Os resultados das buscas so realados no Documento Primrio.

O Object Crawler
Essa ferramenta permite realizar buscas de texto em todos os nveis e objetos de uma Unidade Hermenutica, como cdigos, citaes, anotaes e Redes. Se voc tambm pode restringir a busca a certos campos, como autor, data, nome, comentrios, ou o contedo em si. Como fazer: 1. No menu principal escolha TOOLS > OBJECT CRAWLER, ou clique no boto correspondente, na barra de ferramentas principal (veja a imagem esquerda). A seguinte janela se abrir: 30

2. Busque pelas palavras: the|that|this|those3. 3. Clique no boto SELECT OBJECTS e escolha os objetos a serem includos na busca 4. Clique no boto DISPLAY RESULTS. Os objetos que contm os termos buscado sero exibidos no campo superior o contedo do texto encontrado na parte inferior.

Essa um tipo de busca conhecida como Pattern Search. Certos smbolos so utilizados como meio de ampliar e potencializar as ferramentas de busca. No caso, o smbolo | foi usado ele significa o operador boleano ou. Assim a busca vai pesquisar pelas palavras the ou that ou this ou those, isto , qualquer ocorrncia de qualquer uma dessas palavras satisfar a busca, e todos os achados sero listados.

31

Conhecendo um pouco mais sobre Redes


Ns j produzimos um material que pode ser usado no Editor de Redes. Redes so o principal meio para construir modelos tericos no ATLAS.ti. Em contraste com as representaes lineares e seqenciais, uma rede reflete de maneira mais prxima forma como a memria e o pensamento esto estruturados. A rede d um toque mais heurstico e intuitivo anlise qualitativa, sem perder a sistematicidade.

Criando uma rede no ATLAS.ti


1. Escolha o cdigo Os Sete Anjos no Gerenciador de Cdigos 2. Abra o Editor de Redes clicando no boto . Um cone do cdigo selecionado aparece na tela principal do editor. 3. Arraste o cdigo Desastre Musical do Gerenciador de Cdigos para o Editor de Redes.

Mas sua rede ainda no possui nenhuma conexo entre os cones.

Ligando dois cdigos


1. Selecione o cdigo Os Sete Anjos com um clique. 2. V at o menu e clique em LINKS > LINK NODES 3. Uma linha vermelha aparecer, seguindo os movimentos do mouse. Com o mouse v at Desastre Musical e clique sobre ele. 4. Uma lista de possveis relaes ser exibida. Escolha is cause of. Repare que uma seta que aponta do primeiro cone para o segundo e ela tem o nome da relao que voc escolheu. Esse j o primeiro esboo de uma rede. Essas ligaes tambm possuem um Menu Contextual. Sobre os escritos is cause of, clique com o boto direito.

32

Para salvar a rede que voc criou: 1. Escolha a opo NETWORK > SAVE AS... D um nome Rede. 2. Clique no boto OK. Para abrir uma rede j existente, clique na seta que indica para baixo no boto de redes . Veja a figura abaixo:

Mas, no caso a nica que existe a que acabamos de criar.

Sobre a Query Tool


A Ferramenta Query uma das mais poderosas, porm mais complexas ferramentas do ATLAS.ti. Esse um recurso tambm de busca de texto, mas com recursos adicionais. Abra a Ferramenta Query clicando no boto com o desenho de um binculo (ver figura ao lado).

33

As Famlias de Cdigos existentes so exibidas na parte superior esquerda, os cdigos so mostrados na parte inferior. As janelas direta se referem aos resultados das buscas. A ferramenta Query oferece 14 operaes de busca. Dificilmente usamos todas, mas o Atlas.ti deixa todas elas disposio para atender todo tipo de demanda. A figura acima mostra os trs grupos principais em que se dividem: buscas boleanas, buscas semnticas e buscas de proximidade. Vamos conhecer um pouco melhor essas ferramentas: 1. D um clique duplo no cdigo Trombetas. O quadro branco direita, na parte de cima, mostra a pesquisa atual. O campo inferior mostra que duas citaes foram codificadas por esse cdigo. Essa operao ainda no foi muito diferente de se clicar em um determinado cdigo no Gerenciador de Cdigos.

34

2. D um clique duplo no cdigo Fumaa. O quadro que mostra a pesquisa em curso indica agora Fumaa e uma citao mostrada na lista de resultados. O quadro cinza acima mostra todas as buscas que j foram realizadas.

3. Clique no boto com o smbolo indicado ao lado. Esse o operador booleano OU. Trs citaes aparecem como resultado da pesquisa. como se voc tivesse inquirido ao Atlas.ti: Mostre-me todos as citaes codificadas OU em Fumaa OU em Trombetas. 35

4. Clique em alguma entrada da lista de resultados. Automaticamente a citao selecionada ser exibida em realce dentro do documento primrio do qual foi retirada.

Voc pode visualizar todo o contedo das citaes achadas clicando no cone com o smbolo de uma impressora. Escolha alguma das quatro opes de visualizao.

A pesquisa, entretanto, ainda pode se estender mais. Por exemplo, se voc quiser buscar por todas as citaes que no foram codificadas por Fumaa OU Trombetas. 5. Clique no quarto operador, de cima para abaixo (veja o cone esquerda). Esse o operador de negao. O resultado mostra todas as citaes NO foram codificadas por Fumaa OU Trombetas. Assim, pesquisas cada vez mais complexas podem ser realizadas pela combinao das ferramentas.

Trabalhando com Buscas Complexas na Query Tool


Famlias de Documentos Primrios como Variveis
As Famlias de Documentos Primrios tm algumas caractersticas adicionais em relao s de cdigos. Elas podem ser usadas para definir o alcance e as capacidades de uma busca do tipo Query, quando entendidas como atributos mais globais e suplementares aos cdigos. Por exemplo, vamos supor que haja uma famlia de entrevistas (documentos primrios) chamada Sexo Feminino, que caracteriza entrevistas com mulheres, e outra famlia chama Idade abaixo de 25, que classifica entrevistas com pessoas menores de 25 anos. 36

possvel formular uma query dessa forma: Liste-me todas as citaes de entrevistas com mulheres com menos de 25 anos, codificadas com os cdigos X e Y. Ou seja, ns combinamos cdigos e famlias para gerar uma pesquisa mais completa. Mas como no h famlias na nossa Unidade Hermenutica, vamos voltar a trabalhar com o The Sample. 1. Abra o projeto The Sample e feche a sua Unidade Hermenutica e abra a Ferramenta Query clicando no cone dos binculos. 2. D um clique selecione os cdigos Bad Weather e Casualties e clique no operador OU, o primeiro da lista. Os resultados apontaro cinco citaes. Ns agora queremos restringir essa Query a alguma famlia de documentos. Ns poderamos, por exemplo, fazer a seguinte pesquisa: Mostrar todas as citaes codificadas por Bad Weather OU Casualties, mas apenas quando forem de documentos textuais4. 3. Na janela da Ferramenta Query, clique no boto SCOPE. A nova janela mostra as Famlias de Documentos no quadro superior esquerda e todos os Documentos Primrios no inferior. 4. D um clique duplo na famlia Textual docs Como resultado temos todas as citaes pertencentes aos documentos
classificados membros dessa famlia. Interessante observar que na janela da Ferramenta Query apenas 4 citaes so exibidas. Dessa

forma, apenas 4 das 5 citaes que antes estavam l exibidas fazem parte de documentos textuais. 5. Agora d um clique duplo na famlia Grafical docs (Nessa famlia esto como membros todos os documentos grficos, no textuais).

Criando Relatrios ou Arquivos de Sada (outputs)


Os principais tipos de objetos do ATLAS.ti (Documentos, as Citaes, os Cdigos e as Anotaes) tm seus prprios menus para a criao de outputs.
4

A Unidade Hermenutica The Sample contm imagens como documentos. Mas uma famlia foi criada com o nome Textual docs (Documentos Textuais) para agrupar os documentos textuais.

37

1. No menu principal do programa, clique nos menus especficos de cada um desses objetos e verifique que o Output sempre a ltima opo. (ver figura ao lado) Outputs so como relatrios gerados automaticamente e podem ser visualizados dentro do prprio ATLAS.ti, enviados diretamente para a impressora ou salvos como arquivos de texto. Mais opes de Outputs se encontram nos submenus chamados Miscellaneous. Em DOCUMENTS > MISCELLANEOUS voc encontra, por exemplo, a opo de gerar Outputs com tabelas de Famlias de Documentos Primrios (opo EXPORT PD-FAMILY TABLE).

Outputs tambm podem ser salvos como arquivos compatveis com o Microsoft Excel. Cdigos e Anotaes podem ser exportados no formato XML (CODES / MEMOS > MISCELLANEOUS), da mesma forma que o conjunto de toda a Unidade Hermenutica: EXTRAS > EXPORT TO: XML.. Se voc quiser, os cdigos tambm podem ser exportados como arquivos de Syntax do SPSS (EXTRAS > EXPORT TO: SPSS). Depois de executar a syntax no SPSS, os Cdigos e as Famlias de Cdigos sero exibidos como variveis dummy (codificadas como 0 e 1, indicando presena ou ausncia de algum atributo) e as citaes como casos: se um cdigo foi aplicado a uma determinada citao, em sua coluna estar marcado 1, caso contrrio, 0. Se os cdigos foram agrupados em famlias, os valores das caselas estaro agregados.

O Processador de Palavras (Word Cruncher)


Voc pode desenvolver Anlises de Contedo Quantitativas com essa funo do ATLAS.ti. Ela cria uma lista de palavras para todos ou para os selecionados Documentos Primrios. O Output pode ser visualizado com o Excel. Essa ferramenta se encontra no menu DOCUMENTS > MISCELLANEOUS, mas tambm pode ser ativada clicando no boto indicado ao lado, na barra de ferramentas principal.

38

You might also like