You are on page 1of 97

HIGIENE DO TRABALHO Conceitos: Higiene Ocupacional ou industrial ou do trabalho uma tcnica preventiva que atua na exposio do trabalhador a um ambiente

te agressivo com o objetivo de evitar doenas profissionais; DEFINIO: a cincia e a arte dedicada a preveno, reconhecimento, avaliao e controle dos riscos existentes ou originados dos locais de trabalho, os quais podem prejudicar a sade e o bem estar das pessoas no trabalho, enquanto considera os possveis impactos sobre o meio ambiente geral

HIGIENE DO TRABALHO OBJETIVOS: Eliminar ou reduzir os agentes agressivos de natureza qumica, fsica ou biolgica encontrados no ambiente de trabalho, capazes de acarretar doenas profissionais ou qualquer outro prejuzo a sade do trabalhador. Conseqncias da exp. aos agentes agressivos: Enfermidade profissional; fadiga; acidentes de trabalho; envelhecimento e desgaste prematuro e insatisfao.

HIGIENE DO TRABALHO
- FASES DA HIGIENE DO TRABALHO:

Antecipao: So considerados os riscos ambientais que podero ocorrer nos ambientes de trabalho, visando a introduo de sistemas de controle durante as fases de projeto, instalao, ampliao, modificao ou substituio de equipamentos ou processos; Reconhecimento: Identificar os riscos ambientais que podem influenciar a sade dos trabalhadores. Nesta fase torna-se necessrio um estudo sobre matriasprimas, produtos e subprodutos, mtodos e procedimentos de rotina, processos produtivos, instalaes e equipamentos existentes. a primeira avaliao qualitativa do ambiente de trabalho;

HIGIENE DO TRABALHO
- FASES DA HIGIENE DO TRABALHO:

Avaliao: a fase da avaliao quantitativa dos riscos ambientais atravs de medies de curto ou longo prazo nos ambientes de trabalho e comparao com os limites de tolerncia. As avaliaes devem ser realizadas aps a elaborao de estratgias de amostragem que devem estar de acordo com as tcnicas de avaliao e anlise selecionadas. Controle: O controle deve ser dimensionado levando-se em considerao os recursos tcnicos e financeiros, sendo preferencialmente recomendados os controles de engenharia. Esta a fase mais importante, devendo ser iniciada, sempre que possvel, durante as fases de antecipao e reconhecimento.

HIGIENE DO TRABALHO
- FASES DA HIGIENE DO TRABALHO:

ANTECIPAO (Fase de preveno de riscos) RECONHECIMENTO (Identificao dos riscos) AVALIAO (Constatao da presena do agente com quantificao) COMPARAO COM O LIMITE DE TOLERNCIA CONTROLE (Medidas a serem adotadas aps a comparao)

HIGIENE DO TRABALHO
Riscos Ambientais: Risco Ambiental a definio genrica da exposio do trabalhador a agentes fsicos, qumicos, biolgicos capazes de provocar algum dano a sade. Quanto a classificao da magnitude do risco ambiental: Agentes Qumicos /Fsicos /Biolgicos: Natureza; Concentrao / intensidade e Tempo de exposio. Risco Potencial: Crculo Vicioso: Saudvel > Exposio > Doena > Tratamento > Saudvel.

HIGIENE DO TRABALHO
INTEGRAO: Engenharia de Segurana do Trabalho > Medicina do Trabalho; A interface, dentre outras, permitir: 1) Deteco de hipersuscetveis; 2) Mapeamento de populaes crticas; 3) Evidncias de sinergismos entre agentes ambientais; 4) Procedimentos de restrio de exposio; 5) Educao e treinamento; 6) Aes tcnico-legais conjuntas; 7) Limitao e definio de reas crticas; 8) Anlises da correlao exposio X danos sade; 9) Validao de medidas de controle; 10)Aconselhamento mdico na fase pr-admissional, peridico ou de transferncia de acordo com a situao ambiental / pessoal.

HIGIENE DO TRABALHO

Os diversos agentes qumicos que podem poluir um local de trabalho e entrar em contato com o organismo dos trabalhadores podem apresentar uma ao localizada ou serem distribudos aos diferentes rgos e tecidos, levados pelos fluidos internos (sangue e outros), produzindo uma ao generalizada. Por este motivo as vias de ingresso destas substncias ao organismo so: - inalao, - absoro cutnea, - ingesto.

HIGIENE DO TRABALHO Inalao: constitui a principal via de ingresso de txicos, j que a superfcie dos alvolos pulmonares representa, no homem adulto, uma superfcie entre 80 a 90 m2. Esta grande superfcie facilita a absoro de gases e vapores, os quais podem passar ao sangue, para serem distribudos a outras regies do organismo. Alguns slidos e lquidos ficam retidos nesses tecidos, podendo produzir uma ao localizada, ou dissolvem-se para serem distribudos atravs do aparelho circulatrio.

HIGIENE DO TRABALHO

Sendo o consumo de ar de 10 a 20 kg dirios, dependendo fundamentalmente do esforo fsico realizado, fcil chegar concluso que mais de 90% das intoxicaes generalizadas tenham esta origem.

HIGIENE DO TRABALHO Absoro cutnea: quando uma substncia de uso industrial entra em contato com a pele, podem acontecer as seguintes situaes: a)A pele e a gordura protetora podem atuar como uma barreira protetora efetiva. b) O agente pode agir na superfcie da pele, provocando uma irritao primria.

HIGIENE DO TRABALHO c) A substncia qumica pode combinar com as protenas da pele e provocar uma sensibilizao. d) O agente pode penetrar atravs dela, atingir o sangue e atuar como um txico generalizado. Assim, por exemplo, o cido ciandrico, mercrio, chumbo tetraetla (usado nas gasolinas como antidetonante), alguns defensi-vos agrcolas, etc. so substancias que podem ingressar atravs da pele, produzindo uma ao generalizada.

HIGIENE DO TRABALHO Apesar destas consideraes, normalmente a pele uma barreira bastante efetiva para os diferentes txicos, e so poucas as substncias que conseguem ser absorvidas em quantidades perigosas. Por essas razes, as medidas de preveno de doenas, nesses casos, devem incluir a proteo da superfcie do corpo.

HIGIENE DO TRABALHO Ingesto: representa apenas uma via secundria de ingresso de txicos no organismo, j que nenhum trabalhador ingere, conscientemente, produtos txicos. Isto pode acontecer de forma acidental ou ao engolir partculas que podem ficar retidas na parte superior do trato respiratrio ou ainda ao inalar substncias em forma de ps ou fumos.

HIGIENE DO TRABALHO
Definio de Limite de Tolerncia:

a intensidade dos riscos fsicos ou concentrao dos riscos qumicos, sob os quais acredita-se que a maioria dos trabalhadores pode ficar exposta, sem sofrer efeitos sade, durante a sua vida laboral.

HIGIENE DO TRABALHO
Basicamente temos no Brasil dois tipos de limites de tolerncia: a) Limite de Tolerncia - Mdia Ponderada, representa a concentrao mdia ponderada, existente durante a jornada de trabalho. Isto , podemos ter valores acima do limite fixado, desde que sejam compensados por vaiares abaixo deste, acarretando uma mdia ponderada igual ou inferior ao limite de tolerncia. No entanto estas oscilaes para cima no podem ser indefinidas, devendo respeitar um valor mximo que no pode ser ultrapassado. Este valor mximo obtido atravs da aplicao de um fator de desvio, conforme frmula dada a seguir: Valor Mximo = L.T. x F.D., onde L.T. - Limite de Tolerncia. F.D. - Fator de desvio, que depende da grandeza do limite de tolerncia, de acordo com a tabela que segue:

HIGIENE DO TRABALHO

b) Limite de Tolerncia - Valor Teto, que na tabela de limites de tolern-cia tem assinalada a coluna Valor Teto, e representa uma concentrao mxima que no pode ser excedida em momento algum da jornada de trabalho. Para as substncias com estes limites; no so aplicados os fatores de desvio, sendo o valor mximo sempre igual ao limite de tolerncia fixado.

HIGIENE DO TRABALHO

HIGIENE DO TRABALHO

HIGIENE DO TRABALHO

HIGIENE DO TRABALHO

HIGIENE DO TRABALHO

HIGIENE DO TRABALHO

HIGIENE DO TRABALHO EFEITO PRODUZIDO NO ORGANISMO POR UM TXICO


A INTOXICAO PODE SER DIVIDIDA EM: Aguda: Exposio curta em altas concentraes produzidas por substancias rapidamente absorvida pelo organismo. Crnica: Exposio repetida a pequenas concentraes.Tem efeito acumulativo no organismo.

HIGIENE DO TRABALHO CLASSIFICAO DOS AGENTES QUMICOS Podem ser classificados pela forma com que se apresentam e pelos efeitos no organismo. Classificao pela forma: Tomar como referncia a forma na qual o agente qumico se apresenta no ambiente. Levando-se em considerao a importncia para a Higiene Industrial, esta classificao inclui somente agentes qumicos ambientais, isto , aqueles que esto em suspenso ou dispersos no ar.

HIGIENE DO TRABALHO CLASSIFICAO DOS AGENTES QUMICOS Classificao pela forma: Aerodispersides:

Um Aerodisperside uma disperso de partculas slidas ou lquidas, de tamanho mximo entre 100 m e 200 m.
Poeira; Neblina; Nvoa; Fumos Metlicos. Classificao pela forma: GASES E VAPORES

HIGIENE DO TRABALHO CLASSIFICAO DOS AGENTES QUMICOS Classificao pelos efeitos no organismo: baseada nos efeitos produzidos no organismo, isto , uma ao fisiopatolgica. Irritantes; Pneumoconiticos; Txicos sistmicos; Anestsicos ou Narcticos; Cancergenos.

HIGIENE DO TRABALHO CLASSIFICAO DOS AGENTES QUMICOS Classificao pela forma: Aerodispersides. POEIRAS:

Suspenso no ar de partculas slidas de tamanho entre 0,5 e 25 m provenientes de processos fsicos de desagregao. As poeiras no se difundem no ar e sedimentam por ao da gravidade.

HIGIENE DO TRABALHO CLASSIFICAO DOS AGENTES QUMICOS Classificao pela forma: Aerodispersides. NEBLINA:

Suspenso no ar de pequenas gotas de lquido que so geradas por condensao de um estado gasoso ou por desintegrao de um estado lquido por atomizao, ebulio, etc. O tamanho das gotculas lquidas est compreendida entre 0,01 e 10 m.

HIGIENE DO TRABALHO CLASSIFICAO DOS AGENTES QUMICOS Classificao pela forma: Aerodispersides. NVOA:

Suspenso no ar de pequenas gotas lquidas apreciveis a olho nu, originados por ruptura mecnica de lquidos. Sua margem de tamanho est compreendida entre 2 e 60 m..

HIGIENE DO TRABALHO CLASSIFICAO DOS AGENTES QUMICOS Classificao pela forma: Aerodispersides. FUMOS METLICOS:

Suspenso no ar de partculas slidas metlicas geradas em um processo de condensao, partindo da sublimao ou volatilizao de um metal. Vem acompanhada, na maioria das vezes, de uma reao qumica (geralmente de oxidao). O seu tamanho varia de 0,001 a 0,5 m.

HIGIENE DO TRABALHO CLASSIFICAO DOS AGENTES QUMICOS GS: Estado fsico normal de uma substncia no estado padro (25 e 760 mm Hg). So fluidos amorfos que C ocupam o espao que os contm, e que podem mudar de estado fsico, unicamente pela combinao de P e T. VAPOR: Fase gasosa de uma substncia slida ou lquida no estado padro (25 e 760mm Hg). O vapor pode C passar ao estado slido ou lquido quando ocorrem alteraes nos valores combinados de T e P. O comportamento semelhante ao gs.

HIGIENE DO TRABALHO CLASSIFICAO DOS AGENTES QUMICOS


Estado Fsico Formao

Slidos

Lquidos

Tamanho da Partcula > 0,5 m

Ruptura mecnica

Poeiras

Nvoas

Condensao Fumos de vapores

Neblinas

< 0,5 m

HIGIENE DO TRABALHO Classificao pelos efeitos no organismo: baseada nos efeitos produzidos no organismo, isto , uma ao fisiopatolgica. Irritantes: So os compostos qumicos que produzem uma inflamao, devido a uma ao qumica ou fsica nas reas anatmicas que entram em contato, principalmente com a pele e mucosas do sistema respiratrio. Os fatores que indicam a gravidade do efeito provocado pelas substncias qumicas so as concentraes das substncias no ar e o tempo de exposio.

HIGIENE DO TRABALHO

Classificao pelos efeitos no organismo: Irritantes: As substncias irritantes se dividem: Irritantes do trato respiratrio superior: So substncias muito solveis em meio aquoso (Soda castica) e, portanto com ao nas vias areas superiores (garganta e nariz).

HIGIENE DO TRABALHO

Classificao pelos efeitos no organismo: Irritantes: Irritantes de ao sobre os brnquios: So substncias de solubilidade moderada em fluidos aquosos e atuam principalmente nos brnquios (oznio, anidrido sulfuroso -S02, cloro).

HIGIENE DO TRABALHO

Classificao pelos efeitos no organismo: Irritantes: Irritantes do tecido pulmonar: Pertencem a este grupo, as substncias pouco solveis em fluidos aquosos e, portanto com uma maior penetrao no sistema respiratrio, atingindo os alvolos pulmonares e produzindo uma ao txica (dixido de nitrognio, oznio, entre outros).

HIGIENE DO TRABALHO

Classificao pelos efeitos no organismo: Pneumoconiticos: So as substncias qumicas slidas, que se depositam nos pulmes e se acumulam, produzindo pneumopatia e degenerao fibrtica do tecido pulmonar. As poeiras inertes, apesar de no produzirem esta degenerao do tecido pulmonar, exercem uma ao em conseqncia do acmulo de poeiras nos alvolos pulmonares impedindo a difuso do oxignio atravs dos mesmos.

HIGIENE DO TRABALHO

Classificao pelos efeitos no organismo: Txicos sistmicos: So substncias qumicas que, independentemente de sua via de entrada, se distribuem por todo organismo produzindo efeitos diversos sendo que algumas apresentam efeitos especficos ou seletivos sobre um rgo ou sistema (inseticidas hidrocarbonetos halogenados, hidrocarbonetos aromticos, metanol).

HIGIENE DO TRABALHO

Classificao pelos efeitos no organismo: Anestsicos ou Narcticos: So substncias qumicas que atuam como depressor do sistema nervoso central agindo como anestsicos ou narcticos em altas concentraes por curtos perodos de tempo. Sua ao depende da quantidade de txico que chega ao crebro, podendo provocar intoxicaes sistmicas quando o indivduo exposto repetidamente em baixas concentraes. Dividem-se em:

HIGIENE DO TRABALHO Classificao pelos efeitos no organismo: Anestsicos primrios (hidrocarbonetos alifticos: butano, propano, cetonas... ) Anestsicos de ao sobre as vsceras (hidrocarbonetos clorados: pecloroetileno, tricloroetileno, tetracloreto de carbono ... ) Anestsicos de ao sobre o sistema formador de sangue (hidrocarbonetos aromticos: benzeno, tolueno, xileno) Anestsicos de ao sobre o sistema nervoso (lcoois: metlico, etlico, dissulfeto de carbono) Anestsicos de ao sobre o sangue e o sistema circulatrio (nitrocompostos orgnicos: nitrobenzeno, anilina).

HIGIENE DO TRABALHO

Classificao pelos efeitos no organismo: Cancergenos: So substncias qumicas que podem gerar ou favorecer o crescimento desordenado de clulas no organismo. Estas substncias atuam no ncleo celular (DNA e RNA) causando desordem gentica, crescimento e difuso de clulas.

HIGIENE DO TRABALHO Classificao pelos efeitos no organismo: Cancergenos: As substncias cancergenas podem ser divididas segundo o efeito causado no organismo como: Mutagnico: induz uma modificao permanente e transmissvel nas caractersticas genticas de um ser vivo. Carcinognico: causa cncer em conseqncia de exposio aguda ou crnica (ex. benzeno). Teratognico: Produz um defeito fsico, m formao, no embrio (ex. talidomida).

HIGIENE DO TRABALHO

Classificao pelos efeitos no organismo: Alrgicos So substncias qumicas cuja ao se caracteriza por no afetar a totalidade dos indivduos (requerendo uma predisposio fisiolgica), atingindo somente aqueles previamente sensibilizados. As dermatites por contato produzidas pelo nquel, cromo, mercrio, formaldedos e etc. so exemplos de txicos alergnicos.

HIGIENE DO TRABALHO

Classificao pelos efeitos no organismo: Asfixiantes So substncias qumicas capazes de impedir a chegada do oxignio para os tecidos. As substncias asfixiantes se subdividem em: Asfixiante simples: qualquer contaminante qumico que no apresenta nenhum efeito especfico, geralmente substncias inertes, quando presente no ambiente reduz a concentrao de oxignio no ar (ex.: nitrognio, hidrognio, hlio. acetileno .... ).

HIGIENE DO TRABALHO

Classificao pelos efeitos no organismo: Asfixiante qumico: So substncias que impedem a chegada de oxignio nas clulas, bloqueando os mecanismos do organismo. Estas substncias podem atuar ao nvel de sangue, das clulas ou crebro (paralisando os msculos da respirao). Encontramse neste grupo as seguintes substncias: monxido de carbono, nitratos e nitritos, sulfato de hidrognio, cido ciandrico.

HIGIENE DO TRABALHO

Classificao pelos efeitos no organismo: Asfixiante qumico: So substncias que impedem a chegada de oxignio nas clulas, bloqueando os mecanismos do organismo. Estas substncias podem atuar ao nvel de sangue, das clulas ou crebro (paralisando os msculos da respirao). Encontram-se neste grupo as seguintes substncias: monxido de carbono, nitratos e nitritos, sulfato de hidrognio, cido ciandrico.

HIGIENE DO TRABALHO

Classificao pelos efeitos no organismo: Produtores de dermatoses: So substncias que independente dos efeitos txicos que exercem no organismo, em contato com a pele originam alteraes na mesma, atravs de diferentes formas: irritao primria, sensibilizaes alrgicas e fotosensibilizao.

HIGIENE DO TRABALHO

Classificao pelos efeitos no organismo: EFEITOS COMBINADOS: Existem contaminantes qumicos que desencadeiam somente um dos efeitos citados e outros que desencadeiam, simultaneamente, vrios efeitos. Deve-se levar em considerao tambm, a presena em um mesmo ambiente de trabalho, de contaminantes distintos ao mesmo tempo.

HIGIENE DO TRABALHO Classificao pelos efeitos no organismo: EFEITOS COMBINADOS: Efeito simples: quando os contaminantes atuam sobre rgo ou sistemas fisiolgicos distintos. Efeito Aditivo: quando vrios contaminantes distintos atuam sobre o mesmo rgo ou sistema fisiolgico. Efeito Potenciador: quando um ou vrios produtos multiplicam as aes de outros. O efeito s pode ser calculado se conhecermos a magnitude dos potenciadores.

HIGIENE DO TRABALHO
Classificao pelos efeitos no organismo: Quando o efeito de uma substncia txica potencializado pela ao de uma segunda substncia diz-se que as substncias apresentam sinergismo, assim sendo, o lcool etlico e os inseticidas clorados apresentam efeitos sinrgicos sobre o tetracloreto de carbono, assim como o tabaco sobre o asbesto. Quando o efeito de uma substncia txica reduzido pela ao de outra substncia diz-se que as substncias apresentam antagonismo. O exemplo mais conhecido de antagonismo efeito do etanol sobre o metanol, retardando o metabolismo. As substncias com efeitos sinrgicos no so necessariamente nocivas por si prprias, podendo apresentar estes efeitos em decorrncia de vias de penetrao distintas. O exemplo caracterstico deste caso a ingesto de lcool etlico e a inalao de um narctico, como o tricloroetileno.

HIGIENE DO TRABALHO Classificao pelos efeitos no organismo: Efeitos combinados: Quando duas ou mais substncias que atuam sobre o mesmo sistema orgnico estiverem presentes, devem ser considerados fundamentalmente os seus efeitos combinados, mais do que os individuais. A frmula seguinte se aplica somente quando os componentes da mistura tm efeitos txicos similares (efeitos aditivos); ela no deve ser utilizada para misturas com reatividades muito diferentes. Neste caso, deve ser usada a frmula para efeitos independentes.

HIGIENE DO TRABALHO

Classificao pelos efeitos no organismo: Efeitos combinados: Cn / Tn (IE) = C1 /T1 + C2 /T2 +.... Cn = Concentrao encontrada Tn = Concentrao permitida (LT) Obs: Na falta de informaes contrrias, os efeitos de diferentes riscos devem ser considerados como aditivos. Efeitos independentes: C1 / T1 = 1 IE = C / LT

HIGIENE DO TRABALHO Classificao pelos efeitos no organismo: Exerccio: Agente TOLUENO Acetato de etila Concentrao 40 ppm 200 ppm LT 78 ppm 310 ppm 39 ppm

Metil ciclohexanol 12 ppm

HIGIENE DO TRABALHO
LIMITES DE EXPOSIO (TLVS) PARA MISTURAS. Ex. Para efeitos similares: O ar contm 400 ppm de acetona (TLV, 500 ppm), 150 ppm de acetato de sec-butila (TLV, 200 ppm) e 100 ppm de metil etil cetona (TLV, 200 ppm). Qual a concentrao atmosfrica da mistura? O TLV foi excedido? Ex. Para efeitos independentes: O ar contm 0,05 mg /m3 de chumbo (TLV, 0,05) e 0,7 mg /m3 de cido sulfrico (TLV, 1). O TLV foi excedido?

HIGIENE DO TRABALHO
- Problema n3 Numa srie de amostragens contnuas obteve os seguintes resultados: Acetona: 55 ppm; lcool isoproplico: 290 ppm; Pergunta-se: A exposio insalubre? - Problema n4 Numa srie de amostragens contnuas obteve os seguintes resultados: Tolueno: 25 ppm; Xileno: 14 ppm; Acetato de etila: 1078 ppm; etilbenzeno: 11 ppm; Pergunta-se: A exposio insalubre?

HIGIENE DO TRABALHO
- CASO ESPECIAL LMITE DE TOLERNCIA PARA A MISTURA Quando a fonte contaminante uma mistura lquida e o volatizado tem composio similar mistura, toda a mistura evaporada por igual. Conhecendo-se a composio percentual (em peso) da mistura, os limites de tolerncia devem ser utilizados em mg/m3 e o limite da mistura dado por:

HIGIENE DO TRABALHO
- Exemplo 1: Um solvente industrial possui a seguinte composio:

AGENTE Tolueno Acetato de etila Metil ciclohexanol Xileno

COMPOSIO % 25 8 40 27

LT mg/m3 290 1090 180 340

HIGIENE DO TRABALHO
- Exemplo 2: Um solvente industrial possui a seguinte composio:

AGENTE Heptano Metil clorofrmio Tetracloroetleno

COMPOSIO % 50 30 20

LT mg/m3 1640 1910 170

- CONVERSO DE UNIDADES

HIGIENE DO TRABALHO

HIGIENE DO TRABALHO 1. Um ambiente industrial, nas Condies Normais de Temperatura e Presso - CNTP, possui uma concentrao de 42ppm de acetona (PM = 58,05). Qual a concentrao em miligramas por metro cbico da acetona? 2. Transformar 0,6 miligramas por metro cbico de cloreto de vinilideno (PM = 96,95) para partes por milho.

HIGIENE DO TRABALHO JORNADA DE TRABALHO E A FRMULA DE BRIEF-SCALA A adaptao dos limites de tolerncia da ACGIH, em 1978, foi pre-cedida de reclculo em funo da diferente jornada de trabalho no Brasil, que na poca ainda era de 48 horas, tendo sido utilizada a frmula de Brief -Scala: FR = 40 / h X (168 h) / 128 FR = Fator de reduo; h = total de horas de exposio por semana

HIGIENE DO TRABALHO JORNADA DE TRABALHO E A FRMULA DE BRIEF-SCALA Exemplo: Clculo para jornada de 48 horas semanais: FR = 40 / 48 X (168 48) / 128 FR = 0,78 Exerccio: Calcule o FR para jornada de 44 horas semanais.

HIGIENE DO TRABALHO POEIRAS


O p est constitudo por partculas geradas mecanicamente, resultantes de operaes: moenda, perfurao, exploses e manuseio de minrios, limpeza abrasiva, corte e polimento de granitos, entre outros. Os danos causados para a sade resultante da exposio a material particulado disperso no ar depende do tamanho e da densidade das partculas. Estas caractersticas determinam o local do trato respiratrio onde as partculas sero depositadas. A maior porcentagem de partculas arrastadas pelo ar, em forma de p, tem menos de 1 mcron de tamanho. A menor partcula visvel ao olho aproximadamente, 1 / 10 de milmetro. humano mede,

HIGIENE DO TRABALHO POEIRAS


As partculas com tamanho inferior a 10m (frao respirvel) so as de maior importncia pela facilidade com que atingem os pulmes. Sendo que aquelas de tamanho inferior a 5m, so as que oferecem maior risco. As poeiras inorgnicas de maior importncia na Higiene Industrial so as que contm slica livre cristalizada (quartzo, tridimita e cristobalita). Outros compostos de silcio: Asbestos; talco; mica, entre outros.

HIGIENE DO TRABALHO POEIRAS Entre os ps orgnicos (poeiras) podemos distinguir dois grupos: A. Os que podem produzir doenas broncopulmonares crnicas, tais como os de algodo, de bagao e de agave (sisal); B. Poeiras que podem produzir alergias, asmas ou dermatoses, tais como as de semente de rcino, de amido e de tabaco. Os trabalhadores expostos a p de algodo e agave podem adquirir a doena chamada Bissinose.

HIGIENE DO TRABALHO POEIRAS


A slica apresenta-se geralmente como dixido de silcio (Si O2), e na forma cristalizada, do quartzo, representa o maior risco, podendo causar uma pneumoconiose chamada de silicose, que a enfermidade pulmonar mais conhecida, relativa ao trabalho. Pneumoconiose: Alterao produzida no tecido dos pulmes pela inalao de poeiras orgnicas ou inorgnicas (fibrose pulmonar ou depsito de material inerte). Para efeito de avaliao ambiental, comum a subdiviso nos grupos poeira respirvel, poeira total e poeira metlica conforme descrito abaixo.

HIGIENE DO TRABALHO POEIRAS POEIRA RESPIRVEL A poeira respirvel definida como qualquer frao de partculas slidas capaz de alcanar os alvolos pulmonares (normalmente entre 3 e 5 m). A metodologia de avaliao baseia-se na separao das partculas atravs de um ciclone, cujas caractersticas esto descritas no Anexo 12 da NR-15/MTE. A avaliao realizada por intermdio de uma bomba de vazo controlada e constante. A amostra de ar permeada em filtro de PVC pr-pesado, retendo o contaminante.

HIGIENE DO TRABALHO POEIRAS POEIRA RESPIRVEL O limite de tolerncia obtido atravs do Anexo 12 da NR-15 Portaria 3214/MTE, que estabelece a seguinte frmula: LT = 8,0 = mg/m3 % Si 02+ 2 O teor de quartzo deve ser obtido atravs da tcnica de difrao de Raios-X. Aps a realizao da amostragem, o filtro novamente pesado com objetivo de estabelecer o peso da amostra coletada.

POEIRA RESPIRVEL Para determinar a concentrao de poeira respirvel necessrio obter os seguintes dados: 1- CLCULO DA MASSA PARA OBTER O PESO DA AMOSTRA - Wm Amassa do filtro antes de ser amostrado (mg) Bmassa do filtro aps ser coletado (mg) Wm = A B (mg). 2. CLCULO DO VOLUME: Sendo Q a vazo da bomba (em m3/min) e t o tempo total (em minutos), o volume V ser: V = Litros / minutos x minutos V = Q x t (m3)

HIGIENE DO TRABALHO POEIRAS

POEIRA RESPIRVEL Para determinar a concentrao de poeira respirvel necessrio obter os seguintes dados: A.CLCULO DA CONCENTRAO DA POEIRA C = Wm / V WM = Peso de amostra coletada em gramas; V = Volume de ar amostrado pelo aparelho em litros; V=QxT Q = Vazo de trabalho de bomba de amostragem (L/min); T = Tempo de amostragem em minutos

HIGIENE DO TRABALHO POEIRAS

POEIRA TOTAL definida como o somatrio das fraes respirvel e no respirvel. O limite de tolerncia obtido atravs do Anexo 12 da NR-15, Portaria 3214/MTE, que estabelece as seguintes frmulas: LT = 24 / % quartzo + 3 = mg / m3 A tcnica de avaliao e anlise idntica a da poeira respirvel (gravimtrica - pesagem), porm sem o ciclone separador de partculas. LT = 8,5 / % quartzo + 10 = mppdc Amostragem com impactador (impinger) e anlise por contagem (campo claro)

HIGIENE DO TRABALHO POEIRAS

POEIRA METLICA So partculas geradas em atividades de lixamento de peas metlicas com a utilizao de equipamentos pneumticos e eltricos, ou qualquer atividade mecnica que possa gerar estas partculas. A avaliao realizada por intermdio de uma bomba de vazo controlada e constante. A amostra de ar permeada em filtro de ster de celulose pr-pesado que retm o contaminante. Aps a realizao da amostragem o filtro novamente pesado com objetivo de estabelecer o peso da amostra coletada. O filtro tambm deve ser analisado pela tcnica de absoro atmica para estabelecer a concentrao dos metais presentes na amostra.

HIGIENE DO TRABALHO POEIRAS

POEIRA METLICA A. Clculo da concentrao: Idntico ao clculo para poeira total.

HIGIENE DO TRABALHO POEIRAS

B. Clculo da concentrao dos elementos metlicos C - concentrao final de cada elemento metlico em mg/m3. M - massa em miligrama de cada elemento metlico, obtido atravs da anlise do filtro por absoro atmica. V - volume de ar coletado: Tem-se: C=M/V

HIGIENE DO TRABALHO POEIRAS


POEIRA METLICA Para comparao com o limite de tolerncia, devem ser considerados dois aspectos: O limite para poeira total estabelecido pelo Anexo 12 da NR-15, Portaria 3214/MTE. Os valores limites de tolerncia especficos para cada metal avaliado, de acordo ou estabelecido no Anexo 11 da NR 15, Portaria 3214/MTE ou ACGIH. Esta metodologia est baseada na norma NHT - 02 A/E e no artigo "Determinao Gravimtrica de Aerodispersides", ambos da Fundacentro.

HIGIENE DO TRABALHO
AMOSTRAGEM QUMICA

HIGIENE DO TRABALHO
AMOSTRAGEM QUMICA Comparao de resultados
Uma vez feita a determinao de concentrao da poeira ao nvel respiratrio do trabalhador, feito o clculo do limite de tolerncia (L.T.) para essa poeira e os resultados so comparados para estabelecer o risco de silicose. a. Se a concentrao da poeira ao nvel respiratrio maior que o L.T., significa que existe um risco certo de silicose, para o trabalhador. Logo este resultado indicar que devem ser tomadas medidas de controle para eliminar ou minimizar o risco. b. Se a concentrao de poeira calculada est abaixo do L.T., conclumos que o risco est sob controle, porm, dever ser feita amostragem peridica, a fim de manter sempre esta condio, ou tomar medidas adequadas para conseguir este objetivo.

HIGIENE DO TRABALHO
AMOSTRAGEM QUMICA Adoo de medidas de controle
Uma vez estabelecida a existncia do risco de pneumoconiose, devem ser estudadas as medidas de controle mais adequadas para cada caso particular, as quais sero dirigidas principalmente ao ambiente de trabalho, devendo preferencialmente controlar o problema na sua fonte de origem. Algumas das medidas de controle ambiental de disperso de poeiras, que podem ser adotadas isoladas ou conjugadas, so: - mudanas de processo; - mudanas de matrias-primas; emprego de mtodos midos; - enclausuramento de processo; - ventilao local exaustora.

HIGIENE DO TRABALHO
AMOSTRAGEM QUMICA Adoo de medidas de controle
O E.P.1. adequado, neste caso, protetores respiratrios com filtro mecnico, s deve ser recomendado como ltima alternativa de controle, e a escolha deve ser feita por um profissional especialista em sade ocupacional. Uma vez controlado o risco, recomenda-se efetuar amostragem peridica, a fim de verificar a eficincia do mtodo de controle adotado.

HIGIENE DO TRABALHO
AMOSTRAGEM QUMICA Exames mdicos especficos
Os exames mdicos especficos, principalmente abreugrafia e exame de capacidade pulmonar, devem ser feitos na ocasio da admisso dos trabalhadores que iro desenvolver suas atividades em locais onde se trabalhe com poeiras pneumoconiticas e, posteriormente, de 6 em 6 meses, a fim de detetar alterao no tecido pulmonar. A legislao brasileira estabelece estes tipos de exames, assim como o chamado exame de cessao de servio, com o intuito de constituir um histrico ocupacional do trabalhador que permitir orientar o mdico nas medidas de ordem preventiva a serem tomadas para evitar a instalao de uma pneumoconiose ocupacional

HIGIENE DO TRABALHO
AMOSTRAGEM QUMICA Problema n1
Numa operao de corte de tijolo refratrio foi avaliado o risco potencial de silicose. Para a quantificao do risco foi utilizado o mtodo gravimtrico, coletando-se amostras contnuas ao nvel respiratrio do operador durante vria jornadas de trabalho. Pede-se: a. Com ajuda do esquema de avaliao e os dados complementares, quantificar o risco de pneumoconiose. b. Com base nos resultados obtidos propor uma medida de controle. Dados complementares: Nmero de amostras coletadas: 5 Concentrao mdia de poeira obtida ao nvel respiratrio do operador:0,37 mg/m3 Porcentagem de Si02 livre cristalizada na frao respirvel: 30%

HIGIENE DO TRABALHO
AMOSTRAGEM QUMICA Problema n2
Foi avaliado o risco potencial de pneumoconiose em vrios pontos de trabalho numa empresa de cermica, obtendo-se os resultados anotados na tabela que segue. Na avaliao, foi utilizado o mtodo gravimtrico, coletando-se amostras ao nvel respiratrio dos trabalhadores. Pede-se: - Determinar o risco potencial de silicose para os trabalhadores envolvidos nas operaes avaliadas.

HIGIENE DO TRABALHO

HIGIENE DO TRABALHO
AMOSTRAGEM QUMICA

HIGIENE DO TRABALHO
AMOSTRAGEM QUMICA Problema n1
Resoluo: a. Com base no contedo de slica livre cristalizada, obtida atravs de um dos mtodos sugeridos no esquema de avaliao (difrao de raios-X, espectroscpia de IR, colorimetria, etc.) podemos calcular o limite de tolerncia para a frao de poeira respirvel coletada. Assim temos: L.T. = 8 / % de SiO2 + 2 mg/m3 L.T. = 8 / 30 + 2 = 0,25 mg/m3 L.T. = 0,25 mg/m3 Sendo que a concentrao mdia da poeira obtida mediante amostragem ao nvel respiratrio do trabalhador foi de 0,37 mg/m3, por comparao direta com o L.T., podemos concluir que durante a operao de corte de tijolos refratrios existe um risco evidente de silicose para o trabalhador exposto.

HIGIENE DO TRABALHO
AMOSTRAGEM QUMICA Problema n1
Resoluo: b. Medidas de controle que podem ser sugeridas: Segregao da operao Enclausuramento de operao Ventilao local exaustora OBS.: As concluses obtidas a partir do clculo do L.T. devem ser entendidas como vlidas somente para a situao em estudo, j que o resultado ser diferente para outro ambiente, onde se trabalha com materiais diferentes devido, principalmente, ao teor de siica livre, o qual varia de material para material dependendo da sua origem.

HIGIENE DO TRABALHO
AMOSTRAGEM QUMICA Problema n2
Resoluo: a. Clculo da concentrao da poeira: C = Wm / V wm = peso de amostra coletada em gramas V = Volume de ar amostrado pelo aparelho em m3 Clculo de V V= Q x T Q = Vazo de trabalho de bomba de amostragem (l/min) T = Tempo de amostragem em minutos T = Tempo de amostragem em minutos

HIGIENE DO TRABALHO
AMOSTRAGEM QUMICA Problema n2
Resoluo: Exemplificando, para amostra n1: C = Wm / QxT = 0,00120 / 2,0 x 453 C = 1,32 mg/m3 b. Clculo do limite de tolerncia (L.T.) Segundo a legislao brasileira (NR-15) LT = 8 = 8 = O, 57 mg/m3 %Si 02 + 2 12 + 2 De acordo com o resultado obtido, e comparando as concentraes com os respectivos limites de tolerncia, podemos concluir que existe um risco de silicose para os trabalhadores das operaes avaliadas. Este resultado deve ser o ponto de partida para o estudo das medidas de controle a adotar.

HIGIENE DO TRABALHO
AMOSTRAGEM QUMICA Problema n2
Resoluo: Exemplificando, para amostra n1: C = Wm / QxT = 0,00120 / 2,0 x 453 C = 1,32 mg/m3 b. Clculo do limite de tolerncia (L.T.) Segundo a legislao brasileira (NR-15) LT = 8 = 8 = O, 57 mg/m3 %Si 02 + 2 12 + 2 De acordo com o resultado obtido, e comparando as concentraes com os respectivos limites de tolerncia, podemos concluir que existe um risco de silicose para os trabalhadores das operaes avaliadas. Este resultado deve ser o ponto de partida para o estudo das medidas de controle a adotar.

HIGIENE DO TRABALHO

HIGIENE DO TRABALHO FUMOS METLICOS


FUMOS METLICOS So gerados principalmente nas atividades de soldagem PROCESSOS DE SOLDAGEM Para uma correta avaliao dos elementos a serem avaliados, necessrio o conhecimento de: Composio estimada do material a ser soldado (ao carbono, ao inox, entre outros...). Material de adio com suas correspondentes substncias protetores (gases de proteo, fundentes, entre outros) Os elementos gerados dependem dos seus respectivos pontos de fuso e vaporizao bem como das temperaturas desenvolvidas durante o processo de soldagem.

HIGIENE DO TRABALHO FUMOS METLICOS


CLASSIFICAO DOS FUMOS METLICOS Txicos e irritantes: Cdmio, cromo, mangans, zinco, mercrio, nquel, titnio, vandio, chumbo e molbdnio. Pneumoconiticos: Alumnio, carbono, cobre, entre outros. ferro, estanho,

HIGIENE DO TRABALHO FUMOS METLICOS


LEGISLAO VIGENTE Dos elementos encontrados nos fumos metlicos, a legislao atual atravs da NR-15 refere-se somente a chumbo, mangans e cdmio. Na ausncia de Diploma Legal sobre o tema, juridicamente pode ser aceitvel o embasamento em Legislao Estrangeira (desde que tenha relaes diplomticas com o Brasil) ou trabalho tcnico desenvolvido por instalaes nacionais ou estrangeiras (neste caso resguardado a condio acima). Sob o ponto de vista tcnico recomendvel para os demais componentes a adoo dos L.T. estabelecidos pela ACGIH.

HIGIENE DO TRABALHO FUMOS METLICOS CHUMBO O anexo 11 da NR-15, Portaria 3214 MTE estabelece no quadro n 01 um limite de 0.1 mg/m3 para exposio ao chumbo. Entretanto para determinadas atividades, o anexo 13 da mesma NR estabelece somente a avaliao qualitativa para caracterizar insalubridade. CDMIO O anexo 13 estabelece somente a avaliao qualitativa para algumas atividades.

HIGIENE DO TRABALHO FUMOS METLICOS MANGANS A Portaria n8 de 05/10/92 estabelece o L T de 1, O mg/m3 para atividades com exposio a fumos de mangans ou de seus compostos, para jornadas de at 8 h/dia (para poeiras o L T de 5 mg/m3). AVALIAO Executado segundo Fundacentro a NHT-02 emitida pela

HIGIENE DO TRABALHO

HIGIENE DO TRABALHO AMIANTO

You might also like