You are on page 1of 28

Geografia

61

sia: diversidade fsica, humana e econmica


Grupo 07 Novos rumos

Aspectos naturais: relevo, hidrografia, clima e vegetao


AFp / MARTIN ATHENSTAEDT

Cordilheira do Himalaia, onde se encontram as maiores altitudes da Terra.

Ocupando uma rea de aproximadamente 44 milhes de quilmetros quadrados, a

sia o maior dos continentes, correspondendo a cerca de 30% das terras emersas do planeta. Nesse continente, concentra-se uma populao de mais de 3,9 bilhes de habitantes, com grande diversidade cultural. um continente de contrastes, em que novos rumos foram tomados por muitos pases em decorrncia de problemas econmicos, sociais e polticos. A China, por exemplo, adotou o socialismo; no Japo, ocorreu, aps a Segunda Guerra Mundial, uma reestruturao econmica que transformou esse pas em potncia econmica mundial; no Sudeste Asitico, surgiram as plataformas de exportao e ocorreu tambm o avano do fundamentalismo islmico, principalmente no Oriente Mdio.

sia Posio geogrfica


OCEANO GLACIAL RTICO

AMRICA DO NORTE AMRICA CENTRAL


OCEANO PACFICO

EUROPA

SIA
OCEANO PACFICO

FRICA

AMRICA DO OCEANO A TLNTICO SUL

OCEANO NDICO

OCEANIA

EF8p-08-31

62 Captulo 11 sia: diversidade fsica, humana e econmica

Diviso poltica da sia

Mar de Bering

OCEANO GLACIAL RTICO OCEANO ATLNTICO

RSSIA

Parte (Asitica)

Mar

ISRAEL JORDNIA EGITO IRAQUE


Mar Vermelho

LBANO SRIA

CHIPRE

Mar Cspio

TURQUIA

Neg ro

CASAQUISTO
Mar Aral

CORIA DO NORTE MONGLIA CORIA DO SUL

JAPO

KUWAIT ARBIA SAUDITA IMEN

UZBEQUISTO QUIRGUISTO TURCOMENISTO TADJIQUISTO IR AFEGANISTO PAQUISTO

CHINA OCEANO PACFICO TAIWAN BUTO VIETN LAOS FILIPINAS


N

CATAR EM. ARBES UNIDOS OM

NEPAL

Mar Arbico

NDIA OCEANO NDICO

BANGLADESH MIANMA

TAILNDIA CAMBOJA SRI LANKA MALDIVAS BRUNEI M A L S I A CINGAPURA I N D O N S I A TIMOR LESTE

A maior parte da sia est localizada no hemisfrio norte, entre as latitudes de 10 S e 80 N. As latitudes e as altitudes influenciam nas variaes de paisagens e temperaturas. Considerando o meridiano de Greenwich, o continente asitico est localizado totalmente no hemisfrio oriental, entre as longitudes de 25 a 180 E. Essa grande extenso

territorial de leste a oeste faz com que a sia seja atravessada por onze fusos horrios. A sia limita-se ao norte com o oceano Glacial rtico; ao sul, com o oceano ndico; a leste, com o oceano Pacfico; a oeste com o mar Vermelho, que a separa da frica, e com o mar Mediterrneo, mar Negro, mar Cspio, Montes Urais e Cucaso (cordilheira), que a separam da Europa.

Geografia
Grupo 07 Novos rumos

63

A maior parte da sia localiza-se na zona temperada do norte, entre o Crculo Polar rtico e o Trpico de Cncer. Tambm possui terras na zona glacial rtica e na zona Intertropical. A sia, em funo de seu tamanho, no apresenta apenas diversidades de paisagens, mas tambm no quadro humano e econmico. Ao lado de extensos desertos, como o da Arbia, quente e seco, encontramos reas extremamente chuvosas, como a sia monnica; encontramos reas superpovoadas, como no Sul e Sudeste Asitico, ao lado de reas despovoadas, como na Sibria; a modernidade industrial do Japo e dos Tigres Asiticos em contraste com a economia primitiva da sia Central, como mostram as imagens ao lado e abaixo. Os agentes internos do relevo, as chamadas foras tectnicas (dobramentos, falhamentos, terremotos, vulcanismo), tm a sua origem nos movimentos das placas tectnicas que constituem faixas de movimentao da crosta terrestre. O leste asitico faz parte do Crculo do Fogo, que contorna o oceano Pacfico e apresenta intensa atividade vulcnica e terremotos, como, por exemplo, nas ilhas do Japo, bem como da Indonsia. Na formao geolgica do continente asitico, so encontrados dobramentos modernos, formados na era cenozica, que ainda sofrem mais a ao dos agentes internos que dos externos. O relevo asitico bastante diversificado, com a presena de montanhas, planaltos e plancies de sedimentao fluvial (aluvial).

na sia que se encontram as principais reas montanhosas do planeta, como a cordilheira do Himalaia, localizada nas fronteiras entre a China, a ndia e o Paquisto, englobando tambm o Nepal e o Buto. no Himalaia que existe o pico mais alto do mundo, o monte Everest, com uma altitude em torno de 8.848 metros.
GETTy IMAGES / AFp / CHINA pHoToS

Xangai, Centro Comercial e Financeiro da China.

CoREl SToCk pHoToS

Agricultura de jardinagem (terraos) comum na sia.

Alm da cordilheira do Himalaia, outras formaes montanhosas importantes so encontradas na sia, tais como a cadeia Tian Shan e os montes Altai e Saian, localizados na regio central do continente.

EF8p-08-31

64 Captulo 11 sia: diversidade fsica, humana e econmica

Os planaltos constituem outra forma de relevo da sia, sendo considerados bastante elevados. Os principais planaltos so o do Tibete, ao sul da China e o do Pamir, nas fronteiras entre o Tadjiquisto, o Afeganisto e o Paquisto. O Pamir considerado o telhado do mundo, porque possui vrias elevaes com mais de 6.000 metros de altitude. Outros planaltos tambm merecem destaque, como o Planalto Central Siberiano, na Sibria, os Planaltos da Arbia e do Ir. As plancies asiticas so extensas e as mais importantes esto localizadas nos vales dos principais rios. Merecem destaque a plancie da Mesopotmia, entre os rios Tigre e Eufrates, no Iraque; plancie Indo-Gangtica, no norte da ndia; plancie da China, nos vales dos rios Hoang-ho (rio Amarelo) e Yangts-kiang (rio Azul), ambos localizados no leste do pas; plancie do Amur, ao norte da Manchria e a plancie da Sibria, ao norte da Rssia, percorrida pelos rios Obi e Ienissei.
BAyoN / DREAMSTIME.CoM

Os rios so importantes para a economia e a geopoltica, porque dividem reas dominadas por diferentes povos e naes.
AFp / STR

Rio Ganges ndia.


MIAo / DREAMSTIME.CoM

Monte Everest, Himalaia, no Nepal.

Povoado e rea agrcola em regio montanhosa do Tibete (agricultura).

Geografia
Grupo 07 Novos rumos
AFp / STR

65

Rio Indo, com grande volume de gua; um rio irregular sua vazo varia com as estaes do ano. Importante para irrigao.

O delta dos rios Ganges (rio sagrado para os hindus) e do Bramaputra forma uma plancie de sedimentao, tambm chamada de plancie aluvial, onde fica uma das maiores concentraes populacionais do globo: Bangladesh, com mais de 158,6 milhes de habitantes, distribudos por cerca de 144 mil quilmetros quadrados, cuja densidade demogrfica de aproximadamente 1.102 habitantes por quilmetro quadrado, segundo a Diviso de Estatsticas da ONU em 2007. Os maiores lagos asiticos so o Baikal, localizado na Rssia e o Balkhash, no Cazaquisto. Outros lagos da sia so: mar Morto, mar de Aral e mar Cspio. Os lagos e os rios asiticos, localizados nas elevadas latitudes siberianas, congelam no inverno rigoroso e prolongado. Os fatores que influenciam nos tipos de clima e, conseqentemente, na vegetao da sia so: a latitude (a maior do territrio asiEF8p-08-31

tico localiza-se na zona temperada do norte); a disposio do relevo na direo leste oeste, que dificulta a circulao de massas de ar (quentes e frias), e a altitude, que impede a entrada de massas de ar de origem martima, provocando a formao de regies ridas no interior do continente. O extenso territrio asitico apresenta diversos tipos de clima: equatorial, tropical, rido, semi-rido, frio, subpolar, temperado e subtropical. O clima caracterstico do continente o tropical de mones. A diversidade climtica responsvel tambm pela diversidade de vegetaes.
NASA / GSFC / JACquES DESCloITRES

O delta do rio Ganges e sua plancie aluvial.

66 Captulo 11 sia: diversidade fsica, humana e econmica

sia: clima
Crc u

lo Po

lar

rtico

EUROPA
L. Baikal Mar Negro Mar Cspio Mar Aral L. Balkhash

Trpico d

e Cncer

Mar Arbico

OCEANO PACFICO

FRICA
Equatorial Tropical Subtropical mido Subtropical mediterrneo Temperado

OCEANO NDICO
Semi-rido rido Frio de altitude Frio continental Subpolar
N

Golfo de Bengala

Equador

sia: vegetao
Crc u

lo Po

lar

rtico

EUROPA
Mar Negro Mar Cspio Mar Aral
L. Balkhash

L. Baikal

Trpico d

e Cncer

Mar Arbico

OCEANO PACFICO
Golfo de Bengala

FRICA
Tundra Floresta de conferas (Taiga) Floresta temperada caduciflia Vegetao de altitude Vegetao mediterrnea

OCEANO NDICO
Pradaria Estepe semi-rida Vegetao desrtica Savanas Floresta equatorial e tropical
N

Equador

Geografia
Grupo 07 Novos rumos

67

Clima equatorial Corresponde rea atravessada pela linha do Equador, incluindo a Indonsia, a Malsia ou Malasia e o sul das Filipinas. As temperaturas mdias anuais so superiores a 25 C, a amplitude trmica anual em torno de 2 C e os ndices pluviomtricos so elevados. A vegetao de floresta, mida, densa e heterognea, semelhante da floresta Amaznica e do Congo, na frica. Clima tropical Ocorre no sul, sudeste e leste da sia (ndia, Indochina e Filipinas). Apresenta temperaturas menores que a do clima equatorial e amplitude trmica anual maior. A vegetao dominante de florestas, mas nas reas mais secas predominam associaes arbreas e herbceas. Na ndia, a floresta recebe o nome de jungle, que significa mata densa e mida. Devido influncia da continentalidade, o sul, o sudeste e o leste da sia, regio conhecida como sia de mones, apresentam
AFp / AHMAD ZAMRoNI EF8p-08-31

duas estaes bem definidas: o vero, marcado por chuvas abundantes, e o inverno, quase sempre seco. Durante o inverno, as temperaturas na sia Central so muito baixas, formando uma zona de alta presso no interior do continente. Sobre o oceano ndico, as temperaturas so bem elevadas, formando uma zona de baixa presso. As reas de alta presso so centros dispersores de ventos, que, no inverno, sopram do continente em direo ao oceano. Como os ventos se originam no continente, o ar seco e quase no chove. No vero, acontece o contrrio. Sobre o continente forma-se uma zona de baixa presso, por causa das elevadas temperaturas, e sobre o oceano ndico forma-se uma zona de alta presso. Os ventos sopram do oceano ndico para o continente. a mono de vero que provoca fortes chuvas, porque os ventos so de origem martima e, portanto, so carregados de umidade.

rea de floresta equatorial na Indonsia

68 Captulo 11 sia: diversidade fsica, humana e econmica

Mono de inverno + quente + frio oceano continente B A

SIA

OCEANO NDICO
A Centro de alta presso (baixas temperaturas)

B Centro de baixa presso (temperaturas mais elevadas)

Mono de vero + frio + quente oceano continente A B

SIA
B

OCEANO NDICO
A Centro de alta presso (baixas temperaturas)

B Centro de baixa presso (temperaturas mais elevadas)

As chuvas de mones costumam cair continuamente durante um perodo de trinta a quarenta dias, aproximadamente, com breves interrupes. Essas chuvas provocam inundaes violentas, causando estragos principalmente nas reas agrcolas e, s vezes, at mortes. Muitas vezes, os centros emissores que se formam sobre o mar podem formar ventos fortssimos, verdadeiros ciclones ou furaces, acompanhados de chuvas violentas que causam maiores destruies na regio. O clima monnico muito importante para o cultivo tradicional do arroz, o sistema de jardinagem, em que o trabalho realizado de forma tradicional. Clima temperado Corresponde s reas localizadas entre o Trpico de Cncer e o Crculo Polar rtico, no leste e oeste do conti-

nente. As estaes do ano so bem definidas com ndices de umidade variveis. A umidade mais intensa na faixa litornea do oceano Pacfico. No interior do continente h, pelo menos, um perodo de estiagem. Assim, o clima temperado identificado em dois subtipos: temperado ocenico e temperado continental.
CoREl SToCk pHoToS

Sistema de jardinagem praticado na ndia.

Geografia
Grupo 07 Novos rumos
WIkIMEDIA

69

Alm da maritimidade e da continentalidade, h, tambm, a influncia da latitude e da altitude, pois, quanto mais elevadas, mais baixas so as temperaturas. A vegetao tpica desse tipo de clima a floresta temperada caduciflia, cujas rvores perdem as folhas no inverno, tais como o carvalho, a btula, o salgueiro, a cerejeira (tpica do Japo), entre outras.
WIkIMEDIA

Deserto de Neguev, em Israel. Na maior parte do ano extremamente seco. No perodo das chuvas de inverno, ele se transforma em uma terra verde e frtil, cortado por inmeros crregos temporrios.
Vuk8691 / DREAMSTIME.CoM

Lago Chuzenji (possui por volta de 1.220 m de altitude), situado na ilha de Honshu, circundado por bosques temperados (Japo).

Clima frio de altitude A influncia da altitude muito grande na sia, em virtude das cadeias montanhosas, com a formao de neve no pico das montanhas. A vegetao dessas reas formada por herbceas de vida curta. Climas rido e semi-rido Ocorrem em reas da pennsula Arbica, do Oriente Mdio e do noroeste da China. Os principais desertos da sia so: o deserto da Arbia, na Arbia Saudita; deserto da Sria; deserto de Thal, no Paquisto; deserto de Thar, na ndia; de Kerman, no Ir; deserto de Gobi, na Monglia e na China; deserto de Neguev, em Israel, entre outros.

EF8p-08-31

Nmades dos desertos (Paquisto).

70 Captulo 11 sia: diversidade fsica, humana e econmica

Os climas ridos se caracterizam por elevada amplitude trmica diria, sendo os dias muito quentes, com temperaturas entre 30 C e 40 C, e, noite, as temperaturas caem, chegando a menos de 0 C. Outra caracterstica a distribuio irregular e escassez de chuvas, com menos de 250 mm anuais. As variaes de aridez e semi-aridez esto condicionadas posio no interior do continente ou dificuldade de ventos de origem martima atravessarem as barreiras constitudas por elevadas montanhas. As regies ridas podem ser quentes ou frias. Em qualquer uma delas existe uma grande variao diria da temperatura. A vegetao escassa e do tipo xerfila, que se adapta a secas prolongadas, e as estepes que antecedem os desertos, so formadas por uma vegetao herbcea descontnua. A populao que a vive nmade e pastoreia ovelhas e cabras. Clima subtropical Apresenta veres quentes e invernos curtos, s vezes mal definidos. Esse tipo de clima compreende dois subtipos: subtropical mido e subtropical mediterrneo. O clima subtropical mido apresenta chuvas bem distribudas durante o ano. tambm chamado de subtropical chins porque tpico do leste da China. A vegetao natural a floresta subtropical, densa, e algumas rvores perdem as folhas na estao fria. No clima subtropical mediterrneo h veres quentes e muito secos. As chuvas s ocorrem no inverno. Essa variao encontrada na sia Ocidental, como no litoral de Israel, da Sria, da Lbia e da Turquia.

A vegetao natural uma mata rala com arbustos de pouca folhagem. Essa vegetao j foi bastante devastada, dando lugar agricultura. Climas frio e subpolar Encontrados no norte do continente, nas regies de elevadas latitudes. So encontrados tambm nas regies montanhosas.
CoREl SToCk pHoToS

Vegetao de tundra durante o vero (Rssia).

No clima frio, os veres so muito curtos e os invernos rigorosos e longos, podendo nevar de trs a seis meses durante o ano. No interior da sia, em decorrncia da continentalidade, temperaturas abaixo de 70 C j foram registradas. A vegetao correspondente a de conferas. No extremo norte do continente, o gelo cobre o solo durante mais da metade do ano, e a temperatura do ms mais quente no chega a 10 C. Durante o curto vero, surge a vegetao da tundra.

Aspectos econmicos e populacionais


Os nveis econmicos e as condies de desenvolvimento dos pases asiticos so bastante diferenciados. Na sia, existem eco-

Geografia
Grupo 07 Novos rumos
WIkIMEDIA

71

nomias ricas com elevado desenvolvimento econmico e elevado PIB (Produto Interno Bruto), como o Japo, a Coria do Sul, Hong Kong, Taiwan e Cingapura. Outras economias possuem PIB expressivo, baixo nvel tecnolgico e indicadores sociais quase sempre desfavorveis, como os do Oriente Mdio, com exceo de Israel. Em 1977, o FMI (Fundo Monetrio Internacional), em seu relatrio Panorama Econmico Mundial, promoveu Hong Kong, Cingapura, Coria do Sul, Taiwan e Israel categoria de pases industriais de economias avanadas, por causa de uma caracterstica que todos tm em comum: o aumento da produo industrial com utilizao de pouca mo-de-obra e expanso de um moderno setor de servios. Existem pases asiticos que apresentam ndices menos favorveis de desenvolvimento, mas produzem equipamentos blicos nucleares, como o caso da ndia e do Paquisto. A ndia possui um parque industrial eficiente e competitivo no mercado internacional, por causa de grandes investimentos das multinacionais. Grande parte dos pases asiticos possui uma estrutura produtiva pouco desenvolvida e tcnicas de trabalho primitivas, como, por exemplo, Bangladesh, Laos, Camboja, Sri Lanka, Nepal, Buto, entre outros. A China se destaca como potncia blica e econmica. Apesar da estrutura centralizada do socialismo, o pas abriu-se aos mercados internacionais.

Shenzhen: um osis de arranha-cus (China).


GEoRGES BENDRIHEM / MIkE ClARkE / AFp

Propaganda de grifes internacionais (China).

As principais atividades produtivas asiticas so: agricultura, pecuria, explorao mineral e produo industrial. A principal atividade agrcola do continente a rizicultura. O arroz um produto tradicional da sia, alimento bsico da populao de muitos pases, especialmente os do Extremo Oriente, sul e sudeste do continente. As lavouras de arroz concentram-se especialmente na sia de Mones. O arroz cultivado no continente abastece cerca de 90% de todo o mercado mundial.

EF8p-08-31

72 Captulo 11 sia: diversidade fsica, humana e econmica

Outro produto que merece destaque o trigo, cultivado nas reas de clima temperado, seguido pelo milho, pela cevada, pelo centeio e pela aveia. A China o pas asitico que mais produz alimentos, mas nos ltimos anos se tornou importadora de soja, principalmente do Brasil.
TAolMoR / DREAMSTIME.CoM

Os bois e os bfalos da pennsula da Indochina so valorizados como animais de carga e trao que auxiliam o trabalho na terra. Na China, na ndia, no Paquisto e em Bangladesh tambm empregam esses animais com a mesma finalidade. As tribos nmades das reas montanhosas e ridas praticam o pastoreio de ovinos e caprinos. Na Sibria, j se pratica a pecuria extensiva de renas.
CoREl SToCk pHoToS

Colheita de arroz na China Meridional (sul do rio Yang-ts).

A pecuria outra atividade que merece destaque. No Paquisto, na ndia, no Nepal e no Buto, pratica-se a pecuria extensiva. No Sudeste Asitico, h a criao de bovinos, sunos e bufalinos no Vietn, no Laos e na Tailndia. O maior rebanho de gado bovino do mundo pertence ndia. Nesse pas, a vaca um animal sagrado para os seguidores do hindusmo, assim, a populao no consome a sua carne, o que justifica o elevado nmero desses animais (aproximadamente 282 milhes de cabeas, segundo a USDA Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). A China grande produtora de sunos, alimento bsico de inmeros pratos da culinria chinesa, destacando-se tambm os ovinos e bovinos.

Tribos nmades pastoreiam do deserto da Sria (sia).

O continente asitico rico em recursos minerais, destacando-se o petrleo no Oriente Mdio. A Arbia Saudita possui grandes reservas mundiais. No Sudeste Asitico, existem grandes jazidas de petrleo, cuja maior parte da produo exportada pela Indonsia que pertence Opep. No Paquisto e em Bangladesh, existem reservas menores de petrleo e gs natural que so exploradas. Alm do petrleo, os pases asiticos exportam mangans (ndia), cromo (Filipinas) e estanho (Tailndia, Malsia e Indonsia).

Geografia
Grupo 07 Novos rumos

73

Tambm merece destaque a explorao do carvo mineral na China, no nordeste da ndia, no Ir, na Turquia e nas regies central e leste da Sibria. O ferro, o tungstnio e o mangans so encontrados na China; o ouro, na Sibria e no Uzbequisto, o zinco e o enxofre, no Japo. Na sia est a nao com grande desenvolvimento tecnolgico da produo, o Japo, cuja indstria reconhecida internacionalmente pela sofisticao e a alta qualidade tecnolgica. Alm do Japo, aparecem os Tigres Asiticos (Hong Kong, Taiwan, Coria do Sul e Cingapura), os novos Tigres (Malsia, Tailndia e Indonsia) e os novssimos Tigres Asiticos (Filipinas e Vietn), com acelerado processo de industrializao nas dcadas de 1980 e 1990, apesar da grave situao econmica que atravessaram no fim da dcada de 1990. Esses pases exportam produtos de mdia e alta tecnologia, como eletroeletrnicos, mquinas e equipamentos de preciso, produtos farmacuticos e qumicos. Na ndia, as indstrias txteis, mecnicas, alimentcias, siderrgicas e metalrgicas seguem padres internacionais de qualidade, favorecendo a competitividade dos produtos indianos no mercado mundial. Hoje, a ndia possui mo-de-obra mais qualificada capaz de atuar nas novas indstrias tecnolgicas; como as de programas de computadores (software). Nos anos 1990, a China, apesar de ser um pas socialista, passou a liderar o comrcio mundial com produtos de baixo desenvolvi-

mento tecnolgico, como os das indstrias txteis e de brinquedos.


SERGEIBACH / DREAMSTIME.CoM

O despertar da China, nos anos 1980, com as reformas de Deng Xiaoping.

O contingente populacional da sia de mais de 3,9 bilhes de habitantes, isto , mais da metade da populao mundial. Estima-se que o seu crescimento, em mdia, de 1,3% ao ano. A composio da populao asitica formada por uma diversidade tnica e dividida em dois grupos principais: amarelos ou mongolides e brancos ou caucasides. Os amarelos ou mongolides constituem a maioria, concentrando-se, principalmente, nas pores leste e sudeste do continente. Esse grupo est representado por chineses, coreanos, japoneses, malaios e indonsios. H ainda grupos isolados como os tibetanos, quirguizes, mongis e alguns grupos tribais. Os brancos ou caucasides predominam, principalmente, no Oriente Mdio, onde vivem rabes, turcos, curdos, israelenses e srios. Na sia Central, encontram-se grupos de populao eslava procedentes da Rssia.

EF8p-08-31

74 Captulo 11 sia: diversidade fsica, humana e econmica


TAolMoR / DREAMSTIME.CoM

Diversas etnias compem o quadro humano da Indonsia. Esses povos, porm, j passaram por um longo processo de miscigenao.

Alm dos povos amarelos e brancos, h os negrides no Sri Lanka, na Indonsia e no sul da ndia.
VANRIVES / DREAMSTIME.CoM

pelas mulheres e tambm os cuidados mdicosanitrios, que tm melhorado as condies de sade, promovendo, conseqentemente, a diminuio dos ndices de mortalidade, principalmente infantil. No Japo, na Rssia e em Israel, as taxas de natalidade se mantm estveis, tendo decrescido no perodo de recuperao, logo aps a Segunda Guerra Mundial. Nas reas de menores recursos de sobrevivncia, o aumento da populao costuma ser maior. A China e a ndia tm reduzido as suas taxas de crescimento populacional em funo de campanhas de controle da natalidade. O Japo, a economia mais desenvolvida do continente, possui o menor crescimento populacional. A populao da sia est cada vez mais concentrada nas reas urbanas (Pequim, Xangai, Tquio, Nova Dlhi) e nas plancies fluviais. A Sibria, na Rssia Setentrional e as regies ridas da Monglia, no deserto de Gobi, so pouco povoadas.
DMITRyp / DREAMSTIME.CoM

Menina indiana, da regio de Madrs, na ndia Meridional.

Os pases asiticos que possuem considerveis taxas de fecundidade so a ndia, o Paquisto e Bangladesh. Os fatores responsveis por esse crescimento populacional so os aspectos culturais, sobretudo religiosos, que condenam o uso de mtodos contraceptivos

Pastores nmades mongis que habitam as ridas estepes da regio central do pas (Monglia).

Geografia
Grupo 07 Novos rumos

75

No noroeste da China, a regio do Sinkiang, no deserto de Takla Makan, sempre foi despovoada. Nas ltimas dcadas, tem sido ocupada em virtude da explorao do petrleo e do desenvolvimento urbano-industrial. As baixssimas densidades demogrficas podem ser observadas na regio da cordilheira do Himalaia. Os movimentos migratrios que tradicionalmente ocorriam da sia para a Europa, hoje se deslocam para o Canad, Estados Unidos, Mxico, Peru e, em menor escala, para a Europa. Os principais imigrantes asiticos so os chineses, os coreanos, os filipinos, os turcos e alguns japoneses. Os principais troncos religiosos tiveram a sua origem na sia, de onde se expandiram. O cristianismo teve sua origem no Oriente Mdio; o islamismo e o judasmo surgiram nas tribos

nmades da antiga Palestina; o hindusmo e o budismo surgiram na ndia; o confucionismo originou-se na China e o xintosmo no Japo.
CoREl SToCk pHoToS

No Nepal, pode-se dizer que a vida se resume em cuidar dos campos e dos rebanhos de ovelhas.

Dentre essas crenas, o islamismo tem se projetado como a religio que mais cresce no mundo. Os fundamentalistas islmicos (grupos radicais) representam hoje uma ameaa estabilidade mundial.
CoREl SToCk pHoToS

O muro das Lamentaes em Jerusalm, lugar sagrado do judasmo.

EF8p-08-31

76 Captulo 11 sia: diversidade fsica, humana e econmica

Este espao seu!

Geografia

77

Os conflitos regionais
Grupo 07 Novos rumos

O Oriente Mdio
Diviso regional da sia

Mar de Bering

OCEANO GLACIAL RTICO OCEANO ATLNTICO

RSSIA

Parte (Asitica)

Mar

ISRAEL JORDNIA EGITO IRAQUE


Mar Vermelho

LBANO SRIA

CHIPRE

Mar Cspio

TURQUIA

Neg ro

CASAQUISTO
Mar Aral

CORIA DO NORTE MONGLIA CORIA DO SUL

JAPO

KUWAIT ARBIA SAUDITA IMEN

UZBEQUISTO QUIRGUISTO TURCOMENISTO TADJIQUISTO IR AFEGANISTO PAQUISTO

CHINA OCEANO PACFICO TAIWAN BUTO VIETN LAOS FILIPINAS


N

CATAR EM. ARBES UNIDOS OM

NEPAL

Mar Arbico

NDIA OCEANO NDICO

BANGLADESH MIANMA

TAILNDIA CAMBOJA SRI LANKA MALDIVAS BRUNEI M A L S I A CINGAPURA I N D O N S I A TIMOR LESTE

Oriente Mdio Subcontinente indostnico Sudeste Asitico Extremo Oriente Centro-Norte

EF8p-08-31

78 Captulo 12 os conflitos regionais

O Oriente Mdio compreende a regio que se estende do mar Vermelho e canal de Suez, no Egito, at o Afeganisto, a leste. Tambm fazem parte do Oriente Mdio a ilha de Chipre, no mar Mediterrneo, e a Turquia, mesmo tendo uma parte do territrio na Europa.
CoREl SToCk pHoToS


Palcio Topkapi em Istambul (Top = redonda, Kapi = porta). Vrias culturas e religies se unem na Turquia, um pas quase todo asitico que se prepara para ser aceito pela Unio Europia. considerado um pas emergente.

a Europa e diversos pases asiticos. Ele controlado pela Turquia; estreito de Ormuz, localizado no sudeste da pennsula Arbica, ligando o golfo Prsico ao mar Arbico. As grandes rotas de exportao passam por esse estreito, da a sua importncia estratgica; canal de Suez, construdo entre a frica e a sia, ligando o mar Vermelho ao mar Mediterrneo; estreito de Tiran, que liga o golfo de caba ao mar Vermelho, representando a nica sada de Israel para o mar Vermelho; estreito de Bab el Mandeb, que separa o Oriente Mdio da frica, na regio denominada Chifre da frica. Pontos Estratgicos
C

Mar

Neg ro
Mar Cspio

A localizao geogrfica do Oriente Mdio importante porque fica na confluncia de trs continentes Europa, sia e frica e foi passagem obrigatria de diferentes povos. importante, tambm, porque os maiores produtores mundiais de petrleo esto nessa regio, principalmente no golfo Prsico. Isso faz com que a regio desempenhe um papel geopoltico importante no cenrio internacional. O Oriente Mdio possui alguns estreitos de grande importncia econmica e geopoltica para a regio: estreito de Bsforo, que liga o mar Mediterrneo ao mar Negro e faz ponte entre

Turquia Chipre Lbano Sria Israel Jordnia A Iraque Kuwait Bahrein Arbia Saudita Imen
E F
Pontos Estratgicos A Canal de Suez B Estreito de Ormuz C Estreito de Bsforo

Mar Aral

Mar Vermelho

Ir

Afeganisto

Catar B Em. Arbes Unidos Om


Mar Arbico
N

D Golfo de caba E Estreito Bab el Mandeb F Chifre da frica

Limite do Oriente Mdio

Geografia
Grupo 07 Novos rumos

79

Mar Cspio

Mar Vermelho

NASA / JSC

Oriente Mdio Relevo e hidrografia


Mar

Mediterrneo

Planalto da Anatlia Pontico Montes Taurus Macio Monte Mar Chipre da Armnia Ararat 5.137 m
Rio

Neg ro

Mar Aral

Canal de Suez

Sinai 2637 m

Montes Elburz

e Tigr

PLANALTO DA ARBIA

Montes Imen Jabal Hadur 3760 m Golfo de d en FRICA

Rio ra Euf tes

PLANCIE DA PLANALTO MESOPOTMIA DO IR Montes Zagros

Demavend 5671 m

Nowshak 7485 m

rsi fo P G ol

co
N

Mar Arbico

Altitudes Mais de 2.000 m De 401 a 2.000 m De 0 a 400 m

Estreito de Bsforo, visto da Estao Espacial

WIkIMEDIA

O Oriente Mdio possui algumas caractersticas marcantes, como veremos a seguir. O relevo formado, predominantemente, por planaltos, limitados por montanhas. Os planaltos que se destacam so o da Anatlia (Turquia), circundado pelos montes Taurus e Pontico, o do Ir, cercado pelos montes Zagros e Elburz, e o da Arbia, na pennsula Arbica, onde esto localizados tambm os montes Imen e o Hijaz. As plancies aparecem nas reas litorneas, entre o litoral e os conjuntos montanhosos. No interior, destaca-se a plancie da Mesopotmia, que se estende da Sria ao golfo Prsico, entre os rios Tigre e Eufrates. A rea de ocupao muito antiga, sendo o bero de civilizaes como a dos assrios, dos caldeus e dos babilnios.

Deserto do Catar

Cerca de 90% do territrio do Oriente Mdio dominado por climas rido e semirido. A hostilidade da regio pode ser observada atravs dos desertos, que ocupam aproximadamente 70% dos territrios do Ir e do Afeganisto e 90% da Arbia Saudita.

EF8p-08-31

80 Captulo 12 os conflitos regionais

Portanto, a vegetao caracteriza-se por espcies xerfilas (que vivem em lugares secos) nas reas ridas e nas estepes semi-ridas, como a Turquia e a plancie da Mesopotmia. As reas desrticas so marcadas pela escassez de chuvas e grandes variaes dirias de temperatura (cerca de 50 C durante o dia e 0 C noite). A populao se concentra nos raros osis. A gua escassa no Oriente Mdio, sendo sinnimo de riqueza como o petrleo, um recurso muito disputado. Nas reas litorneas, principalmente no oeste, predominam clima e vegetao tipicamente mediterrneos. Oriente Mdio clima e vegetao
Mar

empresas petrolferas do mundo. Apesar dessa riqueza, a maior parte da populao vive em condies precrias, sem energia eltrica e saneamento bsico. O ndice de mortalidade infantil elevado e a expectativa de vida baixa. A dependncia agrcola grande, uma vez que as condies naturais e tecnolgicas da regio so precrias. De modo geral, as taxas de analfabetismo e de natalidade so elevadas. No Afeganisto, por exemplo, o analfabetismo chega a quase 70% entre a populao adulta; na Arbia Saudita, chega a 21% e, no Ir, 23%, sendo esses dois ltimos os maiores produtores regionais de petrleo. O petrleo no contribui para melhorar o padro de vida da populao.
WIkIpEDIA

Neg ro
Mar Cspio

Catar Arbia Saudita


Mar Aral
ALRub'
N

Emirados Arabes Unidos


Khal i

Mar Mediterrneo

Rio e Tigr

Om

Rio ra Euf tes

Imen
E

Mar Vermelho

Gol rsi fo P co

Deserto arbico (Rub al-Khali) na poro meridional da pennsula Arbica, um dos


Mar Arbico
Golfo de d en
N

maiores desertos de areia do mundo

Vegetao Vegetao de montanha Estepes e pradarias Vegetao de deserto Vegetao mediterrnea

Clima Temperado Semi-rido rido Mediterrneo

A explorao de petrleo a sua principal riqueza regional, que atraiu as maiores

No Oriente Mdio, existe uma grande concentrao de renda, uma grande instabilidade social, uma sucesso de guerras que misturam interesses polticos, religiosos e econmicos. Em geral, so pases que se caracterizam por possuir governos pouco democrticos.

Geografia
Grupo 07 Novos rumos
kAZuyoSHI NoMACHI / CoRBIS

81

O prncipe Abdullah, da Arbia Saudita, executa a Ardha dana da espada, uma tradio rabe.

Na pennsula Arbica, a Arbia Saudita considerada uma potncia regional por ser um grande produtor regional de petrleo como o Ir, o Iraque, o Kuwait, os Emirados Arbes Unidos e o Catar, que fazem parte da OPEP (Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo). Os outros pases que tambm fazem parte dessa organizao so: Lbia, Arglia, Nigria e Angola (frica), Indonsia (sia), Equador e Venezuela (Amrica do Sul). O estreito de Ormuz, no golfo Prsico, alvo de disputa entre rabes e iranianos, porque deter o seu controle implica possuir grande fora poltica na regio, visto que o estreito fundamental para o escoamento do petrleo. A maior parte da populao do Oriente Mdio vive de atividades tradicionais como a agropecuria. A atividade agrcola apresenta baixos padres tecnolgicos, que, aliados hostilidade da natureza, vo resultar em uma pequena produtividade e um baixo nvel de renda para as populaes voltadas para essa atividade. Entre as atividades primrias

que ocupam maior espao esto o pastoreio nmade, cujos principais rebanhos so os de ovinos e de caprinos, e, na pennsula Arbica, a criao de camelos. A agricultura, devido s condies climticas, concentra-se em reas restritas da Turquia, da Mesopotmia, da pennsula Arbica e do Levante (Sria, Lbano, Jordnia e Israel), destacando-se os cereais, as culturas mediterrneas (oliva e ctricos), as tmaras e o caf. No Oriente Mdio, existe uma diversidade tnica, religiosa e cultural dos povos da regio, que o bero das trs religies monotestas mais importantes: judasmo, islamismo e cristianismo. O livro sagrado do judasmo o Tor (Pantateuco), o do cristianismo a Bblia e o do islamismo o Coro ou Alcoro.
WIkIpEDIA

EF8p-08-31

Tmaras

82 Captulo 12 os conflitos regionais


CoREl SToCk pHoToS

Essas trs religies consideram Jerusalm um lugar sagrado. Para os judeus, ela a cidade do rei Davi e o lugar onde foi construdo o templo para guardar a Arca da Aliana; para os cristos, o lugar da paixo de Cristo, de seu sepultamento; e, para os muulmanos, o lugar onde o profeta Maom ascendeu aos cus. Assim, essa diversidade de religies faz com que a populao tome rumos diferentes. Jerusalm a terceira cidade sagrada, depois de Meca e Medina, localizadas na Arbia Saudita.
CoREl SToCk pHoToS

Mesquita Domo do Rochedo


CoREl SToCk pHoToS

Muro das Lamentaes

Vista panormica de Jerusalm


CoREl SToCk pHoToS

As trs religies passaram por diferentes momentos e conflitos. Os judeus sofreram perseguies desde o ano de 721 a.C., quando foram expulsos de suas terras pelos assrios. Em 597 a.C., foram expulsos pelos babilnios. Com a destruio do templo de Jerusalm, em 70 a.C., pelos romanos, teve incio a disperso dos judeus pelo mundo (dispora).

Os conflitos regionais no Oriente Mdio

Igreja do Santo Sepulcro

Os muulmanos formam uma comunidade religiosa dividida em duas correntes distintas, que se formaram aps a morte do fundador Maom. A principal divergncia entre elas

Geografia
Grupo 07 Novos rumos
AFp / AAMIR quRESHI

83

est na escolha do sucessor ao chefe religioso. A corrente xiita afirmava que o sucessor deveria ser Ali Abu Taleb, primo e genro de Maom, sendo que hoje apenas 10% dos fiis, aproximadamente, seguem esse pensamento. Os sunitas, que compem mais de 90% dos islmicos, escolheram como sucessor de Maom seus companheiros: os quatro califas. Dentro dessas correntes, existem os adeptos mais moderados e os mais radicais (xiitas e sunitas). Os partidos fundamentalistas vm se fortalecendo nas ltimas dcadas. Eles propem a interao entre os preceitos religiosos do Isl e do Estado. Essa fuso foi feita em 1979, no Ir, quando levou-se ao poder o aiatol Khomeini, transformando o pas em uma repblica islmica. Durante o seu governo (1979-1989), o Ir isolou-se do Ocidente, lanando as bases para o fundamentalismo islmico no mundo. O Ir passou a ser governado com as leis do Coro, o livro sagrado do islamismo. A imprensa vigiada, as bebidas alcolicas so proibidas e as mulheres so obrigadas a usar um vu cobrindo o rosto. Essa revoluo islmica derrubou o governo do x Reza Pahlevi, que era apoiado pelos Estados Unidos. Os fundamentalistas islmicos procuraram nos atos terroristas, uma forma de combater as polticas capitalistas das potncias ocidentais. A criao do Estado de Israel, em 1948, foi um fator que aumentou o dio pelas antigas potncias coloniais (Reino Unido e Frana) e pelos Estados Unidos (aliados dos israelenses).

Islmicos em orao

O fundamentalismo islmico assusta por sua violncia e pelo radicalismo de suas aes. Muitos seguidores morrem por Al, como por exemplo, os homens-bomba do grupo Hamas, criado em 1987. A milcia Taleban (palavra que significa estudante, em persa) originou-se no Paquisto. Desde 1996, os Talebans controlavam aproximadamente 90% do territrio do Afeganisto, impondo populao severas normas, baseadas nas leis islmicas. Os Talebans, foram destitudos do governo aps a invaso do pas pelos Estados Unidos. O fundamentalismo islmico tem crescido no Afeganisto e na Arglia. Osama Bin Laden, nascido na Arbia Saudita, o mais temido e procurado terrorista islmico do mundo. Refugiou-se no Afeganisto, sob a proteo dos Talebans, por ser acusado de vrios atentados terroristas no mundo, inclusive o de 11 de setembro de 2001, nos EUA, com a destruio do World Trade Center, em Nova York, onde funcionavam escritrios de bancos e das maiores empresas transnacionais. Ele chefia a organizao terrorista alQaeda, que rene islmicos radicais de todo o mundo, financiando treinamentos de terroristas para atentados contra o Ocidente. Outros grupos islmicos radicais so: Irmandade Muulmana, no Egito, e Grupo Ar-

EF8p-08-31

84 Captulo 12 os conflitos regionais

mado Islmico (GIA) e Frente Islmica da Salvao (FIS), na Arglia.


AFp / JIM SullEy

e um Estado judaico, com 56,47%. Jerusalm, cidade sagrada para judeus, cristos e muulmanos, seria declarada cidade internacional.
1947 1949

LBANO
Mar Mediterrneo
Jerusalm (cidade internacional)

SRIA
Mar da Galilia

LBANO
Mar Mediterrneo

SRIA
Mar da Galilia

TRANS JORDNIA
Mar Morto
Estado palestino Estado judeu

JORDNIA
Mar Morto

ISRAEL EGITO

ISRAEL

EGITO

O Plano de partilha da ONU

Armstico

Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU) aprova plano para partilha da Palestina, ou seja, a criao de Israel e de um Estado palestino.

Israel vence guerra rabe-Israelense e expande fronteiras. Cisjordnia e Jerusalm Oriental cam com a Jordnia; Gaza com o Egito.
WIkIMEDIA CoMMoNS

11 de setembro de 2001, em Nova York: no sculo XXI, o incio de uma nova era, a dos atentados em massa

Com o final da Segunda Guerra Mundial (1939 -1945), foi criado o Estado de Israel, em 1948, para agrupar os judeus dispersos pelo mundo e perseguidos pelo nazismo. Assim, os povos que habitaram a Palestina, os cristos e os muulmanos, perderam parte do seu territrio, dando incio a um ciclo de guerras e atentados mtuos. No momento em que ficou definido o destino do povo judeu no Oriente Mdio, estava criado tambm o conflito na regio, envolvendo os israelenses e os palestinos. A proposta da ONU para a criao do Estado de Israel foi a diviso da Palestina em duas partes: um Estado palestino, com 43,53% da regio,

Ophel, em Jerusalm

A trajetria dos territrios ocupados Os judeus aceitaram as condies propostas pela ONU, mas os rabes a rejeitaram, pois argumentavam estar perdendo um territrio essencialmente rabe. A conseqncia disso foi a declarao de guerra ao Estado de Israel, pelos rabes. Essa guerra, chamada Guerra da Independncia, foi vencida pelos judeus que, alm de ficarem com o territrio proposto pela ONU, o ampliaram.

Geografia
Grupo 07 Novos rumos

85

A reao rabe foi a criao da OLP (Organizao para Libertao da Palestina grupo terrorista), criada por Yasser Arafat, cujo objetivo era retomar o territrio perdido em 1949. Os principais conflitos rabe-israelenses desde 1956 foram: guerra de Suez, em 1956 (nacionalizao do Canal de Suez, resultando no controle do canal pelo Egito); guerra dos Seis Dias, em 1967 (entre Israel e seus vizinhos rabes), em que Israel aumentou o seu territrio com terras do Egito (Sinai e Faixa de Gaza), da Jordnia (Cisjordnia) e da Sria (colinas de Gol); guerra de Yom Kippur (1973), em que o Egito recebeu, por meio dos acordos de Camp David, a pennsula do Sinai, ocupada desde 1967; a Primeira Intifada ou a Revolta das Pedras, iniciada na dcada de 1980 quando crianas e jovens palestinos atacavam soldados israelenses, utilizando pedras como armas. Em 1992, aps Arafat renunciar ao terrorismo e aceitar as negociaes com representantes israelenses e a intermediao dos Estados Unidos, Yitzhak Rabin passou a dialogar diretamente com a OLP, e foi assinado, em Washington, um acordo histrico entre Arafat e Israel, aps negociaes nas quais se firmam os acordos de Oslo, na Noruega. Nessas negociaes, Yitzhak Rabin concordou em devolver Gaza e Cisjordnia, os territrios ocupados, para o controle Palestino, em troca do reconhecimento do Estado de Israel e o fim das hostilidades. Em 1995, Yitzhak Rabin foi assassinado por um fantico judeu. Em 13 de setembro de 2000, estava prevista a instalao do Estado Palestino, mas no aconteceu, porque teve incio uma nova

intifada e violentos choques entre israelenses e palestinos continuaram ocorrendo na regio. O sonho de paz parecia estar distante. A situao agravou-se quando, em dezembro de 2001, o primeiro-ministro de Israel Ariel Sharon declarou guerra ao territrio palestino, acusando Yasser Arafat de provocar atentados contra Israel. Assim, msseis israelenses comearam a atingir as instalaes da Autoridade Palestina, em Gaza. Israel
LBANO
Mar Mediterrneo Haifa Mar da Galilia Colinas de Golan

SRIA

Telavive Cisjordnia Jerusalm Gaza

Mar Morto

ISRAEL

EGITO

Sinai
N

Capital de Estado Cidades rea sob controle israelense

Rio Jordo

JORDNIA

EF8p-08-31

86 Captulo 12 os conflitos regionais

Faixa de Gaza

Erez Mar Mediterrneo Gaza

Israel o pas mais industrializado do Oriente Mdio, destacando-se as indstrias de armamentos, qumicas, txteis, de material de transportes, lapidao de diamantes, eletrnicas etc. Quase 20% do PNB de Israel vem do exterior, de doaes da comunidade judaica internacional, principalmente nos Estados Unidos. A Alemanha at hoje paga aos israelenses a reparao devida perseguio de judeus pelo regime nazista.
WIkIpEDIA

ISRAEL

Rafah

EGITO

Cidades rea sob controle palestino rea sob controle israelense Assentamentos palestinos

Kibutz, localizado na Galilia

A ajuda norte-americana tambm foi muito importante para a economia do pas, porque os Estados Unidos tiveram um grande interesse geopoltico em fazer de Israel seu aliado, em virtude de Israel estar cercado por pases exportadores mundiais de petrleo. A agricultura israelense conhecida em todo o mundo pelas fazendas coletivizadas, os kibutzim (plural de kibutz) e pela irrigao que permite aos israelenses cultivar produtos agrcolas no deserto de Neguev. Nos kibutz, alm do desenvolvimento da agropecuria, desenvolvem-se tambm artesanato, pesquisas de novas tecnologias para agricultura e atividades industriais. Outro conflito foi a guerra do Golfo, em que o Iraque invadiu o Kuwait, em agosto de 1990, sob o comando de Saddam Hussein. O Iraque era aliado da ex-Unio Sovitica, que lhes fornecia armas e tecnologias. Aps intensos bombardeios, as tropas iraquianas foram desalojadas do Kuwait, em 1991, incendiando poos de petrleo, provocando uma enorme concentrao de gases venenosos na atmosfera e at nas poucas fontes de gua potvel. O Iraque acusado de abrigar terroristas islmicos.

Geografia
Grupo 07 Novos rumos
AFp / pATRICk BAZ

87

Exrcito estadunidense na guerra do Golfo

Curdisto

Mar Negro

TURQUIA
Mar Mediterrneo

rea da minoria curda SRIA IRAQUE


Bagd Arbil

Mar Cspio

IR
N

Os curdos de origem indo-europia vivem entre as fronteiras do Iraque, da Turquia, do Ir, da Sria e da Armnia, regio esta denominada Curdisto. Os curdos lutam pela sua independncia desde o sculo XVI. Aps a Guerra do Golfo (1991), uma nova tentativa de emancipao foi reprimida com grande violncia pelas foras iraquianas, o que resultou na morte de milhares de curdos e na fuga para as montanhas da regio. O massacre s terminou com a interferncia da ONU. O Lbano, apesar dos solos frteis e da excelente posio geogrfica, hoje um dos pa-

ses mais pobres, e enfrenta enormes problemas internos. O pas apresenta uma grande diversidade cultural e religiosa. Os muulmanos (xiitas e sunitas) correspondem a aproximadamente 60% da populao. grande tambm a presena de cristos. As lutas entre essas comunidades agravaram-se com a presena de refugiados palestinos ao sul do pas. Em 1975, teve incio uma verdadeira guerra civil no pas, entre cristos (apoiados por Israel) e muulmanos (apoiados pelos rabes). Alm disso, os israelenses bombardeavam freqentemente os palestinos instalados no sul do Lbano. Essa guerra civil terminou em 1991, mas a fronteira com Israel continuou a sofrer com as aes dos grupos terroristas e das foras militares de Israel. O grupo xiita Hezbollah, apoiado pelo Ir, um dos grupos radicais que continua combatendo as tropas israelenses no sul do Lbano. O Oriente Mdio considerado uma regio estratgica importante, em virtude do petrleo, de sua posio geogrfica (entre a Europa e a sia), alm de inmeros focos de problemas e confl itos a existentes, como as divises religiosas e tnicas, as desigualdades sociais, o autoritarismo e, o mais importante deles, o envolvimento entre os judeus e palestinos. Os muulmanos fundamentalistas se opem existncia de Israel. Com o fim da Guerra Fria, que havia alimentado parte dos confl itos no Oriente Mdio, por meio do fornecimento de armamentos, as disputas polticas desses pases em torno dos centros mundiais de poder continuam a existir. O Ir e o Iraque, apesar de rivais, promovem uma oposio de todos os islmicos ao Ocidente, especialmente aos Estados Unidos.

EF8p-08-31

88 Captulo 12 os conflitos regionais

Este espao seu!

You might also like