You are on page 1of 3

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

Altera dispositivo da Lei Complementar n 93, de 4 de fevereiro de 1998, que institui o Fundo de Terras e da Reforma Agrria Banco da Terra e d outras providncias.

O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1 O inciso VII do art. 8 da Lei Complementar n 93, de 4 de fevereiro de 1998, passa a vigorar com a seguinte redao: "Art. 8o .................................................................................................................................... .............................................................................................................................................................. VII - for promitente comprador ou possuidor de direito de ao e herana em imvel rural, exceto quando se tratar de aquisio entre beneficirios de imvel rural objeto de partilha decorrente de direito de herana, visando a permitir a continuidade da propriedade para um ou mais membros da famlia; (NR). ............................................................................................................................................................. Art. 2 Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicao. Braslia,

EXPOSIO DE MOTIVOS N 00018/2006 Braslia, 30 de maro de 2006.

Excelentssimo Senhor Presidente da Repblica, Submeto apreciao de Vossa Excelncia proposta de edio de Lei Complementar que tem por finalidade alterar dispositivo da Lei Complementar n 93, de 04 de fevereiro de 1998. A Lei Complementar n 93, de 1998, cria o Fundo de Terras e da Reforma Agrria - Banco da Terra, com finalidade de financiar programas de reordenao fundiria e de assentamento rural. Tal norma, alm de determinar a forma de constituio do Fundo de Terras e da Reforma Agrria, tambm disciplina os requisitos para ser beneficirio do Fundo, trazendo, ademais, as hipteses em que no ser permitido a concesso de financiamento. A presente proposta de Lei Complementar visa inicialmente corrigir uma distoro involuntria consignada no texto legal vigente, de forma a dar tratamento harmonioso com a atual poltica agrria defendida pelo governo federal. O art. 8, inciso VII, da Lei Complementar do Fundo de Terras inclui textualmente a vedao de concesso de financiamento por meio do Fundo de Terras e da Reforma Agrria ao promitente comprador ou possuidor de direito de ao e herana em imvel rural. Ocorre que tal vedao importa em quebra poltica de fortalecimento da agricultura familiar, vez que, nos casos de morte de proprietrio de imvel rural, os herdeiros suprstites ficam impossibilitados de adquirirem a frao ideal daquele que no possui recursos financeiros necessrios para manter o imvel, o que leva venda da propriedade necessariamente terceiros alheios quela estrutura familiar. Tal vedao resulta necessariamente em processo que contribui para a desagregao da cultura e das tradies da agricultura familiar, centrada na unidade de produo familiar. No se verifica justificativa alguma para manter a vedao neste caso especfico. Os agricultores familiares herdeiros que desejam permanecer no imvel com dignidade e com o objetivo de prosperar na terra adquirida devem, com razo, receber subsdios e incentivo por parte do governo federal para que possam permanecer na terra, nos termos da poltica pblica adotada tanto no primeiro quanto no segundo Plano Nacional de Reforma Agrria apresentados pelo atual governo. Em suma, a alterao proposta visa permitir que os herdeiros, desde que enquadrados nas regras do Programa Nacional de Crdito Fundirio, possam financiar a aquisio das partes dos outros herdeiros, de forma a manter a propriedade como unidade familiar de produo, um ajuste de carter pontual que visa coadunar o disposto na legislao poltica pblica agrria adotada pelo governo federal So estas, Senhor Presidente, as razes que justificam a presente proposta de edio de Lei Complementar que visa aperfeioar dispositivo da Lei Complementar n 93, de 04 de fevereiro de 1998, afigurando-se relevante, tendo em vista os fins almejados.

Respeitosamente,

Assinado eletronicamente por: Miguel Soldatelli Rossetto

You might also like