You are on page 1of 4

Fundamentos de Economia

Captulo 14 O Setor Pblico 14.1 Introduo: Neste capitulo, discutiremos mais detidamente as atividades do Estado com destaque em alguns aspectos da expanso estatal. 14.2 O crescimento da participao do setor pblico na atividade econmica Incio do sc. XX: regulao da atividade econmica, colocando em dvida o papel da mo invisvel de Adam Smith. Participao do Estado na economia cresceu pelas seguintes razes: desemprego; crescimento da renda per capita; mudanas tecnolgicas; mudanas populacionais; efeitos da guerra; fatores polticos e sociais; mudanas da Previdncia Social. 14.3 As funes econmicas do setor pblico 14.3.1 Funo alocativa: est associada ao fornecimento de bens/servios no oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado. Bens pblicos: impossibilidade de excluir determinados indivduos de seu consumo, uma vez delimitado o volume da produo. Princpio da excluso: quando um indivduo pode pagar pelo consumo de um bem e o indivduo que no pode pagar excludo desse consumo. Bem rival: quando o consumo de um bem por um indivduo exclui o consumo por outros indivduos. Bem no rival: quando o consumo de um bem por um indivduo no diminui a quantidade a ser consumida por demais indivduos Bens de consumo coletivo: bem pblico que pode ser usado por vrios indivduos sem excluir outro indivduo, pois sua utilizao no saturada. Bens semipblicos: satisfazem o princpio da excluso, mas so produzidos pelo Estado. 14.3.2 Funo distributiva: governo funciona como agente redistribudor de renda ao tributar, retirar recursos dos segmentos mais ricos da sociedade e transferi-los para os segmentos menos favorecidos.

14.3.3 Funo estabilizadora: interveno do Estado na economia para alterar o comportamento dos nveis de preos e emprego. Quarta funo do setor pblico: funo de crescimento econmico, que diz respeito s polticas que permitem aumentos na formao de capital. 14.4 Estrutura tributria 14.4.1 Princpios da tributao: princpio da neutralidade; princpio da eqidade; princpio do benefcio; princpio da capacidade de pagamento 14.4.2 Os tributos e sua classificao: imposto direto: sobre a riqueza ou sobre a renda. imposto indireto: sobre transaes de mercadorias e servios. impostos regressivos: aumento da contribuio proporcionalmente menor que o incremento ocorrido na renda. impostos proporcionais ou neutros: o aumento da contribuio proporcionalmente igual ao ocorrido na renda. impostos progressivos: aumento na contribuio proporcionalmente maior que o aumento ocorrido na renda. 14.4.3 Efeitos sobre a atividade econmica: imposto proporcional sobre a renda seria neutra do ponto de vista do controle da demanda agregada; imposto progressivo exerce controle quase automtico sobre a demanda; curva Lafer: quando a alquota relativamente baixa, estabelece-se uma relao direta entre ela e a arrecadao;

efeito Olivera-Tanzi: ocorre em perodos de acelerao inflacionria, h uma defasagem entre o fato gerador do imposto e o momento de seu recolhimento. 14.5 Dficit pblico: conceitos e formas de financiamento dficit nominal: indica o fluxo lquido de novos financiamentos obtidos ao longo de um ano pelo setor pblico no financeiro em suas esferas: Unio, governos estaduais, municipais, empresas estatais e Previdncia Social. dficit primrio: medido pelo dficit total, excluindo a correo monetria e cambial e os juros reais da dvida contrada anteriormente. dficit operacional: pode ser medido tanto excluindo-se do dficit total a correo monetria e cambial ou acrescendo-se ao resultado primrio os juros reais da dvida passada.

dficit de caixa: omite as parcelas do financiamento do setor pblico externo e do resto do sistema bancrio, bem como fornecedores e empreiteiros. 14.5.1 Financiamento do dficit: emitir moeda: o Tesouro Nacional pede emprestado ao BC; vender ttulos da dvida pblica ao setor privado (interno e externo).

Monetarizao da dvida: BC cria moeda para financiar a dvida do Tesouro. 14.5.2 Uma observao sobre o dficit pblico e inflao H pases com dficit pblico em relao ao PIB mais elevado que o Brasil, porm com taxas de inflao quase nula, porque as dvidas desses pases de moeda forte esto distribudas de maneira relativamente uniforme ao longo de um horizonte de tempo, e nesses prazos os investidores internacionais adquirem ttulos desses pases. 14.6 Aspectos institucionais do oramento pblico. Princpios oramentrios 14.6.1 Oramento pblico: oramento tradicional: disciplinar finanas pblicas e possibilitar aos rgos de representao de controle poltico sobre o Executivo. oramento moderno: atribui ao governo a condio de responsvel pela manuteno da atividade econmica e as alteraes oramentrias passaram a ter grande importncia.

14.6.2 Princpios oramentrios: princpio da unidade; princpio da universalidade; princpio do oramento bruto; princpio da anualidade; princpio da no-vinculao das receitas; princpio da discriminao ou especializao; princpio da exclusividade; princpio do equilbrio. 14.6.3 Oramento pblico no Brasil: plano plurianual; as diretrizes oramentrias; os oramentos anuais. Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO): compreende as metas e prioridades da administrao pblica federal. despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente; orienta a elaborao da lei oramentria anual; dispe sobre as alteraes na legislao tributria; estabelece a poltica de aplicao das agncias oficiais de fomento.

14.6.4 a Lei de Responsabilidade Fiscal: instrumento da poltica fiscal implementado a partir de 1998, para proporcionar o equilbrio oramentrio do setor pblico. limite para as despesas com o funcionalismo pblico: de 50% para a Unio; e de 60% para Estados Municpios. proibio de socorros financeiros entre Unio, Estados e Municpios; limite de despesas feitas pelos administradores em final de mandato; limites de endividamento para Unio, Estados e Municpios, por meio do Senado.

You might also like