You are on page 1of 14

Introduo

A filosofia da religio consiste no estudo filosfico dos conceitos e afirmaes religiosas. Apesar da enorme quantidade de religies com diferentes cultos, mitos e prticas. As religies mais abordadas hoje em dia so as ocidentaisjudasmo, cristianismo e islamismo pelo facto de que estas fornecem-nos vises complexas acerca do modo como o mundo e o Universo se comportam, em oposio com o que se passa nas religies orientais budismo, hindusmo que se preocupam mais com as formas de conduta e de viver. O fundamental, independentemente da religio de cada um, saber se a viso religiosa do Universo ou no verdadeira. Comum s religies ocidentais a crena na existncia de Deus. Deus caracterizado como uma pessoa sem forma e imortal, moralmente perfeita, que toda poderosa (omnipotente), que sabe tudo (omnisciente) e que est em todo o lado (omnipresente). Diz-se que este Deus testa, sendo tesmo a crena na sua existncia. Existem alguns paradoxos relativamente coerncia do conceito da existncia de Deus. O culto a Deus geralmente realizado em locais ditos sagrados, como igrejas, mesquitas ou templos. Mas se Deus omnipresente, porque so estas rezas realizadas em lugares especficos? Outro facto que nos suscita curiosidade, o de se deus omnipotente e omnipresente porque razo ajuda tudo e todos a qualquer altura e a qualquer momento? E se omnisciente, ento sabe tudo. E se sabe tudo, ento sabe o que vamos fazer. Mas se sabe o que vamos fazer, todas as nossas aces j esto predestinadas. Logo, -nos retirado o poder de escolha e deciso. E sem esse poder, no somos livres. A existncia de Deus , ento, compatvel com a liberdade? Todas estas questes iro ser abordadas neste trabalho de modo racional, apresentando opinies bem fundamentadas.

As Religies ocidentais e orientais


Budismo
O budismo formou-se no Nordeste da ndia num perodo em que existiam vrias alteraes econmicas, sociais e polticas nesta regio do mundo. Esta religio baseia-se nos valores morais de Siddhartha Gautama ou Buda histrico. Hoje o budismo encontra-se em quase todos os pases do mundo e conta com cerca de 376 milhes de seguidores. Para seguir a religio budista h que respeitar certos ensinamentos bsicos como evitar fazer o mal, fazer sempre o bem e cultivar a prpria mente. A moral

budista baseada nos princpios de preservao da vida e moderao, ou seja, o treino mental foca a moralidade, a concentrao meditativa e a sabedoria.

Cristianismo
O Cristianismo uma religio monotesta, ou seja, os crentes acreditam numa s divindade e baseado na crena em Jesus Cristo, que a figura central desta religio. Os cristos acreditam que Jesus filho de Deus e que veio a Terra para libertar os seres humanos do pecado atravs da sua morte na cruz e da sua ressurreio, 3 dias depois da morte. O Cristianismo diferencia-se das restantes religies por anunciar a salvao pela mediao redentora de Cristo. Para a maioria dos cristos, Jesus, um ser humano, completamente divino. O cristianismo tambm baseado em valores morais de Jesus, entre os quais o amor a Deus e ao prximo. Os cristos acreditam que Jesus a salvao e julgam que precisam de cumprir certas obras para obter a salvao e a vida eterna. Dando um exemplo, normalmente quando uma pessoa est numa situao de aperto tem logo a tendncia para implorar a Jesus que a salve. A viso que os cristos tm sobre a vida depois da morte , de uma maneira geral, a crena no cu e no inferno. Os cristos acreditam que depois da morte, as pessoas vo para o cu ou inferno conforme os pecados que cometem em vida.

Hebrasmo
Jav, o deus nico do Universo, estabeleceu uma aliana com um povo, os Hebreus. Libertou-os da escravido em que tinham cado, dotou-os duma lei e deu-lhes uma terra para habitarem. Esta relao com o prprio deus constitui a essncia do Hebrasmo. Os hebreus so um povo nmada de origem semita, como os rabes. Por volta do sc. XVIII a.C., deslocaram-se da Mesopotmia para o Egipto, onde viveram sujeitos ao rgido sistema de economia centralizada do Reino Egpcio. Entre 1250 e 1200 a.C., conseguiram escapar ao domnio egpcio, emigrando para a Palestina, terra que, segundo a tradio, Deus teria concedido como domnio aos hebreus. Os hebreus consideram-se, na verdade, o Povo Eleito de Deus, e a terra da Palestina o sinal tangvel da sua aliana com Deus. Essa mesmo a caracterstica do Hebrasmo: basear-se no num profeta ou num salvador, mas num povo e na terra que Deus lhe prometeu. A religio hebraica est marcada por um claro monotesmo e em constante contraste e polmica contra as crenas de outras populaes circundantes de Cana, que envolvim o culto de vrios deuses. O Hebrasmo tem uma caracterstica particular, uma religio monoltica, ou seja, apesar de apenas praticarem culto a um s Deus, admitem que outros povos possam ter os seus Deuses particulares. portanto, uma religio mais aberta que as restantes por admitir tal facto.

Cristianismo - Hebrasmo
. Religies monotestas prestam culto a um s deus. . Jesus judeu nascido na Palestina, a terra sagrada dos judeus. . Foi por alguns aclamado O Messias, esperado pelos hebreus . Abro, Isaac e Job, os fundadores do povo hebraico eram simples pastores, tal como Jesus Cristo. . As formas de culto destas religies so idnticas. . Ambas as religies se baseiam nos ensinamentos de um Deus nico.

Hindusmo
Teve origem na expresso religiosa mais antiga conhecida por Vedismo ( a religio do Veda). Os Vedas datam do incio da civilizao indiana e chegaram at hoje durante um perodo de 10000 anos h mais de cinco milnios. Cerca de 13,7% da populao Hindu. A maior parte dos seguidores encontra-se na ndia. O Hindusmo remonta a mais de 3500 anos na bacia do Indu. Est fundamentada nos 4 livros dos Vedas (conhecimento), coleco dos textos sagrados compostos de hinos e rites- Rgveda, Samaveda, Yajurveda e Artharvaveda. Os Vedas contm verdades eternas e a ordem que rege os seres e as coisas organizando-as em castas. Cada casta possui os seus prprios direitos e deveres espirituais e sociais. A posio do Homem definida pelo Karma acumulando em vidas anteriores. A casta ( classe social) qual pertence cada individuo indica o seu lugar espiritual. O objectivo de cada pessoa atingir o moksa, ( libertao ou iluminao) a sua sabedoria do conhecimento de si e do Universo.

No Agresso
A no agresso um conceito relacionado com a necessidade de sobrevivncia de ser humano com dignidade. Esta a base integrante.

Sanatana Dharma
Velha forma de orientao de todas as actividades para o bem da sociedade e para alcanar o divino. Muitas das formas do Dharma remontam a antigas civilizaes do sub continente existentes desde 2500 a.c. ou mesmo anteriormente. Algumas foram trazidas do sul da Rssia. Outras so prticas de devoo desenvolvidas durante o sculo 7 d.c.

Religio e Filosofia
Transcendncia
A religio pode ser definida como um conjunto de crenas e prticas, relativas a certos sentimentos manifestados perante o divino por uma dada comunidade de crentes, obrigando-os a agir segundo uma lei divina para puderem ser salvos, libertos ou atingirem a perfeio. Cada religio defende um conjunto de valores cuja validade pretende ser universal. Toda e cada experincia religiosa apresenta-se como uma ligao profunda e envolvente do homem com o sagrado. Sempre que o homem entra em contacto com o sagrado (o divino, o transcendente) estamos perante um tipo particular de experincia religiosa.

Sagrado e Profano
Todas as religies assentam no pressuposto de que existem duas dimenses do real: a sagrada e a profana. A sagrada define-se por oposio profana, e corresponde a uma realidade que assumida como perfeita, divina e dotada de poderes superiores aos humanos, suscitando no homem respeito, medo e reverncia. A profana identifica-se com o mundo em que vivemos, sendo apontada como banal e vista inferior em relao sagrada (Profano, do latim pro (diante de ) e fanum (espao sagrado). Em cada religio o transcendente expressa-se sob diversas formas e assume diversas figuras: Deus, deuses, anjos, espritos, etc.

Moral Religiosa
As comunidades religiosas so igualmente comunidades morais, isto , os seus membros partilham as mesmas normas de conduta, assumem os mesmos modelos de vida e evitam praticar aquilo que a religio condena. A salvao individual ou colectiva est dependente do cumprimento da lei divina. A moral outro aspecto revelador da influncia social da religio, nomeadamente como um poderoso meio de controlo social atravs da difuso das suas normas de conduta moral.

Religio e Sociedade
As principais religies esto profundamente ligadas sociedades onde esto implantadas. Em algumas sociedades, a religio assume tais propores que o Estado se tornou a expresso directa da prpria religio dominante, como acontece no Iro. Os chefes religiosos so tambm chefes polticos (Estado teocrtico).

Apesar da crescente des-sacralizao, a influncia social da religio continua a ser enorme. Os acontecimentos religiosos so frequentemente assumidos como acontecimentos sociais. Dois exemplos: - Ao longo do ano podemos observar como os momentos de descanso ou de festa esto ligados a dias que assinalam acontecimentos de natureza religiosa (Domingo, Natal, Carnaval, Pscoa e outros dias feriados). - Os momentos marcantes da vida das pessoas, como o nascimento, o baptismo, o casamento ou a morte, continuam a ser assinalados por cerimnias religiosas.

Religiosidade Popular
As grandes religies so quase sempre percorridas por duas correntes religiosas: a "oficial" e a "popular". A "oficial est ligada aos sacerdotes. Caracteriza-se por uma elevada racionalizao das crenas e ritos religiosos, transformando-as num corpo doutrinal muito intelectualizado, depurado de outras tradies religiosas. Apresenta-se quase sempre numa linguagem abstracta e universal. O divino apresenta-se enquadrado numa estrutura terica muito complexa. O comum dos crentes raramente compreende ou sente a religio desta forma. A obra de grandes tericos dos cristianismo, como Agostinho de Hipona ou Toms de Aquino so exemplos desta corrente. A corrente "popular" est ligada forma como a maioria das pessoas encara a religio: a emoo sobrepe-se razo. O vivido ao pensado. O desvio da norma oficial por vezes total. Caracteriza-se por uma viso espontnea, emotiva e concreta da religio. Esta religiosidade popular herdeira de tradies ancestrais e podemos encontrar na mesma crenas e ritos de antigas religies h muito desaparecidas. O crente no sente qualquer incoerncia em acreditar, por exemplo, no cristianismo e em praticar tambm rituais de origem pag. Na religiosidade popular em Portugal podemos encontrar inmeros exemplos deste sincretismo milenar. Estas manifestaes populares de religiosidade atribuem uma grande importncia a tudo o que pode ser visto, tocado ou sentido directamente. O crente procura sentir de forma muito viva o contacto com o divino e obter um testemunho concreto deste contacto. por esta razo que nela se apela a tudo o que de natureza fsica, como os gestos e se recorre a prticas mgicas, feitios, exorcismos, sacrficios, peregrinaes, etc. que envolvem de forma marcante quer os crentes quer os sacerdotes; usa e abusa-se de objectos de culto como mezinhas, imagens de santos, virgens, esttuas, medalhas, etc , para se obter isto ou aquilo, ou simplesmente para se testemunhar que se esteve neste ou naquele local sagrado. As relaes com o divino so quase sempre, neste caso, relaes de troca: O crente promete fazer uma oferta (promessa, voto) caso o divino lhe d o lhe

pede. Uma vez recebida a ddiva, o crente v-se obrigado a efectuar o pagamento.

Tolerncia
As sociedades ocidentais em particular as europeias, vivem um perodo nico de tolerncia religiosa. O comum dos cidados encara hoje a religio como um assunto que diz respeito apenas conscincia de cada um. Assunto que qualquer Estado deve abster-se de intervir. Na Europa, as religies tradicionais coexistem pacificamente com aquelas que durante sculos consideraram suas inimigas, pondo fim desta forma a guerras que devastaram pases inteiros. No nos referimos apenas s lutas entre cristos e muulmanos, mas tambm s que opuseram as diferentes igrejas crists. Recorde-se que ainda em meados do sculo XX, milhes de pessoas foram exterminadas na Europa por motivos alegadamente religiosos. Esta coexistncia pacifica uma inovao na histria do mundo ocidental. As diferentes confisses religiosas parecem ter deixado de usar a fora para afirmarem as suas convices e confiam agora no poder da palavra. Esta mudana interpretada por muitos como o resultado de uma quebra nas convices religiosas no Ocidente. A maioria inclina-se, todavia, a pensar que a mesma se deve ao resultado de uma aprendizagem social: a de que existem valores que devem ser preservados na convivncia social, como a liberdade e a vida. O que acontece no mundo ocidental, parece no ter correspondncia na maior parte do mundo. Em pases como a China, continuam as perseguies por motivos religiosos. Em diversas partes do mundo, em particular no continente africano, as diferenas religiosas so frequentemente evocadas para justificar, por exemplo, genocdios. Uma das situaes mais preocupantes a do mundo islmico. Nas ltimas dcadas temos assistido aqui emergncia de movimentos religiosos caracterizados pelo fanatismo dos seus lderes. Estes acreditam sem hesitaes que possuem a verdade absoluta e manifestam-se dispostos usar todos os meios para a imporem. Desde finais dos ano 70 do sculo XIX, vrios lderes religiosos lanaram escala global uma "guerra santa" (djihad islmica) para matarem, de forma indiscriminada, o maior nmero possvel de infiis. Muitos destes fanticos religiosos aproveitam-se da liberdade religiosa existente nos pases ocidentais para espalharem a morte. Um exemplo desta aco foram os atentados de 11 de Setembro de 2001, nos EUA. A liberdade religiosa impossvel ? Ao contrrio do que muitos pretendem fazer crer, estes actos no so do foro religioso, mesmo que a religio esteja a ser evocada para os legitimar. No estamos perante nenhuma guerra entre religies. Tratam-se de crimes contra a humanidade e como tal devem ser assumidos. Em suma, podemos dizer que a tolerncia religiosa algo caracterstico dos pases ocidentais e continua a estar longe de ser uma realidade mundial.

A tolerncia pode pressupor, gratuitamente, que a f da pessoa de quem falamos inferior nossa, enquanto que o amor nos ensina a ter com a f do prximo o mesmo respeito que temos com a nossa - na qual reconhecemos tambm imperfeies. Ora, se somos imperfeitos, a religio, tal como a concebemos, tambm imperfeita. E se todas as concepes religiosas que representam os homens so imperfeitas, no podemos levantar condies de inferioridade ou superioridade de uma com relao outra. A a questo se coloca: porque tantas fs diferentes? Qual a interpretao que devemos aceitar como verdadeira? Cada razo tem seu prprio ponto de vista. Da a necessidade da tolerncia, que no indiferena com sua prpria f, mas um amor mais puro e mais inteligente para com essa f. Todas as fs constituem revelaes da Verdade. O respeito que experimentamos por outras fs no deve impedir de ver os defeitos; a tolerncia no prejudica a distino entre o bem e o mal, entre o que justo e o que falso. Devemos sempre estar conscientes dos defeitos de nossa prpria f e, entretanto, no abandon-la por isto, mas tentar triunfar sobre os defeitos. Se considerarmos sem parcialidade todas as religies, no hesitaremos em mistur-las nossa, nas suas caractersticas desejveis, e, mais nos estimaremos por ter cumprido esse dever. - Mahatma Ghandi

Finitude e o Existencialismo
O homem vive diariamente a sua vida, tenta possuir o controlo total de todas as suas aces, precisa de tranquilidade e paz para viver bem consigo mesmo. No entanto, quando o Homem perde a sua paz de esprito precisa de se agarrar a algo, precisa de acreditar que vai ser recompensado pelo que faz e que o seu Deus o ir ajudar a ultrapassar as suas dificuldades. neste momento que o Homem se v confrontado com a sua finitude. A Religio possui 3 caractersticas prprias: 1) Bipolarizao poder humano/poder sobre-humano. 2) Procura-se estabelecer ligaes entre dois plos. 3) As ligaes remetem para uma atitude assente na f. A crena religiosa pressupe que se aceitem todos os dogmas de uma doutrina sem que se questione a sua imutabilidade. Atravs da religio tenta-se explicar os fenmenos climticos, geolgicos, etc, como uma manifestao de Deus acreditando que este est a exprimir os seus sentimentos de fria para com os simples mortais atravs da sua justia inexorvel. Os crentes aceitam a morte como uma deciso de Deus recusando ajuda mdica ou qualquer tipo de tratamento porque acreditam que se Deus ainda os quiser, eles salvar-se-o. Em oposio ao Divino encontra-se o Demonaco personificado pelo Diabo. O Diabo oferece sentimentos horrveis a quem o aceitar assegurando uma felicidade apenas passageira.

Razo e f
O discurso racional e religioso opem-se um ao outro. No discurso racional, a argumentao est sempre sujeita a crtica ou discusso . No aceita quaisquer dogmas, muito pelo contrrio, critica-os activamente podendo depois de uma reflexo, cada indivduo aceitar ou recusar o argumento apresentado desde que este tenha lgica. Ambos os argumentos podem ter lgica, pelo que comum o indivduo que rejeita ou aceita um deles compreender a opinio contrria. Por outro lado, o discurso religioso pressupe que os indivduos se entreguem completamente ao seu(s) Deus(es). Os crentes no questionam quaisquer dogmas (verdades inquestionveis) da sua religio. Aceitam-nas cegamente independentemente de qualquer explicao racional. Este tipo de pessoas precisam de acreditar em algo que as faa sentir seguras e onde possam depositar total confiana.

Sentido da Vida
Muitos de ns, simples cidado comuns, costumamos reflectir sobre a nossa razo de viver, porque que nascemos, qual o nosso propsito para ter sido abenoados com uma oportunidade de viver. Estas pequenas reflexes devem-se ao simples facto de que o Homem, em geral, um ser frgil, dbil que apenas nota a sua fraqueza quando atravessa momentos de dor, angstia, desespero, etc. Por outro lado, o ser humano o nico animal dotado de inteligncia pelo que consegue passar por estes momentos de reflexo. O ser humano sente que tem plena finitude e isso que o leva a questionar o sentido da vida. A grande condicionante que leva o Homem a questionar o sentido da existncia o de no criar objectivos, fins, intuitos, metas que, ao concretiz-las, o faa sentir-se bem consigo prprio. No entanto, ao aperceber-se do que se est a suceder consigo mesmo pela associao de tudo o que lhe acontece, o Homem encontra o sentido da vida. Em suma, tudo na vida tem sentido, ao contrrio do que nos parece, pois o Homem no consegue descodificar tudo o que lhe acontece, entrando muitas vezes em desorientao. A procura pelo sentido da vida tem de partir da vontade prpria do Homem, as coisas tm de fazer sentido ao prprio indivduo e no ao outros. Esta procura pelo sentido da vida faz com que cada um seja uma pessoa diferente. H quem defenda que o prprio Homem que d sentido sua vida e h quem diga que na religio que encontramos o sentido da vida. A deciso por uma das teorias faz com que existam os ateus e os crentes. Existe ainda outro tipo de pessoas para o qual a vida no faz sentido (apenas porque no delimitam objectivos na sua vida). Estas pessoas so muitas vezes influenciadas pelo meio em que vivem, pelo mundo injusto em que vivemos, por todo o mal que nos acontece. O destino final destas pessoas acaba por ser, na

maior parte das vezes o suicdio, o que demonstra o quo importante achar o sentido da vida. Outro tipo de pessoas julga serem elas que do sentido vida. Atribuem todo o sucesso que alcanam, tanto a nvel pessoal como profissional, aos seus actos. Estas pessoas pensam desta maneira pois acreditam na liberdade como sendo um valor do qual todos usufruem. Por ltimo, h pessoas que acreditam serem meros servos de um ser superior dotado de uma justia inexorvel. Se fizerem o bem, sero recompensados, mas, se pelo contrrio, praticarem o mal, sero severamente castigados por Deus. Deus , portanto, a ncora destas pessoas, Ele que lhes d fulgor para viver. Apesar de todo o mal que acontece no mundo, os crentes afirmam que se isto sucede porque o homem no usou da melhor forma a liberdade que Deus lhe deu. Para os crentes, Deus criou um mundo perfeito arruinado pelos actos irresponsveis dos homens. Contudo, so geralmente os mais infortunados que acreditam mais num ser superior, pelo facto de que acreditam na salvao e eternidade. A maior parte dos crentes julga que a vida em terra tem menos significado do que depois da morte, e isto que os faz continuar a viver. Em concluso, o Homem pode encontrar o sentido da vida de diferentes maneiras. Nenhuma delas est errada porque no h uma certa. Basta se sentir bem consigo prprio e acreditando no que faz e pratica para poder viver da melhor maneira possvel.

Existncia de Deus
racional acreditar na existncia do Deus padro? Poder apresentar-se uma boa razo ou um argumento irresistvel a favor da sua existncia? Alguns testas dizem que no e baseiam a sua crena na f, ou seja, acreditam nos dogmas existentes, sem os questionar. Outros, pelo contrrio, pensam que se podem construir argumentos para provar que o Deus padro existe. De facto, muitas espcies de razes foram apresentadas para acreditar em Deus. Algumas razes so facilmente classificadas de insatisfatrias. Por exemplo, o argumento de que Deus deve existir porque em quase todas as sociedades as pessoas acreditam nele. A aceitao de uma crena por uma ou mais sociedades no , decerto, uma boa razo para a aceitar. Muitas crenas falsas so, ou foram, quase universais (por exemplo, a de que a Terra plana). Mais ainda, apesar de a crena num deus ou noutro ser quase universal, no h um deus em que a maioria das pessoas acredite. Como poderia, por exemplo, o facto de algumas pessoas acreditarem num deus crocodilo justificar a crena no Deus cristo? Falta de razes para acreditar no contrrio Alguns crentes, notando que os agnsticos afirmam que no podemos provar que Deus no existe, seguem outra via. Argumentam que se no podemos

provar que Deus no existe, ento eles esto podem acreditar que ele existe. Mas os ateus podem contra-argumentar. Mostrando que os agnsticos tambm afirmam que ns no podemos provar que Deus existe. Logo, se no podemos provar que Deus existe, estamos podemos igualmente acreditar que ele no existe. Um mtodo de raciocnio que nos permite "provar" ambos os lados de uma disputa, no prova nenhum. A ausncia de prova do contrrio no uma boa razo para acreditar em alguma coisa. Argumentos cosmolgicos Vrios argumentos estreitamente relacionados com a existncia de Deus baseiam-se na aparente necessidade de o Universo como um todo ter uma causa. Parecem existir trs possibilidades. Ou o universo comeou a existir por si s ou existiu desde sempre ou, ento, foi trazido para a existncia por alguma fora superior ou ser extremamente poderoso. Geralmente, aqueles que acreditam em Deus acham incrvel que o universo possa ter chegado existncia apenas por si mesmo e igualmente incrvel que ele possa ter j existido durante uma quantidade infinita de tempo. Acreditam que um ser extremamente poderoso, Deus, o deve ter criado. Esta uma das razes que as pessoas do com mais frequncia para acreditar em Deus. Os argumentos que tentam provar que deve haver um Deus porque deve haver um criador do universo, so chamados de provas cosmolgicas da existncia de Deus. Em geral so argumentos que tentam provar que tem de haver uma "primeira causa" de todo o universo nomeadamente, Deus. De acordo com o filsofo Immanuel Kant, a existncia de Deus e os conceitos de liberdade e imortalidade no podem ser afirmados ou negados no campo terico, nem podem ser cientificamente demonstrados.

Dimenso Pessoal e Social


Dimenso Pessoal
A religio muito difcil de definir, por vrios factores. algo incorpreo, pelo que muito difcil explic-la e defini-la atravs de conceitos racionais e palpveis. Por outro lado, cada religio tem as suas prprias caractersticas. H religies que possuem vrios deuses, outras em que os deuses tomam forma incorporando objectos, etc. Tudo isto leva-nos a falar de religies, e no apenas de religio. Outro ponto que fundamental referir, o de que a maior parte das pessoas que tentam descrever a religio so filsofos ou estudiosos que, de uma maneira geral, tm de ser como jornalistas, possuindo incenso de todos os factos de maneira a produzir um discurso sem dualidade de critrios. Esta pequena condicionante leva a que a maior parte dos filsofos no acreditem em Deus. Ento, como possvel descrever alguma coisa em que no acreditemos?

Conclumos, portanto que muito complicado descrever e abordar esta temtica o que aumenta o grau de dificuldade na execuo deste trabalho. Posto isto, h que distinguir vivncia religiosa que se liga dimenso pessoal de fenmenos religiosos que se referem dimenso social da religio. A vivncia da religio muito subjectiva, dependendo de pessoa para pessoa, pois tratam-se de diferentes maneiras dos crentes se ligarem religio. No entanto possvel destacar alguns aspectos da experincia religiosa: Atitude afectiva O Homem estabelece uma relao de maior afectividade com o/os seu/s Deus/es do que propriamente uma relao de racionalidade para com este. Cria uma atitude de emoo que o fascina ou aterroriza com base na prtica de boas ou ms aces. Sagrado e Profano Como j foi referido, o Homem mantm uma relao de emoo e racionalidade face religio o que leva admisso da existncia de dois domnios bipolares. O sagrado e o profano. O profano diz respeito s realidades temporais susceptveis de serem apreendidas pelos sentidos ou razo. o lado humano da religio. O Sagrado diz respeito intemporalidade, escapando s formas de conhecimento. o lado divino da religio. Crena na revelao Como j foi dito neste trabalho, tudo o que acontece na nossa vida tem um significado, e o que ns fazemos dela, tem como base uma interpretao dos sinais que nos so dados. Os crentes na religio interpretam os sinais que lhes so dados como uma chamamento de Deus para o mundo do Sagrado e do Profano. Unio ao Sagrado O Homem une-se ao sagrado atravs do culto, que uma forma de estar junto de Deus. atravs do culto que se sente protegido de todo o mal e onde comunica com Deus falando-Lhe de todas as suas angstias e dissaboresm com a finalidade de encontrar uma explicao e sentido para estas.

Dimenso Social
A religio tem, como j vimos, uma dimenso muito pessoal que complementada com uma dimenso social. A dimenso social a exteriorizao das manifestaes de uma comunidade religiosa. O ritual religioso a forma encontrada por estas comunidades para manifestar publicamente a sua religio. Desde o baptizado e casamento at s

peregrinaes, e cnticos, o intuito final do Homem o de fazer com que Deus fique contente com ele. Estas comunidades possuem caractersticas comuns, das quais iremos destacar as que consideramos serem as mais importantes. Filosofia de Vida As pessoas da mesma religio partilham ideias semelhantes que constituem uma forma de se situarem no mundo e compreenderem os problemas que lhe fazem frente. Valores Morais Em todas as religies existe um cdigo moral que regula as bons atitudes e condutas dos seus seguidores, como por exemplo, os Dez Mandamentos, na religio Crist. atravs destes cdigos que se ensinam as geraes religiosas. Comunicao As pessoas estabelecem fortes ligaes entre elas atravs do culto que prestam ao seu(s) Deus(es), pois comungam os mesmo princpios e ideias, reconhecendo-se a si prpria pela outra pessoa que est do seu lado. Instituio As instituies conferem a estabilidade necessria para as religies se manterem com relativa firmeza. As igrejas, mesquitas ou templos, so os locais mais comuns onde se estabelecem hierarquias e se delimitam aspectos que orientam cada comunidade. A partilha de experincias, encontros, celebraes e participao em acontecimentos religiosos nestas instituies contribuem para a coeso social e identidade do grupo.

Concluso
No mbito da realizao deste trabalho, comemos por nos questionar sobre as diversas religies existentes no mundo. Conclumos que, em contraste com as religies orientais, as religies ocidentais tendem a ser monotestas, possuem uma maior tolerncia religiosa, e so mais pacficas, coexistindo com outras religies. Relativamente aos valores religiosos e religio em si, depressa nos apercebemos de que esta temtica no fcil de abordar. A religio muito complexa e difcil de definir. No a podemos explicar racionalmente, recorrendo a conceitos palpveis, porque cada religio tem determinadas caractersticas. H aquelas que prestam culto a vrios deuses e aquelas em que os deuses tomam a forma de objectos. Isto fez com que no abordssemos uma religio especfica, mas sim vrias religies.

No que diz respeito ao plano social, conclumos que as principais religies esto profundamente ligadas sociedades onde esto implantadas e que, apesar da crescente des-sacralizao, a influncia social da religio continua a ser enorme nos dias de hoje. Quanto problemtica da existncia de Deus, conclumos que existem alguns paradoxos entre agnsticos e ateus, e que existem alguns argumentos que suportam a existncia de Deus e outros que so declarados insatisfatrios. Conclumos tambm que vivncia da religio muito subjectiva, e varia de pessoa para pessoa, pois cada um tem a sua maneira se ligar religio e ao seu Deus. E dependendo da religi que pratica, o crente recorre a valores morais e filosofias de vida de acordo com aquilo que acredita. No entanto, o homem pode encontrar o sentido da vida de diversas maneiras. Se se sentir bem consigo prprio, acreditar em si, no que faz e no que pratica, vive da melhor maneira possvel

Glossrio
Agnosticismo- Doutrina que declara inacessvel o absoluto ao esprito humano, o qual deve ficar na dvida relativamente aos grandes problemas metafsicos. Agnstico- Partidrio do agnosticismo. Agostinho de Hipona - Aurlio Agostinho (do latim, Aurelius Augustinus), Agostinho de Hipona ou Santo Agostinho foi um bispo catlico, telogo e filsofo que nasceu em 13 de Novembro de 354 em Tagaste (hoje Souk-Ahras, na Arglia); morreu em 28 de Agosto de 430, em Hipona (hoje Annaba, na Arglia). considerado pelos catlicos santo e doutor da doutrina da Igreja. Ateu- Descrente; aquele que nao cr na existncia de Deus. Crente Que cr; aquele que acredita da existncia de Deus. Dogma- Ponto fundamental e indiscutvel de uma doutrina religiosa; opinio aceite e apresentada como certa, incontestvel e indiscutvel. Doutrina- Conjunto de princpios em que se baseia um sistema religioso, poltico ou filosfico; conjunto dos dogmas de uma religio. F- Crena religiosa; virtude teologal. Finitude- qualidade do que finito; limitao; contingncia; (De finito+-tude, com hapl.) Immanuel Kant - Immanuel Kant ou Emanuel Kant (Knigsberg, 22 de Abril de 1724 Knigsberg, 12 de Fevereiro de 1804) foi um filsofo prussiano, geralmente considerado como o ltimo grande filsofo dos princpios da era moderna, um representante do Iluminismo, indiscutivelmente um dos seus pensadores mais influentes. Kant teve um grande impacto no Romantismo alemo e nas filosofias idealistas do sculo XIX. Profano- No pertencente religio; no sagrado; secular.

Religio- Culto prestado divindade; doutrina ou sistema religioso; crena; f; dever sagrado, obrigao indeclinvel. Deriva do termo latino relegere que significa zelar, respeitar, prestar culto. H tambm quem a faa depender do verbo religare cujo significado ligar ou unir. O primeiro timo apresenta a religio em forma de afecto e o segundo como uma mstica de encontro com a divindade. Nao h oposio entre os dois, na verdade, at se completam, estando ambos implicados na atitude religiosa. Sagrado- Relativo ao culto religioso; santo; puro; que deve inspirar uma profunda venerao; inviolvel So Toms de Aquino - Santo Toms de Aquino, OP, (Roccasecca, 1225 Fossanova, 7 de Maro 1274) foi um frade dominicano e telogo italiano. Foi o mais distinto expoente da Escolstica. Foi proclamado santo pela Igreja Catlica e cognominado de Doctor Communis ou Doctor Angelicus. Tesmo- Doutrina que admite a existncia pessoal de um Deus e a sua aco providencial no mundo. Testa- Pessoa que professa o tesmo. Tolerncia- Condescendncia em virtude da qual se deixa a cada um a liberdade de praticar a religio que professa.

You might also like