You are on page 1of 71

Marins Pires de Lima

O inqurito sociolgico:
problemas de metodologia*
No presente trabalho, resultante de uma experincia docente, o autor estuda alguns problemas suscitados pela preparao e realizao de inquritos, instrumentos de recolha de informaes muito frequentemente utilizados nas cincias sociais. Depois de se diferenciarem os niveis das tcnicas, da metodologia e da epistemologia, referenciam-se algumas caractersticas, vantagens e limitaes dos principais instrumentos de recolha de dados, em relao aos objectos a analisar. No que respeita ao inqurito por questionrio, enumeram-se as vrias fases da sua realizao (planeamento da pesquisa, preparao do questionrio, pr-teste, trabalho no terreno, codificao das respostas? anlise e apresentao dos resultados) e os principais erros a evitar em cada um daqueles passos. Ateno particular dada operacionalidade dos conceitos na preparao do plano de observao e, dentro desta fase, aos vros momentos da construo das variveis. As preocupaes dominantes ao longo de todo o trabalho so a crtica do empirismo e a acentuao da importncia dos quadros tericos na determinao do valor instrumental dos inquritos.

1.

Introduo

A) O presente trabalho tem como objectivo apresentar alguns problemas levantados pela preparao e realizao de inquritos, processos de recolha e tratamento de informao muito frequentemente usados nas cincias sociais. Ser conveniente comear por esclarecer questes relacionadas com o subttulo: problemas de metodologia.
* O presente texto tem a sua origem em notas preparadas, em 1969-70, para aulas sobre metodologia do inqurito sociolgico do 1. e do 2. ano do Instituto de Estudos Sociais. Sofreu desenvolvimentos e reelaboraes durante o perodo em que o autor foi membro do Grupo de Bolseiros de Sociologia, da Fundao Calouste Gulbenkian, anexo ao Gabinete de Investigaes Sociais. Em alguns pontos foi ulteriormente repensado e reescrito com base num outro artigo entretanto publicado pelo autor e na experincia docente no Instituto de Estudos Sociais e no Instituto Superior de Cincias Econmicas e Financeiras. Tendo resultado basicamente de uma prtica pedaggica, mantm intenes pedaggicas, dirigidas a estudantes do 1. e do 2. ano. A bibliografia foi actualizada em Dezembro de 1971, no tendo sido possvel ao autor 558 rev-la em data mais recente.

Os investigadores das cincias sociais distinguem frequentemente a tcnica, a metodologia e a epistemologia, sem que, no entanto, se tenha conseguido at hoje um acordo sobre o sentido preciso de cada uma daquelas noes. Fundamentalmente, pode todavia dizer-se que as tcnicas correspondem ao nvel inferior e designam os instrumentos (ou operaes), bem delimitados e transmissveis, destinados a produzir certos resultados julgados teis na observao e na medida dos factos sociais; correspondero, por exemplo, a este nvel o questionrio, a escala de atitudes, a entrevista, a observao participante, o teste. A tecnologia ser, portanto, o conjunto das operaes prtico-concretas de que o investigador se pode servir na recolha e no tratamento de dados sobre as realidades sociais 1. A metodologia consistir na anlise sistemtica e crtica dos pressupostos, princpios e procedimentos lgicos que moldam a investigao de determinados problemas sociolgicos. Situam-se aqui as questes relacionadas com a estratgia de pesquisa a adoptar em referncia e adequao a certos objectos de anlise e em ordem relacionao e integrao dos resultados obtidos atravs do uso das tcnicas2. Daqui resulta que a metodologia se baseia fundamentalmente no confronto crtico das investigaes realizadas em relao a certos objectos de conhecimento, concretizado, por exemplo, na anlise dos textos em que a pesquisa se traduziu. Uma reflexo sobre as condies e os limites de validade e do campo de aplicao de tcnicas quantitativas ou de tcnicas qualitativas, com referncia a determinados objectos de conhecimento e como resposta a questes tericas, problema que tem originado controvrsias conhecidas na sociologia, insere-se neste nvel. Os problemas lgicos da anlise multivariada (cfr., infra, 6.5.2) aplicada a um certo sistema de relaes sociais sero tambm metodolgicos. Finalmente, o estudo crtico dos princpios, das hipteses e dos resultados das diversas cincias, destinado a determinar a
1 Pode dizer-se que a tcnica se situa no domnio da operacionalizao pura, independente da aplicao realidade e das preocupaes com problemas como ponto de vista, hipteses, objectos sociolgicos. Pode fazer-se, por exemplo, uma anlise factorial baseada numa matriz de correlao fictcia, sem qualquer correspondncia com um objecto de anlise concreta, ou ensinar a tcnica de construo dos questionrios sem referncia a problemas, questes e objectos de pesquisa determinados. As nicas questes de validade susceptveis 2 serem situadas dentro deste domnio restrito so de validade interna. de O que suscita questes relativas validade externa. Convm distinguir, por outro lado, a teoria sociolgica (circunscrevendo-nos, para simplificar, sociologia), que tem como objecto directo a descrio e a anlise interpretativa dos factos sociais, da metodologia, que incide sobre o processo de investigao. Uma proposio pertencer teoria, se for um enunciado sobre os factos sociais (dir-lhe-o respeito as respostas pergunta investigar o qu?); metodologia, se constituir um enunciado sobre um discurso ou uma operao de pesquisa, sem que o seu resultado se traduza directamente numa assero sobre a realidade social (dir respeito ao problema de saber como investigar). O controle estatstico dum sistema de hipteses de pesquisa ou, mais genericamente, o sistema de regras de validao dos actos e discursos sociolgicos so problemas metodolgicos. Esta distino remete para aquela que diferencia, no campo da lgica, as linguagens e as metalinguagens. 559

sua origem lgica, o seu valor terico e o seu alcance objectivo (LALANDE), fundar a epistemologia (ou teoria da forma de produo especfica dos conhecimentos cientficos). Ela consistir numa actividade crtica de reflexo e de interveno, referente a um campo de trabalho, tendente a demarcar os obstculos ideolgicos e a promover a cientificidade das prticas tericas, enquanto processos socialmente determinados de produo de conhecimentos. A implicao dos trs nveis de problemas sumariamente enunciados, por um lado, e as dificuldades que se tm levantado na sua caracterizao3, por outro, conduzem-nos a, neste estudo, nem sempre se repartirem por planos distintos os problemas tcnicos, metodolgicos e epistemolgicos nele tratados: esta diferenciao apenas se far quando parecer indispensvel boa compreenso dos mesmos; quando, em contrapartida, se no afigure necessria a separao, compreender-se-o na ampla expresso metodologia do inqurito social problemas de ordens summo vigore distintas. B) Falta clarificar a primeira parte do ttulo: O inqurito sociolgico. A apreenso da natureza dos inquritos ser feita progressivamente, medida que se avanar no estudo das suas diversas fases, mas poder desde j propor-se um esquema que fornece uma boa visualizao da estrutura lgica dum inqurito por sondagem4. O ponto de partida constitudo por uma populao P determinada, formada por unidades que compem o campo de anlise abrangido pelo inqurito, de que se extrai um subconjunto representativo, a amostra A(P), constitudo por elementos seleccionados de acordo com certos critrios de representatividade. Os inquiridores recolhem dados D (A) , apurados atravs do interrogatrio da amostra, que sero contabilizados e tratados em ordem formulao de concluses sobre a amostra C(A). Se estas operaes se tiverem desenvolvido segundo cnones metodolgicos e tcnicos rigorosos5, legtima a generalizao ao conjunto da populao das concluses C(P) que foram obtidas mediante a anlise da amostra: P- A(P) -D(A) - C(A) -> C(P). C) Resta fazer algumas rpidas observaes sobre a expresso inqurito sociolgico. Significa ela, por um lado, que nos moveremos predominantemente no campo da investigao cventfica, isto , dos inquritos que tm como objecto o progresso do conhecimento.
3 Cfr. JAMOUS, Technique, mthode, pistmologie, in pistmologie Sociologique, n. 6, 1968, Paris, ed. Anthropos; IPOLA (bibl.). 4 O esquema deve-se ao Dr. J. C. Ferreira de ALMEIDA e foi apresentado no seminrio sobre metodologia do inqurito social que em 1969 orientou para 5diplomados do Instituto de Estudos Sociais. Para o Dr. J. C. Ferreira de ALMEIDA, a transio entre A(P) e D (A) suscita questes de validade externa, enquanto a passagem de D(A) a C(A) levanta questes de validade interna.

560

Os inquritos podem tambm servir para a interveno, a aco prtica sobre a realidade social; ora a dinmica da interveno pressupe opes valorativas diferentes daquelas que so susceptveis de influir na pesquisa, na mera procura do conhecimento cientfico: daqui decorrem diferenas entre os dois usos dos inquritos6. Na investigao cientfica, a distanciao em relao realidade estudada exige em maior grau o recurso teoria e metodologia, que possibilitam um trabalho de ruptura com as intuies espontneas dos agentes sociais, de construo e elaborao do objecto analisado (contra as iluses do empirismo, que aceita a realidade concreta como facto bruto) e de verificao sistemtica e metdica7. No significam estas observaes que os inquritos orientados para a interveno pragmtica no devam obedecer a critrios de rigor terico e metodolgico, mas afigura-se que estas exigncias esto mais prximas das preocupaes do cientista social 8 que das do tcnico que procura resolver problemas do sociais . Outrossim, a explicao e interpretao dos factos sociais (sociologia) pressupem o recurso mais frequente teoria do que a simples descrio (sociografia), daqui resultando uma nova especificao do conceito inqurito sociolgico. Finalmente, ser a sociologia a cincia social a que mais nos referiremos ao tratar da metodologia do inqurito, o que no exclui, alis, a possibilidade do uso em outras cincias dos procedimentos instrumentais a estudar. D) Foi nosso propsito, ao elaborar este estudo, chamar a ateno para algumas dificuldades, e consequentes riscos de erros, na elaborao dos inquritos, que exigem o recurso a pessoas qualificadas e atentas a competncia necessria para se obterem resultados vlidos: em suma, apontar para as indispensveis formao e vigilncia metodolgicas dos responsveis por inquritos. Estas exigncias so impostas, no s pelo facto de os instrumentos de conhecimento das realidades sociais se deverem adequar a estas, como tambm pela regra da coerncia interna dos procedimentos de investigao. Outrossim, a utilizao crescente de inquritos na pesquisa comparativa requer uma sistematizao das normas que os guiam9. medida que se percorrem as vrias fases do inqurito, ser conveniente estar atento aos principais erros susceptveis de se inserir em cada uma delas.
Sobre a pesquisa activa na interveno psicossociolgica cfr. PINTO e GRAWITZ (bibl.), 854-886. 7 Sobre estas operaes, cfr. a obra de BOURDIEU, PASSBRON e CHAMBOREDON Le Mtier de Sociologue (bibl.). 8 Sobre as diferenas entre problema social e problema sociolgico e entre tcnicas sociais e cincias sociais cfr. J. C. Ferreira de ALMEIDA, Situao e problemas do ensino de cincias sociais em Portugal (bibl.). 9 A comparao de resultados de inquritos diferentes pressupe o uso de critrios metodolgicos e tcnicos coerentes entre si.
6

561

Tendo em vista a extenso do tema e os limites do presente

estudo, seremos, no entanto, obrigados a concentrar a ateno em


determinados estdios (designadamente, o planeamento do inqurito), apresentando apenas incidentalmente uma amostra muito reduzida dos problemas levantados em outros momentos. O planeamento alis uma fase fundamental que condiciona a qualidade das restantes, designadamente a anlise dos resultados. Convm observar, preliminarmente, que a inter-relacionao dos diferentes aspectos dum inqurito10 faz que os desvios (vieses) produzidos num momento se repercutam nos outros, afectando, portanto, a validade dos resultados finais. 1.1 Classificao dos principais mtodos e tcnicas empricas de recolha e anlise da informao social 1.1.1 Mtodos Para se examinar em que consiste um inqurito, convm apresentar previamente um esquema dos principais instrumentos de anlise emprica em sociologia. Utilizaremos para isso um artigo de GREENWOOD (cfr. bibl.) sobre tcnicas de pesquisa emprica, que seguiremos de muito perto. Advertimos, no entanto, que parece extremamente difcil elaborar uma classificao isenta de crtica, em virtude da convenincia de usar critrios distintos na identificao dos mtodos, a fim de os compreender globalmente. Para aquele autor, devem identificar-se trs procedimentos lgicos de investigao emprica: experimental, de medida (ou anlise extensiva) e de casos (ou anlise intensiva). A) De acordo com as suas definies, o primeiro experimental tem como objectivos a realizao de observaes e a recolha de dados, em ordem comprovao da existncia de uma relao causal entre dois factores, de acordo com os cnones de induo de J. S. Mill. A experimentao exige a presena de dois conjuntos de unidades, controlveis quanto sua semelhana atravs de diversos processos tcnicos, conjuntos que se caracterizam pelo facto de num deles ocorrer algo que no se verifica no outro. O facto que surge num dos conjuntos (no experimental) designa-se por varivel independente ou tratamento; o facto que se segue a esta varivel denomina-se varivel dependente; o conjunto que no apresenta a varivel independente a unidade de controle. As tcnicas de controle da homogeneidade dos conjuntos quanto a eventuais variveis parasitas permitem determinar a relao de causalidade entre as duas categorias de variveis, pois possibilitam confirmar se a relao observada no conjunto experimental corresponde a uma sequncia temporal e se exclui outras causas susceptveis de igualmente produzirem efeitos diferenciais.
As fases servem para ordenar a indagao e permitem clarificar a apresentao sucessiva dos problemas, mas a sua caracterizao muito varivel segundo os autores.
10

562

As dificuldades do mtodo consistem na sua aplicabilidade relativamente restrita no campo das cincias sociais, pelo menos na sua forma mais rigorosa e pura. A frequncia com que o investigador tem de transigir com utilizaes menos rigorosas prejudica naturalmente as suas qualidades11. :* \ B) O segundo mtodo continuando a seguir o autor citado o da medida (ou anlise extensiva), que se traduz na observao, por meio de perguntas directas ou indirectas, de populaes relativamente vastas de unidades colocadas em situaes reais, a fim de obter respostas susceptveis de serem manejadas mediante uma anlise quantitativa. Quando as dimenses e a disperso da 'populao (tambm designada por populao-me, universo, massa ou conjunto) impedem a anlise de todas as suas unidades, a pesquisa incide directamente sobre um subconjunto ou uma parte definida das mesmas a amostra , considerada representativa, de modo a generalizar posteriormente ao conjunto da populao as concluses obtidas mediante o exame da amostra12. Os aperfeioamentos que tm vindo a introduzir-se na teoria e na prtica das sondagens permitem determinar e limitar o grau de incerteza dos resultados da extrapolao, o que possibilita a reduo do custo que a anlise de todos os elementos da populao implicaria. As exigncias desta forma de anlise quantitativa implicam a estandardizao (ou sistematizao) dos instrumentos de recolha das informaes visadas pelo estudo, com vista possibilidade de comparao dos dados. Exemplificando com uma das tcnicas mais usuais englobadas nos mtodos quantitativos o inqurito por questionrio , verifica-se que o instrumento de colheita e registo de dados utilizado (neste caso, o questionrio) estruturado em termos de uniformizar (ou normalizar) a informao apurada, de modo que a realidades idnticas correspondam resultados idnticos e a realidades diferentes resultados distintos. Designadamente, a classificao das respostas (isto , o agrupamento em categorias, ou codificao e a sua contagem s so possveis se aquelas tive11 Dadas as exigncias tcnicas da experimentao, esta s normalmente possvel numa escala espacial e numa dimenso temporal limitadas, o que restringe a importncia dos problemas abrangidos; por outro lado, a passagem da microanlise macroanlise suscita dificuldades bem conhecidas pelos investigadores; sobre a experimentao cfr. PINTO e GRAWITZ

(bibl.), 834 e segs.; SELLTIZ, JAHODA, DEUTSCH e COOK (bibl.), pp. 128 e segs.

Nos estudos que visam a descrio, a populao-me imposta: para se conhecer a percentagem de imigrantes em situao de desemprego, em ordem a formular uma generalizao emprica, necessrio ter em conta a populao concreta dos imigrantes. Nos estudos que visam explicar e interpretar as relaes entre variveis (hipteses), a populao pode ser seleccionada em termos de abranger apenas determinadas unidades do universo sociogrfico concreto: se se pretende testar a hiptese de a integrao do imigrante na sociedade depender da integrao nos grupos primrios, pode escolher-se uma populao-me particular, no caso de se supor que o contexto especfico no afecta as relaes em causa; cfr., sobre este problema,
SELLTIZ, JAHODA, DEUTSCH

12

COOK

(bibl.), pp. 482 e segs. e 623-631;


563

GREENWOOD (bibl.), pp. 327-329; BOUDON, Les mthodes en sociologie (bibl.), p. 47.

rem sido recolhidas atravs de questionrios idnticos, uniformemente apresentados aos entrevistados e compreendidos da mesma forma por estes. As vantagens do mtodo de medida residem na sua extenso e na capacidade de generalizao dos resultados apurados numa subpopulao 13. Devem ser, no entanto, apontadas algumas limitaes: a extenso pode dever-se ao sacrifcio da anlise intensiva das unidades observadas. O contacto com estas normalmente rpido e no repetido. certo que o painel, que uma tcnica de inqurito que visa detectar os factores determinantes de modificaes (de comportamentos, atitudes, opinies) sobrevindas no seio de uma populao determinada, atravs de sondagens aplicadas a uma mesma amostra em perodos diferentes de tempo, obvia ao ltimo inconveniente apontado; sucede, no entanto, como veremos adiante, que o painel levanta muitas dificuldades (custo elevado, mortalidade da amostra, influncia das entrevistas repetidas sobre os respondentes). A estruturao rgida do instrumento de pesquisa de dados diminui a riqueza e profundidade do contedo da informao colhida; no caso dos questionrios com perguntas fechadas, por exemplo, que facilitam a categorizao das respostas, estas so mais superficiais; em contrapartida, as perguntas abertas suscitam dificuldades de classificao. G) O terceiro mtodo referido por GREENWOOD o estudo de casos (ou anlise intensiva), que consiste no exame intensivo, tanto em amplitude como em profundidade e utilizando todas as tcnicas disponveis, de uma amostra particular, seleccionada de acordo com determinado objectivo (ou, no mximo, de um certo nmero de unidades de amostragem), de um fenmeno social, ordenando os dados resultantes por forma a preservar o carcter unitrio da amostra, com a finalidade ltima de obter uma ampla compreenso do fenmeno na sua totalidade. A unidade de observao pode ser um acontecimento, uma situao, um indivduo, um grupo, um processo, uma deciso, uma instituio, etc. Se a investigao do maior nmero possvel de aspectos do caso particular (enquanto totalidade integrada, encarada sob perspectivas variadas) facilita a intensidade da anlise e a compreenso profunda do facto social estudado, poder dizer-se, em contrapartida, que a sua no estandardizao favorece a excessiva dependncia da capacidade e da equao pessoal do investigador e, consequentemente, tornam este instrumento dificilmente transmissvel. Outra desvantagem a sua incapacidade para generalizar com rigor as concluses obtidas a classes mais amplas de factos. D) Das consideraes anteriores resulta a complementaridade dos defeitos e qualidades dos trs tipos de procedimento
No desenvolveremos aqui as vantagens da quantificao em geral, que possibilita maior clareza e rigor na expresso e anlise dos factos e das 56If sua relaes.
13

examinados, que devem ser combinados e utilizados (simultnea ou sucessivamente) pelo investigador, se os objectivos do estudo o requererem. No caso de domnios mal conhecidos, por exemplo, a observao qualitativa intensiva permite explorar pistas de pesquisa e revelar hipteses, que podero depois ser verificadas por meio de um inqurito quantitativo sobre amostra representativa ou mediante a experimentao, se as circunstncias facilitarem a utilizao deste ltimo mtodo. Duas concluses decorrem do exposto: Os mtodos devem adaptar-se aos objectivos da investigao e podem ser combinados em funo das exigncias impostas pela concretizao daqueles. Torna-se indispensvel um grande controle crtico dos procedimentos metodolgicos, das suas possibilidades e limitaes, para que os instrumentos de pesquisa se adeqem realidade social visada; privilegiar a lgica interna do instrumento de anlise pode conduzir a escamotear do campo de estudo um certo nmero de problemas importantes: deve ser feita, portanto, a sociologia das cincias sociais, tendente a evidenciar os condicionamentos sociais das prticas de produo dos investigadores. 1.1.2 Tcnicas A fim de nos aproximarmos progressivamente da noo de inqurito, apresentaremos agora um esquema das principais tcnicas empricas de recolha e tratamento da informao social, esquema que se afigura til para a arrumao visualizada dos principais instrumentos de pesquisa, embora seja discutvel (como alis todas as classificaes que conhecemos) 14. Poder-se-ia objectar ao dispositivo proposto que no tem em conta a distino fundamental entre mtodos quantitativos e qualitativos; mas esta diferenciao metodolgica, e no tcnica: a natureza do objecto de anlise que dever determinar a escolha dos instrumentos de pesquisa15. O mesmo se dir do mtodo histrico, que utiliza diferentes tcnicas de recolha de dados. Uma monografia, por outro lado, pode recorrer a uma combinao de
O grfico que se segue inspirado na obra de PINTO e GRAWITZ (bibl.). Para a caracterizao de cada tcnica, cfr. aquele livro. Note-se que o questionrio enviado pelo correio escapa classificao, na medida em que no se recorre entrevista. Por isso dissemos que o esquema era discutvel (porque no exaustivo e porque levanta problemas de sobreposio). Centrar-nos-emos, de preferncia, nos inquritos por questionrio, mas deve observar-se que vrios problemas metodolgicos abordados so comuns a tcnicas distintas. 15 Um inqurito por questionrio utiliza fundamentalmente mtodos estatsticos, mas isto no exclui que o pr-inqurito recorra observao
14

qualitativa, por exemplo. As tcnicas devem ser suficientemente maleveis

para se adaptarem aos objectivos do investigador, em cada uma das fases da pesquisa; cfr., supra, 1.1.1.

565

Classificao das tcnicas

No documentais Tcnicas

Observao indirecta e inqurito em relaes individuais (utiliza a informao verbal proporcionada por informadores individuais) Observao (latu sensu) directa de grupos ou de colectividades

Entrevista Escalas de atitudes Testes Observao no participante Observao participante Tcnicas de experimentao

r Clnica I Em profundidade Centrada De questes abertas De questes fechadas l

Ques tionrio

Documentais

Clssicas Anlise do contedo

tcnicas muito distantes: anlise documental, observao directa de grupos, entrevistas. E o mesmo sucede com o estudo de casos, centrado sobre objectos particulares e anteriormente estudados, o qual pode recorrer observao participante, anlise de documentos (biografias, correspondncia, actas de reunies, discursos), a entrevistas clnicas centradas, etc. O recurso, por parte dos autores, a critrios distintos de classificao dos instrumentos de pesquisa (objecto estudado, lgica da anlise, caractersticas da tcnica particular, etc.) torna impossvel apresentar um esquema unitrio exaustivo que no seja discutvel. Seria necessrio recorrer a classificaes distintas e sobreponveis, em funo dos critrios adoptados. Convm, no entanto, recordando a exposio feita sobre mtodos, diferenciar as tcnicas que recorrem a processos de anlise intensiva, isto , que acumulam instrumentos de recolha de informao sobre um campo de objectos limitado e que se integram no mtodo de estudo de casos, e as tcnicas de anlise extensiva, que incidem sobre um conjunto amplo de objectos comparveis, o que exige uma estandardizao das informaes, de que um exemplo conhecido a sondagem de opinio, que se baseia no inqurito duma amostra representativa da populao, em ordem a obter uma formulao estatstica dos resultados. 2. Formulao dos objectivos da pesquisa

impossvel elaborar a concepo geral do estudo sem se determinarem com preciso os fins visados, o campo de problemas abrangido, os resultados que se pretendem obter, em aproximaes sucessivas. Desta deciso fundamental iro decorrer as opes das fases seguintes, tanto metodolgicas como tecnolgicas. Pretende-se um conhecimento terico ou um estudo prtico? A simples descrio ou a interpretao? O conhecimento objectivo (a anlise) ou a interveno activa na realidade social? A anlise extensiva ou a intensiva? Uma recolha de informao limitada a um perodo determinado de tempo ou repetindo-se em perodos sucessivos? Deseja-se observar comportamentos (de consumo, de produo, de distribuio, de tempos livres) ou analisar opinies? Opinies sobre que tipo de problemas: polticos, econmicos ou culturais? Qual o campo de objectos (indivduos, problemas, etc.) que se quer abranger no estudo? Deste enunciado exemplificativo de perguntas se depreende imediatamente a concatenao estreita dos objectivos e dos meios da investigao, da estratgia e da tctica: os instrumentos devem ser correctamente utilizados, isto , devem adequar-se aos fins do estudo. Do mesmo modo, a realizao dos objectivos depende dos meios disponveis: tempo, recursos financeiros, nmero e qualificao dos colaboradores na pesquisa, possibilidades de

acesso a fontes de informao, etc.

A impreciso na definio dos fins da pesquisa ser o primeiro erro a ter em conta na preparao do estudo. 567

3.

Escolha do mtodo adequado

A) A natureza da informao pretendida condiciona as opes metodolgicas e tecnolgicas a fazer. Os mtodos quantitativos so inadequados ao estudo de fenmenos nicos, s anlise de sociologia histrica ou do funcionamento de sociedades restritas: a anlise qualitativa ser, nestes casos, apropriada. Importa observar, no entanto, que a extenso do campo coberto por um estudo quantitativo e o custo da anlise, que deve ter em conta os limites oramentais, engendraro provavelmente uma limitao da riqueza e da profundidade da informao colhida. Do mesmo modo, como vimos atrs, um estudo de casos permite uma observao intensiva dum campo limitado de fenmenos, mas levanta dificuldades na generalizao das concluses apuradas. Por outro lado, um inqurito extensivo por questionrio sobre uma amostra representativa da populao dever excluir do seu mbito a possibilidade de recolher informao relativa a determinados aspectos de que os indivduos interrogados no so conscientes16. Um questionrio fechado no poder sobrelevar os limites impostos pelo que os inquiridos puderem, souberem e quiserem responder. Como escrevem ROURDIEU, CHAMBOREDON e PASSERON, O questionrio pressupe todo um conjunto de excluses: para saber estabelecer um questionrio e saber o que fazer dos factos por ele produzidos necessrio conhecer o que o questionrio produz, isto , entre outras coisas, aquilo que ele no pode alcanar. indispensvel, portanto, discernir metodicamente as declaraes de inteno, as aces e as declaraes de aco, que podem estabelecer com o comportamento real relaes que vo do exagero valorizante ou da omisso por preocupao com o segredo s deformaes, s reinterpretaes e mesmo aos esquecimentos selectivos. E os autores citados, depois de salientarem a utilidade metodolgica da observao sistemtica dos actos e objectos culturais, que em muitas circunstncias mais adequada do que o inqurito por questionrio, continuam: o questionrio apenas um dos instrumentos da pesquisa: as suas vantagens metodolgicas, como, por exemplo, a aptido para recolher dados homogneos igualmente susceptveis dum tratamento estatstico, no devem dissimular os limites epistemolgicos; assim, no s no constitui a tcnica mais econmica para apreender os comportamentos normalizados, cujos processos rigorosamente regulados so altamente previsveis e podem, por conseguinte, ser apreendidos graas observao sistemtica ou interrogao atenta de alguns informadores privilegiados, como conduz, nos seus usos mais ritualizados, a ignorar este aspecto 17 comportamentos e dos at a desvalorizar o projecto de os captar.
16 Pensamos nos mecanismos inconscientes de defesa, estudados por FREUD (fuga, racionalizao, projeco, recalcamento, etc).

568

17

BOURDIEU, CHAMBOREDON e PASSERON (bibl.), pp. 72-73.

B) A discusso aqui apresentada est associada com a controvrsia clssica nas cincias sociais entre os etnlogos, que privilegiam a observao sistemtica dos actos e objectos culturais, e os psiclogos, que tendem a atribuir maior importncia inquirio por entrevista, aos processos de comunicao verbal. Afigura-se-nos que tudo depender, em ltima anlise, dos objectivos que o investigador se prope alcanar. Os factos sociais so complexos e indispensvel estud-los sob perspectivas diferentes, se se pretende obter uma viso global; por outro lado, os instrumentos de anlise devem ser correctamente usados, de forma a adequarem-se realidade. C) conhecida a distino entre as sociedades de interconhedmento (por exemplo, a sociedade rural tradicional), caracterizadas pelo conhecimento global de todos ou, pelo menos, da maior parte dos aspectos e relaes dos indivduos entre si, a natureza predominantemente pessoal das relaes, a fraca diferenciao dos papis sociais, complexos e atribudos, a presso social dos grupos, a importncia da tradio e das normas ritualizadas, e as sociedades de massa (por exemplo, a sociedade urbana industrial), em que o interconhecimento parcial e fragmentrio, as relaes funcionais, os papis sociais mais frequentemente especificados e adquiridos, a diferenciao mais sensvel e a expresso da opinio pessoal menos dificultada. Ao primeiro tipo de sociedade ajustar-se-o melhor tcnicas de observao metdica; ao 18 segundo ser possvel, em princpio, aplicar sondagens de opinio . Se pensarmos, no entanto, que entre os meios no urbanos dos pases altamente industrializados e com grande tradio de inquritos frequentes e os ambientes urbanos dos pases subdesenvolvidos, onde os inquritos so raros, as diferenas se esbatem parcialmente, concluiremos que o instrumento de pesquisa se deve adaptar, em qualquer caso, s caractersticas do objecto sociolgico que ir analisar. este um outro princpio a ter em conta, na preveno dos erros desta fase: as opes metodolgicas e tcnicas devero moldarse aos objectivos da investigao; e s o especialista conhecedor das caractersticas da sociedade, das possibilidades e das limitaes de cada um dos utenslios de pesquisa estar em condies ideais para esclarecer aquelas escolhas. Nem todo o uso operatrio de instrumentos tcnicos cientfico: a problematizao terica do objecto de anlise sociolgica indispensvel a uma prtica de pesquisa rigorosa.
18 Para desenvolvimento das caractersticas dos dois tipos de sociedade, cfr., entre outras obras, MENDRAS (bibl.), vol. i, cap. vn. Deve observar-se que a sociedade rural tradicional e a sociedade urbana industrial podero constituir exemplos das duas categorias, sem que a correspondncia seja, no entanto, total. Outrossim, as caractersticas apontadas so tendenciais, e no absolutas; pense-se, por exemplo, na interaco dos dois tipos.

569

3.1 O inqurito por questionrio: caractersticas, limitaes

e tmicas mplemmtares
A) J ficaram anteriormente apontadas algumas caractersticas, possibilidades e limitaes do inqurito por questionrio, que corresponde ao mais estruturado e rgido dos tipos de entrevista 19. Importa, no entanto, examinar rapidamente a natureza das outras categorias de entrevista, pois isso permitir mostrar a qualidade de informao que permitem apurar, por oposio ao questionrio. A entrevista clmica, de objectivo teraputico, usada, por exemplo, na psicoterapia e na psicanlise, caracterizada pelo grau maior de liberdade na comunicao verbal e um nvel de profundidade, complexidade e riqueza informativa muito mais acentuado, permitido pela ampla durao e pela repetio frequente, bem como pelo facto de ser centrada na pessoa entrevistada. A entrevista em profundidade20, ao contrrio da primeira, tem um domnio mais limitado e sugerido pelo entrevistador e no tem obrigatoriamente objectivos teraputicos: o caso das pesquisas de motivao (disposies profundas e selectivas que orientam o comportamento dos indivduos). A entrevista centrada (focused interview) tem j um quadro de hipteses sobre um tema preciso na sua base e o entrevistador conduz a comunicao no contexto dos problemas a tratar e das informaes a obter (que interessam mais do que a pessoa do respondente), embora o entrevistado mantenha, dentro destes limites, liberdade de resposta. frequentemente utilizada para apurar as reaces dos indivduos aos estmulos dos meios de comunicao de massa, por exemplo. As entrevistas de questes abertas, em que as perguntas so previamente programadas e devem ser feitas segundo uma forma e uma ordem estipuladas (previstas no questionrio), mas em que o entrevistado pode responder livremente no quadro das questes formuladas, e as de questes fechadas, em que o entrevistado tem de escolher entre uma lista tipificada de respostas, constituem os dois outros tipos de entrevistas21.

570

19 O questionrio auto-administrado (enviado pelo correio, por exemplo) exclui a entrevista (ou comunicao oral entre inquiridor e inquirido). Aplicam-se-lhe, no entanto, muitas das consideraes que a seguir faremos. 20 Pode inserir-se a entrevista no directiva, tcnica elaborada por ROGERS no campo da psicoterapia e estendida depois ao campo psicossocial, como uma modalidade deste tipo. Visa possibilitar a autopercepo do indivduo e exige uma grande disciplina do entrevistador na absteno de comentrios e na disponibilidade emptica, em ordem a obter uma grande liberdade na expresso do entrevistado. 21 Em rigor, haveria ainda que considerar uma categoria mista entre estas duas a de questes de resposta prevista, em que o entrevistado tem de se subordinar lista de respostas, mas uma delas livre (outra resposta eventual, por exemplo).

B) Estas duas ltimas categorias correspondem aos casos em que se usa um questionrio22. Dada a natureza deste ltimo, que supe uma formulao e ordenao rgida de perguntas, respostas de contedo relativamente limitado, pouca liberdade dos intervenientes na entrevista, geralmente nica23, e uma polarizao na resposta (e no na personalidade do entrevistado), em ordem a obter informao til para o controle do quadro de hipteses do investigador, verifica-se que uma tcnica adequada ao estudo extensivo de grandes conjuntos de indivduos, por sondagem duma amostra representativa, mas o nvel de profundidade da informao relativamente mais limitado do que nos casos anteriormente estudados. Na interaco inquiridor-inquirido, diversos factores podem, alm disso, perturbar a validade dos resultados obtidos: bastar pensar nos conhecidos mecanismos inconscientes de defesa (fuga, racionalizao, projeco, introjeco, identificao, recalcamento, esquecimento selectivo, etc), na dissimulao da verdade quanto a certos problemas melindrosos (sexuais, religiosos, polticos, econmicos), nas consideraes de prestgio, nas respostas de cortesia para agradar ao entrevistador24, nos exibicionismos fabuladores, na falta de ateno nas respostas. G) Todos estes mecanismos tm sido estudados pelos investigadores, que procuram analisar o significado das respostas para alm do seu sentido imediato, aparente e consciente para o entrevistado, de forma a superar as reaces tendentes a prejudicar a validade dos resultados 25. Entre os instrumentos de uso possvel na superao das dificuldades referidas devem mencionar-se as chamadas tcnicas de anlise indirecta da comunicao, de que as mais conhecidas so as seguintes: As escalas de atitudes, instrumentos de 26 ordenao ou de medida da intensidade das atitudes .
22 Sobre a natureza dos diferentes tipos de entrevista cfr. PINTO e GRAWITZ (bibl.), pp. 590 e segs.; E. MORIN, L/interview dans les sciences sociales et Ia radio-tlvision (bibl.), pp. 59 e segs. 23 Veremos adiante que em certos casos pode ser repetida (painel); cfr., infra, 6.3.3. 24 Esta reaco muito frequente em certos pases da sia; cfr. os

artigos de WILSON, ARMSTRONG e JONES na Revue Internationale

des Sciences

Sociales, xv, 1963, n. 1 (nmero consagrado ao estudo das opinies nos pases em vias de desenvolvimento). 25 As questes metodolgicas relativas anlise do discurso tm sido frequentemente iludidas por certas prticas empricas; afigura-se-nos que se trata dum tema que exige, para sua correcta equacionao, o recurso a instrumentos oriundos de campos epistemolgicos como a semiologia, a psicanlise, a teoria da informao, a antropologia, a lgica formal, a lingustica, etc. Entre as anlises de discursos que devem ser referidas como exemplares contam-se as pesquisas de LVI-STRAUSS sobre as mitologias, de R. BARTHES sobre o sistema da moda, de BOURDIEU sobre os trabalhadores na Arglia, de DUVIGNAUD sobre Chebika e de MORIN (bibl.) 26 Entre as mais elaboradas contam-se as de THURSTONE, LICKERT,
COOMBS, GUTTMAN (anlise hierrquica) e LAZARSFELD (anlise da estrutura 571

Os testes psicolgicos, que permitem apurar, tambm de forma indirecta, certas caractersticas dos indivduos (aptides, conhecimentos, inteligncia, personalidade), mediante o controle do conjunto das suas reaces a determinados estmulos estudados pelos investigadores27. Tcnicas como as mencionadas permitem, pela sua maior elaborao, suprir algumas deficincias do inqurito extensivo por questionrio, quando os objectivos do estudo compreendam tambm a investigao intensiva de determinadas variveis psicolgicas mais complexas. Neste caso, constituem instrumentos complementares muito teis para alcanar informao que no seja possvel obter atravs de simples inqurito. O mesmo se pode dizer das entrevistas centradas e em profundidade, que so frequentemente aplicadas a uma amostra restrita, no pr-inqurito, para explorao de hipteses e variveis, e na fase final do inqurito, para aprofundar problemas particulares no esclarecidos pela anlise dos resultados. 4. Aplicaes dos inquritos

-) O inqurito por questionrio s deve ser utilizado quando a informao pretendida no puder ser mais rigorosamente e menos dispendiosamente obtida por outros meios: informao directamente obtida junto de entidades competentes, anlise documental (arquivos pblicos, publicaes administrativas, estatsticas disponveis, imprensa, literatura, documentos privados, bibliografia, objectos tcnicos e culturais, desenhos, fotografias, filmes, gravaes e outros registos, relatrios de inquritos ou estudos), outras fontes de dados, etc.28 O primeiro problema que neste caso se levanta o da anlise crtica das fontes, dos processos de recolha e tratamento da informao usados (e, no caso das estatsticas, da definio dos dados),
latente). A elaborao das escalas, algumas das quais recorrem a tcnicas de construo matemtica muito precisas, obedece ao objectivo de apurar um conjunto de proposies escalonadas antecipadamente formuladas, de tal forma que a combinao das respostas constitua uma srie de indicadores fidedignos da intensidade da varivel psicolgica (neste caso, atitudes) que se quer analisar. 27 Um exemplo muito interessante o dos testes projectivos, que permitem interpretar certas reaces cujo significado escapa ao indivduo, mediante a utilizao de mecanismos inconscientes de projeco especular (o indivduo reencontra na imagem de outrem as caractersticas que julga suas), eatrtica (o indivduo atribui aos outros aa caractersticas que recusa como suas), complementar (atribuio a outrem de atitudes e sentimentos justificativos dos que lhe so prprios), temtica (no teste T. A. T., em que se completam histrias e se interpretam desenhos e fotografias) e estrutural (teste de RORSCHACH, baseado na interpretao de manchas de tinta). 28 Sobre as tcnicas de anlise documental e as fontes de documentao
572 cfr, PINTO e GRAWITZ (bibl.), 411 e segs.

a fim de assegurar a veracidade, a autenticidade, a validade de interpretao e a comparabilidade dos dados29. A anlise secundria, ou seja, a pesquisa sobre informao anteriormente recolhida e conservada, utilizada depois para outros fins alm daqueles que determinaram a sua recolha, pressupe naturalmente a estandardizao dos dados e a garantia das condies metodolgicas e tcnicas da sua obteno e registo. O controle crtico das fontes de dados justifica-se tambm porque os objectivos e meios da contabilidade social existente podem ser muito diferentes daqueles que caracterizam a investigao sociolgica. Se o investigador, depois de proceder crtica das fontes, concluir que pode alcanar os fins da pesquisa sem ter de recorrer realizao de um inqurito especfico, reelaborar a informao disponvel de acordo com os seus prprios objectivos 30. Na caso de material documental, a necessidade de explorar com rigor e intensivamente a informao nele contida tem conduzido ao aperfeioamento de tcnicas precisas de anlise estandardizada e sistemtica31de comunicaes, agrupadas sob o nome de
anlise de contedo .

Importa observar que os dados administrativos da contabilidade social disponvel (que, alis, em muitos casos, so obtidos atravs de inquritos) nem sempre permitem apurar a informao requerida pelo investigador. Em primeiro lugar, sucede frequentemente as fontes no serem acessveis e os resultados obtidos no estarem disposio do pblico e dos estudiosos. Alm disso, a contabilidade socioeconmica no suficientemente particularizada para satisfazer toda a procura de dados32.
29 Escreve BOUDON: Halbwachs observa que necessrio interpretar prudentemente o facto de a taxa de suicdio da mulher aparecer nas estatsticas inferior do homem. Com efeito, os modos de suicdio repartem-se diferentemente segundo os sexos: a mulher recorre mais frequentemente ao afogamento. Ora mais fcil dissimular um suicdio por afogamento do que um suicdio com arma de fogo. (Les mthodes en sociologie, p. 38 [bibl.]). 30 Como exemplo de pesquisa baseada na reelaborao de estatsticas disponveis e de dados de um inqurito j feito, cfr. A. SEDAS NUNES, A Situao Universitria Portuguesa (bibl.). 31 Sobre a anlise de contedo cfr. PINTO e GRAWITZ (bibl.), 447-489;

DAVAL (bibl.), i, cap. vi; FESTINGER e KATZ (bibl.), n, cap. x;

BERELSON,

Content Analysis in Communication Research, Glencoe, The Free Press, 1952; NORT e HOLSTI, Content Analysis, Evanston, Northwestern University Press, 1963; PIAULT, Recherche en analyse de contenu et exploitation Vaide d'orinateurs, Paris, documento policopiado, 1963; Bulletin du Centre d*tudes et de Recherches Psychotechniques, Paris (3), 16, 1967; Bulletin de Psychologie, Paris, 20, 1967; Psychologie Franaise, Paris, 13 (1), 1968; Langages, Paris, 11, 1968. Sobre as tcnicas de tratamento automtico da informao cientfica cfr. GARDIN, conomie gnrle d'une chaine documentaire mcanise, Paris, Gauthier-Villars, 1967. Como exemplo de anlise de contedo, cfr. Maria de Ftima BIVAR (bibl.). 32 O problema agrava-se naturalmente nos paises pouco desenvolvidos com estatsticas deficientes. Nestes casos corre-se tambm o risco de as 5 7 3

Exemplifiquemos: suponhamos que se pretende fazer um estudo que relacione o nmero de aparelhos electrodomsticos de Corto tipo adquiridos durante um ano pelo pblico e certas caractersticas socieconmicas dos consumidores. partida da indagao ser talvez possvel apurar o nmero de aparelhos vendidos, por um lado, e as caractersticas socioeconmicas da populao do Pas, por outro. Mas ser normalmente impossvel cruzar as duas categorias de informao (ventilao dos aparelhos comprados por categorias socioeconmicas, que pode constituir uma informao muito til para certos objectivos) sem um inqurito especfico. Um outro exemplo: deseja-se conhecer a origem geogrfica dos estudantes universitrios e o ramo de ensino por eles escolhido, variveis que se pretendem relacionar numa indagao sobre a situao dos estudantes num pas. As estatsticas existentes podero fornecer dados sobre a naturalidade por distrito dos alunos e sobre os cursos frequentados, mas, se no forem muito pormenorizadas, no permitiro provavelmente apurar elementos sobre estas duas variveis cruzadas (repartio dos estudantes de cada curso por origem geogrfica). Um ltimo exemplo: se a informao administrativa dum certo pas permitir conhecer, para um conjunto de circunscries eleitorais, as percentagens de votos a favor de certos partidos, por um lado, e a percentagem de operrios e de outras categorias socioprofissionais, no conjunto da populao dessas circunscries, por outro, ser, no entanto, normalmente impossvel deduzir o nmero de votos recebidos por cada partido em relao a cada categoria socioprofissional. Impe-se, neste caso, apurar a repartio de votos 33 categoria socioprofissional, mediante um inqupor rito especfico . Os exemplos permitem evidenciar, por outro lado, a vantagem que haveria na colaborao entre os diversos institutos (administrativos, de pesquisa, etc.) com responsabilidades na recolha e anlise da informao social com vista a desenvolver a contabilidade dum pas 34.
estatsticas existentes no serem de confiana, o que levanta a dificuldade j referida anteriormente, da crtica das fontes. 33 As observaes de origem administrativa tomam geralmente as unidades colectivas (geogrficas, por exemplo) como base de recolha da informao: os dados estatsticos assim obtidos so agregados, de tal modo que a inferncia das propriedades individuais suscita os problemas metodolgicos conhecidos da chamada anlise ecolgica; cfr. BOUDON e LAZARSFELD, Uanalyse empirique de Ia causalit, seco v (bibl); D G N e ROKKAN (eds.), QuantiOA tative ecological analysis in the social sciences, Cambridge (Mass.), The M. I. T. Press, 1969; BORGATTA (bibl. [texto de D. S. CARTWRIGHT] ). 34 Um caso muito simples possibilita a demonstrao desta proposta: conhecida a importncia do estudo da origem social dos estudantes. A origem social pode ser definida atravs de vrios indicadores (naturalidade geogrfica, profisso dos pais, nveis de instruo e rendimentos do agregado familiar, etc). O aproveitamento das fichas de inscrio preenchidas pelos estudantes permitiria a publicao de estatsticas periodicamente actualizadas sobre os dois primeiros indicadores, por exemplo; o aperfeioamento das estatsticas educacionais seria, portanto, vivel neste campo. Do mesmo modo, a introduo de certas questes nos inquritos do I. N. E. possibilitaria 571/. anlises sobre estratificao e mobilidade na sociedade portuguesa.

Para alm das questes anteriormente mencionadas, pode dizer-se tambm que, se o investigador quiser trabalhar sobre dados psicolgicos (atitudes, opinies, expectativas, intenes, preferncias, traos de carcter, aspiraes, inclinaes, planos de aco, motivaes), no encontrar provavelmente fontes de informao disponveis sobre estes elementos na contabilidade social de origem administrativa, a menos que se tenham realizado anteriormente inquritos sobre estes problemas. A institucionalizao de centros de sondagem, que recolhem informaes de natureza objectiva e subjectiva, permite superar aquela dificuldade. A procura crescente de informao social, aliada ao progresso das tcnicas de recolha, preparao e tratamento dos dados, que se devem informtica, permite esperar que a colaborao e a renovao institucional dos organismos responsveis neste campo (centros de pesquisa, universitrios e outros, servios estatsticos, institutos de sondagens, pblicos e privados, etc.) definam estratgias de investigao mais adequadas s necessidades sentidas 35. A utilizao crescente de inquritos na pesquisa comparativa requer uma sistematizao das prticas seguidas, com vista a assegurar a sua validade cientfica. B) Os inquritos podem ser usados para a concretizao de dois tipos de objectivos: Progresso do conhecimento e anlise cientficos. Interveno na realidade social. No que respeita ao primeiro ponto, representam uma das tcnicas empricas de recolha e tratamento de dados mais frequentemente usadas nas cincias sociais. Qualquer socilogo, pela sua qualidade de homem integrado e actuante numa sociedade, dispe naturalmente duma imagem espontnea e intuitiva da realidade social que o cerca. Mas essa imagem, que corresponde percepo imediata da sua relao com os outros, indispensvel insero social e s exigncias da aco prtica, no akida cincia. Na medida em que, por exemplo, aquela percepo inverta, oculte, desloque ou condense as determinaes dos vrios sistemas (nveis poltico, econmico, cultural, etc.) que integram uma formao social, definir-se- como iluso ou como ideologia. E isto tanto mais frequente quanto certo que as causas e as consequncias dos comportamentos 36 agentes dos sociais escapam frequentemente s suas conscincias .
35 A colaborao de cientistas sociais de origens muito diferentes (demgrafos, historiadores, economistas, socilogos, politiclogos, etc.) no aproveitamento e anlise de dados de inquritos e da contabilidade social, designadamente na anlise secundria dos elementos documentais, tem evidenciado as implicaes tericas e metodolgicas do uso de certos instrumentos de pesquisa; cfr. a constituio cada vez mais frequente de bancos de dados e as comunicaes apresentadas s conferncias internacionais sobre anlise secundria de 1902, 1963 e 1969, M O princpio da no conscincia explica que as racionalizaes (razes dadas pelo actor social para justificar os seus comportamentos) no corres-

575

Tendo a cincia como objectivo fundamental o conhecimento, ela ser obrigada a um trabalho de ruptura no interior dum campo ideolgico; ruptura que poder servir-se de diferentes tipos de mediaes: conceptualizao, observao sistemtica, experimentao; mediaes que tendero a contestar as falsas evidncias da vida quotidiana. Os instrumentos de que o socilogo se serve no seu trabalho podero ser de diversas ordens: reflexo terica, mtodos quantitativos, mtodos qualitativos, etc. Mas devero obedecer, em qualquer caso, a critrios de rigor, adequao ao real, coerncia interna, sistematizao: uma anlise metdica e segura, uma prtica de investigao exigente e sria. dentro destas coordenadas que se insere o inqurito sociolgico, que deve obedecer a um plano rigoroso de obteno e tratamento de dados, preventor, tanto quanto possvel, de erros nas suas diversas fases de lanamento37. C) No que respeita ao segundo ponto focado interveno na realidade social, decorre logicamente das aplicaes possveis das cincias sociais: tendo em conta a evoluo rpida das formaes econmico-sociais e a necessidade crescente de informao para o esclarecimento do contexto e das incidncias das decises a tomar num mbito crescente de campos, pode prever-se que os inquritos tendero a desenvolver-se progressivamente, em domnios variados: sondagens e recenseamentos econmicos e sociais sobre problemas de interesse colectivo, cada vez mais pormenorizados e aprofundados (populao, agricultura, indstria, servios, etc), planeamento econmico e social (planos de fomento, sade, educao, cultura, mo-de-obra, polticas de rendimentos e de segurana social, sindicalismo, desenvolvimento urbano e rural, desequilbrios regionais e sectoriais), pesquisas industriais e comerciais (testes de produtos, inquritos de mercado comercial, de distribuio e mercado industrial), meios de comunicao de massa (rdio, televiso, imprensa), sondagens da opinio pblica, etc. 38 O principal interesse dos inquritos extensivos quantitativos reside no facto de recolherem e tratarem a informao de forma estandardizada, com vista a assegurar a comparabilidade dos elementos apurados (dados sobre indivduos, grupos, instituies, sociedades e outros tipos de unidades). No caso das sondagens sobre amostra representativa, a possibilidade de extrapolar as concluses obtidas sobre a amostra ao conjunto da populao, com um grau de erro determinvel e redutvel mediante certas tcnicas, permite
pondem muitas vezes s determinaes reais da sua aco; cfr. BOURDIEU (bibl.), pp. 35-42. 37 Sobre as relaes entre teoria e pesquisa emprica cfr. A. SEDAS NUNES, Introduo s Cincias Sociais (bibl.), pp. 205-217 e 242-254; J. C. Ferreira de ALMEIDA (bibl.); STINCHCOMBE (bibl.), cap. n. 38 Para um exame de algumas das principais aplicaes das tcnicas de inqurito por sondagem cfr. J. ANTOINE (bibl.); NOELLE (bibl.). Sobre o problema mais geral das relaes entre as cincias sociais e a politica da cincia cfr. O. C. D. E. (bibl.).

576

outrossim diminuir o custo da pesquisa em relao s investigaes exaustivas.


5. Fases do inqurito e vigilncia metodolgica

A) Definidos os objectivos da pesquisa e feitas as escolhas do mtodo e da tcnica (ou das tcnicas), o investigador, no caso de optar por um inqurito por questionrio, deve ter presentes as principais fases da sua preparao e realizao: 1) Planeamento do inqurito, abrangendo a delimitao dos objectivos especficos, a formulao das hipteses, a construo do plano de observao dos diferentes dados, a definio das variveis e das suas relaes e a escolha da populao e da amostra. 2) Preparao do instrumento de recolha de dados (questionrio, guia de entrevista), que permite traduzir os objectivos especficos numa linguagem acessvel s unidades da amostra; a forma e a ordem das perguntas devem ser cuidadosamente estudadas e ensaiadas mediante um pr-teste. 3) Trabalho no terreno: no caso de se recorrer a entrevistas, os responsveis pelo inqurito devem seleccionar e formar os entrevistadores e controlar a validade do seu trabalho de campo; no caso dos questionrios enviados pelo correio, devem cuidar das caractersticas grficas, da introduo, dos problemas materiais do envio e devoluo, para alm da ateno dada redaco das questes, anteriormente mencionada. 4) Anlise dos resultados: compreende o controle da amostra efectivamente atingida em relao visada no planeamento, a codificao das respostas, a transposio dos dados para fichas (ou cartes), a leitura e apuramento da informao e o tratamento desta (manual ou automtico), em ordem a controlar o sistema de hipteses previsto no planeamento; nesta fase devem ser revistas a validade e a fidelidade dos instrumentos de anlise e dos resultados e extradas
as concluses essenciais da investigao.
39 As tcnicas de emprego de ordenaores (ou computadores) permitem acelerar extraordinariamente a contagem (tabulao), ventilao (elaborao de quadros de percentagens e de cruzamento de variveis) e tratamento dos resultados, alm de possibilitarem a elaborao de planos de inqurito muito mais complexos: cfr. J. ANTOINE (bibl.), pp. 240-264. Pode ver-se uma excelente exposio dos princpios fundamentais dos ordenadores e da sua utilizao na investigao no livro de H. BORKO, Computer applications in the behavioral sciencesj Englewood Cliffs, Prentice-Hall, 1962; cfr, tambm FONT,

Les ordinateurs, Paris, Gallimard, 1968; BOUDON, FURET, LADURIE e MITTERAND

(bibl.).

577

5) Apresentao dos resultados: o relatrio do inqurito deve resumir as fases principais da sua preparao e realizao, apresentar e comentar claramente os resultados, mediante quadros e grficos correctos, relacionar os dados apurados com a fase do planeamento, indicar e justificar os clculos, mtodos e tcnicas utilizadas e formular as hipteses, no caso de as previstas no plano inicial no terem sido verificadas. Como anteriormente se indicou, as fases sucessivas do inqurito constituem uma cadeia de operaes estreitamente inter-relacionadas: a anlise dos resultados est estreitamente dependente do planeamento; a codificao das respostas pode ser, em parte, prevista e preparada antes do trabalho de campo. As primeiras opes da pesquisa determinam decisivamente os estdios finais, devendo antecipar os problemas que viro a surgir 40 ; do mesmo modo, as decises tomadas em cada momento devem ser coerentes com as operaes anteriores41. B) Torna-se indispensvel uma grande vigilncia em cada uma das fases, de forma a evitar todos os erros e desvios (vieses) susceptveis de afectar a validade dos resultados. Para se fazer uma ideia daquela necessidade, apresentamos uma pequena lista de erros respeitantes a alguns dos momentos principais do inqurito42: Planeamento: impreciso na delimitao dos objectivos e do campo de problemas abrangido e no inventrio dos recursos disponveis; pr-inqurito inexistente ou superficial (hipteses e variveis mal formuladas ou orientadas pelos preconceitos apriorsticos do inquiridor) ; impreciso na definio da populao; populao no adaptada aos objectivos (excessivamente larga ou restrita ou no caracteristicamente significativa) ; amostragem no representativa (erros na definio dos critrios de classificao e escolha dos indivduos, na tcnica de clculo, insuficincia estatstica da dimenso da amostra); no distino das exigncias dos planos de observao descritivos e
40 Sucede por vezes chegar-se ao termo de um inqurito e no se poder resolver uma dificuldade imprevista no momento da sua preparao, designadamente por no se ter recolhido oportunamente informao indispensvel concretizao dos seus objectivos. 41 Se o entrevistador, por exemplo, no respeitar escrupulosamente o plano de amostragem ou a forma e ordem das perguntas que compem o questionrio, a validade dos resultados ser forosamente prejudicada. 42 Relembra-se ainda o indispensvel controle metodolgico, no que se refere formulao precisa dos objectivos da pesquisa, s opes do mtodo e da(s) tcnica(s), de forma a assegurar a adequao correcta dos instrumentos de investigao ao domnio estudado.

578

explicativos43; no distino dos planos de anlise atomsticos e contextuais44. Preparao do instrumento de colheita de dados: m redaco das perguntas (incompreensveis, tendenciosas, desencadeadoras de reaces de defesa, etc.); ordenao errada, inadequao das questes em relao informao pretendida; indiferenciao dos instrumentos em relao aos dados procurados (opinies, atitudes, etc). Pr-testte: ensaio do questionrio em indivduos no pertencentes populao do inqurito; ensaio feito sem ser atravs de entrevista (esta permite detectar melhor os defeitos de cada pergunta e as reaces do respondente); no supresso das perguntas que se revelam inteis e no integrao das questes esquecidas que o ensaio demonstre serem relevantes; forma e ordem das perguntas no corrigidas, apesar dos eventuais erros manifestados no pr-teste. Trabalho no terreno: o entrevistador no fiel ao plano de amostragem ou ao questionrio; deformaes resultantes da relao defeituosa entre entrevistador e respondente; impreviso das modalidades de devoluo, no caso do questionrio enviado pelo correio. Controle da amostra efectivamente atingida: os inquiridores no tm em conta o nmero de questionrios no devolvidos e o nmero de no respostas ou no se preocupam em determinar as razes de tais factos. Codificao (estabelecimento das categorias tpicas em que as respostas devem ser integradas e insero de cada resposta no respectivo tipo): interpretaes subjectivas e deformadoras do codificador, no corrigidas por uma discusso colectiva dos responsveis por aquelas operaes que permita apurar o verdadeiro significado das respostas e as categorias realmente mais importantes. Anlise dos resultados: anlise superficial, explorao insuficiente dos resultados, minimizao das concluses contrrias aos pressupostos pessoais do inquiridor. Apresentao dos resultados: inexistncia de relatrio, no indicao dos mtodos usados nem das suas justificaes, etc.

43 Sobre os nveis de pesquisa cfr. A. SEDAS NUNES, Introduo s Cincias Sociais (bibl.), pp. 211-217; J. C. Ferreira de ALMEIDA (bibl.);

GREENWOOD (bibl.), pp. 327-329; PINTO e GRAWITZ (bibl.), 285 e segs.;

MENDRAS (bibl.), vol. i, pp, 11-12. 44 Cfr. sobre esta matria BOUDON e LAZARSFEU>, Uanalyse de Ia causalit (bibl.), seco iv.

empirique 579

Importa evitar todos os desvios susceptveis de afectar cada

uma das fases, para garantir os objectivos seguintes:


A pertinncia dos instrumentos de pesquisa em relao informao desejada e dos dados procurados quanto aos objectivos do inqurito. A adopo dum mtodo adequado realidade que se pretende analisar e o uso correcto das tcnicas escolhidas 45. A obteno de informaes estandardizadas, para permitir a comparao entre os resultados obtidos sobre cada unidade abrangida no inqurito quantitativo. C) A anlise do sistema de relaes mais importantes entre as variveis dum inqurito implica um vaivm constante entre os dados, indicadores e as hipteses; nos inquritos no meramente sociogrf icos tornar-se- indispensvel a explicitao dos conceitos e dos fundamentos tericos. Devero ser tomadas, portanto, as decises adequadas ruptura terica contra a iluso do saber imediato, construo do objecto cientfico (a fim de superar o nvel emprico dos objectos concretos) e preparao do sistema de verificaes finais46. S deste modo se pode construir o esquema global que orientar o trabalho. Como exemplo de quadro metodolgico, ser til expor um plano de estudo crtico de pesquisa em cincias sociais, que fornece sugestes para uma anlise crtica de inquritos47: 1) Referncia bibliogrfica e resumo sucinto do contedo da pesquisa. 2) Histria da pesquisa: problema posto, quando, como, por quem, porqu. 3) Proposies gerais emitidas. Qual o quadro terico de referncia que est implcito? Conceitos utilizados. 4) Hipteses especficas. 5) Variveis utilizadas. Indicadores escolhidos. 6) Tcnicas de demonstrao das hipteses. 7) Modo de recolha dos dados. 8) Exame da coerncia interna das diferentes fases da pesquisa. 9) Quais so os conhecimentos novos produzidos pela pesquisa? 10) Crtica geral da investigao. Proposio duma alternativa de investigao em relao ao mesmo problema, segundo o conjunto das fases antes enunciadas.
45 Reencontramos o problema da anlise da realidade social, que pressupe uma competncia sociolgica. A necessidade de transformar os factos concretos em factos cientficos, os factos sociais em factos sociolgicos, postula uma boa formao terica; cfr. BOURDIEU (bibl.); MERTON (bibl.), cap. i.
46

580

Documento C/T, U. E. R. Sociologie, Universit de Paris-Nanterre, 1969-70.

47

Cfr. BOURDIEU (bibl.).

11) Interpretao da determinao do contedo da pesquisa pelas condies sociais e institucionais que a suscitaram.
6. Planeamento do inqurito48

De quanto ficou anteriormente exposto sobre a relacionao das fases do inqurito decorre a importncia fundamental da preparao atenta e metdica da pesquisa. Pode dizer-se que o tempo gasto no planeamento tempo ganho nas fases finais em que se apuram e se expem os resultados, a fim de concretizar os objectivos da indagao empreendida49. Importa, neste estdio, descobrir o sistema de relaes mais importantes entre as variveis, que vai implicar um vaivm constante entre os dados e as hipteses: nos inquritos mais elaborados tornar-se- indispensvel a explicitao dos fundamentos tericos
50

Abordaremos seguidamente uma pequena amostra dos problemas emergentes nesta fase. 6.1 Determinao dos objectivos do inqurito Verificada a adequao da tcnica do inqurito realidade social visada, importa determinar com maior preciso os objectivos especficos do questionrio. Somente o conhecimento claro dos tipos de informaes que se procuram e do campo delimitado de problemas que se pretende abranger permitir orientar e circunscrever o plano de recolha de elementos pertinentes51. Uma comunicao metdica entre os promotores (se os houver) e os responsveis do inqurito facilitar a demarcao dos limites do mbito de temas a estudar: populao abrangida (definida atravs de certas caractersticas precisas), aspectos da populao a considerar, rea territorial do inqurito, perodo de tempo sobre o qual incidir, etc.
48 Como explicmos na Introduo, tendo em conta os limites deste estudo, concentrar-nos-emos neste estdio capital, deixando para um trabalho futuro o desenvolvimento dos problemas relativos s outras fases posteriores. 49 A formulao clara das hipteses de investigao, a sua composio, o acordo dos resultados apurados em relao aos dados recolhidos e o encadeamento correcto das concluses devero ser as preocupaes fundamentais do investigador. 50 nesta fase que se devero tomar as decises adequadas ruptura terica contra a iluso do saber imediato, construo do objecto cientfico (a fim de superar o nvel emprico dos objectos concretos) e preparao do sistema de verificaes finais; cfr. BOURDIEU (bibl.). Neste estdio cria-se o sociolgico a partir do social, atravs da conceptualizao (vocabulrio) e da sistematizao das relaes entre conceitos (sintaxe). A formalizao pode desempenhar aqui um papel relevante. tambm neste perodo que o controle epistemolgico deve ser mais vigilante; cfr., infra, 6.2 e 6.5.1. 51 Relembra-se o risco de se sacrificar no incio da investigao informao que poder vir a tornar-se til ulteriormente. Daqui decorre a utilidade de delimitar o tema da investigao com a maior clareza possvel.

581

Na formulao do campo de problemas e de informaes a

recolher, interessa ter em conta que a impreciso destas operaes


pode acarretar a realizao de trabalhos inteis, porque de concluses pouco significativas e/ou de validade duvidosa: um novo erro que os inquiridores devem evitar. Todas as opes a tomar quanto aos critrios que demarcam aquilo que relevante para o inqurito (e rejeitam aquilo que no parece s-lo) se repercutem, como bvio, no custo das operaes a empreender. Daqui decorre a necessidade de inventariar atentamente os recursos disponveis: prazos, oramento, nmero e qualidade dos inquiridores, fontes de informao acessveis, etc. necessrio estabelecer a viabilidade da indagao quanto aos objectivos e meios. Por outras palavras: conhecer claramente, por um lado, as implicaes que a escolha dum certo objecto suscita quanto aos instrumentos a utilizar e, por outro, as consequncias que os limites dos recursos disponveis provocam no que respeita aos objectivos sacrificados. Delimitados os objectivos, impe-se uma nova opo: a formulao das hipteses de pesquisa. Ela ir traduzir-se, afinal, na escolha das variveis utilizveis. Num inqurito cientfico pretende-se verificar um certo nmero de factos e de relaes entre factos bem definidos e imprevistos: importa, portanto, operar uma seleco do conjunto daqueles que forem mais significativos e relevantes para os objectivos da pesquisa, dentro da perspectiva de apropriao do real por que se optou. 6.2 Elaborao das hipteses e pr-inqurito A) Comearemos por abordar o problema dos nveis de anlise. A possibilidade de verificao de hipteses bem explicitadas caracteriza decisivamente uma pesquisa rigorosa52. No incio da investigao, o socilogo pode verificar que dispe de informao muito rara ou deficiente sobre o campo de problemas demarcados. Ser o caso de o estudo incidir sobre um sector inteiramente inexplorado; ou o caso, frequente nos pases pouco desenvolvidos, de a documentao e as estatsticas disponveis serem deficientes53. Ser ento obrigado a acumular informao sem um plano preciso de verificao de hipteses, a reunir dados empricos o mais extensivamente que lhe for possvel: limitar-se- provavelmente ao nvel meramente descritivo da investigao, designado por sociografia54.
52 Pressupe-se, nas consideraes ulteriores, que a pesquisa objectiva deve 53 ultrapassar o nvel da mera intuio de senso comum. Como anteriormente referimos, podero levantar-se tambm dificuldades de acesso s fontes: no publicao imputvel aos organismos que controlam essas fontes, deficincia e desabituao da procura de informao, excessiva preocupao com o sigilo, a obstculos administrativos, etc. 54 Sobre os nveis de pesquisa pode ver-se: A. SEDAS NUNES, Introduo s Cincias Sociais (bibl.); PINTO e GRAWITZ (bibl.), 285 e segs.; MENDRAS (bibl.), vol. I, pp. 11-22; GREENWOOD (bibl.), pp. 327-329; J. C. Ferreira de

582

ALMEIDA (bibl.).

Se, pelo contrrio, os dados disponveis lhe permitirem operar uma classificao e uma conceptualizao, poder passar ao nvel da tipologia. O uso de instrumentos de repartio de objectos observados, por categorias de equivalncia, em funo de certos critrios, implica j uma estruturao maior do quadro de anlise. Um terceiro nvel de anlise ser o estabelecimento de relaes entre variveis, em ordem a chegar a uma construo lgica sistemtica (interpretao terica). Um fenmeno social s se torna inteligvel para o socilogo se traduzido nos termos tericos da sua disciplina cientfica. No se trata j de dizer que as categorias x e y se caracterizam por comportamentos a e c} mas procurar explicar o porqu desta verificao emprica. No termo deste processo ter-se- superado o nvel meramente sociogrfico e transitado a um nvel j sociolgico: a partir desta transio que gcmha sentido um sistema preciso de hipteses explcitas, qwe reenviem a tipos de explicao causal das relaes entre as variveis55. B) Quando pode inventariar as relaes mais importantes entre variveis, o investigador est em condies de prever um sistema preciso de verificao de hipteses explcitas. Duas situaes so ento possveis: Ou a quantidade e a qualidade de informao disponvel lhe permitem formular imediatamente as hipteses de investigao; Ou esta operao no desde logo possvel, e ter ento de preparar o trabalho, elaborando um pr-inqurito, que lhe permitir explorar o sistema56 de elementos significativos que procura investigar . Esta explorao pode recorrer a instrumentos variados: 1) Reflexo terica: uma hiptese deve ser coerente com o conjunto de conhecimentos tericos existentes; como escreve BOURDIEU, se as operaes da prtica valem o que vale a teoria que as fundamenta, porque a teoria deve a sua posio na hierarquia das operaes ao facto de actualizar a primazia epistemolgica da razo sobre a experincia. No surpreende, portanto, que constitua a condio fundamental da ruptura, da construo e da experimentao, e isto pela virtude da sistematicidade que a define: s uma teoria cientfica pode opor s solicitaes da sociologia espontnea e s falsas sistematizaes da ideologia a resistncia organizada dum corpo sistemtico de conceitos e de relaes, definido quer pela coe55 56

Sobre a construo terica do objecto cientfico cfr., infra, 6.5.1. Cfr. BOUDON, Les mthodes en sociologie (bibl.), cap. n; PINTO e 583

GRAWITZ (bibl.), 277-284 e 507-514; SELLTIZ (bibl.); JAHODA, DEUTSCH

e COOK (bibl.), caps. I-IV, vi e xiv.

2)

3)

4)

5)

6)

rncia do que exclui, quer pela coerncia do que estabelece; somente ela permite construir o sistema de factos entre os quais instaura uma relao sistemtica 57. Anlise documental: a observao da documentao existente (dados estatsticos, bibliografia disponvel sobre o tema do inqurito, arquivos pblicos e privados, inquritos feitos no Pas ou no estrangeiro, etc.) susceptvel de trazer elementos muito teis para a definio das hipteses 58. Entrevistas de grupo: trata-se duma tcnica hbrida, que utiliza a comunicao verbal dos inquiridos, mas em que a relao colectiva dominante, o que permite examinar os problemas ao nvel colectivo (isto , social); a realizao de reunies de discusso com participantes conhecedores das questes que vo ser objecto do inqurito ou interessados nos seus objectivos contribui tambm com informao til 59 . Entrevistas clnicas, entrevistas em profundidade, entrevistas no directivas e entrevistas centradas com pessoas seleccionadas pela sua capacidade de informao, implicadas (populao do inqurito) ou no no objecto da indagao60. Testes e escalas de atitudes: so tcnicas mais elaboradas de anlise indirecta de variveis psicolgicas mais complexas do que as abrangidas pelos inquritos por questionrio, que permitem aprofundar certos problemas e contribuir deste modo para a elaborao (ou para a excluso) de certas hipteses 61. Tcnicas de observao directa de grupos ou outras unidades sociais62: como as duas tcnicas anteriores, constituem instrumentos complementares do inqurito por questionrio, servindo tambm para apurar eventualmente certas hipteses a testar pelo inqurito 63.

57 BOURDIEU (bibl.), pp. 95-96. A importncia crucial das funes dum sistema coerente de relaes entre conceitos revela-se na exigncia de ruptura que estabelece com as prenoes, isto , com as ideias preconcebidas do investigador; cfr., infra, 6.4. 58 Cfr., supra, 4, quanto ficou dito sobre a anlise de contedo e a crtica das fontes. Ateno especial deve tambm ser dada aos processos de conservao e registo da informao (gravaes, filmes, fotografias, ficheiros de inquritos, etc), que permitem guardar e utilizar os dados em qualquer altura. 59 Sobre a entrevista de grupo cfr. R. MUCCHIELLI (bibl.). 60 Cfr., supra, 3.1. Conforme referimos aqui, as entrevistas sobre uma amostra restrita podem ser utilizadas, quer para proceder ao pr-inqurito (ou estudo-piloto), quer para aprofundar certos problemas no esclarecidos pelos resultados do inqurito. 61 Cfr., supra, 3.1. 62 Cfr., sobre estas tcnicas de observao directa, PINTO e GRAWITZ (bibl), 785 e segs. 63 Veja-se um exemplo notvel de pr-inqurito conduzido de acordo 58If com os mais adequados cnones metodolgicos e recorrendo a tcnicas muito

C) A construo das hipteses a elaborar mediante o uso dos resultados recolhidos atravs das tcnicas anteriores deve obedecer a determinados princpios, de que 64 apontaremos sumariamente os que se afiguram mais importantes : As hipteses servem para organizar, seleccionar, sistematizar e orientar toda a pesquisa ulterior atravs da escolha que operam entre as variveis utilizveis. Devem permitir a formulao final de resultados generalizveis e ser claramente enunciadas. Devem constituir um sistema coerente entre si e com a situao de teoria cientfica. As proposies hipotticas devem ser construdas de tal forma que permitam ao investigador verificar a sua falsidade no termo da pesquisa65. Sendo as hipteses relaes supostas (ou conjecturais) e provisrias entre variveis, importa elaborar um sistema preciso e coerente de prova que possibilite a passagem correcta dos dados s concluses e o encadeamento lgico destas ltimas. D) As consideraes feitas remetem-nos para a operatoriedade das tcnicas, que devem ser precisas e transmissveis66, a fim de permitirem apurar resultados vlidos; no caso dos inquritos quantitativos, nica categoria que abordaremos aqui67, a operavariadas (entrevistas centradas, testes, escalas de atitudes, etc.) em ADORNO (bibl.); cfr. um resumo da pesquisa em LVY (bibl.), pp. 8-22, e, infra, 6.4.2 e4 6.4.3. e Esta etapa fundamental da preparao do inqurito suscita inmeros problemas tericos que no podero ser aqui abordados; deixamos apenas uma resenha superficial, tendente a chamar a ateno para as dificuldades desta fase; para um desenvolvimento terico destes problemas cfr. a bibliografia citada na nota 56. Haveria que referir tambm a importncia dos modelos, como sistemas coordenados e controlveis de relaes entre propriedades esquematizadas, construdos com fins descritivos, explicativos e previsionais e que podem servir65 tambm como substitutos da experimentao. No existe meio definitivo de demonstrar que uma proposio terica verdadeira, irrevogvelmente, pois pode, no futuro, vir a ser demonstrado que falsa, mas somente de provar que falsa (ou provisoriamente no falsa); cfr. POPPER (bibl.). O progresso cientfico caracteriza-se pela rectificao incessante: bastar reler a obra de BACHELARD. 66 Qualquer outro observador conhecedor das tcnicas usadas num inqurito deveria poder chegar s mesmas concluses objectivas; para isso necessrio que as condies de observao sejam idnticas, de modo a possibilitar verificaes gerais fundadas no conjunto dos dados recolhidos e comparaes entre discursos de investigadores diferentes; cfr., infra, 7. 67 Por esta razo se deixam de lado problemas que sobrelevam os limites dos inquritos quantitativos: pressupe-se que estes podem ser instrumentos correctos de recolha de dados sobre o real. J atrs se apontaram os casos em que eles podem apresentar inegveis vantagens na anlise objectiva de determinados tipos de informao, atravs da superao dos obstculos do subjectivismo e das intuies vulgares de senso comum. A sua utilidade deve ser, no entanto, demarcada pela indispensvel vigilncia

terica, metodolgica e epistemolgica, que, s ela, permite controlar os


excessos do empirismo; sobre os limites do empirismo, do pragmatismo e do tecnicismo, remetemos para o livro de BOURDIEU, maxime, pp. 59-77, 232-268, 585

toriedade das tcnicas de investigao molda-se em certos esquemas, de que mencionaremos sucessivamente os seguintes: a) A elaborao dum sistema de verificao: o plano de observao; b) A produo dum vocabulrio: a conceptualizao e a construo das variveis; c) A explicao duma sintaxe: a anlise das68 relaes entre variveis (ou anlise multivariada) . No est excluda, alis, a possibilidade de uma perspectiva histrica atravs da anlise secundria de dados disponveis nos documentos. Os inquritos instantneos no integram a dimenso temporal na anlise dos factos sociais; e mesmo os painis se restringem a um perodo limitado de tempo, no possibilitando o estudo dos processos longos, das transformaes do sistema social e das crises sociais. As sondagens atomsticas fazem abstraco das variveis relativas ao meio e ao contexto social, situando-se geralmente num nvel de anlise associolgico. Por outro lado, o carcter local dos estudos monogrficos diminui a sua representatividade. A escala espacial de certos inquritos a grupos restritos impede tambm a extrapolao das concluses a agregados mais vastos e complexos. Se se pretende elaborar uma anlise extensiva de dados comparveis, impe-se, como vimos anteriormente, uma normalizao da informao recolhida, possibilitada pela aplicao de mtodos quantitativos, susceptveis de sistematizar os dados. A formalizao matemtica permite, por outro lado, uma expresso mais rigorosa dos factos socias e das suas relaes e um dos meios mais adequados ruptura com o senso comum, a intuio imediata, o espontanesmo, o sincretismo e o subjectivismo da linguagem vulgar. A transmissibilidade objectiva das tcnicas atinge, neste caso, um grau elevado: os factos podem ser verificados por qualquer observador conhecedor dos instrumentos de investigao. 6.3 Inquritos quantitativos: preparao do plano de observao Elaborado o sistema de proposies hipotticas que ligam os elementos de informao compreendidos nos objectivos do inqu311-320, 332-339, 358-367, 376-378; cfr. tambm J. C. Ferreira de ALMEIDA (bibl.) e as consideraes expostas a propsito das caractersticas, potencialidades e limitaes dos mtodos de pesquisa emprica, supra, 1.1.1, 3 e 3.1. 68 Este esquema retirado do paradigma de anlise de LAZARSFELD: cfr. BOUDON e LAZARSFELD (bibl.); Boudon, Les mthodes en sociologie (bibl.), cap. li. Trata-se duma das formas mais correntes de tornar operatrias as tcnicas de inqurito quantitativo; isto no exclui outras formas de operatoriedade, nem implica que os limites do operacionalismo devam deixar de ser denunciados pelo socilogo atento aos problemas metodolgicos e epistemolgicos.

586

rito, importa prever um sistema de verificao. Convm para isso comear o trabalho pelo inventrio dos tipos de dados a recolher. 6.3.1 Tipos de dados. A possibilidade do uso de tcnicas complementares A) Dados objectivos e subjectivos Da concepo geral do inqurito decorrem logicamente as categorias de informao procuradas, que, mediante o questionrio, se transformaro em perguntas a fazer aos indivduos da amostra. A primeira grande distino a encarar aquela que separa as duas categorias seguintes: a) Questes objectivas: dados pessoais (sexo, idade, categoria socioprofissional, instruo, rendimentos, nacionalidade, naturalidade), dados relativos ao meio (tipo de alojamento, meio rural ou urbano, vizinhana) , comportamentos (de consumo, de produo, de ocupao de tempos livres, de comunicao social, de transporte, etc.); b) Questes subjectivas: opinies, atitudes, motivaes, crenas e outras disposies psicolgicas. A primeira categoria pode apresentar dificuldades de observao ou de medida ao investigador, mas no suscita normalmente grandes problemas quanto definio dos conceitos, especialmente nos casos mais simples (sexo, idade, naturalidade). Em certos casos particulares pode suceder, no entanto, ter o inquiridor de obter a informao por via indirecta, como, por exemplo, se apurar o rendimento atravs de sinais reveladores. o problema da escolha dos indicadores, que reencontraremos mais adiante. Uma outra possibilidade a decorrente da diferena de universos socioculturais entre inquiridores e inquiridos: acontece frequentemente nos pases pouco desenvolvidos a definio do comportamento laborai (do trabalho) variar consoante as regies ou a noo inculcada pela economia moderna no se adaptar concepo dos indivduos interrogados69. O universo econmico da populao abrangida pelo inqurito pode tambm levantar dificuldades, como, por exemplo, no clculo do rendimento nas regies rurais, em que o autoconsumo agrcola usual70. O segundo tipo de dados os subjectivos levanta, no entanto, problemas de mais difcil resoluo. Prova disto so as discusses em torno da determinao dos seus conceitos, definidos frequentemente de forma contraditria pelos autores.
69

Cfr. DARBEL, RIVET e SBIBEL (bibl.), pp. 303 e segs.

Cfr., sobre os problemas levantados pelos inquritos nos pases menos desenvolvidos, a j citada Revue Internationale des Sciences Sociales, XV, n. 1, 1963, parte I. 587

70

Convm salientar que interessa menos a anlise das diferentes definies formuladas a propsito de cada varivel que a identificao dos tipos distintos de objectos, delimitados por caractersticas claramente enunciadas na linguagem prpria das disciplinas cientficas. Ilustraremos este procedimento metodolgico mediante o recurso a dois textos: o primeiro, de LAZARSFELD, sobre as variveis compreendidas na noo genrica de disposio; o segundo, de STOETZEL, sobre o conceito de atitude. JB) A operatoriedade dos conceitos: as disposies No texto de LAZARSFELD 7V, as caractersticas dos diferentes objectos organizam-se num espao de atributos simples, de forma* a fazer corresponder oito noes combinao de trs dimenses distintas: a) A primeira ope as disposies gerais s disposies especficas (certas variveis aparecem em esferas de actividade independentes; outras dirigem-se a objectos particulares); b) A segunda corresponde ao grau de ligao ao objecto da disposio, activo-directivo (desejo de ...) ou passivo (atitude em relao a...); c) A ltima define o horizonte temporal das disposies: um plano define-se em relao ao futuro; uma opinio, em relao ao presente. As trs dimenses definidas so, portanto, o campo de aco, a dinmica e o horizonte temporal72, como se pode ver no quadro n. 1. interessante observar que a tipologia precedente aponta para distines metodolgicas: os instrumentos devem ser construdos de forma a corresponderem o melhor possvel aos conceitos, o que a exemplificao do princpio, j muitas vezes referido, da adaptao da tcnica realidade observada; os conceitos utilizados na pesquisa emprica devem ser operatrios73, o que implica a ligao entre a linguagem conceptual e a linguagem metodolgica. Assim, os tipos 2 e 4 relevam fundamentalmente das tcnicas de medida de atitudes e dos testes, j encontrados neste estudo. Os tipos 5 e 7 encontram-se frequentemente na econometria como
71 Est includo na importante antologia de textos metodolgicos publicada sob a direco de BOUDON e LAZARSFELD, Le Vocabulaire des sciences sociales (bibl). Se a metodologia a consequncia duma reflexo continuada sobre a prtica da investigao, resulta daqui a utilidade da anlise de textos em que se plasma a pesquisa; este o objectivo daquela antologia fundamental, bem como do outro volume que se lhe segue, dirigido pelos mesmos autores (cfr. bibl.).72 Em rigor, as trs dimenses deveriam ser tratadas numa anlise contnua, de forma a permitir distines mais prximas da realidade. 73 Isto , utilizados ou verificados na observao concreta, atravs de certas operaes de pesquisa.

588

QUADRO N. 1 Disposies
(segundo LAZARSFELD, 1965)

Horizonte temporal Presente Opinies Preferncias 1 Necessidades Directiva 3 4 Atitudes Passiva 2 Traos de carcter Directiva 7 8 Futuro Expectativas 5 Intenes Planos Tendncias Inclinaes 6 Motivaes

Passiva Dinmica

Especfico Geral Campo

Especfico Geral

variveis na anlise das sries temporais (intenes de investimento, expectativas de preos e de procura de bens de consumo). O tipo 3 objecto dos estudos de consumo. O tipo 1 pode ser estudado atravs das sondagens. C) Atitudes e opinies Uma vez que a matria-prima dos inquritos de que estamos a tratar respeita principalmente a dados objectivos e a opinies, importa agora caracterizar mais precisamente estas ltimas, de forma a diferenci-las das atitudes, s quais se adequam melhor as 75 escalas de atitudes 74. Recorremos para tal ao texto de STOETZEL . De acordo com ele, so identificveis quatro elementos bem definidos: 1) Trata-se duma varivel inferida, no directamente observada nem observvel: esta caracterstica implica tcnicas de inferncia especiais (as escalas de atitudes, que analisam as reaces verbais dos indivduos opinies, por exemplo, de forma a, por via indirecta, atingirem as atitudes que esto por detrs delas); 2) A intencionalidade: a atitude designa uma preparao para a aco, uma disposio estvel que torna semelhantes as reaces a um conjunto de estmulos ou situaes; uma atitude conservadora, por exemplo, desencadeia reaces idnticas a diferentes est74 No esqueamos que as escalas so frequentemente utilizadas como tcnicas complementares dos inquritos; por isso tratamos agora destas noes. T5 Tambm publicado na antologia citada na nota 71.

589

mulos (verbais, reais, etc.); volta a ver-se aqui que 3) A polarizao em relao ao objecto: atitude a favor de ...; atitude contra ... Esto carregadas de afectividade e constituem o plo subjectivo dos valores; 4) As atitudes so adquiridas e sofrem influncias externas; a socializao consiste, precisamente, na formao de atitudes convenientes e adequadas aos valores e s normas sociais tpicas do grupo ou da sociedade. Por contraste, as opinies so variveis construdas pelos psiclogos sociais em funo de certos atributos que as distinguem das atitudes: na definio de STOETZEL, a expresso duma opinio a frmula que, sobre uma questo determinada, num dado momento, recebe a adeso (geralmente verbal) dum indivduo. Caracterizam-se, portanto, por especificidade, superficialidade e instabilidade maiores. Na medida em que o investigador verificar que existe uma certa coerncia na expresso das opinies dos indivduos, em relao a objectos distintos e a problemas variados, estar em condies de, usando de tcnicas apropriadas, inferir aquilo que provavelmente estar por detrs (ou na base) dessas opinies, uma varivel profunda e mais estvel, a que por conveno chamar atitude. Num nvel superior, se o investigador verificar que existe uma interdependncia das atitudes em campos distintos, poder elaborar tipos de ideologia e de personalidade: pense-se, por exemplo, na pesquisa de EYSENCK sobre o esquema estrutural em vrios nveis de variveis diferentes 77, cada uma delas analisada mediante tcnicas especficas, ou na pesquisa de ADORNO, j anteriormente referida, sobre a personalidade autoritria, elaborada atravs de tcnicas muito variadas78. Trs observaes, para finalizar e resumir o anteriormente exposto, devem ser aqui deixadas: A elaborao de tcnicas adequadas realidade estudada tende a permitir objectivar o subjectivo, atravs da adaptao flexvel das possibilidades de cada mtodo, em cada momento da pesquisa, informao procurada; o inqurito quantitativo extensivo aplicar-se- normalmente a dados objectivos e a opinies, mas no exclui o recurso a tcnicas psicolgicas mais complexas; nesse caso, as observaes recolhidas atravs de instrumentos variados sobre os mesmos indivduos sero analisadas e tratadas de forma coordenada ;
76 A das escalas de atitudes; cfr. DAVAL (bibl.), t. i, pp. 191-344. " Opinies acidentais, opinies habituais, atitudes, ideologias; cfr. EYSENCK:, The psychology of politics, Londres, Routledge and Kegan Paul, 1954. 78 Cfr., infra, 6.4.2 e 6.4.3, alnea B).

caractersticas da varivel apontam para uma tcnica especfica76;

590

As questes formuladas podem dar uma informao directa (imediata) ou uma informao indirecta: reencontramos assim o problema dos indicadores das variveis, a estudar adiante [6.4.3, alnea O)]. No inqurito extensivo quantitativo, o plano de observao deve ser sistematizado (ou estandardizado), de modo a equiparar as condies de observao dos indivduos da amostra. 6.3.2 Sondagens atmicas e sondagens contextuais A) Tratar-se- seguidamente de alguns problemas relativos a inquritos por sondagem. Dois tipos fundamentais de tcnicas devem ser distinguidos, consoante os planos de observao usados: As sondagens atmicas (ou atomsticas), em que as variveis individuais (opinies, comportamentos, etc.) so estudadas na dependncia de outras variveis individuais. As sondagens contextuais, que permitem construir variveis caracterizadoras dos indivduos, do meio e das unidades sociais significativas (conjuntos) em que se inserem, num plano de observao da inter^ dependncia da situao individual e do meio social 79. Os indivduos so neste caso inseridos nos sistemas sociais especficos, e no considerados somente como representantes duma populao geral, homognea e indiferenciada. Nas sondagens eleitorais clssicas, as informaes obtidas respeitam normalmente a variveis individuais: escolha eleitoral, idade, sexo, categoria socioprofissional, nvel de interesse pelos problemas polticos, etc. Daqui resulta que os indivduos so dessocializados, considerados independentemente dos meios sociais a que pertencem, numa abstraco artificial conduzida por um plano de anlise associolgico. No se consegue, deste modo, observar a influncia da estrutura social sobre as opinies e comportamentos das unidades pessoais 80.
78 Nas variveis definveis sobre conjuntos de indivduos (colectivas) h que distinguir: 1) as variveis analticas, obtidas pela aplicao duma operao s variveis definidas sobre as unidades pessoais (nvel de vida duma regio medido pela mdia dos rendimentos individuais); 2) as variveis estruturais, obtidas por informaes concernentes s relaes de cada indivduo com outros (classificao dum grupo segundo a proporo dos isolados, no sentido que a sociometria d a esta palavra); 3) as variveis globais, que designam as construdas a partir de informao no individual (nvel de vida definido pelo nmero de empresas bancrias por n habitantes). 80 No analisaremos aqui as muitas crticas que tm sido dirigidas s sondagens de opinio pblica: os seus pressupostos traduzem-se numa indagao das reaces dos indivduos a um estmulo, numa situao de consumo poltico (e no de produo criadora ou transformadora); as respostas correspondem apenas aos aspectos conscientes, deixando escapar os importantes

591

Dissociada a situao dos indivduos em relao s caractersticas dos seus meios particulares e destes em relao a meios sociais mais vastos, as sondagens atmicas procedem indagao por via de agregao de factos individuais, e no pela anlise de factos sociais, dos factores societais do comportamento, que constituem precisamente o objecto da sociologia. Registe-se aqui a crtica de COLEMAN quele tipo de observao: ele seria influenciado pela chamada psicologia agregativa, elaborao que formula generalizaes ao nvel global mediante operaes meramente aditivas realizadas sobre variveis individuais, sem que esta associao corresponda a qualquer fenmeno social, uma vez que ignora sistematicamente as subpopulaes 81 os mecanismos intere medirios entre o indivduo e a sociedade . As sondagens contextuais permitem obviar, em parte, a estes inconvenientes, porque apuram informaes e constrem variveis relativas aos grupos, s instituies e aos meios sociais em que se integram as unidades individuais num plano de amostragem diferenciado por nveis. B) Para exemplificar este tipo de plano de observao, comearemos por analisar um texto de LIPSET e colaboradores seus em que se descreve um inqurito 82 realizado sobre as eleies no sindicato americano dos tipgrafos . Os autores construram um plano de proposies hipotticas relativas a trs nveis de amostragem: seces locais, seces de empresa e, dentro destas, todos os indivduos pertencentes s seces seleccionadas 83. As hipteses elaboradas relacionavam as predisposies eleitorais com variveis definidas colectivamente; designadamente, caracterizaram-se as seces atravs do grau de consenso eleitoral que revelavam. Verimecanismos inconscientes; as declaraes verbais de inteno no so confundveis com as probabilidades de aco; no constituem uma tcnica adequada apreenso das transformaes a longo prazo; a categoria opinio pblica corresponderia a um modelo ideolgico (filosfico-poltico); a opinio pblica no um facto unitrio nem autnomo; devem distinguir-se as influncias dos indivduos e grupos em situao activa e determinante; devem estudar-se diferenciadamente as opinies da maioria e das minorias e admitir-se as situaes de conflito; convm determinar as influncias da propaganda e de outros factores de modificao; os inquritos devem ter em conta a estratificao, os nveis de influncia e de comunicao social, de forma a apurar informaes mais pormenorizadas; cfr., sobre estes pontos, BLUMER, Public opinion and public opinion polling, in KATZ (bibl.), e os textos (especialmente o de STRAYER) insertos na obra citada de BOURDIEU, pp. 237 e segs. Sobre os modelos ideolgicos da opinio pblica cfr. HABERMAS (bibl.) e POULANTZAS (bibl.), pp. 233-243. 81 COLEMAN, Introduction to mathematical sociology, Glencoe, The Free Press,82 1964.
LIPSET, TROW e COLMAN, Union democracy, Glencoe, The Free Press,

592

Em rigor, este ltimo nvel no corresponde a uma amostragem, uma vez que se inquiriram todos os indivduos de determinadas seces; mas importa observar que o plano de amostragem se repartiu por trs nveis diferenciados: no houve, portanto, s uma tiragem sorte de indivduos no seio duma populao considerada, para efeitos estatsticos, como indiferenciada, que implicaria uma abstraco artificial das unidades pessoais em relao ao seu meio.

1956.

83

ficou-se deste modo que, por exemplo, o grau de implicao dos indivduos em relao aos problemas sindicais estava ligado ao nvel de consenso das seces respectivas, como se pode ler no quadro n. 2:
Relao entre implicao sindical e consenso
(segundo HPSET, 1956)

QUADRO N. 2
Seces de consenso elevado Seces de consenso baixo

Percentagem de indivduos com implicao elevada em relao aos problemas sindicais

29%

fcil verificar que uma varivel individual (implicao nos problemas sindicais) se relaciona estreitamente com uma varivel relativa ao campo social (consenso da seco). Ora esta relao s pode ser encontrada porque foi construdo um plano de observao contextuai, que tomou em conta factores colectivos, e no puramente pessoais. Num outro estudo, realizado em Frana, sobre as atitudes, comportamentos e perspectivas do pessoal duma grande fbrica siderrgica, verificou-se que o ndice de utilizao dos sindicatos (definido atravs de perguntas sobre a discusso dos problemas sindicais com delegados do pessoal e representantes sindicais, relaes com os delegados, comportamentos relativos a reclamao e sindicalizao) variava segundo o grau de antiguidade no trabalho da fbrica: os trabalhadores mais antigos utilizavam mais os sindicatos 84. Neste caso encontramo-nos ainda ao nvel da observao de variveis puramente individuais. Os autores aprofundaram ento a anlise, estudando o efeito do contexto sobre o comportamento de utilizao, distinguindo, por um lado, os contextos (servio no qual se efectuava o trabalho) em que a maioria das pessoas utilizavam fortemente os sindicatos e, por outro, os contextos em que a maioria os utilizava pouco. Verificou-se ento que o meio modificava a relao inicialmente estudada: nos servios em que a utilizao era fraca eram os mais antigos que se caracterizavam por taxa mais alta; em contrapartida, a tendncia invertia-se nos servios de utilizao forte, em que os mais novos se sentiam muito mais estimulados. Se os investigadores se tivessem limitado a um plano de observao no contextuai, no teriam podido apurar uma informao importante: o contexto tem um efeito mais sensvel sobre os novos do que sobre os antigos. C) Os exemplos dados so extremamente simplificados, uma vez que se identificaram apenas variveis em nmero reduzido (e no conjuntos de variveis em relaes recprocas) e, alm disso,
84 Sami DASSA, L'analyse contextuelle applique aux orientations et aux comportements syndicaux, in Sociologie dn Travail, n. 4, 1968.

593

se apresentaram somente variveis contextuais construdas a partir planos 86 anlise mais complexos de variveis estruturais85 e de globais . Uma das limitaes principais verificadas em relao a estes planos resulta de a introduo de variveis contextuais aumentar sensivelmente o custo do inqurito, pois pressupe uma amostragem de segmentos sociais muito variados, em nveis distintos. A riqueza da informao que possvel obter mediante aqueles recursos torna, no entanto, a investigao mais fina, elaborada e adequada ao real; pode, por outro lado, esperar-se que os processos de clculo mecanogrfico e electrnico S7 facilitem um tipo de anlise muito mais complexo e aperfeioado . A pormenorizao do estudo permite evitar em parte um dos inconvenientes dos inquritos extensivos, que deixam escapar aspectos especficos e particularizados sempre que usam uma amostragem obtida por tiragem aleatria directa de unidades pessoais dentro de populaes globais e indiferenciadas, a qual separa artificialmente os indivduos do seu contexto sociolgico e no tem em conta a estrutura dos segmentos sociais.
85 Nos planos de amostragem em bola de neve (snow-ball sampling) comea-se por definir uma amostra restrita e agregam-se-lhe sucessivamente as pessoas que esto em relao com aquela. A anlise estrutural de relao tem-se caracterizado por grandes progressos metodolgicos. Um bom exemplo o das pesquisas de D. KATZ e LAZARSFELD sobre a importncia da influncia pessoal na difuso dos meios de comunicao de massa. Pensava-se ento que os mass media agiam directamente sobre o pblico, mas os autores mostraram que a sua aco dependia de dispositivos intermedirios e retransmissores, constitudos por relaes pessoais e grupos elementares, que influenciavam a opinio da massa. O processo de difuso no directo e simples, mas reparte-se por nveis e momentos diferentes, num fluxo em vrios tempos (two-step flow of communication). Da mesma forma, as mudanas de opinio por efeito de propaganda eleitoral dependem de discusses e influncias no seio de grupos primrios, onde se reinterpretam e retransmitem as informaes. No importa aqui tanto o contedo da pesquisa como a metodologia usada para romper com a ideia inicial dum pblico desprovido duma estrutura de relaes pessoais e grupais, a qual se serviu duma amostragem em nveis distintos tendente a reencontrar a cadeia de comunicaes sociais, em vez de tirar sorte os indivduos directamente do seio da populao indiferenciada. Como escreve D. KATZ, as respostas ao problema foram distintas, desde o questionrio que pedia s unidades da amostra que descrevessem os indivduos com os quais estavam em relao de interaco at cadeia de entrevistas que vo das pessoas influenciadas s pessoas influenciadoras e s entrevistas junto duma comunidade inteira (tiragem aleatria de grupos que so exaustivamente interrogados). O princpio central parece ser o da construo, em volta de cada tomo individual, de amostras de molculas mais ou menos grandes; cfr. o interessante texto de D. KATZ reproduzido na antologia citada de BOURDIEU, pp. 243-248. 86 Conforme se disse na nota 79, as variveis globais no se fundamentam em informao relativa s propriedades individuais. 87 Cfr. BOUDON, Les mthodes en sociologie (bibl.), pp. 41-46, quoi sert Ia notion de structure? (bibl.), pp. 54-67, e Uanalyse mathmatique des faits sociaux (bibl.), cap. v; BOUDON e LAZARSFELD, Uanalyse empirique de Ia causalit (bibl.), seco iv. Para uma anlise dos limites epistemolgicos da observao contextuai, cfr. GILLI, Effets structuraux, in pistmologie sociologique, 1968, 6, Paris, 59% ed. Anthropos.

de informao individual; seria, no entanto, possvel apresentar

Os factos que o socilogo estuda esto ligados a unidades colectivas reais, a quadros globais ou parciais, a realidades grupais (gerais ou particulares). A observao contextuai pretende evitar o perigo apontado por GRANAI, a que o autor chama concepo estatstica do social S8. Segundo ele, o inquiridor de opinio pblica opera geralmente, no sobre grupos reais, mas sobre categorias abstractas, mais ou menos homogneas, genricas, unitrias e indiferenciadas, construdas com base em determinadas caractersticas sociodemogrficas, escolhidas em funo do objecto do inqurito. Um grupo um conjunto, uma totalidade de indivduos ligados por uma situao, interesses ou sentimentos, entre os quais se estabelecem relaes reais. Uma categoria um conjunto, uma coleco de indivduos com certas caractersticas identificadoras, apuradas com objectivos classificatrios ou estatsticos. O primeiro tem uma existncia sociolgica efectiva, um todo social; a segunda uma abstraco ideal que isola certos elementos da realidade. Se o investigador, preocupado apenas com a tiragem aleatria de indivduos dentro de populaes globais e indiferenciadas, de acordo com critrios estatsticos de representatividade, se esquece de tomar em conta as unidades colectivas, os segmentos sociais que se diferenciam dentro da populao global e a estrutura das suas relaes, corre o risco de apresentar como objecto cientfico aquilo que no passa de artefacto abstracto obtido atravs da aplicao de certos critrios (idade, sexo, etc.) que deixam fugir informao essencial ao estudo adequado do real, o qual s pode ser alcanado mediante uma anlise mais circunstanciada e diversificada, que englobe as variveis colectivas (analticas, estruturais e globais) 89. Redescobrimos assim um outro aspecto dos limites operatrios das tcnicas, que sempre distorcem de algum modo a realidade. A necessidade da sua adaptao flexvel ao objecto da investigao traduz-se aqui em planos de observao estruturais, mais complexos e apurados; o progresso metodolgico necessita de se apoiar numa rectificao incessante 90 a concluso que parece eis poder extrair-se da exposio anterior . 6.3.3 Sondagens instantneas e por painel A) Abordaremos agora uma distino j assinalada anteriormente, que respeita, no j estrutura do espao abrangido pela amostragem, mas ao tempo do inqurito. H que diferenciar duas categorias fundamentais de sondagem:
Trait de Sociologie (dir. de GURVITCH) (bibl.), cap. Vil. Cfr. BOURDIEU (bibl.), pp. 62 e segs. Apesar do progresso dos mtodos de observao contextuai, estes no permitem ainda uma adequao perfeita realidade social. Prova disso o artigo de GILU citado na nota 87. Mas parece poder esperar-se um aperfeioamento progressivo das tcnicas em ordem aproximao cada vez mais perfeita do real.
88 89 0

595

A instantnea, que se realiza num momento determinado e analisada em resultados respeitantes a um perodo nico. O painel, que visa analisar as modificaes (de comportamentos ou opinies, por exemplo) sobrevindas numa populao determinada e detectar os factores explicativos das transformaes verificadas, atravs de sondagens aplicadas a uma mesma amostra em perodos diferentes de tempo. O primeiro tipo de inqurito apresenta os limites j atrs apontados: no permite observar as transformaes das unidades sociais, designadamente as mudanas dos elementos dum sistema social observado em perodos distintos. A segunda categoria pretende superar aquela limitao, pelo que tem sido frequentemente utilizada em estudos de sociologia poltica (transformao e cristalizao das opinies no decurso das campanhas eleitorais), de mobilidade profissional e de mobilidade social. adequada, portanto, anlise dinmica de processos sociais. B) Um dos exemplos mais conhecidos foi o estudo efectuado nos Estados Unidos por LAZARSFELD, BERELSON e GAUDET em relao a uma eleio presidencial91. Os autores propuseram-se seguir as variaes da disposio de cada eleitor at ao voto efectivo e detectar o efeito relativo dos diversos factores susceptveis de influenciar o voto final. Para isso, entrevistaram uma amostra de 600 pessoas por 7 vezes sucessivas, no decurso de 7 meses (Maio a Novembro), procurando relacionar as mutaes observadas nas preferncias dos eleitores, em relao aos candidatos em campanha eleitoral, com diversas influncias ou estmulos (propaganda eleitoral, por exemplo). Entre muitas outras concluses apuradas, pode referir-se a seguinte, visvel no quadro n. 3: a tendncia dominante era no sentido da confirmao (53 %), isto , da manuteno da harmonia ou desarmonia entre duas variveis: a predisposio quanto a um partido poltico e a inteno de voto. Todos os outros efeitos eram menos importantes: activao (sem inteno declarada em Maio, passavam a uma concordncia entre predisposio e voto em Novembro), 14 %; converso (passagem duma desarmonia entre a predisposio e a inteno a uma harmonizao das duas variveis; transio inversa; mudana da inexistncia de inteno de voto em Maio a um estado de contradio entre as duas variveis fundamentais), 11 %; neutralizao (duma concordncia ou duma discordncia entre as duas variveis a uma ausncia de inteno eleitoral), 6 %; efeito nulo (falta declarada de inteno de voto em Maio e em Novembro), 16 %.
91 The people>s choice, Nova Iorque, Columbia University Press, 1948; cfr o nosso artigo Estruturas e produo cientfica, (bibl.), PP- 129-137. Os estudos de D. KATZ e LAZARSFELD sobre os mecanismos de influncia pessoal na comunicao social dos meios de massa, referidos na nota 85, serviram-se tambm da tcnica do painel.

596

Predisposio poltica (partido) e inteno de voto, em dois perodos de observao


(segundo LAZARSFEID, BERELSON e GAUDET, 1948)

QUADRO N. 3
Outubro Maio 1 2 3

1 2 3

Confirmao Converso Activao

Converso Confirmao Converso

Neutralizao Neutralizao Efeito nulo

1 Harmonizao entre a predisposio e a inteno de voto. 2 Inteno em contradio com a predisposio. 3 Sem inteno declarada. Efeito dominante: confirmao (53%).

Outras concluses importantes do estudo empreendido foram as seguintes: a inrcia (ou cristalizao) das opinies muito acentuada; a simpatia em relao ao partido poltico no primeiro momento tende a influenciar sensivelmente as opinies quanto ao candidato num segundo momento; as atitudes polticas tradicionais (fidelidade a um partido) sobrelevam as intenes de voto quanto aos candidatos; a tendncia dominante para a harmonizao das disposies polticas e eleitorais; as relaes pessoais no seio dos grupos primrios exercem uma influncia decisiva na difuso da propaganda eleitoral. C) A introduo da dimenso temporal na observao sociolgica, se enriquece a informao e a anlise, engendra todavia problemas metodolgicos muito complexos, para alm do facto de aumentar sensivelmente o custo financeiro e temporal das operaes e de exigir o recurso ao clculo automtico, para diminuir o tempo necessrio anlise dos resultados. A principal dificuldade reside na chamada mortalidade da amostra: determinados indivduos desaparecem do grupo inquirido, por razes muito variadas (mudana de residncia, etc.); outros ausentam-se em certos momentos do inqurito; outros cansam-se e recusam-se a responder ao fim de certas repeties. Por isso mesmo, para manter a identidade da amostra, o perodo de observao relativamente curto, o que tem o inconveniente de restringir a possibilidade de analisar transformaes a mdio e a longo prazo. Por outro lado, a prpria repetio de entrevistas pode exercer um efeito sobre os respondentes, tornando-se difcil discernir as modificaes resultantes do painel das provenientes de outros factores que se pretende investigar; o uso de amostras de controle, inquiridas uma s vez e homogneas em relao amostra do painel, tende justamente a procurar a via de soluo para este ltimo problema. Saliente-se que o painel pode ser combinado com a observao contextuai, o que possibilita o estudo da interaco das mutaes 597

individuais e das transformaes da estrutura social: os problemas metodolgicos emergentes desta combinao tornam-se naturalmente muito mais complexos e exigem normalmente o recurso ao tratamento da informao em computadores92. 6.4 A construo das variveis Vimos anteriormente que a produo dum vocabulrio preciso e claro constitui um dos momentos mais importantes do planeamento dum inqurito quantitativo. Trata-se aqui de proceder conceptualizao e construo das variveis: por outras palavras, de transformar uma noo (conjunto de imagens no sistematizadas 93 sincrticas) num conceito e (que implica uma definio rigorosa) . Exemplifiquemos, para concretizar melhor: conhecido o facto de, na literatura existente, se poderem encontrar afirmaes contraditrias sobre os comportamentos e atitudes religiosas em certas regies do mundo, umas tendendo a mostrar que existe um declnio religioso, outras, pelo contrrio, enunciando a existncia dum progresso religioso. Uma das formas de superar esta contradio consiste em exigir que os autores elaborem um sistema preciso e inequvoco de verificao das suas asseres, ou seja, um plano de observao dos factos (e das relaes entre factos) em que se baseiam para formular as suas proposies, contraditrias entre si. Suponhamos tambm que se pretende realizar um estudo sobre integrao e desintegrao social. Os investigadores tendero a precisar melhor estas noes, atravs da especificao dos aspectos em que elas se podem desdobrar (criminalidade, desagregao familiar, movimentos de contestao do sistema social; participao nas actividades culturais e polticas, tipos de interaco e de comunicao entre os indivduos e os grupos, etc), numa traduo progressiva das noes em operaes de pesquisa, atravs de tcnicas transmissveis e precisas ( nisto que consiste a operatoriedade das tcnicas) de observao e medida empricas. Admitamos que, a certa altura da investigao, os autores chegavam concluso de que se impunha analisar mais de perto as relaes existentes entre o individualismo, a desadaptao a certos aspectos da vida institucional e a desagregao familiar. Como conhecer inequivocamente o contedo de cada uma destas noes e, principalmente, como classificar os indivduos em relao a cada uma delas, para
92 Cfr. BOUDON, Uanalyse mathmatique des faits sociaux (bibl.), caps. 93 VII-IX; CHAZEL e colabs. (bibl.). Escreve MUCCHIELLI: Conceptualizar traduzir em conceitos, isto , em palavras que tenham um contedo significativo comunicvel e um sentido definido. Conceptualizar um dado vivido ou da experincia pessoal fazer o esforo para superar as impresses, as sensaes, os sentimentos, as instituies, para chegar a formulaes, definies e ideias claras. Esta operao mental importante porque exige um esforo de objectivao e distanciao quanto s influncias das vivncias e da afectividade, permitindo assim a reflexo crtica e a discusso eficaz. (Uinterview de groupe [bibl.]).

598

testar as relaes hipotticas? Como saber se um indivduo est mais desadaptado do que outro, se um meio familiar est mais ou menos integrado? Torna-se indispensvel, para tal, depurar as noes da linguagem comum, superar o subjectivo da intuio, definir sem ambiguidade os conceitos, de forma a suscitar um acordo entre os investigadores quanto aos critrios objectivos adoptados na classificao dos inquiridos. Nos inquritos quantitativos, a metodologia utilizada est relativamente sistematizada, pelo que iremos seguir de muito perto o texto clssico de LAZARSFELD intitulado Dos conceitos aos ndices empricos 94. Aquele socilogo refere que qualquer cincia visa atribuir propriedades aos seus objectos especficos, isto , proceder a uma classificao, descrio ou medida. Esta operao, na sociologia, comea pela elaborao (ou construo) de variveis. A palavra varivel, oriunda da matemtica e da fsica terica, onde designava uma medida (portanto, uma quantificao do objecto), ganhou nas cincias sociais um sentido mais amplo, compreendendo-se nela todo o resultado da participao de conjuntos de objectos segundo um ou mais critrios inequvocos e comunicveis entre investigadores (sexo, nvel de qualificao profissional, idade, por exemplo). No caso do sexo est-se perante um atributo dicotmico (apresenta apenas duas possibilidades); na qualificao, perante uma ordem (ou grau); na idade, perante uma varivel stricto sensu (ou medida), definida por um valor quantitativo. Poder dizer-se, mais genericamente, que uma varivel permite encontrar um critrio de partio (ou classificao) preciso de conjuntos de unidades por classes de equivalncia. Se, por exemplo, dividirmos uma populao em dois ou trs grupos, quanto ao seu racismo, definido atravs de indicadores precisos, procederemos a uma definio de classes distintas, ou categorias (muito racistas, pouco racistas, no racistas); se classificarmos os indivduos numa certa ordem, atravs da hierarquizao do seu racismo (a > b > d > x ..., definiremos classes ordenadas (ordens ou graus); se conseguirmos medir o nvel de racismo de cada indivduo (atravs duma escala de atitudes de TURSTONE, por exemplo, em que a cada unidade pessoal atribudo um nmero correspondente mdia dos valores das frases quantificadas com que concordou (p. ex.: a = 0,3; b = 5,6; x = 9,7), estaremos perante uma quantificao da varivel racismo, portanto, perante uma medida (ou varivel s. s.). Em qualquer destes casos, o investigador leva a cabo uma estruturao, uma caracterizao clara dos objectos observados segundo critrios determinados e explcitos; divide um conjunto em subconjuntos, formados por objectos considerados como equivalentes, da mesma forma que o matemtico opera uma partio
94 BOUDON e LAZARSPELD, Le vocablaire des sciences sociales (bibl.), pp. 27-36. Todo este volume consagrado aos problemas metodolgicos da construo das variveis, que permitem resumir um grande nmero de observaes empricas em proposies em nmero reduzido (tipologias) e construir conceitos rigorosos.

599

duma populao em subpopulaes disjuntas tais que cada elemento esteja numa s destas partes95. Consoante se chega a uma simples categorizao, a uma hierarquizao ou a uma quantificao, assim se deparar cada um dos trs tipos fundamentais de variveis (no sentido que as cincias sociais atribuem palavra) 96. Retomando o texto de LAZARSFELD, O autor apresenta quatro fases na construo das variveis: a representao sincrtica do conceito, a especificao das dimenses, a escolha dos indicadores observveis e a elaborao dos ndices que sintetizam aqueles. Atravs delas se transita progressivamente de imagens abstractas e ambguas, ou de conotaes intuitivas de noes (individualismo, desagregao familiar, adaptao social, coeso de grupo, etc), a critrios e classificaes objectivos que possibilitem a caracterizao, partio e controle rigorosos dos conceitos e objectos sociais. 6.4.1 A representao sincrtica do conceito O ponto de partida , portanto, uma noo intuitiva, um conjunto de imagens no sistematizadas e imprecisas (moral da empresa, rendimento do trabalho, gesto, inteligncia, organizao burocrtica, tradicionalismo, religio, desintegrao social, desenvolvimento, etc. noes utilizadas em diversas disciplinas sociais). Neste momento no se consegue ainda caracterizar os indivduos e outras unidades sociais em relao s ideias assim apreendidas, de acordo com critrios inequvocos. Como saber se um indivduo mais inteligente do que outro? Uma empresa melhor gerida do que outra? Uma organizao mais burocrtica do que outra? O indivduo x mais religioso do que o indivduo yi Importa precisar as definies e dar um contedo operatrio s noes. 6.4.2 A especificao das dimenses do conceito O segundo momento consiste no desdobramento da noo nos seus componentes, elementos integrantes ou aspectos, que LAZARSFELD designa por dimenses. Podem ser deduzidas analiticamente do conceito englobante ou empiricamente da estrutura das suas intercorrelaes. De qualquer forma, um conceito corresponde geralmente mais a um conjunto complexo de fenmenos do que a um fenmeno simples e directamente observvel. Concretizemos com alguns exemplos. Se se quiser conhecer o rendimento do trabalho dum grupo de operrios, interessa descobrir as dimenses em que se decompe a noo de rendimento: veloci95 e6

Sobre a classificao (participaes e relaes de equivalncia) cfr.

BARBUT (bibl.), vol. I, cap. x.

600

Em ingls, o neologismo variate designa a varivel lato sensu; a variable a varivel stricto sensu. Trata-se, portanto, duma inovao lingustica muito til, que no tem correspondncia em portugus.

dade de trabalho, qualidade do produto, rendabilidade do equipamento, etc. Num estudo feito numa fbrica de construo aeronutica discerniram-se dezanove componentes da noo de gesto (ausncia de conflitos no seio do grupo, boas comunicaes hierrquicas, flexibilidade da autoridade, poltica racional da direco, importncia relativa do efectivo dos quadros, etc). No estudo de ADORNO e seus colaboradores sobre a personalidade autoritria, esta noo foi desdobrada em nove dimenses (convencionalismo, submissividade a um princpio de autoridade superior, agressividade desptica, anti-intracepo, superstio e estereotipia, insistncia sobre a oposio dominao-submisso, destrutividade e cinismo, pessimismo e projectividade, puritanismo sexual excessivo). Numa pesquisa feita sobre religiosidade, o conceito foi desdobrado em quatro dimenses (experincia mstica: sentimentos; dimenso ideolgica: crenas, aspectos cognitivos das atitudes religiosas; dimenso ritualista: prticas variadas; dimenso relativa s obras no sentido teolgico do termo) 97. O interesse deste estudo revela-se na tentativa de superar as mencionadas afirmaes contraditrias e subjectivas sobre a religiosidade: todas as tentativas cientficas da sociologia religiosa para medir o fenmeno devem precisar claramente as dimenses utilizadas na classificao dos indivduos em relao ao tema abordado. Num outro estudo, sobre integrao social, o seu autor distinguiu quatro dimenses: cultural (concordncia entre as normas duma cultura), normativa (conformidade do comportamento com as normas), comunicativa (intercmbio de significaes no grupo) e funcional (interdependncia devida s permutas de servios) 98. Seguidamente, construram-se tcnicas de medida (indicadores) em relao a cada uma das dimenses. Conforme ensina LAZARSFELD, deve salientar-se que, regra geral, a complexidade dos conceitos usados nas cincias sociais tal que a sua traduo operatria exige a especificao duma pluralidade de dimenses.

97

GLOCK, Y a-t-il un rveil rligieux aux fitats-Unis?, na antologia

citada de BOUDON e LAZARSFELD, pp. 49-68.

O Centro Internacional de Investigaes Sociais da Universidade Gregoriana prepara actualmente um inqurito acerca de religio e atesmo na diocese de Roma, tendente a verificar as relaes entre diferentes parmetros sociais (idade, sexo, naturalidade, instruo, preferncias polticas, classe social) e seis dimenses das variveis: conhecimentos religiosos, conformidade doutrinal, experincia e interiorizao de modelos religiosos, atitude de pertena ao grupo religioso, prticas religiosas privadas e colectivas, valores e atitudes morais. Entre as preocupaes dos seus responsveis contam-se os propsitos de superar os dados existentes sobre a prtica oficial e de alcanar um conhecimento objectivo, atravs de mtodos cientficos.
98

LANDECKBR, na antologia citada de BOUDON e LAZARSFELD, texto 2 da

seco i.

601

6.4.3 A escolha dos indicadores A) A terceira operao consiste em encontrar e seleccionar indicadores para as dimenses retidas, a fim de classificar as unidades da populao do inqurito. Os indicadores so os dados empricos que revelam (ou exteriorizam) a presena ou a intensidade duma varivel. LAZARSFELD comea por mencionar o conceito de prudncia; os sinais, os indcios que apontam para o fenmeno so diferentes, consoante se trata dum agente de bolsa, dum cirurgio ou dum jogador profissional: o meio social do indivduo determinante e no deve esperar-se que cada pessoa rena todas as condies que caracterizam a prudncia das outras. Haver sempre, no entanto, uma probabilidade que realize certos actos especficos daquela qualidade. Se a relao entre cada indicador e a varivel definida em termos de probabilidade (e no de certeza), impe-se a utilizao dum nmero razovel de indicadores para cada dimenso. Torna-se indispensvel, de qualquer modo, proceder previamente a estudos de validao, destinados a estabelecer a existncia de relaes estreitas entre os indicadores e os aspectos ou componentes do conceito.
ADORNO

B) Exemplificaremos uma vez mais com a investigao de sobre a personalidade autoritria. Os autores partiram da hiptese de que a um conjunto-tipo de comportamentos sociais e de opinies corresponderia uma atitude geral, que estaria relacionada com tendncias profundas da personalidade ". Designadamente, um conjunto de reaces anti-semticas, por exemplo, seria um sintoma de uma sndrome de personalidade (a autoritria), cujos atributos havia que analisar. A fim de precisarem esta hiptese, tinham procedido a um pr-inqurito de explorao, baseado num conjunto de entrevistas centradas com estudantes anti-semitas, destinadas a apurar as suas reaces em relao a proposies muito variadas. Nesta fase prvia de pesquisa intensiva descortinaram-se certos temas que pareciam relacionados entre si. Uma vez explicitado o sistema de hipteses, houve que verificar, por inqurito extensivo a uma populao vasta, se os temas eram efectivamente sintomticos duma personalidade tpica100.
99 Assinala-se a analogia com o esquema j referido de EYSENCK, em vrios nveis, que parte das opinies isoladas acidentais, ainda no caracterizadoras da personalidade, para um nvel j significativo de opinies estveis e habituais e, sucessivamente, para um conjunto de opinies coerentes entre si, que so estruturadoras de atitudes e cuja interdependncia indcio provvel dum tipo ideolgico; cfr., supra, 6.3.1, maxime nota 77. 100 Os autores no se limitaram alis ao uso do inqurito por questionrio, uma vez que adaptaram as tcnicas aos objectivos visados, que eram muito diversos; utilizaram tambm testes projectivos (um T. A. T. modificado), entrevistas clnicas e escalas de atitudes, alm de muitas questes abertas na questionrio; cfr. o que anteriormente se exps sobre as tcnicas suplementares (3.1) e o pr-inqurito (6.2).

602

Para cada uma das dimenses encontradas construram-se conjuntos de proposies ou frases, cada uma das quais era submetida aprovao ou desaprovao dos inquiridos. O nmero de respostas (aprovadoras ou desaprovadoras) dadas pelos indivduos permitia classific-los quanto dimenso correspondente; as respostas forneciam, portanto, indicadores da estrutura das suas atitudes e personalidade 101. Eis exemplos de proposies relativas a algumas dimenses: a obedincia, o respeito e a disciplina so as principais qualidades que se devem ensinar a uma criana (submissividade a um princpio de autoridade superior); quando uma pessoa tem um problema, prefervel que no pense nele, mas se ocupe de coisas mais ligeiras e distractivas (anti-intracepo); as guerras e os conflitos sociais podem um dia acabar com um tremor de terra ou um dilvio que destruir o mundo inteiro (projectividade e pessimismo) 102. A validao prvia dos indicadores tinha permitido, por outro lado, verificar que as correlaes entre o resultado global e as respostas a cada proposio eram suficientemente elevadas para que os indicadores pudessem ser considerados como pertencentes s dimenses respectivas103. Do ponto de vista terico, as concluses apuradas mediante as tcnicas intensivas descritas (designadamente os testes projec101 Poder assim dizer-se que cada resposta traduzia (ou revelava) uma opinio e que um conjunto de opinies indicavam uma atitude. 102 Para se ter uma ideia do contedo das nove dimenses da personalidade autoritria, referem-se algumas especificaes: convencionalismo (rigoroso conformismo); submissividade autoritria (submisso incrtica e cega s autoridades idealizadas do seu prprio grupo); agressividade (tendncia para rejeitar, condenar e punir os anticonformistas); anti-intracepo (condenao dos valores da subjectividade, da fantasia, do sentimento e da tolerncia); superstio e estereotipia (crenas em determinantes msticas do destino, propenso para pensar segundo categorias rgidas); poder e dureza (preocupao com a oposio dominao-submisso); destrutividade e cinismo (hostilidade difusa, vilipndio global do ser humano); pessimismo (crena em catstrofes ameaadoras, projeco externa de impulsos emocionais inconscientes); moralismo (exagerada preocupao com os comportamentos sexuais dos outros). Em relao a cada dimenso, seleccionavam-se baterias de frases significativas submetidas apreciao dos inquiridos. 103 Ensaiaram-se formas sucessivas de escalas de proposies, a fim de eliminar os indicadores ambguos e invlidos, mediante a aplicao de tcnicas estatsticas e de critrios tericos de riqueza das ideias e de exaustividade. Cada indivduo englobado no quartil (% da populao considerada) com notas mais elevadas tendia a apresentar tambm as notas mais elevadas na maioria das proposies e dos grupos de frases; para cada proposio e cada grupo, a diferena entre os que tinham notas elevadas na escala total e os que tinham notas fracas era estatisticamente significativa (isto , no se devia ao acaso, antes exprimia, com uma margem alta de probabilidade, uma diferena real). A hiptese subjacente era, por outro lado, a de que cada indicador (resposta) tem tantas mais probabilidades de aparecer como positivo quanto mais a caracterstica genotpica ou latente afirmada no respondente. Daqui se infere que, quanto mais elevados so o nmero, a clareza e a firmeza das respostas positivas feno ti picas (directamente observveis), que vo no sentido da caracterstica estudada, mais provavelmente elevado deve ser o grau do

respondente na ordem latente que se quer determinar; cfr. LVY (bibl.);


ADORNO, BRUNSWIK, LBVINSON e SANFORD (bibl.); BOUDON e LAZARSFELD, Le

vocabulaire des sciences sociales (bibl.), pp. 10-15.

60S

tivos, as entrevistas clnicas e as escalas de atitudes) permitiram determinar o papel das tendncias da personalidade-tipo para organizar, estruturar e dar um sentido aos valores, s atitudes e s opinies. A importncia terica e metodolgica deste estudo parece ter ficado bem vincada e transparecer claramente 4ao longo dos vrios aspectos que foram sucessivamente referidos 1( . C) Retomando as pesquisas atrs mencionadas, poderemos exemplificar outros indicadores. No estudo sobre religiosidade, a dimenso ritualista pde ser indiciada por vrios actos praticados pelos inquiridos no domnio religioso (culto, orao, leitura da Bblia, pertena a uma igreja, assistncia aos ofcios, etc). Na investigao sobre integrao social, a dimenso normativa foi revelada por duas medidas especficas: um ndice de criminalidade, que utilizava taxas de criminalidade correspondentes a infraces determinadas (homicdio voluntrio, furto, etc.) e media negativamente o nvel da integrao; e um ndice de melhoria concertada do bem-estar (wellfare effort index), que se baseava na participao financeira do cidado na promoo da comunidade (nmero de subscritores de emprstimos em relao ao nmero de famlias, quantidade de subscries em relao ao volume de vendas a retalho). Quanto dimenso comunicativa, podem usar-se indicadores (positivos e negativos) muito variados: percentagem de suicdios, certas desordens mentais, relaes interpessoais numa comunidade, frequncia de contactos sociais 105 de vizinhana, escolhas e rejeies sociomtricas, preconceitos, etc. 6.4.4 A formao dos ndices A quarta fase descrita por LAZARSFELD respeita elaborao da sntese dos dados obtidos no decurso dos momentos antecedentes: trata-se de construir uma medida nica a partir das informaes empricas elementares concernentes aos vrios indicadores das dimenses. Como se viu, cada indicador liga-se, por uma relao de probabilidade, com a varivel que se quer determinar. Ora pode suceProcurou-se pr em relevo, fundamentalmente, aspectos metodolgicos atinentes ao como investigar, de acordo com a orientao impressa a este estudo, de forma que o contedo dos exemplos importa menos do que a sugesto da sua aplicabilidade a outros campos de pesquisa. Isto no exclui, portanto, que a validade do tipo de personalidade descrito seja como escreve A. SEDAS NUNES limitada histrica, sociolgica e culturalmente; cfr. A. SEDAS NUNES, Sociologia e Ideologia do Desenvolvimento (bibl.), p. 151. 105 Conforme anteriormente se referiu, ao tratar dos tipos de dados (supra, 6.3.1), as questes objectivas suscitam usualmente problemas menos complexos do que os dados subjectivos, especialmente os menos superficiais, que no so directamente observveis e tm normalmente de ser apreendidos atravs de tcnicas de informao indirecta (testes, escalas de atitudes): a escolha dos indicadores torna-se ento particularmente melindrosa e requer uma competncia muito qualificada.
104

der, como escreve aquele autor, que a posio fundamental dum indivduo no se modifique, mesmo que se registe uma variao acidental de um indicador particular; inversamente, pode a posio fundamental evoluir sem que um certo indicador traduza esta alterao. Mas, quando um ndice compreende um vasto conjunto de indicadores, pouco provvel que um grande nmero deles mudem na mesma direco, se a posio fundamental permanecer inalterada. Um problema particular decorre do facto de nem todos os indicadores se comportarem da mesma sorte em relao varivel que exteriorizam. A elaborao dum ndice englobante dum conjunto heterogneo de indicadores suscita a necessidade de estudar as relaes entre estes atravs de processos matemticos: convm definir a potncia dos vrios elementos de informao indicirios, comparativamente uns aos outros, de forma a dosear a sua contribuio, ponderando-a na medida que se pretende concretizar. No caso h pouco examinado do ndice de integrao normativa (conformidade do comportamento com as normas sociais), o ndice de criminalidade foi mais fortemente ponderado, em virtude da sua correlao mais elevada e significativa com as variveis ligadas integrao, e combinado com o ndice de promoo concertada, numa medida nica. Quando se constrem ndices relativos a conceitos psicolgicos e sociolgicos complexos, selecciona-se geralmente um conjunto de indicadores relativamente limitado, o que introduz uma certa margem de arbitrariedade: porqu certos indicadores, e no outros? No existe actualmente uma teoria formalizada que permita resolver o problema com rigor; a nica forma de saber se uma medida satisfatria escolher outros indicadores e verificar se conduzem aos mesmos resultados. Este processo implicaria, no entanto, uma infinidade de pesquisas, tantas quantas as combinaes possveis de elementos informativos reveladores de variveis. Um primeiro resultado que limita o alcance da discusso o proveniente de verificaes de validade interna que tm sido feitas, nos casos em que a anlise conceptual permite definir com uma preciso razovel as dimenses: os vrios ndices fazem aparecer resultados idnticos, mesmo quando compostos de indicadores distintos. Ainda quando no classifiquem os indivduos da mesma forma, apresentam-se estatisticamente ligados e, principalmente, produzem resultados empricos semelhantes em relao a uma varivel exterior: a chamada intermutabilidade dos ndices. 6.4.5 A intermutabilidade dos ndices Continuemos a seguir o texto de LAZARSFELD, caracterizador dum procedimento metodolgico corrente em sociologia106. Sendo embora impossvel construir indicadores totalmente vlidos e desprovidos de ambiguidade, o texto mostra que, desde
106

LAZARSFELD e TIELENS, Deux mesures de 1'minence, in BOUDON e

LAZARSFELD, Le vocablaire des sciences sociales (bbl.), pp. 69-73.

605

que se tenha uma bateria de indicadores suficiente, pouco importa, geralmente, perguntar se se deve utilizar um subconjunto de indcios ou outro, uma vez que a sua relao com uma caracterstica externa se mantm sensivelmente estvel, ainda que mudem os indicadores. Tratava-se de construir dois ndices de eminncia de professores do ensino superior; um era relativo aos ttulos universitrios e aos cargos cientficos (ttulo de doutor, membro duma sociedade cientfica, responsabilidade de conselheiro cientfico); o outro era de produtividade (redaco de uma tese, publicao do mnimo dum livro, mais de trs comunicaes a um congresso, artigos publicados). As duas baterias de indicadores conduziram naturalmente a classificaes diferentes dos professores: 36 % dos observados foram classificados de forma distinta pelos dois ndices, o que pode parecer, primeira vista, desencorajador; mas no se deve esquecer que o resultado era inevitvel, uma vez que a relao do indicador com a varivel latente de probabilidade, como j sabemos. As classificaes das cincias humanas so sempre, duma certa forma, imperfeitas, como escreve LAZARSFELD. Analisando, no entanto, a estrutura das relaes entre a varivel genotipica (eminncia) medida por cada um dos dois ndices, por um lado, e as variveis idade e promoo, por outro lado, verificou-se que a estrutura das relaes era idntica, independentemente do ndice usado, como se pode ver no quadro n. 4:
Estrutura das relaes entre dois ndices diferentes de eminncia e as variveis idade e promoo
(segundo LAZARSFELD^ 1965)

QUADRO N. 4 Percentagem de professores titulares em funo da idade e da eminncia Menos de 40 anos Eminncia (cargos e ttulos): Elevada Mdia Baixa Eminncia (produtividade): Elevada Mdia Baixa 15% 7% 2% 63% 39% 23% 18% 6% 2% 65% 28% 22% De 41 a 50 anos Mais de 50 anos

88% 73% 44%

87% 65% 45%

As percentagens variam nas duas partes superior e inferior do quadro, mas a estrutura das relaes entre variveis semelhante em cima e em baixo, como se pode verificar se se traduzirem os resultados duma forma grfica. A relao dos ndices com uma varivel exterior fornece resul606 tados comparveis e muitas outras pesquisas tm chegado a idn-

ticas concluses, sempre que os indicadores so razoavelmente seleccionados, como o mostram os textos de outros socilogos (HORWITZ e SMITH) publicados na antologia metodolgica que temos vindo a acompanhar107. Enunciam-se duas consideraes brevssimas a finalizar esta matria: Em primeiro lugar, deve ter-se presente que nos movemos no mbito delimitado pelos inquritos quantitativos, o que no pode fazer esquecer o controle metodolgico da quantificao. Muitas pesquisas qualitativas tm usado uma linguagem constituda por variveis e indicadores e uma sintaxe estruturadora de relaes entre variveis; conforme observa BOUDON, os princpios expostos no resultam duma metodologia inventada a priori, mas enrazam-se na reflexo incidente sobre as investigaes produzidas at hoje pelos socilogos, a qual orienta e clarifica os processos lgicos mais correntemente utilizados na pesquisa emprica. 6.5 A lgica da anlise das relaes entre variveis Transitaremos agora do vocabulrio (ou conceptualizao) da linguagem metodolgica para a sua sintaxe, ou seja, para a definio das relaes entre variveis. Trata-se, fundamentalmente, da anlise da causalidade: tendo uma proposio hipottica relacionado entre si duas variveis, importa introduzir, como variveis de controle, outras caractersticas dos objectos estudados e verificar se a ligao original se mantm, enfraquece ou desaparece. Por outras palavras, uma relao meramente estatstica, desprovida de explicao causal, no suficiente se o investigador se pretender situar ao nvel da explicao sociolgica, que consiste em definir as estruturas (ou sistemas de relaes) causais explicativas dos factos sociais, traduzidas em relaes entre variveis108.
10T O grau de impreciso nas medidas e na classificao dos inquiridos levanta o problema dos casos desviantes: cfr. BOUDON e LAZARSFELD (dir. de), Uanalyse empirique de Ia causlit (bibl.)i seco in. Sobre os ndices enumerativos e paramtricos cfr. BOUDON e LAZARSFELD (dir. de), Le vocabulaire des sciences sociles (bibl.), seces li e iv; sobre as tipologias na anlise dimensional cfr. a seco m e BOUDON, Uanalyse mathmatique des faits sociaux (bibl.), cap. VI. Os complexos problemas lgicos ligados construo dos ndices tm encontrado respostas especficas nos modelos matemticos das escalas de

GUTTMAN e da estrutura das classes latentes de LAZARSFELD; cfr. BOUDON,

Les mthodes en sociologie (bibl.), cap. in. 108 Como veremos, este nvel de leitura dos factos sociais, para alm da sua funo heurstica de sugesto de que, a partir dos dados existentes, outras interpretaes tericas mais razoveis podem ser provadas mediante recolha de informao adequada, possibilita a combinao entre os mtodos qualitativos e os quantitativos, em ordem a superar o uso desprevenido de certas tcnicas quantitativas, como a correlao. 607

Exemplifiquemos: as primeiras observaes apuradas nos

estudos sobre o xito escolar verificaram que havia uma relao


positiva entre os rendimentos dos pais dos estudantes e os resultados escolares. Os investigadores no se contentaram, no entanto, em descobrir esta relao emprica entre duas variveis e procuraram detectar a estrutura causal das relaes entre fenmenos, atravs duma interpretao terica mais complexa, que os conduziu a novas observaes: designadamente, elaboraram quadros destinados a verificar uma hiptese mais consistente, segundo a qual seria o nvel cultural familiar que directamente explicaria o xito escolar. Efectivamente, homogeneizando os grupos de estudantes quanto ao nvel cultural da famlia (isto , analisando subgrupos escolares provenientes de famlias de cultura semelhante), a relao original entre rendimento e bons resultados desaparecia. A relao entre rendimentos e resultados devia-se ao facto de a um nvel de instruo superior corresponder habitualmente um nvel de rendimentos mais elevado. Esta relao estatstica inicial resultava, portanto, dum modelo de relaes causais entre trs variveis, que permitia a explicao dos factos observados 109, Nvel de instruo dos pais Rendimentos Resultados escolares

6.5.1 Explicao sociolgica e sistema de relaes causais: o papel da teoria na investigao A) Impe-se iniciar o estudo do problema por algumas consideraes tendentes a classificar a importncia da anlise terica nesta fase. A associao duma estrutura causal adequada s observaes feitas supe a existncia duma hiptese terica explicativa, que d quela todo o sentido til. Pode dizer-se, duma maneira geral, que o conjunto de hipteses formuladas pelo socilogo em face duma observao emprica se traduz numa interrogao metdica sobre o sistema de relaes de dependncia entre variveis expli19 D e v e assinalar-se que seria possvel estudar estes problemas meto0 dolgicos a propsito da fase de anlise e tratamento dos resultados do inqurito. Justifica-se, no entanto, a sua abordagem na altura do exame do planeamento: as fases finais tendem a responder s questes postas no plano de investigao, havendo um encadeamento ntimo entre os problemas. Designadamente, a introduo de variveis suplementares destinadas a controlar as relaes iniciais pressupe a recolha prvia de informao necessria e suficiente para a medida daquelas variveis; na sua falta, os inquiridores teriam de refazer o inqurito desde o incio, elaborando inclusivamente novos questionrios para apurar dados sobre as variveis explicativas. A utilidade da previso dos problemas futuros no plano de anlise explicativa revela-se aqui duma forma flagrante. O esquema de ordenao proposto poderia valer-se de outras consideraes justificativas; observa-se, alis, que alguns autores desenvolvem simultaneamente os problemas que vamos apresentar a propsito do plano de pesquisa e da anlise dos resultados; cfr. SELLTIZ, JAHODA, DEUTSCH e COOK (bibl.), caps. iv e xi.

608

cativas (independentes) e variveis a explicar (dependentes), em funo duma problemtica terica. Esta afirmao tanto mais verdadeira quanto mais se sai do nvel da simples descrio (a sociografia, que enuncia meras relaes empricas de fenmenos) e se pretende chegar ao nvel da explicao (sociologia), que pressupe uma hiptese terica que reenvia a tipos de interpretao causal110. B) Antes de entrarmos no fulcro lgico do problema exemplificaremos com a pesquisa de DURKHEIM sobre o suicdio, a qual mostra as relaesi entre as generalizaes empricas e as consideraes tericas n . Uma das regularidades empricas verificadas foi a seguinte: os catlicos acusavam uma percentagem de suicdios inferior dos protestantes, num meio englobante duma grande variedade de populaes. Esta regularidade emprica, para ganhar uma significao terica, deveria inserir-se num conjunto de proposies relacionadas, cuja cadeia era aproximadamente a seguinte: A coeso social gerava um apoio psicolgico aos membros do grupo sujeitos a tenses e ansiedades acentuadas. A percentagem de suicdios estaria dependente das tenses e angstias no superadas a que os indivduos estavam sujeitos. Os catlicos acusam maior coeso social do que os protestantes. Deve esperar-se, portanto, que nos catlicos se verifique uma percentagem de suicdios inferior registada nos protestantes. Este caso mostra que a explicao terica aparece quando a generalizao emprica conceptualizava em abstraces de nvel superior (catolicismo, coeso social, ansiedade, taxa de suicdios), incorporadas em proposies mais gerais. A constncia estatstica reformulada numa relao, no j entre uma filiao religiosa e um comportamento, mas entre grupos com certas caractersticas conceptualizadas (coeso social) e o comportamento. O campo da descoberta emprica inicial estendeu-se e correlaes aparentemente difceis de explicar aparecem insertas num modelo causal de relaes complexas (a diferena entre os casados e os solteiros, quanto taxa de suicdio, poderia explicar-se pela mesma teoria).
Cfr., sobre os nveis de pesquisa, supra, 6.2. Muitos estudos de carcter meramente exploratrio no so orientados por hipteses precisas, mas neste 111 caso situam-se num nvel simplesmente descritivo. Passamos a seguir um texto de MERTON que apresenta a pesquisa de DURKHEIM sobre as relaes entre a teoria e a pesquisa emprica
(lments de thorie et de mthode sociologique [bibl.], cap. i ) .
110

DURKHEIM um autor que mostrou, em reaco contra o positivismo dos italianos PERRI e LOMBROSO, que no bastava apurar relaes estatsticas para provar relaes de causalidade.

609

As inter-relaes abstraco-concretizao, deduo-induo, teoria-pesquisa emprica aparecem a uma nova luz112. Mostrando-se, por outro lado, que a pertinncia terica duma relao emprica decorre dum sistema de relaes causais, resulta daqui que as generalizaes estatsticas apuradas (diferenas estatsticas nas taxas de suicdio) confirmam o grupo de proposies de que as relaes empricas (muito variadas) foram deduzidas: o papel relevante da teoria sistemtica transparece claramente. Finalmente, o paradigma lgico apresentado manifesta tipos de variveis assaz distantes do suicdio. Por exemplo, inquritos realizados sobre comportamentos obsessivos, preocupaes mrbidas e outras condutas inadaptadas mostraram a sua relao com a no coeso de grupo. A problematizao terica da medio descritiva aumenta a fecundidade da pesquisa graas ao exame sucessivo das suas implicaes 113. O esquema aproximadamente o seguinte: conceito terico-hiptese explicativa (proposio provisria que interpreta e relaciona variveis num sistema causal) -verificao-integr&&o das relaes testadas no corpo de conhecimentos existentes (extenso do conhecimento certificado). O sistema de determinaes hipotticas das variveis tende a estender-se progressivamente, pelo que o modelo causal se pode tornar assaz complexo 114. Esclarecido o papel da teoria na explicao sociolgica, apresentaremos seguidamente uma estrutura causal relativamente simples, que exemplifica um caso de insero de variveis suplementares de controle numa relao inicialmente observada entre duas variveis. 6.5.2 A anlise multivariada A) Recorremos uma vez mais a um texto clssico de
112

LAZARS-

FELD 115 .

610

A passagem, por induo universalizadora, da observao concreta para a abstraco generalizadora (hiptese) e desta, mediante deduo, para o enunciado do facto particular a ser observado mostra a relao dialctica entre a teoria e a pesquisa emprica: a leitura atenta dos textos em que se regista a investigao sociolgica permite compreender melhor aquela relao de tenso, assim como a importncia das funes da imaginao cientfica 113 MERTON (bibl.), cujo texto, como dissemos, seguimos fielmente. 114 Escreve J. C. Ferreira de ALMEIDA: [...] os 'dados' mais no so do que indicadores, sinais que remetem para variveis cujo sentido fornecido por uma anlise conceituai decorrente-constituinte da teoria [...] (art. cit, 21); [...] necessrio se vai tornando ultrapassar a pura recolha do factual, o simples inqurito 'social', o estudo descritivo, scio-grfico, elementar, e atingir o plano da elaborao terica e conceituai, da sodo-logia [para o A., o nvel analtico-interpretativo] com todos os problemas do rigor metodolgico (e no simplesmente tecnolgico, como demasiadamente se tende a pensar) que ento se colocam. Quantas pessoas haver em Portugal capazes de transcrever um problema dito 'concreto' em linguagem de anlise cientfica, de elaborar o esquema terico que lhe corresponda, de fazer a passagem deste para o plano de anlise dos dados a recolher, de assegurar a validade operatria dessa recolha, etc, em suma: de estabelecer e controlar de forma correcta um plano de investigao sociolgica [...] completo? (Art. cit., nota 15). 115 L'interprtation des relations statistiques comme procdure de recherche, in BOUDON e LAZARSFELD, Uanalyse empirique de Ia causalit (bibl.).

Tratava-se de empreender um conjunto de estudos sobre as preferncias em matria de emisses radiofnicas e, a certa altura, o autor procurou observar as relaes entre a idade (varivel independente: x) e o interesse por trs tipos de emisses: programas religiosos, polticos e de msica clssica (variveis dependentes: y). Os resultados so apresentados no quadro n. 5:
Relaes entre a idade e o interesse por trs tipos de emisses
(segundo LAZARSFEID, 1966)
No jovens (percentagem de auditores) 26 45 29 (1300)

QUADRO N. 5
Jovens (percentagem de auditores)

Programas religiosos Programas polticos Programas de msica clssica (Nmero de casos)

17 34 30 (1000)

Observa-se que os mais velhos procuram mais emisses religiosas e polticas e que no existe diferena entre os dois grupos de idade relativamente aos programas de msica clssica. Poderia pensar-se, primeira vista, que haveria interesse menor dos jovens pelos valores polticos e religiosos, na base destas relaes, e que, quanto msica clssica, seria o gosto a nica razo determinante. O socilogo no se satisfez, no entanto, com esta relao primitivamente apurada e procurou esclarecer (ou, melhor, explicar) a relao inicial atravs da introduo duma nova varivel (variavel-teste): o nvel de instruo (), que possibilita a elaborao de duas novas relaes (ditas condicionais). O problema formulado foi o seguinte: que sucede relao originria entre idade e preferncia radiofnica se se estudarem separadamente os indivduos com grau de instruo homogneo (inferior ou superior) ? 1. A resposta foi fornecida pelo quadro n. 6 no que toca s emisses religiosas. A primeira linha reproduz a informao apresentada no quadro n. 5:
Interesse pelos programas religiosos, em funo da idade e do nvel de instruo QUADRO N. 6
Jovens 17% Nvel de instruo superior Jovens 9% No jovens 11% No jovens 26% Nvel de instruo inferior Jovens 29% No jovens 32%

Todo este 2. volume da antologia metodolgica consagrado ao desenvolvimento dos problemas lgicos que iremos apresentar resumidamente.

611

A leitura do quadro n. 6 permite verificar que a relao primitiva entre idade e interesse por emisses religiosas desapareceu quase completamente; ela devia-se afinal ao facto de, em virtude da extenso progressiva do ensino, o nvel cultural-escolar nos jovens ser mais elevado do que nos mais velhos. Sendo o nvel de instruo determinante do interesse pelos programas religiosos, compreende-se a relao original, que desaparece praticamente com a homogeneizao dos grupos quanto varivel instruo. O grfico 1 permite visualizar melhor o sistema de relaes 116:
GRFICO l Estrutura causal do quadro n. 6

Idade - Nvel de instruo ^ Preferncia por programas religiosos (x) () (t) () (/) O sinal () situado sob as setas significa que a relao entre as variveis negativa: sendo a idade mais elevada, a instruo inferior; sendo esta inferior, aumenta o interesse pelo tipo de emisses religiosas. Uma interpretao desavisada da relao estatstica inicialmente observada levaria ao erro de se supor que os jovens estariam menos implicados quanto aos valores religiosos; mas a implicao praticamente a mesma, independentemente da idade, quando a instruo idntica 117. O autor reproduz ento a mesma lgica de anlise para as outras duas categorias de programas. Importa notar que a varivel de controle desempenha papel muito diferente segundo os exemplos. 2. Comeamos por apresentar os resultados relativos ao interesse pelas emisses polticas (quadro n. 7):
Interesse pelas emisses polticas, em funo da idade e da instruo QUADRO N. 7 Jovens 34% Nvel de instruo superior Jovens
40%

No jovens 45% Nvel de instruo inferior Jovens


25%

No jovens
55%

No jovens
40%

612

116 Neste caso, a varivel-teste (t) temporalmente intermediria entre as variveis independente (x) e dependente (y). Poderiam apresentar-se exemplos de variveis-teste anteriores s outras duas: t ^ X. Exemplo: a pesquisa de DURKHEIM em que x designa o suicdio, y a temperatura e t a durao do dia, que determina a intensidade da vida social. Tambm aqui a relao primitivamente observada entre x e y era falaciosa. Fala-se, em ambos os casos, em estrutura de efeito de regresso. 117 Importa referir que o contedo dos exemplos localizado espacial e temporalmente; a lgica (a forma) da anlise multivariada que generalizvel, e este o seu interesse.

Como se pode ler no quadro, a relao inicial entre a idade e a preferncia pelo tipo de emisses polticas aparece aumentada; no interior de cada grupo de instruo, a diferena devida idade mais acentuada do que na amostra global (as relaes condicionais so mais marcadas do que a relao primitiva). Idade e instruo influenciam o interesse por aquela categoria de programas: a estrutura das relaes est representada no grfico 2:
GRFICO 2 Estrutura causal do quadro n. 7

Idade

Nvel de instruo

Interesse por emisses polticas Como escreve BOUDON, ao apresentar o texto de LAZARSFELD, a introduo da varivel de controle permite aperfeioar a interpretao. A instruo influencia positivamente o interesse poltico, na medida em que favorece a capacidade de compreenso, avaliao e actuao sobre os factos polticos; o nvel inferior de instruo poder, por outro lado, estar relacionado com a ocupao de posies sociais inferiores, tendentes a engendrar atitudes de retraco. Para verificar estas novas interpretaes, o investigador poderia introduzir novas variveis-teste (atitudes de implicao e retraco em relao aos problemas polticos; estatuto social) 118. Quanto outra varivel (idade), continua a exercer um efeito independentemente da instruo, o que pode ser explicado pelo facto de o tipo de insero social do adulto o interessar mais pelos factos polticos 119. 3. Vejamos, finalmente, os efeitos da introduo da varivel-teste nvel de instruo no que concerne audincia de programas de msica clssica (quadro n. 8):
Interesse pela msica clssica, em funo da idade e da instruo QUADRO N. 8 Jovens 30% Nvel de instruo superior Jovens
32%

No jovens 29% Nvel de instruo inferior Jovens


28%

No jovens
52%

No jovens
19%

118 119

BOUDON, Les mthodes en sociologie (bibl.), p. 67. ID., ibid.

613

Recorda-se que, no quadro inicial, a idade no desempenhava nenhum papel na preferncia pelos programas de msica clssica; ora a introduo da varivel de controle permite evidenciar duas tendncias contrrias que estavam ocultas nos resultados iniciais. A relao entre idade e preferncia torna-se positiva na subamostra de instruo superior e negativa na de instruo inferior. Num meio mais cultivado, a idade superior parece estimular o interesse pelas manifestaes culturais e, designadamente, pela msica clssica, enquanto os jovens so atrados possivelmente por outras formas culturais (seria necessrio investigar esta hiptese); num meio menos culto, pelo contrrio, a ateno dominante pelos programas de msica clssica parece coincidir com a presena da influncia da escolaridade, enquanto o interesse cultural (limitado por diversos factores adversos naquele meio) declina com a idade. O grfico 3 permite visualizar a estruturao das relaes entre as variveis:
GRFICO 3 Estrutura das relaes do quadro n. 8

Idade

Instruo Interaco idade-instruo

Interesse pela msica clssica A influncia da instruo sobre a audincia radiofnica depende da idade (no h um efeito isolvel da instruo, porque ele varia com a idade); correlativamente, a idade influencia a audincia, mas este efeito depende da instruo (o efeito difere totalmente, invertendo-se o sentido, nos grupos mais cultivados e nos grupos menos cultivados). Esta impossibilidade de separar os efeitos das duas variveis conduziu os investigadores a falarem neste caso em estrutura de efeito de interaco 120. A lgica geral de anlise que acaba de ser apresentada enriquece claramente a investigao sociolgica. Alm disso, o procedimento poderia ser generalizado, conforme vrias vezes se sugeriu, a mais de trs variveis, o que conduziria anlise multiva120 LAZARSFELD fala em especificao: trata-se efectivamente de especificao duma relao entre as variveis independente (x) e dependente (y) por uma varivel-teste (t). No caso exemplificado, esta intermediria de x e y: se t posterior a x, fala-se em circunstncia (ou contingncia) especificadora da aco entre x e y. Se t anterior a x, ser considerada como uma condio especificadora. Mas, sendo o efeito de interaco, por definio, simtrico, as duas estruturas causais so idnticas (interaco). Talvez fosse mais correcto representar a estrutura por uma seta confinando com uma ligao entre as variveis (e no com uma varivel):

i
61Jf

riada de estruturas complexas de relaes entre variveis. Neste caso, um raciocnio meramente intuitivo, como aquele que foi exposto, tornar-se-ia muito mais difcil; mas seria ento possvel utilizar mtodos matemticos adequados 121. B) Os propsitos que guiaram a anterior exposio dos problemas lgicos da anlise multivariada parecem ter sido cumpridos: Por um lado, demonstrou-se que as meras relaes emprico-descritivas no permitem, em sociologia, tirar concluses causais; impe-se, portanto, construir um sistema de relaes explicativo. Por outro lado, a anlise dos tipos de estruturas, baseada na introduo duma varivel-teste numa relao emprica observada, possibilitou a exemplificao dum esquema lgico fundamental na interpretao dos dados estatsticos. 7Metodologia do inqurito, pesquisa comparativa e formao metodolgica de investigadores e estudantes de cincias sociais

Versaremos agora um ltimo ponto, que ir permitir-nos introduzir alguns problemas referentes importncia do rigor metodolgico na preparao e conduo de inquritos e influncia daquele princpio e da investigao comparativa no ensino das cincias sociais. Os progressos verificados no tratamento por mquinas de grandes massas de informaes e a constituio de importantes arquivos ou bancos de dados em vrios pases tm contribudo para desenvolver os estudos comparativos. A partir de 1950, principalmente, a produo anual de inquritos nos pases mais industrializados alcanou um ritmo vigoroso e a informtica conheceu uma evoluo progressivamente mais rpida122. Foi ento que a anlise comparativa comeou a ser empreendida sistematicamente. Em 1951 foi criada uma Comisso de Investigaes sobre a Estratificao Social, sob os auspcios da Associao Internacional de Sociologia, e, em 1957, institudo o Roper Public Opinion Research (R. P. O. R.), na sequncia do acordo entre um organismo de sondagens a companhia Roper e um
121 Cfr. BOUDON, Uanlyse mathmatique es faits sociaux (bibl.). No se deve esquecer que a forma lgica apresentada foi a mais simples, o que suscita vrias limitaes: designadamente, a introduo das variveis-teste feita uma a uma, a forma das variveis tem de obedecer a certas condies e elas tm de ser dicotomizadas. 122 O tratamento dos dados por meios mecanogrficos e electrnicos possibilitou a constituio metdica e estandardizada de importantes bancos de informao, alm de ter contribudo para o progresso no planeamento da anlise e no tratamento dos resultados de inquritos.

615

estabelecimento universitrio o Williams College (em Massachusetts, nos Estados Unidos). Os objectivos do R. P. O. R. (considerado o primeiro banco de dados criado no mundo) so os seguintes: a) Enriquecer quantitativa e qualitativamente o fundo de dados de inquritos ao dispor dos especialistas das cincias sociais; b) Tornar estes dados mais facilmente acessveis aos interessados; c) Contribuir para a extenso das pesquisas feitas com o auxlio daqueles dados; d) Favorecer os progressos da comparabilidade entre os resultados das pesquisas efectuadas, por meio de inquritos por sondagem, em meios culturais e nacionais diferentes; e) Estimular as investigaes internacionais. Progressivamente, vrias universidades americanas criaram instituies anlogas. O Survey Research Center da Universidade da Califrnia (Berkeley) institui o International Data Library and Reference Service (I. D. L. R. S.), destinado a obter, elaborar e analisar dados de inquritos feitos no pas e no estrangeiro, a organizar novos inquritos e a servir de laboratrio de formao de especialistas e estudantes de cincias sociais; quanto a este ltimo aspecto, a formao em metodologia do inqurito social abrange a concepo da pesquisa, o planeamento e a anlise de resultados, mediante o recurso ao clculo automtico e o fornecimento de dados para anlises secundrias (pesquisa sobre informao, previamente recolhida e conservada, utilizada depois para outros fins alm daqueles que determinaram a sua recolha). O Survey Research Center da Universidade de Michigan (Ann Arbor), um dos mais notveis centros de investigao dos E. U. A., prossegue objectivos semelhantes aos anteriormente apontados: recolha e tratamento de dados de inquritos sociais; elaborao de planos de inqurito e promoo de novas pesquisas; classificao estandardizada de informao por categorias (utilizando os mais modernos processos de tratamento automtico), posta depois a disposio de investigadores de outras universidades e centros de pesquisa, americanos e estrangeiros, para anlises secundrias, mediante acordo contratual; formao metodolgica de estudantes nos procedimentos de inqurito, atravs da sua participao em pesquisa primria e nas anlises secundrias; formao terica e prtica de investigadores de cincias sociais. O Nation Opinion Research Center, de Chicago, e vrias outras instituies anlogas aos bancos de dados em mltiplas universidades (Yale, Califrnia-Los Angeles, Carolina do Norte, Wisconsin, etc.) prosseguem objectivos e utilizam processos semelhantes aos anteriormente referidos. O Inter-University Consortium for Political Research (I. C. P. R.), destinado investigao experimental no domnio da cincia poltica, apresenta um programa caracterizado por diver616 sos aspectos: criao de arquivos, promoo do acesso documen-

taco existente, especializao metodolgica e tecnolgica de estudantes e graduados, sistematizao da recolha de dados e garantia da sua qualidade, normalizao da apresentao e dos mtodos de acesso informao, comunicao com outros centros no que se reporta aos objectivos anteriores. Em 1960, a Universidade de Colnia tornou-se a primeira da Europa a criar um banco de dados: o Zentralarchiv, que se tem consagrado a recolher metodologicamente material documental, a facilitar o seu uso para anlises secundrias, a sistematizar o tratamento dos dados e a estabelecer intercmbio com instituies e investigadores interessados. Entre muitos outros aspectos relevantes, podem destacar-se o cuidado posto na classificao de documentos (ficheiros de perguntas de inquritos por categorias, de instrumentos de pesquisa, como questionrios, cdigos, planos de sondagem, instrues aos inquiridores, de cartes perfurados e suas cpias e de informaes gerais) e os esforos desenvolvidos na traduo automtica das questes numa linguagem intermediria adaptada s cincias sociais (linguagem de informao) 123. Em 1962 e 1963 realizam-se duas grandes conferncias internacionais sobre a utilizao comparativa de dados de inquritos, que nas suas recomendaes insistem particularmente sobre os problemas ligados a conservao de documentos e cdigos com vista a anlises secundrias, normalizao e garantia da qualidade metodolgica e da pertinncia terica dos dados recolhidos, cooperao e coordenao da actividade dos bancos de informao. Em 1964, a Universidade de Amesterdo que organiza um arquivo de dados. A tendncia para a multiplicao destes arquivos: o mais recente o criado em 1969 pelo Centre d'tudes Sociologiques (do Centre National de Ia Recherche Scientifique, em Frana), dirigido por R. BOUDON e que realizou um seminrio destinado discusso dos problemas metodolgicos e tcnicos relacionados com o planeamento da recolha e tratamento da informao relativa a inquritos, com a participao de algumas dezenas de instituies universitrias. O quadro de programas de pesquisa em curso naquele centro delimita o campo dos temas sobre os quais so recolhidos dados: sociologia da educao e da juventude, sociologia da cincia e da investigao, sociologia poltica, ocupao de tempos livres, habitao e urbanismo, sociologia do mundo rural. Todos os organismos que oferecem garantias de competncia e qualidade podem ser admitidos ao intercmbio de informao por inqurito: centros de investigao (universitrios e outros), institutos de sondagens pblicos e privados, servios estatsticos, etc. As preocupaes que parecem dominar e guiar as actividades conduzidas por aquele arquivo aproximam-se das j expostas: deteco dos erros e vieses dos inquritos, com vista a assegurar a qualidade da pesquisa comparativa, mediante a estandardizao dos dados e a garantia das condies cientficas e tcnicas da recolha e anlise da informao social.
123

Sobre este problema cfr. GAEDIN, op. cit., nota 31.

617

De tudo quanto ficou descrito decorrem claramente duas con-

sideraes fundamentais, sobre as quais no insistiremos, uma vez


que tm estado presentes ao longo de todo este trabalho: Por um lado, a indispensabilidade da avaliao e do controle crtico dos processos e instrumentos de pesquisa, em ordem a assegurar o rigor cientfico, metodolgico e tcnico dos inquritos sociolgicos124. Por outro lado, as transformaes profundas que as exigncias e os recursos modernos (especialmente os do clculo automtico) de colheita e tratamento da informao propiciam especializao dos investigadores e formao metodolgica dos estudantes de cincias sociais. Quanto a estes ltimos, designadamente, a participao na elaborao de planos de anlise e o conhecimento das condies e limites de validade da utilizao das tcnicas de pesquisa e tratamento dos resultados pressupem uma estreita articulao entre o ensino e a pesquisa: a formao de futuros investigadores baseia-se cada vez mais na ligao da aprendizagem com a prtica de trabalhos em laboratrios, oficinas e seminrios. A informao epistemolgica e metodolgica complemento indispensvel ao adestramento tcnico: o controle dos instrumentos de observao depende da relao de adequao aos objectos de anlise, o que remete para a caracterizao terica destes. A vigilncia metodolgica das tcnicas empricas traduz-se na aprendizagem duma linguagem operatria (particularmente no que se refere ao conhecimento dos conceitos e tcnicas matemticas e estatsticas), na leitura crtica de textos exemplares na resoluo concreta de problemas de pesquisa e na compreenso da concepo global e da lgica de anlise do inqurito sociolgico. Por outro lado, a participao no processo de investigao, factor de que depende a formao de produtores de conhecimentos que no sejam meros consumidores dos mesmos, pressupe e requer uma autntica revoluo pedaggica nos processos de comunicao e de interaco, designadamente no que se refere aos tipos de raciocnio, s tcnicas activas de dinamizao socioperatria e valorizao da criatividade dos grupos de trabalho em situao de pesquisa 125.
124 Pode dizer-se que, nos pases menos desenvolvidos, as dificuldades daquele controle aumentam sensivelmente, em virtude dos obstculos que se levantam ao desenvolvimento da investigao: carncia de centros universitrios de pesquisa e de formao em cincias sociais, isolamento dos investigadores em relao ao pblico e aos governos, insuficincia da procura da produo cientfica, falta de confiana nos dados de informao existentes, raridade de apoios e recursos, incompreenso das exigncias prprias da pesquisa fundamental, dificuldades de carreiras, etc. certo, no entanto, que, em alguns casos, a reduzida presso da procura tem possibilitado uma margem de liberdade crtica mais vasta do que quando a utilizao prtica dos resultados cientficos dominante. 125 Quanto a este ltimo ponto, cfr. P. X. Pina PRATA, A transformao dos mtodos pedaggicos no moderno ensino superior, in Anlise Social* os n 20-21, 1968; SELVIN (bibl.).

618

8.

Concluso

Em qualquer inqurito sociolgico h que distinguir o objecto, tal como se oferece percepo, e o objecto cientfico, produto de um sistema de relaes construdas em funo de uma problemtica terica, que matriz de elaborao das questes mais pertinentes na anlise dum tema. No existem leituras imediatas da realidade. O conhecimento no se reduz viso, nem o objecto aos dados concretos. O processo de conhecimento produz-se de uma forma activa e complexa (em vrios nveis), atravs de mediaes conceituais e instrumentais. H quem defenda que bastam leituras imediatas do real, esquecendo-se (ou ocultando) que uma leitura implica a apropriao de um cdigo. Muitos estudos de estratificao social, por exemplo, resultam da aplicao de determinados critrios de ordenao a certos dados (nveis de rendimentos e instruo, aspiraes, opinies, etc), que comportam opes tericas: o nvel dos consumos de normas privilegiado em relao ao da produo de valores. Uma outra construo terica permitiria recolher informao que escapa queles: aquela que remete para a anlise das relaes sociais. A cincia emerge atravs da construo terica do seu objecto: o vector epistemolgico vai do racional ao real, como o notava BACHELARD. A informao emprica depende duma recolha baseada em grelhas (ou redes) de anlise e elaborao de resultados, que implicam com os pressupostos tericos dos inquiridores. Os dados resultam dum trabalho de interrogao metdica do real; devem, consequentemente, ser tratados como respostas a um sistema de perguntas que tem como matriz a problemtica terica de uma cincia. Nem todo o uso operatrio dos instrumentos tcnicos por si mesmo cientfico; por isso se torna indispensvel proceder a uma crtica das funes das tcnicas na prtica de investigao. Elas podem conduzir a privilegiar certos objectos de anlise em relao a outros: bastar relembrar que muitos inquritos realizados so de carcter local (e no nacional), atomstico (e no contextuai) e instantneo (e no dinmico) 126. Daqui resulta que determinadas variveis relevantes so escamoteadas da anlise: aquelas que se situam a nvel global, as que tm de ser referenciadas a elementos colectivos (e no puramente individuais) e as que respeitam a processos que ultrapassam o curto prazo ou que remetem para transformaes do prprio sistema social. Este apontamento sugere, por outro lado, que a anlise (fundamentada na sociologia do conhecimento) dos condicionamentos pessoais, sociais e institucionais da pesquisa permite compreender as suas limitaes: o contexto dos organismos de investigao (o tipo de universidade e de sociedade, do ponto de vista dos sistemas poltico, econmico e cultural, os recursos disponveis, as encomendas predominantes, a formao dos tcnicos, etc.) deter126

Cfr., supra, 6.3.2 e 6.3.3.

619

mina a natureza dos objectivos, dos nveis e das formas de anlise;

no caso das cincias sociais, esta relao particularmente relevante l27.


A passagem da microanlise macroanlise, a importncia relativa das pesquisas aplicadas e das fundamentais e o confronto dos estudos sincrnicos, em que as relaes entre os factos sociais so analisadas independentemente da dimenso temporal e dos diacrnicos, em que a sucesso no tempo j considerada, permitem exemplificar trs outros aspectos metodolgicos que no devem ser iludidos pelo cientista social. Nos inquritos de opinio tambm frequentemente se esquece o problema do inconsciente, a nvel individual como a nvel global. O entrevistado limita-se normalmente a reproduzir os termos em que pensa, sente ou v, conscientemente, uma situao dada no interior das categorias predeterminadas pela prtica social: isolar os discursos do contexto das relaes sociais em que se inserem pode conduzir a estudos adequados do consumo, seja ele econmico, poltico ou ideolgico; mas o nvel mais profundo (e tantas vezes inconsciente) da produo s pode ser atingido por uma anlise crtica que situe as verbalizaes em confronto com as prticas e as relaes sociais. As leis a que obedecem os conflitos so frequentemente inconscientes para os actores inseridos numa determinada formao social. No apenas o inconsciente do entrevistado que est em causa, mas tambm o do inquiridor. A estruturao afectiva e cultural do psiquismo do investigador exige, analogamente, uma psicanlise do esprito cientfico (BACHELARD) que remete para uma teoria

do sujeito.
A linguagem do agente social depende, em parte, da posio ocupada no interior duma articulao diferenciada de sistemas: o estudo da comunicao tem de ter em conta fenmenos culturais e econmicos, que remetem para uma anlise das possibilidades oferecidas pelas instncias s diversas categorias sociais 128 . Do mesmo modo, o quadro terico (determinado pelos factores j analisados) em que se movimenta um estudo emprico determinante em relao s variveis e indicadores escolhidos: a sociologia funcionalista tem produzido anlises importantes dos sistemas, normas e funes sociais; mas o estudo dos conflitos (e suas regras de produo), aces constituintes, relaes e movimentos sociais no parece que possa ser feito no interior dos esquemas funcionalistas, exigindo o recurso a outros modos de anlise129.
Cfr. o esquema de estudo crtico apresentado em 5, C). Cfr. ESTABLET (bibl.) e ainda os artigos de HERBERT nos Cahiers pour VAnalyse. 129 Cfr., a propsito de um tema especfico, o confronto crtico de formas e mtodos de anlise diferenciados (funcionalismo, estruturo-funcionalismo, accionalismo, marxismo, etc.) feito nos artigos de ABBOUD e de ABBOUD e MAHEU citados na bibliografia. A universidade pode ser encarada em termos de crise (centralismo, uniformidade, falta de autonomia, regras excessivamente burocrticas, insuficincia de equipamentos, relao desfavorvel entre os quantitativos de docentes e de discentes); mas um estudo das disfunes no chega para definir os conflitos sociais que a atravessam.
121 128

620

As reflexes anteriores mostram que o produto de uma pesquisa, determinado pelo lugar da mesma em relao a outras prticas ou imaterialidades significantes (culturais, econmicas, polticas), depende dum trabalho de ruptura, questionamento do senso comum e transformao de informaes e noes empricas e ideolgicas em conceitos tericos, atravs de certos mtodos. Como escreve Max WEBER, no so as relaes reais entre as coisas que constituem o princpio da delimitao dos diferentes domnios cientficos, mas as relaes conceituais entre problemas. quando se aplica um mtodo novo a novos problemas, descobrindo-se assim novas perspectivas, que nasce uma cincia nova 1S0. A epistemologia acompanha a metodologia e esta deve controlar o uso correcto dos instrumentos tcnicos de verificao, em relao aos nveis e aos objectos de anlise. A concretizao destes objectivos exige a problematizao terica dos elementos da realidade social relacionados pelas questes que lhes so postas, o que obriga a um conjunto de conhecimentos que no se improvisa e requer, em consequncia, uma competncia s possvel mediante a formao qualificada, a conscincia da estrutura da sociedade e da personalidade e a vigilncia crtica permanente dos responsveis pelo inqurito cientfico. Dezembro de 1971.

Max WEBER, Essais sur Ia thorie de Ia science (bibl.), p. 146.

621

BIBLIOGRAFIA
(As obras mais directamente relacionadas com o tema esto marcadas com um asterisco) ABBOUD Les manifestations collectives des jeunes, Sociologie u Travail, 1969, 3. ABBOUD, MAHEU e RENON Crise de 1'Universit, Sociologie du Travail, 1969, 3. * ADORNO, BRUNSWIK, LEVINSON e SANFORD La personalidad autoritria, Buenos Aires, ed. Projeccin, 1965. ALBOU Les questionnaires psychologiques, Paris, P. U. F., 1968. * ALMEIDA, J. C. Ferreira de Situao e problemas do ensino de cincias sociais em Portugal, Anlise Social, n.os 22-24, 1969. ALMEIDA, C. F. de, VARA e MARTINS, Isabel Faria Adaptao do Trabalhador de Origem Rural ao Meio Industrial e Urbano, I. N. I. I., 1966. ALMEIDA, Maria Susana Gomes de Motivaes no Trabalho, C. E. E. A. da Associao Industrial Portuguesa, Lisboa, 1962. ALTHUSSER Sobre o Trabalho Terico, ed. Presena, 1970. ALTHUSSER e BALIBAR IAre Ie Capital, 2 vols., Paris, Maspero, 1968. ANDRADE, A. F. de, BARATA e FONSECA Aspectos de um inqurito s condies de habitao em Lisboa, Anlise Social, n. 6, 1964. * ANTOINE, J. Uopinion techniques d'enqutes par sondage, Paris, Dunod, 1969. Ateliers, 8 ed. dos investigadores do Laboratoire de Sociologie Industrielle, n. 1-4, 1968-69. * BACHELARD Le nouvel esprit scientifique, Paris, P. U. F., 8.a ed., 1963. * BACHELARD La formation de Vesprit scientifique, Paris, Vrin, 1965, 4.a ed. BACHELARD Le rationalisme appliqu, Paris, P. U. F., 3.a ed., 1966. BADIOU Le concept de modele, Paris, Maspero, 1969. BARATA, Oscar Soares Apontamentos de histria da sociologia, Estudos Polticos e Sociais, I. S. C. S. P. U., 1964. BARBUT Mathmatiques des sciences humaines, 2 vols., Paris, P. U. F., 1967-68. BARTHES Essais critiques, Paris, Seuil, col. Tel Quel, 1964. BARTHES Systme de Ia Mode, Paris, Seuil, 1967. BAUER (org.)Social indicators, M. I. T. Press, 1967. BENSAID La culture planifie, Paris, Seuil, 1969. BETTELHEIM Planification et croissance acclre, Paris, Maspero, 1970. BETTELHEIM Calcul conomique et formes de proprit, Paris, Maspero 1970. BIE, LVI-STRAUSS, NUTTIN e JACOBSON, Les sciences sociales dans Venseignement suprieur (relatrios), UNESCO, 1954. BIVAR, Maria de Ftima Ensino Primrio e Ideologia, Publicaes Dom Quixote, 1971. BLALOCK Social statistics, Nova Iorque, McGraw Hill, 1960. BLALOCK Causal inferences in non experimental research, The University of North Caroline Press, 1961. * BLALOCK Methodology in social research, Nova Iorque, McGraw Hill, 1968. BLANCH Introduction Ia logique contemporaine, 2.a ed., Paris, A. Colin, 1968. BORGATTA (org.)Sodological methodology 1969, So Francisco, Jossey-

622

Bass, 1969.

BOUDON Algumas funes da formalizao em sociologia, Anlise Social, n. 15, 1966. BOUDON Uanalyse mathmatique des faits sociaux, Paris, Plon, 1967. BOUDON A quoi sert Ia notion de structure ?, Paris, Gallimard, 1968. * BOUDON Les mthodes en socilogie, Paris, P. U. F., col. Que sais-je?, 1969. BOUDON Analyse secondaire et sondages sociologiques, Cahiers Internationaux de Socilogie, XLVII, 1969. BOUDON Lia crise de Ia socilogie, Paris, Droz, 1971. BOUDON, FURET, LADURIE e MITTERAND Comment Tinformatique bouleverse les sciences humaines, Le Nouvel Observateur, n. 182, 8-14 de Maio, 1968. * BOUDON e LAZARSFELD (dir.)Le vocabulaire des sciences sociales, Paris-Haia, Mouton, 1965. * BOUDON e LAZARSFELD (dir.)L>analyse empirique de Ia causalit, Paris-Haia, Mouton, 1966. * BOURDIEU, DARBEL, RIVET e SEIBEL Travail et travailleurs en Algrie, Paris, Mouton, 1963. BOURDIEU e PASSERON La reproduction lments pour une thorie du systme d'enseignement, Paris, Minuit, 1970. * BOURDIEU, PASSERON e CHAMBOREDON Le mtier de sociologue, liv. I, Pralables pistmologiques, Paris, Mouton-Bordas, 1968. BOURDIEU e SAYARD Le dracinement, Paris, Minuit, 1964. BRANCO, Carlos Perspectivas Sociais da Empresa, ed. Junta da Aco Social, s. d. BUNGE Causality, the place of the causal principie in modern science, Cambridge, Harvard University Press, 1959. CABRAL, Helena de Sacadura Estatstica, Instituto de Estudos Sociais, 1968-69. Cahiers du Laboratoire de Socilogie de Ia Connaissance, 1, Paris, Anthropos, 1967. Cahiers pour VAnalyse, n.os 1-2 (maxime, HERBERT, Sur Ia psychologie sociale) e 9 (maxime, HERBERT, Pour une thorie gnrale des idologies), Paris, Seuil, 1966-68. CANGUILHEM La connaissance de Ia vie, Paris, Vrin, 1965. * CAPLOW Uenqute sociologique, Paris, A. Colin, 1970. CARDOSO, F. H., CASTELLS, CROZIER, LAZARSFELD, LEFEBVRE, REYNAUD, TOURAINE e VIDAL Documentos policopiados dos ciclos de doutoramento em Sociologia (1966-68) da Universidade de Nanterre, da Escola Prtica de Altos Estudos, da Sorbonne e do Instituto de Cincias Sociais do Trabalho (Paris). CARDOSO, F. H., e IANNI Homem e Sociedade, Comp. Editora Nacional, So Paulo, 1961. CASTELLS Y a-t-il une socilogie urbaine?, Socilogie du Travail, 1968, 1. CASTELLS Thorie et idologie en socilogie urbaine, Socilogie et Socits, vol. I, n. 2, Novembro de 1969, Montreal. CASTELLS Vers une thorie sociologique de Ia planification urbaine, Socilogie du Travail, 1969, 4. * CASTELLS Les nouvelles frontires de Ia mthodologie sociologique, Information sur les sciences sociales, Dezembro de 1970. CASTELLS Problemas de investigacin en sociologia urbana, Madrid, Siglo XXI, 1971. CERTEAU L'architecture sociale du savoir, Esprit, Outubro de 1968. CHAZEL e colabs. (dir. de) L yanalyse des processus sociaux, Paris, Mouton, 1970. Cincias humanas (As) (artigos de V. Magalhes GODINHO, A. SEDAS NUNES, Mrio MURTEIRA, Jorge DIAS, Barahona FERNANDES, Orlando RIBEIRO e M. S. LOURENO), O Tempo e o Modo, n.08 43-44, Novembro-Dezembro, 1966. CODES Situao e Opinio dos Universitrios, Lisboa, 1967. COELHO, Eduardo Prado (org.) Estruturalismo, antologia de textos tericos, Portuglia, 1968.

COHEN Socilogie du langage, Paris, Maspero, 1971. COHEN e NAGEL An Introduction to Logic and Scientific Method, Routledge and Kegan Paul, Londres, 1964. Colquios sobre metodologia das cincias sociais, Estudos de Cincias Polticas e Sociais, n. 15, Junta de Investigaes do Ultramar, 1958. Communications, Paris, Seuil, 1961-71. Confrence nationale des travailleurs de Ia recherche scientifique, Paris, 1968. CORNU e LAGNEAU Hirarchies et classes sociales, Paris, A. Colin, 1969. * Cours de Philosophie pour Scientifiques, cole Normale Suprieure, 1967-68 (documentos policopiados). DAHRENDORF Los classes sociales y su conflicto en Ia sociedad industrial, Madrid, Rialp, 1962 (traduo espanhola do alemo). DAHRENDORP Homo Sociologicus, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1969 (traduo do alemo). * DAVAL Trait de psychologie sociale, Paris, P. U. F., 1967, 2.a ed., t. I. DEBATY La mesure des attitudes, Paris, P. U. F., 1967. DELEUZE Logique du sens, Paris, Minuit, 1969. DELEUZE Diffrence et rptition, Paris, P. U. F., 1969. DERERATH e PETERSON System, change and conflict, Nova Iorque, The Free Press, 1967. DESANTI Les idlits mathmatiques, Paris, Seuil, 1968. DEVEREUX From Anxiety to Method in the Behavioral Sciences, Paris-Haia, Mouton, 1967. DUARTE, Maria Palmira A Imagem da Mulher na Sociedade. Estudo em Diferentes Meios Sociais de Lisboa, I. S. C. S. P. U., s. d. DUBOIS, DULONG, DURAND, ERBES-SEGUIN e VIDAL Greves revendicatives ou greves politiquesf, Paris, Anthropos, 1971. DUCROT e outros Qu'est-ce que Ie structuralisme ?, Paris, Seuil, 1968. DURAND Les granas textes de Ia socilogie moderne, Paris, Bordas, 1970. DURKHEIM Les rgles de Ia mthode sociologique, Paris, P. U. F., 1947. DURKHEIM Le suicide, Paris, P. U. F., 1960. DURKHEIM Journal Sociologique, Paris, P. U. F., 1969. * DUVERGER Mthodes des sciences sociales, Paris, P. U. F., 1964. DUVIGNAUD Introduction Ia socilogie, Paris, Gallimard, 1966. DUVIGNAUD Chebika mutations dans un village du Maghreb, Paris, Gallimard, 1968. EHRLICH e FLAMENT Prcis de statistique, Paris, P. U. F., 3. ed., 1966. ENGELS La situation de Ia classe laborieuse en Angleterre, Paris, Ed. Sociales. * pistmologie Sociologique, Paris, Anthropos, 1964-70. * ESTABLET Enqutes en Algrie, La Pense, n. 121, Junho de 1965. tude des opinions dans les pays en voie de dveloppement, Revue Internationale des Sciences Sociales, UNESCO, vol. XV, n. 1, 1963. FAYE Montage-production, Change, n. 1, Paris, Seuil, 1968. FERNANDES, Florestan A Sociologia Numa Era de Revoluo Social, So Paulo, Companhia Editora Nacional, 1963. * FESTINGER e KATZ Les mthodes de recherche dans les sciences sociales, Paris, P. U. F., 2 vols., 1959. FICHANT e PCHEUX Sobre a Histria das Cincias, Lisboa, Editorial Estampa, 1971. FICHELET e MAY Le changement des structures de Ia socit travers une situation de crise, in VII Congresso Mundial de Sociologia, Varna, 1970. FOUCAULT As Palavras e as Coisas, traduo para portugus de A. Ramos Rosa, Portuglia, 1968. FOUCAULT Uarchologie du savoir, Paris, Gallimard, 1969. FREUD The Standard Edition of the Complete Psychologicl Works of Sigmund Freud (org. por J. Strachey), Londres, Hogarth Press, 1953-66. FRIEDMANN e NAVILLE (dir. de)Trait de socilogie du travail, 2 vols., Paris, A. Colin, 1962. Fundo de Desenvolvimento da Mo-de-Obra Inquritos diversos publicados no Boletim do F. D. M. O.

FURTADO, Celso Teoria e Poltica do Desenvolvimento Econmico, Publicaes Dom Quixote, 1971. Gabinete Tcnico de Habitao da Cmara Municipal de Lisboa Inquritos diversos publicados no Boletim do G. T. H. C. M. L. * GALTUNG Theory and methods of social research, Nova Iorque, Columbia University Press, 1967. GERMANI Poltica y Sociedad en una poca de transicin, Buenos Aires, Paidos, 1963. GIBSON La lgica de Ia investigadn social, Madrid, ed. Tecnos, col. Estructura y Funcin, 1968. GLASER e STRAUSS The discovery of grounded theory, Chicago, Aldine Publishing, 1967. GODINHO, V. Magalhes Introduo as Cincias Sociais, ed. Assoe. Acad. do I. S. C. E. F., 1964. GODINHO, V. Magalhes Sobre a pesquisa interdisciplinar em cincias humanas, Revista de Economia, vol. XVI, Setembro-Dezembro de 1964. GOFFMAN Asiles, Paris, Minuit, 1968. GOLDMANN Sciences humaines et philosophie, Paris, Gonthier, 1966. GONALVES, J. J. Sociologia, 2 vols., Portucalense Editora, 1969. GOULD e KOLB A dictionary of the social sciences, Nova Iorque, The Free Press of Glencoe, 1964. GOULDNER The Corning Crisis of Western Sociology, Londres, Heinemann, 1971. GRANGER Pense formelle et sciences de Vhomme, Paris, Aubier-Montaigne, 1967. * GREENWOOD Mtodos de investigao emprica em sociologia, Anlise Social, n. 11, 1965 (traduo para portugus de Maria de Ftima Sedas Nunes). GUERBER e HENNEQUIN Initiation Ia statistique, Paris, Bibliothque d'enseignement mathmatique, A. P. M. E. P., 1967. GURVITCH (dir. de) Trait de Sociologie, 2 vols., Paris, P. U. F., 1963. HABERMAS Strukturwandel der ffentlichkeit, Neuwied, Luchterhand, 1961. HAMMOND (org. de) Sociologists at work, Basic Books, Nova Iorque, 1964. HEMPEL The logic of functional analysis, in Symposium on Sociological Theory, Llewellyn Gross (ed.), Nova Iorque, Harper and Row Publishers, 1959. HOROWITZ Historia y elementos de Ia Sociologia dei conocimiento, Buenos Aires, Eudeba, 1964. HYMAN Survey design and analysis, The Free Press, Nova Iorque, 1955. Inquritos realizados por organismos portugueses de investigao social (relatrios policopiados). Instituto Nacional de Estatstica Inquritos diversos. * IPOLA Vers une science du texte social, Sociologie et Socits, Montreal, 1969. JAKOBSON Essais de linguistique gnrale, Seuil, col. Points, 1970. * JAVEAU Uenqute par questionnaire, ed. de 1'Institut de Sociologie, Universit Libre de Bruxelles, 1971. * KAPLAN The conduct of inquiry, So Francisco, Chandler Publishing Company, 1964. KARPIK Trois concepts sociologiques: Ie project de rfrence, Ie statut social et Ie bilan individuel, Archives Europennes de Sociologie, 1965, 2. KARPIK Urbanisation et satisfactions au travail, Sociologie du Travail, 1966, 2. KATZ, D. Public opinion and propaganda, Nova Iorque, Henry Holt. 1960. KEMENY, SNELL e THOMPSON Algbre moderne et activits humaines, Paris, Dunod, 1960. KISH Statistical problems in research design, American Sociological Review, Junho de 1959. KOYR Etudes ffhistoire e Ia pensee scivntifique, Faris, F. U. F., 1966. KRISTEVA Recherches pour une smanalyse, Paris, Seuil, 1970. LACAN crits, Paris, Seuil, 1966. 625

626

LAGACHE, LAPLANCHE e PONTALIS - Vocabulrio de Psicanlise, Lisboa, Moraes Editores, 1970. * LAZARSFELD Phttosphi e& siens skales, Paris, Gallimard, 1970. LEBRET Guide pratique de Venqute sociale, Paris, P. U. F., 3 vols., 1951-58. LECLAIRE Psychanalyser, Paris, Seuil, col. Le Champ Freudien, 1968. LECOURT Sur 1'archologie et Ie savoir ( props de Michel Foucault), La Pense, n. 152, 1971. LEFEBVRE Critique de Ia vie quotidienne, II, Paris, L'Arche, 1961. Les donnes dans Ia recherche comparative, Revue Internationale des Sciences Sociales, UNESCO, vol. XVI, n. 1, 1964. LVI-STRAUSS Anthropologie Structurale, Paris, Plon, 1958. LVI-STRAUSS Critres scientifiques dans les disciplines sociales et humaines, Revue Internationale des Sciences Sociales, 1964. LVI-STRAUSS Mythologiques, Paris, Plon, 3 vols., 1964-68. LVY Psychologie sociale Textes fondamentaux, Paris, Dunod, 1965. UHomme et Ia Socit, Paris, Anthropos, 1966-71. LIMA, Marins Pires de Estruturas e produo cientfica, Estudos Sociais e Corporativos, n. 26, Junho de 1968. * LIMA, Marins Pires de Metodologia do Inqurito Sociolgico, Instituto de Estudos Sociais, 1969-70. * LIMA, Marins Pires de Metodologia do inqurito sociolgico, Estudos Sociais e Corporativos, n. 33, Maro de 1970. * LINZ e MIGUEL La documentadn y organizacin de los datos en Ia investigacin sociolgica, Madrid, Confederacin Espanola de Ahorros Profesionales, 1970. MADGE The origins of scientific sociology, Glencoe, The Free Press, 1962. MADGE Los herramientas de Ia cincia social, Buenos Aires, Paidos, 1969. MAGET Guide d'tude directe des comportements culturels, Paris, C. N. R. S., 1962. MAKLER, Harry Mark A lite* Industrial Portuguesa, Instituto Gulbenkian de Cincia, Centro de Economia e Finanas, 1969. * MANN Mtodos de Investigao Sociolgica, Rio, Zahar, 1970. MARCH e SIMON Organisations, Paris, Dunod, 1964. MARCUS-STEIFF Les tudes de motivation, Paris, Hermann, 1961. MARCUSE Uhomme unidimensionnel, Paris, Minuit, 1968. MARTIN Logique contemporaine et formalisation, Paris, P. U. F., 1964. MARTINS, Isabel Faria O questionrio caracterolgico uma aplicao, Anlise Social, n. 16, 1968. MARTINS, Isabel Faria, e COSTA, Leonel da Os Trabalhadores da Indstria e o Progresso Tcnico, I. N. I. I., 1970. MARX Contribution Ia critique de Vconomie politique, Paris, ditions Sociales. MARX Le Capital, I, Paris, Garnier-Flammarion, 1969. MATALON Uanalyse hirarchique, Paris, Mouton, 1965. MAUSS Es sais de sociologie, Paris, Seuil, col. Points, 1970. MENDRAS lments de sociologie, Paris, A. Colin, 2 vols., 1967-68. MERTON lments de thorie et de mthode sociologique, Paris, Plon, 2.a ed., 1965. MERTON e BROOM Sociology today, problems and prospects, Nova Iorque, Basic Books, 1959. MICHELAT, Thomas Dimensions du nationalisme, Paris, A. Colin, 1966. MILLS, Wright A Imaginao Sociolgica, Rio, Zahar, 1965. Ministrio das Corporaes e Previdncia Social D. G. P. H. E. Estudos, Servio de Inquritos Habitacionais, 1968-69. MITCHELL La documentation recueillie par enqute dans les pays en voie de dveloppement, Revue Internationale des Sciences Sociales, XVII, 4, 1965. MOREIRA, Adriano Ideologias Politicas, Lisboa, I. S. C. S. P. U., 1964. MORIN L'interview dans les sciences sociales et Ia radio-tlvision, Communications, 1966, n. 7.

MORIN Commune en France, Paris, Fayad, 1967. MOULOUD Les structures, Paris, Payot, 1968. MOURA, P. P. de Lies de Economia, Lisboa, Clssica Editora, 4.a ed., 1969. MOYA Socilogos y sociologia, Madrid, Siglo XXI, 1970. * MUCCHIELLI Le questionnaire dans Venqute psycho-sodale, Libr. Techniques, ditions Sociales Franaises, 1967. MUCCHIELLI LHnterview de groupe, Libr. Techniques, ditions Sociales Franaises, 1968. MYRDAL O Valor em Teoria Social, So Paulo, Livr. Pioneira-Editora da Universidade, 1965. NAGEL The structure of science, Nova Iorque, Harcourt, Brace and World, 1961. NAGEL, TARSKI e SUPPES Logic, methodology and philosophy of science, Stanford University Press, 1962. NAHOUM Uentretien psychologique, Paris, P. U. F., 1958 (3.a ed., 1967). NAVILLE Classes sociales et classes logiques, L*Anne Sociologique, 3.a srie, P. U. F., 1963. * NOELLE Les sondages d'opinion, Paris, Minuit, 1966. Novas Perspectivas das Cincias Humanas, Lisboa, ed. Presena, 1970. O. C. D. E. Situao e problemas das cincias sociais, traduo para portugus de Maria de Ftima Sedas Nunes, Anlise Social, n. 19, 1967. Opinion Publique (L'), Chronique Sociale de France 53.e Semaine Sociale, Nice, 1966. PARSONS lments pour une sociologie de Vaction, Paris, Plon, 1965. PARSONS Societies; Evolutionary and Compor ative Perspectives, Englewood Cliffs, Prentice Hall, 1966. PARSONS Sociological Theory and Modern Society, Nova Iorque, The Free Press, 1967. PARSONS, SHILS, NAEGELE e PITTS (dir. de) Theories of Society, 2 vols., Nova Iorque, The Free Press, 1961. PCHEUX Analyse automatique du discours, Paris, Dunod, 1971. PIAGET (dir. de) Logique et connaissance scientifique, Paris, Gallimard, 1967. PICARD Thorie des questionnaires, Paris, Gauthier-Villars, 1965. * PINTO e GRAWITZ Mthodes des sciences sociales, Paris, Dalloz, 2.a ed., 1967. POPPER The logic of scientific discovery, Nova Iorque, Hutchinson, 1959. POULANTZAS Pouvoir politique et classes sociales, Paris, Maspero, 1968. Pourquoi des sociologues? (documento dum grupo de trabalho da Universidade de Paris-Nanterre), 1968. PRATA, F. X. Pina Psicossociologia da Empresa, Instituto de Estudos Sociais, 1965-66. RANCIRE Sobre a Teoria da Ideologia, Portucalense Editora, 1971. REGNIER Les infortunes de Ia raison, Paris, Seuil, 1966. REGNIER Mathmatiser les sciences de Thomme, Revue Franaise de Sociologie, IX, 3, 1968. REUCHLIN Les mthodes en psychologie, Paris, P. U. F., 1969. Revue Franaise de Sociologie, Paris, C. N. R. S. REYNAUD Sobre o ensino das cincias sociais, Anlise Social, n. 12, 1965. RIESMAN Uabondance, quoi bonf, Paris, Laffont, 1969. ROCHER Sociologia Geral, Lisboa, Editorial Presena, 1971. ROLLE Sociologie du travail, Paris, Larousse, 1971. RUBEL Sociologie critique, Paris, Payot, 1970. SABINO e REGO Inqurito Operrio e Luta Politica, Lisboa, 1971. SALOMON Science et politique, Paris, Seuil, 1970. SARTRE Critique de Ia raison dialectique, Paris, Gallimard, 1960. SCHNAPP e VIDAL-NAQUET Journal de Ia commune tudiante, Paris, Seuil, 1969. SEDAS NUNES, A. Problemas da sociologia em Portugal, Anlise Social, n. 3, 1963. * SEDAS NUNES, A. Introduo s Cincias Sociais (apontamentos das lies proferidas no Instituto de Estudos Sociais), 1965-66. 627

SEDAS NUNES, A. Sociologia e Ideologia do Desenvolvimento, Moraes Editores, 1968.

SEDAS NUNES, A. A Situao Universitria Portuguesa, Livros Horizonte, 1971.


SEDAS NUNES, A. Introduo s Cincias Sociais (apontamentos das aulas tericas no I. S. C. E. F.), 1970-71. SEDAS NUNES, A. Questes preliminares sobre as cincias sociais, Anlise Social, n.08 30-31. * SELLTIZ, JAHODA, DEUTSCH e COOK Mtodos de Pesquisa das Relaes Sociais, So Paulo, Herder, 1965. SELVIN L'enseignement des mthodes de Ia sociologie aux tats-Unis d'Amrique, Bevue Internationale des Sciences Sociales, XV, 4, 1963. SERRAO, Antnio As sondagens de opinio pblica, Informao Social, 9, Janeiro-Maro, 1968. SERRES Hermes ou Ia communication, Paris, Minuit, 1968. SILVA, Maria da Conceio Tavares da A objectividade na sociologia, Estudos Sociais e Corporativos, 1, 1962. Sociologie du Travail, Paris, Seuil, 1959-71. SOLLERS Logiques, Paris, Seuil, 1968. Sondages (revista editada pelo Institut Franais d'Opinion Publique). STINCHCOMBE Constructing social theories, So Francisco, Harcourt, Brace and World, 1968. STOETZEL La psychologie sociale, Paris, Flammarion, 1963. * Survey Research Center Interviewers9 Manual, Univ. Michigan, Ann Arbor, 1966 (traduo parcial por Ruy de Almeida Leite, no Boletim do Gabinete Tcnico de Habitao da Cmara Municipal de Lisboa, n. 12, 1967, e n. 15, 1968). TEL QUEL Thorie d'ensemble, Paris, Seuil, 1968. TELLA, BRAMS, REYNAUD e TOORAINE Huachi pato e lota tude sur Ia conscience ouvrire dans deux entreprises chiliennes, Paris, C. N. R. S., 1966. Tendances principales de Ia recherche dans les sciences sociales, Paris, UNESCO, Mouton, 1970. TORGERSON Theory and method of scaling, Nova Iorque, Wiley, 1968. TOURAINE Classe sociale et statut socio-conomique, Cahiers Internationaux de Sociologie, XI, 1951. TOURAINE Sociologie de Vaction, Paris, Seuil, 1965. TOURAINE Le sociologue, son travail et Ia socit, Sociologie du Travail, 3, 1965. TOURAINE La conscience ouvrire, Paris, Seuil, 1968. TOURAINE Le mouvement de Mai, Paris, Seuil, 1968. TOURAINE La socit post-industrielle, Paris, Denol, 1969. TOURAINE Le systme d'action historique, Sociologie et Socits, n. 2, Montreal, 1969. TOURAINE Crise et conflit, Cahiers International de Sociologie, XLVIII, 1970. TOURAINE Les mouvements sociaux, communicao ao VII Congresso da Associao Mundial de Sociologia, Varna, 1970. VERON Ideologia, Estrutura e Comunicao, So Paulo, Cultrix, 1970. VIDAL Idologies et types d'action syndicale, Sociologie du Travail, 2, 1968. VIDAL Politique et conjugaison: revendications et groupes professionnels en mai-juin 1968, Sociologie du Travail, 3, 1970. VIDAL Formation sociale et mouvements sociaux, Sociologie et socits, 2, 1970. VIDAL Essai sur Vidologie, Paris, Anthropos, 1971. VIET Les mthodes structurcUistes dans les sciences sociales, Paris, Mouton-Haia, 1965. WEBER, Max Essais sur Ia thorie de Ia science, Paris, Plon, 1965. WEBER, Max O Politico e o Cientista, Lisboa, Editorial Presena, 1970. WEBER, Max conomie et socit, Paris, Plon, 1971. WILLEMS Dictionnaire de Sociologie, Paris, Rivire, 1961. ZEISEL Digalo con nmeros, Mxico, Fondo de Cultura Econmica, 1962. ZETTERBERG On theory and verification in sociology, Nova Iorque, 1966.

628

You might also like