You are on page 1of 22

ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO I

NOES BSICAS
1. Fora
Denomina-se fora ao resultado de uma massa submetida a uma acelerao. Matematicamente, pode-se traduzir esse fenmeno pela relao = , onde F a fora, M a massa e A a acelerao. Para caracterizar uma fora, necessrio informar sua intensidade, direo e sentido. No se deve confundir direo e sentido. Dada uma direo por exemplo a horizontal, tem-se dois sentidos: para direita e para esquerda. Conhecer as foras que atuam nas estruturas de fundamental importncia, j que a estrutura justamente o caminho que as foras percorrem, de um determinado ponto at a fundao.

1.1. Foras que atuam nas estruturas


As foras que atuam nas estruturas so basicamente de duas espcies: gravitacionais e de vento. As primeiras tm direo vertical e a segundas, horizontal. Podem ocorrer ocasionalmente ou durante toda a vida til da estrutura; as ocasionais so denominadas cargas acidentais e as segundas, cargas permanentes. So exemplos de cargas acidentais, pessoas, mobilirios, vento e veculos. Essas cargas, por serem de difcil quantificao, so definidas por Norma, a NBR 6120. As cargas permanentes so peso prprio da estrutura, os revestimentos e as paredes.

1.2. Cargas que atuam nas lajes


O primeiro elemento estrutural a receber cargas a laje. Como a laje uma superfcie, a carga que normalmente atua sobre ela se distribui por toda sua rea. Como cargas permanentes atuando nas lajes tem-se o seu peso prprio e os revestimentos. O peso prprio das lajes macias depende da espessura da laje. No caso de lajes prmoldadas e painis, o peso prprio pode ser obtido nos catlogos das fabricantes.

1.2.1. Peso prprio das lajes macias


O peso prprio da laje uma carga de superfcie, portanto ele deve ser calculado por unidade de rea da laje, ou seja, por metro quadrado de laje. Para isso determina-se o peso do volume de 1m de laje. Para determinar o peso da laje de concreto armado deve-se conhecer o peso especfico do concreto armado (CA), que de2.500 Kgf/m. Nota-se que o volume de 1mde laje dado pela seguinte relao:

=1 Onde 1m o lado do quadrado.

( )

Para determinar o peso desse volume, basta multiplica-lo pelo peso especfico do concreto armado,assim: ( ) = 1( ) 1( ) ( )

Nota-se que numericamente o peso por metro quadrado da laje depende apenas da altura da laje (hlaje). Assim, pode-se escrever: = ( )

Resumindo, para determinar o peso da laje por metro quadrado basta multiplicar a espessura da laje pelo peso especfico do concreto armado. Vele insistir que as outras dimenses da laje no importam no clculo do seu peso prprio, pois no interessa determinar o peso total da laje, mas sim seu peso por unidade de rea. A espessura da laje pode ser adotada a partir da experincia pessoal ou usando qualquer critrio de pr-dimensionamento.

1.2.2. Peso proveniente do revestimento


O peso do revestimento executado sobre a laje varia um pouco em funo da espessura do contrapiso e do tipo de peso, se cermico, de madeira ou outro. Para os casos mais comuns pode-se considerar, a favor da segurana, o peso do revestimento como sendo de 100 Kgf/m.

1.2.3. Peso proveniente das cargas acidentais


Este peso definido pela Norma Brasileira. Depende do tipo de uso da edificao, se residencial, comercial ou institucional, entre outros. Seguem-se alguns valores prescritos pela NBR 6120 Cargas para clculo de estruturas de edificaes (Nov/1980):

Arquibancadas :...........................................................................................................400 Kgf/m Bancos :.......................................................................................................................200 Kgf/m Piso de edifcios residenciais: ......................................................................................150 Kgf/m Salas de aula de escolas: .............................................................................................300 Kgf/m Piso de lojas: ................................................................................................................400 Kgf/m Lajes de forro: ................................................................................................................50 Kgf/m 2

Ginsio de esportes: ....................................................................................................500 Kgf/m Hospitais: .....................................................................................................................200 Kgf/m Restaurantes: ..............................................................................................................300 Kgf/m Plateia de teatros e cinemas: ......................................................................................400 Kgf/m

Exerccios sobre clculo de cargas sobre as lajes: Exemplo 1: Determinar as cargas que incidem na laje. Dados: Laje para uso de escritrio: Carga acidental para piso de escritrio (CA = 200 Kgf/m) Altura da laje (hlaje) = 0,12 m.

Resoluo: Peso prprio: = 0,12 = 2.500 ( ) = 300 (padro) (laje de piso para escritrio)

Revestimento do piso = 100 Carga acidental (C. A) = 200 Total = 600Kgf/m

1.3. Cargas que atuam nas vigas


As vigas so consideradas elementos estruturais lineares, logo as cargas que atuam sobre elas so, tambm, cargas distribudas linearmente. As cargas lineares que podem atuar em uma viga so seu peso prprio, as cargas das lajes e as cargas de alvenarias.

Nas vigas podem, ainda, atuar cargas concentradas devidas ao apoio de outras vigas. Essas cargas so as reaes das vigas que nelas se apoiam.

1.3.1. Cargas provenientes do peso prprio da viga


Como o peso da viga uma carga linear sobre ela mesma, para determina-lo calcula-se o peso do volume de um metro linear de viga. Assim:

)=

Peso prprio de 1 m linear de viga (qPP) Repare que o peso da viga independe do comprimento podendo-se obter o peso prprio multiplicando-se diretamente as dimenses da seo transversal da viga (b e h) pelo peso especfico do concreto armado. Assim:

1.3.2. Cargas nas vigas provenientes das lajes


Sabe-se que em funo das relaes entre seus vo, as lajes podem ser consideradas armadas em uma s direo ou em cruz, ou seja, quando um dos vos da laje tem uma dimenso bem maior que o outro. Em virtude da rigidez do vo menor, os esforos no vo maior so to pequenos que podem ser desprezados, considerando-se que apenas o vo menor est sujeito aos esforos. Neste caso, a laje armada apenas na direo em que os esforos so significativos, ou seja, no vo menor. Esse tipo de laje denominado laje armada em uma s direo. Para fins prticos, essa situao ocorre quando o vo maior maior que o dobro do vo menor (L > 2 x l). Caso contrrio, os dois vos apresentam esforos significativos e a laje armada nas duas direes, denominando-se laje armada em cruz. Na prtica, isso ocorre quando o vo maior menor ou igual ao dobro do menor (L 2 x l).

1.3.2.1. Cargas nas vigas provenientes das lajes armadas em uma s direo.
No caso de laje armada em uma s direo, a distribuio de cargas acontece apenas sobre as vigas do vo maior. Para entender o porqu disso, basta imaginar como a laje romperia, o que sem dvida deixa claro sobre quais vigas ela estaria se apoiando.

Para determinar a carga sobre a viga, toma-se a quantidade depositada em um metro linear de viga. Para isso, toma-se uma faixa de laje com um metro de largura. A carga sobre essa faixa determinada multiplicando-se a rea dessa faixa pela carga por metro quadrado sobre a laje. Assim, tem-se:

)=

1( ) ( ) 6

Como metade da carga sobre essa faixa vai para cada uma das vigas, tem-se:

)=

1( ) ( )

Nota-se que numericamente o valor da carga na viga independe da largura da faixa, bastando multiplicar a carga da laje pela metade do vo menor da laje, ou seja:

)=

( )

Obs.: As lajes pr-moldadas comportam-se como lajes armadas em uma s direo (a direo das vigotas). Seu peso dado em tabelas fornecidas pelos fabricantes em funo do vo e da sobrecarga (acidental + revestimentos).

1.3.2.2. Cargas nas vigas provenientes das lajes armadas em cruz


Para entender como se d a distribuio de cargas sobre as vigas que apoiam uma laje em cruz, basta observar como se d a ruptura desse tipo de laje. Na laje armada em cruz, os momentos fletores so significativos nas duas direes. Agindo concominantemente em direes em direes ortogonais, esses momentos provocam um momento resultante que se d em uma direo inclinada em relao aos lados, considerada para fins prticos a 45.

Desta forma, a ruptura de uma laje quadrada se dar ao longo das diagonais. No centro de uma laje retangular, prevalece o momento na direo do menor vo, dando-se a ruptura paralela ao maior vo.

Considerando o caso mais genrico de lajes retangulares, pode-se perceber que as vigas do vo maior recebem um trapzio de carga e as vigas do vo menor, um tringulo, ou seja, a forma de ruptura mostra como a laje apoia-se em cada direo. Uma vez entendido esse fato, a determinao da carga em cada direo resume-se a calcular a rea de carga sobre cada viga tringulo ou trapzio e distribu-la ao longo da viga. Em outras palavras, na viga do lado maior, a poro de carga da laje que vai para ela igual a rea do trapzio multiplicada pela carga por metro quadrado sobre a laje (peso prprio, revestimento e carga acidental). Nas vigas do lado menor ocorre o mesmo, apenas que a rea de carga um tringulo. Assim sendo: Cargas nas vigas de vo menor: rea do tringulo = ( )
( )

( ) 4

( ) 4

Como a carga sobre a viga distribuda ao longo do seu comprimento, divide-se a carga total pelo comprimento da viga, ou seja,l assim: = =

( )

( ) 4

Cargas nas vigas de vo maior: = ( ) + ( ( ) ( )) 2 ( ) 2 8

Carga total sobre o trapzio = qtrap

Dividindo pelo comprimento da viga de vo maior (L) e organizando a frmula tem-se:

Resumindo, de todos esses clculos o que importante saber :

Carga na viga de vo menor (tringulo):

Carga na viga de vo maior (trapzio):

Exemplo 2: Laje para piso residencial.

Resoluo: 1 Cargas na laje: Peso prprio = 0,12m x 2.500 Kgf . . 300 m

Revestimento = . . . . .100 Carga acidental (piso residencial) = . .150 2 Cargas nas vigas V3 e V4 (vo menor): = = 550 = , ( ) 4 2 ( ) ( ) 5 4 ( ) 4 =

Kgf m

Kgf ( m

3 Cargas na vigas V1 e V2 (vo maior): = = 550 = 550 = 687,5 = , 5 4 2 5 6

1,25 1,17

1,17

1.3.3. Cargas nas vigas provenientes das alvenarias


As alvenarias tambm depositam cargas por metro linear sobre a viga. Para determinar o peso da alvenaria sobre a viga, calcula-se o peso do volume de uma faixa de 1 metro ao longo do comprimento da viga.

10

Assim, tem-se o volume da faixa de alvenaria : = Onde b a largura da alvenaria e h a sua altura (a grosso modo considerada como a altura do p-direito). Para determinar o peso dessa faixa de alvenaria, deve-se multiplicar o seu volume pelo peso especfico da alvenaria, o que varia de acordo com o tipo, se de tijolo, bloco ou painel. Os pesos especficos (alv) das alvenarias mais usados so: Tijolos de barro macios revestidos: ....................................................................... 1.680 Kgf/m Tijolos cermicos revestidos: ................................................................................... 1.120 Kgf/m Blocos de concreto revestidos: ................................................................................ 1.250 Kgf/m Blocos de concreto celular revestidos: ....................................................................... 950 Kgf/m

Obs.: Quando no houver informaes especfica, pode-se considerar alvenarias externas com 25cm e internas com 15cm. Recomenda-se, ainda, que mesmo as alvenarias sem acabamento considera-se sempre como revestidas, pois isso pode acontecer no futuro. Assim, o peso dessa poro de alvenaria passa a ser: ( )=

Nesta relao, o peso da alvenaria independe da largura da faixa de alvenaria e pode ser numericamente expresso da seguinte forma:

11

Exerccios sobre clculo de cargas sobre vigas:

Exemplo 3: Calcular as cargas sobre a viga V1

Dados: Laje para uso comercial: Carga acidental para piso de escritrio (CA = 200Kgf/m) Altura da laje (hlaje) = 0,12m Alvenaria sobre a viga V1 de blocos de concreto revestidos: Bloco de concreto/tijolo: (L x A x C) = (Largura x Altura x Comprimento) Largura do bloco revestido (l) = 0,14 m + 0,25 m+ 0,25m = 0,19m (bloco de 14cm de largura com 2,5cm de revestimento de cada lado) Altura da parede (halv) = 3m

Resoluo: 1. Cargas: CP = carga permanente e CA = carga acidental CP = peso prprio da laje + peso prprio do revestimento CP = 0,12m x 2.500 Kgf/m + 100 Kgf/m (padro) CP = 300 Kgf/m + 100 Kgf/m

CP = 400 Kgf/m 12

2. Cargas sobre a laje (qlaje): qlaje = CP + CA qlaje = 400 Kgf/m + 200 kgf/m qlaje = 600 Kgf/m

3. Carga da laje sobre a viga V1 (qviga): =

(laje armada em cruzL 2 x l, viga do vo maior)

= = 600 = 600 = 4 4

( ) 4 2 1,33 4 6

( ) ( )

4. Carga da alvenaria sobre a viga V1 (qalv):

da alvenaria de blocos de concreto revestidos = 1.250 Kgf/m qalv = 0,19m x 3m x 1.250 Kgf/m qalv = 712,5 Kgf/m

5. Carga total sobre a viga V1 (qt,viga):

qt,viga = qalv + qviga qt,viga = 712,5 Kgf/m + 798 Kgf/m qt,viga = 1.510,5 Kgf/m (No foi considerado o peso prprio da viga!)

13

Exemplo 4: Calcular as cargas sobre a viga V1 e V2

Dados: Laje para uso residencial: Carga acidental para piso residencial (CA = 150Kgf/m) Altura da laje (hlaje) = 0,10m Alvenaria sobre a viga V1 de blocos de tijolos cermicos revestidos: Largura do bloco revestido (l) = 0,22 m Altura da parede (halv) = 2,8m Resoluo: 1. Cargas: CP = carga permanente e CA = carga acidental CP = peso prprio da laje + peso prprio do revestimento CP = 0,10m x 2.500 Kgf/m + 100 Kgf/m (padro) CP = 250 Kgf/m + 100 Kgf/m CP = 350 Kgf/m

2. Cargas sobre a laje (qlaje): qlaje = CP + CA qlaje = 350 Kgf/m + 150 kgf/m qlaje = 500 Kgf/m

3. Carga da laje sobre a viga V1 (qviga): = (laje armada em uma s direoL > 2 x l) 14

4. Carga da alvenaria sobre a viga V1 (qalv): da alvenaria de blocos de concreto revestidos = 1.120 Kgf/m peso da lavenaria (qalv) = 0,22m x 2,8m x 1.120 Kgf/m qalv = 689,92Kgf/m

5. Carga total sobre a viga V1 (qt,viga): qt,viga = qalv + qviga qt,viga = 689,92 Kgf/m + 750 Kgf/m qt,viga = 1.439,92 Kgf/m (No foi considerado o peso prprio da viga!)

Exemplo 5: Calcular as cargas sobre as vigas

Considerar: Laje para piso de escritrio Alvenaria de bloco cermico: h = 2,50m

15

Resoluo: 1. Cargas na laje: Peso prprio = 0,10m x 2.500 Kgf/m: .............................................................. = 250Kgf/m Revestimento: ................................................................................................... = 100 Kgf/m Carga acidental (piso escritrio): ...................................................................... = 200 Kgf/m 2. Cargas devidas ao peso prprio (PP) da viga: =

V1 (20x40cm) = V6 (20x40cm) PPV1,V6 = 0,20m x 0,40m x 2.500 Kgf/m = 200Kgf/m

V2 (15 x 50cm) PPV2 = 0,15m x 0,50m x 2.500 Kgf/m = 187,5Kgf/m

V3 (20x30cm) = V4 (20x30cm) PPV3,V4 = 0,20cm x 0,30cm x 2.500 Kgf/m = 150Kgf/m

V5 (20x50cm) = V7 (20x50cm) PPV5,V7 = 0,20m x 0,50m x 2.500 Kgf/m = 250 Kgf/m

3. Cargas nas vigas devidas s alvenarias Incidncia do peso da alvenaria sobre as vigas:

V1, V3, V4, V5, V6 e V7 PPalv = 0,20m x 2,50m x 1.120 Kgf/m = 560 Kgf/m peso especfico do bloco cermico p-direito espessura do bloco revestido

V2 PPalv = 0,15m x 2,50m x 1.120 Kgf/m = 420 Kgf/m

16

4. Cargas nas vigas s lajes:

Cargas nas vigas V1 e V2 devidas a L1 (vo maior):

= = 550 = 4 / 3 4

( ) 4 2 3 5,5

( ) ( )

Cargas nas vigas V2 e V3 devidas a L2 (vo maior): = 2

17

2 4

2 =

Cargas nas vigas V5 e V7 devidas a L1 (vo menor): = = 4 4 =4 2

Cargas nas vigas V5 e V6 devidas a L2 (vo menor):

Cargas nas vigas V6 e V7 devidas a L3 (vo menor):

Obs.: V2 e V4 no recebem carga da laje L3 (armada em uma s direo).

Resumo das cargas: V1 (20 x 40cm): PPviga: ..................................... 200 Kgf/m Alvenaria: ............................... 560 Kgf/m A Laje: ........................................L1 = 600 Kgf/m = 1.360 Kgf/m 1,36 tf/m

18

V2 (15 x 50cm):

trecho 1

trecho 2 187,5 Kgf/m 0 L1 = 600 Kgf/m ------ = 787,5Kgf/m = 0,79 tf/m

PPviga: ........................................................ 200 Kgf/m Alvenaria: ..................................................560 Kgf/m B Laje: ____________________________ L1 = 600 Kgf/m L2 = 393 Kgf/m = 1.600,5 Kgf/m = 1,6tf/m

V3 (20 x 30cm): PPviga: ..................................... 150 Kgf/m Alvenaria: ...............................560 Kgf/m A Laje: ........................................L2 =393Kgf/m = 1.103 Kgf/m 1,1tf/m

V4 (20 x 30cm): PPviga: ..................................... 150 Kgf/m Alvenaria: ...............................560 Kgf/m A Laje: ........................................0 = 710 Kgf/m 0,71 tf/m 19

V5 (20 x 50cm):

trecho 1

trecho 2 250 Kgf/m 560 Kgf/m A

PPviga: ........................................................ 250 Kgf/m Alvenaria: ..................................................560 Kgf/m B

Laje: . L2 = 275Kgf/m = 1.085Kgf/m = 1,09tf/m

L1 = 600 Kgf/m = 1.222,5Kgf/m = 1,22 tf/m

V6 (20 x 40cm):trecho 1trecho 2 PPviga: ........................................................ 200 Kgf/m Alvenaria: ..................................................560 Kgf/m A 200 Kgf/m 0 L2 = 275Kgf/m L3 = 550Kgf/m = 1.310Kgf/m = 1,31tf/m = 1.025Kgf/m = 1,03tf/m

Laje: .L3 = 550 Kgf/m

20

V7 (20 x 50cm):

trecho 1

trecho 2 250 Kgf/m 560 Kgf/m A

PPviga: ........................................................ 250 Kgf/m Alvenaria: ..................................................560 Kgf/m A

Laje: . L3 = 550Kgf/m = 1.360 Kgf/m = 1,36tf/m

L1 = 412,5Kgf/m = 1.222,5 Kgf/m = 1,22 tf/m

21

You might also like