You are on page 1of 9

INTRODUO

Para entendermos algum tipo de regionalizao especfica, necessrio que tenham em mente uma boa base terica para entendermos os conceitos de regio e regionalizao. Os autores Paulo Cesar Gomes da Costa chama a ateno para a origem etimolgica da palavra regio, que deriva do latim regere que significa governar, o que atribui ao termo regio, em sua concepo original, uma conotao eminentemente poltica, se referindo unidade poltico-territorial que dividia o Imprio Romano.
Regione nos tempos do Imprio Romano era a denominao utilizada para designar reas que, ainda que dispusessem de uma administrao local, estavam subordinadas s regras gerais e hegemnicas das magistraturas sediadas em Roma (GOMES, 1995, p. 49-50).

O advento da noo de regio teve ascendncia quando a necessidade de articulao entre o poder centralizado e sua influncia sobre uma rea de grande diversidade social, cultural e espacial, exigiu a segmentao do espao. O termo regio passa ento, como afirma Roberto Lobato Corra, a designar uma dada poro da superfcie da terra, que por diferentes razes e critrios se diferenciava de outra poro. A expresso regio empregada no senso comum como uma forma de referncia a lugares que se diferenciam uns dos outros. Segundo Gomes, na linguagem cotidiana a noo de regio est relacionada essencialmente aos princpios de localizao e de extenso, podendo
assim ser empregada como referncia associada localizao e extenso de um certo fato ou fenmeno, ou ainda ser uma referncia a limites mais ou menos habituais atribudos diversidade espacial [...] [ou ao] domnio de determinadas caractersticas que distingue aquela rea das demais. (GOMES, 1995, p.53)

A categoria regio , nesse sentido, de uso corrente e est disseminada tanto na linguagem comum, como na cientfica. Ela foi incorporada ao nosso cotidiano, e tambm entendida como o resultado de uma diviso regional, no qual reconhecida na perspectiva de unidade administrativa. Segundo Corra, as diferenas espaciais se vinculam essencialmente ideia de particularidade, e estas se traduzem de forma espacializada na regio. A regio resulta, ento, de
processos universais que assumiam especificidades espaciais atravs da combinao dos processos de inrcia, isto , a ao das especificidades herdadas do passado e solidamente ancoradas no espao, de coeso ou economias regionais de aglomerao que significa a concentrao espacial de elementos comuns numa dada poro do espao e de DIFUSO que implica no espraiamento dos elementos de diferenciao e em seus limites espaciais impostos por barreiras naturais ou socialmente criadas (CORRA, 1997, p. 192).

A globalizao torna notvel o carter particular das regies, e a particularidade se torna relevante na medida em que possibilita uma multiplicidade de recortes na superfcie terrestre. Os possveis recortes regionais atuais so mltiplos e complexos, a regio se constri em mltiplas escalas a partir de distintos agentes e possivelmente havendo

recobrimento entre elas. Mas a regio tanto uma realidade quanto uma criao intelectual, ao mesmo tempo vivida e compreendida de modo diferente por diferentes grupos sociais. A regio no inaltervel, ela est vinculada a prticas e processos histrico-sociais localizveis geograficamente. A regio uma importante categoria para que se possa compreender uma realidade particular em um sistema universal, onde as caractersticas locais possibilitam a criao de processos de delimitao espacial, que se impem atravs de processos de regionalizao. O processo de regionalizao se originou historicamente a partir do conhecimento das caractersticas do meio geogrfico, do conjunto de transformao ocorridas e realizadas pela sociedade no espao. A abordagem conceitual tida sobre regionalizao infere que seu significado no unicamente sinnimo de diferenciao de reas em determinado territrio, a regionalizao tambm entendida como o processo de formao de regies, que permite conceber a determinada regio uma identidade particular. A regionalizao um processo atuante na realidade, que se constitu pela fragmentao e/ou a integrao de reas. O resultado do processo de regionalizao depende dos mtodos, critrios e caractersticas levados em considerao na sua construo, juntamente com as transformaes ocorridas no tempo e no espao. Comumente, o processo de regionalizao, com o significado de diviso de um territrio, desenvolvido verticalmente, sendo o poder pblico o responsvel pelo surgimento de diversas e distintas regionalizaes. verdade, entretanto, que existem regionalizaes paralelas s impostas pelo Estado, so regionalizaes construdas horizontalmente, onde intelectuais e a sociedade em geral so seus idealizadores. De acordo com Milton Santos, enquanto nas verticalidades os vetores so entrpicos, trazendo desordem aos subespaos, criando e impondo normas aos lugares, nas horizontalidades os lugares so fortalecidos a partir de aes localmente constitudas, onde se busca ampliar a coeso social a servio do interesse coletivo. O termo regionalizao, de modo geral, pode ser interpretado atravs da formao e transformao de regies, sendo um processo contnuo, onde as caractersticas de determinada rea assumem certa particularidade e identidade. Pode tambm, ser interpretado como sinnimo noo de diferenciao espacial, estabelecendo limites entre reas e tendo finalidades especificas, em diferentes escalas geogrficas.

OS CINDACTAS
O processo de regionalizao pode alm de ser entendido como o de formao e transformao de regies, ser interpretado como sinnimo ideia de diferenciao espacial, instituindo limites entre reas e tendo desgnios especficos, em dspares escalas geogrficas. A partir dessa ideia, podemos analisar o processo de regionalizao dos CINDACTAs (Centro Integrado de Defesa Area e Controle de Trfego Areo) da Fora Area Brasileira, cuja regionalizao esta fundamentada e relacionada s funes e as reas de atuao, ou seja, as reas do espao areo brasileiro que so delimitadas e que permanecem sob responsabilidade dos quarto CINDACTAs institudos no Brasil. Na figura a seguir, podemos observar a regionalizao dos CINDACTAS.

CINDACTA I
1 Centro Integrado de Defesa Area e Controle de Trfego Areo Exerce a vigilncia e o controle da circulao area geral na sua rea de responsabilidade: a regio central do Brasil. Atuao O Primeiro Centro Integrado de Defesa Area e Controle de Trfego Areo (CINDACTA I) um elo permanente do Sistema de Controle do Espao Areo (SISCEAB) e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), prestando servios de: gerenciamento de trfego areo; defesa area; informaes aeronuticas; meteorologia aeronutica; telecomunicaes aeronuticas e busca e salvamento.

Responsvel pela maior quantidade de trfego areo do Pas - 45% do total -, o rgo est capacitado para lidar com 4.000 planos de voo repetitivos e 2.500 planos de voo simultneos. Est apto tambm para visualizar at 750 plots simultneos de 17 radares na FIR Braslia. O CINDACTA I, desde sua criao, atualiza-se permanentemente e hoje - aps a quarta evoluo de sistemas radar, terceira gerao de sistemas de tratamento e visualizao de dados, e segunda gerao de sistemas de comunicao terra-avio - opera com o que h de mais atual em tecnologia de controle do espao areo. Estrutura O Primeiro Centro Integrado de Defesa Area e Controle de Trfego Areo (CINDACTA I) est sediado na cidade de Braslia. Possui um efetivo de mais de duas mil pessoas distribudos pelas suas instalaes em diversas cidades do centro-sul brasileiro. Dispe de 18 Destacamentos de Controle do Espao Areo (DTCEA) onde esto localizados os meios, sistemas e equipamentos que do suporte s suas operaes. Eles esto instalados em reas estratgicas, nos estados do Mato Grosso, Gois, Minas Gerais, Esprito Santo, Rio de Janeiro, So Paulo, alm do Distrito Federal.

CINDACTA II
2 Centro Integrado de Defesa Area e Controle de Trfego Areo Exerce a vigilncia e o controle da circulao area geral na rea definida como de sua responsabilidade, notadamente o Sul do Pas. Atuao O Segundo Centro Integrado de Defesa Area e Controle de Trfego Areo (CINDACTA II) - organizao subordinada ao DECEA, prevista pelo Decreto n 87.758, de 01 de novembro de 1982 - a unidade responsvel pelo controle e gerenciamento do espao areo da Regio Sul e adjacncias. Presta servios de: gerenciamento de trfego areo, defesa area, informaes aeronuticas, meteorologia aeronutica, telecomunicaes aeronuticas e busca e salvamento. Sediado na cidade de Curitiba, Paran, o CINDACTA II um elo permanente do Sistema de Controle do Espao Areo (SISCEAB) e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA). Atualmente responsvel pela Regio de Informao de Voo (FIR) sobrejacente aos estados do Paran, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e parte de So Paulo, Mato Grosso, Gois e Esprito Santo. Hoje, o CINDACTA II responsvel pelo controle de trfego areo de uma regio de intensas movimentaes areas. Para fazer frente a esse volume de trfego, investe continuamente na atualizao de seus sistemas operacionais, na qualidade e excelncia de seus recursos tecnolgicos e na qualificao de seus recursos humanos.

Estrutura O CINDACTA II dispe de um Centro de Controle de rea (ACC), sete Controles de Aproximao (APP), oito Torres de Controle de Aerdromo (TWR) - alm de Estaes de Telecomunicaes Aeronuticas e Estaes Permissionrias de Trfego Areo (EPTA) distribudos pela sede e pelos Destacamentos sob sua jurisdio. Com um efetivo de mais de duas mil pessoas e apoiado por uma extensa rede de radares e estaes de telecomunicao, convenientemente alojadas em reas estratgicas, o rgo mantm instalaes em uma srie cidades brasileiras. Dispe de 15 Destacamentos de Controle do Espao Areo (DTCEA), onde esto localizados os meios, sistemas e equipamentos que do suporte s operaes da unidade. Eles esto instalados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paran.

CINDACTA III
3 Centro Integrado de Defesa Area e Controle de Trfego Areo Exerce a vigilncia e o controle da circulao area geral de uma regio que abrange o Nordeste do pas e uma extensa rea do Oceano Atlntico. Atuao O Terceiro Centro Integrado de Defesa Area e Controle de Trfego Areo (CINDACTA III) - organizao subordinada ao DECEA, prevista pelo Decreto n. 95.864, de 23 de maro de 1988 - responsvel pelo controle e gerenciamento do espao areo de uma rea que totaliza 13,5 milhes de quilmetros quadrados. Sediado na cidade de Recife, Pernambuco, o rgo atua no espao areo nordestino e numa vasta rea sobre o Oceano Atlntico - das proximidades da costa brasileira ao meridiano 10 w. Tem como uma de suas peculiaridades a operao ininterrupta no importante corredor de rotas entre os continentes sul-americano e europeu. Praticamente todos os voos vindos da Amrica do Sul, com esse destino, cruzam o espao areo sob a tutela do rgo. Estrutura Com um efetivo de mais de mil pessoas, o CINDACTA III gerencia dois Centros de Controle de rea (ACC), oito Controles de Aproximao (APP), seis Torres de Controle de Aerdromo (TWR), alm das Estaes de Telecomunicaes Aeronuticas e das Estaes Permissionrias de Trfego Areo (EPTA), distribudo pela sede e pelos Destacamentos sob sua jurisdio. So ao todo dez Destacamentos de Controle do Espao Areo (DTCEAs), onde esto localizados os meios, sistemas e equipamentos que do suporte ao controle efetivo do espao areo sob a responsabilidade do rgo.

CINDACTA IV
4 Centro Integrado de Defesa Area e Controle de Trfego Areo Exerce a vigilncia e o controle da circulao area geral na rea definida como de sua responsabilidade: as imediaes da regio amaznica. Atuao O Quarto Centro Integrado de Defesa Area e Controle de Trfego Areo conhecido com o CINDACTA da Amaznia. Organizao subordinada ao DECEA, prevista pelo Decreto n 5.196, de 26 de agosto de 2004, a unidade responsvel pelo controle e gerenciamento do espao areo do Norte do Pas. Mais de trezentos mil movimentos areos recebem, anualmente, o apoio de servios dessa unidade, tais como: gerenciamento de trfego areo, defesa area, meteorologia aeronutica, busca e salvamento, informaes aeronuticas e telecomunicaes aeronuticas. Responsvel pela a cobertura de cerca de 60 % do territrio nacional, o CINDACTA IV atua em uma rea de 5,2 milhes de quilmetros quadrados, abrangendo os estados do Amazonas, Par, Roraima, Rondnia, Amap, Acre, Mato Grosso, Tocantins e parte do Maranho. Estrutura O Quarto Centro Integrado de Defesa Area e Controle de Trfego Areo possui um efetivo de cerca de mil e quinhentas pessoas. Sediado na cidade de Manaus, possui instalaes distribudas por dezenas de municpios e distritos nos nove estados abrangidos pelos 5,2 milhes de Km de atuao do rgo - inclusive nas mais remotas localidades da Floresta Amaznica, onde o acesso por terra ou rio , at hoje, impraticvel. O CINDACTA IV gerencia hoje um Centro de Controle de rea (ACC), oito Controles de Aproximao (APP), dez Torres de Controle de Aerdromo (TWR) - alm das Estaes de Telecomunicaes Aeronuticas e das Estaes Permissionrias de Trfego Areo (EPTA) - distribudos pela sede e pelos Destacamentos de Controle do Espao Areo (DTCEA) sob sua jurisdio. Os DTCEAs so os sub-centros operacionais do CINDACTA, onde esto localizados os meios, sistemas e equipamentos que do suporte operacional ao rgo. Ao todo, o CINDACTA IV dispe de 27 Destacamentos.

ESPAO AREO NACIONAL


O Espao Areo Brasileiro compreende todo o Territrio Nacional e a poro nutica territorial. Ela dividida em cinco pores, representadas por FIR Flight Information Regions (Regies de Informao ao Voo), cada qual, responsvel pelo Controle de Trfego Areo e relacionada a um CINDACTA especfico, como podemos observar na imagem abaixo.

Regio de Informao ao Vo Curitiba (CWB)


Compreendida na poro mais austral do Brasil, compreende todas as Unidades Federativas da Regio Sul, bem como a metade do Estado de So Paulo, totalidade de Mato Grosso do Sul. Na vida real, tem como responsvel pela manuteno da integridade e da soberania do Espao Areo Brasileiro, na FIR, o CINDACTA II, localizado em Curitiba (no Aeroporto do Bacacheri).

Regio de Informao ao Vo Braslia (BSB)


rea central do nosso Pas, que responsvel pelo Controle de Trfego Areo dos Estados do Rio de Janeiro, Esprito Santo, Gois e Distrito Federal, poro norte do Estado de So Paulo, sul do Tocantins e leste de Mato Grosso. Nessa Regio de Informao ao Vo esto localizadas os Terminais de Controle de Trfego Areo mais movimentados do Brasil: So Paulo, Rio de Janeiro e Braslia. O CINDACTA I localizado na Cidade de Braslia/DF o responsvel pelo controle nessa regio.

Regio de Informao ao Vo Recife (REC)


A rea de Controle de Recife a responsvel pela Vigilncia e Controle do Nordeste brasileiro, exclusive a parte oeste do Estado do Maranho. Tem como responsvel o

CINDACTA III, localizado na Cidade de Recife/PE. Tem alguns dos principais destinos do vero brasileiro, sendo visitado por milhares de turistas estrangeiros, ou no tendo como principais destinos: Salvador, Recife, Natal e Fortaleza. Alm disso, encontra-se em alto-mar a Ilha de Fernando de Noronha, e nela encontra-se o Aeroporto de Fernando de Noronha, capacitado a receber avies de mdio porte (tais como Fokker 100 e Boeing 737), de administrao pblica, e operada pela INFRAERO.

Regio de Informao ao Vo Atlntico (ACO)


Localizada dentro do CINDACTA III em Recife, tem como responsabilidade a gerncia da Regio Ocenica que separa o Brasil da Europa e frica.

Regio de Informao ao Vo Amaznica (AMZ)


A Selva Brasileira gerenciada por essa FIR, compreendendo a Regio Norte do Brasil, parte Oeste de Mato Grosso e Maranho, e poro norte do Tocantins. Por l passam todos os vos rumo ou oriundos da Amrica do Norte e Central. O CINDACTA IV est localizado em Manaus.

CONSIDERAES FINAIS
A regionalizao um conceito que pode ser visto como uma espcie de programa de ao voltado para o estabelecimento ou o reforo de relaes reais e formais dentro de um espao que vai sendo delimitado pela prpria rede de relaes operativas que vai sendo estabelecida. Ela , portanto, uma estratgia que carece desenvolver seus prprios instrumentos de gesto, de acordo com um programa predeterminado e fundamentado. Existem diversas formas e de regionalizar o mesmo territrio, de acordo com a finalidade a que se refere a proposta de regionalizao. Este mesmo territrio do Brasil, utilizado e regionalizado de acordo com as funes e reas de atuao dos CINDACTAs, tem atrelado a ele outras propostas de regionalizao, como a proposta de regionalizao de Corra, cuja influncia da geografia crtica e do materialismo histrico explicitada nos critrios, que apresentam um carter intrinsecamente scio-econmico, e que se difere da Diviso Regional do Brasil - institucionalizada em 1970 pelo IBGE e ainda em vigor aps algumas alteraes - pela natureza dos critrios selecionados no processo de regionalizao, pois a Diviso Regional do Brasil em vigor busca relacionar aspectos fsicos/naturais e sociais/humanos. No caso dessas duas regionalizaes podemos relacionar e at comparar a eficcia e a aplicabilidade de seus critrios, como por exemplo, destacar que Corra altera as regies da Diviso Regional do Brasil, de maneira que reagrupa os estados, destacando-se a dissoluo da regio Centro-Oeste, e o agrupamento das regies Sul e Sudeste, todavia sempre obedecendo aos limites estaduais da diviso poltico-administrativa j estabelecida. J a regionalizao proposta para os CINDACTAs tem sua finalidade e critrios muito especficos, no fazendo sentido por isso compara-la aos critrios propostos em regionalizaes como as exemplificadas anteriormente, a no ser em nvel de simples ilustrao. A diviso dos CINDACTAs atende as particularidades do trafego areo brasileiro,

onde o CINDACTA I foi criado para exercer a vigilncia e o controle da circulao area geral d a regio central do Brasil, onde esto localizadas os Terminais de Controle de Trfego Areo mais movimentados do Brasil; o CINDACTA II foi criado para exercer a vigilncia e o controle da circulao area geral na rea do Sul do Pas e adjacncias; o CINDACTA III que tem com funo exercer a vigilncia e o controle da circulao area geral de uma regio que abrange o Nordeste do pas e uma extensa rea do Oceano Atlntico; alm do CINDACTA IV que exerce a vigilncia e o controle da circulao area geral na rea da regio amaznica e suas imediaes. Portanto, temos que o processo de regionalizao dos Cindactas contempla uma lgica de planejamento integrado, compreendendo as noes de territorialidade, na identificao de prioridades de interveno e de conformao de sistemas funcionais, de maneira a assessorar o planejamento e a gesto da Defesa Area e Controle de Trfego Areo do Brasil.

You might also like