You are on page 1of 2

Transgnicos

Transgnicos so organismos que, mediante tcnicas de engenharia gentica , contm materiais genticos de outros organismos. A gerao de transgnicos visa organismos com caractersticas novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Resultados na rea de transgenia j so alcanados desde a dcada de 1970, na qual foi desenvolvida a tcnica de DNA recombinante. A manipulao gentica combina caractersticas de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente no aconteceria na natureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAS de organismos que no se cruzariam por mtodos naturais.

Aplicaes:
A aplicao mais imediata dos organismos transgnicos e dos organismos geneticamente modificados em geral a sua utilizao em investigao cientfica. A expresso de um determinado gene de um organismo num outro pode facilitar a compreenso da funo desse mesmo gene. No caso das plantas, por exemplo, espcies com um reduzido ciclo de vida podem ser utilizadas como "hospedeiras" para a insero de um gene de uma planta com um ciclo de vida mais longo. Estas plantas transgnicas podero depois ser utilizadas para estudar a funo do gene de interesse mas num espao de tempo muito mais curto. Este tipo de abordagem tambm usado no caso de animais, sendo a Drosophila melanogaster mosca da fruta um dos principais organismos modelos. Em outros casos, a utilizao de transgnicos uma abordagem para a produo de determinados compostos de interesse comrcio, medicina ou agronmico, por exemplo. O primeiro caso pblico foi a utilizao da bactria Escherichia coli, que foi modificada de modo a produzir insulina humana em finais da dcada de 1970 Um exemplo recente, j em 2007, foi o facto de uma equipe de desenvolver mosquitos bobucha resistentes ao parasita da malria,atravs da insero de um gene que previne a infeco destes insectos pelo parasita portador da doena.

Alimentos transgnicos:
So alimentos produzidos a partir de organismos cujo embrio foi modificado em laboratrio, pela insero de pelo menos um gene de outra espcie. Alguns dos motivos de modificao desses alimentos so para que as plantas possam resistir s pragas (insetos, fungos, vrus, bactrias e outros) e a herbicidas. O mau uso de pesticidas pode causar riscos ambientais, tais como o aparecimento de plantas resistentes a herbicidas e a poluio dos terrenos e lenis de gua. O uso de herbicidas, inseticidas e outros agrotxicos pode diminuir com o uso dos transgnicos, j que eles tornam possvel o uso de produtos qumicos corretos para o problema. Uma lavoura convencional de soja pode utilizar at cinco aplicaes de herbicida, enquanto que uma lavoura transgnica Roundup Ready (resistncia ao herbicida glifosato) utiliza apenas uma aplicao.

You might also like