You are on page 1of 15

Questes elaboradas pelo professor Leandro Villela de Azevedo (professoelandrovillela@gmail.com) www.profleandro.com www.tecnaula.blogspot.

com

Tema: Renascimento Questes aplicadas entre os anos de 2008 e 2012 Escola Villare

O renascimento criou uma nova forma de trabalho que no era nem o trabalho servil e nem o assalariado que conhecemos hoje. Tratava-se do mecenato. a-) Explique como funcionava b-) Hoje em dia tambm existem mecenas. O que seria um mecenas atualmente?

Comparando a cultura renascentista com a cultura medieval: a-) Quais as principais diferenas de enfoque cultural? b-) Quais as principais diferenas quanto s tcnicas? c-) Quais as principais diferenas quanto aos meios de produo?

O que era e como funcionava o mecenato durante o renascimento? Que opo abaixo melhor define a relao de trabalho surgida no Renascimento, conhecida pelo nome de mecenato: a-) Um senhor de terras, membro da nobreza, contrata um pintor, mediante pagamento monetrio, para que esse crie obras previamente definidas b-) Um burgus, financia os estudos e o equipamento de um artista, criando laos de dependncia do mesmo ao seu patrono, de modo que este produza obras ao seu benfeitor c-) Um membro do clero, atravs da promessa da remisso dos pecados, obriga membros fiis da igreja a produzirem obras artsticas de acordo com a sua vontade d-) Um membro da burguesia, por possuir um feudo, oferece parte deste feudo em troca de produo artstica ilimitada, deixando o artista trancado em altas torres at que estes cumpram o que haviam prometido

e-) Um membro da nobreza, atravs de contrato verbal, convence um pintor a fazer quadros a este, e aps o cumprimento da tarefa o pintor recebe prestgio, mas nunca apoio financeiro 9 O que correto afirmar sobre o movimento artstico-cultural chamado de renascimento: a-) Esse movimento foi financiado pelas monarquias absolutistas e tinha como objetivo fortalecer o estado real b-) Esse movimento foi financiado pela Igreja Catlica e tinha como objetivo fazer uma propaganda da Igreja para os novos convertidos c-) Esse movimento foi financiado pela Burguesia e tinha como objetivo colocar essa nova classe social em destaque perante a sociedade da poca d-) Esse movimento foi financiado pelos Islmicos e tinha como objetivo ir contra o poder cultural da Igreja Catlica e estabelecer o Isl e-) Esse movimento foi financiado pelos servos e tinha como objetivo trazer libertao da escravido e servido.

Das figuras abaixo, a 1 do renascimento, de um pintor chamado Mantegna, chamada Cristo Morto, a figura chorando ao lado dele Maria, sua me. A 2 figura da Idade Mdia, e no temos o autor ou o nome da obra. Observe atentamente as duas figuras:

Quais as principais diferenas das duas obras? O que podemos descobrir sobre a Idade Mdia comparativamente com a poca do Renascimento comparando essas duas obras?

b-) Por que Maria, ao lado de Jesus, parece to idosa comparativamente s outras imagens da Idade Mdia? Essas duas imagens abaixo foram retiradas de um caderno de anotaes pessoais de Leonardo Da Vinci, Esses estudos eram importantes para dar maior realismo s imagens pintadas, sendo a imagem da direita, por exemplo, um tero de uma mulher grvida.

Inspirado pelas imagens acima faa uma pequena redao relacionando saber cientfico com produo artstico cultural, tanto na poca do renascimento, como nos dias de hoje.

Abaixo h 4 produes de Leonardo Da Vincci

Com base nas obras acima veja as afirmaes:

I A preocupao com aspectos cientficos do conhecimento surge no renascimento, deixando de lado a busca pela beleza fsica

II O conhecimento cientfico alia-se busca da beleza uma vez que a perfeio buscada pelo renascimento podia unir cincia e beleza

III O conhecimento no renascimento tinha um aspecto muito mais religioso do que cientfico, demonstrado pela completa falta de proporo e conhecimento anatmico humano

Assinale a resposta correta: a-) Apenas a I est correta b-) Apenas a II est correta c-) Apenas a III est correta d-) Apenas a I e a II esto corretas e-) Apenas a II e a III esto corretas Abaixo encontra-se o quadro Cristo Morto de Andrea Mantegna.

No quadro aparecem 3 pessoas, uma no centro, uma idosa chorando esquerda e uma pessoa quase sumida ao lado dela. Quem so as duas pessoas principais do quadro (a deitada e esquerda)

Abaixo encontra-se outros dois quadros onde aparecem os mesmos personagens acima

Compare o quadro de Mantegna com esses dois quadros. Quais so as principais diferenas e quais so as principais semelhanas? Que idia esto presentes no quadro de mantenha? Qual das lnguas abaixo no foi criada na poca do renascimento? a-) Portugus b-) Ingls c-) Alemo

d-) Italiano e-) Grego

Produza um texto de 7 a 12 linhas explicando a importncia do renascimento cultural para a Europa. Cite ao menos 3 artistas de campos diferente e explique suas obras (pintores, escritores, escultores, inventores, etc.) A seguir encontra-se o quadro Cristo Morto de Andrea Mantegna

a-) Que elementos presentes neste quadro, tanto na imagem de Maria (me de Jesus) esquerda, como em Jesus so diferentes do que normalmente vemos em imagens de ambos? b-) Que ideias do pintor Andre Mantegna esto representadas neste quadro atravs da anlise das diferenas citadas acima?

Essas duas imagens abaixo foram retiradas de um caderno de anotaes pessoais de Leonardo Da Vinci, Esses estudos eram importantes para dar maior realismo s imagens pintadas, sendo a imagem da direita, por exemplo, um tero de uma mulher grvida.

Inspirado pelas imagens acima faa uma pequena redao relacionando saber cientfico com produo artstico cultural, tanto na poca do renascimento, como nos dias de hoje.

A seguir encontra-se o afresco ltimo Toque, representando esquerda Ado e direita Deus, tocando o homem pela ltima vez aps t-lo criado no paraso

Produza um texto analisando a imagem, tendo como foco da anlise da questo entre TEOCENTRISMO e ANTROPOCENTRISMO no renascimento.

Explique como ocorre a decadncia do poder da Igreja Catlica na baixa Idade Mdia, usando como exemplo a Peste Negra, Renascimento ou Reforma Protestante

Sobre o surgimento das lnguas nacionais o que correto afirmar? a-) A obra Lusadas, de Pero Vaz de Caminha, inicia a produo na lngua portuguesa, ao contar o descobrimento do Brasil b-) A obra Dom Quixote de La Mancha, escrita por Dante Alighieri, inicia a produo na lngua italiana, contando a histria de um cavaleiro que tinha por objetivo destruir moinhos de vento c-) a obra Divina Comdia, escrita por Dante Alighieri, inicia a produo em lngua italiana, contando a histria de uma pessoa que conheceu os sete crculo do cu e os sete crculos do inferno d-) A obra Lusadas, de Lus Vaz de Cames, inicia a produo na lngua portuguesa, contando o descobrimento do Brasil

e-) a obra Fausto, escrita por Miguel de Cervantes, inicia a produo em lngua espanhola, contando a histria de um homem que fez um pacto com o demnio Os sculos XV e XVI vero surgir diversas obras em lnguas nacionais, sendo estas passo importantssimo para o surgimento das lnguas modernas que temos hoje (portugus, espanhol, francs, alemo, italiano, etc) Entretanto, todas as obras criadas na poca, de certa forma, pretendiam ressaltar o modo de viver da burguesia e ao mesmo tempo demonstrar fraqueza das outras classes sociais.

Citando exemplo de duas das obras abaixo, justifique a frase acima.

Auto da Barca do Inferno / Divina Comdia / Dom Quixote / Romeu e Julieta / Fausto /

A primeira das obras em lngua nacional de grande importncia a Divina Comdia de Dante Alighieri. Leia a passagem abaixo:

Por esse ar sem estrelas irrompia Soar de pranto, de ais, de altos gemidos: Tambm meu pranto, de os ouvir, corria.

Lnguas vrias, discursos insofridos, Lamentos, vozes roucas, de ira os brados, Rumor de mos, de punhos estorcidos,

Nesses ares, pra sempre enevoados, Retumbavam girando e semilhando

Areais por tufo atormentados.

A mente aquele horror me perturbando, Disse a Virglio: Mestre, que ouo agora? Quem so esses, que a dor est prostrando?

Deste msero modo tornou chora Quem viveu sem jamais ter merecido Nem louvor, nem censura infamadora.

De anjos mesquinhos coro -lhes unido, Que rebeldes a Deus no se mostraram, Nem fiis, por si ss havendo sido.

a-) A que local esta parte do poema se refere? b-) Como so caracterizadas as pessoas que foram a esse local? c-) Explique, segundo o que voc aprendeu em aula, que ideias havia por trs desta obra. Abaixo, h fotos de dois livros de medicina. A primeira imagem do sculo XVI, feita por Leonardo Da Vinci. A de baixo foi feita no sculo XI, por um autor desconhecido.

Identifique, na imagem 1, pelo menos trs rgos do corpo humano. Identifique, na imagem 2, pelo menos dois rgos do corpo humano. Quais as principais diferenas entre as duas imagens?

Quais as principais semelhanas entre as duas imagens? O Renascimento tambm o bero das lnguas nacionais. Temos, na lngua portuguesa, as obras de Lus Vaz de Cames.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiana; Todo o mundo composto de mudana, Tomando sempre novas qualidades. Continuamente vemos novidades, Diferentes em tudo da esperana; Do mal ficam as mgoas na lembrana, E do bem, se algum houve, as saudades. O tempo cobre o cho de verde manto, Que j coberto foi de neve fria, E em mim converte em choro o doce canto. E, afora este mudar-se cada dia, Outra mudana faz de mor espanto: Que no se muda j como soa. Lus de Cames a-) Podemos dizer que o tempo de Cames era de muitas mudanas e novidades? Explique: b-) O que querem dizer os versos Do mal ficam as mgoas na lembrana, e do bem, se algum houve, as saudades.? c-) No campo das artes musicais, temos uma evoluo um pouco posterior, sendo que os grandes nomes da msica chamada clssica surgem j no final do sculo seguinte ao de Cames. Entre eles, temos Vivaldi. Pesquise na Internet o nome da principal obra deste compositor. d-) O tema da obra de Vivaldi tambm aparece no poema de Cames, citado acima. Isole os versos de Cames que tem o mesmo tema que o ttulo da obra de Vivaldi. A principal obra de Cames Os Lusadas. Abaixo esto alguns trechos:

"Mas tu, de quem ficou to mal pagado Um tal vassalo, Rei, s nisto inicio, Se no s pera dar-lhe honroso estado,

ele pera dar-te um Reino rico. Enquanto for o mundo rodeado Dos Apolneos raios, eu te fico Que ele seja entre a gente ilustre e claro, E tu nisto culpado por avaro. "Mas eis outro (cantava) intitulado Vem com nome real e traz consigo O filho, que no mar ser ilustrado, Tanto como qualquer Romano antigo. Ambos daro com brao forte, armado, A Quloa frtil, spero castigo, Fazendo nela Rei leal e humano, Deitado fora o prfido tirano.

a-) A qual episdio os versos se referem? Mostre passagens do texto que demonstrem isso. ( IMPORTANTE PESQUISAR ALGUMAS PALAVRAS, POR EXEMPLO O QUE QUILOA?) b-) Cames faz referncia a um outro povo que no o portugus. Por que motivo ele escolheu esse povo em especfico?

You might also like