You are on page 1of 2

Questes elaboradas pelo professor Leandro Villela de Azevedo (professoelandrovillela@gmail.com) www.profleandro.com www.tecnaula.blogspot.

com

Tema: perodo elisabethano Questes aplicadas entre os anos de 2008 e 2012 Escola Villare

A Inglaterra era apenas uma ilha a enfrentar o maior imprio de todos os tempos. A rainha Elisabeth era mulher em uma sociedade machista, era jovem em uma terra de reis experientes, no tinha tido educao real em uma terra de especialistas em economia e guerra. No primeiro enfrentamento ela pode at ter tido sorte, mas aps esse ela cria medidas que no s garantiriam a Inglaterra continuar no mapa, como ela cria as bases para transformar em alguns anos a Inglaterra na maior potncia do mundo a-) De que conflito o texto fala? b-) Quais foram as medidas que ela tomou para garantir o poder da Inglaterra? c-) Explique pelo menos duas de forma detalhada.

Explique como o Imprio Espanhol foi formado, desde o surgimento da Espanha at a Unio entre Portugal e Espanha (Unio Ibrica)

Explique cada uma das 3 medidas criadas pela Rainha Elisabeth para enfraquecer o imprio Espanhol a-) Pirataria e Corsrios b-) Auxlio da Independncia da Holanda c-) Ship Money

Filmes imortalizaram a pirataria como algo de grandes aventuras e no como um aspecto negativo em si. Se formos parar para pensar, muitas pessoas, ao assistirem a filme de piratas, j tiveram vontade de se transformar em um. Vamos analisar em conjunto com a sala os motivos que levariam os produtores de cinema a transformarem a ao de roubo e saque em algo aparentemente bom e depois escrever aqui a nossa opinio pessoal, baseada nessa discusso.

You might also like