You are on page 1of 40

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN ARQUITETURA E URBANISMO

TEORIA DO
URBANISMO

ANTONIO CASTELNOU
CURITIBA 2007

SUMRIO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

Introduo Cidade Antiga Cidade Clssica Cidade Muulmana Cidade Medieval Cidade Renascentista Cidade Colonial Cidade Barroca Cidade Iluminista Cidade Industrial Cidade Americana Cidade Brasileira Pr-Urbanismo Urbanismo Moderno Desurbanismo Urbanismo Celebralista Planejamento Urbano Multidisciplinaridade Desenho Urbano Morfologia Urbana Conservao Integrada Urbanismo Ps-Moderno Cidade do Futuro Concluses

05 09 13 19 23 29 35 41 47 53 57 63 71 77 83 89 93 99 105 109 115 123 129 135 137

Referncias Bibliogrficas

INTRODUO
Pode-se afirmar que foi somente em meados do sculo XIX, com as vrias transformaes decorrentes do processo de industrializao, que nasceram teorias de bases cientficas sobre a questo urbana, embora a prtica do URBANISMO seja bastante antiga, datando dos primrdios da humanidade. Desde a Antiguidade, o homem viu
o ESPAO URBANO como campo de interveno, projetando cidades novas ou ainda fazendo modificaes nos traados das antigas. Porm, tais experincias eram fundamentadas somente em questes tcnicas e estticas, sem terem uma viso social, poltica e econmica ao se abordar o fenmeno.

Atualmente, a CIDADE vista como uma entidade global, representando o ponto crtico das relaes sociais, econmicas e polticas, as quais se expressam a partir de sua espacializao e que etapa fundamental de um processo histrico irreversvel e dinmico (MUMFORD, 2001).

At ento, o URBANISMO era visto somente como um conjunto de normas de composio arquitetnica, baseadas em critrios funcionais, construtivos ou estticos; estes definidos em parte na Idade Antiga, como a planta ortogonal e zoneamento funcional; ou a partir do Renascimento, como a aplicao de eixos perspectivos e normas de composio geomtrica (GOITIA, 2003).

O Planejamento Urbano torna a cidade um objeto de estudo multidisciplinar, ou seja, da aplicao de conhecimentos histricos, sociolgicos, econmicos, psicolgicos e tecnolgicos, entre outros, enquanto o Desenho Urbano responsvel pelas propostas projetuais (configurao) em nvel fsico-espacial. Historicamente, o surgimento das
primeiras cidades coincidiu com o incio da CIVILIZAO (civitas = cidade em latim), o que representou o aparecimento de novos valores de identidade queles indivduos que passaram a ser denominados de cidados (ou civis).

ALDEIA (do rabe ad-da) assentamento; aldeamento

METPOLE (do gr. meta; mudana da polis) rede (F. ASCHER)

MEGALPOLE (do gr. megalon; gigantesca polis) conj. metrpoles

VILA (do latim villa) povoado; vilarejo (setores 1 e 2 )

CIDADE (do latim civitas) centro urbano; urbe (+2.000 hab)

METRPOLE (do gr. metropolis; cidade-me) rea conurbada

Estudar a HISTRIA DAS CIDADES o mesmo que estudar a histria da civilizao humana, j que o homem passou a ser considerado civilizado somente quando comeou a habitar em aglomerados urbanos, os quais se caracterizavam por sua maior densidade de ocupao e sua diferenciao espacial, alm da forte dependncia com o entorno prximo ou longnquo. CIDADES so lugares onde existe
uma diviso social do trabalho por meio de atividades especializadas, cujas bases so econmicas (produo agrcola intensiva, extrao de minerais, industrializao, trocas comerciais, prestao de servios ou smbolos do poder temporal e/ou religioso). Atualmente, a metade da populao do mundo mora em cidades. Para o ano 2025, esta cifra aumentar para 75%. O nmero de brasileiros vivendo em reas urbanas, que hoje est em torno de 80%, chegar a 90% j em 2010. A principal funo da cidade converter o poder em forma, a energia em cultura, a matria inanimada em smbolos vivos de arte, e a reproduo biolgica em criatividade social LEWIS MUMFORD, em The culture of cities (1938).

Os povos primitivos demonstraram acentuada predileo pela curva na construo e disposio de suas moradias (choas), resultando em aldeias geralmente circulares, tanto por questes prticas (proteo da comunidade por cercas ou paliadas) como religiosas (fases cclicas da natureza, o movimento circular de renovao da vida e a localizao central dos rituais sagrados).

A configurao formal das primeiras aldeias revela as relaes de parentesco (cls), fator determinante na localizao das moradias, assim como as interrelaes do grupo, baseadas na propriedade comunal (GUIMARES, 2004). A REVOLUO URBANA, ou seja,
a transformao das aldeias em cidades primitivas, ocorrida por volta de 4000-3500 a.C., no se deu por crescimento, mas sim pelo estabelecimento de um local aparelhado, mais diferenciado e privilegiado, que se tornou sede da autoridade de um grupo que passou a ser dominante em relao a outro (CHILDE, 1981).

H mais de 10.000 anos atrs, no Mesoltico (entre o perodo paleoltico e neoltico), a populao do mundo no passava de 5 a 8 milhes de habitantes. Inicialmente nmade, caador e coletor de alimentos, o ser humano vivia em bandos formados por no mais que 50 indivduos, que se abrigavam em cavernas ou construes provisrias A REVOLUO AGRCOLA teve
incio aproximadamente em 8000 a.C., na Fase da Pedra Polida ou Barbrie (Neoltico), caracterizando-se pelo surgimento do cultivo de gros e pela domesticao de animais, processos que conduziram sedentarizao do homem e, finalmente, ao aparecimento das primeiras ALDEIAS, ou seja, um aglomerado uniforme de casas. Supe-se que as primeiras aldeias agrcolas permanentes tenham surgido nas regies do Oriente Mdio e do Nordeste africano.

Nas cidades primitivas, que apareceram junto escrita, nasceram as indstrias e os servios, que no eram mais executados pelas pessoas que cultivavam a terra, mas por outras, que passaram a ser mantidas pelas primeiras com o excedente acumulado do produto total. Nesse momento, surgiram tambm classes ligadas ao poder religioso e/ou temporal, que se tornaram os lderes espirituais e os nobres, os quais estabelecem leis e regras urbanas.

PRIMEIRAS CIDADES
Tradicionalmente, considera-se Jeric, em Cana (Cisjordnia), como a cidade mais antiga do mundo, datada de cerca de 8000 a.C. Contudo, a cidade original, muito citada na Bblia, foi destruda e abandonada vrias vezes. Restaram apenas algumas runas, desabitadas, como uma muralha que comprova se tratar de uma cidade de 2.000 a 3.000 habitantes. Com o tempo, o centro urbano foi se deslocando e a cidade atual encontra-se a 2 km de suas origens.
A maior parte das cidades primitivas desenvolveram-se por volta de 4000 a.C., originadas de aldeias ao leste das montanhas sumerianas, entre os rios Tigres e Eufrates, no Oriente Mdio. L tambm surgiram: Nipur, Isin, Churupak, Uruk e Ur, ao sul do atual Iraque. So igualmente antigas: Ombos (Egito), Damasco (Sria); Byblos, a 50 km de Beirute (Lbano); e Sanaa (Imen). Essas cidades desenvolveram-se em vales de rios, o que garantia a fertilidade do solo, a facilidade de irrigao e a possibilidade de transporte, tornando-se centros simblicos e locais para o comrcio e fabricao de artefatos, alm da prestao de servios religiosos e militares (FERRARI, 1991).

Na MESOPOTMIA, o excedente da produo agrcola acabou nas mos dos governantes das cidades representantes do deus local, que viviam em um palcio-fortaleza , os quais administravam as riquezas e construam benfeitorias, tais como templos religiosos (ziggurat), monumentos, armazns e canais, alm de muros circundantes que individualizavam toda a rea urbana, defendendo-a de inimigos.

UR
Por volta de 3000 a.C., as cidades sumerianas j eram bastante grandes, distinguindo-se na sua aparncia o conjunto emaranhado de casas comuns, feitas em barro, e os edifcios sagrados, de massa maior e mais elevada. Ur possua cerca de 100 hectares e abrigava milhares habitantes, sendo protegida por uma muralha e um fosso. Seus terrenos eram divididos individualmente entre seus cidados, enquanto o campo (pomares e pastagens) era administrado em comum por conta das divindades. Somente a partir de 2000 a.C. que
a Sumria encontrou alguma estabilidade com Sargo de Acad, o que possibilitou a fundao de novas cidades, onde a estrutura dominante no era o templo mas o palcio do rei. Como exemplos: Khorsabad (721-705 a.C.), cidade-palcio fundada por Sargo II, perto de Nnive; e, mais tarde, Pasrgada e Perspolis, dos reis persas. Com o fortalecimento do imprio, ocorreu a ampliao de capitais como Nnive e Babilnia, que se tornaram grandes metrpoles.

As cidades primitivas eram geralmente unidades polticas independentes (cidades-estado), baseadas em uma organizao familiar. Seus integrantes formavam associaes de carter restrito, moldadas em estruturas de consanginidade. Dominavam extensas terras sua volta e administravam seus negcios como naes independentes.

BABILNIA
Capital de Hamurabi, foi planificada por volta de 2000 a.C., tornando-se a maior cidade da Antigidade, alcanando meio milho de habitantes. Tendo sido destruda e reconstruda vrias vezes, devido sua importncia como centro religioso, consistia basicamente em um grande retngulo de 1,5 x 2,5 km, dividido em duas metades pelo rio Eufrates.

Absorvendo os poderes mgicos das divindades locais, os faras tinham grande domnio sobre o territrio e recebiam muito mais excedentes que os dos sacerdotes asiticos. Com isto, construram grandes obras pblicas, templos e cidades, alm de sua tumba monumental, a pirmide em pedra, smbolo da imortalidade (PEVSNER, 1988).

Diferenciando-se da Sumria, os
monumentos egpcios no formavam o centro da cidade, mas eram dispostos de per si como uma cidade independente, divina e eterna, construda em blocos de pedra, que dominava e tornava insignificante a cidade transitria dos homens, construda em tijolos, inclusive os palcios dos faras no poder.

A superfcie contida pelos muros era de aproximadamente 400 hectares, havendo outro muro mais extenso (com 21, com 80 m de altura e 20 m de espessura, com 110 portes macios de cobre) compreendendo quase o dobro da rea. Foi traada com regularidade geomtrica, com ruas retas e de largura constante, desaparecendo a distino entre os monumentos e as zonas habitadas pelas pessoas comuns (FERRARI,1991).

Babilnia era formada por uma


srie de recintos, os mais externos abertos a todos e os mais internos reservados aos reis e sacerdotes. As casas particulares reproduziam em pequena escala a forma dos templos e palcios, com ptios internos e pequenos muros.

A CIDADE DIVINA do antigo Egito a nica sobrevivente nos dias de hoje era uma cpia fiel da cidade humana, onde todos os personagens e objetos da vida cotidiana eram reproduzidos e mantidos imutveis. Feita em pedra para permanecer imutvel com o tempo e habitada pelos mortos, era feita para ser vista de longe e povoada de formas geomtricas simples (prismas, pirmides, obeliscos ou esttuas gigantescas). Os esforos em construir uma
cpia perfeita e estvel da vida humana acabaram consumindo recursos e, sob o Mdio Imprio, em cerca de 2000 a.C., as duas cidades separadas tenderam a se unir em uma cidade nica. A capital do Mdio Imprio, Tebas que em 1600 a.C. j possua 250.000 habitantes , era dividida em dois setores: o povoado margem direita do Nilo, onde se destacam os templos de Karnak e de Luxor (el-Aqsar); e a necrpole nos vales da margem esquerda, onde esto as tumbas dos faras.

No EGITO, as primeiras cidades datam de 3500 a.C., e diferenciam-se das mesopotmicas pelos seus vestgios terem desaparecido devido s enchentes anuais do rio Nilo. Sobraram como testemunhos do passado as construes em pedra dos grandes centros mais recentes, como Menfis, Tebas e Cairo. Os soberanos egpcios (faras) no
eram representantes de um deus, como os governantes sumerianos, mas eram eles mesmos os deuses, com poderes mgicos como os de controlarem as inundaes do Nilo. 8

2
CIDADE ANTIGA

Provavelmente criada por volta de 3000 a.C., a cidade de Mohenjo-Daro, situada no Vale do Indo (Paquisto), possua duas zonas distintas: a alta e a baixa, apresentando traado mais regular do que se apresentava nas cidades primitivas. Identificam-se trs ruas principais orientadas no sentido Norte-Sul e outra perpendicular a elas, que cortam um conjunto de pequenas ruelas que constituem ncleos mais primitivos. Seu traado uniforme e as runas
de construes em ladrilho (cermica artesanal) e adobe (tijolos de barro cru) apontam para uma civilizao emergente, cuja cidade j apresentava preocupaes com a pavimentao de ruas e com o escoamento das guas, assim como balnerios pblicos (GOITIA, 2003).

Do VI ao IV sculo a.C., todo o Oriente Mdio foi unificado pelo IMPRIO PERSA, que se estendeu do Egito at o Vale do Indo. Seu centro poltico concentrava-se na regio onde atualmente se encontra o Ir. Durante esta fase, toda regio gozou de um longo perodo de paz e administrao uniforme, permitindo a circulao de homens, mercadorias e idias de uma extremidade a outra (BENEVOLO, 2001). Na cidade-palcio monumental dos reis
persas, Perspolis, os modelos arquitetnicos dos vrios pases do imprio foram combinados entre si dentro de um rgido esquema cerimonial, marcado pela exatido e pela ortogonalidade compositiva. A religio persa tinha como livro sagrado o Avesta, de autoria atribuda a Zoroastro ou Zaratustra , que dispensava templos e defendia uma crena na vida extraterrena e na imortalidade da alma.

Eram estas as caractersticas das cidades antigas do Oriente Prximo:


a) Localizao estratgica, derivada de condicionantes naturais (clima, fertilidade do solo, proximidade com rios, etc.) e da afirmao simblica (sede de poder, de riqueza e de proteo militar); b) Inexistncia de um conceito unitrio de planejamento urbano, resultando em uma planimetria irregular e um traado espontneo predominante; c) Segregao ntida entre o recinto da cidade e o campo, devido muralha, mas completa dependncia entre ambos; d) Apesar da variedade, os palcios, os templos e as principais moradias apresentavam forte configurao geomtrica e simetria axial; e) Imponncia das edificaes que representavam o poder e a presena de uma avenida monumental destinada a desfiles triunfais e cortejos religiosos.

A CAPADCIA, regio localizada no planalto central da Turquia, cujo relevo acidentado foi esculpido pela ao da eroso e por atividades vulcnicas, possui peculiaridades representadas por uma intricada rede de cavernas que penetram dezenas de metros no interior da terra para formar verdadeiras cidades subterrneas, as quais foram ocupadas pelos hititas, a partir de 2500 a.C.; e pelos persas, at a libertao por Alexandre, o Grande, em 334 a.C., os quais foram sucedidos pelos romanos.

No EXTREMO ORIENTE que abrange a ndia, a Indochina, a China e o Japo , a civilizao urbana comeou mais tarde do que a zona compreendida entre o Mediterrneo e o Golfo Prsico, por volta de 2000 a.C., isto devido a diferenas geogrficas (territrios tropicais), opes econmicas de agricultura (plantaes extensivas) e diretivas culturais (preceitos religiosos) (JELLICOE & JELLICOE, 1995). Essa regio mais quente e mida
que a precedente, isolada do resto da sia pelo grande sistema montanhoso do Himalaia e regada por rios, bastante impetuosos e inconstantes, devido ao clima de mones, permitiu o estabelecimento de populaes numerosas em plancies irrigveis (favorveis ao cultivo do arroz), circundadas por montes em que permaneceram habitantes incultos e nmades no-civilizados. Tal organizao econmica permitiu a formao de grandes Estados unitrios, onde a classe dirigente era composta por aqueles que concentraram em suas mos um enorme excedente que garantia as condies de sobrevivncia. Estabeleceu-se um contraste fundamental: ao norte, as montanhas hostis e desconhecidas, de onde vinham ventos frios, animais selvagens e inimigos; e, ao sul, a plancie cultivada, o mar e o calor. No Extremo Oriente, a ordem latente do universo tornou-se uma ordem visvel, geomtrica e arquitetnica. Os eixos de simetria ligavam a cidade aos pontos cardeais (o universo celeste); os muros imprimem-lhe uma forma regular e a defendem dos inimigos; a multiplicidade dos espaos e dos edifcios revela a complexidade das funes civis e religiosas, com seu minucioso cerimonial (BENEVOLO, 2001).

Desde o incio, a relao entre poder, prosperidade e virtude dominou a cultura oriental, que sempre buscou assegurar a paz e a harmonia social atravs da mediao entre os princpios opostos do YIN e do YANG (o frio e o calor, a sombra e a luz, o descanso e a atividade, etc.). Por esta razo, os assentamentos
humanos orientais deveriam garantir o justo equilbrio entre o norte e o sul, mantendo distncia os perigos do primeiro, refreando em canais as guas que desciam dos altiplanos e transformando-as em elemento de vida no sul.

A CIVILIZAO CHINESA nasceu s margens dos rios Amarelo (Huang-He) e Azul (Yang-Ts-Kiang), sendo sua tradio cultural codificada aps a unificao do imprio no sculo III a.C., permanecendo substancialmente a mesma em toda a sua histria, apesar das crises e das revolues polticas e religiosas. Mesmo invases como as dos mongis no sculo XIII no interromperam a sua continuidade. As regras urbansticas e de
construo chinesas formaram-se na era Chu (1050-350 a.C.), sendo transmitidas at hoje. As cidades nasceram como refgio, residncia estvel da classe dirigente (sacerdotes, guerreiros e tcnicos) temporariamente capaz de acolher a populao camponesa do distrito circundante (FERRARI, 1991).

No seu desenvolvimento geral, a CIDADE ORIENTAL tornou-se um posto dominante e de grande quantidade de significados utilitrios e simblicos, pois era a sede do poder e, logo, a mediao entre opostos, que regulava e representava todo o territrio.
10

As antigas cidades chinesas eram rigorosamente quadradas e compostas por dois cintures de muros: um interno, que encerrava a cidade habitada; e um externo, que rodeava um espao vazio de hortas e pomares. As regras foram descritas pelo
literato chins Meng-Tsi (372-289 a.C.), empregando a unidade de medida urbanstica denominada li, correspondendo a cerca de 530 m.

Segundo sua grandeza, as cidades chinesas podiam ser de trs categorias: tscheng (cujo cinturo interno teria permetro de 1 li e externo de 3 li, podendo chegar a 7 li); ji (a intermediria, com cinturo interno de 7 li e externo de 11 li); e tu (com cinturo interno de 11 li e externo de 14 li) (BENEVOLO, 2001).

Os ambientes individuais ou coletivos da cidade chinesa conservavam sua forma regular e simtrica, mas o conjunto adquiria um aspecto irregular devido s caractersticas do local. O paisagismo tornava-se ento o elemento vinculador. Tais regras repetiam-se tanto nos
conjuntos monumentais (palcios do imperador, que era a suprema autoridade religiosa e civil) como nos edifcios e espaos para a vida privada, buscando a harmonia do ambiente csmico. Algumas capitais imperiais da China, como Chang-Na, Hang-Chu e Beijing (que recebeu vrios nomes, como Ki-Yen, Yen-King, ChungTu e Khan-Balik, alm de Pequim) chegaram a superar um milho de habitantes.

A espinha dorsal do complexo so dois conjuntos de trs palcios no centro da estrutura predominantemente simtrica e cujo acesso principal se d pelo Porto Meridional ou da Paz Celestial, com 34 m de altura e que conduz ao Palcio da Suprema Harmonia, local do trabalho do imperador e onde se celebravam as festividades reais, situando-se ali, em uma de suas 44 salas, o trono imperial. O Porto da Divina Coragem, no
lado oposto entrada principal, leva ao Jardim Imperial e a trs palcios da Pureza Celestial, da Tranqilidade Terrena e da Unio Celestial e Terrena , que eram usados como aposentos pela famlia imperial.

A CIDADE PROIBIDA, situada na capital chinesa, foi a residncia oficial de 24 imperadores das dinastias Ming e Qing, de 1420 at 1911. Rodeada por um largo canal e uma muralha de 10 m de altura, cuja extenso de 3,4 km encerra uma rea de 720.000 m2 (equivalente a 90 campos de futebol), este recinto rene seis palcios e mais de 800 edifcios, perfazendo 9.999 aposentos antes freqentados apenas pelo imperador, a famlia real e os funcionrios palacianos.

No JAPO, a falta de grandes espaos e de rios navegveis excluiu inicialmente a existncia de grandes cidades. Com a unificao do pas, no final do sculo III a.C., surgiu a exigncia de uma cidade capital, esta projetada segundo as regras rgidas dos antigos chineses. Do sculo VI ao VIII d.C., vrias
capitais (Naniwa ou Osaka, Otsu, Fujiwara, Nara, Shigaraki, Nagaoka e Kyoto) foram fundadas na regio Yamato, no centro do Japo, segundo esse modelo caracterizado pela simetria e extrema ortogonalidade.

11

Na NDIA antiga e medieval, todo artefato importante desde o templo at a cidade deveria corresponder ao mandala, que exprimia a estrutura do universo e que assumia uma variedade muito grande de formas, desde o quadrado (o palcio humano, cujas portas devem se abrir para os quatro pontos cardeais) at o crculo (o ambiente csmico).

Com a perda de influncia de Monte Albn, a cidade-estado de Mitla e outros vilarejos passaram a disputar o poder, porm foi a cultura maia que acabou se transformando na civilizao mais influente, cujo poderio estendeu-se de cerca de 200 a.C. a 900 d.C.
No IMPRIO MAIA, no havia propriamente cidades, mas centros de culto compostos por templos, palcios, observatrios, praas e campos de jogos. Os camponeses viviam em choas de palha que no sobreviveram.

TEMPLO DE BAYON, ANGKOR (CAMBOJA) Na AMRICA, as civilizaes prcolombianas criaram grandes centros, cuja arquitetura em pedra era estritamente ligada ao culto religioso e determinada por clculos matemticos e astronmicos. Os monumentos (pirmides escalonadas) eram erguidos em locais elevados e dispostos de modo rgido e ortogonal cujo enfileiramento simbolizava os nveis do universo (JORDAN, 1979). No Mxico, a primeira civilizao
que se desenvolveu foi a olmeca que, de 1000 a 400 a.C. ocupou a Costa do Golfo e fundou cidades como San Lorenzo e La Venta, importantes centros polticos e religiosos que declinaram com a ascenso da civilizao zapoteca e acabaram sendo parcialmente destrudos.

Sua maior metrpole, fundada em


cerca de 200 a.C., foi Teotihuacn (local onde os homens tornam-se deuses), cujo apogeu ocorreu entre 400 e 500 d.C., atingindo 125.000 habitantes e influenciando uma vasta regio at a atual Guatemala. Composta por templos, palcios e pirmides, foi abandonada em 650 d.C., caracterizando-se por seu aspecto monumental e retilneo.

A maior cidade zapoteca foi Monte Albn, criada no topo de uma montanha de 400m no Vale de Oaxaca, por volta de 500 a.C. De traado regular e monumentos escalonados, controlava a vida cultural, religiosa e econmica da regio, acabando por entrar em declnio com o poderio dos maias. Abandonada por volta de 800 d.C., foi ocupada pelo povo misteca, que a transformou em um local para suas cerimnias fnebres.

O colapso maia foi seguido por uma fase de fragmentao e militarizao, em que cidades-estado da cultura tolteca prosperaram, como Cacaxtla e Xochicalco, alm de Tula, seu maior centro, com cerca de 40.000 habitantes e incendiado em 1100. Seu poderio foi sucedido por Chichn Itz, mais tarde superada pelas vizinhas Mayapn, Izamel e outras da Pennsula de Yucatn. O asteca foi o ltimo imprio da
Mesoamrica, prosperando at a chegada dos espanhis. Em 1325, fundou Tenochtitln em uma ilha do lago Texcoco, da qual se desenvolveu a Cidade do Mxico. No Peru, o IMPRIO INCA encontrou seu apogeu somente no sculo XV, perodo em que foi erguida sua maior cidade, Machu Picchu, a 2.400 m de altitude.

12

3
CIDADE CLSSICA
A civilizao grega foi precedida pela cretense (minuana) ou egia, que surgiu a partir de 2000 a.C., quando foram fundadas diversas cidades na ilha de Creta e no sul da Grcia atual. Devido ao terreno acidentado composto por vales fragmentados, no se formou um Estado unificado, mas pequenas cidades-estado independentes que prosperaram graas ao comrcio martimo. As cidades cretenses tinham traado
irregular, com ruas em curvas de nvel, pavimentadas e servidas por redes de gua e esgoto. No apresentavam muralhas e deram origem s primeiras cidades gregas (PEVSNER, 1988).

Pode-se dizer que, alm das suas cidades conquistadas, a civilizao egia pouco influenciou na formao da grega, que emergiu no comeo do sculo VIII a.C. do povo micnico, guerreiros que se instalaram na regio aps o declnio minuano, provenientes do Oriente Mdio.
A cultura grega derivou da civilizao que tinha sua capital na cidade de Micenas (1600-1200 a.C.), acabando por ocupar toda a regio da pennsula Balcnica, as ilhas do mar Egeu e o litoral da sia menor. Seus perodos de evoluo histrica foram:
Geomtrico (1200-700 a.C.) Arcaico (700-500 a.C.) Pr-clssico (500-450 a.C.), quando da conquista dos persas Clssico (450-200 a.C.) Helnico (200 a.C. at o Cristianismo)

Denomina-se CLASSICISMO o realismo nacionalista dos gregos, depois incorporado pelos romanos, em que a arte era to importante quanto a cincia, ambas se importando acima de tudo com a harmonia, a unidade, a exatido e a perfeio, orientadas essencialmente por uma filosofia que relacionava tudo ao homem.

PALCIO DE CNOSSOS
Os maiores centros minoanos em Creta foram Cnossos, Festo, Mlia e Gournia, nos quais era possvel identificar a existncia de uma praa pblica, alm de templos e palcios, estes decorados em afrescos de cores vivas com uma grande percepo da natureza.

Por volta de 1600 a.C., povos pastores indo-europeus jnicos, aqueus e predominantemente dricos infiltraramse na pennsula Balcnica e acabaram invadindo Creta, em 1450 a.C., destruindo Cnossos e se estabelecendo como povo dominante. Com a derrota do povo egeu, a
civilizao da Grcia continental entrou em decadncia, ressurgindo somente vrios sculos depois (GOITIA, 2003).

O ncleo da cidade grega (polis) era a ACRPOLE, um morro defensvel, sem ser muito alto, que era uma praa forte que mantinha a vigilncia sobre a cidade e seus campos cultivados, alm de se constituir em refgio e domiclio do rei nos tempos primitivos. No perodo clssico, passou a abrigar os templos ao invs dos palcios governantes e tornou-se o smbolo da vida democrtica e igualdade dos cidados. O restante da cidade aglomerava-se em sua encosta
13

A mais popular e admirada das acrpoles foi a de Atenas, em grande parte devido sua liderana e enriquecimento aps a guerra contra os persas, o que coincidiu com a era de Pricles na poltica; de Scrates e Plato na filosofia; de Sfocles no drama; de Aristfanes na comdia; e de Ictino e Fdias nas artes. A acrpole ateniense uma colina
natural transformada em santurio j no perodo arcaico, cujos templos foram destrudos em 480 a.C. pelos persas. Com o restabelecimento da democracia, Pricles erigiu novos templos o Parthenon (447-32 a.C.) e o Erechtheum (430-20 a.C.), alm do Propylaea (437-32 a.C.), que funcionava como porta principal. Os templos gregos no se destinavam ao uso ou habitao, mas eram voltados ao impacto visual, o que lhes conferia um lugar de visibilidade e evidncia na estrutura urbana. Para isto, seu acesso era organizado em percursos sinuosos, com vistas de escoro (perspectiva) e em diferena de cota, em que se vai descobrindo o monumento de pontos inferiores, reforando a monumentalidade

De formatos bastante variados mas sempre se evitando a monumentalidade axial , a gora possua prdios pblicos articulados entre si, alm de templos, pequenos santurios, chafarizes, esculturas e stoas (extenso coberta da gora em colunata).

De modo geral, as cidades gregas tinham traado irregular e eram cercadas por altas e majestosas muralhas, de cujo porto principal partia o caminho para a gora. A acrpole erguia-se sobre um morro, em cuja encosta construa-se o teatro. Outros focos de atrao espalhavam-se e algumas funes que necessitavam de muito espao, como o estadium e o gynansium (centro educacional, cultural e atltico), situavamse na periferia ou nos limites urbanos.
As reas residenciais eram modestas se comparadas ao tratamento dos lugares pblicos, sendo seu tecido uniforme e ordenado sem pretenses tanto nos traados regulares e repetitivos (Miletus, Olynthus e Priene) como nos irregulares (Atenas).

O centro da cidade baixa era a GORA; praa do mercado, local de assemblia e encontro comunal, onde a populao urbana se juntava. Com o passar do tempo, na passagem da aristocracia para a democracia, a gora tornou-se enfim o ncleo cvico, restando acrpole o papel de centro religioso e simblico. Corao vivo da polis (cidade livre
grega) e foco de toda a atividade cvica, a gora era o cenrio permanente da vida social, comercial, poltica, administrativa, legislativa, jurdica e religiosa da comunidade. 14

Antes mesmo do perodo clssico, em princpios do sculo V a.C., os gregos j tinham comeado a dispor algumas CIDADESCOLNIA como capitais para naes-estado ou substituio de cidades destrudas pelos persas e outros em um plano organizado, com ruas que se cruzavam regularmente a ngulos retos. No sculo IV a.C., cidades cuidadosamente planejadas e espaos cvicos tinham se tornado a regra urbana na Grcia antiga. Coube ao jnio Hipdamos, suposto reconstrutor de Miletus (c.479 a.C.) aps sua destruio pelos persas, o princpio bsico que norteava o planejamento das novas cidades gregas: a configurao ortogonal em tabuleiro de xadrez, inclusive em terrenos acidentados, o que exigia o emprego de terraos (altiplanos).

O HELENISMO como forma de vida e cultura criou razes e se propagou, especialmente pela sua adoo por povos de outras origens. Alexandre, o Grande, e seus sucessores criaram no s inmeras colnias, como tambm grandes metrpoles que rivalizaram com as grandes capitais do Oriente.

Como regras bsicas para a fundao de colnias gregas, como as de Rodes, Agrigento, Pesto, Neapolis e Pompeii, destacavam-se as seguintes idias:
a) Ruas sempre traadas em ngulo reto e de dimenses modestas, com poucas vias principais (largura de 5 a 10 m) no sentido do comprimento, que dividiriam a cidade em faixas paralelas, e um nmero maior de vias secundrias transversais (largura de 3 a 5 m); Grade de quarteires retangulares e uniformes, a qual poderia variar nos casos concretos para se adaptar ao terreno e s outras exigncias particulares (a distncia menor desses quarteires a distncia entre as vias secundrias deveria ser suficiente para uma ou duas casas individuais, ou seja, de 30-35 m; e a distncia entre as vias principais deveria ser de 50 a 300 m); As reas especializadas, civis e religiosas, deveriam se adaptar grade comum, sendo muitas vezes dispostas em um ou mais quarteires normais (as ruas principais no entrariam nestas reas, mas seriam a elas tangentes); O permetro da cidade que no deveria ultrapassar 10.000 habitantes no precisaria seguir uma figura regular, podendo os lotes terminarem de maneira irregular perto dos obstculos naturais (montes e encostas); Os muros deveriam correr rentes aos lotes, unindo as alturas mais defensveis, mesmo a uma certa distncia do povoado, razo porque tinham costumeiramente um traado mais irregular.

Supe-se que Alexandria cobria


uma superfcie de at 900 hectares, sendo cercada por uma ampla rea urbanizada que pode ter atingido de meio a um milho de moradores. At hoje ela mantm-se como importante centro econmico do Mediterrneo. Antioquia possua de 200.000 a 300.000 habitantes, atingindo suas principais ruas, como em Alexandria, at 30 m de largura por 4 a 5 km de extenso. J Pergamum era uma cidade secundria, embora seus monumentos distribudos sobre um morro com mais de 250 m de desnvel conformassem um esplndido conjunto cenogrfico.

b)

c)

d)

e)

PERGAMUM, TURQUIA
Os romanos foram os mais importantes de todos os conversos pela civilizao helnica, a qual foi a maior responsvel pela homogeneizao de sua sociedade, cujas bases encontravam-se na civilizao etrusca, surgida no sculo IX a.C., na costa tirrnica, e depois expandida para o interior entre os sculos VII e VI a.C.

A constncia da grade colonial grega, definida por Hipdamos, confirmava a unidade do organismo urbano e a uniformidade de todas as reas e das propriedades particulares perante a regra comum, imposta pelo poder pblico. Tal REGULARIDADE no comprometia a hierarquia entre o homem e o mundo, pois permitia conceber, padronizar e/ou expandir uma cidade, mesmo grande.

15

Na Etrria, existiam muitas cidades-estado (Volterra, Arezzo, Cordona, Chiusi, Perugia, etc.), governadas de modo aristocrtico e unidas por uma liga religiosa. De traado irregular e cercadas de muralhas, foram profundamente modificadas pelos romanos.

Encontra-se nos etruscos a origem de muitas regras romanas para o traado de cidades novas tanto colnias latinas autnomas (no soberanas) como colnias militares devido sua grande expanso territorial:
Inauguratio (consultar os deuses para fundar novas cidades) Limitatio (traar permetros exteriores e interiores) Consecratio (celebrar sacrifcios na recm-fundada cidade)

O FORUM ROMANUM, equivalente gora grega, passou por vrias transformaes, passando de certa irregularidade para uma preocupao cada vez maior com a simetria formal, a a perpendicularidade de eixos, a monumentalidade dos edifcios pblicos e o fechamento de seu recito ao trfego.
Sua monumentalidade era enfatizada por plataformas elevadas, sobre as quais se construam os prdios pblicos, estes acessados por escadarias, compostas por vrios stylobatos (NORBERG-SCHULZ, 1983).

A fundao de cidades-colnia romanas representava um ato poltico e a escolha de seu local era essencialmente de natureza prtica, variando conforme as comunicaes, a riqueza agrcola, o controle da travessia de um rio ou a existncia de um porto natural.
As novas cidades romanas (castrum) eram traadas a partir de duas grandes vias (Cardo Maximus e Decumanus Maximus) que se cortavam em ngulo reto junto ao forum (BENEVOLO, 2001).

A disposio regular e ortogonal dos castrum originou-se dos acampamentos romanos, que tambm se desenvolviam em forma quadrada, cujas vias principais partiam da tenda do general. Dando maior flexibilidade ao modelo grego, os romanos deram grande importncia orientao no planejamento urbano, atentando para a salubridade, a higiene e a exposio ao sol, aos ventos e umidade do terreno, alm da topografia. Outros critrios para a orientao
das novas cidades eram o caimento (facilidade de drenagem), a travessia de uma estrada principal ou a testada para o mar. No plano das edificaes, orientava-se para o sul (sol de inverno) os principais aposentos das moradias e para o leste os templos. O abastecimento de gua dava-se por aquedutos e as ruas eram caladas e pavimentadas (BENEVOLO, 1982).

Da mesma forma, os traados retilneos das estradas principais serviam de linhas de referncia para a diviso racional do territrio cultivvel do Imprio (a centuriatio), onde este era atribudo aos colonos romanos ou latinos enviados aos territrios de conquista.

TIMBAG, ALGRIA
Destacaram-se as colnias romanas de Timbag, situada na Arglia, Aosta (Itlia), Agrippina (hoje Kln ou Colnia, Alemanha), alm de Venta Silvurum (hoje Caerwent), Chester, Silchester e Colchester (Inglaterra).

FORUM DE TRAJANO, ROMA


16

ROMA
Surgiu como um pequeno povoado, situado entre os territrios ocupados pelos etruscos, sabinos, latinos e as colnias gregas localizadas ao sul da pennsula itlica. Seu crescimento foi lento: de pequeno aglomerado em 754 a.C. at a maior metrpole do mundo antigo entre os sculos II e III d.C. MARCUS VITRUVIUS POLLIO (c. 90-20 a.C.) foi autor do primeiro tratado de arquitetura da histria e responsvel pela sistematizao do pensamento clssico aplicado construo, inclusive no que se refere s normas urbansticas. Nos dez livros que compem sua
obra fundamental, De architettura (c.30-25 a.C.) a qual foi perdida durante a Idade Mdia, redescoberta em 1412 e impressa reformulada em 1521 , concebia a CIDADE IDEAL como aquela dotada de planta octogonal e rodeada de muralhas, por motivos no somente defensivos, como tambm meteorolgicos, j que visava proteg-la dos ventos predominantes (BENEVOLO, 1981). Nascida estrategicamente margem direita do rio Tibre (Tevere) em uma regio com vrias colinas destacando-se os setes montes: Caelius, Cispius, Oppius, Aventinus, Palatinus, Quirinalis e Viminalis , Roma era cercada por muralhas e tinha seu centro no frum, o qual desempenhava as funes vinculadas ao sistema comercial legal e religioso do Estado, incluindo assemblias.

Dotada de um sistema eficaz de muralhas e aquedutos, alm de grandes estruturas pblicas (circus maximus, campo marzio, templos, teatros, anfiteatros, fruns e termas), a cidade foi sucessivamente acrescida de melhorias pelos seus governantes como Cludio e Jlio Csar. Posteriormente, as idias de Vitrvio influenciaram todos os arquitetos da Renascena; e seus escritos tornaram-se um verdadeiro texto sagrado queles que queriam basear seus projetos na antiguidade clssica. Partiu dele a inspirao para algumas solues urbanas utpicas renascentistas, com plantas circulares e poligonais dentro das quais se situavam quarteires em trama ou dispostos em linhas radiais.

Durante toda a era republicana, de 508 a 44 a.C., Roma foi embelezada com novos edifcios e estruturas majestosas, voltadas a cortejos triunfais e festividades. A rede de esgotos, iniciada no sculo V a.C. foi continuamente ampliada, assim como os aquedutos, que chegaram ao total de 13 (1.000.000 m3).
17

No primeiro sculo do Imprio, Roma cresceu de 400.000 para 1.200.000 habitantes (Sc. II d.C.). O reinado de Augusto, fundador do sistema imperial, estabeleceu um padro de embelezamento da capital que acabou sendo seguido pelos imperadores subseqentes, que fizeram uma srie de reformas voltadas ao luxo e grandiloqncia da cidade.

Aps o incndio de 64 d.C., Nero


(37-68 d.C.) alargou ruas, abriu praas e construiu novas edificaes, inclusive a sua residncia (Domus Aurea). Seus sucessores, os imperadores flvios Vespasiano, Domiciano, Trajano e Adriano , prosseguiram seus trabalhos e criaram novas estruturas, como a do anfiteatro Coliseo (78-80 d.C.).

Em meados do sculo XV, quando Npoles, Veneza e Florena j eram grandes cidades totalmente formadas, Roma ainda era um pequeno centro, abandonado e empobrecido pela longa ausncia do poder papal. Sua paisagem citadina era dominada pelas runas antigas e igrejas do primeiro cristianismo; e seus habitantes menos de 40.000 concentravam-se nas duas plancies margem do rio (Campo Marzio e Trastevere) em uma rea de 1.300 hectares.

A partir de 1420, com a volta dos


papas e, especialmente no papado de Nicolaus V (1397-1455), comeado em 1447, iniciou-se um programa de reconstruo da cidade imperial, onde se restaurou e recuperou benfeitorias e monumentos antigos (muros, ruas, pontes, aquedutos, baslicas e igrejas) Iniciou-se a construo, nas proximidades de So Pedro, sobre a colina do Vaticano, a citadela da corte papal, embora a cidade permanecesse secundria por todo o sculo XV. Entre 1471 e 1484, Sixtus IV (1414-84) empreendeu vrias reconstrues e benfeitorias, inclusive iniciando a retificao de algumas vias no labirinto do conjunto habitacional medieval

Nesse perodo, Roma atinge seu mximo poderio, o que acaba se refletindo em seu aspecto fsico e territorial. Paralelamente s construes pblicas, desenvolve-se a construo de moradias tanto as domus (casas individuais trreas ou assobradadas, agrupadas em torno do atrium e do peristilum) como as insulae (casas coletivas de vrios andares, surgidas no sculo IV a.C., formadas por um trreo comercial, tabernae, com apartamentos superiores, cenacula). No incio da era crist, a cidade
crescia congestionada e a rede viria tornou-se insuficiente. Surgiram problemas de moradia, limpeza e abastecimento. A decadncia do Imprio Romano, iniciada aps o reinado de Marco Aurlio (121-180 d.C.) conduziu ao seu colapso e ao progressivo desprestgio de Roma, cuja populao diminuiu at 25.000 pessoas em plena Idade Mdia. 18

CIDADE DO VATICANO
No fim do sculo XV, as atividades romanas de construo aumentaram para a preparao do Ano Santo de 1500, convocando-se grandes artistas renascentistas como Donato Bramante (1444-1515), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520) , os quais foram chamados sistematicamente a partir de Julius II (1443-1513), sobrinho de Sixtus IV, para conferir a Roma seu aspecto moderno. O tecido humilde e emaranhado acabou cortado sem hesitao, dando lugar a novas ruas retilneas e edifcios regulares.

4
CIDADE MUULMANA
Desde finais do sculo II d.C., Roma vinha perdendo seu carter de capital nica, j que os tetrarcas, que compartilhavam a administrao imperial com Diocleciano, residiam em outras cidades. Em 313 d.C., seu imprio acabou dividido em dois: o Ocidental, cuja capital passou a ser Ravenna; e o Oriental, liderado por Bizncio (mais tarde rebatizado como Constantinopla). Ravenna era uma cidade romana
secundria, fundada entre os pntanos da Costa Adritica e transformada na nova capital ocidental por Honrio em 402 d.C. Mais tarde, tornou-se a capital do reino ostrogodo e das provncias bizantinas da Itlia. Hoje um centro industrial italiano em ascenso, a cidade encontrou seu apogeu entre os sculos V e VI d.C., vinculando-se sorte do domnio bizantino. Seus palcios reais e imperiais desapareceram, mas sobreviveram as igrejas, cujos exteriores carecem de ornamentao, mas os interiores so ricamente revestidos em mrmore.

A cidade passou a ser chamada popularmente de Constantinopla quando, entre 324 e 330 d.C., Constantino fez uma srie de intervenes para transform-la na Nova Roma, como a ampliao das muralhas, a abertura de um novo frum e a reorganizao da acrpole, do palcio imperial e do hipdromo. Seu sucessor Teodsio I continuou os trabalhos at o sculo IV d.C.

Apesar da queda do Imprio


Romano do Ocidente, em 476 d.C., a cidade permaneceu como o centro poltico e econmico da parte oriental, alcanando seu pice no sculo VI d.C. com Justinianus I (483-565 d.C.), que levou o poder bizantino sua maior extenso, incluindo Sria, Palestina, sia Menor, Grcia, os Blcs, Itlia, sul da Espanha e territrios do norte da frica, inclusive o Egito (BENEVOLO, 2001). Aprimorada e embelezada por cerca de 1000 anos, Constantinopla foi sempre cercada de inimigos, tendo sido sitiada por eslavos, rabes, blgaros, persas e russos, caindo para os otomanos (turcos) em 1453 d.C., quando passou a se chamar Istambul.

Com o esfacelamento do poderio romano e incio da Idade Mdia, a unidade do mundo mediterrnico foi interrompida, intensificando-se a expanso da CIVILIZAO ISLMICA. Os rabes invadiram as costas do Mediterrneo a partir da metade do sculo VII d.C. e apoderaram-se de vrias reas urbanizadas do Oriente helenstico, como Alexandria, Antioquia, Tesifo, Damasco e Jerusalm, entre outras cidades. Damasco, situada na atual Sria,
foi a primeira capital dos califas Omadas, de 660 a 750, em cujo recinto sagrado foi construda a primeira mesquita do Islo.

Bizncio era uma das cidades


coloniais gregas mais importantes e ricas, fundada pelo explorador Bizas em cerca de 667 a.C. numa localizao estratgica no estreito de Bsforo, na passagem entre os mares Negro e de Mrmara, que se ligava ao Mediterrneo e garantia sua expanso at virar uma cidade-estado independente (KOSTOF, 1991; JELLICOE & JELLICOE, 1995).

Mais tarde, com a conquista de mais territrios, os rabes preferiram fundar novas cidades, como: Kairouan (Tunsia, 670); Xiraz (Prsia, 674); Bagd, (Mesopotmia, 762); Fez (Marrocos, 808) e Fustat ou Cairo (Egito, 969). Na Espanha, a partir de 711, e na Siclia, em 827, escolheram como capitais cidades secundrias respectivamente, Crdoba e Palermo e a transformaram em grandes e populosas metrpoles muulmanas. 19

As cidades islmicas fundadas ou transformadas pelos rabes, do Atlntico at a ndia, eram muito semelhantes entre si e conservam a sua estrutura originria at a poca moderna, bastante semelhante a das cidades antigas. Suas caractersticas mais importantes so:
a) Todo o conjunto urbano da construo, incluindo casas, palcios e edifcios pblicos, forma uma srie de recintos que se voltam para os ambientes internos (ptios) e no para o espao externo; b) Suas praas (goras, foros e mercados) so recintos maiores e no se confundem com as ruas, as quais so corredores apenas suficientes para a passagem de pedestres e trfego, sendo raras as praas alongadas ou as grandes ruas porticadas; c) A simplicidade e o isolamento do novo sistema cultural defendido pelo Alcoro, livro sagrado do islamismo, acabaram por reduzir todas as relaes sociais, o que fez com que se diminusse a complexidade e a uniformidade das cidades helensticas e romanas. O Islo acentua o carter reservado e secreto da vida familiar Ao invs de baslicas, teatros ou estdios, a cidade muulmana enfatiza as habitaes particulares (casas e palcios), alm de dois tipos de edifcios pblicos: os banhos para as necessidades do corpo, que correspondiam s antigas termas; e as mesquitas para o culto religioso;

cidade torna-se um agregado de casas, geralmente de um andar s (como prescreve a religio), que se voltam para o interior e mantm fachadas austeras; e as ruas so estreitas (sete ps, conforme a regra de Maom), sendo algumas cobertas, formando um labirinto de passagens cobertas que no permitem uma orientao e uma viso de conjunto do bairro. e) O organismo urbano torna-se compacto e fechado por um ou mais muros que diferenciam vrios recintos (o mais interno chama-se madina ou medina). As lojas dos comerciantes no so agrupadas em uma praa, mas sim alinhadas em uma ou mais ruas, cobertas ou no, cujo conjunto forma o bazar. Nessa tessitura irregular, abrem-se e se valorizam os grandes ptios regulares das mesquitas.

As MESQUITAS (mezquitas) constituem-se em locais de culto muulmano compostos por ptios porticados, com um prtico mais profundo dividido por muitas fileiras de colunas, onde os fiis individualmente ou em grupos encontram um local isolado para rezar. Diferenciam-se assim dos templos pagos (edifcios fechados ao pblico, que se olham do lado de fora) e das igrejas crists (espaos fechados unitrios, onde todos os fiis participam de uma cerimnia coletiva). f) Dentro do tecido urbano emaranhado, cada grupo tnico religioso tem seu bairro distinto e o prncipe geralmente reside em uma zona perifrica (maghzen), protegida por muros. A porta de entrada da cidade (bab) muitas vezes um edifcio monumental e complicado (com uma porta externa um ou mais ptios intermedirios e uma porta interna), de cuja entrada nasce a rede de ruas a partir de onde no so mais possveis o encontro e a parada; g) A proibio religiosa da representao da forma humana impede o desenvolvimento das artes figurativas (pintura e escultura) e promove uma decorao abstrata composta de figuras geomtricas e de sinais da escrita (arabescos), com notvel uniformidade e totalmente integrada com a arquitetura.

d) Perde-se a regularidade em grande escala das cidades helensticas assim como uma administrao municipal para imp-la. A

Entre as cidades muulmanas mais caractersticas, alm de algumas j citadas, destacam-se: Toledo (Espanha), Casbah e Ghardaia (Arglia), Marrakesh (Marrocos), Tunis (Tunsia), Trpoli (Lbia) e Alepo (Sria).

20

A queda do Imprio Romano deixou a Espanha (Hispania) nas mos dos visigodos, invasores brbaros do norte, mas sua desorganizao os fez serem vencidos pelos rabes e berberes do norte africano (mouros), em 711 d.C. Iniciou-se assim a histria de Al-Andalus, nome dado Espanha pelos colonizadores muulmanos, os quais permaneceram no poder at sua expulso definitiva, em 1212 (embora Granada tenha permanecido em mos rabes at o sculo XV). Um rico e poderoso califado
estabeleceu-se em Crdoba e vrias cidades mouriscas foram fundadas na regio hoje conhecida como ANDALUZIA, destacando-se: Granada, Sevilha, Mlaga, Almera, Zaragoza e Jan, alm de Toledo, depois transformada em capital crist.

O ISLO interrompeu o processo de colonizao ocidental do Mediterrneo e do Oriente Mdio, desenvolvendo um imprio que se estende, do sculo VIII ao XII, por uma ampla regio que abrange parte da Europa, sia e frica. Bem mais parecida com a cidade
primitiva oriental do que com a clssica, a CIDADE MUULMANA uma cidade secreta, de carter privado e hermtico; e fez aflorar a tradio mais antiga das regies onde se tinha iniciado, 4.000 anos antes, a civilizao humana. Proliferando-se por todos os domnios rabes, mantm suas caractersticas peculiares at hoje (GOITIA, 2003).

EL-ALHAMBRA, GRANADA
Na Espanha mourisca, alcazaba era o castelo construdo pelos muulmanos dentro da cidade rabe fortificada, geralmente protegido por outras muralhas. Ele constitui-se em um importante elemento de arquitetura islmica, assim como as mesquitas e os palcios construdos em Crdoba (el-Alcazar) e Granada (el-Alhambra). Denomina-se morabe (do rabe mustarib; arabizado) a arte e a arquitetura realizadas pelos cristos da pennsula ibrica, de lngua rabe, que conservaram sua religio sob a dominao islmica do sculo X ao sculo XI.J mudjar (do rabe mudejan) designa aquelas que foram feitas pelos muulmanos que permaneceram na Espanha depois da reconquista crist, do sculo XII ao XIV. Estilos medievais bastante decorativos, caracterizavam-se pela sua exuberncia, intrincados ornatos e respectivos motivos religiosos, tanto em edificaes, sacras ou no, como no mobilirio.

Bagd foi fundada em 762 d.C. segundo um ambicioso plano urbanstico circular, com mais 2,5 km de dimetro, tendo sido destruda pelos mongis em 1258 e reconstruda no mesmo lugar sem reproduzir a originria regularidade. Como a nova capital dos califas Abssidas, teve mais de um milho de habitantes e foi, por longo perodo, o mais importante centro de comrcio e cultura mundial.

Depois das Cruzadas e da destruio de Bagd, o Islo continuou se expandindo, mas somente para o Oriente (leste). Os imprios muulmanos dos sculos XVI e XVII o dos Safwidas no Ir e o dos Moghul na ndia realizaram seus ltimos arranjos em Isfahan, Agra e Delhi.
21

Na Era Moderna, as cidades islmicas orientais adquiriram maior uniformidade e uma regularidade geomtrica em grande escala, principalmente por influncia clssica, o que muitas vezes acabou entrando em conflito com o tecido tradicional das cidades muulmanas j formadas, associando assim influncias dos arranjos barrocos europeus aos modelos persas e indianos.

JERUSALM
Bero das trs maiores religies do mundo o cristianismo, o islamismo e o judasmo a cidade teve sua origem por volta de 3000 a.C., quando tribos nmades da Palestina, originalmente pastores, passaram a viver da agricultura. Segundo a tradio bblica, em
cerca de 1000 a.C., o rei hebreu Davi, da casa de Jud, escolheu este povoado s margens do deserto da Judia como capital de seu reinado, seguido pelo do seu filho, Salomo, que construiu um templo em adorao a Deus, transformando a cidade no centro da religio judaica. Daquele, s o Muro das Lamentaes teria restado, sendo assim sagrado. Por volta do ano 30 d.C., Jerusalm foi palco da crucificao de Jesus, tornando-se tambm sagrada para os cristos. Em 335, ergueu-se a Igreja do santo Sepulcro, no local do seu sepultamento. No sculo II, aps uma srie de revoltas contra o domnio romano, os judeus foram expulsos da Terra Santa e, com a expanso muulmana, o Islo chegou cidade no sculo VII. Os rabes ergueram sobre a pedra onde Maom supostamente teria subido ao cu o Domo da Rocha em 691.

PALCIO DE FATEHPUR SIKRI, AGRA


No final do sculo XVI, a cidade de Isfahan foi escolhida para a nova capital do reino do X Abas I, o que fez com que o organismo da cidade medieval, concentrado em torno da mesquita principal fosse ampliado para o oeste por meio de uma srie de episdios simtricos e geomtricos, como a nova mesquita real e a praa Meidan-i-X.

Os novos ambientes iranianos


acabaram sobressaindo-se no tecido urbano, no por sua consistncia volumtrica, mas pelo seu traado rigoroso, que exprimia o carter eminente do poder, aos moldes do barroco ocidental.

JARDINS DO TAJ MAHAL, AGRA


Na NDIA moderna, os imperadores Moghul (Akbar e Jahan) realizaram importantes conjuntos urbanos no sculo XVII, grandiosos e regulares, como o Forte Vermelho (1639) e a Grande Mesquita (1656) de Dehli; e a CidadelaPalcio e o clebre Taj Mahal (1631/56), tumba da esposa do X Johan, em Agra.
22

Durante as Cruzadas foi alvo da disputa acirrada entre cristos e muulmanos tendo sido conquistada 25 vezes e destruda cerca de 17 vezes ao total. Seu aspecto remonta da era bizantina e suas muralhas erguidas no sculo XVI. O ncleo histrico est divido em quatro bairros, ocupados por muulmanos, cristos, judeus e armnios. Ao sul e leste da Cidade Velha esto os montes das Oliveiras e Sion; e ao norte e oeste a Jerusalm moderna. A criao do Estado de ISRAEL em 1948 at hoje mantm a situao de conflito e disputa na regio.

5
CIDADE MEDIEVAL
No sculo IV d.C., devido s inmeras e constantes invases brbaras e s graves crises de administrao interna, o Imprio Romano acabou dividido entre leste e oeste. A parte oriental, conhecida como Imprio Bizantino, sobreviveu queda do Ocidente em 476 d.C. e existiu at a conquista de Constantinopla (Bizncio) em 1453 d.C. pelos turcos (otomanos). Esse perodo que compreende cerca de dez sculos correspondeu chamada IDADE MDIA. Com o fim do poderio romano,
iniciou-se a era medieval, na qual sucumbiu toda a cultura clssica promovida pela civilizao grecoromana e se iniciou um lento processo de despovoao das cidades e mudana social e econmica (Feudalismo).

Esses mosteiros romnicos e


principalmente os bizantinos eram ricamente decorados (mosaicos) e constituam-se em grandes complexos formados por uma igreja, algumas moradias e unidades produtivas.
A economia feudal baseava-se no feudum, que era a sua unidade produtiva enraizada na agricultura de subsistncia (latifundium), que geralmente pertencia a senhores de terras, tanto laicos como religiosos (CHILDE, 1981; PIRENNE, 1997).

Nessa poca, as relaes de produo voltaram-se para a explorao do solo e a organizao social definiu-se entre proprietrios de terras (castelos), servos e camadas intermedirias (artistas, aprendizes e mestres de ofcios). Apareceram os BURGOS, recintos
amuralhados de permetro pouco extenso, em cujo centro se erguia uma torre com a guarnio de defesa, alm do castelo do senhor feudal.

As tribos brbaras inicialmente visigodos, vndalos e francos, seguidos pelos normandos (vikings), eslavos e mongis levaram Roma ao declnio, assim como formao da CIVILIZAO MEDIEVAL, cuja histria propriamente dita comeou com a corao de Carlos Magno, rei franco entre 742 e 814 d.C. Do sculo VI ao XI, durante a
estagnao cultural e econmica que se seguiu ao esfacelamento do mundo clssico, foi a Igreja que preservou o latim, disseminou o cristianismo e garantiu a sobrevivncia das chamadas cidades eclesisticas, que eram comunidades religiosas formadas em torno de mosteiros, cuja vida girava em torno da religio.

Durante a ALTA IDADE MDIA, no havia cidades no sentido social, econmico ou jurdico, mas somente os centros eclesisticos (mosteiros) e os burgos (castelos), que no eram mais que fortalezas de defesa e sedes de administrao feudo-religiosa. De incio uma instituio militar, os
burgos transformaram-se em centros polticos, onde o castelo (castellanus) passava de simples comandante para algum com autoridade financeira e judiciria sobre um territrio mais ou menos extenso, em volta das muralhas, que, a partir do sculo X, denominou-se castelania.
Esta dependia do burgo assim como o bispado dependia da cidade romana antiga. Em caso de guerra, os habitantes vizinhos buscavam-lhe abrigo, sendo mais uma populao de fortaleza do que de cidade, j que no havia nem produo nem comrcio.

23

Nesse perodo histrico que abrange as dinastias Visigtica (410-711), Merovngia (481-751), Lombarda (568-774), Asturiana (718-910), Carolngia (775-825) e finalmente Morabe (800-980) , desapareceram tanto a diferena jurdica como a fsica entre cidade e campo. A disposio das comunidades
urbanas, menores e mais pobres, na estruturas remanescentes das cidades romanas e a formao das aldeias rurais nos feudos desenvolveram-se de modo muito semelhante, marcado pelo carter espontneo, despreocupa e bastante naturalista, tanto em traado como arquitetura.

Alm disso, a existncia de um comrcio ambulante e ocasional; e a realizao de feiras medievais que promoviam a troca peridica de mercadorias foram outros fatos que fizeram a economia renascer. Tornou-se indispensvel um lugar
fixo para os viajantes, que se estabeleceram em aglomeraes comerciais volta dos burgos, formando o novus burgus (forisburgus ou suburbium), em contraposio ao vestus burgus (BENEVOLO, 2001). Aos poucos, os comerciantes libertaram-se da vida campesina e tornaram-se privilegiados, escapando do poder privado e senhorial. Os habitantes dos subrbios passaram a serem chamados de burgueses (burguenses) e os do velho burgo de castellani ou castrenses.

No final do sculo X, incio da BAIXA IDADE MDIA, comeou o renascimento econmico da Europa, promovendo o aumento da produo agrcola, o desenvolvimento progressivo do comrcio e o crescimento da populao que, de cerca de 22 milhes em 950, atingiria aproximadamente 55 milhes em 1350. Os burgos passaram a abrigar artesos, os quais se associaram em corporaes de ofcio, assim como os comerciantes reuniam-se em guildas, voltadas a defender os interesses de cada profisso. So apontadas vrias ordens de
causas para tal mudana, que conduziria ao fim da era medieval:
a) Estabilizao dos ltimos povos invasores(hngaros, rabes e eslavos) b) Inovaes tcnicas na agricultura (rotao trienal de culturas, difuso de moinhos dgua e novos sistemas de arados e transportes eqestres) c) Influncia de cidades costeiras (Veneza, Gnova, Napoli, Amalfi, etc.), que mantiveram os contatos com o comrcio internacional do Mediterrneo, o que incentivou o renascimento das outras cidades como centros comerciais.

O surgimento desses mercadores fez com que o comrcio se intensificasse e as antigas vilas aumentassem, transformando-se em novos centros econmicos. Ocorria uma mudana no modo de produo, que de tributrio feudal tornou-se mercantil simples.

Essa transformao mudou radicalmente o sistema das possesses, tanto na cidade como no campo, fazendo se desenvolverem, a partir do sculo XI, algumas CIDADES-ESTADO, frutos da concentrao de pessoas provenientes do meio rural, artesos e mercadores.
Nestas novas cidades, essa populao burguesa passou a gozar de novas condies sociais e econmicas (liberdade pessoal, alm de autonomia judiciria e administrativa) e, pelo embate com os bispos e os prncipes feudais, adquiriu o poder pblico, fazendo nascer as comunas, ou seja, Estados com uma lei prpria que defendia interesses econmicos (NORBERG-SCHULZ, 1983).

24

A cidade-estado medieval dependia do campo para seu abastecimento e, ao mesmo tempo, controlava um territrio mais ou menos extenso sua volta. Mas, diferentemente da grega, no concedia paridade de direitos aos habitantes do campo (BENEVOLO, 2001).
Apesar de suas relaes econmicas e polticas terem uma escala maior, permanecia uma cidade fechada, pois era guiada pelos interesses restritos da sua populao urbana, que, por sua vez, no tinha um corpo unitrio como a assemblia democrtica grega , mas era heterogneo, tanto que, em fins do sculo XIV, seu governo passaria para as mos de famlias aristocrticas: a comuna evoluiu para a senhoria.

O desenvolvimento das cidades promoveu e acelerou mudanas no campo, j que a CIDADE MERCANTIL acabou importando vveres e matrias-primas, assim como exportava produtos manufaturados para as populaes rurais. Aumentaram-se as reas cultivadas e desenvolveram-se novos vilarejos, que gozavam de maior liberdade pessoal dos trabalhadores e governo autnomo, geralmente por parte de um magistrado eleito pelo povo. Durante os sculos XIII e XIV,
novas aldeias foram fundadas na periferia do mundo europeu, principalmente por motivos econmicos ou militares:

Do sculo XI ao XIV, os rgos do governo dessas comunidades medievais eras compostos por:
um conselho maior formado pelos representantes das famlias mais importantes; um conselho menor, que funcionava como junta executiva; um certo nmero de magistrados, eleitos ou sorteados (os consoli na Itlia, os jurs na Frana ou os chevins em Flandres).

Anglo-Francesas (bastides), criadas por iniciativa dos reis e dos feudatrios franceses (AiquesMortes, Carcassonne, Marpazier) e britnicos (Winchelsea, Kingstonupon-Hull, Flint) que se combatiam na Guerra dos Cem Anos; Espanholas (poblaciones), feitas pelos prncipes cristos nos territrios tomados pouco a pouco dos mulumanos expulsos; Alemes para a colonizao oriental, conquistadas aos eslavos pelos cavaleiros da ordem teutnica (Ceske Budejovice, Telc).

A eles se contrapunham as associaes que representavam uma parte dos cidados: as corporaes (arti na Itlia, gilds na Inglaterra ou znfte na Alemanha) e as companhias do povo armado, que nomeavam um seu magistrado, o capito do povo. Somava-se a isto o poder religioso dos bispos e das ordens monsticas, com sede na cidade. Como rbitro de conflitos, nomeava-se, em certos casos, um magistrado forasteiro (podestade).

At a Renascena, as cidades europias representavam o centro ativo de uma comunidade de artesos e comerciantes da classe mdia, que era formado por um aglomerado de casas e oficinas, distribudas ao longo das principais vias e em torno de uma piazza, onde se localizavam a catedral, o palcio municipal e os servios necessrios s atividades comerciais. As ruas eram estreitas e tortuosas, de configurao concntrica ou radial-concntrica.

25

Constituindo-se na expresso inicial de um corpo poltico privilegiado (burguesia), o qual cresceu progressivamente desde o incio do sculo XI at a metade do sculo XIV, a CIDADE MEDIEVAL:
a) Localizava-se geralmente em terrenos irregulares e acidentados, ocupando o topo de uma colina ou ilha, para favorecer a sua proteo. Com exceo daquelas fundadas pelos romanos (que nasciam do cruzamento de duas vias perpendiculares Cardo e Decumanus com a S ou catedral ao centro), seguia naturalmente a topografia, mantendo-se o carter informal. b) Era cercada por uma muralha (obra pblica de traado geralmente irregular e arredondado) que, alm de proteg-la contra roubos e invases, controlava a entrada e sada de indivduos em perodos de paz, a partir do pagamento de taxas. Devido ao crescimento da cidade e conseqente escassez de espao interno, tornava-se necessrio a construo de novos muros, para proteger novas hospedarias , oficinas, mosteiros e outras instituies que comeassem a se localizar fora das muralhas (faubourgs); c) Possua uma rede irregular de ruas que estavam dispostas de modo a formar um espao unitrio e homogneo, embora houvesse certa hierarquia de vias (enquanto as secundrias eram simples passagens, as demais tinham vrias funes: trfego, comrcio, reunio, etc.), que quase sempre irradiavam a partir da praa da catedral em direo aos portes; d) Apresentava moradias estreitas e apinhadas, quase sempre de muitos andares, abrindo-se para o espao pblico e com uma fachada que contribua para formar o ambiente da rua ou da praa, sendo esta ltima no independente das vias, mas funcionando como um tipo de largo para o qual as ruas se convergiam;

e) Formava um espao pblico comum e complexo, que se espalhava por todo o conjunto e no qual estavam todos os edifcios pblico e privados, com seus eventuais espaos internos, ptios ou jardins (espaos pblicos e privados no eram zonas contguas e separadas como na cidade antiga); f) No possua rede de esgoto e a drenagem era feita atravs das ruas. A gua era disponvel quase que unicamente na fonte principal da cidade. Havia vrios bairros, dotados de fisionomia individual, smbolos especficos e muitas vezes organizao poltica prpria, os quais, a partir do sculo XIII, tornaram-se centros secundrios nos bairros perifricos. g) Tinha uma estrutura organizativa complexa, na qual se sobrepunham diversos poderes (episcopado, governo municipal, ordens religiosas, corporaes), o que resultava em vrios centros: o religioso (catedral e palcio episcopal), o civil (palcio municipal) e um ou mais comerciais (lojas e palcios das associaes mercantis);

O nmero de cidades europias aumentou rapidamente no final da Idade Mdia, mas sua populao permaneceu relativamente pequena, pois raramente se excedia os 50.000 habitantes. Foi o aumento do comrcio e das viagens que levou ao adensamento populacional, ao congestionamento e proliferao de epidemias aps o sculo XIV (JELLICOE & JELLICOE, 1995).

PRINCIPAIS CIDADES DA BAIXA IDADE MDIA: Sc. X-XIV (Com superfcie aprox. protegida pelo ltimo cinturo de muros) 600 hectares 450 a 580 ha. 380 a 440 ha. 200 a 360 ha. 160 a 180 ha. 140 a 150 ha.

1 hectare = 10.000 m 2 100 ha. = 1 km

Veneza (a cidade e as ilhas contguas) Milo (Sc. XV), Colnia (1180), Florena (1284), Pdua (Sc. XV) Paris (1370), Bruxelas (1357), Bolonha (Sc. XIII), Verona (Sc. XIV) Bruges (1357), Npoles (Sc. XV), Pisa (Sc. XII), Barcelona (1350) Siena (Sc. XIV), Lbeck (Sc. XIII), Londres (Sc. XIV), Nuremberg (1320) Frankfurt-am-Main (1333), Avignon (1356)
FONTE: BENEVOLO, 2001.

26

VENEZA
Cidade excepcional, cuja forma urbana permaneceu inalterada desde os finais do sculo XI, Veneza (Venezia) surgiu a partir de quando seus habitantes, para fugir das incurses dos brbaros que entravam na pennsula itlica, refugiaramse nas lagunas entre a foz do rio P e do Tagliamento, que ofereciam um ambiente protegido tanto por terra como por mar. Sujeita desde o incio influncia
de Constantinopla, tornou-se o centro comercial intermedirio entre o Ocidente e o Oriente, organizando-se de modo livre, sem enfrentar como as demais cidades lutas entre os prncipes e os nobres feudais.

BRUGES

Considerada a maior cidade mercante na Europa transalpina, desenvolveu-se de um castelo fortificado fundado pelos condes de Flandres ao longo do curso do rio Reye, no final do sculo IX. De posio altamente favorvel ao comrcio martimo, desenvolveu-se rapidamente, acabando por se tornar uma cidade livre, com novos ncleos em pontos elevados e unidos por um segundo cinturo de muros, atingindo a rea de 86 hectares e 10.000 habitantes no sculo XI. No sculo XIII, tornou-se o principal
porto entre a Europa e o Mar do Norte, alm de manter fortes relaes comerciais com as cidades da Liga Hensetica, formada por Hamburgo, Bremen e Lubeck. O organismo urbano, marcado pela irregularidade medieval, expandiu-se e exigiu novas muralhas, as quais foram executadas junto a um novo mercado (Waterhalle), um novo palcio municipal e novas igrejas estritamente gticas. Nos ltimos decnios do sculo XIII, cerca de um tero da renda municipal de Bruges era destinado a obras pblicas, incluindo a construo de muros, a pavimentao de ruas e o abastecimento de gua. A construo de edifcios privados era disciplinada por uma srie de regulamentos, que incluam de regras quanto altura e disposio dos telhados at a previso de praas e alargamento de ruas.

Seu formato caracterstico de um trecho de laguna urbanizado, localizado onde vrios canais convergem entre si e desembocam no mar aberto. Um desses canais o Gran Canale entra na cidade e sinuosamente a percorre por inteiro. Em sua foz, fica a Piazza di San Marco, o centro poltico da cidade; e em seu meio, Rialto, o centro comercial, com a nica ponte sobre o Grande Canal.

Toda a malha veneziana, que


forma uma massa densa e compacta, recortada por uma rede de canais secundrios, sobre a qual se desenvolve o trfego. A maioria de seus edifcios, igrejas paroquiais e espaos abertos (campos), foi realizada entre o fim do sculo XI e incio do XII (BENEVOLO, 2001). Quando a prosperidade de Veneza chegou ao pice, no sculo XIII, sua fisionomia j estava praticamente definida, restando aos sculos seguintes os acrscimos artsticos que a enriqueceram ainda mais, tornando-a um laboratrio de experincias que somente entra em colapso quando deixou de ser soberana, em 1797, e sofreu com os atuais problemas.

Centro de uma rica burguesia,


possibilitou o Renascimento flamengo do sculo XV, a partir de quando seu porto comeou a rivalizar com o de Anturpia, o que acabou transformando a cidade lentamente, estagnando-se.

27

BOLONHA
Originalmente uma colnia romana, fundada em 189 a.C., a cidade prosperou e acabou se tornando uma das maiores cidades da Itlia Setentrional (Regio da Emlia-Romagna), atingindo de 50 a 80 hectares de superfcie e algumas dezenas de milhares de habitantes. Aps a queda do Imprio Romano,
entrou em runas, sendo apenas sua parte oriental protegida por muros, elevados sob Teodorico, no incio do sculo VI. Este cinturo de quatro portas permaneceu o corao da cidade medieval e dentro dele foram construdos seus principais monumentos: a catedral, San Petronio, os palazzi Pblico e do Rei Enzo, este ao redor do retngulo da Praa Maior que correspondia malha romana (BENEVOLO, 2001). Entre o final do sculo X e incio do XI, a populao de Bolonha (Bologna) comeou a crescer, quando a catedral, antes fora, foi transportada para o interior dos muros; e foi fundada sua clebre universidade. Formou-se a Comuna bolonhesa e os dois ncleos urbanos o latino e o longobardo foram finalmente unificados e integrados por uma segunda muralha.

NUREMBERG
Fundada em 1040 pelo imperador Henrique, no ponto de confluncia das vias de comunicao entre a Baviera, a Francnia, a Subia e a Bomia, em um vale percorrido pelo rio Pegnitz, esta cidade alem nasceu ao redor de um mercado. Porm, no sculo XII, Frederico I fundou um outro conjunto habitacional (Lorenzerstadt) margem oposta do rio. Esses dois ncleos originais, cada
um cercado por muralhas, acabou se fundindo em 1320, quando os muros foram ligados montante do rio e formou-se o organismo unitrio do Altstadt. Com o acrscimo de novos bairros, atinge sua extenso mxima (160 hectares) e uma populao de 20.000 habitantes.

A partir do sculo XIV, foram construdos os principais edifcios pblicos de Nuremberg, alguns dos quais considerados entre os mais importantes monumentos do gtico alemo tardio, como a Igreja de Sta. Maria (1355) e a fonte na Praa do Mercado (1385). O Palcio Comunal, iniciado no sculo XIV, foi sucessivamente ampliado at o sculo XVII, com uma singular continuidade estilstica.

Na Renascena, a cidade tornouO desenvolvimento da cidade continuou no sculo XII, permitindo novas edificaes, expanses e reformulaes urbanas, exigindo um terceiro cinturo de muros. A crise econmica iniciou-se na segunda metade do sculo XIV, comprometendo suas maiores instituies comunais, que acabaram nas mos dos visconti de Milo e da Santa S. Sua configurao definitiva deu-se no sculo XV, graas ao governo papal, mas sofreu alteraes com a industrializao que conduziram sua remodelao atual. 28 se ponto de passagem obrigatria do comrcio terrestre entre a Europa Setentrional, a Baviera e os pases alpinos, o que acabou enriquecendo-a e fazendo prosperar sua vida cultural, que a transformou em um grande centro de artes, ourivesaria, cartografia e imprensa. Apesar disso, manteve a sua configurao medieval, somente abalada com os graves bombardeios da II Grande Guerra (1939/45), que exigiram a sua reconstruo.

6
CIDADE RENASCENTISTA
No Incio da Idade Moderna, as cidades ocidentais renasceram graas ao lento mas progressivo desenvolvimento do comrcio, tornando-se importantes centros polticos e econmicos, que levaram perda do poder dos senhores feudais e decadncia do feudalismo. Entre os sculos XIV e XV, os
movimentos comunais e a ascenso da burguesia reivindicaram o retorno do poder municipal, passando os mercadores a financiarem a implantao de monarquias nacionais. Alm disso, teve incio a RENASCENA, perodo marcado pelo grande avano intelectual e artstico de toda a sociedade, de bases filosficas (Humanismo).

Paralelamente, a cavalaria foi


substituda pela artilharia, o que tornou definitivamente as muralhas obsoletas; e os moradores das cidades desceram das colinas para as plancies (BENEVOLO, 2001).

A CIDADE TARDO-MEDIEVAL era caracterizada pelo seu singular equilbrio formal, com a Igreja e a autoridade civil niveladas e contrapostas na forma global e nas articulaes internas, onde os espaos coletivos pblicos e as solues arquitetnicas compunham-se livremente. O conceito do espao urbano
renascentista abandonou a idia da Baixa Idade Mdia de conjunto vivo e orientou-se para um ideal de perfeio formal pura. Passou-se a predominar a uniformidade, os traados regulares e as ruas irradiadas de uma praa central, em que canhes defendiam estrategicamente as entradas.

Durante a Era das Navegaes, o comrcio deslocou-se do Mediterrneo para o Atlntico e o mercantilismo desenvolveu-se apoiado pela expanso do Capital comercial e usurrio, este incentivado pela Reforma religiosa. No sculo XVI, um novo padro de
vida emergiu do novo modo de produo econmica (capitalismo mercantilista), assim como uma nova estrutura poltica, expressa principalmente pelo despotismo centralizado ou pela oligarquia, em geral personificada em um Estado nacional (MUMFORD, 2001). Aos poucos, as cidades passaram a assumir suas funes produtivas, em especial com o aparecimento das primeiras fbricas urbanas, ou seja, pequenas oficinas voltadas tanto ao varejo como ao atacado.

Na idia renascentista de cidade, toda a motivao de ordem sagrada e/ou religiosa sobre a vida urbana acabou desaparecendo, sendo substituda por uma atitude cientfica levada ao extremo de uma racionalidade a-histrica que, apesar disso, conduziu repetio de alguns motivos geomtricos arquetpicos, principalmente o quadrado e o crculo . A arte renascentista confundiu-se
com a de projetar cidades, fazendo-se com que as leis de perspectiva acabassem se tornando regras de construo de vias, praas e conjuntos urbanos, segundo princpios universais de simetria e proporo. O novo mtodo de projeo estabelecido desde os princpios do sculo XV passou a ser aplicado teoricamente a todo gnero de objetos, dos espaos arquitetnicos cidade e ao territrio. Entretanto, por limitaes prticas, no conseguiu produzir grandes transformaes nos organismos urbanos antes do perodo barroco, a partir do sculo XVII. 29

Foram estas as principais caractersticas da CIDADE RENASCENTISTA:


a) Concepo urbana como aspirao de uma geometrizao geral, na qual ruas e praas passaram a serem definidas pelos edifcios que pareciam estar constitudos por idnticas unidades estereomtricas; Aplicao das regras da perspectiva e do processo de composio aditivo, no qual cada elemento espacial conserva um alto grau de independncia dentro do conjunto, o que est exemplificado na Prospettiva di una piazza (c.1470), de Francesco di Giorgio (1439-1501) e Luciano Laurana (1420-79); Objeto de intenso esforo de interpretao crtica e experimentao que, na prtica, resultou em vrias realizaes fragmentrias, as quais exemplificam as relaes adotadas entre o assentamento e o entorno natural.

b)

As idias apresentadas sobre a cidade em De re aedificatoria (1455) eram:


I. No estabelecia diferenas relevantes entre as cidades do mundo clssico e aquelas surgidas na Idade Mdia, nem contrapunha os novos critrios racionalizados de planejamento da Renascena aos tradicionais tardo-medievais; Concebia a cidade como uma grande casa, ainda que de natureza composta, alm da necessidade de conciliar finitude e mutao (a cidade deveria ser dotada de determinado nmero de casas de reserva s exigncias de seu crescimento); Enunciava as regras universais da cidade quanto sua situao ou localizao, assim como em relao sua rea, seus limites e suas aberturas (passagens e meios de comunicao que se constituiriam na dimenso-chave da cidade, ao mesmo tempo em que seu modo de diviso: vias de circulao intra e extra-urbana, praas, pontes e portos); Estabelecia que na cidade, como ocorria na natureza, regularidade e irregularidade deveriam se conciliarem (a obra humana deveria se adaptar suavemente ao terreno e ao ambiente csmico forma circular , podendo sua muralha adaptar-se ao lugar; Considerava que as novas arquiteturas seriam para a cidade o mesmo que os ornamentos so aos organismos de construo dos edifcios; Definia as praas (piazze) como organismos arquitetnicos autnomos, circundados por prticos e loggias; e estabelecia trs categorias de ruas (vie), tanto para a cidade como para o campo: Ruas principais (deveriam ser amplas, retas e bem curtas nas cidades grandes; e tortuosas nas pequenas); Ruas secundrias (deveriam ser tortuosas tanto nas cidades grandes como pequenas, convergindo para as vias principais em uma linha diagonal); Ruas-praas (deveriam cumprir determinadas funes pblicas, tais como conduzir igreja ou ao local onde se administrava a justia).

c)

O primeiro tratadista da Renascena, LEON BATTISTA ALBERTI (1404-72) sistematizou teoricamente as idias artsticas do perodo, tanto para a pintura e a escultura (1435) como para a arquitetura (1455). Em seu tratado em dez livros De re aedificatoria, de inspirao vitruviana, estabeleceu as premissas, nos livros IV e VIII, do urbanismo renascentista. Alberti via a ao urbanstica como uma atividade moral, na qual o arquiteto teria a funo de unificar todos os aspectos da vida pblica e privada. Definindo a sociedade perfeita como construo (encaixe lgico de afirmaes morais, civis e religiosas), buscou definir as regras universais de construo e remodelao das cidades.
Criando um sistema de operaes aplicveis a todos os organismos urbanos, ele concebia a cidade como uma totalidade irredutvel, ou seja, um edifcio pblico que uma obra de arte completa, a qual supera em dignidade a todas as demais edificaes urbanas. Sua teoria urbana demonstrou-se possvel em pequenas cidades (Pienza e Urbino), mas ineficaz nas mdias (Mantova e Ferrara) e desastrosa nas grandes (Milano e Roma), j que ali aplicadas acabaram rompendo a coerncia e o equilbrio dos conjuntos precedentes.

II.

III.

IV.

V.

VI.

30

FLORENA
Colnia Romana (Florentia) fundada em 59 a.C. na confluncia do rio Arno com o torrente Mugnone, Firenze nasceu como um pequeno quadrado orientado segundo os pontos cardeais, que se desenvolveu para um retngulo de cerca de 20 hectares contendo 10.000 habitantes. Sucessivamente danificada por
vrios invasores, chegou a 5.000 habitantes no perodo carolngio, quando adquiriu um segundo cinturo de muros. No sculo XI, tornou-se capital do marquesado de Toscana, o que promoveu seu crescimento e novas benfeitorias de caractersticas romnicas (JELLICOE & JELLICOE, 1995)

Bero e principal centro de difuso da Renascena europia, Florena passou por vrias lutas sociais na segunda metade do sculo XIV, que culminaram com a revolta dos Ciompi (1378), os quais governaram pacificamente a cidade por duas geraes at a Signoria dos Medici. Empenhados em completar a fisionomia traada em fins do sculo XIII, procuraram remodelar o organismo florentino com obras pontuais que marcaram o renascimento nas artes e cincias.
Nem os recursos econmicos nem os ideais culturais do perodo permitiram realizar outra coisa que intervenes complementares de retoques da forma urbana, mas que garantiram a Florena sua imagem definitiva. Entre os artistas que estiveram empenhados nesse programa, destacaram-se: Orcagna, Talenti e Ghiberti; e, mais tarde, Brunelleschi, Donatello, Masaccio e Paolo Uccello.

Os ideais urbanistas do RENASCIMENTO somente puderam ser aplicados na prtica em projetos pontuais e algumas experincias de transformao urbana, estas ocorridas entre 1460 e 1470, graas a acordos firmados entre determinados prncipes e papas O aumento dos recursos econmicos, assim como f nas possibilidades reformadoras da cultura artstica da Renascena, garantiu essas realizaes experimentais, mas divergncias polticas acabaram por anular e/ou desviar as aspiraes ideais dos projetistas para o campo terico. As cidades italianas em que as intervenes renascentistas foram as mais unitrias e eficazes foram: PIENZA
Em 1459, o Papa Pius II (1405-58) visitou o burgo medieval de Corsignano, no territrio de Siena, com cerca de 6 hectares; e resolveu reconstru-lo como residncia temporria para si e sua corte. Ali se instala um grupo de edifcios monumentais (a catedral e os palazzi Piccolomini, Vescovile e del Pretoriu), alm de prdios secundrios, que foram dispostos de modo hierrquico e harmnico com o prexistente. Concludas as obras em 1462, a cidade passou a se chamar Pienza.

A Comuna florentina formou-se em 1115, quando foram estabelecidas relaes exatas entre os espaos pblicos e privados. A partir de ento, o crescimento foi cada vez mais rpido e, no sculo XIII, sua populao chegou a 100.000 habitantes, graas ao crdito e produo dos tecidos de l. Vrias pontes, igrejas e conventos foram ento realizados, abrindo-se novas ruas e praas pblicas.

Nas duas ltimas dcadas do


sculo XIII, o governo da cidade empenhou-se na construo de um grande ciclo de obras pblicas, que transformaram radicalmente a sua forma, incluindo uma nova muralha e praas retangulares e frontais a importantes igrejas, como as de Sta. Maria Novella (1278) e de Sta. Croce (1295) (BENEVOLO, 1981).
Iniciaram-se nesse perodo as obras da catedral de Sta. Maria del Fiore (1296/1436) e do Palazzo Vecchio (1298), assim como Piazza della Signoria, trodas sob a supervisio de Arnolfo di Cambio (1232/45-1310).

31

CIDADE IDEAL
Entre os sculos XV e XVI, surgiram vrios tratados sobre cidades ideais, assentados em critrios puramente racionais e geomtricos. Em todos eles, acreditava-se na UTOPIA* de que o princpio da forma arquitetnica e urbana deveria corresponder configurao do seu arranjo poltico e social. Na busca pela forma perfeita,
URBINO Cidade com cerca de 40 he., situada sobre duas colinas, que foi remodelada ao gosto de seu signore Federico de Montefeltro (1422-82), que construiu, por volta de 1465, um conjunto retilneo de edifcios para compor seu Palazzo Ducale, utilizando um grupo de artistas locais e toscanos de segundo plano. O resultado foi um arranjo harmonioso, de regularidade geomtrica e sem destruir a continuidade visual do organismo medieval. defendia-se que a CIDADE IDEAL deveria ser a ampliao tipolgica da unidade-base entre sociedade real e utopia social, ou seja, atravs de um modelo unitrio, geomtricos e rgido, no qual se excluiriam o movimento, a variao e o acontecimento casual, obter-se-ia ordem e justia.

SFORZINDA
*UTOPIA FERRARA Capital da signoria dEste, situada a montante do rio P, tornou-se um importante centro cultural, o que reivindicou dois novos bairros: a adio realizada pelo Duque de Borso, em 1451; e a do Duque Hrcules I, em 1492, construda gradativamente at o sculo XVI. A segunda interveno dotou a cidade de uma rede de ruas retilneas que foram traadas de modo a se integrarem harmoniosamente ao tecido medieval, tortuoso e irregular . O termo utopia foi cunhado pelo ingls THOMAS MORUS (1478-1535) para designar aquilo que no se encontra em nenhum lugar , quando da publicao de sua obra intitulada Utopia (1516). De motivaes estritamente econmicas e inspirao platnica foi Plato (427-347 a.C.) quem pela primeira vez, no sculo IV a.C., formulou as bases utpicas de uma sociedade ideal, em A Repblica , Morus (tambm conhecido como More) imaginou um pas perfeito, onde imperavam a prtica agrcola e a propriedade coletiva, sem desigualdades ou injustias sociais comuns sua poca. Na Ilha de Utopia, de 3 x 30 km de extenso, descrevia 54 cidades (civitas), sendo a principal delas, Aircastle ou Amaurota, caracterizada pela presena da gua, jardins e amplos cintures verdes.

32

No plano ideal, o crculo passou a ser o preferido dos projetistas por significar a redeno da sociedade; um emblema da perfeio, do equilbrio e da eternidade. A CIDADE PERFEITA deveria ser circular; forma de bases csmica e metafsica que simbolizava, por analogia, a esfera da criao divina, sem comeo nem fim.
Em seu tratado de 1460, FILARETE (1400-69), por exemplo, props a cidade ideal de Sforzinda. A cidade circular tornou-se uma exemplificao das leis da natureza, frente cidade medieval, ento considerada no-natural e decadente.
Modelo ideal dos arquitetos renascentistas tanto em propostas urbanas como em edifcios , o crculo apareceu em todos os projetos utpicos de cidades, inclusive no de Palmanova (1593), criada por VINCENZO SCAMOZZI (1552-1616) e considerada a primeira cidade ideal a ser levada prtica (ROSENAU, 1988).

Como catlico, Campanella almejava uma Repblica universal inspirada na Igreja; e, como platnico, pensava que o homem pudesse descobrir em seu interior as idias divinas, postas como revelao natural. Isto o fez propor uma cidade universal dirigida por sacerdotes, onde os cidados viveriam em total comunidade de bens e de mulheres com o fim de evitar o instinto de aquisio do alheio. Em sua proposta, a coeso social
aparecia simbolizada pela indiferenciao do lugar em que cada um viveria. Havia a separao entre os locais de trabalho e moradia; e um plano reticulado permitiria que todos se dirigissem ao seu objetivo sem ter de se desviar. Sua composio espacial baseava-se em vrios anis de muralhas defensivas, entre as quais se situavam os templos luxuosos do Governo. De praas quadradas ou circulares, irradiavam-se avenidas largas e retas, cuja simetria e variedade ou mesmo o calamento em pedra ou mrmore no somente ordenavam a cidade, mas eram tambm signos visveis da ordem racional qual esta estava sendo subordinada.

PALMANOVA
Com a Reforma na Alemanha e o fato de vrias Repblicas do norte da Itlia usufrurem da liberdade, idias igualitrias acabaram se espalhando e vrios textos utpicos passaram a ser publicados no decorrer sculo XVI, tais como I mondi i gli inferni (1552), de Anton F. Doni (151374); e La citt felice (1553), de Francesco Patrizi (1529-97). A utopia urbana do espanhol
TOMMASO CAMPANELLA (15681639), expressa em Civitas solis: La Citt del Sole (1602), reorganizava as idias de Plato e Morus; e propunha uma cidade utpica baseada em um racionalismo que exclua a idia de progresso, congelando o nvel de vida e a satisfao pessoal envolvida pelo trabalho e pela religio.

Alm de grande inovador nas cincias de seu tempo, o ingls FRANCIS BACON (1561-1626) redigiu outra importante utopia seiscentista: New Atlantis (Nova Atlntida, 1627), na qual apresentava uma sociedade regida pelos cientistas, que se dedicavam ao acmulo de conhecimento sobre a natureza. Na obra, a Nova Atlntida, visitada
casualmente pelo narrador em uma viagem, era a ilha imaginria de Bensalem, situada mais alm da Amrica e governada por um rei, onde se mantinham as classes sociais e a propriedade privada. Em Bensalem, funcionaria uma instituio poderosa, a Casa de Salomo, formada por cientistas, a verdadeira elite do pas. Ali, os homens voariam como pssaros, teriam barcos que navegariam abaixo das guas e possuiriam estranhos relgios. Conhecer-se-ia alguns dos segredos do movimento contnuo e todos seriam capazes de imitar os movimentos dos seres vivos graas a reprodues de homens, feras, pssaros, peixes e serpentes (CARANDELL, 1974).

33

J a ilha de Christianopolis, lugar utpico a que imaginava chegar como nufrago o autor, o alemo JOHANN VALENTIN ANDRE (1586-1642) era uma Repblica de trabalhadores cristos que viveriam em igualdade, desejando a paz e renunciando s riquezas. Sua cidade, caracterizada em
Reipublic Christianopolitan descriptio (1619), estaria dividida em zonas para as indstrias leve e pesada; e os trabalhadores aspirariam conscientemente em aplicar a cincia na produo, com o que lograriam um tipo de sistema muito eficiente, sem estarem obrigados a realizar alguma atividade produtiva.
Sistematizando as idias de Morus e Bacon, Andre dizia que ser sbio e trabalhar no eram necessariamente incompatveis, se houvesse moderao. E tal moderao somente seria possvel em uma repblica comunista como a que propunha em sua obra, esta dirigida por representantes da religio, da justia e da educao.

J Paradise lost (Paraso perdido,


1667), do britnico JOHN MILTON (1608-74), pode ser considerada uma utopia religiosa situada no passado, mas que se colocava como proposta para uma revoluo espiritual de toda a sociedade (CASTELNOU, 2005).

Com o tempo, as UTOPIAS URBANAS passaram a falar de lugares diferentes, apontando para diversos ideais sociais, sistemas de valores, nostalgias e esperanas. No sculo XVIII, surgiriam aqueles que passariam a considerar que somente no campo seria possvel viver verdadeiramente, cultivar sentimentos puros e desenvolver instintos nobres. Para eles, o espao urbanizado
desmoralizava, enquanto o campo preservava intactos os traos mais preciosos do homem. Considerando a civilizao como um pesadelo, passaram a buscar asilo em regies onde ela no havia ainda chegado. Este lugar maravilhoso aparecia aos homens sob inmeras formas, tendo sido buscado alm do nosso planeta ou nos cantos mais longnquos, na imaginao e na realidade, em lugares mal definidos ou em regies bem conhecidas: a conquista de um novo mundo era, ao mesmo tempo, o abandono do velho, atravs de uma espcie de fuga utpica em direo daquilo que era natural; ou ainda, selvagem; intensificando-se no sculo XVIII.

UTOPIA INSULAE (THOMAS MORUS)


No decorrer do sculo XVII, muitas outras obras utpicas foram escritas, destacando-se The Commonwealth of Oceana (A Repblica de Oceana, 1656), do filsofo poltico JAMES HARRINGTON (1611-77), que, dirigida ao ditador ingls Oliver Cromwell (1599-1658), propunha que renunciasse ao poder e instaurasse uma Repblica livre, na qual a propriedade no seria nem dos indivduos nem do Estado, mas das classes ou estratos sociais; e onde o poder seria tambm exercido indiretamente pelos grupos em um parlamento.
34

Ao mesmo tempo em que as naes europias consolidavam-se e nasciam as capitais como os grandes lugares da administrao, o crescimento das massas assalariadas, assim como a ampliao do mercado com as colnias e a inveno das mquinas que substituiriam os meios de produo individuais, levou a modificaes radicais nas cidades.
Com a industrializao e a conseqente urbanizao, surgiriam as primeiras grandes cidades europias, alm da lgica construtiva das reas perifricas que promoveu a afirmao de uma nova paisagem. No final do sculo XVIII, embora apenas 1,7% da populao mundial fosse urbana e apenas 20 cidades possussem mais de 100.000 pessoas, Londres j atingia 900.000 habitantes, Paris 600.000, So Petersburgo 200.000 e Berlim 150.000.

7
CIDADE COLONIAL
Entre os sculos XV e XVI, tiveram incio a ERA DAS NAVEGAES e a conseqente expanso mundial da civilizao europia, impulsionada pelo mercantilismo e pela posterior descoberta de metais preciosos nas colnias almmar. Portugal, Espanha, Inglaterra, Frana e Holanda tornaram-se grandes potncias martimas e partiram para o domnio do NOVO MUNDO. As realizaes urbansticas e de
construo nos territrios coloniais, em seu conjunto, constituram em importantes experincias, assim como nas oportunidades de aplicao na prtica dos pressupostos ideais elaborados nas metrpoles.

COLONIZAO ESPANHOLA
Foram Portugal e Espanha que antecederam as demais naes na explorao colonial. Em 1494, o papa Alexandre VI (1431-1503) estabeleceu a linha demarcatria entre as zonas reservadas colonizao de ambos pases: o meridiano a 270 lguas para alm das ilhas de Aores (Tratado de Tordesilhas). Os portugueses encontraram em
seu hemisfrio territrios pobres e inspitos, sobretudo na frica Meridional; ou Estados populosos e resistentes no Oriente, os quais no podiam ser efetivamente conquistados. Por isso, fundaram somente bases navais para controle do comrcio martimo tais como Goa, Damo, Mlaga, Salvador e Rio de Janeiro , sem empreenderem uma colonizao em grande escala.

ERA DAS NAVEGAES Os pontos de partida dessa aventura ocenica foram ricas cidades porturias europias Anturpia, que substituiu Bruges como emprio martimo da Europa central; Lisboa e Sevilha, os portos atlnticos da pennsula ibrica; e Gnova que, depois da aliana com Carlos V, tornou-se a base mediterrnica mais importante do imprio espanhol.
As CIDADES COLONIAIS constituram-se nas realizaes urbansticas mais importantes do sculo XVI, j que demonstraram serem embora pobres se comparadas aos requintes e ambies da cultura artstica europia , as concretizaes dos ideais estticos almejados pelos mestres europeus da Renascena (BENEVOLO, 1981).

J os espanhis encontraram em sua zona territrios mais adequados, estes constitudos pelos planaltos da Amrica Central e Meridional, com imprios indgenas mais ricos e desenvolvidos, porm incapazes de resistir colonizao europia.
Embora Cortez no Mxico e Pizarro no Peru tenham ocupado algumas grandes cidades indgenas respectivamente, Tenochtitln, capital do imprio asteca e que atualmente conforma a Cidade do Mxico; e Cuzco , transformando-as segundo as necessidades dos colonos espanhis, a maioria dos conjuntos urbanos esparsos no interior do continente foram totalmente destrudos; e sua populao obrigada a se estabelecer em novas cidades mais compactas.

35

As cidades coloniais espanholas deveriam seguir a Leys Generales de las ndias, codificadas por Filipe II (1527-98) em 1573 e vlidas at 1668, que constituram na primeira legislao urbanstica da Idade Moderna, baseada tanto na tradio medieval (as novas cidades fundadas entre os sculos XIII e XIV: as bastides francesas e as poblaciones espanholas) como na tratadstica renascentista. Aspirando o ideal da regularidade
geomtrica, expresso por um tabuleiro de ruas retilneas que definiam uma srie de quarteires iguais, geralmente quadrados, tal modelo (traza) apresentava a facilidade de implantao e o atendimento s exigncias primrias de produo.

PLANO DE POBLACIN
Como exemplos da aplicao da retcula espanhola, podem ser citadas as cidades coloniais de Guadalajara e Cholula (Mxico); Quito (Equador), Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina) e Santiago de Leon, hoje Caracas (Venezuela), entre outras.

Eram estas as principais designaes normativas para a fundao das novas cidades espanholas na Amrica:
a) Estabelecimento de uma retcula regular de quarteires iguais, em cujo centro deveria se dispor uma grande praa aberta (plaza mayor), central e de forma oblonga, com o comprimento igual a uma vez e meia a sua largura (festividades); b) O tamanho da praa deveria ser proporcional ao nmero de habitantes, sem esquecer seu possvel crescimento (estimava-se de 200 a 500 ps de largura por 300 a 800 ps de comprimento, sendo o tamanho ideal igual a 400 x 600 ps); c) A praa seria acessada por quatro ruas, voltadas aos quatro pontos cardeais e cada uma disposta a partir do ponto mdio de cada lado, alm de duas de cada um dos ngulos, que deveriam desembocar sem serem obstrudas pelos prticos da praa. Sua largura seria definida conforme o clima (se quente, larga; se frio, estreita); d) Na praa deveriam ser dispostos os edifcios mais importantes: a igreja, o pao municipal (cabildo) e as casas dos mercadores e dos colonos mais ricos. No caso da necessidade de converso dos nativos ao cristianismo, a igreja deveria ser antecedida por um grande ptio (adro) e ao lado da fachada estabelecida uma capela aberta (capilla de indios); e) Reservados os principais lotes edificveis ao redor da praa central, os demais seriam distribudos ao acaso para aqueles colonos com condies de ali se estabelecerem. J os lotes no-atribudos seriam destinados a futuros colonos.

Enquanto o traado das ruas e praas da CIDADE COLONIAL ESPANHOLA era grandioso, as suas edificaes eram baixas e modestas. Com capacidade de expanso ilimitada, seu contorno externo era quase sempre provisrio, sem a necessidade de muros ou fossos (somente as cidades costeiras seriam fortificadas para proteo de piratas), alm de no haver uma distino muito clara entre campo e cidade.

As MISSES JESUTICAS construdas no sculo XVI para a catequese indgena constituram-se em modestos ncleos urbanos assentados em planos regulares compostos por casas, igreja e colgio.
Por pertencerem a uma congregao relativamente recente a Companhia ou Sociedade de Jesus, fundada em 1534, quando Incio de Loyola (1491-1556) e seis companheiros egressos da Universidade de Paris fizeram voto de pobreza e de irem pregar o Evangelho , os padres jesutas exerceram uma intensa atividade de irradiao crist, em pleno esprito da Contra-Reforma.

36

COLONIZAO PORTUGUESA
Em relao ao Brasil, a ausncia de riquezas minerais aparentes levou os primeiros ocupantes a optarem por uma colonizao de baixo investimento, voltada exclusivamente explorao de suas riquezas naturais mais evidentes. Inicialmente foram construdos
muitos fortes e fortificaes no litoral para protegerem o territrio portugus das incurses de espanhis, franceses e holandeses. Estas obras eram realizadas por engenheiros militares, caracterizando-se por serem recintos amuralhados (cantaria de pedra) com traados geomtricos de bases medievo-renascentistas.
Limitando-se ao extrativismo, no se estabeleceram cidades propriamente ditas, mas apenas feitorias e entrepostos de extrao. Somente em meados do sculo XVI que aparecem as primeiras vilas litorneas, que acabaram impulsionadas pelo ciclo da cana-de-acar do sculo seguinte, enquanto que no serto ndios e mestios cuidavam do gado necessrio indstria aucareira da zona frtil das matas litorneas (MARX, 1980).

De acordo com REIS FILHO (1968; 2004), a colonizao portuguesa limitou-se ao litoral, dada a sua preocupao em encontrar pontos estratgicos de defesa territorial. Terminado o breve Ciclo do Pau-Brasil, foi o acar que impulsionou o desenvolvimento das vilas litorneas, cuja sociedade era pobre, escravagista e de fixao rural. No interior, predominavam as reas agrcolas e de criao de gado. Quando se iniciou a colonizao do
Brasil, Portugal, liderado por D. Manuel I (1495-1521), era uma nao mercantilista e de regime econmico semi-feudal, representado por uma aristocracia patrimonial e uma monarquia absoluta aliada aos mercadores, na maioria, estrangeiros. De 1580 a 1640, pertenceu aos domnios da Espanha, submetendo-se aos reis Filipe II, III e IV, a partir de quando reassumiu sua soberania com D. Joo IV (1604-56).

No sculo XVII, a fundao de cidades ganhou maior impulso, iniciando-se o perodo com 38 ncleos e terminando com cerca de 60. De modo distinto que o espanhol, as CIDADES COLONIAIS PORTUGUESAS caracterizavam-se por:
a) Localizarem-se em stios elevados e apresentarem um traado irregular de inspirao tardo-renascentista, que se desenvolvia funcional e organicamente em relao aos acidentes topogrficos, sem seguir leis de ordenao territorial; b) Terem um esquema urbano uniforme baseado em lotes retangulares, com cerca de 10 m de frente e longo comprimento (30-50 m), cujas vias (sem calada ou passeio para pedestres) eram definidas espacialmente pelas edificaes; c) Exporem uma aparncia compacta e homognea de fachadas com casas e sobrados construdos sobre o alinhamento das vias pblicas, e os limites laterais do terreno, seguindo a tradio portuguesa; d) Seguirem um partido uniforme nas construes, padronizado pelas Cartas Rgias e/ou posturas municipais, onde se previa o alinhamento com edificaes vizinhas, a altura dos pavimentos e as dimenses e o nmero de aberturas; e) Manterem as igrejas dispostas geralmente em pontos elevados, para destaque e observao dos visitantes. Em regies planas, ficavam no centro, prximas Casa de Cmara e Cadeia e em frente a uma praa (adro) no monumental.

Ao longo do sculo XVI fundaram-se na Colnia apenas 18 vilas, sendo as primeiras: S. Vicente e Itanham SP (1532); Esprito Santo, depois N. S. da Vitria ES (1535); Iguarussu e Marin dOlinda PE (1535). Na Bahia, criaram-se: Porto Seguro (1535), S. Jorge dos Ilhus e Santa Cruz, hoje Cabrlia (1536), sendo a capital, S. Salvador da Bahia de Todos Santos, fundada em 1549. Mais ao sul apareceram as vilas de Santos (1543), Paranagu (1560), S. Sebastio do Rio de Janeiro (1565) e Niteri (1573). Algumas cidades desenvolveram-se a partir de assentamentos dos colgios jesutas, como foi o caso de S. Paulo de Piratininga (1554) e outras nos arredores de fortificaes, como Natal (1598) (FERRARI, 1991).

37

No norte e nordeste, as cidades brasileiras nasceram espontaneamente de fortificaes beira-mar (Natal, Fortaleza e Belm) ou por iniciativa militar (Salvador, Manaus e Santarm); ou ainda de currais e feiras peridicas no serto. As excees ficam por conta de So Lus (1612) e Recife (1645), respectivamente, de influncias francesa e holandesa. Quanto ao sudeste, foi o caminho para as minas, a partir do sculo XVIII, que trouxe o desenvolvimento (FERRARI, 1991).

Especialmente em Minas Gerais, o Barroco passou a se constituir em um meio de expresso, atravs do qual se refletia todo um processo social em trnsito em direo liberdade. Entre as vilas que evoluram graas
minerao, destacaram-se: Mariana e Sabar, alm da capital Vila Rica de N. S. do Pilar de Ouro Preto, todas fundadas em 1711. A seguir vieram So Joo Del Rei e Serro, criadas em 1714, e, mais tarde Tijuco, depois Diamantina, que marcou a passagem do ciclo exclusivo da minerao aurfera para a minerao de diamantes. Outros destaques foram Congonhas e So Jos Del Rey, hoje Tiradentes. Os edifcios pblicos do perodo colonial eram projetados no Reino, constituindo-se de alfndegas, entrepostos fiscais, registros, casas de cmara e cadeia, arsenais e fortificaes, os quais serviam por vrias geraes, sendo s vezes reformados, mas dificilmente acrescidos em rea. Somente com a Independncia (1822), houve a criao de novos quadros administrativos pblicos e, assim, alteraes na arquitetura oficial.

Com a Misso Demarcatria enviada por D. Joo V (1689-1750), intensificou-se a ocupao da regio sul, acompanhada pela ao dos jesutas e da descoberta de ouro (Paranagu e Curitiba). Assim, descenderam de redues jesuticas as cidades paulistas de Embu, So Miguel e SantAna do Paranaba.

A partir do sculo XVII, iniciou-se o processo de interiorizao no pas, por meio do sertanismo de contrato, que consistia no deslocamento territorial segundo o interesse dos produtores de acar e criadores de gado, ou ainda pelo incentivo portugus pesquisa mineral. Denominavam-se BANDEIRAS as
buscas de escravos indgenas organizadas pelos proprietrios de terra e que provocaram vrios conflitos com a frente pioneira hispanojesutica. Elas foram causadas pelo encarecimento da importao de escravos; a ocupao dos portos negreiros africanos pelos holandeses e o estmulo mercantil para a exportao de escravos indgenas para o Nordeste e o Rio.

Conforme MACHADO (2003), as


cidades da zona do ouro reinterpretaram os princpios barrocos impostos pela prpria natureza, incrustando-se nas montanhas e delas tirando sua prpria fisionomia, sendo inclusive os largos e os adros das igrejas em declive. A rampa e a curva dominam quase toda a organizao urbanstica, onde predominam as ladeiras e as voltas no morro.

No PERODO BANDEIRISTA, que se estendeu at o sculo XVIII, muitas cidades brasileiras nasceram do pouso de tropeiros, os quais conduziam cabeas de gado, assim como das encruzilhadas e postos de passagem para as reas de minerao, como por exemplo: Pouso Alegre, Pouso Alto, Passa Trs, Passa Quatro, Registro, Sorocaba, Mogi-Guau, Feira de SantAna e Feira de Conquista. Por volta de 1750, o Ciclo do Ouro
promoveu o crescimento e o enriquecimento de arraiais e vilas mineiras (vilas do ouro), que se tornaram cidades dotadas de benfeitorias e de uma arquitetura original e mais requintada.

Entre as principais caractersticas da CIDADE BARROCA BRASILEIRA, LEMOS (1979) sublinha o fato desta:
a) Manter o traado espontneo e irregular adaptado aos terrenos acidentados da regio mineira, resultando em ruas estreitas e tortuosas, com grande nmero de curvas, becos e ladeiras ngremes; Mostrar uma paisagem homognea marcada pelo alinhamento do casario, de gabarito constante, com destaque das edificaes religiosas e de controle reinol; Apresentar, exceto por alguns chafarizes, as obras pblicas sem as mesmas intenes plsticas que as igrejas barrocas, uma vez que partiam da iniciativa portuguesa, resultando mais na importao de modelos europeus.

b)

c)

38

SALVADOR
Localizada na baa de Todos os Santos, a primeira capital do Brasil foi fundada em 1549 por Tom de Souza, cujo plano de realizao era informal e de regularidade relativa, maneira medieval, embora demonstrasse cuidados com a defesa, tanto na escolha do local, no alto de uma colina, como pela presena de muralhas. No primeiro sculo de existncia,
sua economia girou em torno da exportao do acar, garantindo o crescimento do seu porto e sua diviso em duas partes: a Cidade Baixa que concentra as atividades porturia e comercial, alm do Mercado Modelo e a feira de So Sebastio; e a Cidade Alta que est constituda sobretudo por bairros residenciais, alm dos rgos administrativos e comrcio varejista.

COLONIZAO BRITNICA
O modelo urbano em tabuleiro, idealizado pelos espanhis no sculo XVI para traar as novas cidades da Amrica Central e Meridional, foi tambm aplicado extensivamente pelos ingleses, assim como pelos franceses e holandeses, entre os sculos XVII e XVIII para a colonizao da Amrica Setentrional. Vrios tcnicos de terceira ordem,
emigrados para o Novo Mundo, conseguiram realizar o que no era possvel de ser feito na Europa da poca: reorganizar o ambiente construdo com os novos princpios da simetria e da regularidade geomtrica, que garantiam a afirmao da cultura europia em todo o mundo.

Com o desenvolvimento da cultura do fumo na regio perifrica baa e a criao de gado no serto, alm da sua importncia poltica, a cidade expandiu-se, fazendo seus muros serem estendidos para abrigarem o colgio dos jesutas e o convento franciscano, com seus bairros circunvizinhos. No sculo XVII, recebeu a construo de vrios palcios, solares, igrejas e conventos. Tal crescimento desacelerou-se com a transferncia da capital para o Rio de Janeiro, em 1763, retomado no final do sculo XVIII com a exportao de ouro e diamantes provenientes da chapada Diamantina. O centro de Salvador (Largo do Pelourinho) prolonga-se pela Baixa do Sapateiro, zona de comrcio popular e de moradia da populao mais pobre (cortios). A partir da industrializao, que vem ocorrendo desde os anos 60, sua expanso urbana aconteceu de maneira desordenada, formando-se favelas na faixa litornea interna baa, incluindo Alagados, a maior favela de palafitas do pas. As primeiras aes de resguarda do Pelourinho datam de 1967, com a criao de uma fundao para este fim. Porm, foi a partir de 1992 que se efetiva o projeto de sua recuperao, com o restauro de mais de 350 unidades.

O territrio norte-americano tambm foi encontrado sem cidades, como no caso do Brasil, contudo, os colonizadores que 1 desembarcaram com o May Flower , mais de um sculo aps o incio da colonizao das terras brasileiras, no permaneceram no litoral, embrenhando-se para o oeste no propsito de colonizar e permanecer na sua nova ptria. Entretanto, a eficincia e a rapidez
da urbanizao e colonizao americanas sobre a brasileira no advm da superioridade anglosaxnica em relao portuguesa (conceito equivocado e racista), mas por razes bastante evidentes.

May Flower era o nome do navio que partiu de Southampton, na Inglaterra, em 16 de setembro de 1620, com 102 emigrantes, dentre os quais 41 peregrinos ou puritanos ingleses que fundaram Plymouth, na Nova Inglaterra (New England), em 26 de dezembro.

39

Segundo FERRARI (1991), os principais fatores do contraste de colonizao entre o Brasil e os EUA foram os seguintes:

Fator orogrfico: enquanto, no Brasil, as serras do Mar, Geral e Serra da Mantiqueira (Macio Atlntico) representam fortes obstculos naturais tanto penetrao como implantao de estradas de ferro e rodovias, a costa norte-americana , em uma extenso de 300 km, formada por uma plancie. As cadeias dos Alleghenies e dos Apalaches so facilmente contornveis, seguidas por novas plancies e finalmente pelas Montanhas Rochosas, j no Pacfico; Fator hidrogrfico: enquanto os EUA possuem a melhor rede hidrogrfica do mundo em relao a navegao fluvial, o que pode ser exemplificado pelo Mississipi; o Brasil, principalmente na zona temperada, tem poucos rios grandes navegveis, na maioria, com cursos irregulares e cheios de cachoeiras. Embora o Amazonas seja o maior rio do mundo, situa-se em terras equatoriais, de densas florestas e de difcil aproveitamento econmico; Fator climtico: a diversidade do clima norte-americano contribuiu para a formao de uma agricultura diversificada, assim como o frio intenso promoveu o desenvolvimento de uma indstria para combat-lo (tecidos, roupas, aquecedores). J no Brasil, o clima tropical que, no primeiro momento, parecia ser uma vantagem, conduziu monocultura canavieira e inadaptabilidade dos europeus; Fator econmico: as terras norteamericanas eram ricas em petrleo e carvo de melhor qualidade que o brasileiro, o que significou um maior incentivo colonial. Alm do uso desses recursos naturais, a acumulao de renda foi garantida pela agricultura de exportao, cujos execedentes permaneciam no pas e eram distribudos igualitariamente populao. O Brasil limitou-se a ser uma colnia de explorao (extrativismo e matria-prima); Fator psicolgico: enquanto os colonos ingleses vieram com as famlias e o propsito de lanar razes em, sua nova ptria em virtude das perseguies religiosas na Europa (Reforma e ContraReforma), os portugueses vieram sozinhos para cumprirem penas ou se enriquecerem e retornarem a sua ptria; Fator religioso: enquanto a maioria dos colonos dos EUA era calvinista e como tal intransigente com os vcios (jogo, bebida, etc.), mas polarizado pela idia fixa de acumular riqueza e poder, os colonos lusos eram todos catlicos, contrrios usura (turpe lucrum) e, conseqentemente, ao crdito e ao financiamento.

A efetiva colonizao do territrio americano cujo descobrimento deu-se em 12 de outubro de 1492, por Cristvo Colombo iniciou-se com a implantao de colnias espanholas (pueblos) na Flrida (St. Augustine, 1565), Novo Mxico (Santa F, 1609) e Texas (San Antonio, 1718). O primeiro assentamento francs foi em Quebec (1608), seguido por Detroit (1701), Mobile (1711), New Orleans (1722), Fort Duquesne (Pittsburgh, 1724) e St. Louis (1762), enquanto que o holands deu-se na foz do Hudson, Ilha de Manhattan (1620).

Porm, foi o controle britnico que


acabou predominando, graas s cidades coloniais fundadas na Virgnia (1607), na Nova Inglaterra (1620) e na Pensilvnia (1681). Boston passou a ser a sede do governo de Massachusetts em 1630, substitundo Charlestown (1629) pela boa qualidade de suas fontes dgua.

Filadlfia foi fundada em 1682, na confluncia dos rios Delawre e Schuylkill, por William Penn (16441718), em um local antes habitado por imigrantes suecos. De traado uniforme e retilneo, com ruas cruzando-se em ngulo reto, possui uma grande praa central, na qual atravessam ortogonalmente duas grandes avenidas. O plano j apresentava preocupaes de hierarquizao de vias e de zoneamento, com lotes de tamanhos distintos.

Savannah, fundada em 1733,


apresenta um traado ortogonal em grelha que, embora uniforme, demonstrava um princpio de diferenciao de vias (principais e secundrias), alm da previso de jardins residenciais e trs parques.

40

You might also like