You are on page 1of 25

Ginstica rtmica

Tpicos: O que a ginstica rtmica? Histria A competio: Consideraes gerais Capacidades dos ginastas

Diapositivo: 3 4 7 8

O jri A pontuao
A durao Os aparelhos Exerccios obrigatrios nos aparelhos Ordem dos aparelhos Elementos corporais Faltas

9 10
11 12 15 17 18 21

A ginstica rtmica (ou ginstica desportiva) uma variante da ginstica artstica. Este tipo de actividade fsica aposta mais na elegncia, graciosidade e beleza dos movimentos do que o esforo e resistncia fsica e os aparelhos so complementos dos movimentos ao invs de suporte das

acrobacias.
Este um desporto prioritariamente feminino, contudo j se desenvolveu uma vertente masculina no Japo. Enquanto que a vertente feminina segue a associao do ritmo, da beleza, subtileza e elegncia dos movimentos e da ginstica tradicional, a vertente masculina associa a fora e resistncia fsica da ginstica tradicional com artes marciais.

A ginstica rtmica, sem regras especficas fixas e sem reconhecimento como desporto, comeou a ser praticada nos finais da I Guerra Mundial. Contudo, durante a II Guerra Mundial, a prtica desta actividade fsica foi interrompida devido ao Bloqueio Ginstico proibio alem de prtica de desporto. Quando a guerra acabou, tambm muitas escolas comearam a inovar a realizao dos exerccios tradicionais de ginstica ao juntar-lhe msica, o que requeria ritmo nos

movimentos das ginastas, comeando assim a surgir os primeiros esboos deste


desporto na Europa. Em 1930, Heinrich Medau, msico e professor de Educao Fsica, introduziu elementos como a bola, o arco, a corda, a fita e as maas de modo a suavizar os movimentos e a desenvolver a interaco da ginasta com os aparelhos. Tambm se introduziu msica e novos aparelhos para realar a feminilidade desta modalidade e para suavizar os movimentos brutos dos homens.

Em 1946, na Rssia, surge a primeira distino na ginstica de competio, aparecendo tambm a categoria de ginstica rtmica. Tambm neste mesmo ano, esta categoria surge associada ginstica artstica nos Jogos Olmpicos de Londres. Nos Jogos Olmpicos de Helsnquia, em 1950, a associao de duas categorias de ginstica trocada por um conjunto de provas com arco. Neste ano fundada tambm a Liga Internacional de Ginstica Moderna que pretendia a divulgao deste desporto. Foi em 1961, na Europa de Leste, que se organizou a primeira competio internacional de ginstica rtmica, mas somente em 1963 que a Federao Internacional de Ginstica promoveu sob a sua jurisdio estes campeonatos. Em 1975, esta modalidade oficializada como Ginstica Rtmica. Todavia, s em 1980

que o Comit Olmpico Internacional reconhece este desporto e integra-o nos Jogos
Olmpicos de Moscovo desse ano. Em 1984, nos Jogos Olmpicos de Los Angeles, esta actividade fsica passa a valer medalhas com competies individuais, sendo que em 1996, nos Jogos Olmpicos de Atlanta, passam a disputar-se provas em conjunto.

A competio:

As competies internacionais de ginstica rtmica so divididas em dois escales: jnior (at aos 15 anos) e snior (depois dos 15 anos). A ginstica rtmica

a nvel de competio apenas praticada por mulheres, individualmente ou em


grupo de cinco ginastas. Os maiores eventos desta modalidade so os Jogos Olmpicos, o Campeonato Mundial e o Torneio Internacional de CorbeilEssonnes. O programa das ginastas numa competio consiste numa srie de quatro exerccios, usando 4 dos 5 aparelhos (visto que a nvel de competio um aparelho no usado).

A rea de competio onde as ginastas realizam as srias chama-se


tablado. Este tem 13x13 metros.

Em competio individual, um ginasta necessita fora, energia, flexibilidade, agilidade, destreza e resistncia. Em competio de grupo, os ginastas para alm de terem que ter as mesmas capacidades que os que competem individualmente, tambm devem

desenvolver no seio da equipa a sensibilidade, adaptao rpida e antecipao.

O jri numa competio de ginstica rtmica constitudo por quatro rbitros que analisam o valor de dificuldade corporal, o valor de dificuldade do aparelho, o valor artstico das sries e a faltas tcnicas (jri de execuo).

O resultado base para cada exerccio efectuado numa competio individual de 9.6 pontos, aos quais podem ser descontados pontos devido a

faltas ou acrescidos bnus para exibies excepcionais. Nas competies por


grupos, a pontuao base 19.20, sendo a pontuao mxima 20 pontos. A remoo de pontos deve-se maioritariamente por faltas cometidas. O acrscimo de pontos (bnus) pode advir de factores como: originalidade na coreografia; acompanhamento musical adequado; desempenho notvel pela parte da ginasta.

A durao de cada exerccio individual pode variar entre 1 minuto e 15


segundos e 1 minuto e 30 segundos. Para o conjunto de dois exerccios. A durao de no mnimo 2 minutos e 15 segundos e de no mximo 2 minutos e 30 segundos.

Os aparelhos de ginstica rtmica so a corda, o arco, a bola, as maas e a fita.

A corda: A corda feita de linho ou material sinttico leve e flexvel, apresenta ns

nas extremidades e proporcional ao tamanho da ginasta. Caracteriza-se por


balanos, crculos, rotaes, movimentos em forma de "oito", lanamentos e recolha da corda. Os ginastas tambm saltam com a corda aberta ou dobrada, segura por ambas as mos.

O arco: O arco feito de madeira ou plstico, possui um dimetro interior de 80 a 90cm e peso mnimo de 300 gramas. Deve ser rgido para que no se deforme. Caracteriza-se por balanos, rolamentos, lanamentos e recolha, giros, incurses no arco, rotaes do arco no cho e rotaes do arco em redor da mo e outras

partes do corpo. Contudo, os altos lanamentos e as tcnicas complexas para


pegar no arco de uma forma diferente a cada momento so as caractersticas mais impressionantes no manuseamento deste aparelho.

A bola: A bola feita de borracha ou material sinttico, o seu dimetro de 18 a 20cm e o peso mnimo de 400 gramas. o nico aparelho que no permitido segurar devendo estar em permanente movimento pelo corpo ou em equilibrio.

Caracteriza-se por ondas, crculos, lanamentos e recolha, movimentos com a


bola equilibrada na mo, saltos e giros com a bola no cho e ao longo de partes do corpo.

As maas: As maas so feitas de madeira ou material sinttico, com cerca de 40 a 50cm de comprimento e o seu peso de 150 gramas cada maa. A cabea da maa deve ter no mximo 3cm. Tm a aparncia de garrafas invertidas. Caracteriza-se por balanos, crculos grandes, crculos pequenos, moinhos, lanamentos e recolha e batidas rtmicas.

A fita: A fita possui uma vareta que feita de madeira ou material sinttico (com
dimetro mximo de 1cm, por 50 a 60cm de comprimento) e a fita que feita de cetim ou material semelhante (com largura de 4 a 6cm, por 6 m de comprimento, e o peso da fita deve ser de no mnimo 35g). A fita deve permanecer em movimento constante. So includas nas rotinas de fitas, espirais, balanos, crculos, lanamentos e recolha e movimentos com a forma de 'oito'.

A corda: os exerccios obrigatrios so os balanos, crculos, enrolar e desenrolar a corda e atirar ou receber a corda. As ginastas podem ainda saltar atravs da corda

aberta ou dobrada de diferentes formas.

O arco: os exerccios obrigatrios so os saltos, rotaes e atirar e apanhar o arco. As manobras que podem ser consideradas mais difceis e passivas de receber bnus so a projeco do arco a uma altura elevada e apanh-lo de uma forma original e diferente.

A bola: no pode ser agarrada, apenas sustentada com a mo, o que significa que
so necessrios movimentos mais graciosos como rodar, segurar para fazer passar sobre ou sob o corpo da ginasta e atir-la para o ar.

As maas: os exerccios obrigatrios so as rotaes, atirar as maas ao ar ou pass-las de mo em mo e moviment-las de forma rtmica para acompanhar a msica.

A fita: a fita deve estar em constante movimento visto que o exerccio com fita proporciona um espectculo bastante bonito quando a ginasta a agita de modo

a formar diferentes padres e figuras.

A ordem dos exerccios decidida pela Federao Internacional de


Ginstica. Para os Jogos Olmpicos a ordem corda, bola, maas e fita e para as outras competies de ginstica rtmica corda, arco, bola, maas e fita.

Os elementos corporais da ginstica rtmica so os saltos, equilbrio, pivot e flexibilidade.

Os saltos: um salto vlido, deve: ter uma altura adequada para a estatura da ginasta e do aparelho utilizado, o centro de gravidade da ginasta deve estar suficientemente elevado e a forma do corpo durante o salto deve estar bem definida assim como a definio da sua amplitude. A chegada ao solo tambm muito importante pois uma descida muito forte pode levar a uma penalizao.

Estes elementos devem ser utilizados com a corda ou com o arco.

O equilbrio: consiste na formao de uma posio esttica num exerccio durante


pelo menos um segundo, tendo como base de sustentao os dedos dos ps ou um joelho. Os aparelhos a serem utilizados nos elementos de equilbrio so a bola ou as maas.

O pivot: consiste numa rotao do corpo a partir de uma posio esttica, sendo que deve passar um pouco para alm dos 360 para ser considerada uma volta

completa ou mais de 720 para ser uma volta dupla completa. O pivot deve ser
executado na ponta dos ps e a forma do corpo devem ser mantida at ao final da rotao. A perda de equilbrio e o apoio no calcanhar durante a rotao so duas faltas graves. O pivot deve ser executado nos exerccios com a fita.

A flexibilidade: consiste na obteno de uma posio bastante estendida. A


posio deve possuir uma amplitude considerada satisfatria e uma forma do corpo bem definida para ser considerada vlida. Uma perda de equilbrio ou a no colocao da cabea no movimento conjunto so faltas frequentes num exerccio que pode ser aplicado a qualquer aparelho.

As faltas so cometidas ao longo da srie de exerccios e podem condicionar a pontuao.

Exemplos: - falta de unidade no exerccio; - falta de equilbrio entre os diversos elementos;

- no utilizar os aparelhos como parte integrante dos exerccios ou utilizar os


aparelhos de forma errada; - msica inadequada, com pausas prolongadas ou com um final brusco; - falta de variedade nos elementos executados, nos movimentos do corpo ou nas transies; - comear o exerccio sem contacto com o aparelho inicial; -fazer o aquecimento no tablado ou terminar a srie fora do tablado.

http://www.youtube.com/watch?v=2mvqD3-KIws&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=p3pOoG1LDAc&feature=related

Flvia

Ferreira n11

Sara Rodrigues n23 Stephane Azevedo n24


11E

You might also like