You are on page 1of 39

O presente trabalho foi realizado pelas alunas Cristiane Teixeira Maciel Barreiras e Marcia Cristina de S Sousa, sob a orientao

da professora Rosangela Figueira Dornas, e tem por finalidade propor uma forma de ensino da trigonometria, procurando enfatizar sua aplicao na resoluo de problemas do dia a dia e utilizando recursos tecnolgicos como ferramenta de apoio.
Rio de Janeiro, 15 de junho de 2009.

Dupla: Cristiane Teixeira Maciel Barreiras e Marcia Cristina de S Sousa.

Nome da Dupla: Trigonometria na escola, no trabalho e em todo lugar.

Os primeiros trabalhos elementares, envolvendo conceitos trigonomtricos, foram desenvolvidos pelos babilnios e antigos egpcios, que realizavam estudos e clculos relativos a fenmenos astronmicos e geogrficos, como a determinao de eclipses, fases da lua, distncias inacessveis e rotas de navegao. Hoje em dia, a Trigonometria no se limita a estudar somente tringulos, suas aplicaes abrangem outros campos de atividades como, por exemplo, na topografia, astronomia, agrimensura, fsica, entre outras reas.
Tringulos e tabelas
Construes Anexos R. e C.

Histrico

Aplicaes

Mais aplicaes

Histrico
O termo trigonometria, criado em 1595, pelo matemtico alemo Bartolomeu Pitiscus (15611613), deriva das palavras gregas trigono e metria e foi usado pela primeira vez em seu livro Thesaurus Mathematicus, como sendo a cincia da resoluo de tringulos. Deve-se aos babilnios a diviso da circunferncia, ainda, hoje em uso, ou seja, dividida em graus, minutos e segundos.

Histrico
Entre os gregos, tambm possvel encontrar trabalhos ligados Astronomia. Nesses trabalhos aparecem conceitos trigonomtricos, como, por exemplo, a expresso 1/2 < sen 30 < 1/18, usada no trabalho denominado Das grandezas e das distncias ao Sol e Lua. O autor deste trabalho Aristarco de Samos (310 a 250 a.C.). atribudo a Hiparco de Nicia (sculo II a.C.), por muitos considerado o Pai da Astronomia, o estabelecimento das bases da Trigonometria, bem como a construo das primeiras tabelas trigonomtricas.

Histrico
Ptolomeu (85 a 165 d.C.) inspirando-se no trabalho de Hiparco e ampliando-o, escreve uma obra intitulada Sintaxe matemtica, resultando num tratado sobre a Trigonometria.
Inicialmente considerada uma extenso da Geometria, com o trabalho do rabe Nasir Edin (1201-1274), a Trigonometria recebe um tratamento independente.

Histrico
At o sculo XII, os trabalhos sobre Trigonometria eram relacionados Astronomia. Entre os rabes, destacam-se as contribuies de Abulwafa (940-998), do observatrio de Bagd, que construiu tbuas de senos e tangentes, com relativa preciso. No sculo XII. Fibonacci escreveu obra Practica Geometriae (1220), apresentando importantes aplicaes de Trigonometria. So aplicaes que havia aprendido em contatos feitos com rabes e hindus.

MENU

LARGURA DO RIO

ALTURA DO PRDIO SOMBRA DE UMA RVORE

MENU

Aplicao 1 - LARGURA DO RIO

Na figura, temos a ilustrao do trecho de um rio. De acordo com as informaes indicadas, qual a largura do rio neste trecho?

Aplicao 2

MENU

Aplicao 3

Aplicao 2 ALTURA DO PRDIO

(Esam-RN) Um observador de 1,80 metro de altura a 100 m de distncia da base de um prdio v o topo desse prdio sob um ngulo de 30 com a horizontal, conforme mostra a figura.
Sabendo que os olhos do observador esto a 1,70 m do solo, qual aproximadamente a altura h do prdio?

Aplicao 1

MENU

Aplicao 3

Aplicao 3 SOMBRA DE UMA RVORE

Qual o comprimento da sombra de uma rvore de 5 m de altura quando o Sol esta 30 acima do horizonte?

Aplicao 1

MENU

Aplicao 2

Mais aplicaes
TEODOLITO

O teodolito um instrumento de medir ngulos usado, geralmente, por agrimensores e construtores para calcular grandes distncias ou alturas inacessveis. primeira vista, parece com uma mquina fotogrfica montada sobre um trip, e a pessoa que usa esse instrumento carrega sempre uma trena. Pra efetuar essas medidas, o agrimensor utiliza-se do conceito de tangente de um ngulo agudo.

Mais aplicaes
Construo de um teodolito Material:

- pedao de papelo grosso (o melhor aquele que ondulado por dentro) de aproximadamente 10 cm x 15 cm; - um pedao de barbante de aproximadamente 20 cm; - um canudo de plstico; - um peso de linha de pesca ou moeda ou uma argola de metal; - um desenho ou cpia xerogrfica de um transferidor de 180; - fita adesiva; - cola.

Mais aplicaes
Construo de um teodolito (continuao) Como construir:

Usando a fita adesiva, prenda o canudo na borda do papelo. Cole o desenho do transferidor logo abaixo do canudo. Amarre o peso numa extremidade do barbante. Com cuidado, faa um pequeno furo, transpassando o papelo, bem no encontro da linha de f do transferidor com a linha que marca 90. Passe por esse furo a outra extremidade do barbante, deixando o restante no mesmo lado onde est o transferidor e d um n bem firme.

Mais aplicaes
O teodolito construdo semelhante ao da imagem abaixo.

Mais aplicaes
Como efetuar a medio utilizando o teodolito:

Agora, vamos experimentar o teodolito para realizar clculos de grandes alturas. Para isso, necessitamos de uma trena (ou de fita mtrica ou metro de carpinteiro). Afaste-se de um poste de iluminao, mea sua distncia at ele e anote (cateto adjacente). Olhe pelo orifcio do canudo at enxergar o topo do poste. A altura do poste corresponder ao cateto oposto. Segure o barbante com o peso na posio em que ele parou. Anote a medida do ngulo determinado pelo barbante(na posio horizontal, o ngulo marcado de 90).

Mais aplicaes
Como efetuar a medio utilizando o teodolito (continuao):

Procure, na tabela de razes trigonomtricas, a tangente do seu ngulo de viso. Essa tangente ser a razo entre a altura do poste, vista pelo observador, e a distncia desse observador at o poste. Para saber a altura do poste devemos acrescentar a altura do observador(do cho at seus olhos) altura vista por ele.

Realize os clculos e determine a altura do poste. No se esquea de somar a distncia entre o cho e os seus olhos na altura que voc determinou.

Mais aplicaes
Agora resolva:
1) Paulo, treinando o uso de um teodolito semelhante ao que voc construiu, observa uma torre. Calcule a altura da torre, sabendo que o ngulo de viso de Paulo ao topo dessa torre de 45, que ele est a 3,5 m dela e que seus olhos esto a 1,25 m do cho. 2) Paulo, ainda treinando o uso de seu teodolito, observou o topo de um poste de 7 m, sob um ngulo de viso de 15. Qual a distncia aproximada de Paulo at o poste?
Faa outras experincias semelhantes a esta e procure calcular distncias a partir de algum objeto do qual voc conhece a altura. MENU

Tringulos e Tabelas
Associao entre os tringulos retngulos e as tabelas trigonomtricas. Clculo das razes trigonomtricas Os valores do seno, do cosseno e da tangente de um ngulo so encontrados em tabelas prprias para isso. Vejamos um exemplo em que precisamos consultar essa tabela (veja o Anexo 3). Os centros da roda de uma bicicleta esto a uma distncia PQ de 100 cm. O raio PA da roda traseira (a menor) mede 24 cm e raio QB da roda maior mede 40 cm. Observe o esquema dessa situao:

Tringulos e Tabelas
Resoluo: Esses tringulos so proporcionais, ou seja: AO/OB=OP/OQ=AP/BQ Usando as duas ltimas razes, temos: x/(2,90846 + x) = 1,60119/3,00498 3,00498x = 4,656997 + 1,60119x x = 3,3174456 Pela figura, temos: sen =1,60119/3,3174456 sen = 0,4826575 Consultando a tabela de razes trigonomtricas, encontramos = 29.

Tringulos e Tabelas
Para alguns ngulos, os valores podem ser determinados facilmente, conforme veremos em seguida. ngulo de 45 Consideremos um quadrado cujo lado mede a. Aplicando o teorema de Pitgoras no tringulo ABC, obtemos a medida d da diagonal desse quadrado:

Note que esses valores no dependem do valor de a.

Tringulos e Tabelas
ngulo de 60 Consideremos um tringulo eqiltero cujo lado mede a. Como o tringulo equiltero,cada um de seus ngulos internos mede 60 e a altura CH tambm mediana do segmento AB e bissetriz do ngulo C. A medida da altura (h) achada aplicando-se o teorema de Pitgoras no tringulo retngulo AHC:

Novamente, obtivemos valores que no dependem do valor de a.

Tringulos e Tabelas

ngulo de 30

Outra vez, obtivemos valores que no dependem do valor de a. Em todos os casos, observamos que os resultados s dependem dos ngulos e no da medida dos lados da figura. A tabela abaixo apresenta um resumo dos valores encontrados.

MENU

MENU

BIANCHINI, Edwaldo; PACCOLA, Herval. Matemtica: ensino mdio. 1. ed. So Paulo: Moderna, 2004.v.1.

CARDOSO, Adriano Sumar. Trigonometria: Tabela Trigonomtrica. Disponvel em: <http://profdrico.sites.uol.com.br/trigono2.html#c >. Acesso em: 13 jun. 2009.
DOLCE, O., POMPEO, J. N. (1993) Fundamentos de Matemtica Elementar 9 Geometria Plana - 7 Ed. So Paulo: Atual. EDUMATEC Educao Matemtica e Tecnologia Informtica. Winplot Software de Funes. Disponvel em: http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/softwares/soft_funcoes.php. Acesso em: 11 jun. 2009.

LOPES, Alice K. T. e outros (2006). Matemtica 2 Ed. Paran: SEED- PR. PAIVA, MANOEL (1999) Coleo base: matemtica (ensino mdio): volume nico - 1 Ed. So Paulo: Moderna. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Rgua e Compasso: Software de Geometria Dinmica Gratuito. Disponvel em: < http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/ > . Acesso em: 11 jun. 2009.

Anexo 1 - Profissionais que utilizam a trigonometria em seu trabalho. Anexo 2 - Arquiteto Construo de uma rampa de acesso. Anexo 3 - Tabela trigonomtrica. Anexo 4 - Resolues das atividades. Anexo 5 - Atividades utilizando o software Winplot

Profissionais que utilizam a trigonometria em seu trabalho. A Trigonometria no se limita a estudar somente tringulos, suas aplicaes abrangem outros campos de atividades como, por exemplo: - na Engenharia: construo de pontes sobre rios, envolvida com o conceito de proporcionalidade; - na Astronomia: clculo da distncia da Terra Lua, da Terra ao Sol e do dimetro da Terra, usando-se observaes e clculos trigonomtricos; - na Agrimensura: arte de medir os campos, as terras; - na Fsica : estudo de deslocamento.

Arquiteto Construo de uma rampa de acesso.

Situao problema: Na entrada de uma loja ser construda uma rampa de acesso de pessoas portadoras de deficincia fsica, como mostra a ilustrao abaixo. A rampa dever ser construda no final da terceira porta com 8,5 m de extenso. Altura a ser atingida de 0,8 m. Qual dever ser a medida do ngulo de inclinao da rampa em relao ao solo?

Arquiteto Construo de uma rampa de acesso. (continuao) Resoluo: Ao observarmos a rampa, percebemos que temos um tringulo retngulo com hipotenusa igual a 8,5 m e cateto oposto ao ngulo igual a 0,8 m. Logo, devemos aplicar a razo trigonomtrica seno.

Assim, temos: sen = medida do cateto oposto a /medida da hipotenusa sen = 0,8/ 8,5 = aproximadamente 0,0941 Ao observamos a tabela trigonomtrica no seno, temos: 0,0941 entre: 0,0872 < sen < 0,1045 Logo: 5< < 6

Tabela trigonomtrica Podemos tabular os valores trigonomtricos dos ngulos entre 1o e 89o.

Tabela trigonomtrica (continuao)

Resolues de atividades - Aplicaes


Aplicao 1 LARGURA DO RIO tg 55 = (x + 8,5) / 35 1,428148 = (x + 8,5) / 35 x + 8,5 = 49,98518 x = 41,485 m Logo, a largura do rio 41,485 m.
Aplicao 2 ALTURA DO PRDIO tg 30 = x / 100 0,57735 = x / 100 x = 57,7 = aproximadamente 58 h = x + 1,70 h = 58 + 1,70 = 59,7 m. Logo, a altura do prdio 59,7 m.

Resolues de atividades - Aplicaes (continuao): Aplicao 3 SOMBRA DE UMA RVORE tg 30 = 5 / x 0,57735 = 5 / x x = 5 / 0,57735 x = 8,67 m Logo, o comprimento da sombra 8,67 m.

Resolues de atividades - Mais aplicaes 1) tg 45 = x / 3,5 1 = x / 3,5 x = 3,5 Logo, a altura da torre (3,5 + 1,25) m, ou seja, 4,75 m. 2)

tg 15 = 5,75 / x x = 5,75 / tg 15 x = 5,75 / 0,2679 = aproximadamente 21,5. Logo, Paulo est aproximadamente 21,5 m do posto.

Atividades, utilizando o software Winplot, que levam os alunos a verificar o grfico das funes sen, cos e tg com variao de constantes e parmetros Grfico da funo y = sen x

Atividade 1: a) Utilize o software Winplot para construir a funo y = sen x. b) Determine o conjunto domnio e imagem da funo y =sen x. c) Qual o perodo dessa funo?
Atividade 2: a) Utilize o software Winplot para construir a funo y = 2 sen x. b) Determine o conjunto domnio e imagem da funo y =2 sen x. c) Qual o perodo dessa funo? d) O que acontece com a funo y = sen x quando acrescentamos o parmetro 2 na funo?

Grfico da funo y = cos x


Atividade 1: a) Utilize o software Winplot para construir a funo y = cos x. b) Determine o conjunto domnio e imagem da funo y = cos x. c) Qual o perodo dessa funo?
Atividade 2: a) Utilize o software Winplot para construir a funo y = 3 cos x. b) Determine o conjunto domnio e imagem da funo y = 3 cos x. c) Qual o perodo dessa funo? d) O que acontece com a funo y = cos x quando acrescentamos o parmetro 3 na funo?

Grfico da funo y = tg x
Atividade 1: a) Utilize o software Winplot para construir a funo y = tg x. b) Determine o conjunto domnio e imagem da funo y = tg x. c) Qual o perodo dessa funo?
Atividade 2: a) Utilize o software Winplot para construir a funo y = 2 tg x. b) Determine o conjunto domnio e imagem da funo y = 2 tg x. c) Qual o perodo dessa funo? d) O que acontece com a funo y = tg x quando acrescentamos o parmetro 3 na funo?

You might also like