You are on page 1of 17

Guia dos Estgios de Admisso Ordem dos Engenheiros

Verso 1.0 Julho.2010 Verso 1.1 Janeiro.2011 Verso 1.2 Maro.2011 Verso 1.3 Maio.2011

Guia de Estgios

ndice
1. DISPOSIES GERAIS 1.1 Nota Introdutria 1.2 Acesso e Admisso ao Estgio 1.3 Objectivo 1.4 Modalidades de Estgio 1.5 Estrutura do Estgio 1.5.1 Formao 1.5.2 Fase Prtica Procedimentos e Requisitos gerais 1.5.2.1 Estgio Formal 1.5.2.2 Estgio Curricular 2. ORIENTAES PARA O ESTAGIRIO 2.1 Deveres do Engenheiro Estagirio 2.2 Relatrio Final de Estgio 2.3 Relatrio de Estgio Formal ou Curricular 2.4 Documentao a apresentar no final do Estgio 3. ORIENTADOR DE ESTGIO 3.1 Requisitos 3.2 Funes e Deveres do Orientador 4. AVALIAO DO ESTGIO 4.1 Disposies gerais 4.2 Orientaes para a Avaliao 4.3 Entrevista 4.4 Quadro Resumo relativo s Modalidades de Estgio 5. CONDICIONALISMOS DO ESTGIO 5.1 Mudana de regio 5.2 Mudana de Modalidade ou de rea 5.3 Prorrogao do Estgio 5.4 Suspenso do Estgio 5.5 Contagem do Tempo Anexo 1 Regulamento de Estgios Anexo 2 Processo de Admisso OE Fluxograma Anexo 3 Boletim de Inscrio para Membro Estagirio (OERN/O-02) Anexo 4 Folha de rosto de Relatrio de Estgio Anexo 5 Impresso de acompanhamento e Avaliao de Estgio (OERN/O-43)

Pgina

3 3 3 3 3 4 4 4 4 5 5 5 6 6 10 10 10 11 12 12 12 14 15 16 16 16 16 16 17

Verso 1.3 / 25.05.2011_OE OERN (Impressos)

Pgina 2 de 17

Guia de Estgios

1. DISPOSIES GERAIS 1.1 Nota introdutria Este guia pretende constituir um auxiliar aos diversos intervenientes nos processos de Estgio e no uma reposio de todas as disposies do Regulamento de Estgios (Anexo 1). Assim, este documento no substitui o mesmo, nem dispensa a leitura e o conhecimento das disposies do referido Regulamento. 1.2 Acesso e Admisso ao Estgio As condies para atribuio da categoria de Membro Estagirio e de acesso e admisso ao Estgio so as que se encontram estabelecidas nos artigos 1 a 4do Regulamento de Estgios e no respectivo Fluxograma (Anexo 2). 1.3 Objectivo O estgio parte integrante do processo de admisso de um licenciado em Engenharia a membro efectivo da Ordem dos Engenheiros. Conforme descrito no artigo 5. do Regulamento dos Estgios, o estgio tem como objectivo a iniciao profissional, implicando no s a integrao dos conhecimentos adquiridos na formao escolar e a experincia da sua aplicao prtica, mas tambm a percepo das condicionantes de natureza deontolgica, legal, econmica, ambiental, de recursos humanos, de segurana e de gesto em geral que caracterizam o exerccio da profisso de modo a que possam desempenhar a profisso de forma competente e responsvel.

1.4 Modalidades de Estgio Existem duas modalidades de estgio: Estgio Formal Estgio Curricular

A escolha da modalidade de estgio uma opo do candidato. A modalidade de estgio formal dever ocorrer quando a actividade a desenvolver no estgio tiver as caractersticas de um trabalho especfico de carcter cientfico ou tcnico de reconhecida complexidade e a realizar durante um perodo limitado de tempo. A admisso modalidade de estgio formal da responsabilidade do Conselho Directivo Regional (CDR). Ocorre aps avaliao e deciso favorvel do Conselho Regional de Colgio (CRC), depois de verificadas e cumpridas as formalidades administrativas. Esta verificao efectuada com base nos elementos apresentados pelo Engenheiro Estagirio no acto de inscrio para Estgio.

Verso 1.3 / 25.05.2011_OE OERN (Impressos)

Pgina 3 de 17

Guia de Estgios

1.5 Estrutura do Estgio O estgio consta de uma fase de formao e de uma fase prtica. A fase de formao consiste na frequncia de um determinado nmero de aces de formao obrigatrias e facultativas, que ter de ser realizada e concluda durante o perodo de durao da fase prtica de acordo com o Captulo II do Regulamento dos Estgios.

1.5.1

Formao

Deontologia Profissional As aces de formao sobre tica e Deontologia Profissional so obrigatrias, edevero ter uma carga horria nunca inferior a 14 horas, sendo organizadas periodicamente por cada CDR, de modo a que os Engenheiros Estagirios possam obter, durante o perodo de estgio, o respectivo Certificado de Frequncia e Aprovao. Apesar da autonomia regional na questo dos estgios, estas aces de formao sobre tica e Deontologia Profissional devem ter contedos uniformes a nvel nacional, cujo programa dever ser objecto de reviso anual em reunio conjunta inter-regional, especificamente promovida para o efeito. Estas aces visam a preparao do Engenheiro Estagirio para o exerccio da profisso. Define-se como estrutura base de contedos, pelo menos, os seguintes temas: tica e deontologia profissional; responsabilidade Social; a misso da OE. O Engenheiro Estagirio no pode ser admitido como membro efectivo da Ordem dos Engenheiros sem que tenha obtido, previamente, o certificado acima referido. Outras aces de Formao A frequncia de aces de formao complementares e facultativas (quer se trate de aces organizadas pela Ordem dos Engenheiros, quer se trate de aces organizadas por outras entidades que o Engenheiro Estagirio frequente por sua iniciativa) ser levada em conta na avaliao final do Estgio, de acordo com o Art. 8. do Regulamento dos Estgios. 1.5.2 1.5.2.1 Fase Prtica Procedimentos e Requisitos Gerais Estgio Formal

Na modalidade de prtica formal, o Estgio ter a durao mnima de seis meses e mxima de doze meses. A inscrio na modalidade de estgio formal efectuada mediante modelo de requerimento prprio (OERN/O-02, Anexo 3) que inclui: Indicao da entidade onde ser realizado o Estgio;
Pgina 4 de 17

Verso 1.3 / 25.05.2011_OE OERN (Impressos)

Guia de Estgios

Indicao do programa detalhado do estgio, onde conste, o tema do trabalho a desenvolver (mbito), objectivos gerais e especficos, plano de trabalhos, abordagem/metodologia a seguir; Indicao do membro efectivo da Ordem que assumir as funes de Orientador do Estagirio; Declarao do Orientador de aceitao do acompanhamento do estgio e de aprovao do respectivo programa. (OERN/O-02)

1.5.2.2

Estgio Curricular

Na modalidade de prtica curricular, o Estgio ter a durao de pelo menos doze meses at ao mximo de vinte e quatro meses. A inscrio na modalidade de estgio curricular efectuada mediante modelo de requerimento prprio (OERN/O-02, Anexo3) que inclui: Indicao da rea de actividade em que se ir desenvolver o Estgio Indicao do programa previsional do Estgio, incluindo uma apresentao sucinta dos objectivos do mesmo Indicao da entidade onde ter incio o Estgio Indicao do membro efectivo da Ordem que assumir as funes de Orientador do Engenheiro Estagirio Declarao do Orientador de aceitao do acompanhamento do estgio e de aprovao do respectivo programa.

2. ORIENTAES PARA O ESTAGIRIO 2.1 Deveres do Engenheiro Estagirio Para alm dos previstos no Estatuto da Ordem dos Engenheiros, o Engenheiro Estagirio est obrigado ao cumprimento dos deveres seguintes: Participar nas aces de formao obrigatrias Respeitar as recomendaes do Orientador, sempre que aplicvel Guardar respeito e lealdade para com o Orientador Prestar todas as informaes que lhe sejam solicitadas pelos rgos prprios da Ordem sobre o modo como est a decorrer o Estgio
Pgina 5 de 17

Verso 1.3 / 25.05.2011_OE OERN (Impressos)

Guia de Estgios

Cumprir com zelo e competncia as suas obrigaes para com a entidade onde estiver a realizar o Estgio

2.2 Relatrio Final de Estgio Disposies gerais No final do Estgio, com as prorrogaes previstas em 5.3, o Engenheiro Estagirio tem dois meses para apresentar o relatrio das actividades desenvolvidas. O no cumprimento deste prazo, sem justificao devidamente fundamentada, implica a suspenso do estgio. Nos casos em que o incumprimento resulte de motivos justificados pelo estagirio e aceites pelo CDR, depois de ouvido o CRC, ser concedida ao Estagirio uma prorrogao de dois meses para apresentao do relatrio. No caso do Engenheiro Estagirio no entregar o relatrio no prazo da prorrogao referida, o mesmo informado que a sua inscrio ser automaticamente cancelada no prazo de dois meses. A reinscrio ou reactivao obriga ao pagamento de novas taxas e realizao de novo estgio. O relatrio deve ter a estrutura tipo adaptada respectiva modalidade de estgio, formal ou curricular. Elaborao do Relatrio O relatrio obrigatoriamente elaborado, na sua totalidade, em lngua portuguesa. O relatrio deve ser organizado de forma clara e sistemtica, procurando descrever o percurso de formao do candidato, com nfase para os elementos da sua integrao no mundo profissional e, no caso particular da prtica formal, os elementos relevantes do trabalho especfico realizado com interveno directa do Estagirio. O relatrio final deve ser elaborado segundo a estrutura adequada modalidade estgio respectiva. O estilo narrativo a utilizar deve ser coerente do princpio ao fim do trabalho, de preferncia no estilo impessoal (exemplo fez-se; decidiu-se).

2.3 Relatrio de Estgio Formal (1) ou Curricular


(1) - aplicvel s no caso de Estgio Formal

A organizao do relatrio de Estgio deve obedecer seguinte estrutura base: a) Apresentao a1) Contedo
Verso 1.3 / 25.05.2011_OE OERN (Impressos)

Pgina 6 de 17

Guia de Estgios

Encadernao definitiva e paginada. As pginas sero numeradas no canto inferior direito com o nmero da pgina e o total de pginas do relatrio, no contabilizando os anexos (exemplo: 5/25). Folha de rosto com descrio do ttulo do Estgio (conforme Anexo 4). ndices de captulos, fotografias, grficos, quadros e tabelas. Os captulos divididos em subcaptulos que devero ser apresentados com numerao encadeada, contextualizando a progressividade do trabalho. As fotografias, imagens, grficos, quadros e tabelas devero ter um adequado enquadramento no texto e serem devidamente identificadas e comentadas. Identificao clara dos elementos do relatrio que no sejam da autoria do candidato, com adequada ligao bibliografia. Os anexos sero os necessrios para complementar o relatrio e so entendidos dessa forma (desenhos, resultados de ensaios, etc.). As siglas e abreviaturas devem constar de um anexo. Deve ser evitada a apresentao de elementos no imprescindveis compreenso do trabalho efectuado (se necessrio, deve apresentar-se apenas estratos ou imagens sobre os quais existe trabalho desenvolvido). Apresentao da bibliografia e trabalhos consultados

a2) Formato Salvo excepes devidamente fundamentadas, previamente validadas pelo CRC, o relatrio ter entre 30 e 75 pginas e os anexos relacionados com a parte descritiva do estgio no devero exceder as 10 folhas. As peas desenhadas a apresentar, caso existam, devero ser as estritamente necessrias para permitir a percepo da natureza e dimenso dos trabalhos realizados. As datas devem ser apresentadas de forma completa e abreviada (exemplo: 26/03/2011). No texto do relatrio, sero utilizadas as seguintes configuraes: - pginas redigidas num s lado de folhas brancas de papel A4. - letra tipo Times New Roman (ou Arial), estilo Normal e tamanho 12. - espaamento entre linhas: 1,5 espaos. - margem superior: 3,5 cm. - margem inferior: 2,0 cm. - margem esquerda: 3,0 cm.
Verso 1.3 / 25.05.2011_OE OERN (Impressos)

Pgina 7 de 17

Guia de Estgios

- margem direita: 1,5 cm. - no cabealho, em letra tipo Times New Roman (ou Arial), estilo Normal e tamanho 10, constar: na primeira linha e centrado ORDEM DOS ENGENHEIROS REGIO... (respectiva regio NORTE / CENTRO / SUL / AORES / MADEIRA). na segunda linha, do lado esquerdo Colgio de Engenharia... (respectivo colgio). na segunda linha, do lado direito Relatrio n. ...

- no rodap, em letra tipo Times New Roman (ou Arial), estilo Normal e tamanho 10, constar em linha nica: do lado esquerdo o nome completo do Estagirio. Do lado direito o n. de pginas / n. total de pginas do relatrio.

b) Estrutura organizativa - O relatrio deve apresentar estrutura coerente, de modo a constituir um conjunto integrado e no uma mera colectnea de trabalhos sem interligao. - Como sugesto, os assuntos podero ser agrupados nos seguintes itens, sem prejuzo de o relatrio poder abordar ou no outras questes aqui no referenciadas: ndice Geral O ndice ser de dois nveis (captulos e subcaptulos)

Captulo 1. Introduo 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 Apresentao do Candidato (Estagirio) Apresentao do Orientador de Estgio Objectivos do Estgio e tempo de durao Apresentao da(s) empresa(s)/entidade(s) onde se realizou o Estgio Caracterizao do enquadramento onde se realizou o estgio (obra, industria, estabelecimento, servio, projecto) 1.6 Resumo do trabalho realizado 1.6.1 Descrio resumida do Estgio: tema (1), local, dimenso, meios, prazos, formao, matrias abordadas e estrutura funcional em que o candidato esteve inserido Captulo 2. Integrao na equipa 2.1 Apresentao do organograma onde figure o Candidato (Estagirio)
Verso 1.3 / 25.05.2011_OE OERN (Impressos)

Pgina 8 de 17

Guia de Estgios

2.2 Descrio da relao do Candidato (Estagirio) com os restantes intervenientes

Captulo 3. Trabalho realizado 3.1 3.2 3.3 3.4 Descrio dos trabalhos que foram executados durante o Estgio Apresentao de uma tarefa acompanhada directamente Aspectos legais de enquadramento da actividade desenvolvida Apresentao de conhecimentos de Engenharia utilizados durante o Estgio 3.4.1 Componente acadmica (relao com matrias da licenciatura*) 3.4.2 Conhecimentos adquiridos em cursos ou aces de formao frequentados (no contexto do Estgio ou outro) 3.4.3 Conhecimentos complementares obtidos a partir da legislao em vigor, procedimentos no local de Estgio, tecnologias inovadoras implementadas, projectos em desenvolvimento, etc. 3.4.4 - Descrio das actividades e tarefas realizadas, sua localizao no tempo, explicitando de forma clara o grau de envolvimento nas mesmas (referncias a situaes concretas, problemas surgidos, dificuldades experimentadas) 3.4.5 - No caso da modalidade de prtica formal (1), descrio clara e objectiva do(s) trabalho(s) tema do estgio, com desenvolvimento e apresentao dos resultados obtidos 3.4.6 - Referncia a condicionantes de natureza legal, deontolgica, econmica, ambiental, social, de segurana e de gesto em geral, com que se deparou no decurso do Estgio e como as enfrentou ou resolveu

Captulo 4. Controlo desenvolvido(1) (relativo ao trabalho desenvolvido) 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 Controlo da Qualidade Controlo de Prazos / Planeamento - Controlo de Custos / Produo Controlo da Segurana e Anlise de Risco Controlo Ambiental

Captulo 5.Concluses 5.1 Comentrio geral acerca do Estgio 5.1.1 Anlise dos resultados obtidos face aos objectivos e s expectativas iniciais, realando os aspectos mais relevantes da aprendizagem adquirida; 5.2 Comentrio aos ensinamentos recebidos durante a licenciatura* e em particular sobre a sua relevncia para a realizao do Estgio. 5.3 Perspectivas de trabalho futuro
Verso 1.3 / 25.05.2011_OE OERN (Impressos)

Pgina 9 de 17

Guia de Estgios

5.4 Referncia a livros tcnicos e a outra bibliografia consultada durante o Estgio

Anexos Reunio dos elementos relevantes para a compreenso das concluses ou dos resultados obtidos e que no sejam passveis de inserir na parte descritiva do relatrio.

2.4 Documentao a apresentar no final do estgio No final do Estgio, o Engenheiro Estagirio dever proceder entrega, para avaliao, de um processo que incluir os seguintes documentos: Relatrio final de Estgio, conforme a modalidade e a respectiva estrutura aplicvel, visado e informado pelo Orientador. Curriculum Vitae Parecer do Orientador (ou dos orientadores no caso de se ter verificado alterao na orientao no decurso do estgio), sobre a forma como decorreu o Estgio. Declarao(es) da(s) empresa(s)/entidade(s) de acolhimento, comprovativa(s) da realizao do estgio e do perodo de tempo abrangido pelo mesmo. Certificado de frequncia e de aproveitamento no Curso de tica e Deontologia Profissional, ou de outras aces de formao de carcter obrigatrio. Outros documentos que o candidato considere pertinentes.

Nota: O Estagirio dever entregar todos os documentos do processo de estgio em suporte de papel, acompanhados de uma cpia em suporte digital de todo o processo.

3. ORIENTADOR DE ESTGIO 3.1 Requisitos O Orientador deve ter um mnimo de cinco anos de exerccio profissional e de inscrio na Ordem dos Engenheiros, pertencer mesma Especialidade do Engenheiro Estagirio (salvo excepes devidamente fundamentadas), e no pode ter no seu registo disciplinar qualquer pena superior Advertncia. Comprovveis atravs de envio de curriculum vitae actualizado e avaliado pelo CRC. Tanto na modalidade de prtica formal como curricular, o Orientador deve pertencer (salvo excepes devidamente fundamentadas) mesma entidade onde se vai realizar o estgio.

Verso 1.3 / 25.05.2011_OE OERN (Impressos)

Pgina 10 de 17

Guia de Estgios

Em caso de mudana de empresa ou entidade, no decurso do perodo de estgio curricular, o Engenheiro Estagirio poder propor novo Orientador, devendo esta alterao ser aprovada pelo CRC.

Em situaes excepcionais, e se por razes devidamente fundamentadas, o Engenheiro Estagirio no tiver a possibilidade de indicar um Orientador que assegure o acompanhamento do estgio curricular, poder solicitar ao CRC a indicao de um membro efectivo para o efeito. Se esta solicitao for entendida pertinente e justificada, e mediante as disponibilidades manifestadas por membros da Ordem que preencham os requisitos exigidos para Orientador, o CRC poder proceder nomeao requerida pelo candidato. Os processos de orientao de estgio sero objecto de registo no cadastro dos membros orientadores, tendo em vista a sua valorizao em sede de qualificao profissional.

3.2 Funes e Deveres do Orientador A aceitao do acompanhamento do Estgio, vincula o Orientador ao cumprimento dos seguintes deveres: Orientar e informar o Engenheiro Estagirio durante todo o tempo de formao, nomeadamente aconselhando-o e esclarecendo-o sobre o exerccio da profisso e o cumprimento das respectivas regras ticas e deontolgicas; Cumprir as formalidades regulamentares inerentes realizao do Estgio; Encaminhar a actividade do Engenheiro Estagirio, sendo o principal responsvel pela orientao e direco do exerccio profissional do Estagirio; Apreciar a aptido tcnica, idoneidade tica e deontolgica do Estagirio para o exerccio da profisso; No final do Estgio ou aps o trmino das suas funes, o Orientador elaborar o seu parecer sobre o desempenho do Estagirio, no prazo mximo de 30 dias. O parecer sobre o desempenho do estagirio abordar os seguintes aspectos (sem prejuzo de outros que o orientador considere relevantes): Condies de realizao do estgio Integrao de conhecimentos escolares Integrao e formao profissional Capacidade de integrao em equipa Esprito de iniciativa e capacidade de inovao Sentido de responsabilidade e afirmao
Verso 1.3 / 25.05.2011_OE OERN (Impressos)

Pgina 11 de 17

Guia de Estgios

Percepo das condicionantes econmicas, legais, ambientais e humanas Perfil cultural e humano Concluso sobre a aptido para o ingresso a membro efectivo 4. AVALIAO DO ESTGIO 4.1 DISPOSIES GERAIS Em qualquer das modalidades de estgio, a avaliao feita pelo CRC respectivo, com base nos seguintes elementos: Relatrio de Estgio Currculo do Engenheiro Estagirio Aces de formao comprovadamente realizadas com aproveitamento Parecer do Orientador Entrevista pessoal

O resultado da avaliao do Estgio poder ser um dos trs seguintes: No Aprovado Aprovado Aprovado Com Distino. Ser atribuda ao estgio, uma classificao numrica numa escala de 1 a 5 valores. Em caso de no aprovao, o Engenheiro Estagirio informado sobre as condies de readmisso ao estgio, designadamente sobre as reformulaes e as aces necessrias para suprir as lacunas ou deficincias apresentadas, bem como dos respectivos prazos para a sua realizao. Em situaes em que tal se justifique, o CRC poder determinar a necessidade da repetio do Estgio. Da deciso de no aprovao do Estgio cabe recurso para o CDR. Os resultados da avaliao sero comunicados ao interessado, ao Orientador e ao CDR. As avaliaes dos estgios devero estar concludas no prazo de dois meses aps a entrega pelo Engenheiro Estagirio de todos os elementos necessrios.

4.2 ORIENTAES PARA A AVALIAO A avaliao do processo de Estgio, incluindo a realizao da entrevista pessoal, efectuada por membros efectivos da Ordem, indicados pelo CRC.
Verso 1.3 / 25.05.2011_OE OERN (Impressos)

Pgina 12 de 17

Guia de Estgios

Os avaliadores devem ter um mnimo de cinco anos de exerccio profissional e de inscrio na Ordem dos Engenheiros como membros efectivos e devem pertencer mesma Especialidade do Engenheiro Estagirio, e no pode ter no seu registo disciplinar, referente aos ltimos 5 anos, qualquer pena superior advertncia. Para a classificao do estgio existe uma matriz que contem os mesmos parmetros de apreciao, mas com ponderaes diferentes consoante se trate de prtica curricular ou formal, para ter em conta a especificidade de cada uma das modalidades. Da atribuio de pontuaes aos diferentes parmetros resulta uma classificao numa escala de 1 a 5 valores.
Curricular Formal Peso/20,0 3,0 3,5 2,0 1,0 1,5 1,5 2,0 2,0 1,5

Parmetro de Avaliao
Peso/20,0 Parecer do Orientador Contedo Tcnico do Relatrio Redaco e Apresentao Formal do Relatrio Condies de Realizao do Estgio Complexidade do Trabalho Desenvolvido Criatividade e Inovao Sentido de Responsabilidade Integrao dos Conhecimentos Escolares Formao Contnua Integrao Profissional; Perspectiva da Profisso; Capacidade de Integrao em Equipa; Capacidade de Liderana; Percepo das Condicionantes Econmicas, Legais, Ambientais, Humanas, de Gesto e de Segurana Perfil Cultural e Humano 2,0 2,0 2,0 1,5 1,5 1,5 2,0 2,0 2,0

2,5

1,0

1,0

1,0

As pontuaes parciais a atribuir aos diferentes parmetros que compem as matrizes de apreciao devero resultar duma avaliao que tenha em considerao a anlise do relatrio e as indicaes recolhidas na entrevista. Pretende-se, com estas duas componentes complementares de apreciao, obter um juzo sustentado e o mais objectivo possvel sobre o estgio, que possibilite uma avaliao criteriosa e com o nvel de exigncia adequado dignidade que o processo de atribuio da categoria de membro efectivo dever ter.
Verso 1.3 / 25.05.2011_OE OERN (Impressos)

Pgina 13 de 17

Guia de Estgios

A correspondncia entre a classificao que decorre do preenchimento da matriz de apreciao e o resultado qualitativo da avaliao do estgio a seguinte: <2,5 valores No Aprovado 2,5 e < 4,0 valores Aprovado 4,0 valores Aprovado com Distino

A avaliao final dos estgios a apresentar pelos avaliadores incluir a Matriz de Apreciao do Estgio devidamente preenchida, acompanhada de um parecer complementar. O parecer dever constituir uma apreciao global ao processo do Estgio, incluir observaes e comentrios especficos que sustentem as classificaes constantes da matriz de apreciao e poder abordar os parmetros de avaliao (sem prejuzo de outros que o avaliador considere relevantes), designadamente: Condies de realizao do estgio Integrao de conhecimentos escolares Integrao e formao profissional Capacidade de integrao em equipa Esprito de iniciativa e capacidade de inovao Sentido de responsabilidade e afirmao Percepo das condicionantes econmicas, legais, ambientais e humanas Perfil cultural e humano

Os elementos de apreciao elaborados pelos avaliadores so apresentados ao CRC (Anexo 5) que, em funo da anlise dos mesmos, decidir sobre a avaliao final do Estgio.

4.3 ENTREVISTA A entrevista tem por objectivo apreciar a preparao deontolgica e tcnica do engenheiro Estagirio para o exerccio da profisso. A entrevista obrigatria, destinando-se a esclarecer o relatrio e a melhor aquilatar a preparao do Estagirio. A dispensa da entrevista poder apenas ser considerada em situaes excepcionais, devidamente justificadas, que sero objecto de anlise e de autorizao por parte do CRC. A entrevista ser efectuada pelo Avaliador. Em casos devidamente fundamentados, o CRC poder indicar outro elemento nomeado de entre os seus membros para desenvolver a respectiva entrevista.
Verso 1.3 / 25.05.2011_OE OERN (Impressos)

Pgina 14 de 17

Guia de Estgios

A entrevista ser realizada, salvo situaes excepcionais devidamente justificadas, nas instalaes da Ordem dos Engenheiros (delegaes regionais ou seces distritais). A entrevista dever abordar os seguintes pontos: Apreciao do Relatrio Validao da autoria do Relatrio Apreciao das insuficincias do Relatrio Esclarecimento de aspectos formais/tcnicos do Relatrio Aspectos relacionados com o exerccio da profisso, nomeadamente integrao profissional, experincia na actividade desenvolvida, perspectiva global da profisso, etc. A marcao da data e hora da entrevista ser feita, pelos servios da Ordem dos Engenheiros, por telefone, e-mail ou carta, com uma antecedncia mnima de 15 dias. O adiamento da data da entrevista, dever ser objecto de pedido do estagirio ao CRC, efectuado com uma antecedncia mnima de 48 horas. A no comparncia do Engenheiro Estagirio entrevista, sem justificao adequada e aceite pelo CRC, relevar na apreciao do estgio.

4.4 QUADRO RESUMO RELATIVO S MODALIDADES DE ESTGIO A entrevista tem por objectivo apreciar a preparao deontolgica e tcnica do engenheiro Estagirio

Modalidade

Admisso Opo do candidato


(Relevncia Cientfica e/ou Tcnica)

Prazo Mnimo 6 meses e Mximo 12 meses Mnimo 12 meses e Mximo 24 meses

Orientador

Formao Obrigatria tica e Deontologia Profissional tica e Deontologia Profissional

Relatrio Final

Entrevista

Estgio Formal

Sim

Sim (conforme 2.3)

Sim

Estgio Curricular

Opo do candidato

Sim

Sim (conforme 2.3)

Sim

Verso 1.3 / 25.05.2011_OE OERN (Impressos)

Pgina 15 de 17

Guia de Estgios

5. CONDICIONALISMOS DO ESTGIO 5.1 MUDANA DE REGIO No caso de transferncia do Engenheiro Estagirio para outra Regio ou Seco Regional, aps prvia aprovao do CRC de acolhimento, o CRC de origem tem que fazer a avaliao intercalar do estgio at transferncia. Compete ao CRC para onde o estagirio foi transferido, atendendo ao tempo de estgio j decorrido e aos condicionalismos da sua prestao, decidir da continuao ou no do mesmo Estgio na modalidade de Estgio Formal, caso seja esta a opo do Estagirio, tendo em conta que a durao deste no deve ser inferior a seis meses nem superior a doze meses. As taxas, encargos e quotas pagas pelo Engenheiro Estagirio na Regio ou Seco de origem sero tidos em conta para efeitos de acerto de contas entre Regies e Seces.

5.2 MUDANA DE MODALIDADE OU DE REA O CRC pode, a requerimento fundamentado do interessado, aceitar a mudana de modalidade da fase prtica do Estgio ou, dentro da modalidade de Prtica Formal, da rea do Estgio. O requerimento referido tem que ser feito antes de decorrida metade do prazo de estgio.

5.3 PRORROGAO DO ESTGIO A requerimento fundamentado do interessado o estgio pode ser prorrogado por duas vezes, no podendo, no entanto, o perodo total da prorrogao ultrapassar os doze meses. Compete ao CRC apreciar e decidir do requerimento de prorrogao. O indeferimento de prorrogao do Estgio Formal implica a passagem a Estgio Curricular.

5.4 SUSPENSO DO ESTGIO So motivos de suspenso automtica do Estgio: Aplicao de sano disciplinar Situaes de incumprimento referenciadas neste Guia e no Regulamento de Estgios

O Engenheiro Estagirio, em requerimento fundamentado, pode solicitar a suspenso voluntria do Estgio. Entre outros, so motivos de suspenso voluntria, a situao de desemprego, e a doena.
Verso 1.3 / 25.05.2011_OE OERN (Impressos)

Pgina 16 de 17

Guia de Estgios

Compete ao CDR decidir sobre a suspenso do estgio ouvido o respectivo CRC. A suspenso do estgio implica a suspenso de direitos e deveres do Engenheiro Estagirio. As condies de revogao da suspenso, em qualquer dos casos (suspenso automtica ou voluntria), incluindo o pagamento de taxas, so as que se encontram estabelecidas na Norma do Regime de Suspenso de Membro Efectivo aprovada pelo CDN em 9 de Abril de 2008.

5.5 CONTAGEM DO TEMPO O tempo de estgio comea a contar a partir da data de inscrio como membro estagirio. Consideram-se aprovadas para o efeito, o local, a rea e o orientador que forem indicados pelo candidato se este no receber notificao em contrrio no prazo de 15 dias aps a entrega da documentao para admisso como membro estagirio. Na passagem de prtica formal para curricular, considera-se todo o tempo decorrido como prtica formal. O tempo decorrido at suspenso do estgio contar na totalidade para efeitos de prtica curricular e, se tiver decorrido mais de metade do tempo fixado para o Estgio com prtica formal, o CRC decidir, aquando do seu reincio, tendo em conta as condies de prestao, da continuidade do Estgio naquela modalidade. O avaliador utiliza para apreciao os impressos OERN/O-43 Apreciao de Estgio.

Verso 1.3 / 25.05.2011_OE OERN (Impressos)

Pgina 17 de 17

You might also like