You are on page 1of 2

PONTO 3 -

FONTES DO DIREITO COMERCIAL

Etimologicamente, fonte significa lugar de origem, onde nasce alguma coisa. De acordo com o Prof. Rubens Requio em seu livro Curso de Direito Comercial podemos conceituar fontes do Direito Comercial como o modo pelo qual surgem as normas jurdicas de natureza comercial. O conjunto dessas normas forma um direito especial denominado Direito Comercial. a- PRINCIPAIS - CDIGO COMERCIAL OU PRIMRIAS - LEGISLAO COMERCIAL COMPLEMENTAR FONTES b- SUBSIDIRIAS - LEIS CIVIS - DOUTRINA - JURISPRUDNCIA - USOS E COSTUMES - ANALOGIA

Fontes Principais ou Primrias: Para o Direito Comercial estas fontes constituem-se hierarquicamente no mais importante instrumento para interpretao de questes jurdicas. So normas que todo juiz ou tribunal que vier a apreciar e decidir determinada questo dever aplicar de imediato. Como exemplo de legislao comercial complementar podemos destacar: Decreto-lei 3.708/19 que cuida das Sociedade por cotas de responsabilidade limitada; a lei 4728/65 que regula o Mercado de Capitais; a lei 5772/71 que institui o Cdigo de Propriedade Industrial e a lei 6404/76 que substituiu o Decreto-lei 2627/40 que regulamentou as sociedades por aes. Fontes Subsidirias: So normas que servem de apoio para a soluo de questes de relevante importncia para o Direito Comercial. - Leis Civis - Na falta de uma norma expressa ou de uma lei especial para o caso, recorre-se s leis civis. Os artigos 121 e 428 do Cdigo Comercial, que tratam, respectivamente, dos contratos e das obrigaes comerciais, reforam esta informao.

- Doutrina -

Ela surgiu na Roma Antiga e compreendia a interpretao pelos jurisconsultos de matria de alta relevncia. Compe-se dos trabalhos forenses, tratados, pareceres e opinio dos mestres.

- Jurisprudncia - o conjunto de julgados que so proferidos pelos mais importantes tribunais do pas, de modo constante e uniforme. A jurisprudncia porque so emanadas pelas altas cortes de Justia tem grande poder de persuaso. Para que a jurisprudncia seja obedecida necessrio que seja predominante. - Usos e Costumes - O Prof. Carvalho de Mendona define os usos e costumes como as normas que so observadas de modo uniforme e pblico pelos comerciantes de uma regio e por eles considerado obrigatrio para na ausncia da lei regular as questes comerciais. Para que possam ser praticados os usos e costumes devem atender os seguintes requisitos: - Estar de acordo com a boa-f; - Serem geralmente empregados pelos comerciantes de uma mesma regio; - No contrariar qualquer princpio legal do Cdigo Comercial ou lei publicada aps a sua promulgao. A lei 4726/65 que regula as Juntas Comerciais, em seu artigo 50, disciplina o assentamento dos usos e costumes, os quais sero posteriormente encaminhados ao Departamento Nacional do Registro do Comrcio para que possam ter uso obrigatrio. - Analogia o ponto de semelhana entre coisas diferentes. Juridicamente, podemos definir a analogia como uma operao lgica pela qual suprem-se as omisses da lei, aplicando-se as normas de direito que disciplinam casos semelhantes. Atravs da analogia possvel aos juzes decidirem questes diferentes atravs de pontos de semelhana.

You might also like